ALADINO FERNANDES

Possui graduação em Sociologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira(2020), graduação em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira(2018) e curso-tecnico-profissionalizante em Informatica pelo Instituto de Ciência e Tecnologia(2011). Atualmente é da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Informações coletadas do Lattes em 21/11/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em História

2020 - Atual

Universidade de Passo Fundo UPF
Título: A RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE CIVIL E O ESTADO NA GUINÉ-BISSAU,Orientador:
Dra. Janaína Rigo Santin.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Sociologia

2017 - 2020

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Título: A RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE CIVIL E O ESTADO NA GUINÉ-BISSAU
Orientador: Ricardo Ossagô de Carvalho

Graduação em Humanidades

2015 - 2018

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Título: Desenrola Essa Corrente e Deixa o Índio Trabalhar História e Organização do Movimento Indígina do Ceará
Orientador: Caroline Farias Leal Mendonça

Curso técnico/profissionalizante em Informatica

2011 - 2011

Instituto de Ciência e Tecnologia
Bolsista do(a): Instituto de Ciência e Tecnologia, ICT, Guiné Bissau.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FERNANDES, A. . VI Semana Universitária. 2019. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Aladino Fernandes.VIII Semana do Conhecimento UPF. 2021. (Seminário).

Geral do GT História Política integrante da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul - ANPUH-RS.Geral do GT História Política integrante da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul - ANPUH-RS. 2021. (Seminário).

IX Colóquio Nacional de Direitos Humanos.?Direitos Humanos e Pandemia Covid-19?. 2021. (Seminário).

MINICURSO FILOSOFIA E RELIGIOSIDADE AFRICANA E SUA INFLUÊNCIA NA DIÁSPORA.FILOSOFIA E RELIGIOSIDADE AFRICANA E SUA INFLUÊNCIA NA DIÁSPORA. 2021. (Seminário).

Seminários Linhas de Pesquisa: Política e Relações de Pode. 2021. (Seminário).

VIII Semana do Conhecimento UPF. 2021. (Seminário).

Ensino de Sociologia para a Formação de Jovens Críticos Reflexivos nas Escolas Publicas do Maciço de Baturité.Ensino de Sociologia para a Formação de Jovens Críticos Reflexivos nas Escolas Publicas do Maciço de Baturité. 2019. (Seminário).

Estado de Exceção.Estado de Exceção. 2019. (Seminário).

Estagio Supervisionado na Licenciatura em Sociologia: Relato de Formação.Estagio Supervisionado na Licenciatura em Sociologia: Relato de Formação. 2019. (Seminário).

Estudo Dirigido Sobre a Obra Estado de Exceção, de Giorgio Agambin..Estado de Exceção.. 2019. (Seminário).

III Conferencia Internacional dos Estudantes Guineenses de Ciências humanas da Unilab. III Conferencia Internacional dos Estudantes Guineenses de Ciências humanas da Unilab. 2019. (Congresso).

III Semana da Sociologia na Escola Dr. Brunilo Jacó.III Semana da Sociologia na Escola Dr. Brunilo Jacó. 2019. (Seminário).

III Semana de Sociologia da EEM Dr. Brunilo Jacó e da 1 Semana de Sociologia das Escolas do Maciço de Baturité.III Semana de Sociologia da EEM Dr. Brunilo Jacó e da 1 Semana de Sociologia das Escolas do Maciço de Baturité. 2019. (Seminário).

I Semana da Sociologia.Sociologia no Brasil e em África Lusófono: Saberes e Praticas para a Construção da Democracia. 2019. (Seminário).

IV Roda de Conversa dos Estágios Supervisionados em Sociologia: Narrativas e Experiencias, Resistência e Enfrentamentos.IV Roda de Conversa dos Estágios Supervisionados em Sociologia: Narrativas e Experiencias, Resistência e Enfrentamentos. 2019. (Seminário).

Palestra "o Racismo Pós-Apartheid na Africa do Sul".Palestra "o Racismo Pós-Apartheid na Africa do Sul". 2019. (Seminário).

Seminário "Pesquisa, profissionalização e Atuação Escolar em Sociologia. Diálogos França, Brasil e África".Seminário "Pesquisa, profissionalização e Atuação Escolar em Sociologia. Diálogos França, Brasil e África". 2019. (Seminário).

VI Semana Universitária.VI Semana Universitária. 2019. (Seminário).

XI Feira da Afrodescendência da EEM Almir Pinto - FADAP.XI Feira da Afrodescendência da EEM Almir Pinto - FADAP. 2019. (Seminário).

Formação Para Preceptores e Preparação de Residente do Programa Residência Pedagógica.Programa Residência Pedagógica Formação de Professores. 2018. (Seminário).

III Conferência Internacional Dos Estudantes Guineenses De Ciências Humanas Da UNilab. Juventude Guineense: Unidos pelo Conhecimento e Transformação Social. 2018. (Congresso).

II Roda de Conversa Intitulada, Narrativas e Experiencias: Estágio Supervisionado em Sociologia.II Roda de Conversa Intitulada, Narrativas e Experiencias: Estágio Supervisionado em Sociologia. 2018. (Seminário).

II Roda de Conversa intitulada, Narrativas e Experiências: Estágio Supervisionado em Sociologia,. 2018. (Seminário).

II Semana da Sociologia na Escola Dr. Brunilo Jacó.II Semana da Sociologia - Sociologia em Movimento. 2018. (Seminário).

