Marcelo Vieira Migliorini
Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professor adjunto de ciências químicas da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul lotado na Unidade de Santa Cruz do Sul e Professor Efeitivo do Mestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul na Unidade de Guaíba (PPGSTEM-UERGS). Tem experiência na área de Química e Ensino de Quimica destacando-se na área de ressignificação dos conceitos de Química no Ensino Médio, cromatografia gasosa bidimensional abrangente, produção e caracterização de bio-óleos,
Informações coletadas do Lattes em 10/07/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Química
2010 - 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Aplicação de cromatografia gasosa bidimensional abrangente e espectometria de massas por tempo de voo no estudo dos bio-óleos obtidos pela pirólise da palha de cana-de-açúcar e do caroço de pêssego
, Ano de obtenção: 2014. Elina Bastos Caramão. Palavras-chave: Cromatografia bidimensional abrangente; Bioenergia; biomassa; Pirólise.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Mestrado em Química
2007 - 2009
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Líquidos iônicos para a preaparação de híbridos de sílica e suas aplicações na formação de compósitos poliméricos, Ano de Obtenção: 2009
Henri Stephan Schrekker.Palavras-chave: sílicas; Líquidos iônicos; COMPÓSITOS.
Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Química
2000 - 2005
Universidade Federal de Pelotas
Título: Síntese Orgânica utilizando suportes sòlidos inorgânicos e microondas
Orientador: Geonir Machado Siqueira
Formação complementar
2009 - 2009
Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC ou CLAE). (Carga horária: 12h). , Instituto Internacional de Cromatografia, IIC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em I Escola de Inverno em Química Combinatória. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2005 - 2005
II Semana Acadêmica do Curso de Química. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2004 - 2005
Extensão universitária em Desafio Pré-Vestibular. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Escola de Inverno em Química Orgânica. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2004 - 2004
Introdução a Quimica Forense. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2003 - 2004
Extensão universitária em Desafio Pré-Vestibular. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2003 - 2003
I Semana Acadêmica da Químca - Qualidade das Águas. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2002 - 2003
Extensão universitária em Desafio Pré-Vestibular. (Carga horária: 94h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2002 - 2003
Extensão universitária em Desafio Pré-Vestibular. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Observatório Educativo Intinerante. (Carga horária: 23h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2001 - 2002
Extensão universitária em Desafio Pré-Vestibular. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2001 - 2001
Preservação de alimentos por radiação. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2000 - 2000
Princípios gerais de segurança de laboratório. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Cromatografia Gasosa.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.
Participação em eventos
Forum de Àreas. 2017. (Encontro).
5 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e 1ª Jornada de Pós Graduaçao da UERGS.5 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e 1ª Jornada de Pós Graduaçao da UERGS. 2015. (Outra).
5 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e 1ª Jornada de Pós Graduaçao da UERGS.5 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e 1ª Jornada de Pós Graduaçao da UERGS. 2015. (Outra).
Encontro de Divulgação Científica dos Avanços das Atividades do Casadinho/procardinh. 2015. (Encontro).
4 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e 1ª Jornada de Pós Graduaçao da UERGS.4 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e 1ª Jornada de Pós Graduaçao da UERGS. 2014. (Outra).
Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionais. Caracterização de Bio-oleos obtidos pela pirólise de biomassas residuais via cromatografia gasosa mono e bidimensional. 2012. (Congresso).
II Encontro PROCAD UFRGS/UNIT UFRGS/PGCIMAT e UNIT/PPGET. 2011. (Encontro).
IV Escola Temática em Química - Cromatografia e técnicas afins.Cromatografia Gasosa e Liquida - Processamento de Dados. 2011. (Outra).
IV Escola Temática em Química - Cromatografia e técnicas afins.participante. 2011. (Outra).
IV Escola Temática em Química - Cromatografia e técnicas afins.Introdução a Cromatografia gasosa bidmensional abrangente. 2011. (Outra).
IV Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Afins (SIMCRO 2010).Caracterização via GC/MS do bio-óleo obtido pela pirólise de endocarpos lenhosos de pêssego. 2010. (Simpósio).
XIII Encontro de Química da Região Sul - A Importância dos Encontros cientificos na formação do Quimico.XIII Encontro de Química da Região Sul - A Importância dos Encontros cientificos na formação do Quimici. 2005. (Encontro).
XII Encontro de Química da Região Sul - Quimica Tecnológica e Desenvolvimento.XII Encontro de Química da Região Sul - Quimica Tecnológica e Desenvolvimento. 2004. (Encontro).
XI Encontro de Química da Região Sul - A Química e os Novos Desafios.XI Encontro de Química da Região Sul - A Química e os Novos Desafios. 2003. (Encontro).
XXII EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Químca.XXII EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Químca. 2002. (Encontro).
21 EDEQ - Encontro De Debates Sobre O Ensino De Química.21 EDEQ - Encontro De Debates Sobre O Ensino De Química. 2001. (Encontro).
