Márcio Marques Martins
É Bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Licenciado em Química pela Universidade Luterana do Brasil (2005). É Doutor em Química Teórica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Foi Professor Adjunto Na UFN/Santa Maria e na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS. Coordenou o PIBID/CAPES/UNIFRA/Química Edital 018/2010 nA UFN 2010-2012, o Programa Residência Pedagógica/Química/UNIPAMPA 2020-2022, e o PIBID UNIPAMPA/Química 2022-2024.Tem experiência em Ensino de Química e de Ciências, Química Teórica e Computacional, Físico-Química, TIC no Ensino de Química e Ciências, EaD, Experimentação no Ensino. Atualmente é Professor do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Atuou no Mestrado Acadêmico em Ensino, no Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática/UNIFRA e no curso de Especialização em Modelagem Computacional em Ensino, Experimentação e Simulação da UNIPAMPA Bagé. É membro do grupo de pesquisa COEDUCAR: Aprender em ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores na linha de pesquisa "Formação de professores em redes de conversações". Mantém um blog sobre Química e TIC em http://digichem.org e dois canais no Youtube (youtu.be/marsjomm e youtu.be/fqtics).
Informações coletadas do Lattes em 18/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Química
2000 - 2004
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Influência de parâmetros moleculares em funções de correlação temporal na dinâmica de solvatação mecânica
, Ano de obtenção: 2004. Hubert Karl Stassen. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Dinâmica Molecular; Química Teórica e Computacional; Dinâmica de Solvatação; Processos dinâmicos em líquidos; Físico-química; Soluções. Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
Graduação em Formação Pedagógica para Docentes: Área de Química
2005 - 2005
Universidade Luterana do Brasil
Título: CF INCISO I, PARÁGRAFO 2° DO ART. 113 DA LEI FEDERAL 11.784/2008, E DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO CNE/CP N 02 DE 26/06/1997, DOU DE 15/07/97
Graduação em Bacharelado em Química
1994 - 1999
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O Efeito da Rotação na Dinâmica de Solvatação
Orientador: Hubert Karl Stassen
Formação complementar
2013 - 2013
Mapping With Google. (Carga horária: 20h). , Google Inc., GOOGLE, Estados Unidos.
2012 - 2012
Power Searching with Google. (Carga horária: 20h). , Google Inc., Google, Estados Unidos.
2011 - 2011
Experimentação e Modernidade no Ens e Apr Físic. (Carga horária: 35h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Ferramentas da Web 2.0: Google Sites. (Carga horária: 6h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
2009 - 2009
Laboratório terapêutico na técnica do Eneagrama. (Carga horária: 16h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
2008 - 2008
Ambiente Moodle-ferramenta de apoio à aprendizagem. (Carga horária: 3h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
2005 - 2006
Programa Especial Formação Pedagógica de Docentes. (Carga horária: 578h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Esperanto
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Interlíngua
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Química Teórica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Modelagem Molecular.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Ensino de Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.
Organização de eventos
MARTINS, M. M. . XI Café com Ciência. 2023. (Outro).
MARTINS, M. M. . X Café com Ciência. 2022. (Outro).
MARTINS, M. M. . IX Café com Ciências. 2021. (Outro).
Martins, Márcio M. . 33 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 2013. (Outro).
Bisognin, Eleni ; Bisognin, Vanilde ; ISAIA, S. M. A. ; CURY, H. N. ; Martins, Márcio M. . 2 Simpósio de Ensino de Física e de Matemática. 2012. (Outro).
Martins, Márcio M. . II Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS. 2012. (Outro).
Martins, Márcio M. . 3 Semana Acadêmica do Curso de Ciências. 2012. (Outro).
Martins, Márcio M. . I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA. 2011. (Outro).
Martins, Márcio M. ; CORTE, M. G. D. . Oficinas Pedagógicas. 2011. (Outro).
Martins, Márcio M. . I Curso de Capacitação de Bolsistas do PIBID/UNIFRA. 2010. (Outro).
de Oliveira, J. S. ; Appelt, H. R. ; MARTINS, M. M. . 29 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 2009. (Congresso).
MARTINS, M. M. ; de Oliveira, J. S. ; Appelt, H. R. . III Ciclo de Palestras do Curso de Química. 2008. (Outro).
MARTINS, M. M. . 14a Jornada Nacional de Educação. 2008. (Outro).
de Oliveira, J. S. ; MARTINS, M. M. ; Appelt, H. R. . II Ciclo de Palestras do Curso de Química. 2007. (Outro).
Participação em eventos
36 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 2016. (Encontro).
7 Congresso Brasileiro de Extensão Univetrsitária. .... 2016. (Congresso).
8 Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão..... 2016. (Outra).
35 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 2015. (Encontro).
34 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 2014. (Encontro).
III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS. 2013. (Outra).
II Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA.As TICs na formação do professor da Educação Básica. 2012. (Seminário).
II Webinar do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância. 2012. (Outra).
31 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 2011. (Encontro).
II Semana da Pedagogia: Cultura de Escola, desafios à formação e atuação docente.Avaliador de trabalhos apresentados nas "Rodas de Conversas Pibidianas". 2011. (Outra).
I Salão de Iniciação Científica UNIFRA.Avaliador dos trabalhos apresentados na modalidade "comunicação oral". 2011. (Outra).
I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA.Avaliador de trabalhos apresentados na modalidade oral. 2011. (Seminário).
I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA.Mesa Redonda 3 - Rodas de Conversas entre Universidade e Escola. 2011. (Seminário).
I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA.Práticas diferenciadas diferenciadas na formação e atuação de professores. 2011. (Seminário).
I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA. 2011. (Seminário).
Mesa redonda alusiva ao Ano Internacional da Química 2011.O que é Química Digital?. 2011. (Outra).
XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão.Avaliador de trabalhos apresentados nas modalidades "comunicação oral" e "pôster". 2011. (Simpósio).
30 Encontro de debates sobre o ensino de Química. 2010. (Encontro).
XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão.Integrante da Comissão Avaliadora de trabalhos científicos. 2010. (Simpósio).
28o Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Desenvolvimento de um experimento para o ensino de estequiometria e leis dos gases. 2008. (Encontro).
27o Encontro de debates sobre o ensino de química.As práticas de ensino como elementos facilitadores da formação dos futuros profissionais de educação. 2007. (Encontro).
II Encontro Estadual de Ensino de Física.II Encontro Estadual de Ensino de Física. 2007. (Encontro).
V Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática - V CNMEM.MODELO MATEMÁTICO DE ORBITAIS ATÔMICOS: O USO DO APLICATIVO MAPLE PARA OBTER RESULTADOS. 2007. (Outra).
XXX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. O uso de maple no ensino de físico-química: orbitais atômicos e moleculares. 2007. (Congresso).
14a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química da Região Sul. Usando Maple no ensino de orbitais atômicos. 2006. (Congresso).
14a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química da Região Sul. Obtenção de filmes finos de L-glutamina em substrato de silício. 2006. (Congresso).
14a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química da Região Sul. Usando Maple no ensino de orbitais atômicos. 2006. (Congresso).
1o Encontro sobre Selênio e Telúrio.Desenvolvimento de novos líquidos iônicos baseados em cátions calcogênios via cálculos ab initio. 2006. (Encontro).
26o Encontro de Debates sobre o ensino de química.Desenvolvimento de objeto de aprendizagem virtual em ambiente Flash MX. 2006. (Encontro).
26o Encontro de Debates sobre o ensino de química.Uma proposta didática para o estudo de orbitais atômicos nos cursos de licenciatura em química. 2006. (Encontro).
XXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Ferramentas Matemáticas no ensino de Química: Um estudo sobre orbitais atômicos. 2006. (Congresso).
II Semana Acadêmica do Curso de Química - A Química e o Desenvolvimento Tecnológico. 2005. (Encontro).
IV Semana Acadêmica dos Cursos de Bacharelado em Química Ambiental e Licenciatura em Química. 2005. (Outra).
I Colóquio interdiscplinar de dinâmica.I Colóquio Interdisciplinar de Dinâmica. 2002. (Outra).
Participação em bancas
YAMASAKI, A.; GIL, R. L.;MARTINS, M. M.. Percepções sobre a Utilização de AtividadesExperimentais no Ensino Remoto de Química. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pelotas.
UHMANN, R. I. M.; RIGO, N. M.;MARQUES MARTINS, MÁRCIO. Avaliação da Aprendizagem no Ensino De Ciências: Um Olhar para Documentos Curriculares. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade Federal da Fronteira Sul.
PRETTO, V.; VESTENA, R.;MARQUES MARTINS, MÁRCIO. UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE UM PRODUTO EDUCACIONAL: A MATEMÁTICA EM FOCO. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.
MARQUES MARTINS, MÁRCIO; JUNGES, F.; BULEGON, A. M.. DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO CICLO DA ÁGUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
MACKEDANZ, L. F.; RITTER, J.;MARTINS, M. M.; CASARTELLI, M. R. O.. Contextualizando o ensino de funções orgânicas a partir da ciência forense. 2021. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS) - Universidade Federal do Rio Grande.
MARTINS, M. M.; PERIOTTO, F.; GUADAGNINI, P. H.; FIRME, M. V. F.. ANÁLISE DO PROGRAMA ?ARBORIZAÇÃO URBANA? E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
MARTINS, M. M.; SAEURWEIN, I. P. S.; CICUTO, C. A. T.; FIRME, M. V. F.. Desenvolvimento de uma sequência didática para oensino de concepções sobre estrutura atômica e periodicidade química nas séries finais do ensino fundamental. 2020.
BULEGON, A. M.;Martins, Márcio M.; PRETTO, V.. A Física do olho humano: uma proposta para o ensino de óptica. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.
HECKLER, V.; DORNELES, A. M.;MARTINS, M. M.. Pesquisa-formação com professores de ciências na cibercultura: uma experiência na pós-graduação. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande.
BULEGON, A. M.;MARTINS, M. M.; PIGATTO, A. G. S.. CONTRIBUIÇÕES DA GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA MATEMÁTICA FINANCEIRA. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.
BULEGON, A. M.;MARTINS, M. M.. Formação de conceitos sobre condutividade térmica do curso normal: uma contribuição das tecnologias de informação e comunicação e atividades digitais. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.
BULHOES, L. O. S.; PEIXOTO, S. C.;MARTINS, M. M.. ?Pilhas: uma proposta para a compreensão do conceito de equilíbrio químico e de potencial redox. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.
Martins, Márcio M.; ZIMMERMANN, N. E. K.; FANTINEL, L.; GUADAGNINI, P. H.. O ensino interdisciplinar de ciências sob uma perspectiva físico-química: sequência didática sobre fisiologia vegetal. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
Martins, Márcio M.; ZIMMERMANN, N. E. K.; FANTINEL, L.; GUADAGNINI, P. H.. Desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de genética e seus aspectos químicos no ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
DORNELLES, P. F. T.; HEIDEMANN, L. A.;Martins, Márcio M.. Uso da modelagem científica como recurso instrucional para o desenvolvimento de atividades experimentais no ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
HOLZLE, L. R. B.;Martins, Márcio M.; MARTINS, T. L. C.. A utilização de experimentos e simulações no ensino de física com o uso do software tracker. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
GUADAGNINI, P. H.; SILVA, M. L. L.;MARTINS, M. M.. O uso da plataforma microcontrolada Arduino no Ensino de Eletrodinâmica. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
BULHOES, L. O. S.;MARTINS, M. M.; OLIVEIRA, G. O.; BULEGON, A. M.. O ensino do movimento bidimensional fundamentado pela perspectiva de Vygotsky por meio da utilização de jogos. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.
Martins, Márcio M.; BULEGON, A. M.; GUADAGNINI, P. H.. O ensino de conceitos científicos em espaços não formais de educação: uma experiência em um centro de educação ambiental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
HARTMANN, A. M.; SANTAROSA, M. C. P.;Martins, Márcio M.. O Ensino do conceito de densidade em ciências do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
GUADAGNINI, P. H.; OLIVEIRA, G. O.;Martins, Márcio M.. Experimentação e simulação computacional no ensino de estados físicos da matéria e transições de fase na educação básica. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
BULHOES, L. O. S.;Martins, Márcio M.; COSTA, D. K.; PEIXOTO, S. C.. Pilhas: uma proposta para a compreensão do conceito de equilíbrio químico e de potencial redox. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.
GUADAGNINI, P. H.;Martins, Márcio M.. Saberes populares locais e reação de fermentação: uma proposta para o ensino de química. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
BULEGON, A. M.;MARTINS, M. M.; OLIVEIRA, G. O.; CARMO-DOROW, T. S.. Contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação para o Ensino de Física na Abordagem do Tema História da Ciência. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.
BULEGON, A. M.;Martins, Márcio M.; OLIVEIRA, G. O.; Bisognin, Eleni. O uso de simulações e animações computacionais no estuda da conservação de energia mecânica. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.
TONET, L. G.; BULIGON, L.;Martins, Márcio M.; BRUM, V. F. M. C.. Estudo das equações do terceiro grau no ensino médio a partir da equação de van der Waals. 2014. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
BULEGON, A. M.;Martins, Márcio M.; OLIVEIRA, G. O.; PRETTO, V.. Um olhar sobre as TIC no ensino de Física. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.
Martins, Márcio M.; ISAIA, S. M. A.. O Estudo de Eletricidade no Ensino Médio, enfocando Associação de Resistores Elétricos: a interação das TICs com a sala de aula.. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.
BULEGON, A. M.;Martins, Márcio M.; OLIVEIRA, G. O.. Atividades didáticas baseadas em simulações computacionais no processo de ensino/aprendizagem da 2a Lei de Newton para estudantes da 1a série do ensino médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.
BULIGON, L.;Martins, Márcio M.; MATHIAS, C. V.; BINOTTO, R. R.; TONET, L. G.. Uma proposta para o ensino de funções através da utilização de objetos de aprendizagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.
BULHOES, L. O. S.; BULEGON, A. M.;Martins, Márcio M.. Física aplicada nas situações de trânsito. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.
PRETTO, V.; ANDREOLLA, C. V.;Martins, Márcio M.. O Ensino de Física no Quarto Ano do Ensino Fundamental a partir de uma comparação sociocultural. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.
Martins, Márcio M.; FAGAN, Solange B.. Tópicos de Física Moderna no Ensino Médio sob uma perspectiva do Nanomagnetismo. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.
Martins, Márcio M.; Burrow, R. A.; Back, D. F.. Síntese, análise estrutural e caracterização de novos compostos de coordenação de fenilseleninato de cobre(II). 2010. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Santa Maria.
MARTINS, M. M.; GONCALVES, P. F. B.; GALVAO, D.. Estudo Computacional de Líquidos Iônicos do tipo dialquilimidazólio. 2005. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
COSTA, D. K.; FIGUEIRA, A. C. M.; PIGATTO, A. G. S.; FANTINEL, L.;MARQUES MARTINS, MÁRCIO. EQUILÍBRIO QUÍMICO: DESENVOLVENDO CONCEITOS NO ENSINO SUPERIOR POR MEIO DE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS. 2022. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Franciscana.
SAUERWEIN, R. A.; MATHIAS, C. V.; PASTORIO, D. P.; LIBRELLOTO, G. R.;MARTINS, M. M.. CONJUNTO ESTRUTURADO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO INTRODUTÓRIO DE PROGRAMAÇÃO. 2022. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.
SAUERWEIN, R. A.; BULEGON, A. M.; SAUERWEIN, I. P. S.;Martins, Márcio M.; SANTOS, L. M. A.. Processos avaliativos reflexivos integrados a terefas contínuas no âmbito do ensino superior em Física. 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.
SAUERWEIN, R. A.; MATHIAS, C. V.; PASTORIO, D. P.; LIBRELOTTO, G. R.;MARTINS, M. M.. CONJUNTO ESTRUTURADO PARA O ENSINO INTRODUTÓRIO DEPROGRAMAÇÃO. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.
COSTA, D. K.; FIGUEIRA, A. C. M.;MARTINS, M. M.; FANTINEL, L.; PIGATTO, A. G. S.. Aprendizagem baseada em problemas: Uma proposta sobre o conceito de equilíbrio químico no ensino superior. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Franciscana.
SAUERWEIN, I. P. S.; MATHIAS, C. V.; BARIN, C. S.; SEPEL, L. M. N.;Martins, Márcio M.. A utilização de feedbacks estruturados na educação suerior: um estudo das potencialidades sobre avaliação formativa para estudantes de física básica. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.
SAUERWEIN, R. A.; BULEGON, A. M.; MATHIAS, C. V.; LEONEL, A. A.;Martins, Márcio M.. Processos avaliativos reflexivos integrados a tarefas contínuas no âmbito do ensino superior de Física. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.
FERREIRA, V. L. D.; FERREIRA, C. A. C.;MARQUES MARTINS, MÁRCIO. UM AMBIENTE VIRTUAL DEAPRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: Uma Abordagem a Parti r Das Metodologias Ati vas NaFormação Inicial De Professores. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Ensino) - Universidade Federal do Pampa.
GUADAGNINI, P. H.; JUNGES, F.;MARQUES MARTINS, MÁRCIO. A IMPRESSÃO 3D NO ENSINO DE QUÍMICA: PROJETO E FABRICAÇÃO DE MODELOS MOLECULARES E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DE ISOMERIA GEOMÉTRICA E ÓTICA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
GOI, M. E. J.; IGNACIO, P.; NICOLETTI, E. R.;Martins, Márcio M.. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALIADA À TEMÁTICA MEIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
FANTINEL, L.;Martins, Márcio M.; COSTA, D. K.; CARMO-DOROW, T. S.. A Bioquímica no Ensino Médio: possibilidads de ensino a partir de uma sequência didática. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Ensino de CIências e Matemática) - Cantro universitário franciscano.
LINDEMANN, R. H.; FREITAS, D. S.;Martins, Márcio M.. A pesquisa do estudante como potencialidade de problematizar hábitos contemporâneos sobre o consumo de chás: aprendizagens químicas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
BULEGON, A. M.;Martins, Márcio M.; CARMO-DOROW, T. S.; PRETTO, V.. Condutividade térmica: uma proposta de ensino para o curso normal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Cantro universitário franciscano.
HEIDEMANN, L. A.;MARTINS, M. M.; DORNELLES, P. F. T.. ?USO DA MODELAGEM CIENTÍFICA COMO RECURSO INSTRUCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO. 2017 - Universidade Federal do Pampa.
JUNGES, F.;Martins, Márcio M.; FREITAS, D. S.. Unidade de Ensino Potencialmente significativa (UEPS) para estudo das ligações químicas utilizando smartphones. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
Martins, Márcio M.; BARLETTE, V. E.; JUNGES, F.. Desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino da temática "calor" com o uso de hipermídias. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
Martins, Márcio M.; GUADAGNINI, P. H.; PAVAN, F.. Capim-Annoni-2 (Eragrostis plana ness) como biossorvente para a remoção do corante violeta de metila 10B de solução aquosa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ENGENHARIA) - Universidade Federal do Pampa.
Martins, Márcio M.; FREITAS, D. S.; GUADAGNINI, P. H.; CASARTELLI, M. R. O.. O ensino da célula através de uma abordagem bioquímica no ensino médio com o uso de hipermídias. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
JUNGES, F.; FREITAS, D. S.;Martins, Márcio M.. Os alimentos e seus nutrientes: uma proposta para o ensino de Ciências. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
GUADGNINI, P. H.; HOLZLE, L. R. B.;Martins, Márcio M.. Atividades de ensino de Química para o ensino médio sobre estados físicos da matéria utilizando experimentação real e simulada. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
HOLZLE, L. R. B.; MARRANGHELLO, G. F.;Martins, Márcio M.. textos de divulgação científica: uma ferramenta para o ensino de ciências. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
GUADAGNINI, P. H.; HOLZLE, L. R. B.;Martins, Márcio M.. Uma sequência didática para o ensino médio sobre os conceitos de mistura e métodos de separação utilizando um modelo experimental de estação de tratamento de água. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
Martins, Márcio M.; GUADGNINI, P. H.; HOLZLE, L. R. B.. O ensino de conceitos científicos em espaços não formais de educação: uma experiência em um centro de educação ambiental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
Martins, Márcio M.; OLIVEIRA, G. O.; BULEGON, A. M.. Contribuições das tecnologias de informação e comunicação para o ensino de física na abordagem do tema história da ciência. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.
MARTINS, M. M.; BARLETTE, V. E.; HOLZLE, L. R. B.; LINDEMANN, R. H.. O Ensino Interdisciplinar de Ciências sob uma perspectiva físico-química: uma sequência didática sobre fisiologia vegetal. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
MARTINS, M. M.; GUADAGNINI, P. H.; HOLZLE, L. R. B.; LINDEMANN, R. H.. Desenvolvimento de estratégias para o ensino interdiscipliinar de genética através de uma abordagem molecular de DNA e RNA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
LINDEMANN, R. H.;MARTINS, M. M.; ALVES, E. F.. Uma proposta para o ensino de estequiometria valorizando a mediação docente em sala de aula de química. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
LINDEMANN, R. H.; HARTMANN, A. M.;MARTINS, M. M.. Fármacos e automedicação: utilizando estratégias andragógicas para o ensino de Química Orgânica no EJA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
HARTMANN, A. M.;Martins, Márcio M.; BARLETTE, V. E.; LINDEMANN, R. H.. Química no Ensino Fundamental: Investigando questões ambientais em uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa.
Martins, Márcio M.; BULHOES, L. O. S.; OLIVEIRA, G. O.. O ensino do movimento 2D fundamentado pela perspectiva de Vygotsky por meio da utilização de jogos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.
BULEGON, A. M.; OLIVEIRA, G. O.;Martins, Márcio M.. O uso de simulações e animações computacionais no estudo de conservação da energia mecânica. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.
BULEGON, A. M.; OLIVEIRA, G. O.;Martins, Márcio M.. Um olhar sobre o uso das TIC no Ensino de Física. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.
BENTO, D. M.; DUARTE FILHO, P. F. M.; DIAS, F. L.;MARTINS, M. M.. ?A CASCA DO ARROZ COMO GERADOR DE ENERGIA: UMA ANÁLISEESTATÍSTICA UTILIZANDO O SOFTWARE R. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESP EM MODELAGEM COMPUT NO ENSINO, EXPERIM. E SIMULAÇÃO) - Universidade Federal do Pampa.
Martins, Márcio M.; GASTALDO, L. F.; FLORES, M. L. T.. Desenvolvimento de material didático digital para ensino de ciências e biologia com enfoque em ecologia e zoologia de borboletas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal da Fronteira Sul.
HOLZLE, L. R. B.;MARQUES MARTINS, MÁRCIO; ZIMMERMANN, N. E. K.. A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa.
SANGIOGO, F. A.;Martins, Márcio M.; PASTORIZA, B. S.; FREITAS, F. M.. Laboratório Virtual de Química: desenvolvimento e análise de ferramenta digital para o ensino de Cinética Química. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pelotas.
KIMURA, R. K.;MARQUES MARTINS, MÁRCIO; ZIMMERMANN, N. E. K.. ASTROQUÍMICA: A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO UNIVERSO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa.
MUNIZ, A. R. C.; JUNGES, F.; ARRUDA, A. D.;MARTINS, M. M.. SINTESE DO CATALISADOR DE Ni/Al2O3 PARA METANAÇÃO DE DIOXIDO DE CARBONO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Pampa.
BENTO, D. M.; ALVES, E. F.;MARTINS, M. M.. COMBUSTÍVEIS AUTOMOTIVOS: UM OLHAR ESTEQUIOMÉTRICO E COMPARATIVO SOBRE A EMISSÃO DE UM GÁS DO EFEITO ESTUFA PELA QUEIMA DA GASOLINA E DO ETANOL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa.
PAVAN, F. A.; ALVES, E. F.;MARTINS, M. M.. MEIO AMBIENTE COMO TEMÁTICA PARA O APRENDIZADO DE REAÇÕES ESTEQUIOMÉTRICAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa.
MARTINS, M. M.; JUNGES, F.; FIRME, M. V. F.. ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE VIDEOAULAS SOBRE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA E EXPERIMENTAÇÃO PELA TÉCNICA TIMELAPSE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa.
FIRME, M. V. F.; ALVES, E. F.;MARTINS, M. M.. HISTÓRIA HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DA INVENÇÃO DE MUNDOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa.
MUNIZ, A. R. C.; FEHLK, A.;MARTINS, M. M.. USO DA FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL (CFD) APLICADA AO ENSINO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Pampa.
SILVA, P. C. M. X. M. E.; BARLETTE, V. E.;MARTINS, M. M.. UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA USANDO UM OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL PARA A APRESENTAÇÃO DA TEORIA DA RELATIVIDADE ESPECIAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Pampa.
KIMURA, R. K.; FAVERI, R. B.;Martins, Márcio M.. A PRODUÇÃO DE CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Pampa.
SILVA, P. C. M. X. M. E.; BARLETTE, V. E.;Martins, Márcio M.. UMA PROPOSTA DE OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DA CINEMÁTICA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Pampa.
FERREIRA, V. L. D.; GONALVES, M. L. C.;Martins, Márcio M.. A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA KAHOOT COMO ESTRATÉGIA POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA : UM ESTUDO SOBRE MATRIZES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pampa.
MUNIZ, A. R. C.; ALMEIDA, A. R. F.; JUNGES, F.;Martins, Márcio M.. SINTESE E CARACTERIZAÇÃO DO CATALISADOR DE NI/AL2O3 PARA METANAÇÃO DE CO2. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Pampa.
MARRANGHELLO, G. F.;Martins, Márcio M.; IRALA, C. P.. ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS DE FICÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MATÉRIA ESCURA E A ESTRUTURA DA CIÊNCIA: UMA PROPOSTA A SER EXECUTADA NO PLANETÁRIO DA UNIPAMPA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Pampa.
JUNGES, F.;Martins, Márcio M.; GUNDEL, A.. A EXPANSÃO DO UNIVERSO COMO TEMA GERADOR PARA O ESTUDO DE MÉTODOS FÍSICOS DE SEPARAÇÃO DE MINÉRIOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Pampa.
GAY, D. S. F.; CASARTELLI, M. R. O.;Martins, Márcio M.. ARMAS QUÍMICAS: DO CONTEXTO ATUAL AO JÚRI POPULAR DE QUIMIRAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa.
ZIMMERMANN, N. E. K.;Martins, Márcio M.; FIRME, M. V. F.. ESSÊNCIAS E ÓLEOS ESSENCIAIS: UMA PROPOSTA NO ENSINO DE QUÍMICA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa.
MENEGAIS, D. A. F. N.; BIHAIN, A.;Martins, Márcio M.. Sequência Didática como Proposta Metodológica para a Aprendizagem Significativa da Geometria Espacial no Ensino Médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pampa.
Martins, Márcio M.; LIENDO, M. A.; CANABARRO, C. M.. Avaliação da utilização de um resíduo industrial para remoção da cor de uma solução de azul de metileno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Pampa.
Martins, Márcio M.; ZIMMERMANN, N. E. K.; FIRME, M. V. F.. Antocianinas como indicadores ácido-base com potencial aplicação no espaço escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa.
