Vanessa Cristina Lopes

Pós graduanda em Direito Educacional pela Faculdade IBRA de Minas Gerais - Instituto Brasil De Ensino e Consultoria. Graduada em Direito nas Faculdades Doctum de Caratinga, com término em agosto de 2021. Entusiasta do direito humanizado e promove pesquisas na área de Direito Humanos, com vistas a incentivar a concretização de direitos fundamentais. Estagiou no TJMG - Tribunal de justiça de Minas Gerais da Comarca de Caratinga, atuando na conciliação, secretaria, atermação e gabinete, e na Defensoria Pública da Comarca de Caratinga (MG) na área do Direito das Famílias, Execução Cível e Criminal. Voluntária do grupo AME - Amigos Ébenezer, formado por amigos que promovem atividades sociais beneficentes na cidade de Caratinga (MG), tendo ganhado voto de louvor e aplausos da Câmara Municipal de Caratinga pelos relevantes serviços sociais prestados como voluntária e Coordenadora de Documentos do Grupo AME Caratinga. Estudou Inglês na escola Seed em Caratinga, lê bem e escreve bem. É técnica em Contabilidade pelo curso PRONATEC, fornecido pelo governo de Minas Gerais, ministrado na Escola Estadual Moacyr de Mattos, pelo período de 1 anos e 6 meses, com término em dezembro de 2015.

Informações coletadas do Lattes em 30/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Direito Educacional

2021 - Atual

Instituto Brasil de Ensino e Consultoria

Graduação em Direito

2016 - 2021

Instituto Ensinar Brasil
Título: A NECESSIDADE DA HUMANIZAÇÃO DO DIREITO PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO AO ACESSO À JUSTIÇA NO MUNICÍPIO DE CARATINGA (MG)
Orientador: Júlia de Paula Vieira
Bolsista do(a): Financiamento Estudantil, FIES, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Contabilidade

2013 - 2015

Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Bolsista do(a): Acessibilidade Brasil, AAA APROVADO, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

Escola Estadual Moacyr de Mattos

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Penal.

Participação em eventos

14° Ateliê cientifico. 2019. (Outra).

Oficina de Pais e Filhos. 2019. (Oficina).

Palestra: Direitos dos pacientes com cancer. 2019. (Outra).

Palestra: Liberdade de expressão e o discurso de ódio. 2019. (Outra).

Palestra: Magistratura e o acesso a justiça. 2019. (Outra).

ATELIÊ TÉCNICO CIENTIFICO 2/2018. 2018. (Outra).

Congresso jurídico: Ética na vida social e política. 2018. (Congresso).

CONGRESSO JURÍDICO: Palestra cantada - A evolução das relações de familia no Brasil e a MPB. 2018. (Congresso).

CONGRESSO JURÍDICO DOCTUM: Direito e musica. 2018. (Congresso).

XII Atelie - 1/2018. 2018. (Outra).

Direito e cinema: Noticias de uma guerra particular. 2017. (Encontro).

Lançamento do livro: Participação popular em defesa do meio ambiente. 2017. (Encontro).

Palestra: Corrupção aos olhos do Direito. 2017. (Encontro).

Palestra: Feminismo. 2017. (Encontro).

Palestra: OAB e concursos: Como obter êxito. 2017. (Encontro).

9º Atêlie Técnico Cientifico. 2016. (Outra).

Direito e cinima: detenção. 2016. (Encontro).

Métodos inovadores de resolução de conflitos. 2016. (Encontro).

Palestra: Eutanásia. 2016. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SILVA, B. C. ; LOPES, V. C. ; VIEIRA, J. P. . O Direito à Cidade das Pessoas em Situação de Rua frente à pandemia da COVID-19. SCIAS Direitos Humanos e Educação , v. 4, p. 66-84, 2021.

  • VIEIRA, J. P. ; LOPES, V. C. . I CONGRESSO CRIM/UFMG - Belo Horizonte: Gênero, criminologia e sistema de justiça criminal. I. ed. Belo Horizonte: UFMG - Belo Horizonte, 2021. v. 40. 316p .