IX Encontro De Química Da Região Sul.IX Encontro De Química Da Região Sul. 2001. (Encontro).
II Encontro Latino Americano De Ensino De Química, X Encontro Nacional De Ensino De Química e XX Encontro De Debates Sobre O Ensino De Química No Rio Grande Do Sul.II Encontro Latino Americano De Ensino De Química, X Encontro Nacional De Ensino De Química e XX Encontro De Debates Sobre O Ensino De Química No Rio Grande Do Sul. 2000. (Encontro).
Participação em bancas
ROBAINA, J. V. L.; FENNER, R. S.; PAZINATO, M. S.;Migliorini, M.V.. A importancia das metodologias e do trabalho grupal no desenvolvimento do pensamento cientifico no ensino de química. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
KORZENOWSKI, C.; MAFFESONI, D.;MIGLIORINI, M. V.. Tecnologias de incineração de resíduos sólidos para recuperação de energia e seus impactos ambientais: um estudo de revisão no Brasil. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental na Indústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
MALMANN, C. M.; VEBBER, G. C.; PREUSSLER, V. V.;MIGLIORINI, M. V.. Smartphones no ensino de Física: a viabilidade do uso como ferramenta no processo de aprendizagem. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
MIGLIORINI, M. V.; LANGRECA, I. H.; NUNES, M. R. S.. Reflexoes sobre a importância do de Laboratórios Virtuais de Aprendizagem em Qupimica. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
MIGLIORINI, M. V.; HOPPE, M. M. W.; ZAMBERLAN, P. M.. A importância e os principais desafios do Ensino de Ciências do ensino fundamental. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
Migliorini, Marcelo V.; LEAES, F. L.; AVILA, D. T.. Determinação de Agrotóxicos em Mel Produzido na Região das Missões-RS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Segurança Alimentar e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DRESCHER, M. S.; PORTELA, E. M. F.;MIGLIORINI, M. V.. Diagnóstico de Produtores Rurais e Seus Conhecimentos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Segurança Alimentar e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
OGEDA, C. H.; LEAES, F. L.;MIGLIORINI, M. V.. Obesidade e Substitutos Parciais de refeições: um estudo de caso no município de São Luiz Gonzaga - RS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Segurança Alimentar e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
OGEDA, C. H.; AVILA, D. T.;MIGLIORINI, M. V.. Salga e Defumação de piava e traira: aspectos tecnológicos e avaliação sensorial. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Segurança Alimentar e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
AGUSTINI, K.; DRESCHER, M. S.;MIGLIORINI, M. V.; SIPPERT, L.. Efeito dos Agrotóxicos na incidência de câncer: uma controvérsia sociocientífica e sua abordagem no ensino de ciências. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Segurança Alimentar e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
PADILHA, A. F. A.; SIPPERT, L.; ZANNELA, A. K.;MIGLIORINI, M. V.. A prática da leitura e do letramento na EJA nas totalidades 5 e 6. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
OLIVEIRA, F. B.; SIPPERT, L.; A. A. da Luz;MIGLIORINI, M. V.. A Juvenilização da Eja. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
ZAN, L. D.; ALMEIDA, P. S.; ZANNELA, A. K.;MIGLIORINI, M. V.. A Educação de Jovens e Adultos e suas Mudanças. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
MOREIRA, R. R.; SIPPERT, L.; ZANNELA, A. K.;MIGLIORINI, M. V.. Oralidade e Escrita na EJA: Um olhar a partir dos parametros curriculares nacionais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
SOARES, S. E.; SIPPERT, L.; ZANNELA, A. K.;MIGLIORINI, M. V.. A Ludicidade da alfabetização de Jovens e Adultos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
CARDOSO, R.; SIPPERT, L.; LUZ, A. A.;MIGLIORINI, M. V.. ABC... o lúdico na alfabetização de jovens e adultos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
SOUZA, F. A. N.; LUZ, A. A.; ALMEIDA, P. S.;MIGLIORINI, M. V.. Motivações para evasão ou permanencia da EJA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
OHLWEILER, M. F.; SIPPERT, L.; LAU, A. H.;MIGLIORINI, M. V.. As novas tecnologias de informação e comunicação no ensino da educação profissional. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Plano Nacional de Formação de Professores) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
SCHIMITH, A.; TESSELER, F. A.; SIPPERT, L.;MIGLIORINI, M. V.. A contribuição da UNICOPER para o cultivo orgânico para a região de Santa Rosa/RS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Plano Nacional de Formação de Professores) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
FEISTEL, K. C. R. S.; LAU, A. H.; TESSELER, F. A.;MIGLIORINI, M. V.. A interdisciplinariedade do curso técnico de administração. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Plano Nacional de Formação de Professores) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
OGEDA, C. H.; LEAES, F. L.;MIGLIORINI, M. V.. ELABORAÇÃO DE MASSA FRESCA TIPO FETTUCCINE ENRIQUECIDA COM MIX DE FARINHAS DA FRAÇÃO FOLIAR DE HORTALIÇAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
LEAES, F. L.; OGEDA, C. H.;MIGLIORINI, M. V.. ADEQUAÇÃO DE ROTULAGEM DE PRODUTOS FUNCIONAIS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
LEAES, F. L.; MEIRELES, R. N.;MIGLIORINI, M. V.. ANÁLISE DOS PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE E QUALIDADE DO BENEFICIAMENTO DE ENVOLTÓRIOS SUÍNOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
LEAES, F. L.; OGEDA, C. H.;MIGLIORINI, M. V.. AVALIAÇÃO DOS RÓTULOS DE LINGUIÇAS PRODUZIDAS E COMERCIALIZADAS EM SUPERMERCADOS E AÇOUGUES DE SÃO LUIZ GONZAGA - RS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
LEAES, F. L.; PORTELA, E. M. F.;MIGLIORINI, M. V.. BROTOS DE ALFAFA EM CONSERVA: ACEITAÇÃO PELOS CONSUMIDORES DE SÃO LUIZ GONZAGA - RS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
LEAES, F. L.; OGEDA, C. H.;MIGLIORINI, M. V.. CONSUMO DE KEFIR DE LEITE NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIZ GONZAGA ? RS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
OGEDA, C. H.; MEIRELES, R. N.;MIGLIORINI, M. V.. ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DE HIDROMEL CLÁSSICO E DE MELOMEL DE JABUTICABA (PLINIA CAULIFLORA). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
PIRES, P. R.; LEAES, F. L.; GOMES, F. D.;MIGLIORINI, M. V.. Avaliação Sensorial do Queijo maturado na cerveja no município de São Luiz Gonzaga. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
MARQUES, T. M.; LEAES, F. L.; GOMES, F. D.;MIGLIORINI, M. V.. Avaliação da Qualidade fisico-química e microbiológica de leite proveniente da associação de produtores assistidos pela Emater/RS no município de Sao Luiz Gonzaga/RS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
SANTOS, E. P.; LEAES, F. L.; GOMES, F. D.;MIGLIORINI, M. V.. Desenvolvimento de Linguiça mista com queijo e tomate. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
SANTOS, D. M.; LEAES, F. L.; GOMES, F. D.;MIGLIORINI, M. V.. Segurança dos alimentos em ambiente doméstico no município de Sao Luiz Gonzaga. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
PORCIUNCULA, C. B.; SILVA, R. S.;Migliorini, M.V.. Nanopartículas Core-Shell: Síntese, classificação e aplicações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DRESCHER, M. S.;MIGLIORINI, M. V.; PORTELA, E. M. F.. Assessoramento na Promoção da Inclusão Social e Produtiva no município de São Nicolau-RS. 2016.
HEIZMANN, V. R. P.; LEAES, F. L.; OGEDA, C. H.;MIGLIORINI, M. V.. Fabricação de Biscoitos Artesanais - Biscoitos Rosélia - Doce Sabor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
FERREIRA, J. M. B.; LEAES, F. L.; OGEDA, C. H.;MIGLIORINI, M. V.. Beneficiamento de Arroz - Engenho 7 Povos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
FRONZA, F.; OGEDA, C. H.; LEAES, F. L.;MIGLIORINI, M. V.. Adequação de uma Agroindustria de queijo através de um processo de sensibilização e orientação em São Luiz Gonzaga. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
DRESCHER, M. S.;MIGLIORINI, M. V.; OGEDA, C. H.. Acompanhamento de Assistência Técnica Promovida pela Coopatrigo no Município de Caibaté-RS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agropecuária Integrada) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
LUZ, A. A.; MAURENTE, V. M. M.;MIGLIORINI, M. V.. Ser e ser percebido: A corporiedade mediando inclusão e exclusão nas escolas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
LUZ, A. A.; MAURENTE, V. M. M.;MIGLIORINI, M. V.. Inclusão Escolar: um olhar entre o ideal e o real. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
LUZ, A. A.; MAURENTE, V. M. M.;MIGLIORINI, M. V.. Um Olhar sobre a ludicidade em sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
LUZ, A. A.; MAURENTE, V. M. M.;MIGLIORINI, M. V.. Linguagem, cidadania e a leitura nos anos inicias. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
LUZ, A. A.; MAURENTE, V. M. M.;MIGLIORINI, M. V.. Inclusão Escolar: Um olhar sobre a ótica da preparação docente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
LUZ, A. A.; MAURENTE, V. M. M.;MIGLIORINI, M. V.. A Ludicidade como suporte pedagógico na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
LUZ, A. A.; MAURENTE, V. M. M.;MIGLIORINI, M. V.. Mamãe o Professor Sumiu: A ausência da figura masculina nos anos iniciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
A. A. da Luz; MAURENTE, V. M. M.;MIGLIORINI, M. V.. O Lúdico na aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
LUZ, A. A.; MAURENTE, V. M. M.;MIGLIORINI, M. V.. Educação Inclusiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
MIGLIORINI, M. V.. Banca de Avaliação de Desempenho Didático. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
Orientou
Efeito Indutivo como ferramenta didática para conteúdos de Quimica no ensino médio; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS, ENGENHARI) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; (Orientador);
RESSIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DO ASSUNTO ELETRONEGATIVIDADE; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS, ENGENHARI) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Cromatografia em papel como recurso para aulas práticas no ensino de quimica; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
Uma sequencia didática para o ensino da tabela periódica para alunos do ensino médio por meio do site ptable; com; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
eflexões sobre a Importância de Laboratórios Virtuais de Aprendizagem em Química; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
A Importância e os Principais Desafios para o Ensino de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
Determinação de Agrotóxicos em Tomates Comercializados no município de São Luiz Gonzaga; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Segurança Alimentar e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
Determinação de Agrotóxicos em Alfaces Produzidos no Município de São Luiz Gonzaga; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Segurança Alimentar e Agroecologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
A importância do ensino de gestão empresarial nos cursos técnicos de informática; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Plano Nacional de Formação de Professores) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
Aplicação da norma regulamentadora NR-10 na disciplina de projetos elétricos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Plano Nacional de Formação de Professores) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
Uma breve revisão sobre o uso de biossensores para o monitoramento de poluentes fenólicos em efluentes; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
PRODUÇÃO DE UM BIO-ÓLEO DERIVADO DO ENDOCARPO LENHOSO DE PÊSSEGO E SUA CARACTERIZAÇÃO POR CROMATOGRAFIA GASOSA ACOPLADA À ESPECTOMETRIA DE MASSA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
Analises Químicas em tanques de psicultura no municipio de São Luiz Gonzaga; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
Glutamato Monossódico - Uma História Dentro da Alimentação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
GESTÃO AMBIENTAL HOSPITALAR; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
ACOMPANHAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE ROTINAS LABORATORIAIS NOS LABORATÓRIOS DE ANÁLISES FISICO- QUÍMICAS E MICROBIOLOGICAS ? NA INDÚSTRIA DE BEBIDAS XUK ? EM SANTA CRUZ DO SUL - RS; 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
PLICAÇÃO DE BIOFERTILIZANTE NA PRODUÇÃO DE ALFACE (Lactuca sativa L; ); 2021; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
PRODUÇÃO ORGANICA DE FRUTAS, HORTALIÇAS E DERIVADOS DE CANA NA REGIÃO DE SÃO LUIZ GONZAGA-RS; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
ESTÁGIO NO AÇOUGUE LOCALIZADO EM SUPERMERCADO NA CIDADE DE SÃO LUIZ GONZAGA; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
SIM- SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL PREFEITURA MUNICIPAL DE ROQUE GONZALES; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
Monitoria da Disciplina de Matemática Aplicada; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
Supervisão de Estágio do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes/Parfor; 2015; Orientação de outra natureza; (Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes - PARFOR) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
Supervisão de Estágio do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes/Parfor; 2015; Orientação de outra natureza; (Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes - PARFOR) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
Monitoria da Disciplina Seminário Integrador I - História e constituição das ciencias; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Marcelo Vieira Migliorini;
Produções bibliográficas
-
MIGLIORINI, M. V. ; MORAES, M. S. A. ; MACHADO, MARIA ELISABETE ; Caramão, Elina Bastos . Caracterizaçãodefenóisnobio-óleodapirólisedecaroço de pêssego por GC/MS e GCGC/TOFMS. Scientia Chromatographica , v. 5, p. 47-65, 2013.
-
ALMEIDA, TARCIANA M. ; BISPO, MOZART D. ; CARDOSO, ANNE R. T. ; Migliorini, Marcelo V. ; SCHENA, TIAGO ; DE CAMPOS, MARIA CECILIA V. ; MACHADO, MARIA ELISABETE ; LÓPEZ, JORGE A. ; KRAUSE, LAIZA C. ; CARAMÃO, ELINA B. . Preliminary Studies of Bio-oil from Fast Pyrolysis of Coconut Fibers. Journal of Agricultural and Food Chemistry , v. 61, p. 6812-6821, 2013.
-
Moraes, Maria Silvana Aranda ; Migliorini, Marcelo Vieira ; Damasceno, Flaviana Cardoso ; Georges, Fernando ; Almeida, Suelen ; Zini, Cláudia Alcaraz ; Jacques, Rosângela Assis ; Caramão, Elina Bastos . Qualitative analysis of bio oils of agricultural residues obtained through pyrolysis using comprehensive two dimensional gas chromatography with time-of-flight mass spectrometric detector. Journal of Analytical and Applied Pyrolysis (Print) , v. xx, p. xx-xx, 2012.
-
MORAES, M. S. A. ; Moraes, Maria Silvana Aranda ; BORTOLUZZI, JANAÍNA HEBERLE ; MIGLIORINI, M. V. ; ZINI, CLÁUDIAALCARAZ ; CARAMÃO, ELINA BASTOS . Cromatografia gasosa bidimensional abrangente aplicada à análise qualitativa dos componentes majoritários do bio-óleo da pirólise de bagaço de laranja. Scientia Chromatographica , v. 3, p. 301-314, 2011.
-
STRACKE, M. P. ; MIGLIORINI, M. V. ; Lissner, E. ; SCHREKKER, H. S. ; Back, D. ; Lang, E. S. ; DUPONT, J. ; Gonçalves, R. S. . Electrochemical methodology for determination of imidazolium ionic liquids (solids at room temperature) properties: influence of the temperature. New Journal of Chemistry (1987) , v. 33, p. 82, 2009.
-
Stracke, M.P. ; Migliorini, M.V. ; Lissner, E. ; Schrekker, H.S. ; DUPONT, J. ; Gonçalves, R.S. . Imidazolium ionic liquids as electrolytes for manganese dioxide free Leclanché batteries. Applied Energy , v. 86, p. 1512-1516, 2009.
-
MIGLIORINI, M. V. ; DONATO, R. K. ; BENVEGNU, M. A. ; DUPONT, J. ; GONCALVES, R. S. ; SCHREKKER, H. S. . Imidazolium ionic liquid-water mixtures: The formation of a new species that inhibits the electrocatalytical charge transfer processes on a platinum surface. Catalysis Communications , v. 9, p. 971-975, 2008.
-
DONATO, R. K. ; MIGLIORINI, M. V. ; Benvegnú, M. A. ; STRACKE, M. P. ; Gelesky, M. A. ; Pavan, F. A. ; Schrekker, C. M. L. ; Benvenutti, E. V. ; DUPONT, J. ; SCHREKKER, H. S. . Synthesis of silica xerogels with highly distinct morphologies in the presence of imidazolium ionic liquids. Journal of Sol-Gel Science and Technology , v. 49, p. 71-77, 2008.
-
Migliorini, Marcelo V. ; Donato, Ricardo K. ; Benvegnú, Moisés A. ; Gonçalves, Reinaldo S. ; Schrekker, Henri S. . Imidazolium ionic liquids as bifunctional materials (morphology controller and pre-catalyst) for the preparation of xerogel silicas. Journal of Sol-Gel Science and Technology , v. 48, p. 272-276, 2008.
-
DONATO, R. K. ; MIGLIORINI, M. V. ; BENVEGNU, M. A. ; DUPONT, J. ; GONCALVES, R. S. ; SCHREKKER, H. S. . The electrochemical properties of a platinum electrode in functionalized room temperature imidazolium ionic liquids. Journal of Solid State Electrochemistry (Print) , v. 11, p. 1481-1487, 2007.
-
GARCIA, I. T. S. ; MIGLIORINI, M. V. ; OLIVEIRA, M. A. M. . Alvorando a química. 1. ed. Porto Alegre: TotalBooks, 2021. v. 1. 62p .
-
Oliveira, Marco Antônio Moreira de ; Migliorini, Marcelo Vieira . RESSIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DO ASSUNTO ELETRONEGATIVIDADE. In: Jéssica Verger Nardeli. (Org.). Atividades de Ensino e de Pesquisa em Química 4. 4ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. 4, p. 156-171.
-
MIGLIORINI, M. V. ; BUTZEN, S. R. . A importância do ensino de gestão empresarial nos cursos técnicos em informática. In: Luciane Sippert; Helena Venites Sardagnas;Adriana Helena Lau. (Org.). Práticas e Vivências na Formação Docente no PEFPD/PARFOR na UERGS em São Luiz Gonzaga. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2017, v. 1, p. 180-190.
-
MIGLIORINI, M. V. ; GASPARIN, M. B. . Aplicação da Norma Regulamentadora NR-10 na disciplina de Projetos Elétrico. In: Luciane Sippert; Helena Venites Sardagnas;Adriana Helena Lau. (Org.). Práticas e Vivências na Formação Docente no PEFPD/PARFOR na UERGS em São Luiz Gonzaga. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2017, v. 1, p. 191-201.
-
MIGLIORINI, M. V. ; BOCACIO, C. B. ; GOMES, F. D. ; SIPPERT, L. . Práticas pedagógicas em ensino de Ciências/Biologia: Educação Ambientall em sala de aula e no ambiente escolar. In: Luciane Sippert; Helena Venites Sardagnas;Adriana Helena Lau. (Org.). Práticas e Vivências na Formação Docente no PEFPD/PARFOR na UERGS em São Luiz Gonzaga. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2017, v. 1, p. 94-103.
