GABRIELE BENTES DE AGUIAR
Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2021). Formada na Residência em Nutrição oncológica pelo Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia do Instituto Nacional de Câncer - INCA (2024). Atualmente R3 na área de pesquisa clínica em cuidados paliativos do Hospital do Câncer IV. Pós graduanda em Nutrição Clínica Funcional (VP). Possuo como áreas de interesse: nutrição clínica, oncologia e cuidados paliativos.
Informações coletadas do Lattes em 20/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Residência Multiprofissional
2022 - 2024
Instituto Nacional de Câncer
Título: Representações sociais sobre cuidados paliativos e alimentação entre pacientes com câncer avançado.
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.
Aperfeiçoamento em andamento em R3
2024 - Atual
Instituto Nacional de Câncer
Título: Associação de marcadores inflamatórios com o risco nutricional e a carga de sintomas em pacientes com câncer incurável em cuidados paliativos.
Orientador: Livia Costa de Oliveira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em Nutrição
2016 - 2021
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: Anderson Junger Teodoro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2022 - 2023
Clínica do intestino. (Carga horária: 35h). , Clínica do Intestino cursos, CI, Brasil.
2022 - 2022
Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. (Carga horária: 12h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.
2022 - 2022
ABC do câncer. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.
2022 - 2022
Higienização das mãos. (Carga horária: 4h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.
2022 - 2022
Suplementando o Intestino. , Clínica do Intestino cursos, CI, Brasil.
2020 - 2020
Festival do conhecimento UFRJ- Universidade viva. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2020 - 2020
Orientações Nutricionais na Quimioterapia. (Carga horária: 1h). , Nutmed, NUTMED, Brasil.
2020 - 2020
I Conferência de Nutrição Online do Brasil IVESP. (Carga horária: 20h). , Instituto viver de ensino,saúde e performance, IVESP, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Cuidados na Gravidez. (Carga horária: 80h). , Instituto politécnico de ensino à distância, IPED, Brasil.
2020 - 2020
I Curso Online Acadêmico de Nutrologia Esportiva. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Cariri, UFCA, Brasil.
2020 - 2020
Suplementação pós-cirurgia bariátrica na prática. (Carga horária: 1h). , Nutmed, NUTMED, Brasil.
2020 - 2020
Aula online sobre anatomia do sistema reprodutor feminino. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2020 - 2020
Apoia a mulher que amamenta pra um planeta mais saudável. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2020 - 2020
Pilares da nutrição esportiva funcional. (Carga horária: 1h). , centro de nutrição funcional, VP, Brasil.
2020 - 2020
Boas práticas no serviço de alimentação. (Carga horária: 40h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Avaliação Nutricional na Prática. (Carga horária: 80h). , Instituto politécnico de ensino à distância, IPED, Brasil.
2020 - 2020
Pilares da fitoterapia funcional. (Carga horária: 1h). , Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, CBNF, Brasil.
2020 - 2020
Curso de nutrição clínica. (Carga horária: 80h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
2020 - 2020
I Curso de introdução à oncologia da liga de oncologia clínica da UFF. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2020 - 2020
Simplificando o currículo lattes: elaboração e atualização. (Carga horária: 5h). , Ciência descomplicada, CD, Brasil.
2020 - 2020
Manipulação de carboidratos para a performance esportiva. (Carga horária: 1h). , Nutmed, NUTMED, Brasil.
2020 - 2020
I Curso Interligas de Interpretação de Exames laboratoriais. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2020 - 2020
Como a nutrição pode ser mais acolhedora?. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2020 - 2020
Vegetarianismo e saúde mental: existe relação?. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal do Estado do RJ, UNIRIO, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Aleitamento Materno: Iniciando a Amamentação. (Carga horária: 10h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.
Participação em eventos
Roda de conversa: vivências nos programas multiprofissionais em saúde.Roda de conversa: vivências nos programas multiprofissionais em saúde. 2024. (Encontro).
