Hebert Freitas dos Santos
Possuo graduação em Química - Licenciatura (2010) e Bacharelado (2011) pela Universidade Guarulhos. 3 lugar na IX Jornada de Iniciação Científica-UnG em 2011, tenho experiência na área da educação, ministrando, atualmente, aulas para o Ensino Médio de Química e Física na rede particular de ensino. Possuo vários cursos de aperfeiçoamento e fui tutor de diferentes disciplinas no período de graduação (Cálculo diferencial e integral, Física e Química Orgânica). Especialista em Química pelo curso de Lato Sensu em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz (2014) e Especialista em Ensino de Química pela Universidade Cruzeiro do Sul (2016). Mestre em Nanociências e Materiais Avançados pela Universidade Federal do ABC (2019) e ministrante e avaliador do curso de extensão Tecnologia e Cultura no Ensino de Química da UFABC. Atuei como Tutor EaD pelo grupo Campos Salles e professor de Matemática Aplicada e Projeto Integrador na UniBTA. Também fui professor no curso pré-vestibular Objetivo. Atual embaixador da Olimpíada Nacional de Nanotecnologia
Informações coletadas do Lattes em 29/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados
2017 - 2019
Universidade Federal do ABC
Título: Síntese e Caracterização de Nanpartículas de Ouro com uso das propriedades fotoquímicas de agregados de fenotiazinas, Ano de Obtenção: 2019
Iseli Lourenço Nantes.Coorientador: Carolina Gregorutti dos Santos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Ensino de Química
2015 - 2016
Universidade Cruzeiro do Sul
Título: Experimentação investigativa: aprendizagem de conceitos químicos através da montagem parcial de uma Estação de Tratamento de Água
Orientador: Carmem Lucia Costa Amaral
Especialização em Lato Sensu em Química
2013 - 2014
Faculdades Oswaldo Cruz
Título: Uma discussão pormenorizada sobre os estados físicos da matéria: quantos e quais são?
Orientador: Maria Elizabeth Brotto
Graduação em Química - Licenciatura e Bacharelado
2007 - 2011
Universidade de Guarulhos
Título: Gamagrafia Industrial
Orientador: Edson Francisco Biruel Carneiro
Formação complementar
2025 - 2025
Aplicações da Inteligência Artificial Generativa na Educação. (Carga horária: 24h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2025 - 2025
Jornada Inteligência Artificial. (Carga horária: 8h). , Hashtag Treinamentos, HT, Brasil.
2020 - 2021
A BNCC do Ensino Médio: Ciências da Natureza. , Ministério da Educação e Cultura, MEC, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Design motivacional - Gamification e Ludificação. (Carga horária: 4h). , Instituto Mauá de Tecnologia, IMT, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em A relatividade de Einstein: espaço, tempo e matéria. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em A relatividade de Einstein: espaço, tempo e matéria. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2019 - 2019
Tecnologias na Educação. (Carga horária: 150h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, IFMG ARCOS, Brasil.
2019 - 2019
Planejamento de cursos virtuais. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação para tutoria virtual. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2017 - 2017
Novas tecnologias e metodologias para a educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2016 - 2016
Metrologia. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.
2016 - 2016
: O ensino de ciências e a linguagem: uma nova perspectiva. , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2016 - 2016
Consumo consciente de energia. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.
2016 - 2016
Educação Ambiental. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.
2016 - 2016
Química e Cultura. , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2016 - 2016
Novo Acordo Ortográfico. (Carga horária: 12h). , SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.
2015 - 2015
Experimentação no ensino de química. , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Experimentação no Ensino de Química: uma proposta. (Carga horária: 6h). , Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Princípios da Produção Científica. (Carga horária: 6h). , Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física.
Organização de eventos
SANTOS, H. F. . V NanoMat. 2017. (Outro).
Participação em eventos
Olimpíada Nacional de Nanotecnologia. Produção de questões para a 2ª edição. 2025. (Olimpíada).
XXI Encontro Nacional de Ensino de Química.A POESIA DA QUÍMICA: CRIANDO POESIAS COM TEMÁTICAS QUÍMICAS INSPIRADAS EM GRANDES AUTORES DA LITERATURA. 2023. (Encontro).
XXI Encontro Nacional de Ensino de Química.Minuto Ciência: uso do TikTok como ferramenta de divulgação científica em tempos de fake news. 2023. (Encontro).
Educa Week: O olhar inovador para as demandas educacionais.Minuto ciência: uso do TikTok como ferramenta de divulgação científica em tempos de fake news. 2021. (Encontro).
Olimpíada de Química do Estado de São Paulo. A busca por água potável/ Uma ameaça à saúde global: os microplásticos/ O "ouro negro" da destruição: consequências e soluções para o vazamento de petróleo nos oceanos/ A poluição nos oceanos e os impactos nos recifes de corais. 2021. (Olimpíada).
VII Seminário Web Currículo: redes, territórios e diversidades.Minuto ciência: uso do TikTok como ferramenta de divulgação científica em tempos de fake news. 2021. (Seminário).
VII Seminário Web Currículo: redes, territórios e diversidades.Minuto ciência: uso do TikTok como ferramenta de divulgação científica em tempos de fake news. 2021. (Seminário).
Diálogo na Câmara - Laboratório de Ensino: desafios na gestão sustentável de reagentes vencidos..Diálogo na Câmara - Laboratório de Ensino: desafios na gestão sustentável de reagentes vencidos.. 2019. (Encontro).
Educa Week: Tendências globais em educação. 2019. (Outra).
II Encontro e Debate com Líderes Educacionais.Comissão de Ciências e de Tecnologia Educacional. 2019. (Encontro).
II Workshop "Discutindo os conteúdos programáticos para o Ingresso USP".Discutindo os conteúdos programáticos para o Ingresso USP. 2019. (Encontro).
I Workshop "Discutindo os conteúdos programáticos para o Ingresso USP".Discutindo os conteúdos programáticos para o Ingresso USP. 2019. (Encontro).
Jornada EARSU - Educação Ambiental Resíduos Sólidos Urbanos201. 2019. (Outra).
Simpósio conjunto dos Núcleos de Bioquímica e Biotecnologia (NBB) e Nanomedicina (NanoMed).Nanoestruturas: Propriedades e Aplicações. 2019. (Oficina).
VII Congresso Brasileiro de Educação. 2019. (Congresso).
VII Congresso Brasileiro de Educação. Vídeos em sala de aula: aliando ciência e o dia a dia do aluno. 2019. (Congresso).
XLIV Congresso Anual da SBBf de 2019. Photophysics and applications of Phenothiazine Aggregates. 2019. (Congresso).
XVII EVEQ - Evento de Educação em Química.A poesia da química: criando poesias com temáticas químicas inspiradas em grandes autores da literatura. 2019. (Encontro).
17ª Semana da Química da Unicamp.Vídeos em sala de aula: aliando ciência e o dia a dia do aluno. 2018. (Encontro).
17ª Semana de Química da Unicamp.Experimentação investigativa: aprendizagem de conceitos químicos através da montagem parcial de uma ETA. 2018. (Encontro).
1ª Semana de Arte, Cultura e Tecnologia da UFABC.Introdução à Gambiologia. 2018. (Oficina).
IV Congresso de extensão universitária da UFABC - Conexão. Tecnologia e Cultura No Ensino de Química. 2018. (Congresso).
Oficinas aos sábados - Associação dos Professores de Escolas Públicas e Escolas sem fins lucrativos.Vídeos em sala de aula: aliando ciência e o dia a dia do aluno. 2018. (Oficina).
XIX Encontro Nacional de Ensino de Química.EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA: APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS ATRAVÉS DA MONTAGEM PARCIAL DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA. 2018. (Encontro).
XIX Encontro Nacional de Ensino de Química.Tecnologia e Cultura No Ensino de Química. 2018. (Encontro).
XVI EVEQ - Evento de Educação em Química. Tecnologia e Cultura no Ensino de Química. 2018. (Congresso).
XVIII - SEQVAP - Semana de Engenharia Química do Vale do Paraíba.Síntese verde de nanopartículas de prata com extrato de frutas. 2018. (Oficina).
III Congresso de extensão universitária da UFABC - Conexão. Tecnologia e Cultura no ensino de funções orgânicas: Haleto orgânico. 2017. (Congresso).
Orientou
Melhoria da qualidade de água para consumo na tribo indígena Pankararu; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Universitário UniBTA; Orientador: Hebert Freitas dos Santos;
Desigualdades sociais e o Abandono de animais; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Universitário UniBTA; Orientador: Hebert Freitas dos Santos;
Desigualdades sociais e o Abandono de animais; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Universitário UniBTA; Orientador: Hebert Freitas dos Santos;
Desigualdades sociais e o Abandono de animais; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Universitário UniBTA; Orientador: Hebert Freitas dos Santos;
Desigualdades sociais e o Abandono de animais; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Universitário UniBTA; Orientador: Hebert Freitas dos Santos;
Desigualdades sociais e o Abandono de animais; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Universitário UniBTA; Orientador: Hebert Freitas dos Santos;
Desigualdades sociais e o Abandono de animais; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Universitário UniBTA; Orientador: Hebert Freitas dos Santos;
Horta comunitária e a melhoria da qualidade alimentar da comunidade do bairro Parque Esplanada na região de Embu das Artes; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Universitário UniBTA; Orientador: Hebert Freitas dos Santos;
Horta comunitária e a melhoria da qualidade alimentar da comunidade do bairro Parque Esplanada na região de Embu das Artes; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Universitário UniBTA; Orientador: Hebert Freitas dos Santos;
Melhoria da qualidade de água para consumo na tribo indígena Pankararu; 2022; Orientação de outra natureza - Centro Universitário UniBTA; Orientador: Hebert Freitas dos Santos;
Produções bibliográficas
-
FARIAS, J. V. M ; SANTANA, V. S. ; SANTOS, H. F. . Horta comunitária e a melhoria da qualidade alimentar da comunidade do bairro Parque Esplanada em Embu das Artes. Semana da Gestão, Tecnologia e Inovação - Centro Universitário ETEP , v. 1, p. 1, 2022.
-
CONDOLATO, C. R. ; MARIA, C. E. ; NOMIYAMA, C. G. S. ; CARNEIRO, E. F. A. ; ALMEIDA, K. S. ; SILVA, K. A. ; SANTOS, H. F. . Desigualdade social e o Abandono de animais. Semana da Gestão, Tecnologia e Inovação - Centro Universitário ETEP , v. 1, p. 1, 2022.
-
SANTOS, H. F. ; NANTES-CARDOSO, I. L. . TECNOLOGIA E CULTURA NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ENFOQUE MULTIDISCIPLINAR SOBRE O USO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 12454-12474, 2021.
-
SANTOS, HEBERT F. ; DOS SANTOS, CAROLINA G. ; NASCIMENTO, OTACIRO R. ; REIS, ADRIANA K.C.A. ; LANFREDI, ALEXANDRE J.C. ; DE OLIVEIRA, HUEDER P.M. ; NANTES-CARDOSO, ISELI L. . Charge separation of photosensitized phenothiazines for applications in catalysis and nanotechnology. DYES AND PIGMENTS , v. 177, p. 108314, 2020.
-
Santos, Hebert Freitas dos ; AMARAL, C.L.C. . Experimentação investigativa: aprendizagem de conceitos químicos através da montagem parcial de uma estação de tratamento de água. SCIENTIA NATURALIS , v. 1, p. 281-296, 2019.
-
ARAÚJO-CHAVES, JULIANA CASARES ; BELLINI, BIANCA ; Santos, Hebert Freitas dos ; ROSA, DERVAL SANTOS ; Nantes-Cardoso, Iseli Lourenço . Duplo Benefício Ambiental pela Remoção de Corantes Fotosensibilizadores da Água com Uso de Resíduo Sólido Particulado. Materia-Rio de Janeiro , v. 24, p. 1-10, 2019.
-
Brito, Adrianne Marlise Mendes ; Santos, Hebert Freitas dos ; Nantes-Cardoso, Iseli Lourenço . ESTRATÉGIA EXPERIMENTAL PARA ANÁLISE ESPECTROSCÓPICA DE ESTADOS AGREGADOS DE CORANTES. Teorias e Métodos da Biofísica. 1ed.: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. , p. 43-59.
-
Santos, Hebert Freitas dos ; Cardoso, Iseli Lourenço Nantes . TECNOLOGIA E CULTURA NO ENSINO DE QUÍMICA. O Ensino de Química 1. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. , p. 119-135.
-
SANTOS, H. F. ; AMARAL, C.L.C. . Experimentação investigativa: aprendizagem de conceitos químicos através da montagem parcial de uma ETA. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química, 2018, Rio Branco. NÃO INFORMADO AINDA, 2018.
-
SANTOS, H. F. ; NANTES-CARDOSO, I. L. . Tecnologia e Cultura no Ensino de Química. In: XIX Encontro Nacional de Ensino de Química, 2018, Rio Branco. NÃO INFORMADO AINDA, 2018.
-
SANTOS, H. F. . Tecnologia e Cultura no ensino de funções orgânicas: Haleto orgânico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, H. F. . Experimentação investigativa: aprendizagem de conceitos químicos através da montagem parcial de uma estação de tratamento de água. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, H. F. . Tecnologia e Cultura no ensino de funções orgânicas: Haleto orgânico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
SANTOS, H. F. . Itinerários Formativos de maneira criativa. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, H. F. . O uso das tecnologias e os desafios da comunidade escolar no processo do ensino à distância. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, H. F. . Vestibular, suas mudanças e ENEM. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SANTOS, H. F. ; NANTES-CARDOSO, I. L. ; SANTOS, C. G. ; MENEZES, L. R. ; MIRANDA, E. G. A. ; MATA, D. ; BELLETI, E. ; BRITO, A. M. M. ; CARMO, M. P. ; SILVA, T. M. M. . Tecnologia e Cultura no ensino de Química. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, H. F. . Haleto orgânico. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).
Prêmios
2021
Prêmio Destaque Educação - 3º lugar, Iteduc.
2011
IX Jornada de Iniciação Científica, PIBIC - UnG.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. , Avenida dos Estados,5001, Santa Terezinha, 09210580 - Santo André, SP - Brasil, Telefone: (11) 49960001, Ramal: 7494, URL da Homepage:
Experiência profissional
2020 - 2020
Faculdade de Tecnologia Victor CivitaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor do NOVOTEC
Disciplinas:
Química aplicada
Boas práticas de laboratório
Projeto integrador
2019 - 2019
Faculdade de Tecnologia Victor CivitaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Aula preparatória para o vestibular
2018 - 2018
Faculdade de Tecnologia Victor CivitaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Aula preparatória para o vestibular
2017 - 2017
Faculdade de Tecnologia Victor CivitaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Aula preparatória para o vestibular
2016 - 2016
Faculdade de Tecnologia Victor CivitaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Aula preparatória para o vestibular
2019 - Atual
Colégio Saint GermainVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular e assistente de coordenação, Carga horária: 22
2011 - 2016
Colégio Saint GermainVínculo: funcionário privado, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrava aulas teóricas e práticas das referidas disciplinas seguindo material apostilado Ético e posteriormente Anglo, promovia projetos interdisciplinares, participava de feiras, eventos e outras atividades do colégio e de atividades extracurriculares como atividades de campo, visitas à museus, feiras estudantis, além da realização de trabalhos voltados à orientação vocacional e formatação de trabalhos seguindo as normas ABNT. Responsável pela coordenação do laboratório didático e pela compra de materiais para o mesmo e no período de 2011/2014 coordenador da montagem, organização e aplicação de simulados bimestrais e de ENEM.
2011 - 2011
Universidade de GuarulhosVínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações:
Projeto: Novas propostas, elaboração e desenvolvimento de material didático para as disciplinas de Química Experimental e Inorgânica
2020 - 2021
Colégio Augusto RamosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 6
2021 - 2022
Associação Educativa Campos SallesVínculo: PJ, Enquadramento Funcional: Tutor EaD, Carga horária: 20
2022 - 2022
Instituto Brasileiro de Tecnologia AvançadaVínculo: MEI, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática Aplicada e Projeto
2023 - 2023
CURSO PRÉ-VESTIBULAR OBJETIVOVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministrei aulas regulares com foco nos vestibulares e preparatórias para Enem seguindo material apostilado do sistema.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Hebert Freitas dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?