Amanda Santiago de Souza

Musicista, cantora, violonista, multi-instrumentista e pesquisadora. Técnica em Agroecologia pelo IF Baiano/Campus Serrinha, Licenciada em Música pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS 2024.1) e Mestranda em Educação Musical pelo Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal da Bahia - PPGMUS/UFBA. É idealizadora do Projeto Mundo Encantado, projeto voluntário desenvolvido com crianças da zona rural de Serrinha- BA, que envolve música e brincadeiras da infância. É diretora do espetáculo artístico "Que Maria Bahia você é?', fez parte da equipe de marketing e comunicação do espetáculo Eu Sou o Samba; foi integrante, como cantora soprano, do Coral Licemus da Universidade Estadual de Feira de Santana, bem como, cantora da UEFS Sinfônica, orquestra da mesma Universidade e tem ampla experiência artística com palcos. Foi radialista, produtora musical de rádio, jurada em festivais de música e realizou oficinas de música com crianças. Experiência com musicalização infantil, rádio, produção musical, coral, orquestra, podcast, performance musical e teatral, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e construção de espetáculo artístico-pedagógico.

Informações coletadas do Lattes em 12/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Música

2019 - 2024

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: "Luiz Gonzada do nauê": Possibilidades músico-pedagógicas para a Educação Infantil a partir da obra de Luiz Gonzaga
Orientador: Luan Sodré de Souza

Curso técnico/profissionalizante em Agroecologia

2016 - 2018

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano/ Campus Serrinha

Ensino Fundamental (1º grau)

2007 - 2015

Escola Fernando Carneiro da Silva

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em Vivência musical: Teoria através da prática. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2020 - 2020

Licenciatura em Música. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2020 - 2020

Percanto: Canto e Percepção Musical. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em A Composição de Microcanções CDG na Escola.. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em WORKSHOP IMPROVISAÇÃO À PARTIR DOS MODOS GREGOS: UM PASSEIO PELAS COMPOSIÇÕ. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em A Composição Musical na Escola: Caminhos e Diretrizes Pedagógicas. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.

2019 - 2019

Formação Inicial e Continuada em Música. (Carga horária: 50h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano/ Campus Serrinha, IFBAIANO, Brasil.

2018 - 2019

Operação em Informática. (Carga horária: 50h). , Associação Rural de Mato Grosso, ARUMGS, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Produção de cogumelos comestíveis com resíduo do sisal. (Carga horária: 6h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano/Campus Serrinha, IF BAIANO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Musical.

Organização de eventos

SOUZA, A. S. . 6ª Feira de Graduação da UEFS. 2022. .

SOUZA, A. S. ; SANTOS, L. F. ; ALMEIDA, L. A. S. ; AMARO, V. B. . Música entre Caminhos e Lugares. 2021. (Outro).

SOUZA, A. S. . 3ª Feira de Graduação da UEFS. 2019. .

SOUZA, A. S. . II Seminário de Pesquisa, Extensão, Inovação e Cultura do Território do Sisal. 2018. (Outro).

Participação em eventos

16° Jornada de Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2022. (Outra).

Mesa Redonda Novo Ensino Médio e o Ensino de Artes/Música. 2022. (Outra).

Musicalização e Síndrome de Down. 2022. (Outra).

Recepção aos Calouros de Letras e Música 2022.1: Escrevivências para Novos Dias. 2022. (Outra).

Videoconferência Piano: Adaptação de peças solo para execução coletiva. 2022. (Outra).

Webinar online "Educação Musical em pauta - Os diversos métodos de ensino. 2022. (Outra).

Workshop Método O Passo. 2022. (Outra).

18ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UEFS.A obra musical de Xisto Bahia: um esforço de pesquisa contextual e construção de espetáculo artístico-pedagógico. 2021. (Seminário).

18ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UEFS.Apresentação Cultural do Grupo Eu sou o Samba - Amor e Resistência. 2021. (Outra).

1º Simpósio Internacional de Educação Musical - A diversidade das raízes epistemológicas na educação musical. 2021. (Simpósio).

5ª Feira de Graduação da UEFS - Prática de Conjunto II - Aula aberta sobre Guitarra Blues. 2021. (Outra).

Ao vivo e a Cores - Performance Digital 2 e um bate papo sobre instrumentos de teclas.Escaleta: conhecendo o instrumento + performance musical. 2021. (Outra).