V ASCO em contexto. 2024. (Simpósio).
Congresso Ganepão. 2023. (Congresso).
I Simpósio BRASPEN/SBNPERJ 2023: O cuidado interdisciplinar ao paciente ? da internação à alta,. 2023. (Simpósio).
Simposio internacional oncologia americas. 2023. (Simpósio).
VIII Congresso Brasileiro de Nutrição Oncológica (SBNO). 2023. (Congresso).
VI Simpósio de Nutrição Oncológica do INCA. 2023. (Simpósio).
Best Nutrition in Oncology. 2022. (Congresso).
Congresso Rio Health Nutrition. 2022. (Congresso).
II Simpósio de Cuidados Paliativos - LACUP. 2022. (Simpósio).
Summit internacional de transplantes. 2022. (Congresso).
II Jornada de Nutrição do NIDEN - Óleos e gorduras: desmitificando uso e aplicações.. 2019. (Outra).
Jornada de Iniciação científica.Análise da atividade antioxidante e de compostos fenólicos totais de extratos de café em diferentes níveis de torra submetidos a extração assistida por micro-ondas. 2019. (Outra).
Jornada de Iniciação científica.A importância da termorregulação na UTI neonatal. 2019. (Outra).
Jornada de Iniciação científica. 2018. (Outra).
Produções bibliográficas
-
AGUIAR, G. B. ; FERREIRA, T. S. ; NEVES, F. J. ; MOURA, D. C. . Consumo alimentar e atividade de doença em indivíduos com doença inflamatória intestinal. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AGUIAR, G. B. ; TEODORO, A. J. . Atividade antioxidante de diferentes níveis de torra de café por extração assistida por micro-ondas.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Algoritmo de triagem nutricional para pacientes com câncer incurável em cuidados paliativos: elaboração do protocolo de cuidados nutricionais, associação com estado nutricional e qualidade de vida, Descrição: Introdução: A triagem nutricional é o procedimento que consiste em detectar pacientes em risco nutricional. No paciente com câncer, mais especificamente, com câncer incurável em cuidados paliativos, esta etapa torna-se ainda mais relevante, uma vez que esta população é exposta a um maior risco de desnutrição pela presença da doença em si e pelos tratamentos prévios. Para cumprir o seu papel, uma ferramenta de triagem nutricional deve contemplar recomendações de cuidados nutricionais. É importante ainda que seu uso apresente associação com o estado nutricional e com a qualidade de vida. Objetivo: Estabelecer recomendações de cuidados nutricionais para pacientes com câncer incurável em cuidados paliativos classificados pelo algoritmo de triagem nutricional e investigar a sua associação com métodos de diagnóstico e estadiamento da caquexia, massa muscular, força muscular e qualidade de vida. Métodos: As recomendações de cuidados nutricionais do algoritmo serão desenvolvidas por meio de um consenso de especialistas em oncologia e cuidados paliativos, de acordo com a metodologia Delphi, e ainda serão realizadas a análise de confiabilidade inter observadores e a reprodutibilidade teste-reteste. A segunda fase do projeto constitui-se de um estudo transversal, realizado com pacientes na primeira consulta ou internação hospitalar na Unidade de Cuidados Paliativos do Instituto Nacional de Câncer. Será avaliada a associação do algoritmo de triagem nutricional com métodos diagnósticos e de estadiamento da caquexia do câncer, de avaliação da massa muscular, funcionalidade e qualidade de vida. Resultados esperados: Os resultados do presente projeto podem contribuir para melhor direcionar os cuidados, uniformização dos critérios para uma assistência nutricional de qualidade para pacientes com câncer incurável em cuidados paliativos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gabriele Bentes de Aguiar - Integrante / Livia Costa de Oliveira - Integrante / Karla Santos Rosa - Coordenador / Bianca Paiva - Integrante / Rodrigo Corrêa Fernandes - Integrante / RAYNÁ GUIMARAES BARBOSA - Integrante / MARIA AUGUSTA GUIMARAES COSTA DE ARAUJO - Integrante / GRACIELA ALVES SANTANA - Integrante / MAYRA SOUZA DOS SANTOS - Integrante / GABRIELA MANSUR - Integrante.