Martins, Márcio M.; FREITAS, D. S.; FIRME, M. V. F.; GAY, D. S. F.. O uso de estratégias inovadoras e de vídeos para o ensino de Química no EJA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa.
Martins, Márcio M.; HOLZLE, L. R. B.; LINDEMANN, R. H.. Estudo do teste Allium cepa como atividade experimental no ensino de Química Orgânica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa.
LINDEMANN, R. H.;Martins, Márcio M.; HOLZLE, L. R. B.. Contribuições do mestrado profissional em ensino de ciências na formação de professores de ciências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa.
GAY, D. S. F.; FREITAS, D. S.;Martins, Márcio M.. A utilização de diferentes metodologias na educação de jovens e adultos (EJA): proposições e discussões na influência do lúdico e vídeos na aprendizagem de conceitos químicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa.
PAVAN, F. A.; HOLZLE, L. R. B.;Martins, Márcio M.. Utilização de rejeito alimentar (casca de uva) na purificação de águas contendo corante sintético: experimentação simples e rápida para estudos de sorção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa.
BERTOLDO, J. V.;Martins, Márcio M.; Silva, A. M.. Conhecimento socio-ambiental de estudantes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública do município de Santa Maria referente à reciclagem de pilhas e baterias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Franciscana.
Martins, Márcio M.; Silva, A. M.; MORTARI, S. R.. Construção de modelos moleculares com material alternativo e de baixo custo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Franciscana.
Martins, Márcio M.de Oliveira, J. S.; Silva, A. M.. Fatores que influenciam na escolha pela docência em Química. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana.
Martins, Márcio M.de Oliveira, J. S.; Silva, A. M.. Química,educação ambiental e sustentabilidade: preservação da água. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana.
Martins, Márcio M.Appelt, H. R.; Silva, A. M.. Reciclar na escola e na vida. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana.
de Oliveira, J. S.Martins, Márcio M.; Silva, A. M.. Análise da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem no ensino de Química. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana.
de Oliveira, J. S.Martins, Márcio M.; FANTINEL, Leonardo. Utilização de atividades lúdicas e experimentais no ensino de Química: alternativas de ensino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana.
FANTINEL, Leonardo;de Oliveira, J. S.Martins, Márcio M.. Interdisciplinaridade na docência: Química, Física e Biologia no Ensino Médio Regular. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana.
de Oliveira, J. S.Martins, Márcio M.; Silva, A. M.. Cores inorgânicas: pigmentos utilizados na antiguidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana.
de Oliveira, J. S.Martins, Márcio M.; Silva, A. M.. Ludicidade e produção de materiais concretos adaptados a necessidades especiais aplicáveis ao ensino de química. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana.
Silva, A. M.;de Oliveira, J. S.Martins, Márcio M.. O uso de computadores no ensino de Química: uma proposta de inclusão de alunos surdos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana.
Martins, Márcio M.de Oliveira, J. S.; Silva, A. M.. Química de polímeros no ensino médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana.
Garcia, I. T. S.; DUARTE, A. T.;MARTINS, M. M.. Simulações de viscosidade de cisalhamento do metano líquido via metodologia da dinâmica molecular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pelotas.
Soares, L. U.; Doechner, N.;MARTINS, M. M.. Previsão de propriedades físico-químicas de líquidos iônicos através de cálculos de primeiros princípios. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
Martins, Márcio M.; MAYER, I.. Concurso para Professor de Físico-Química e Química Geral UFFS. 2015. Universidade Federal da Fronteira Sul.
MARTINS, M. A. R.;MARTINS, M. M.; FERRARO, J. L. S.. Ensino de ciências - Edital UNIPAMPA 083/2015. 2015. Universidade Federal do Pampa.
MARTINS, M. M.; GUADGNINI, P. H.; MISSAU, F. S.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto Edital 128/2016 UNIPAMPA. 2016. Universidade Federal do Pampa.
Martins, Márcio M.. Avaliador de Trabalhos no Evento 1 Cientista Mirim. 2016. Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Mércio Teixeira.
Martins, Márcio M.. Jurado no II Desafio PET Engenharias UNIPAMPA. 2016. Universidade Federal do Pampa.
Martins, Márcio M.. Avaliador de trabalhos na IV Mostra de Iniciação Científica de Engenharias. 2016. Universidade Federal do Pampa.
Comissão julgadora das bancas
MARTINI, Emilse Maria Agostini. Efeito da rotação na dinâmica da solvatação. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
STASSEN, H.; SKAF, M. S.; LIVOTTO, P. R.; NETZ, P. A.;DANI, S.. Influência de Parâmetros Moleculares em Funções de Correlação Temporal na Dinâmica de Solvatação. 2004. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
NETZ, P. A.; LIVOTTO, Paolo R.; SKAF, M. S.; DANI, S.. Influência de Parâmetros Moleculares em Funções de Correlação Temporal na Dinâmica de Solvatação. 2004. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SKAF, Munir SalomãoLIVOTTO, Paolo RobertoNETZ, Paulo AugustoDANI, Sílvia. Influência de parâmetros moleculares em Funções de Correlação Temporal na Dinâmica de Solvatação. 2004. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
LIVOTTO, Paolo RobertoNETZ, Paulo Augusto. Parâmetros moleculares e o efeito de cancelamento em Dinâmica de Solvatação. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Orientou
O ensino de fungos no ensino fundamental; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa; (Orientador);
Ficção Científica no Ensino de Ciências; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa; (Orientador);
Proposta de Ensino de Equilíbrio Químico numa perspectiva Ausubeliana; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa; (Orientador);
DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO CICLO DA ÁGUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa,; Orientador: Márcio Marques Martins;
Análise do programa ?arborização urbana? e sua contribuição para o ensino de ciências; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa,; Orientador: Márcio Marques Martins;
DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CONCEPÇÕES SOBRE ESTRUTURA ATÔMICA E PERIODICIDADE QUÍMICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa,; Orientador: Márcio Marques Martins;
Elaboração de uma sequência didática para o ensino de conceitos sobre troca de calor; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa,; Orientador: Márcio Marques Martins;
AVALIAÇÃO ERGONÔMICA-PEDAGÓGICA DE SOFTWARE EDUCATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Ensino) - Universidade Federal do Pampa,; Orientador: Márcio Marques Martins;
Um estudo interdiscplinar sobre as concepções de alunos do ensino médio sobre o tema; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Ensino) - Universidade Federal do Pampa,; Orientador: Márcio Marques Martins;
Proposta de ensino de fisiologia vegetal sob a otica fisico-quimica; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa,; Orientador: Márcio Marques Martins;
Desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino de biologia celular e seus aspectos químicos segundo os princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Marques Martins;
Proposta de ensno de genetica sob a otica molecular; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa,; Orientador: Márcio Marques Martins;
Química no ensino fundamental: investigando questões ambientais em uma ilha interdisciplinar de racionalidade; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa,; Coorientador: Márcio Marques Martins;
O ENSINO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa,; Orientador: Márcio Marques Martins;
Ensino de quimica contextualizado; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa,; Coorientador: Márcio Marques Martins;
Uma proposta para o ensino de funções através da utilização de objetos de aprendizagem; 2013; Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Márcio Marques Martins;
O ENSINO DA TRIGONOMETRIA NO CICLO TRIGONOMÉTRICO, POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Prof; em Ens; de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana,; Coorientador: Márcio Marques Martins;
Desenvolvimento de recursos didáticos digitais para o ensino de ciências e biologia com enfoque em ecologia e zoologia de borboletas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Márcio Marques Martins;
SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE ADSORÇÃO DE NITROGÊNIO EM ZEÓLITA PELO MÉTODO MONTE CARLO UTILIZANDO O SOFTWARE RASPA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Márcio Marques Martins;
ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE VIDEOAULAS SOBRE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA E EXPERIMENTAÇÃO PELA TÉCNICA TIMELAPSE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Márcio Marques Martins;
DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS USANDO PRINCÍPIOS DE GAMIFICAÇÃO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Márcio Marques Martins;
USO DA FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL (CFD) APLICADA AO ENSINO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Márcio Marques Martins;
CURSO DE NIVELAMENTO EM QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Márcio Marques Martins;
Gamificação no ensino de Química; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Márcio Marques Martins;
Antocianinas como indicadores ácido-base com potencial aplicação no espaço escolar; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Márcio Marques Martins;
Construção de modelos moleculares com materiais alternativos e de baixo custo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana; Orientador: Márcio Marques Martins;
Reciclar na escola e na vida; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana; Orientador: Márcio Marques Martins;
Química,educação ambiental e sustentabilidade: preservação da água; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana; Orientador: Márcio Marques Martins;
Química de polímeros no ensino médio; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana; Orientador: Márcio Marques Martins;
Fatores que influenciam na escolha pela docência em Química; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana; Orientador: Márcio Marques Martins;
Representação de estruturas químicas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana; Orientador: Márcio Marques Martins;
O uso de softwares no auxílio à representação molecular; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana; Orientador: Márcio Marques Martins;
Química de Polímeros no Ensino Médio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana; Orientador: Márcio Marques Martins;
Docência no ensino superior; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana; Orientador: Márcio Marques Martins;
Ensino de Química Ambiental e Sustentabilidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana; Orientador: Márcio Marques Martins;
Projeto Reciclar na vida e na escola; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana; Orientador: Márcio Marques Martins;
Simulação de viscosidade de cisalhamento através da metodologia da dinâmica molecular; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Márcio Marques Martins;
Criação e divulgação de experimentos de Química e ciências usando recursos da Web 2; 0; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Márcio Marques Martins;
Utilização e produção de material didático digital para o ensino de ciências e de matemática; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federal da Fronteira Sul; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana; Orientador: Márcio Marques Martins;
Descomplicando conceitos de Físico-Química; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Cantro universitário franciscano; Orientador: Márcio Marques Martins;
Avaliação de propriedades químicas e biológicas de carbohidratos por métodos computacionais; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Materiais) - Universidade Franciscana; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Marques Martins;
Caroline Rufino Pedrolo; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana; Orientador: Márcio Marques Martins;
Atuação no Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Franciscana; Orientador: Márcio Marques Martins;
Descomplicando conceitos de Físico-Química; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Cantro universitário franciscano, Cantro universitário franciscano; Orientador: Márcio Marques Martins;
Projeto mostra científica: as ciências naturais explicadas por meio de experimentos e equipamentos de fácil confecção; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Cantro universitário franciscano, Universidade Franciscana; Orientador: Márcio Marques Martins;
Estudo computacional da viscosidade de cisalhamento de halometanos através da metodologia da dinâmica molecular no equilíbrio; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Física Médica) - Universidade Franciscana, Universidade Franciscana; Orientador: Márcio Marques Martins;
Investigação teórica de propriedades de novos materiais baseados em cátions de selênio e telúrio e suas interações com nanopartículas; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Franciscana, Cantro universitário franciscano; Orientador: Márcio Marques Martins;
Viscosidade de cisalhamento do metano líquido via simulações de dinâmica molecular; 2006; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Márcio Marques Martins;
Foi orientado por
Adesão entre polipropileno e aço inoxidável; 1995; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ricardo Baumhardt Neto;
Propriedades Mecânicas e Mecânicas Dinâmicas de Ionômeros Obtidos a partir de Poli(butadieno); 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Liane Lucy de Lucca Freitas;
FATORES QUE AFETAM O EQUILÍBRIO DAS REAÇÕES QUÍMICAS; 2013; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Franciscana; Orientador: Anderson Luiz Ellwanger;
Influência de Parâmetros Moleculares em Funções de Correlação Temporal na Dinâmica de Solvatação Mecânica; 2004; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Hubert Karl Stassen;
Efeito de Rotação na Dinâmica de Solvtação; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Hubert Karl Stassen;
Produções bibliográficas
-
GRALA, K. ; ROSSETO, V. ; RODRIGUES, R. O. ; MARTINS, M. M. ; SAMPAIO, N. V. ; SAMPAIO, T. M. G. . O uso do QR Code para uma gestão inclusiva na arborização urbana de Bagé, RS. INTERAÇÕES , v. 23, p. 759-775, 2022.
-
RODRIGUEZ, V. F. S. ; MARASCHIN, A. A. ; HARTMANN, A. M. ; MARQUES MARTINS, MÁRCIO . Experimentação em espaços não formais de educação: o ensino de conceitos científicos em um centro de educação ambiental. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia , v. 10, p. 1-20, 2021.
-
MÜLLER KONFLANZ, GABRIEL ; DUARTE FERREIRA, VERA LÚCIA ; FONTANA NISXOTA MENEGAIS, DENICE APARECIDA ; MARQUES MARTINS, MÁRCIO . Unidade de Ensino Potencialmente Significativa mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino de Séries de Fourier. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática , v. 2, p. 446-468, 2020.
-
OSORIO, T. R. ; STOLL, V. G. ; MARTINS, M. M. . Energia como temática no Ensino de Ciências da Natureza: uma abordagem a partir de experimentações virtuais. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade , v. 5, p. 1-16, 2020.
-
OSORIO, T. R. ; STOLL, V. G. ; Martins, Márcio M. . Investigação na Formação Inicial. Revista Isnsignare Scientia , v. 3, p. 100-115, 2019.
-
OSORIO, T. R. ; STOLL, V. G. ; MARTINS, M. M. . Experimentação na abordagem da cinética química e catálise. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO BÁSICA , v. 4, p. 1-10, 2019.
-
OSORIO, T. R. ; STOLL, V. G. ; MARTINS, M. M. . Investigação na Formação Inicial: concepções sobre as TIC e a Energia no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Revista Insignare Scientia - RIS , v. 2, p. 22-36, 2019.
-
OSORIO, T. R. ; STOLL, V. G. ; Martins, Márcio M. . Energia e as TIC: Concepções dos licenciandos do Curso de Ciências da Natureza. Revista Querubim (Online) , v. 4, p. 138-179, 2018.
-
SANTOS, G. S. ; Martins, Márcio M. . ANTOCIANINAS COMO INDICADORES ÁCIDO-BASE COM POTENCIAL APLICAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR. Revista da Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC - Congrega , v. 1, p. 211-222, 2018.
-
RECCHI, A. M. S. ; Martins, Márcio M. . A produção de materiais didático-digitais como ferramenta auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem na área de ciências da natureza. CCNExt - Revista de Extensão , v. 38, p. 294-300, 2016.
-
MAGARINUS, R. ; BULIGON, L. ; Martins, Márcio M. . Uma proposta para a introdução do ensino de Funções através da utilização do programa Tracker. Ciência e Natura , v. 37, p. 481-498, 2015.
-
SOLNER, T. B. B. ; FERNANDES, L. S. ; Martins, Márcio M. . O USO DO WINDRAWCHEM COMO AUXILIAR DO APRENDIZADO DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. Disciplinarum Scientia. Série Ciências Naturais e Tecnológicas , v. 15, p. 175-182, 2014.
-
CURY, H. N. ; Martins, Márcio M. ; PINENT, C. E. C. . CRENÇAS DE ALUNOS DE ENSINO SUPERIOR SOBRE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Didasc@lia: Didáctica y Educación. , v. III, p. 71-86, 2012.
-
FELTRIN, A. C. P. ; Martins, Márcio M. . REPRESENTAÇÃO DE ESTRUTURAS QUÍMICAS. Disciplinarum Scientia , v. 1, p. 103-110, 2012.
-
Elio Sangoi ; ISAIA, S. M. A. ; MARTINS, M. M. . Aprendizagem significativa da derivada com o uso do software Maple. Vidya (Santa Maria) , v. 31, p. 99-109, 2011.
-
de Oliveira, J. S. ; MARTINS, M. M. ; Appelt, H. R. . Trilogia: Química, Sociedade e Consumo. Química Nova na Escola (Impresso) , v. 32, p. 140-144, 2010.
-
Appelt, H. R. ; de Oliveira, J. S. ; Martins, Márcio M. . Modelos moleculares: passado e presente. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS) , v. 4, p. 7-16, 2009.
-
Martins, Márcio M. ; Maria Alice Lopes de Oliveira . Análise do perfil do professor de Química do Ensino Médio da rede estadual de ensino da cidade de Caçapava do Sul (RS). Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas (Cessou em 2001. Cont. 1981-2841 Disciplinarum Scientia. Série Ciências Naturais e Tecnológicas) , v. 10, p. 157-162, 2009.
-
Garcia, Irene T. S. ; Porto, Fabiane G. da S. ; do Amaral, Queila D. F. ; Carreo, Neftalí L. V. ; MARTINS, M. M. ; Wallau, Martin . Preparation of glutamine films on silicon substrates. Surface and Interface Analysis , v. 40, p. 899-905, 2008.
-
MARTINS, M. M. ; STASSEN, Hubert ; BERNARDI, E. . The breakdown of linear response theory in non-polar solvation dynamics. Chemical Physics Letters , netherlands, v. 407, n.1-3, p. 171-175, 2005.
-
MARTINS, M. M. ; LASCHUK, Eduardo Fischli . Ab initio potentials for weakly interacting systems: Homonuclear rare gas dimers. International Journal of Quantum Chemistry , v. 95, n.3, p. 303-312, 2003.
-
MARTINS, M. M. ; STASSEN, Hubert . Density-dependent solvation dynamics in a simple Lennard-Jones fluid. Journal of Chemical Physics , v. 118, n.12, p. 5558-5565, 2003.
-
CHAVES, J. R. A. (Org.) ; Magnago, K. F. (Org.) ; MARQUES MARTINS, MÁRCIO (Org.) . Educação matemática: novas tendências, novos desafios. 1. ed. Ponta Grossa: Aya, 2021. v. 1. 123p .
-
OSORIO, T. R. ; STOLL, V. G. ; Martins, Márcio M. . EXPERIMENTAÇÃO PARA A ABORDAGEM DO TEMA ENERGIA: CONCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. 1. ed. Rio Grande: Pluscom Editora, 2019. v. 1. 613p .
-
MARQUES MARTINS, MÁRCIO ; STASSEN, Hubert . Funções de correlação temporal da energia de solvatação mecânica. 1. ed. Porto Alegre: Novas Edições Acadêmicas, 2019. v. 1. 138p .
-
ABATTI, L. N. ; BARRETO, N. B. ; SANTOS, H. G. ; MARTINS, M. M. . Relato de experiência com ferramentas digitais no ensino de Química na modalidade remota. In: Claudete da Silva Lima Martins; Fernanda de Lima Pinheiro; Samara de Oliveira Pereira. (Org.). Deafios e possibilidades à formação acadêmico-profissional: a experiência do Programa de Residência Pedagógica da UNIPAMPA. 1ed.São Paulo: Editora dos Autores, 2022, v. 1, p. 118-129.
-
SILVA, A. B. Y. ; LUZ, N. A. ; SANTOS, H. G. ; MARTINS, M. M. . Residência Pedagógica como política pública educacional no ensino remoto. In: Claudete da Silva Lima Martins; Fernanda de Lima Pinheiro; Samara de Oliveira Pereira. (Org.). Deafios e possibilidades à formação acadêmico-profissional: a experiência do Programa de Residência Pedagógica da UNIPAMPA. 1ed.São Paulo: Editora dos Autores, 2022, v. 1, p. 387-392.
-
PEREIRA, J. O. ; MARTINS, M. M. ; SANTOS, H. G. . A importância das ferramentas digitais no ensino e aprendizado da Química. In: Claudete da Silva Lima Martins; Fernanda de Lima Pinheiro; Samara de Oliveira Pereira. (Org.). Deafios e possibilidades à formação acadêmico-profissional: a experiência do Programa de Residência Pedagógica da UNIPAMPA. 1ed.São Paulo: Editora dos Autores, 2022, v. 1, p. 394-399.
-
ABATTI, L. N. ; BARRETO, N. B. ; SANTOS, H. G. ; MARTINS, M. M. . Relato de experiência com ferramentas digitais no ensino de Química na modalidade remota. Deafios e possibilidades à formação acadêmico-profissional: a experiência do Programa de Residência Pedagógica da UNIPAMPA. 1ed.São Paulo: Editora dos Autores, 2022, v. 1, p. 119-130.
-
SILVA, A. B. Y. ; LUZ, N. A. ; SANTOS, H. G. ; MARTINS, M. M. . Experiências e contribuições sobre o Residência Pedagógica como política pública educacional no ensino remoto. In: Claudete da Silva Lima Martins; Fernanda de Lima Pinheiro; Samara de Oliveira Pereira. (Org.). Deafios e possibilidades à formação acadêmico-profissional: a experiência do Programa de Residência Pedagógica da UNIPAMPA. 1ed.São Paulo: Editora dos Autores, 2022, v. 1, p. 387-392.
-
SILVA, A. B. Y. ; LUZ, N. A. ; SANTOS, H. G. ; MARTINS, M. M. . Reflexões sobre o ensino de química orgânica contextualizado: Uma abordagem do ponto de vista do ensino remoto. In: Claudete da Silva Lima Martins; Fernanda de Lima Pinheiro; Samara de Oliveira Pereira. (Org.). Deafios e possibilidades à formação acadêmico-profissional: a experiência do Programa de Residência Pedagógica da UNIPAMPA. 1ed.São Paulo: Editora dos Autores, 2022, v. 1, p. 401-408.
-
BANDEIRA, V. B. ; MARQUES MARTINS, MÁRCIO . UMA EXPEDIÇÃO VIRTUAL PELO RS USANDO UM BLOG COMO FERRAMENTA DE TRABALHO. Pesquisa e Desenvolvimento: um olhar sobre a humanidade. 1ed.Piracanjuba: Conhecimento Livre, 2021, v. 3, p. 102-114.
-
MARASCHIN, A. A. ; JANNER, N. N. ; SANTOS FILHO, C. A. S. ; WELKE, M. ; Martins, Márcio M. . A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO NÍVEL SUPERIOR: TENSÃO SUPERFICIAL. In: Alexandre Igor Azevedo Pereira. (Org.). As ciências exatas e da terra e a interface com vários saberes. 1ed.Ponta Grossa: Editora Atena, 2019, v. 1, p. 1-8.
-
OSORIO, T. R. ; Martins, Márcio M. . Temática Energia: contribuições para a educação científica. In: Simone Silva Alves; Yuri Miguel Macedo. (Org.). Universalização transversal: Múltiplos olhares educativos. 1ed.Belo Horizonte: Nandyala Livros e Serviços Ltda, 2018, v. , p. 89-111.
-
Martins, Márcio M. ; UHMANN, R. I. M. . O MÉTODO WEBQUEST COMO FORMA DE PROMOVER O ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS. In: Roque Ismael da Costa Güllich; Erica do Espírito Santo Hermel. (Org.). Didática da Biologia. 1ed.Curitiba: Editora Appris Ltda, 2017, v. 1, p. 257-284.
-
MARTINS, M. M. . Experiências com a produção de livros eletrônicos e de material didtico digital para o ensino de Química e Ciências. In: Erica do Espírito Santo Hermel; Roque Ismael da Costa Güllich, Izabel Giovelli. (Org.). Ciclos de Pesquisa: Ciências e Matemática em investigação. 1ed.Chapecó: UFFS Editora, 2016, v. 1, p. 191-217.
-
Schmidt, W. ; Magnago, K. F. ; MARTINS, M. M. ; Leal, Rodrigo R. . Modelagem Matemática de Geometrias Moleculares segundo a teoria dos registros de representação semiótica de Duval. In: Erica do Espírito Santo Hermel, Roque Ismael da Costa Güllich, Izabel Giovelli. (Org.). Ciclos de Pesquisa; Ciências e Matemática em Investigação. 1ed.Chapecó: UFFS Editora, 2016, v. 1, p. 285-329.
-
Silva, A. M. ; Martins, Márcio M. . Formação de professores atuantes e experimentadores: Alguns dos resultados do subprojeto Química - PIBID/UNIFRA. In: Marcos Alexandre Alves, Valéria Iensen Bortoluzzi. (Org.). A relação entre ensinar e aprender a profissão docente: Reflexões e ações do PIBID Centro Universitário Franciscano. 1ed.Santa Maria: Nova Harmonia, 2013, v. 1, p. 95-111.
-
Lima, Roberta M. dos S. ; Santos, Maria Elena Silva ; Dalla Lana, Regis Fernando da Silva ; SOLNER, Tiago B. ; Silva, A. M. ; Martins, Márcio M. ; Brasil, Robledo de M. . Avaliação do PIBID/Unifra Química junto aos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Walter Jobim, de Santa Maria/RS. In: Marcos Alexandre Alves; Valéria Iensen Bortoluzzi. (Org.). Formação inicial e continuada de professres: reflexões e experiências do PIBID Centro Universitário Franciscano. 1ed.Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2013, v. 1, p. 113-120.
-
MARTINS, M. M. . Blogs no ensino de Ciências: aspectos teóricos, didáticos e práticos. In: Roque Ismael da Costa Güllich. (Org.). Didática das Ciências. 1ed.Curitiba: Editora Prismas, 2013, v. 1, p. 137-161.
-
MARTINS, M. M. ; de Oliveira, J. S. ; Appelt, H. R. ; Silva, A. M. . Ambientes virtuais e espaços de formação educacionais. In: Rita de Athade Gonalves; Julieta Saldanha de Oliveira; Maria Alice Coelho Ribas. (Org.). A educação na sociedade dos meios virtuais. 1ed.Santa Maria: Editora da Unifra, 2009, v. 1, p. 101-112.
-
Appelt, H. R. ; de Oliveira, J. S. ; MARTINS, M. M. . Modelos moleculares, passado e presente. In: Rita de Athayde Gonçalves; Julieta Saldanha de Oliveira; Maria Alice Coelho Ribas. (Org.). A educação na sociedade dos meios virtuais. 1ed.Santa Maria: Editora da Unifra, 2009, v. 1, p. 183-193.
-
MARTINS, M. M. ; de Oliveira, J. S. ; Appelt, H. R. . A química e a sociedade de consumo. In: Rita de Athayde Gonçalves; Lia Margot Dornelles Viero; Ail Conceição Meirelles Ortiz. (Org.). Desafios da Educação na sociedade de consumo. Santa Maria: Editora da Unifra, 2007, v. 1, p. 219-233.
-
SANTOS, G. S. ; MARTINS, M. M. . INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS CIENTIFICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: CONGREGA, 2021, Bagé. REVISTA DA JORNADA DA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA-CONGREGA URCAMP. Bagé: URCAMP, 2021. v. 1. p. 1.
-
BANDEIRA, V. B. ; OSORIO, T. R. ; Martins, Márcio M. . UMA EXPEDIÇÃO VIRTUAL AOS BIOMAS DO RIO GRANDE DO SUL UTILIZANDO UMA WEBQUEST. In: VII Congresso Nacional de Educação, 2020, João Pessoa. Anais do VII CONEDU. João Pessoa: UEPB, 2020. v. 1.
-
BANDEIRA, V. B. ; OSORIO, T. R. ; MARQUES MARTINS, MÁRCIO . UMA EXPEDIÇÃO VIRTUAL PELO RS UTILIZANDO UM BLOG COMO FERRAMENTA DE TRABALHO. In: VII Congresso Nacional de Educação, 2020, João Pessoa. Anais do VII Congresso Nacional de Educação. João Pesssoa: UEPB, 2020. v. 1.
-
WELKE, M. ; SANTOS FILHO, C. A. S. ; MARASCHIN, A. A. ; MARQUES MARTINS, MÁRCIO . OFICINA SOBRE GOOGLE DRIVE: UTILIZANDO FERRAMENTAS GRATUITAS PARA O ENSINO NA UNIPAMPA CAMPUS BAGÉ. In: 12 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, 2020, Bagé. Anais do 12 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA. Bagé: UNIPAMPA, 2020. v. 12. p. 1.
-
GRALA, K. ; MARQUES MARTINS, MÁRCIO . ARBORIZAÇÃO URBANA: CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE. In: 12 Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, 2020, Santana do Livramento. Anais do 12 Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA. Bagé: UNIPAMPA, 2020. v. 12. p. 1-1.
-
GRALA, K. ; MARQUES MARTINS, MÁRCIO . A ARBORIZAÇÃO URBANA COMO FERRAMENTA PARA O EXERCÍCIO DE CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. In: IX Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2019, Santa Maria. Anais do IX Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2019. v. 1. p. 1.
-
OSORIO, T. R. ; STOLL, V. G. ; Martins, Márcio M. . Experimentação para a abordagem do tema Energia: concepções dos acadêmicos do curso de licenciatura em ciências da natureza. In: VI Seminário de Interfaces Pedagógicas : Licenciaturas em Diálogo, 2018, Rio Grande. Anais do VI Seminário de Interfaces Pedagógicas : Licenciaturas em Diálogo. Rio Grande: FURG, 2018. v. 1. p. 55-61.
-
OSORIO, T. R. ; Martins, Márcio M. . Investigação na formação inicial: concepções sobre as TIC e energia no curso de licenciatura de ciências da natureza. In: II Encontro Regional de Ensino de Ciências, 2018, Porto Alegre. Anais do II EREC. Porto Alegre: UFRGS, 2018. v. 1. p. 10-25.
-
Martins, Márcio M. ; OSORIO, T. R. ; STOLL, V. G. . UTILIZAÇÃO DO CALORÍMETRO DE ÁGUA NA ABORDAGEM DO TEMA ENERGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: 10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Santana do Livramento. Anais do 10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Bagé: UNIPAMPA, 2018. v. 3. p. 1-6.
-
PEREIRA, J. O. ; Martins, Márcio M. . FERRAMENTAS ONLINE:ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS. In: 10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Santana do Livramento. Anais do 10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Bagé: UNIPAMPA, 2018. v. 1. p. 1-6.
-
CORREA, S. C. ; Martins, Márcio M. . SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA TEMÁTICA ?CALOR? COM O USO DE HIPERMÍDIAS. In: 10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Santana do Livramento. Anais do 10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Bagé: UNIPAMPA, 2018. v. 1. p. 1-6.
-
MARASCHIN, A. A. ; Martins, Márcio M. . A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO NÍVEL SUPERIOR: TENSÃO SUPERFICIAL. In: 10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Santana do Livramento. Anais do 10 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Bagé: UNIPAMPA, 2018. v. 1. p. 1-6.
-
MIRANDA, V. S. ; Martins, Márcio M. . Desenvolvimento de recursos didáticos digitais para subisidiar aulas de ciências e biologia com enfoque na ecologia e zoologia de borboletas. In: III Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica, 2015, Santo Ângelo. Anais do III CIECITEC, 2015. v. 1.
-
DAUEK, L. A. ; KORNOWSKI, C. ; WENZEL, J. S. ; UHMANN, R. I. ; MARTINS, M. M. . O USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: LIMITES E POSSIBILIDADES. In: 35 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2015, Porto Alegre. Anais do 35 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Lajeado: Univates, 2015. v. 1. p. 818-820.
-
RODRIGUEZ, V. F. S. ; Martins, Márcio M. ; HARTMANN, A. M. . ENSINO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIA DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: 35 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2015, Porto Alegre. Anais do 35 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Lajeado: UNIVATES, 2015. v. 1. p. 157-161.
-
Martins, Márcio M. . Proposta de Ensino de Termodinâmica mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação. In: 34 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2014, Santa Cruz do Sul. Anais do 34 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2014. v. 1.
-
Martins, Márcio M. ; ROSA, L. P. . Livros eletrônicos para o ensino de ciências. In: VI Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia, 2013, Santo Ângelo. Anais do VI EREBIOSUL, 2013.
-
Martins, Márcio M. ; RECCHI, A. M. S. . Netlogo: Linguagem de Programação Educacional para o Ensino de Química e Ciências. In: 33 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2013, Ijuí. Anais do 33 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2013.
-
RECCHI, A. M. S. ; LEDUR, C. M. ; DUGATTO, D. A. ; Martins, Márcio M. . Proposta de Ensino Interdisciplinar de Química e Ciências com o software OSP Tracker. In: 33 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2013, Ijuí. Anais do 33 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2013.
-
ROSA, L. P. ; Martins, Márcio M. . Roteiros de Experimentos no formato de Livros eletrônicos EPUB. In: 33 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2013, Ijuí. Anais do 33 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2013.
-
Martins, Márcio M. ; RECCHI, A. M. S. ; DUGATTO, D. A. ; LEDUR, C. M. . Tracker - Software de análise de vídeos e imagens para o ensino de Física e Ciências. In: VI Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia, 2013, Santo Ângelo. Anais do VI EREBIOSUL, 2013.
-
COSTA, A. F. ; REIS, R. M. ; TATSCH, K. J. S. ; SANTOS, L. M. M. ; Martins, Márcio M. . Formas geométricas espaciais e a possibilidade de interdisciplinaridade da matemática com a Química na Educação Básica. In: XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2012, Lajeado. Anais do XI EGEM. LAjeado: Editora Univates, 2012. v. 1. p. 1231-1237.
-
Martins, Márcio M. ; FERNANDES, L. S. ; SOLNER, Tiago B. . O uso do XDrawChem como auxiliar do aprendizado de Química para alunos do terceiro ano do Ensino Médio. In: 32 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2012, Porto Alegre. Anais do 32 EDEQ. Porto Alegre: UFRGS, 2012. v. 1. p. 1661-1668.
-
Dalla Lana, Regis Fernando da Silva ; Santos, Maria Elena Silva ; SOLNER, T. B. B. ; Brasil, Robledo de M. ; Martins, Márcio M. . IMPACTO E DESAFIOS DO PROJETO PIBID/UNIFRA NA ÁREA DE QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DR WALTER JOBIM. In: II Salão de Iniciação Científica da UNIFRA, 2012, Santa Maria. Anais do II Salão de Iniciação Científica da UNIFRA, 2012.
-
Herbst Jr, C. G. ; Martins, Márcio M. . A formação superior dos professores para o ensino de Química. In: I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA, 2011, Santa Maria. Anais do I Seminário. Santa Maria: Copigrafi, 2011. v. 1.
-
Martins, Márcio M. ; Kunzler, Hilton A. ; Streck, Nágile O. ; DRESCHER, Carine Fernanda ; Wippel, Suzani dos S. . Ensinando Química através do lúdico no ensino médio. In: I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA, 2011, Santa Maria. Anais do I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA. Santa Maria: Copigrafi. v. 1.
-
Martins, Márcio M. ; Streck, Nágile O. ; Honnef, daniela ; Souza, Nathália M. de ; Viero, Edriele . O estado da arte: produção acadêmica focada no ensino de química no nível médio. In: I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA, 2011, Santa Maria. Anais do I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA. Santa Maria: Copigrafi, 2011. v. 1.
-
DRESCHER, Carine Fernanda ; Silva, Cristiane R. da ; Dalla Lana, Régis ; Wippel, Suzani dos S. ; Martins, Márcio M. . Ensino de Química em diferentes conteúdos do nível médio e graduação: O estado da arte da produção acadêmica da Revista Electrónica de la Enseanza de las Ciiencias no século XXI. In: I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA, 2011, Santa Maria. Anais do I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA. Santa Maria: Copigrafi, 2011. v. 1.
-
Lima, Roberta M. dos S. ; SOLNER, Tiago B. ; Valéria Machado Siqueira Cavalheiro ; Brasil, Robledo de M. ; Martins, Márcio M. . Pesquisa do estado da arte no ensino de Química segundo as revistas Investigação em Ensino de Ciências e Experiências no Ensino de Ciências. In: I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA, 2011, Santa Maria. Anais do I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA. Santa Maria: Copigrafi, 2011. v. 1.
-
Kunzler, Hilton A. ; Silva, Cristiane R. da ; Raguzzoni, Luciano M. ; Pedrolo, Caroline R. ; Martins, Márcio M. . Estado da arte: Levantamento das produções voltadas para o ensino médio de Química no nível médio (2011). In: I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA, 2011, Santa Maria. Anais do I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA. Santa Maria: Copigrafi, 2011. v. 1.
-
FELTRIN, Ana Carla ; Martins, Márcio M. . O USO DE SOFTWARES NO AUXÍLIO À REPRESENTAÇÃO MOLECULAR. In: I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA, 2011, Santa Maria. Anais do I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA. Santa Maria: Copigrafi, 2011. v. 1.
-
Athayde, Ana Paula Greff ; Honnef, daniela ; Martins, Márcio M. ; Pedrolo, Caroline R. ; Silva, Jorge Renato Borges . DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: GINCANA SOBRE CÁLCULOS QUÍMICOS. In: I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA, 2011, Santa Maria. Anais do I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA. Santa Maria: Copigrafi, 2011. v. 1.
-
DRESCHER, Carine Fernanda ; Sabrina Liscano Flores ; Kunzler, Hilton A. ; Silva, Cristiane R. da ; Streck, Nágile O. ; Viero, Edriele ; Martins, Márcio M. . RESIGNIFICANDO A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS EM TINTAS DE CANETAS ESFEROGRÁFICAS. In: XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - UNIFRA, 2011, Santa Maria. Anais do ... Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Santa Maria: UNIFRA, 2011. v. 1.
-
Brasil, Robledo Moraes ; Valéria Machado Siqueira Cavalheiro ; Dalla Lana, Regis Fernando da Silva ; Lima, Roberta M. dos S. ; NUNES, Andrielli Leitemberger ; Santos, Maria Elena Silva ; SOLNER, Tiago B. ; Martins, Márcio M. . PROPOSTA PEDAGÓGICA DE PRODUÇÃO E VINCULAÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS DE QUÍMICA NO CANAL YOUTUBE. In: XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - UNIFRA, 2011, Santa Maria. Anais do ... Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Santa Maria: UNIFRA, 2011. v. 1.
-
Athayde, Ana Paula Greff ; Pedrolo, Caroline R. ; Honnef, daniela ; Raguzzoni, Luciano M. ; Souza, Nathália M. de ; PROCHNOW, T. ; Martins, Márcio M. . PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. In: XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - UNIFRA, 2011, Santa Maria. Anais do ... Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Santa Maria: UNIFRA, 2011. v. 1.
-
Brasil, Robledo Moraes ; FANTINEL, Leonardo ; Martins, Márcio M. ; NUNES, Andrielli Leitemberger ; PROCHNOW, T. ; Santos, Maria Elena Silva . Utilizando a Experimentação como uma Estratégia Pedagógica no Estudo de Reações Orgânicas. In: 31 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2011, Rio Grande. Anais do 31 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Rio Grande: FURG, 2011. v. 1.
-
Kunzler, Hilton A. ; Raguzzoni, Luciano M. ; Pedrolo, Caroline R. ; Martins, Márcio M. . Estado da Arte: Revelando o Panorama da Produção Acadêmica em Ensino de Química voltada aos níveis Fundamental e Médio. In: 31 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2011, Rio Grande. Anais do 31 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Rio Grande: FURG, 2011. v. 1.
-
FELTRIN, Ana Carla ; Martins, Márcio M. . O uso de softwares no auxílio à representação molecular. In: 31 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2011, Rio Grande. Anais do 31 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Rio Grande: FURG, 2011. v. 1.
-
DRESCHER, Carine Fernanda ; Silva, Cristiane R. da ; Dalla Lana, Regis Fernando da Silva ; Wippel, Suzani dos S. ; Martins, Márcio M. . Estado da arte em Química: Produção Acadêmica da Revista Electrónica de La Ensenãnza de las Ciencias no Nível Médio e Graduação. In: 31 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2011, Rio Grande. Anais do 31 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Rio Grande: FURG, 2011. v. 1.
-
Herbst Jr, C. G. ; Martins, Márcio M. . A FORMAÇÃO SUPERIOR DOS PROFESSORES PARA O ENSINO DE QUÍMICA. In: 31 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2011, Rio Grande. Anais do 31 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Rio Grande: FURG, 2011. v. 1.
-
Martins, Márcio M. . UM BREVE RELATO DO DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS NO ÂMBITO DO PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA. In: II Semana da Pedagogia UNIFRA, 2011, Santa Maria. Anais da II Semana da Pedagogia. Santa Maria, 2011.
-
DRESCHER, Carine Fernanda ; Sabrina Liscano Flores ; Kunzler, Hilton A. ; Streck, Nágile O. ; Wippel, Suzani dos S. ; Martins, Márcio M. . INVESTIGAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS E MISTURAS EM TINTAS DE CANETAS ESFEROGRÁFICAS ? UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO. In: II Semana da Pedagogia, 2011, Santa Maria. Anais da II Semana da Pedagogia. Santa Maria, 2011.
-
Pedrolo, Caroline R. ; Athayde, Ana Paula Greff ; Honnef, daniela ; Souza, Nathália M. de ; Martins, Márcio M. . DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: GINCANA SOBRE CÁLCULOS QUÍMICOS. In: 31 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2011, Rio Grande. Anais do 31 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Rio Grande: FURG, 2011. v. 1.
-
Schmidt, W. ; Magnago, K. F. ; Martins, Márcio M. ; Leal, Rodrigo R. . Geometrias moleculares à luz da teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval. In: 30 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2010, Porto Alegre. Anais do 30 EDEQ. Porto Alegre, 2010. v. 1.
-
MARTINS, M. M. ; de Oliveira, J. S. ; Appelt, H. R. . A plataforma de blogagem "posterous" em uma disciplina de educação digital. In: 30 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2010, Porto Alegre. Anais do 30 EDEQ, 2010.
-
Martins, Márcio M. ; Andreola, Ana Paula Baggioto . Química de polímeros no ensino médio. In: 30 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2010, Porto Alegre. Anais do 30 EDEQ, 2010.
-
FELTRIN, Ana Carla ; Martins, Márcio M. ; Appelt, H. R. ; KERSTING, R. L. . Simulação de docking molecular de açúcares em hexoquinase. In: XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Santa Maria. Anais do XIV SEPE. Santa Maria: Editora da Unifra, 2010.
-
Silva, A. M. ; FELTRIN, Ana Carla ; Lopes, Anália Maria ; Kemmerich, C. ; BENINI, G. ; de Oliveira, J. S. ; Martins, Márcio M. . ENTALPIA DE COMBUSTÃO DE CASTANHA DO PARÁ: PROPOSTA DE EXPERIMENTO DE TERMOQUÍMICA. In: XIV Simpósio de Esnsino, Pesquisa e Extensão, 2010, Santa Maria. Anais do XIV SEPE. Santa Maria: Editora da Unifra, 2010.
-
Silva, A. M. ; Kemmerich, C. ; Martins, Márcio M. . EXPLORANDO A QUÍMICA DO REFRIGERANTE. In: XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Santa Maria. Anais do XIV SEPE. Santa Maria: Editora da Unifra, 2010.
-
Valéria Machado Siqueira Cavalheiro ; Martins, Márcio M. . Química da Borracha. In: XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Santa Maria. Anais do XIV SEPE. Santa Maria: Editora da Unifra, 2010.
-
Schmidt, W. ; Magnago, K. F. ; Martins, Márcio M. . Ensino-Aprendizagem de Geometrias: Relacionando Matemática e Química por meio da modelagem. In: IV Encontro Paranaense de Modelagem em Ensino de Matemática, 2010, Maringá. Anais do XIV EPMEM, 2010.
-
MARTINS, M. M. ; Valéria Machado Siqueira Cavalheiro ; Lopes, Anália Maria ; FELTRIN, Ana Carla . Descomplicando conceitos de físico-química: pilhas e eletrólise. In: 29 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2009, Santa Maria. Anais do 29 EDEQ. Santa Maria: ---, 2009. v. 1. p. EDC021----.
-
NUNES, Andrielli Leitemberger ; Valéria Machado Siqueira Cavalheiro ; Martins, Márcio M. . Descomplicando conceitos de físico-química: efeito crioscópico. In: 29 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2009, Santa Maria. Anais do 29 EDEQ. Santa Maria: UNIFRA, 2009. v. 1. p. EDC020--.
-
MARTINS, M. M. ; FELTRIN, Ana Carla ; Lopes, Anália Maria ; MICHEL,GReice Estefânia ; FACCO, Rosa Mara ; RODRIGUES,Tanara Peripolli . UM ESTUDO SOBRE AS COMPETÊNCIAS EM QUÍMICA SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO. In: 29 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2009, Santa Maria. Anais do 29 EDEQ. Santa Maria: UNIFRA, 2009. v. 1. p. EDC001----.
-
Martins, Márcio M. ; Magnago, K. F. ; SILVA, Daniele Della Mea da . PROJETO ?DESCOMPLICANDO CONCEITOS DE FÍSICO-QUÍMICA?: BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS PELO MÉTODO ALGÉBRICO1. In: XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Santa Maria. Anais do XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Santa Maria: ---, 2009. v. 1. p. -------.
-
MARTINS, M. M. ; de Oliveira, J. S. ; FELTRIN, Ana Carla ; Lopes, Anália Maria ; FACCO, Rosa Mara ; RODRIGUES,Tanara Peripolli ; MICHEL,GReice Estefânia . MAPEAMENTO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO SEGUNDO CINCO TEMAS ESTRUTURADORES DOS PCN. In: XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Santa Maria. Anais do XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Santa Maria: ---, 2009. v. 1. p. -------.
-
MARTINS, M. M. ; de Oliveira, J. S. ; FELTRIN, Ana Carla ; Lopes, Anália Maria ; FACCO, Rosa Mara ; RODRIGUES,Tanara Peripolli ; MICHEL,GReice Estefânia . MAPEAMENTO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO SEGUNDO QUATRO TEMAS ESTRUTURADORES DOS PCN. In: XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Santa Maria. Anais do XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Santa Maria: ---, 2009. v. 1. p. -------.
-
MARTINS, M. M. ; Lopes, Anália Maria ; Valéria Machado Siqueira Cavalheiro ; FELTRIN, Ana Carla . PROJETO ?DESCOMPLICANDO CONCEITOS DE FÍSICO-QUÍMICA?: DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS. In: XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Santa Maria. Anais do XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Santa Maria: ---, 2009. v. 1. p. -------.
-
Herbst Jr, C. G. ; de Oliveira, J. S. ; Martins, Márcio M. ; Appelt, H. R. . OBTENÇÃO DE CORANTES NATURAIS A PARTIR DE PLANTAS. In: 29 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2009, Santa Maria. Anais do 29 EDEQ. Santa Maria: UNIFRA, 2009. v. 1. p. EDC009--.
-
de Oliveira, J. S. ; Appelt, H. R. ; Martins, Márcio M. ; PROCHNOW, T. . LUDOQUÍMICA: PROPOSTA DE JOGO USADO PARA REPRESENTAR AS LIGAÇÕES COVALENTES. In: 29 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2009, Santa Maria. Anais do 29 EDEQ. Santa Maria: UNIFRA, 2009. v. 1. p. EDC014--.
-
de Oliveira, J. S. ; Appelt, H. R. ; Martins, Márcio M. ; FELTRIN, Ana Carla ; Lopes, Anália Maria ; BENINI, G. . ENSINO DE CIÊNCIAS E OS PCN?S: DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO CENTRAL DO RS. In: 29 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2009, Santa Maria. Anais do 29 EDEQ. Santa Maria: UNIFRA, 2009. v. 1. p. EDC015--.
-
Magnago, K. F. ; MARTINS, M. M. ; Fajardo, R. . Reações químicas: usando a modelagem matemática para explorar sistemas de equações lineares homogêneos. In: III Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2008, Guarapuava. Anais do III encontro paranaense de modelagem em educação matemática, 2008. v. 1.
-
Magnago, K. F. ; MARTINS, M. M. ; MENDES, J. N. M. . MODELO MATEMÁTICO DE ORBITAIS ATÔMICOS: O USO DO APLICATIVO MAPLE PARA OBTER RESULTADOS. In: V Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática - V CNMEM, 2007, Ouro Preto. Anais da V Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática V CNMEM, 2007. p. 1177-1189.
-
SANTOS, G. S. ; MARTINS, M. M. . NOÇÕES CIENTÍFICAS POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia, 2021. Anais do II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia, 2021. v. 1. p. 1-1.
-
BANDEIRA, V. B. ; MARQUES MARTINS, MÁRCIO . CONHECENDO O BIOMA PAMPA: O EMPREGO DAS TIC COM OS PRINCÍPIOS DA TFC. In: CONGREGA 2k20, 2020, Bagé. Anais do CONGREGA 2k20. Bagé: URCAMP, 2020. v. 1. p. 1-1.
-
BANDEIRA, V. B. ; MARQUES MARTINS, MÁRCIO . UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA KAHOOT COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO NO ENSINO REMOTO. In: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/105767, 2020, Bagé. Anais do 12 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Bagé: UNIPAMPA, 2020. v. 12. p. 1-1.
-
BANDEIRA, V. B. ; OSORIO, T. R. ; MARQUES MARTINS, MÁRCIO . Experimentação no ensino: a química do bolo. In: I SIMPÓSIO SUL-AMERICANO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS - I SSAPEC, 2020, Erechim. Anais do I SIMPÓSIO SUL-AMERICANO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS. Chapecó: UFFS, 2020. v. 1. p. 1.
-
SANTOS, G. S. ; MARQUES MARTINS, MÁRCIO . ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA COMO PROPOSTA DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. In: CONGREGA 2k20, 2020, Bagé. Anais do CONGREGA 2k20. Bagé: URCAMP, 2020. v. 1.
-
GRALA, K. ; MARQUES MARTINS, MÁRCIO . PROGRAMA ARBORIZAÇÃO URBANA: INTEGRANDO INCLUSÃO SOCIAL E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL EM UMA PRAÇA NA CIDADE DE BAGÉ/RS. In: 38 Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2020, Londrina. Anais do 38 Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. Londrina: UEL, 2020. v. 1. p. 1-1.
-
MUNHOZ, F. G. M. M. ; SILVA, V. A. ; Martins, Márcio M. ; DUARTE, V. L. F. ; MENEGAIS, D. A. N. . A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA KAHOOT! COMO RECURSO AUXILIAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA. In: 4 Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul - Campus Bagé, 2019, Bagé. Anais do 4 Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul - Campus Bagé. Bagé: IFSul, 2019. v. 1. p. 1-6.
-
SILVA, V. A. F. ; MATOS, T. S. P. ; Martins, Márcio M. ; MENEGAI, D. A. F. N. ; FERREIRA, V. L. D. . VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIO OBTIDO A PARTIR DE UMA APLICAÇÃO DA PLATAFORMA KAHOOT! EM SALA DE AULA. In: 4 Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul - Campus Bagé, 2019, Bagé. Anais do 4 Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul - Campus Bagé. Bagé: IFSul, 2019. v. 1. p. 1-6.
-
MUNHOZ, F. G. M. M. ; MENEGAIS, D. A. F. N. ; SILVA, V. A. F. ; Martins, Márcio M. ; MATOS, T. S. P. ; FERREIRA, V. L. D. . TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO AUXILIAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA. In: 11° Simpósio Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2019, Santana do Livramento. Anais do 11° Simpósio Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Santana do Livramento: UNIPAMPA, 2019. v. 1. p. 1-8.
-
SILVA, V. A. F. ; FERREIRA, V. L. D. ; MATOS, T. S. P. ; MUNHOZ, F. G. M. M. ; MENEGAIS, D. A. F. N. ; Martins, Márcio M. . A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO DESMOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: 11° Simpósio Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2019, Santana do Livramento. Anais do 11° Simpósio Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Bagé: UNIPAMPA, 2019. v. 1. p. 1-8.
-
GRALA, K. ; MARQUES MARTINS, MÁRCIO . ARBORIZAÇÃO URBANA: CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE. In: 11 Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA, 2019, Santana do Livramento. Anais do 11 Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA. Bagé: UNIPAMPA, 2019. v. 11. p. 1-1.
-
KOTOWSKI, L. D. ; Martins, Márcio M. . PROPOSTA DE AVALIAÇÃO ERGONÔMICA-PEDAGÓGICA DO APLICATIVO PARA ENSINO DE QUÍMICA DAQRI ELEMENTS 4D. In: 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2017, Santana do Livramento. Anais do 9 SIEPE. Bagé: UNIPAMPA, 2017.
-
VASQUES, D. C. F. ; Martins, Márcio M. . PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MÍDIA DIGITAL NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR. In: 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2017, Santana do Livramento. Anais do 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). Bagé: UNIPAMPA, 2017.
-
SANTOS, G. S. ; Martins, Márcio M. . OFICINAS DE EXTENSÃO: ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS E EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. In: 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2017, Santana do Livramento. Anais do 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). Bagé: UNIPAMPA, 2017.
-
SANTOS, G. S. ; Martins, Márcio M. . OFICINAS DE EXTENSÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES. In: 3 Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul Câmpus Bagé, 2017, Bagé. Anais do 3 Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul Câmpus Bagé. Bagé: IFSul, 2017.
-
OSORIO, T. R. ; KOTOWSKI, L. D. ; Martins, Márcio M. . O tema Energia no Ensino de Ciências e as Tecnologias de Informação e Comunicação: Contribuições interdisciplinares para o Ensino de Ciências da Natureza. In: 3 Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul Câmpus Bagé, 2017, Bagé. Anais do 3 Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul Câmpus Bagé, 2017.
-
CORREA, S. C. ; Martins, Márcio M. . DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA TEMÁTICA ?CALOR? COM HIPERMÍDIAS. In: 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2017, Santana do Livramento. Anais do 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). Bagé: UNIPAMPA, 2017.
-
SANTOS, G. S. ; Martins, Márcio M. . CEBOLA ROXA: ANTOCIANINA COMO INDICADOR ÁCIDOBASE. In: 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2017, Santana do Livramento. Anais do 9 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2017.
-
KOTOWSKI, L. D. ; OSORIO, T. R. ; Martins, Márcio M. . AVALIAÇÃO DE SOFTWARES LIVRES PARA O ENSINO DA QUÍMICA: APLICANDO SOFTWARES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM AULAS DE EXPERIMENTAÇÃO. In: 3 Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul Câmpus Bagé, 2017, Bagé. Anais do 3 Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul Câmpus Bagé. Bagé: IFSul, 2017.
