Paulo Roberto de Carvalho
Arquiteto e Urbanista pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2017); Especialista em Cidades, Gestão Estratégica do Território urbano pela UNISINOS (2020). Sócio da 3C Arquitetura e Urbanismo (desde 2019), escritório com sede em Porto Alegre (Brasil) especializado em Planejamento Territorial e Arquitetura. Foi bolsista Erasmus Mundus pela Universidade do Porto (UPorto) em Arquitectura Paisagista (2015/2016). Iniciou o Mestrado em Cidades, Riscos e Ordenamento do Território pela Faculdade de Letras (FLUP) da UPorto (2020). Vencedor do Prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, melhor trabalho de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo pela UNISINOS (2017) e menção honrosa, no mesmo prêmio, como melhor trabalho de conclusão de curso de arquitetura e urbanismo no Estado do Rio Grande do Sul (2017). Possui habilidades em geoprocessamento, planejamento territorial, projetos urbanos e paisagísticos e projetos arquitetônicos. Já trabalhou com Planejamento Territorial no setor público e privado e na Construção Civil e Arquitetura com compatibilização de projetos e fiscalização de obra.
Informações coletadas do Lattes em 29/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado interrompido em 2021 em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território
2020 - Atual
Universidade do Porto
Orientador: Faculdade de Letras, Universidade do Porto
Ano de interrupção: 2021
Especialização em Especialização em Cidades: Gestão Estratégica do Território Urbano
2018 - 2020
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Tipologias para o Planejamento Urbano, o caso do Rio Grande do Sul
Orientador: Izabele Colusso
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2011 - 2017
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Paisagem Multifuncional em Campinas, Plano de Infraestrutura Verde-Azul
Orientador: Daniele Tubino Pante de Souza
Formação complementar
2015 - 2016
Extensão universitária em Arquitectura Paisagista e Ordenamento do Território. , Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo.
Participação em eventos
Seminário Metacidades Green.Projetos Universitários: Paisagem multifuncional em Campinas, Plano de infraestrutura verde-azul. 2019. (Seminário).
73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos.Exposição EST, Estacionamentos ociosos como terminais de transporte. 2018. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
CARON, D. ; CARVALHO, P. R. ; PERSEU, G. . Coreografar a paisagem: a multidimensionalidade requerida pelas cartografias contemporâneas.. Revista Arcos Design , v. 11, p. 33-55, 2018.
-
DUARTE, A. F. ; VARGAS, R. W. ; COLUSSO, I. ; CARVALHO, P. R. ; MANGONI, I. ; FIDELIS FILHO, S. . Forças regionais, formas urbanas e estrutura interna da cidade: VERIFICAÇÃO ESPACIAL. In: XXV Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica, 2018, são Leopoldo. Forças regionais, formas urbanas e estrutura interna da cidade: VERIFICAÇÃO ESPACIAL, 2018. p. 408.
-
VARGAS, R. W. ; DUARTE, A. F. ; COLUSSO, I. ; CARVALHO, P. R. ; MANGONI, I. ; FIDELIS FILHO, S. . Forças regionais, formas urbanas e estrutura interna da cidade: VERIFICAÇÃO ESTATÍSTICA. In: XXV Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica, 2018, São Leopoldo. Forças regionais, formas urbanas e estrutura interna da cidade: VERIFICAÇÃO ESTATÍSTICA, 2018. p. 408.
-
CARON, D. ; CARVALHO, P. R. ; PERSEU, G. . Coreografar a paisagem: a multidimensionalidade requerida pelas cartografias contemporâneas. Revista Arcos Design , 2019.
-
VARGAS, R. W. ; COLUSSO, I. ; CARVALHO, P. R. ; MANGONI, I. ; DUARTE, A. F. ; FIDELIS FILHO, S. . Forças regionais, formas urbanas e estrutura interna da cidade: VERIFICAÇÃO ESTATÍSTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, P. R. ; PERSEU, G. ; CARON, D. . Evocar a paisagem, traduzir a narrativa: analogias entre sistemas culturais de significação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, P. R. . Paisagem Multifuncional em Campinas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
Forças Regionais, Formas Urbanas e Estrutura Interna da Cidade: Um Estudo de Relações, Descrição: A busca pelo entendimento das transformações espaciais geradas diante do aumento do número de pessoas que vivem em cidades, do consequente aumento do espaço urbanizado, dos impactos na questão de consumo de espaço, e assim, das novas formas urbanas é assunto perseguido por diversas pesquisas. Nesta investigação, discute-se a possibilidade de influência que o sistema regional pode ter sobre as formas urbanas que as cidades tendem a assumir. A diferença de escala envolvida nesta visão, que vai desde a escala regional, passa pela escala municipal, e chega à escala intraurbana, traz uma nova ótica no entendimento do paradoxo da estocástica dos modelos: que contradigam evidências empíricas porque sugerem que as cidades podem se desenvolver de forma independente. Colocada esta conjuntura que apresenta a maneira como hoje se aborda forma urbana, cidade e região, verifica-se que os estudos carecem de uma maior conexão e avaliação das influências entre as diferentes escalas e impactos. O encaminhamento desta pesquisa se dá através da proposta de um roteiro metodológico que envolve a medida de tensão regional, e verificações estatísticas e espaciais. Os instrumentos desenvolvidos para obtenção de resultados nesta investigação podem fornecer uma ferramenta útil para estudar a influência dos efeitos espaciais sobre a agregação de modelos de interação espacial e o quanto podem contribuir de diversas maneiras para realizações substanciais em estudos econométricos espaciais, além de sugerirem ferramentas estatísticas que inferem o valor, intensidade e hierarquia provável de fluxos médios a certos níveis de agregação de variáveis disponíveis reais e estimadas. As possibilidades de visualização e comparação da repercussão entre diferentes escalas espaciais permite assim relacionar escalas regionais, municipais e intraurbanas, e constata-se que existe grande influência da escala regional sobre as alterações da estrutura interna da cidade. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Paulo Roberto de Carvalho - Coordenador / Izabele Colusso - Integrante / André Souza Silva - Integrante / Lisandro Abulatif - Integrante / Raquel Werner de Vargas - Integrante / Arislaine da Fonseca Duarte - Integrante / Isabelle Mangoni - Integrante / Manuela Huppes - Integrante.
-
2015 - 2019
Evocar a paisagem, traduzir a narrativa. Analogias entre sistemas culturais de significação, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Daniele Caron em 19/02/2020., Descrição: Esta investigação tem como tema a interpretação da paisagem segundo uma abordagem fenomenológica, que considera a interrelação entre sujeito e território em um processo de percepção/representação, no qual se interseccionam esfera física, concreta e visual de um território com as memórias e referencias culturais individuais e coletivas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Paulo Roberto de Carvalho - Integrante / Daniele Caron - Coordenador / Gianluca Perseu - Integrante / DIOGO VAZ DA SILVA JR - Integrante / Renata Carrero - Integrante.
Prêmios
2018
Prêmio José Albano Volkmer, melhor trabalho de conclusão do curso de arquitetura e urbanismo do Estado do Rio Grande do Sul, categoria menção honrosa, Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul.
2018
Semifinalista do Desafio InoveMob, WRI Brasil e Toyota Mobility Foundation.
2017
Prêmio José Albano Volkmer, melhor trabalho de conclusão do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul.
2016
Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, Portugal - jardim "Conhecimento exportado" dentre vencedores, Câmara Municipal de Ponte de Lima, Portugal.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2018
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Bolsista voluntário, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 4
2015 - 2019
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntário
2019 - Atual
3C Arquitetura e UrbanismoVínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio, arquiteto e urbanista, Carga horária: 30
Outras informações:
Escritório de arquitetura e urbanismo dirigido principalmente às áreas do planejamento e do projeto urbano.Consultoria à Prefeitura Municipal de Alegrete - Coordenador da Revisão do Plano Diretor de Alegrete,2018/2020 - coordenador de equipe em escritório, interlocutor com equipe técnica municipal, levantamento de campo, realização de oficinas coletivas com população, organizador de audiência pública.Consultoria à Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha - Coordenador na elaboração de Diagnóstico do Plano Diretor de Santo Antônio da Patrulha e na elaboração do Edital para sua revisão. Coordenador de equipe em escritório, interlocutor com equipe técnica municipal e realização de oficina coletiva com população.Diagnóstico para Revisão do Plano Diretor Municipal de São João do Meriti-RJ, elaboração de cartografias temáticas.
2018 - 2019
3C Arquitetura e UrbanismoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 20
Outras informações:
Escritório de arquitetura e urbanismo dirigido principalmente às áreas do planejamento e do projeto urbano.Atuações como arquiteto:Plano Diretor do Clube Caixeiro Viajantes, em Porto Alegre - elaboração de plano.Plano da Orla do Rio Tramandaí, em Imbé - elaboração de oficina comunitária, pesquisa de campo, e elaboração do Plano. Consultoria à Prefeitura Municipal de Imbé.
