Elaine da Cruz Martini

Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2022) e curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional- Pós-Graduação Lato_Sensu pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Informações coletadas do Lattes em 21/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Educação Especial

2016 - 2022

Universidade Federal de Santa Maria
Título: ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A ÁREA DA DEFICIÊNCIA VISUAL
Orientador: Josefa Lídia Costa Pereira

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2005

Escola estadual Prof. Margarida Lopes

Formação complementar

2022 - 2023

Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Carga horária: 600h). , FACULDADE METROPOLITANA DO ESTADO DE SÃO PAULO, FAMEESP, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

Evento Jornada Práticas Inclusivas para Aluno com TDAH e Transtorno Opositivo Desafiador. 2023. (Seminário).

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DIVERSIDADE & INCLUSÃO. 2023. (Seminário).

I Seminário Internacional de Pensamento Computacional para Inclusão,. 2022. (Seminário).

Jornada de Inclusão do Aluno com TEA. 2022. (Outra).

Seminário de Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade. 2022. (Seminário).

34ª Jornada Acadêmica Integrada.A Importância do Lúdico no desenvolvimento de pessoas com Autismo. 2019. (Outra).

II Ciclo Institucional Permanente Sobre Docência na UFSM- CIPED. 2019. (Outra).

Seminário Educação, Cinema e Acessibilidade no Festival Internacional de Cinema Estudantil. 2019. (Seminário).

33ª Jornada Acadêmica Integrada.Experiência de Vida: Antes e Depois da Cegueira. 2018. (Outra).

III Seminário de Detecção Precoce. 2018. (Seminário).

I Seminário Sobre Deficiência Visual: Entre Práticas Pedagógicas e Histórias de Vida.Colaborador: guia vidente. 2018. (Seminário).

Oficina Cinoterapia. 2018. (Oficina).

Projeto Pedagógico, Avaliação e Qualidade no Centro de Educação. 2018. (Seminário).

Seminário Educação, Cinema e Acessibilidade CinEst. 2018. (Seminário).

Seminário Educação, Cinema e Acessibilidade no Festival Internacional de Cinema Estudantil.Organização e Coordenação do Seminário. 2018. (Seminário).

VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especialão. Grupos de Discussão com Professores: Proposições do Processo de Inclusão Escolar de Alunos com Autismo. 2018. (Congresso).

XII Encontro Nacional da Legenda Para Quem Não Ouve, Mas Se Emociona de Gramado. 2017. (Encontro).

XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-Americano de Educação Especial. 2017. (Seminário).

I Mostra Estadual de Recursos e Serviços em Tecnologia Assistiva. 2016. (Outra).

VIII Seminário Institucional PIBID- UFSM. 2016. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • MARTINI, E. C. ; PEREIRA, J. L. C. . Ressignificação de práticas pedagógicas com a criança cega durante a pandemia do COVID-19. In: Elaine da Cruz Martini; Josefa Lídia Costa Pereira. (Org.). Ressignificação de práticas pedagógicas com a criança cega durante a pandemia do COVID-19. 1ed.Rio de Janeiro: Mares Editores,, 2022, v. 1, p. 212-227.