Banca de Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso: A criação musical no contexto do PIBID de Música da UEFS. 2021. (Outra).

Banca de Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso: O Piano a 4 Artes e a Popularização do Piano. 2021. (Outra).

FIMUS 2021 - Canto Popular. 2021. (Outra).

FIMUS 2021 - Harmonia Funcional. 2021. (Outra).

FIMUS 2021 - Pedagogia Vocal. 2021. (Outra).

FIMUS 2021 - Regência Coral. 2021. (Outra).

I Ciclo de Palestras do Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes - Palestra Figuras Retóricas na Antífona e Lamentação do Ofício de quinta-feira Santa de Lobo de Mesquita. 2021. (Outra).

I Colóquio em Saúde & Música. 2021. (Outra).

II Workshop de Pedagogias Musicais - Workshop Método O Passo. 2021. (Outra).

I Seminário Mwanamuziki - Mesa A continuidade das ações afirmativas. 2021. (Seminário).

I Seminário Mwanamuziki - Mesa Branquitudes e Racismos. 2021. (Seminário).

I Seminário Mwanamuziki - Mesa Música e Educabilidades Negras. 2021. (Seminário).

IV Encontro de Musicologia Histórica do Campo da Vertentes. 2021. (Encontro).

IV Jornada Pedagógica Ensino de Música na Escola: A Pesquisa e o Ensino de Música na Escola. 2021. (Outra).

Live "A presença feminina na composição musical baiana". 2021. (Outra).

Recepção Virtual aos Caloures de Letras 2021.2.Intervenção artística "Samba: baianidade e resistência". 2021. (Outra).

Videoconferência "A composição de peças didáticas no ensino de Piano". 2021. (Outra).

Videoconferência "Jogos Musicais para o Ensino de Piano para Crianças". 2021. (Outra).

VII Festival Internacional da Sanfona - Improvisação no forró. 2021. (Oficina).

VII Festival Internacional da Sanfona - Ritmos Brasileiros. 2021. (Oficina).

VII Festival Internacional da Sanfona - Tem sanfona no chôro. 2021. (Oficina).

Webinar online "Educação Musical em Pauta - Os Diversos Métodos de Ensino. 2021. (Outra).

XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEFS.A obra musical de Xisto Bahia: um esforço de pesquisa contextual e construção de espetáculo artístico-pedagógico. 2021. (Seminário).

XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEFS.A obra musical de Xisto Bahia: um esforço de pesquisa contextual e construção de espetáculo artístico-pedagógico. 2021. (Seminário).

Coordenações iniciais para o estuda da bateria. 2020. (Oficina).

Encontro Virtual de Monitores do PROCEC - Programa de Capacitação em Ensino Musical Coletivo. 2020. (Encontro).

Faça mais com suas redes. 2020. (Outra).

FIMUCA Áudio. 2020. (Outra).

FIMUCA - Festival Internacional de Música em Casa (Classe de Canto). 2020. (Outra).

FIMUCA - Festival Internacional de Música em Casa (Classe de Canto Popular). 2020. (Outra).

FIMUCA - Festival Internacional de Música em Casa (Classe de Produção Musical). 2020. (Outra).

FIMUCA - Festival Internacional de Música em Casa (Classe de Teoria Musical). 2020. (Outra).

FIMUCA - Festival Internacional de Música em Casa (Classe de violão). 2020. (Outra).

II Ciclo de Colóquios do Grupo de Pesquisa Baobá-Educação Musical e Decolonialidade. 2020. (Outra).

III Ciclo de Oficinas Sonoridades: O som e a produção da Música: aspectos físicos do som e sua manipulação.. 2020. (Oficina).

13° Jornada de Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2019. (Encontro).

Encontro de Monitores do PROCEC - Programa de Capacitação em Ensino Musical Coletivo. 2019. (Encontro).

II Jornada Pedagógica Ensino de Música na Escola. 2019. (Encontro).

IX Semana de Integração. 2019. (Encontro).

Dia de campo realizado em Unidade Demonstrativa do Projeto Rural Sustentável. 2018. (Exposição).

III Encontro de Entidades de Base. 2017. (Encontro).

II Seminário Estudantil de Políticas Agrícolas e Agrárias. 2017. (Seminário).

I Mostra de Arte e Cultura do Território do Sisal. 2017. (Exposição).

I Seminário Estudantil de Políticas Agrícolas e Agrárias. 2016. (Seminário).

Oficina de Apicultura e Meliponicultura. 2016. (Oficina).

Oficina de Bioenseticidas. 2016. (Oficina).

Participação em bancas

SOUZA, A. S.. Festival Anual da Canção Estudantil (FACE). 2022. Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira.

SOUZA, A. S.. Artes Visuais Estudantis (AVE). 2022. Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira.

SOUZA, A. S.. Festival Anual da Canção Estudantil (FACE). 2019. COLÉGIO ESTADUAL DE BANDIAÇU.

Orientou

Amanda Santiago de Souza

"Luiz Gonzada do nauê": possibilidades músico-pedagógicas para a Educação Infantil a partir da obra de Luiz Gonzaga; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Amanda Santiago de Souza;

Amanda Santiago de Souza

A obra musical de Xisto Bahia: produção presencial de espetáculo artístico pedagógico; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Bolsa de Iniciação Científica; Orientador: Amanda Santiago de Souza;

Amanda Santiago de Souza

As obras musicais de Xisto Bahia e Luiz Gonzaga: reflexões acerca da sociedade brasileira dos séc; XIX e XX em vista da construção da sociedade brasileira do séc; XXI; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Amanda Santiago de Souza;

Amanda Santiago de Souza

A obra musical de Xisto Bahia: um esforço de pesquisa contextual e construção de espetáculo artístico-pedagógico; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Amanda Santiago de Souza;

Amanda Santiago de Souza

Agricultura familiar e o uso das tecnologias sociais para o convívio com a seca nas comunidades Malhada do Alto, Mato Grosso e Subáe, Serrinha-BA; 2018; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico Integrado em Agroecologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano/Campus Serrinha; Orientador: Amanda Santiago de Souza;

Produções bibliográficas

  • SOUZA, A. S. ; ALMEIDA, L. A. S. . A obra musical de Xisto Bahia: produção presencial de espetáculo artístico-pedagógico. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, A. S. ; Luan Sodré . As obras musicais de Xisto Bahia e Luiz Gonzaga: reflexões acerca da sociedade brasileira dos séc. XIX e XX em vista da construção da sociedade brasileira do séc. XXI. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, A. S. ; Luan Sodré . A obra musical de Xisto Bahia: um esforço de pesquisa contextual e construção de espetáculo artístico-pedagógico. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, A. S. ; Luan Sodré . A obra musical de Xisto Bahia: um esforço de pesquisa contextual e construção de espetáculo artístico-pedagógico. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, A. S. ; SANTOS, E. E. ; LIMA, P. N. C. ; SENA, E. S. . EXPERIMENTAÇÃO DE SEMENTES CRIOULAS DE MILHO (Zea mays) NO IF BAIANO CAMPUS SERRINHA: VALORIZAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SOUZA, A. S. . Ebook brincadeiras da infância e sua relação com a BNCC. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ebook).

SOUZA, A. S. ; Lennon Ferreira ; Matheus Menezes . Oficina: Notação Musical. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUZA, A. S. . Ebook cuidados com a voz: uma abordagem para o coral de Mato Grosso. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ebook).

SOUZA, A. S. . Oficina de Música. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, A. S. . Performance do Grupo Vocal Licemus. 2022. Interpretação.

SOUZA, A. S. . Em casa...Audição Virtual. 2021. Interpretação.

SOUZA, A. S. ; SOUZA, L. S. . Espetáculo 'Que Maria Bahia você é?'. 2021. Audiovisual.

SOUZA, A. S. . Samba: baianidade e resistênica. 2021. Interpretação.

SOUZA, A. S. . Apresentação Cultural do Grupo Eu sou o Samba - Amor e Resistência. 2021. Interpretação.

KOWALCHY, G. ; Cacilda Borges Barbosa ; SOUZA, A. S. . Recital Virtual de Instrumento Suplementar. 2021. Interpretação.

Elton John ; Timothy Miles Bindon Rice ; SOUZA, A. S. . Piano a 4 artes e Sons e teclas nas trilhas do cinema. 2019. Interpretação.

SOUZA, A. S. . Musical Eu sou o Samba. 2019. Interpretação.

Prêmios

2018

Medalha João Pinheiro Lima, Câmara Municipal de Serrinha.

2017

Moção de Aplauso, Câmara Municipal de Serrinha.