-
2023 - Atual
Representações socias sobre cuidados paliativos e os sentidos da alimentação entre pacientes com câncer avançado, Descrição: Compreender as representações socias sobre cuidados paliativos e os sentidos da alimentação entre pacientes com câncer avançado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Gabriele Bentes de Aguiar - Coordenador / Mariana Fernandes Costa - Integrante / Rosane de Souza Santos - Integrante.
-
2020 - Atual
Avaliação da microbiota fecal de indivíduos com doença inflamatória intestinal, Descrição: Doença inflamatória intestinal (DII) é um grupo de condições inflamatórias crônicas, resultantes de ativação persistente e inadequada do sistema imune mucoso. Alterações na microbiota intestinal foram identificadas na DII, como resultado da quebra da homeostase intestinal. Até o momento não é possível caracterizar a microbiota intestinal dos indivíduos acometidos, devido à escassez de estudos. O objetivo do presente estudo é avaliar a microbiota fecal de indivíduos com DII em atendimento ambulatorial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Gabriele Bentes de Aguiar - Coordenador / Thaís da Silva Ferreira - Integrante / Fabricia Junqueira das Neves - Integrante / Daniela Cordeiro Moura - Integrante / Victor Augustus Marin - Integrante.
-
2019 - 2019
Metabolismo de compostos bioativos e sua aplicação na prevenção de patologias, Descrição: Uma ampla gama de compostos bioativos é evidenciada e estudada como sendo a responsável pelos efeitos benéficos de uma dieta rica em frutas e hortaliças. Essas substâncias exercem várias ações do ponto de vista biológico, como atividade antioxidante, modulação de enzimas de destoxificação, estimulação do sistema imune, redução da agregação plaquetária, modulação do metabolismo hormonal, redução da pressão sangüínea, e atividade antibacteriana e antiviral. Uma abordagem completa sobre a atividade biológica dessas substâncias envolve estudos da sua biodisponibilidade, englobando a absorção, distribuição, o metabolismo, tempo de meia vida efetiva, os mecanismos de ativação e inativação e a excreção do composto em questão. O objetivo do projeto é caracterizar o metabolismo de compostos bioativos e avaliar a utilização deses compostos na prevenção de patologias. O desenvolvimento do projeto pretende contribuir, através de modelos de estudos in vitro e in vivo, para o uma maior entendimento de diversos aspectos que incluem: captação e metabolismo intracelular de compostos bioativos; modulação fenotípica e perfil de crescimento celular; modificações na expressão de genes relacionados a diversas patologias e efeitos diretos e indiretos dos compostos bioativos na prevenção de patologias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Gabriele Bentes de Aguiar - Integrante / Anderson Junger Teodoro - Coordenador / Thuane O. Amaral - Integrante / Vanessa Azevedo de Jesuz - Integrante / Monique de Barros Elias - Integrante / Vanessa Rosse de Souza - Integrante / Larissa Gabrielly Barbosa Lima - Integrante / Juliana Côrtes Nunes da Fonseca - Integrante / Thuane Passos Barbosa Lima - Integrante / FREITAS-SILVA, OTNIEL - Integrante / Vilma Blondet de Azeredo - Integrante.
-
2019 - 2019
Avaliação e caracterização da qualidade de novos alimentos e seus processos produtivos e sua relação com a percepção do consumidor, Descrição: O projeto tem como objetivo levantar informações, a partir do desenvolvimento e conhecimento de novos processos relacionados aos alimentos, e permitir maior acesso a população aos aspectos relacionadas a qualidade sensorial e nutricional destes alimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gabriele Bentes de Aguiar - Integrante / Anderson Junger Teodoro - Coordenador / Julia Montenegro - Integrante / FREITAS-SILVA, OTNIEL - Integrante / Ellen Mayra da Silva Menezes - Integrante / Adriana Aniceto - Integrante / Rafael Silva Cadena - Integrante / ROSA, LANA S. - Integrante.