-
Benvegnú, M. A. ; MIGLIORINI, M. V. ; Donato, Ricardo K. ; Dupont, J. ; Schrekker, H.S. . Aspectos do Comportamento eletroquimico da platina em líquidos ionicos imidazólicos funcionalizados com o grupo trietileno glicol monometiléter. In: SIBEE- XVI Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica, 2007, Aguas de Lindóia. Aspectos do Comportamento eletroquimico da platina em líquidos ionicos imidazólicos funcionalizados com o grupo trietileno glicol monometiléter, 2007.
-
Oliveira, Marco Antônio Moreira de ; MIGLIORINI, M. V. . Ressignificação dos conceitos de química no ensino médio, através do assunto eletronegatividade. In: 43 Reuniao Anual Sociedade Brasileira de Química, 2020, -. Resumos 43 Reunião Anual Sociedade Brasileira de Quimica, 2020.
-
OLIVEIRA, M. A. M. ; MIGLIORINI, M. V. . RESSIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DO ASSUNTO ELETRONEGATIVIDADE. In: 26 Encontro de Química da Região Sul, 2019, Caxias do Sul. Livro de resumos - 26 Encontro de Química da Região Sul, 2019.
-
MORAES, M. S. A. ; MIGLIORINI, M. V. ; GEORGES, F. ; RODRIGUES, S. A. ; ZINI, C. A. ; CARAMAO, E. B. . Qualitative Analysis of Bio oils of Agricultural Residues Obtained Through Fast Pyrolysis Using Comprehensive Two Dimensional Gas Chromatography. In: 35th International Symposium on Capillary Chromatography, 26th International Symposium on MicroScale Bioseparations and 8th GCGC Symposium. In: 35th International Symposium on Capillary Chromatography, 26th International Symposium on MicroScale Bioseparations and 8th GCGC Symposium, 2011. 35th International Symposium on Capillary Chromatography, 26th International Symposium on MicroScale Bioseparations and 8th GCGC Symposium.
-
MORAES, M. S. A. ; GEORGES, F. ; MIGLIORINI, M. V. ; DAMASCENO, F. C. ; ZINI, C. A. ; JACQUES, R. A. ; CARAMAO, E. B. . GCGC/TOFMS Aplicada ao Estudo do Bio-óleo de Palha de Cana de Açúcar. In: 2 Congresso Analitica Latin America, 2011, São Paulo. 2 Congresso Analitica Latin America, 2011.
-
DAMASCENO, F. C. ; MORAES, M. S. A. ; MIGLIORINI, M. V. ; GONCALVES, P. R. ; KRAUZE, L. C. . Integração Pré-Vestibular UFPel: Um projeto de extensão dos discentes. In: XXIII EDEQ - Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química, 2003, Lajeado. XXIII EDEQ - Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química - Livro de Resumos, 2003.
-
GARCIA, I. T. S. ; PAZINATO, J. ; KRUGER, S. ; VASCONCELOS, E. ; LONGONI, A. ; Migliorini, M.V. ; REIZNAUTT, Q. ; DEFFERRARI, D. ; PORTO, F. ; BELMONTE, I. ; ROSSETO, L. ; REIS, T. ; OLIVEIRA, M. . The Dawn of Chemistry in the City of Alvorada. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MIGLIORINI, M. V. ; LEAES, F. L. ; SCHIMITZ, L. S. ; PIAIA, T. L. . Determinação de Resíduos de Agrotóxicos presentes em tomates comercializados do Município de São Luiz Gonzaga. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MIGLIORINI, M. V. ; ROSA, E. F. S. ; HENDGES, M. L. M. ; MARTINS NETO, S. B. . Atelier de Estudos e Produções: química nas aulas da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIGLIORINI, M. V. . Palestra sobre Meio Ambiente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIGLIORINI, M. V. ; ZANNELA, A. K. ; LUZ, A. A. ; OGEDA, C. H. ; SIPPERT, L. ; ALMEIDA, P. S. ; BOCACIO, C. B. . Galpão permanente de divulgação dos cursos e atividades da UERGS Unidade São LUiz Gonzaga. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIGLIORINI, M. V. . Formação continuada de professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIGLIORINI, M. V. . Caracterização de bio-oleos obtidos pela pirólise de biomassas residuais por GC/qMS e GCXGC/tof-MS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MIGLIORINI, M. V. . Ciência: pensar, fazer e ensinar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MACHADO, MARIA ELISABETE ; KIVES, N. ; MIGLIORINI, M. V. ; Zini, Cláudia Alcaraz ; CARAMÃO, ELINA B. . Evalution on Two Sets of Columns For the Characterization of Bio-Oil of Sugar Cane Straw Using Comprehensive Two Dimensional Gas Chromatography. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MIGLIORINI, M. V. ; MORAES, M. S. A. ; MACHADO, M. E. ; SILVA, J. M. ; JACQUES, R. A. ; CARAMÃO, E. B. . Caracterização de Bio-óleos obtidos pela pirólise de biomassas residuais via cromatografia gasosa monodimensional e bidimensional abrangente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACHADO, M. E. ; SILVA, J. M. ; MIGLIORINI, M. V. ; MORAES, M. S. A. ; CARAMÃO, E. B. ; ZINI, C. A. . Determinação de compostos sulfurados em alcatrão de carvão por cromatografia gasosa bidemsional abrangente empregando conjuntos de colunas de diferentes comprimentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAES, M. S. A. ; MIGLIORINI, M. V. ; SILVA, J. M. ; MACHADO, M. E. ; SOUZA, J. F. ; CARAMÃO, E. B. . Avaliação da Composição química dos bio-óleos de capim Elefante e fibra de coco utilizando Cromatografia Gasosa Bidimensional abrangente (GCxGC). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LENARDAO, E. J. ; SILVA, T. B. ; MIGLIORINI, M. V. ; PERIN, G. ; MOREIRA, D. N. ; SIQUEIRA, G. M. ; OSTOSI, N. T. ; FREITAG, R. A. . Esverdeando O Currículo de Química, 2004. (Tradução/Outra).