II Semana da Sociologia na Escola Dr. Brunilo Jacó.II Semana da Sociologia na Escola Dr. Brunilo Jacó. 2018. (Seminário).

II Seminário de estudos Africanos ? I Seminário de estudos Africanos e Diaspóricos ? Estado, Nação e Cultura para Além das Fronteiras.II Seminário de estudos Africanos. 2018. (Seminário).

II Seminário de Estudos Africanos - I Seminário Estudos Africanos e Diaspóricos - Estados, Nação e Cultura para Além das Fronteiras.II Seminário de Estudos Africanos - I Seminário Estudos Africanos e Diaspóricos - Estados, Nação e Cultura para Além das Fronteiras. 2018. (Seminário).

II Seminário de Estudos Africanos I Seminário Internacionais de Estudos Africanos e Diaspóricos: Estado Nação e Cultura Para Além das Fronteiras.II Seminário de Estudos Africanos I Seminário Internacionais de Estudos Africanos e Diaspóricos: Estado Nação e Cultura Para Além das Fronteiras. 2018. (Seminário).

Conexões África e Diálogos do Sul.Conexões África e Diálogos do Sul. 2016. (Seminário).

II Fórum Estadual de Museus Indígena do Ceara.II Fórum Estadual de Museus Indígena do Ceara. 2016. (Encontro).

Sociologia do Direito e Política.Sociologia do Direito e Política. 2016. (Seminário).

XIII Curso de Extensão em Defesa Nacional.XIII Curso de Extensão em Defesa Nacional. 2016. (Seminário).

Mesa Redonda Consciência Negra: Educação, Identidade e Interculturalidade.Mesa Redonda Consciência Negra: Educação, Identidade e Interculturalidade. 2015. (Seminário).

Mesa Redonda Sociologia Africana e Epistemologia África-Brasil: Caminho da Emancipação.Mesa Redonda Sociologia Africana e Epistemologia África-Brasil: Caminho da Emancipação. 2015. (Seminário).

Seminário da Sociologia Africana, Projeto Conexões África-Brasil e Diálogo do Sul.Seminário da Sociologia Africana, Projeto Conexões África-Brasil e Diálogo do Sul. 2015. (Seminário).

2ª Semana de Enfermagem ? Tendências e Perspectivas do Cuidado nos Países Lusófonos.2ª Semana de Enfermagem ? Tendências e Perspectivas do Cuidado nos Países Lusófonos. 2014. (Seminário).

Pensar Guiné-Bissau II: Cidadania e Passos Para Paz. Pensar Guiné-Bissau II: Cidadania e Passos Para Paz. 2014. (Congresso).

Quarta Cultural de Arte e Cultura - Programação do Filme: Independência de Guiné-Bissau a.Quarta Cultural de Arte e Cultura - Programação do Filme: Independência de Guiné-Bissau. 2014. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Roberto Kennedy Gomes Franco

FRANCO, Roberto Kennedy Gomes,; MENDONÇA, Caroline Farias Leal; LIMA, Thiago Halley Santos de. ?DESENROLA ESSA CORRENTE E DEIXA O ÍNDIO TRABALHAR? HISTÓRIA E ORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO INDÍGENA DO CEARÁ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Caroline Farias Leal Mendonça

MENDONÇA, C. F. L.; FRANCO, R. K. G.; LIMA, T. H. S.. "Desenrola essa corrente e deixa o índio trabalhar": história e organização do movimento indígena no Ceará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Caroline Farias Leal Mendonça

Movimento Indígena no Ceará: história e organização; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Caroline Farias Leal Mendonça;

Janaína Rigo Santin

A relação entre a sociedade civil e o Estado na Guiné-Bissau; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ricardo Ossagô de Carvalho

RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE CIVIL E O ESTADO NA GUINÉ- BISSAU; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Ricardo Ossagô de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERNANDES, ALADINO . A relação entre sociedade civil e o estado na Guiné-Bissau. SEMINA (UPF) , v. 20, p. 104-120, 2021.

  • FERNANDES, ALADINO . Demandas e Desafios nas Políticas Públicas e Sociais. In: Jader Luís da Silveira. (Org.). PODER LOCAL E A DEMOCRACIA NO CONTEXTO HISTÓRICO. 1ed.Formiga (MG): Editora MultiAtual, 2021, v. 1, p. 10-257.

  • FERNANDES, A. . Programa de Residência Pedagógica: experiências de formação docente na escola Dr. Brunilo Jacó em Redenção- Ceará. Programa Residência Pedagógica-UNILAB: os desafios de ensinar e aprender a profissão professor (a) à luz da diversidade. 370ed.Porto Alegre: FI, 2020, v. 370, p. 171-187.

  • FERNANDES, A. . A RELAÇÃO ENTRE SOCIEDADE CIVIL E O ESTADO NA GUINÉ-BISSAU. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERNANDES, A. . HISTÓRIA E VIDA DAS ETNIA MANCANHA NA GUINÉ-BISSAU (OS MANCANHA). 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Aladino Fernandes ; FERNANDES, A. . Aprendizagens do Programa Residencia Pedagógica: Analise do Subprojeto Sociologia da Unilab. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Grupo de Pesquisa com Povos Indígenas, Descrição: Pesquisa com os povos indígenas sobre as sua lutas sobre demarcação da terra.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Aladino Fernandes - Coordenador / Lya Nogueira - Integrante / Roberto Kenedy - Integrante / Caroline Farias Leal Mendonça - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Vínculo: , Enquadramento Funcional: