Rayssa do Espírito Santo Silva
Engenheira de Alimentos pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Durante a graduação foi Assessora de Marketing e Comunicação na empresa júnior Consuali, Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) e Bolsista de Iniciação em Desenvolvimento Tecnólogico e Inovação (PIBITI) em projetos de pesquisa na área de tecnologia de pescado, com ênfase em análises de controle de qualidade, desenvolvimento de novos produtos e aproveitamento de resíduos. Atualmente é estudante de mestrado em ciência e tecnologia de alimentos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.
Informações coletadas do Lattes em 01/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Ciência e Tecnologia de Alimentos
2023 - Atual
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Paulo Roberto Campagnoli de Oliveira Filho.Coorientador: Neide Kazue Sakugawa Shinohara. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Engenharia de Alimentos
2018 - 2023
Universidade Federal de Campina Grande
Título: Efeitos do processamento e do armazenamento na qualidade de micropartículas fonte de EPA e DHA.
Orientador: Sthelio Braga da Fonseca
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2022 - 2022
Rotulagem de alimentos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2022 - 2022
EXCEL E ESTATÍSTICA. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2022 - 2022
Extração de óleos essenciais. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2019 - 2019
Microencapsulação: conceitos, técnicas e aplicação em alimentos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2019 - 2019
Produção de bebida hidromel. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2019 - 2019
Elaboração de produtos cárneos e filetagem. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2023
MICROPARTÍCULAS DE PECTINA CÍTRICA CONTENDO ÓLEO DE PEIXE COMO SUPLEMENTO ALIMENTAR FONTE DE EPA E DHA, Descrição: Os ácidos graxos polinsaturados (AGPI) são essenciais para o organismohumano pela participação em mecanismos vitais. Os óleos de alguns peixes sãoconsiderados fonte de AGPI, em especial o EPA e o DHA. Entretanto, sãosusceptíveis a oxidação e a comercialização é realizada apenas na forma livre eencapsulada. A microencapsulação pode fornecer cápsulas extremamentepequenas (#8804;100m), facilitando o consumo, além do enriquecimento de alimentos. Otamanho da micropartícula é afetado pela abertura do bico atomizador. Noarmazenamento, as micropartículas podem sofrer alterações negativas, pelaumidade, temperatura e tempo. Desta forma, foi realizada a microencapsulação doóleo de peixe sob diferentes níveis de atomização (0,793mm; 1,025mm e 1,490mm)e avaliada sua estabilidade em temperatura ambiente e refrigeração.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rayssa do Espírito Santo Silva - Integrante / Sthelio braga da fonseca - Coordenador.
-
2021 - 2022
MICROENCAPSULAÇÃO E LIOFILIZAÇÃO COMO BARREIRAS ANTIOXIDANTES DE EMBUTIDO DE TILÁPIA ENRIQUECIDO COM EPA E DHA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sthelio Braga da Fonseca em 18/05/2023., Descrição: O consumo do pescado está crescendo atualmente por promover diversosbenefícios à saúde humana. No Brasil, a tilápia é o peixe mais produzido, porémcontém baixos níveis de EPA e DHA que estão diretamente relacionados aprevenção de doenças. Deste modo, o enriquecimento de produtos à base de tilápiacom EPA e DHA acarretarão no aumento da ingestão desses ácidos graxos peloconsumidor. No entanto, esses ácidos são mais susceptíveis à oxidação devido apresença de dupla ligação na sua estrutura, por isso, torna-se necessário o uso detécnicas para minimizar a oxidação, nesse trabalho utilizou-se a microencapsulaçãoe liofilização. Objetivou-se enriquecer o embutido de tilápia com EPA e DHA dediferentes formas que poderão aumentar a qualidade nutricional do produto semperder estabilidade oxidativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rayssa do Espírito Santo Silva - Integrante / Sthelio braga da fonseca - Coordenador.
-
2019 - 2021
MICROENCAPSULAÇÃO E EXTRATO DE ORÉGANO COMO BARREIRAS ANTIOXIDANTES DE EMBUTIDO DE TILÁPIA ENRIQUECIDO COM EPA E DHA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sthelio Braga da Fonseca em 18/02/2020., Descrição: Os peixes são tidos como fontes ricas em ácidos graxos poliinsaturados, em especial os ácidos eicosapensaenóico (EPA) e docosahecaenóico (DHA), responsáveis por reduzir a incidência de doenças cardiovasculares. Entretanto, nem todos os peixes são fontes ricas desses ácidos graxos. Os peixes marinhos, em especial as espécies gordas, normalmente apresentam maiores quantidades de EPA e DHA quando comparado com peixes de água doce. A tilápia é um dos peixes de água doce mais produzidos no mundo e o mais produzido no Brasil. Essa espécie apresenta baixa quantidade de EPA e DHA em relação aquelas de origem marinha. O enriquecimento de produtos a base de tilápia com óleo de peixe marinho poderá aumentar seu valor nutricional, em especial no tocante aos níveis de EPA e DHA. A microencapsulação de óleo de peixe marinho adicionado a derivados de tilápia, como a linguiça, poderá melhorar o perfil nutricional deste produto bem como preservar a qualidade desses ácidos graxos. Para isso, serão testadas duas formas de adição de óleo de peixe marinho na massa para elaboração de linguiça (direto na massa e microencapsulado), além da adição do extrato de orégano, os quais serão comparados entre si com um tratamento com zero adição de óleo e com um tratamento com zero adição de extrato. Posteriormente serão avaliados o perfil de ácidos graxos, composição centesimal e oxidação lipídica das linguiças de tilápia... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rayssa do Espírito Santo Silva - Integrante / Sthelio braga da fonseca - Coordenador / Lauanna Stefhanny de Souza Rapozo - Integrante.
-
2018 - 2019
GELATINA COMO ADITIVO EM NUGGETS À BASE DE CARNE MECANICAMENTE SEPARADA DE TILÁPIA, Descrição: A tilápia tem sido o peixe mais produzido no Brasil, sendo grande parte da sua produção industrial voltada para a elaboração de filé. Entretanto, apenas 30 deste é transformado em filé, sendo o restante descartado na forma de resíduo, tornando-se um problema de natureza ambiental e econômico. A elaboração de CMS mostra ser uma estratégia viável para aproveitamento desse resíduo, que transforma material de descarte em produtos para alimentação humana. Dentre esses, têm-se os nuggets que são caracterizados como produtos de boa aceitação por parte dos consumidores. Objetiva-se melhorar a qualidade física de nugget à base de Carne Mecanicamente Separada de tilápia através da incorporação de gelatina comercial ao produto... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rayssa do Espírito Santo Silva - Integrante / Rayanne priscilla frança de melo - Integrante / Sthelio braga da fonseca - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Campina Grande, Conselho de Educação, Pesquisa e Extensão. , Rua Jairo Vieira Feitosa, Pereiros, 58840000 - Pombal, PB - Brasil, Telefone: (84) 34314000
Experiência profissional
2019 - Atual
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC - CNPq
Atividades
-
08/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Conselho de Educação, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa
2019 - Atual
CONSUALI Empresa JúniorVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Consultor
Atividades
-
09/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consuali Empresa Júnior.,Cargo ou função, Responsável pela realização de consultorias e demais atividades relacionadas..
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rayssa do Espírito Santo Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?