Outras produções
MIGLIORINI, M. V. ; OGEDA, C. H. ; LUZ, A. A. ; LEAES, F. L. ; SIPPERT, L. ; DRESCHER, M. S. ; ALMEIDA, P. S. ; ZANNELA, A. K. . UERGS- São Luiz Gonzaga na Expo São Luiz 2015: Divulgação dos cursos de Ciencia e Tecnologia de Alimentos e Póc Graduação em Segurança Alimentar e Agroecologia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MIGLIORINI, M. V. ; SIPPERT, L. ; LEAES, F. L. ; ZANNELA, A. K. ; LUZ, A. A. ; OGEDA, C. H. ; DRESCHER, M. S. ; ALMEIDA, P. S. . Jornal do Campus Regional IV: Espaço de divulgação e geração de informações e aprendizagens da UERGS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
RECURSOS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUIMIC, Descrição: a presente pesquisa intenciona desenvolver recursos experimentais de química correlacionando-os com os diversos ramos do conhecimento, a fim de associar a pesquisa à experimentação, permitindo a vivência prática dos conteúdos aprendidos, além da possibilidade de visualizá-los de uma forma prática. As práticas permitem o desafio real em que os alunos são instigados a solucionar problemas e entender os fenômenos, além de buscarem as respostas às dúvidas que surgirem... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcelo Vieira Migliorini - Integrante / Renato Letizia Garcia - Coordenador / Marco Antonio Moreira de Oliveira - Integrante.
-
2018 - Atual
Ressignicação dos conteúdos de Química a partir do conceito de eletronegatividade, Descrição: O presente projeto visa uma ressginificação dos conteúdos de química em ensino médio através de uma metodologia utilizando como eixo norteador o conceito eletronegatividade. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcelo Vieira Migliorini - Coordenador / Marco Antonio Moreira de Oliveira - Integrante.
-
2016 - 2019
Determinação de agortoxicos em alimentos produzidos no município de São Luiz Gonzaga, Descrição: Dentro da Perspectiva de segurança alimentar cabe a preocupação sobre alimentos potencialmente contaminados devido ao método de cultivo ou devido a contaminação colateral de diferentes culturas, neste trabalho estudasse a possibilidade de contaminação de alimentos produzidos no municipio de São Luiz Gonzaga, utilizando-se para tal metodologias analíticas de extração e cromatográficas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Vieira Migliorini - Coordenador / Marta Sandra Drescher - Integrante / Fernanda Leal Leães - Integrante / TIago Luersen Piaia - Integrante / Leiseline dos Santos Schmitz - Integrante.
Prêmios
2022
Patrono Curso Ciência e Tecnologia de Alimentos, Uergs - São Luiz Gonzaga.
2022
Prof. Homenageado - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Uergs - Santa Cruz do Sul.
2022
Prêmio Revista Virtual de Química ((RVq), Sociedade Brasileira de Química (SBQ).
2019
Prof. Homenageado - Cursos Ciência e Tecnologia de Alimentos, Uergs - São Luiz Gonzaga.
2011
ISCC and GCxGC Poster Award 2011, CASSS an International Separation Science Society.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Santa Cruz do Sul. , Avenida Independência, 2824, Renascença, 96816501 - Santa Cruz do Sul, RS - Brasil, Telefone: (51) 37156926, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - Atual
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto de Ciências Químicas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2015
Universidade Estadual do Rio Grande do SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente de Ciências Químicas, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2022
Ensino, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS, ENGENHARI, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Integrador F, Experimentos e Recursos Didáticos em Química
-
03/2022
Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral Experimental, Físico-Química, Métodos de Caracterização de Biocompostos, Trabalho de Conclusão de Curso II, Estágio Supervisionado
-
10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.,Cargo ou função, Membro titular da Comissão Permanente de Laboratório do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioenergia, Físico-Químca, Química Orgânica 2, Trabalho de Conclusão de Curso 2
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, quimica agricola
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS, ENGENHARI, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Integrador E
-
03/2021 - 07/2021
Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Química Inorgânica, Química Ambiental, Química Geral Experimental, Trabalho de conclusão de curso 1
-
03/2021 - 06/2021
Ensino, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS, ENGENHARI, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Experimentos e recursos didáticos em Química, Seminário Integrador D
-
05/2019 - 05/2021
Direção e administração, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Santa Cruz do Sul.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.
-
09/2020 - 01/2021
Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica II, Biocombustíveis, produção e caracterização
-
09/2020 - 01/2021
Ensino, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS, ENGENHARI, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Integrador C
-
06/2020 - 08/2020
Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso 1
-
06/2020 - 08/2020
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Instrumental
-
06/2020 - 08/2020
Ensino, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS, ENGENHARI, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Integrador B
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Instrumental
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica I, Química Geral Experimental, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Horticultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral e Orgânica
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS, ENGENHARI, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Integrador A
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, BIocombustíveis: Produção e caracterização, Físico-Química, Fundamentos de Química Analítica
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Horticultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Resíduos Agrícolas e Industriais
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Aplicada
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral Experimental
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tratamento Avançado e Reuso de Águas
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Agricola, Matemática Aplicada
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral, Matemática Aplicada
-
02/2016 - 07/2018
Serviços técnicos especializados , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.,Serviço realizado, Responsável técnico da Cooperativa Tritícola Regional confome Termo de Cooperação Técnica n 019/2015.
-
03/2015 - 07/2018
Direção e administração, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.,Cargo ou função, Chefe do Laboratório de Ciências da Unidade de São Luiz Gonzaga.
-
04/2018 - 05/2018
Ensino, Especialização em Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Experimentos e Recursos Didáticos em Química
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica Agricola, Física Aplicada
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Instrumental
-
05/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Integrador I ? História e Constituição das ciências
-
02/2017 - 07/2017
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Aplicada, Química Agrícola
-
02/2017 - 07/2017
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Aplicada
-
11/2016 - 12/2016
Ensino, Especialização em Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Experimentos e Recursos Didáticos em Química
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Instrumental, Física Aplicada, Química Orgânica
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Naturais: Anos Iniciais, Ciências Naturais: Eja, natureza e cultura: saberes e experiências na educação infantil
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística e Probabilidade, Matemática Aplicada, Química Geral
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ciências naturais: anos iniciais
-
05/2016 - 06/2016
Ensino, Especialização em Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos em Química
-
10/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciencias Naturais - Anos Iniciais
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisica Aplicada, Quimica Orgânica
-
03/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.,Cargo ou função, Integrante do Comite Gestor do Planejamento Estratégico Municipal do município de São Luiz Gonzaga.
-
01/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.,Cargo ou função, Representante da UERGS junto ao Comitê Municipal de Combate a Dengue.
-
08/2015 - 10/2015
Ensino, Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Física Aplicada A
-
03/2015 - 08/2015
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral
-
03/2015 - 08/2015
Ensino, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Aplicada
-
03/2015 - 08/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Naturais - EJA
-
03/2015 - 08/2015
Ensino, Agropecuária Integrada, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica
-
03/2015 - 08/2015
Ensino, Especialização Segurança Alimentar e Agroecologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
-
03/2015 - 08/2015
Ensino, Especialização em Educação de Jovens e Adultos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aspectos Teóricos e Estruturais do Trabalho de Conclusão de Curso
-
03/2015 - 08/2015
Ensino, Plano Nacional de Formação de Professores, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Tecnologia, Trabalho e Educação
-
12/2013 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Pesquisa e Pós Graduação da Unidade em São LUiz Gonzaga.
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Agropecuária Integrada, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral A
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Agropecuária Integrada, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Quimica Orgânica - B
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão e Tratamento de Resíduos Agroindustriais
-
08/2014 - 09/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.,Cargo ou função, Membro das Comissões Eleitorais Locais.
-
05/2014 - 09/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.,Cargo ou função, Representanta da UERGS no Conselho Municipal de Desenvolvimento.
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Agropecuária Integrada, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Integrador I - história e constituição das ciências
-
01/2014 - 02/2014
Ensino, Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Orgânica - B
-
12/2013 - 12/2013
Ensino, Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química de Alimentos
2013 - 2013
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesVínculo: Profissional Autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações:
Professor da disciplina de Química Geral e Experimental I para o curso de Engenharia Elétrica
Atividades
-
03/2013 - 08/2013
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral e Experimental I
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelo Vieira Migliorini e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?