-
2018 - 2019
Influência de extratos de café submetidos a diferentes níveis de torra em linhagem celular humana de adenocarcinoma de próstata, Descrição: O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e uma importante commoditie para o mercado mundial, sendo a história do desenvolvimento do Estado fortemente atrelada ao cultivo do café. No entanto, pouco se sabe ainda sobre entre as diferentes formas de atuação do café nas diferentes patologias, como o câncer. Neste sentido, o objetivo do trabalho é a obtenção e avaliação do efeito dos extratos de café em diferentes níveis de torra sobre a proliferação, ciclo celular, apoptose e expressão gênica de diferentes linhagens cancerígenas humanas. A meta é fornecer subsídios, através de estudos in vitro, para descoberta de novos mecanismos de prevenção e progressão do câncer de próstata pela ação dos compostos do café, bebida com elevado potencial econômica para o Estado... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gabriele Bentes de Aguiar - Integrante / Anderson Junger Teodoro - Coordenador / Julia Montenegro - Integrante / Otniel Freitas Silva - Integrante / Isabella Porto Carrero Horta - Integrante / Raquel Bernardo Nana de Castro - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Instituto Nacional de CâncerVínculo: Residente, Enquadramento Funcional: Residência, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atualmente estou no 2 ano de residência do INCA.
2023 - 2023
Instituto Fernandes FigueiraVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio externo
Outras informações:
Realizei o estágio externo da residência no mês de julho de 2023 no Instituto Fernandes Figueira, sendo uma unidade especializada na atenção à saúde da mulher, da criança e adolescente com doenças crônicas, que dispõe de assistênciaambulatorial e hospitalar, composta por equipe multiprofissional.
2020 - 2021
Estágio em Nutrição ClínicaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações:
Durante meu período acadêmico como discente da escola de Nutrição da Universidade Federal do Estado do RJ, realizei o estágio extracurricular (não obrigatório) em consultório clínico particular da Nutricionista Daniela Cordeiro Moura. Desempenhando atividades como avaliação nutricional, análise de questionários, interpretação de exames laboratoriais, desenvolvimento de plano alimentar quantitativo e qualitativo, orientações nutricionais, dentre outras atividades.
2021 - 2022
Estágio em Nutrição ClínicaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio extracurricular
Outras informações:
Durante meu período acadêmico como discente da escola de Nutrição da Universidade Federal do Estado do RJ, realizei o estágio extracurricular (não obrigatório) em consultório clínico particular da Nutricionista Sylvia Maria Nicolau Campos. Desempenhando atividades como Avaliação antropométrica (medidas de circunferências) e bioimpedância dos pacientes; Análise e Discussão de casos clínicos assistidos durante o período vigente; Pesquisa de produtos e suplementos para utilização durante os atendimentos; Desenvolvimento de plano alimentar para casos específicos; Modulação intestinal em doenças que cursam com disbiose intestinal, como Síndrome do Intestino Irritável, SIBO, SIFO, IMO, Doenças inflamatórias intestinais, Intolerância à histamina e doenças alérgicas; Desenvolvimento de textos para publicação em revistas e para postagens educativas em redes sociais; Auxílio na elaboração de aulas e palestras, a partir da pesquisa de artigos científicos em plataforma PUBMED.
2023 - 2023
Clínica da Família Odalea Firmo DutraVínculo: Residente externo, Enquadramento Funcional: Módulo abordagem multiprofissional PI, Carga horária: 40
Outras informações:
No módulo de abordagem multiprofissional em práticas integradas da residência do INCA, foi destinado 2 semanas do mês de setembro para atuação em grupo multiprofissional na atenção primária à saúde em clínica da família.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de GABRIELE BENTES DE AGUIAR e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?