  • LOPES, V. C. ; SILVA, B. C. ; VIEIRA, J. P. . A judicialização da saúde como forma de efetivação do acesso à justiça. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, B. C. ; LOPES, V. C. ; VIEIRA, J. P. . Juventude e atuação social: a relação dos jovens com os problemas sociais. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LOPES, V. C. ; VIEIRA, J. P. . ACESSO À JUSTIÇA: Um olhar mais humanizado para o Direito. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LOPES, V. C. ; PASCOAL, A. M. ; ASSIS, F. G. C. ; GONCALVES, L. . A reforma trabalhista e os direitos humanos fundamentais do trabalho: A centralidade do valor trabalho na ordem jurídica Brasileira e a inconstitucionalidade da Lei 13.467/2017. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LOPES, V. C. ; PASCOAL, A. M. ; ASSIS, F. G. C. ; XAVIER, L. H. . Tratamento jurídico das ofensas raciais no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

LOPES, V. C. . Instagram: vanessalps98. 2019; Tema: Humanização do direito. (Rede social).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2020

    A NECESSIDADE DA HUMANIZAÇÃO DO DIREITO PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO AO ACESSO À JUSTIÇA NO MUNICÍPIO DE CARATINGA (MG), Descrição: O presente trabalho tem como objetivo o estudo do direito ao acesso à justiça em seus diversos panoramas, bem como da teoria da humanização do direito, que é uma teoria jurídica nova que sustenta que a aplicação do direito deve ocorrer de forma humanizada levando em consideração os sentimentos, pensamentos e ações dos jurisdicionados. O direito ao acesso à justiça é previsto no rol do artigo 5º da nossa atual Constituição Federal, sendo considerado um direito fundamental de suma importância para a concretização de diversos outros direitos fundamentais e do próprio Estado Democrático de Direito. Destarte, para o desenvolvimento do artigo há a necessidade de realização de pesquisas doutrinárias, com a finalidade de se entender a dimensão do tema do direito humanizado e do acesso à justiça, que não se restringe apenas ao acesso ao judiciário; ainda, no campo prático e em busca de respostas, há necessidade de realização de pesquisas quantitativas, com a reaplicação de questionário do IPEA sobre acesso à justiça, em cidadãos do Município de Caratinga (MG), com o fito de garatir um resultado preciso e útil para esta região. Com os dados obtidos nas pesquisas serão realizadas a análise de dados categóricos através de gráficos e, por fim, a obtenção de respostas acerca da efetivação do direito ao acesso à justiça no Município de Caratinga (MG) e a necessidade da humanização do direito nesta região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Vanessa Cristina Lopes - Integrante / Júlia de Paula Vieira - Coordenador.

Prêmios

2018

Homenagem com louvor e aplausos pelos relevantes serviços sociais prestados no município de Caratinga, Câmara Municipal de Caratinga (MG).

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2020

Faculdades Doctum de Caratinga (MG)

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - 2020

Tribunal de Justiça de MInas Gerais

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiária por 1 ano na secretaria do Juizado Especial da Comarca de Caratinga (MG) Estagiária por 6 messes na atermação do Juizado Especial da Comarca de Caratinga (MG) Estagiária por 1 ano e 6 meses no gabinete do Juizado Especial da Comarca de Caratinga (MG)

2017 - 2017

Tribunal de Justiça de MInas Gerais

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária na Conciliação do Juizado Especial da Comarca de Caratinga (MG)

Atividades

  • 04/2017 - 03/2020

    Estágios , Tribunal de Justiça de Minas Gerais.,Estágio realizado, Estagiária na atermação do Juizado Especial da Comarca de Caratinga por 6 meses.

  • 01/2017 - 04/2017

    Estágios , Juizado Especial da Comarca de Caratinga (MG).,Estágio realizado, Conciliadora no Juizado Especial da Comarca de Caratinga.

2020 - 2021

Defensoria Pública do estado de Minas Gerais

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária com atuação na área cível com especialização em Direito das Famílias e Execução e área Criminal na Defensoria Pública da Comarca de Caratinga (MG). Desenvolveu trabalhos de atendimento de assistidos e peticionamento em processos supervisionada pelo Defensor Público responsável

Atividades

  • 03/2020 - 08/2021

    Estágios , Defensoria Pública da Comarca de Caratinga (MG).,Estágio realizado, Estágio na área Cível de Família, Execução de Família e Criminal com elaboração de peças processuais e atendimento aos assistidos da Defensoria Pública de Minas Gerais da Comarca de Caratinga/MG.