2014 - 2017
3C Arquitetura e UrbanismoVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuações como estagiário em:
Restauro do Instituto de Educação Flores da Cunha;
Regularização fundiária em Pelotas - levantamento e pesquisa imobiliária e sua regularização. Pesquisa de campo e demarcação de perímetros;
Plano Diretor Cicloviário de Canoas - formação de bases cartográficas georreferenciadas, levantamento de campo, análise estatística, elaboração de cartografias;
Recuperação do Centro Cultural Usina do Gasômetro, em Porto Alegre - etapa de propostas;
Parque do Rio Uruguai, em Uruguaiana - etapa de proposta e de projeto executivo;
Elaboração de banco de dados georreferenciados e preparação do zoneamento regional da Aglomeração Urb. do Litoral Norte-RS;
Diretrizes para Revisão do Plano Municipal de Jaguarão-RS.
2018 - 2020
Plural ConsultoriaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Arquiteto Urbanista, Carga horária: 10
Outras informações:
Escritório de arquitetura e urbanismo dirigido principalmente às áreas do planejamento territorial e do projeto urbano. Colaborador na Revisão do Plano Diretor de São Sebastião do Caí e na elaboração do Plano de Mobilidade de Dom Pedrito. Consultoria à Prefeitura Municipal de São Sebastião do Caí. Consultoria à Prefeitura Municipal de Dom Pedrito.Consultoria à CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento - Empresa Estatal) -Execução de base cartográfica, atualização e Georreferenciamento do cadastro técnico das redes de abastecimento de água e esgoto - CORSAN, para os municípios de:Cruz Alta (2018) - coordenador da execução da base cartográfica e georreferenciamento de redes de água e esgoto, acompanhamento em levantamento de campo;Alegrete (2018) - coordenador da execução da base cartográfica e georreferenciamento de redes de esgoto;Osório (2018) - coordenador da execução da base cartográficaGravataí (2019) - coordenador da execução da base cartográfica e georreferenciamento de redes de esgoto, acompanhamento em levantamento de campo;Cachoeirinha (2019) - coordenador da execução da base cartográfica e georreferenciamento de redes de esgoto, acompanhamento em levantamento de campo;Santa Maria (2019) - coordenador da execução da base cartográfica e georreferenciamento de redes de água e esgoto.Gramado e Canela (2019) - coordenador da execução da base cartográfica.
2013 - 2015
Baliza ConstrutoraVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuações como estagiário em:
Compatibilização de projetos executivos e obras de conjuntos residenciais de baixo padrão. Projetista em terraplanagem e redes hidrossanitárias, projeto paisagístico, revisão de projetos elétricos, estruturais e de paginações (pisos, pavimentos e alvenaria). Contato em obra e fiscalização de execuções.
2011 - 2013
Prefeitura Municipal de São LeopoldoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações:
Experiência em aprovação/fiscalização de habite-se, unificações e fracionamentos de lotes, cadastros e levantamentos prediais com levantamento em campo, geoprocessamento de dados e projetos urbanos. Experiência em regularização fundiária e desapropriações oriundos do projetos expansão de trem metropolitano entre São Leopoldo e Novo Hamburgo.
2021 - 2021
Sociedade Portuguesa de Inovação, SPI-PortoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor Júnior, Carga horária: 40
Outras informações:
Consultor. Partipação em planos para áreas de reabilitação urbana, planos estratégicos regionais e projetos europeus do horizonte 2020. SPI Aveiro.- Consultoria à Câmara Municipal de Carregal do Sal - Planos Estratégicos de Reabilitação Urbana para as localidades de Cabanas do Viriato, Oliveirinha, Oliveira do Conde, Fiais da Telha.- Consultoria à Câmara Municipal de Celorico da Beira - Plano Estratégico de Reabilitação Urbana para a aldeia histórica de Linhas da Beira.- Consultoria à Câmara Municipal de Arganil - Planos Estratégicos de Reabilitação Urbana para a aldeia histórica de Piódão.- Consultoria à Câmara Municipal de Aveiro - Plano Estratégico da Região de Aveiro
2024 - Atual
PROEF - Eurico FerreiraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Projetista, Carga horária: 37
Outras informações:
Projetista de redes de Fibra óptica - mapeamento e geoprocessamento de redes.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Paulo Roberto de Carvalho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?