-
Wippel, Suzani dos S. ; Drescher, Carine Fernanda ; VIEIRA, E. O. ; Sabrina Liscano Flores ; Martins, Márcio M. . Impacto do PIBID/Química no desempenho dos alunos do Colégio Estadual Cel. Pilar. In: II Salão de Iniciação Científica da UNIFRA, 2012, Santa Maria. Anais do II Salão de Iniciação Científica da UNIFRA, 2012.
-
DRESCHER, Carine Fernanda ; Martins, Márcio M. ; Wippel, Suzani dos S. ; Streck, Nágile O. ; Kunzler, Hilton A. ; Sabrina Liscano Flores . DESENVOLVIMENTO DE ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DA QUÍMICA ATRAVÉS DOS JOGOS. In: 26 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2011, Santa Maria. Anais da 26 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM. Santa Maria, 2011.
-
NUNES, Andrielli Leitemberger ; Martins, Márcio M. ; Brasil, Robledo de M. ; PROCHNOW, T. ; Santos, Maria Elena Silva . ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. In: 26 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2011, Santa Maria. Anais da 26 Jornada Acadêmica Integrada - UFSM. Santa Maria, 2011.
-
Martins, Márcio M. ; BRITTES, N. P. . Desenvolvimento de um livro eletrônico para o ensino de astronomia no ensino médio. In: XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2011, Santa Maria. Anais do ... Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Santa Maria: UNIFRA, 2011. v. 1.
-
Martins, Márcio M. ; Volkmer, Tiago M ; Sanches, Alejandro C. . APLICAÇÃO DE TÉCNICAS EXPERIMENTAIS DE CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS: INTERFACES ENTRE ENGENHARIA DE MATERIAIS E QUÍMICA. In: XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2011, Santa Maria. Anais do ... Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Santa Maria: UNIFRA, 2011. v. 1.
-
BANDEIRA, V. B. ; OSORIO, T. R. ; MARQUES MARTINS, MÁRCIO . O EMPREGO DA PLATAFORMA SOCRATIVE COMO FACILITADORA PARA ABORDAGEM DA QUÍMICA DURANTE AS AULAS REMOTAS. In: I Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2020, Erechim. Anais do I Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências. Chapecó: UFFS, 2020. v. 1. p. 1-1.
-
GRALA, K. ; MARQUES MARTINS, MÁRCIO . ESTUDO DE CASO: ?ARBORIZAÇÃO URBANA E A RECONEXÃO COM A NATUREZA?, UMA FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. In: IX Café com Ciência, 2020, Bagé. Anais do IX Café com Ciência. Bagé: UNIPAMPA, 2020. v. 1. p. 53-54.
-
DRESCHER, Carine Fernanda ; Sabrina Liscano Flores ; VIEIRA, E. O. ; Wippel, Suzani dos S. ; Martins, Márcio M. . Desenvolvimento de materiais didáticos como quebra-cabeças e roleta química para facilitar o conhecimento químico. In: II Salão de Iniciação Científica da UNIFRA, 2012, Santa Maria. Anais do II SEPE, 2012.
-
Wippel, Suzani dos S. ; Sabrina Liscano Flores ; Raguzzoni, Luciano M. ; Viero, Edriele ; Martins, Márcio M. . APRENDENDO QUÍMICA COM O SORVETE. In: I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA, 2011, Santa Maria. Anais do I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA. Santa Maria: Copigrafi, 2011. v. 1.
-
NUNES, Andrielli Leitemberger ; Santos, Maria Elena Silva ; PROCHNOW, T. ; Brasil, Robledo Moraes ; Martins, Márcio M. . ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. In: I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA, 2011, Santa Maria. Anais do I Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA. Santa Maria: Copigrafi, 2011. v. 1.
-
DRESCHER, Carine Fernanda ; MARTINS, M. M. ; de Oliveira, J. S. . Produção de sabão para combate à pediculose e alergias em geral usando receita caseira. In: 29 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2009, Santa Maria. Anais do 29 EDEQ. Santa Maria: UNIFRA, 2009. v. 1. p. EDR015----.
-
MARTINS, M. M. ; de Oliveira, J. S. ; Silva, A. M. ; FANTINEL, Leonardo ; Valéria Machado Siqueira Cavalheiro . OFICINAS PEDAGÓGICAS 2009 ? ?FÁBRICA DE MOLÉCULAS? E EDUCAÇÃO DIGITAL. In: XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Santa Maria. Anais do XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Santa Maria: --, 2009. v. 1. p. -----.
-
Silva, A. M. ; de Oliveira, J. S. ; Martins, Márcio M. . Multiplicadores do conhecimento químico. In: 28 Encontro de Debates sobre o ensino de Química, 2008, Canoas. Anais do 28 EDEQ. Canoas: ULBRA, 2008. v. 1.
-
Alencar Kolinski Machado ; Ana Paula Pesarico ; Thaise Martins Stangherlin ; Martins, Márcio M. . Desenvolvimento de um experimento para o ensino de estequiometria e leis dos gases. In: 28 Encontro de Debates sobre o ensino de Química, 2008, Canoas. Anais do 28 EDEQ. Canoas: ULBRA, 2008. v. 1.
-
Appelt, H. R. ; Martins, Márcio M. ; de Oliveira, J. S. . Quitina fase estacionária eficiente para cromatografia em coluna. In: 28 Encontro de Debates sobre o ensino de Química, 2008, Canoas. Anais do 28 EDEQ. Canoas: ULBRA, 2008. v. 1.
-
Martins, Márcio M. ; Valéria Machado Siqueira Cavalheiro . Projeto Mostra científica: Produção de Modelos Moleculars com materiais de baixo custo. In: XII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2008, Santa Maria. Anais do XII SEPE. Santa maria: Unifra, 2008. v. 1.
-
MENDES, J. N. M. ; Magnago, K. F. ; MARTINS, M. M. . O uso de maple no ensino de físico-química: orbitais atômicos e moleculares. In: XXX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2007, Florianópolis. XXX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2007.
-
MENDES, J. N. M. ; Magnago, K. F. ; MARTINS, M. M. . O uso de maple no ensino de físico-química: orbitais atômicos e moleculares. In: II Encontro Estadual de Ensino de Física, 2007, Porto Alegre. II Encontro Estadual de Ensino de Física, 2007.
-
Magnago, K. F. ; MARTINS, M. M. ; MENDES, J. N. M. . MODELO MATEMÁTICO DE ORBITAIS ATÔMICOS: O USO DO APLICATIVO MAPLE PARA OBTER RESULTADOS. In: V Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática V CNMEM, 2007, Ouro Preto. Caderno de Resumos da V Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática V CNMEM, 2007. p. 64-64.
-
Appelt, H. R. ; de Oliveira, J. S. ; MARTINS, M. M. . Construção do conhecimento químico: caça-palavras e cruzadas. In: XI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE 2007, 2007, Santa Maria. Livro de Resumos do XI SEPE. Santa Maria: Editora da Unifra, 2007.
-
MARTINS, M. M. ; Osmari, I. A. . Permeação de água atraes de nanotubos de carbono. In: XI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE 2007, 2007, Santa Maria. Livro de Resumos do XI SEPE. Santa Maria: Editora da Unifra, 2007.
-
MARTINS, M. M. ; da Cas, E. V. . Simulações de viscosidade de cisalhamento de halometanos. In: XI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE 2007, 2007, Santa Maria. Livro de Resumos do XI SEPE. Santa Maria: Editora da Unifra, 2007.
-
MARTINS, M. M. ; de Oliveira, J. S. ; Appelt, H. R. . As práticas de ensino como facilitadoras do processo de formação dos futuros profissionais de educação. In: 27o Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2007, Erechim. Livro de REsumos do 27o EDEQ. Erechim: Editora da URI, 2007.
-
de Oliveira, J. S. ; Appelt, H. R. ; MARTINS, M. M. . Multiplicadores do conhecimento químico. In: XI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2007, Santa Maria. Anais do XI SEPE. Santa Maria: UNIFRA, 2007. v. 1.
-
MARTINS, M. M. ; Magnago, K. F. . Usando Maple no ensino de orbitais atômicos. In: 14a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química da Região Sul, 2006, Erechim. 14o SBQSul - Química na Sociedade e suas implicações, 2006. v. 1. p. QE05.
-
Garcia, I. T. S. ; MARTINS, M. M. . Obtenção de filmes finos de L-glutamina em substratos de silíicio. In: 14a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - Regional Sul, 2006, Erechim. 14o SBQSul - Química na sociedade: significados e implicações, 2006. v. 1. p. FQ32.
-
DUARTE, A. T. ; MARTINS, M. M. . Simulações de viscosidade de cisalhamento do metano líquido. In: 14a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química da Região Sul, 2006. 14o SBQSul - Química na socidedade: significados e implicações, 2006. v. 1. p. FQ05.
-
Magnago, K. F. ; MARTINS, M. M. . Ferramentas Matemáticas no ensino de química: um estudo sobre orbitais atômicos. In: XXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2006. Livro de Resumos do XXIX CNMAC, 2006. v. 1. p. 171.
-
de Oliveira, J. S. ; Heck, E. F. ; Cassal, M. ; MARTINS, M. M. . Desenvolvimento de objeto de aprendizagem virtual em ambiente Flash MX. In: 26o Encontro de Debates sobre o ensino de química, 2006, Santa Cruz do Sul. Livro de Resumos do 26o EDEQ, 2006. v. 1. p. 29.
-
MARTINS, M. M. ; Soares, L. U. ; Lenardão, E. J. ; Perin, G. . Estudo teórico de cátions selenônio e telurônio : optimização de geometrias e cálculos ab initio de energia eletrônica. In: 1o Encontro sobre Selênio e Telúrio, 2006, Bento Gonçalves. Livro de Resumos do 1o ESeTe, 2006. v. 1. p. QO11.
-
MARTINS, M. M. ; STASSEN, Hubert . Repulsive and attractive interactions in solvation dynamics. In: XXVI Congresso de Químicos Teóricos de Expressão Latina, 2001, CAXAMBU. Livro de Resumos, 2001. v. 1. p. A21.
-
MARTINS, M. M. ; STASSEN, Hubert . Efeito de cancelamento na dinâmica de solvatação. In: XI Simpósio Brasileiro de Química Teórica, 2000, CAXAMBÚ. LIVRO DE RESUMOS, 2000. v. 1. p. 91.
-
LASCHUK, Eduardo Fischli ; MARTINS, M. M. . Potenciais Ab Iniio para dímeros de gases nobres. In: XI Simpósio Brasileiro de Química Teórica, 2000, Caxambu. Livro de Resumos, 2000. v. 1. p. 91.
-
BAUMHARDT-NETO, Ricardo . Adhesion strenght of polypropilene-dicumyl-peroxide-stainless steel interfaces. In: VII Colóqui internacional de macromoléculas, 1998, Gramado. Abstracts, 1998. v. 1. p. 1-2.
-
MARTINS, M. M. . Estrutura e propriedades de elastômeros termoplásticos obtidos pela introdução de grupos iônicos em poli(butadieno). In: 19 Reunião Anual da SBQ, 1996, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 1996. v. único. p. QM072.
-
MARTINS, M. M. . Structure and properties os thermoplastic elastomers obtained by the introduction of ionic groups in polybutadiene. In: VII Colóquio Internacional de macromoléculas, 1996, Gramado. Abstracts, 1996. p. 58.
-
MARTINS, M. M. ; FREITAS, L. L. L. . Propriedades mecânicas e necânicas dinâmicas de ionômeros obtidos a pertir de poli(butadieno). In: VII Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 1996, Porto Alegre. Livro de Resumos, 1996. p. 16.
-
BANDEIRA, V. B. ; OSORIO, T. R. ; Martins, Márcio M. . EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO: A QUÍMICA DO BOLO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BANDEIRA, V. B. ; OSORIO, T. R. ; Martins, Márcio M. . O EMPREGO DA PLATAFORMA SOCRATIVE COMO FACILITADORA PARA ABORDAGEM DA QUÍMICA DURANTE AS AULAS REMOTAS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BANDEIRA, V. B. ; OSORIO, T. R. ; Martins, Márcio M. . UMA EXPEDIÇÃO VIRTUAL AOS BIOMAS DO RIO GRANDE DO SUL UTILIZANDO UMA WEBQUEST. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Martins, Márcio M. . Divulgação científica e TIC no Ensino de Ciências. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OSORIO, T. R. ; KOTOWSKI, L. D. ; Martins, Márcio M. . Aplicativo KAHOOT!: Concepções na formação de professores sobre o tema energia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KOTOWSKI, L. D. ; Martins, Márcio M. . Aplicação do aplicativo Kahoot! Como recurso pedagógico digital para o ensino lúdico de ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, G. S. ; Martins, Márcio M. . SOLANUM MELONGE E SEU POTENCIAL COMO INDICADOR ÁCIDO-BASE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KOTOWSKI, L. D. ; Martins, Márcio M. . AVALIAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CORREA, S. C. ; Martins, Márcio M. . DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE CALOR UTILIZANDO HIPERMÍDIAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OSORIO, T. R. ; STOLL, V. G. ; Martins, Márcio M. . EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: CONCEPÇÕES SOBRE O TEMA ENERGIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Martins, Márcio M. ; PEREIRA, J. O. . Oficina de criação de aplicativos móveis para o ensino. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Martins, Márcio M. . O Linux na minha trajetória acadêmica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, G. S. ; Martins, Márcio M. . OFICINAS DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Martins, Márcio M. . A ficção científica como elemento motivador para o encantamento pela ciência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VASQUES, D. C. F. ; MARTINS, M. M. . Produção de material didático digital para o ensino de aspectos químicos da célula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CANTAO, P. C. ; Martins, Márcio M. . PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁDICO DIGITAL PARA O ENSINO DE ASPECTOS QUÍMICOS DE GENÉTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Martins, Márcio M. ; SANTOS, G. S. ; MARASCHIN, A. A. ; FUNARI, C. A. . GEOMETRIA MOLECULAR: MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRITTES, A. H. C. ; Martins, Márcio M. . PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA O ENSINO DE ASPECTOS QUÍMICOS DA FISIOLOGIA VEGETAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Martins, Márcio M. . Alternativas metodológicas para qualificar o ensino de química. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Martins, Márcio M. . Teconologia no Ensino de Química. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Martins, Márcio M. . A Química das Cores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Martins, Márcio M. . Desenho de estruturas químicas com o ChemSketch e técnicas de pesquisa de dados físico-químicos com auxpilio de bases de dados online. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Martins, Márcio M. . Atividades com TIC para o ensino de Química e Ciências (TIC nas Ciências). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Martins, Márcio M. . Modelagem Matemática com câmeras digitais e software OSP Tracker. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Martins, Márcio M. . Estratégias e recursos digitais da Web 2.0 para a elaboração de livros eletrônicos e hipermídias para o ensino de ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Martins, Márcio M. . Ferramentas e técnicas para a pesquisa escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Martins, Márcio M. . O computador como ferramenta/recurso didático no processo ensino-aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MATTOS, A. P. ; RUDEK, K. M. ; SILVA, C. H. ; Martins, Márcio M. . Evidenciando as leis dos gases através de experimentos e TICs: Aplicação da Lei de Boyle. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KAPELINSKI, T. M. ; Martins, Márcio M. ; STANKOWSKI, R. . Evidenciando as leis dos gases através de experimentos e TICs: Lei de Charles e Gay-Lussac e o ovo engarrafado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DUTRA, B. C. ; Martins, Márcio M. ; KELM, L. R. ; SCHMIDT, A. C. ; MORARI, A. ; KOTOWSKI, L. D. . Evidenciando as leis dos gases através de experimentos e TICs: Elaboração de ebook e vídeo sobre as leis de Charles e Gay-Lussac. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DAUEK, L. A. ; Martins, Márcio M. ; KORNOWSKI, C. . Evidenciando as leis dos gases através de experimentos e TICs: Aplicação da Lei de Charles. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DUGATTO, D. A. ; Martins, Márcio M. . Software Tracker para ensinar Física e Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROSA, L. P. ; Martins, Márcio M. . Utilização e produção de material didático digital para o ensino de ciências e matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MALINOWSKI, M. H. M. ; Martins, Márcio M. . Divulgação de experimentos de química e ciências usando recursos da Web 2.0. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Dalla Lana, Regis Fernando da Silva ; Martins, Márcio M. ; Brasil, Robledo de M. ; SOLNER, Tiago B. ; Valéria Machado Siqueira Cavalheiro ; Santos, Maria Elena Silva ; Lima, Roberta M. dos S. ; Pagnoncelli, Claudia ; Silva, A. M. . Impacto do PIBID/Química no desempenho dos alunos na Escola Estadual de Ensino Médio Dr Walter Jobim. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Drescher, Carine Fernanda ; Wippel, Suzani dos S. ; Martins, Márcio M. ; Viero, Edriele ; Sabrina Liscano Flores ; Kunzler, Hilton A. ; Streck, Nágile O. ; Silva, A. M. . Impacto do PIBID/Química no desempenho dos alunos no Colégio Estadual Cel Pilar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Drescher, Carine Fernanda ; Martins, Márcio M. ; Wippel, Suzani dos S. ; SALLES, R. A. ; Viero, Edriele ; Kunzler, Hilton A. ; Streck, Nágile O. ; Sabrina Liscano Flores ; Silva, A. M. . Desenvolvimento de materiais didáticos como quebra-cabeça e roleta química para facilitar o conhecimento químico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PRADO, I. S. ; Martins, Márcio M. ; Athayde, Ana Paula Greff ; SILVA, N. M. ; Raguzzoni, Luciano M. ; Pedrolo, Caroline R. ; Silva, A. M. . Impacto do PIBID/Química no desempenho dos alunos da Escola Básica Érico Veríssimo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Martins, Márcio M. . Tecnologias da Informação e Comunicação e a sala de aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Martins, Márcio M. . Um breve relato do desenvolvimento de eperimentos no âbito do PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Martins, Márcio M. ; Kunzler, Hilton A. ; Streck, Nágile O. ; Drescher, Carine Fernanda ; Sabrina Liscano Flores ; Wippel, Suzani dos S. . Investigação de substâncias e misturas em tintas de canetas esferográficas - uma propostaparao ensino médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. M. . TICs na formação inicial e continuada: desafios e perspectivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Martins, Márcio M. ; KERSTING, R. L. ; FELTRIN, Ana Carla . Avaliação de propriedades químicas de derivados da glucosamina por cálculos ab initio usando a teoria do funcional de densidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DRESCHER, Carine Fernanda ; Silva, Cristiane R. da ; Martins, Márcio M. ; Sabrina Liscano Flores ; Luana da Costa Pires . Produções científicas da Revista Electrónica de la Ensenãnza de las Ciencias: enfoques de Educação Química a partir da pesquisa do estado da arte. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Martins, Márcio M. ; Brasil, Robledo de M. ; Valéria Machado Siqueira Cavalheiro ; NUNES, Andrielli Leitemberger ; Santos, Maria Elena Silva ; Dalla Lana, Regis Fernando da Silva ; Lima, Roberta M. dos S. ; PROCHNOW, T. ; SOLNER, Tiago B. . Pesquisa do estado da arte em Educação Química segundo artigos das Revistas Experiências em Ensino de Ciências e Experimentação em Ensino de Ciências. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Raguzzoni, Luciano M. ; Kunzler, Hilton A. ; Silva, Cristiane R. da ; Sabrina Liscano Flores ; Viero, Edriele ; Streck, Nágile O. ; DRESCHER, Carine Fernanda ; Wippel, Suzani dos S. ; Martins, Márcio M. . Desenvolvimento de abordagens inovadoras para o ensino de Química através de jogos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Pedrolo, Caroline R. ; Honnef, daniela ; Schuster, Tiago B. ; Silva, Jorge Renato Borges ; Luana da Costa Pires ; Athayde, Ana Paula Greff ; Martins, Márcio M. . Desenvolvimento de atividades lúdicas para ensino de Química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Kunzler, Hilton A. ; Martins, Márcio M. ; Raguzzoni, Luciano M. ; Pedrolo, Caroline R. . Pesquisa do estado da arte em Educação Química: um olhar na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e na Revista Ensaio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DRESCHER, Carine Fernanda ; Silva, Cristiane R. da ; Sabrina Liscano Flores ; Luana da Costa Pires ; Martins, Márcio M. . O estado da arte em Educação Química nas produções científicas da Revista Química Nova na Escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Santos, Maria Elena Silva ; Valéria Machado Siqueira Cavalheiro ; PROCHNOW, T. ; NUNES, Andrielli Leitemberger ; Lima, Roberta M. dos S. ; Dalla Lana, Regis Fernando da Silva ; Brasil, Robledo de M. ; Martins, Márcio M. . Produção de jogos didáticos para ensino de Química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Martins, Márcio M. ; Bisognin, Eleni ; Bisognin, Vanilde . A Modelagem Matemática e as leis físicas dos gases: construção do conceito de proporcionalidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. M. ; de Oliveira, J. S. . Pigmentos Inorgânicos na arte. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, M. M. ; Alencar Kolinski Machado ; Valéria Machado Siqueira Cavalheiro ; Thaise Martins Stangherlin ; Ana Paula Pesarico . Desenvolvimento de um experimento para o ensino de estequiometria e leis dos gases. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARTINS, M. M. ; de Oliveira, J. S. ; Silva, A. M. . Multiplicadores do conhecimento químico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Appelt, H. R. ; de Oliveira, J. S. ; MARTINS, M. M. . Quitina fase estacionária eficiente para cromatografia em coluna. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Valéria Machado Siqueira Cavalheiro ; MARTINS, M. M. ; de Oliveira, J. S. ; Appelt, H. R. . Projeto mostra científica: produção de modelos moleculares com materiais de baixo custo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Magnago, K. F. ; MARTINS, M. M. ; Fajardo, R. . Reações químicas: usando a modelagem matemática para explorar sistemas de equações lineares homogêneos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Appelt, H. R. ; de Oliveira, J. S. ; MARTINS, M. M. . Contextualizando o Ensino de Química: medicamentos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, M. M. . O uso do computador no ensino de química. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Garcia, I. T. S. ; MARTINS, M. M. . Obtenção de filemes finos de L-glutamina em substrato de silício. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARTINS, M. M. . Moléculas em movimento: o que é dinâmica molecular?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Pedrolo, Caroline R. ; Athayde, Ana Paula Greff ; Silva, A. M. ; Martins, Márcio M. . CADERNO PEDAGÓGICO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2014 (Caderno Pedagógico (pp 98-100)).
Outras produções
MARTINS, M. M. . Membro do Corpo de Consultores da Revista Ciências Exatas e Naturais - UNICENTRO. 2009.
Visita virtual: as árvores da minha cidade. 2019.
Martins, Márcio M. ; de Oliveira, J. S. ; Heck, E. F. . Misturas. 2007.
Martins, Márcio M. ; de Oliveira, J. S. ; Heck, E. F. . Conceitos de ácidez e basicidade. 2007.
MARTINS, M. M. . Comitê Científico da Coletânea Aprendendo Ciências: Interfaces da Pesquisa, Formação e Ensino - volume 7. 2021.
MARQUES MARTINS, MÁRCIO . Comissão Científica do I Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências. 2020.
MARTINS, M. M. . Revista Investigações no Ensino de Ciências. 2017.
Martins, Márcio M. . Consultor ad hoc dos Editais de Extensão Universitária. 2017.
Martins, Márcio M. . Avaliador(a) de trabalhos do 3 Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul Câmpus Bagé. 2017.
Martins, Márcio M. . Revista de Divulgação em Ciências Exatas e Tecnológicas - PORANDU. 2016.
Martins, Márcio M. . Revista PerCursos - UDESC. 2016.
Martins, Márcio M. . 7 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2016.
Martins, Márcio M. . Consultoria ad hoc UFFS Edital 315/FAPERGS/2016. 2016.
Martins, Márcio M. . 8 Salão de Ensino Pequisa e Extensão UNIPAMPA. 2016.
Martins, Márcio M. . IV Mostra de Iniciação Científica das Engenharias. 2016.
Martins, Márcio M. . Revista Ciências Exatas e Naturais - UNICENTRO. 2016.
Martins, Márcio M. . Consultoria ad hoc FACEPE. 2015.
Martins, Márcio M. . Consultoria ad hoc UFFS Edital 296/UFFS/2015. 2015.
Martins, Márcio M. . Consultoria ad hoc UFFS Edital 340/FAPERGS/2015. 2015.
Martins, Márcio M. . Consultoria ad hoc UFFS Edital 281/FAPERGS/2015. 2015.
Martins, Márcio M. . Revista Ciência & Natura. 2015.
Martins, Márcio M. . Revista Disciplinarum Scientia. 2015.
Martins, Márcio M. . Revista Ciência & Natura. 2015.
Martins, Márcio M. . Consultor ad hoc FACEPE. 2015.
Martins, Márcio M. . Consultor ad HOC FACEPE Edital 09/2015 APQ/FACEPE. 2014.
Martins, Márcio M. . Revista Disciplinarum Scientia. 2014.
Martins, Márcio M. . Avaliador de trabalhos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 2011.
MARTINS, M. M. . Elaboração de parecer técnico-científico sobre livro didático. 2010.
Martins, Márcio M. . Reflexões sobre tecnologias da informação e comunicação como promotoras da interdisciplinaridade. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Martins, Márcio M. ; CORREA, S. C. . Calor 2018. 2018; Tema: Ensino de Conceitos de calor e suas formas de transmissão. (Blog).
Martins, Márcio M. ; VASQUES, D. C. F. . Célula e Química. 2017; Tema: Interfaces entre a citologia e a Química. (Blog).
Martins, Márcio M. ; BRITTES, A. H. C. . Fisiologia Vegetal 2016. 2016; Tema: Interfaces entre a Fisiologia Vegetal e a Química. (Blog).
Martins, Márcio M. ; CANTAO, P. C. . Química e Genética. 2016; Tema: Interfaces entre genética e Química. (Blog).
BRITTES, A. H. C. ; CANTAO, P. C. ; MARTINS, M. M. . Canal Cromossomos Felizes. 2016; Tema: Canal para ensino de Biologia. (Rede social).
Martins, Márcio M. . Termodinâmica e Gases. 2013; Tema: Material de apoio para a disciplina de Gases e Termodinâmica do curso de Química - UFFS/CERRO LARGO. (Blog).
Martins, Márcio M. . Science e-books: livros eletrônicos para o ensino de ciencias e de matemática. 2012; Tema: Livros eletrônicos em formato e-pub e outros materiais didáticos digitais para o ensino de ciências e de matemática. (Site).
Martins, Márcio M. . Cientista Digital. 2012; Tema: TICs no Ensino de Ciências. (Blog).
Martins, Márcio M. . Blog de Ciências. 2012; Tema: Blog de TICs no Ensino de Ciências - UFFS/Cerro Largo. (Blog).
Martins, Márcio M. . Blog da Especialização em Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas na Educação Básica da UFFS. 2012; Tema: Blog da Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica da UFFS/Cerro Largo. (Blog).
Martins, Márcio M. . Links e recursos TICs para professores. 2012; Tema: Links e ideias para trabalhos de TICs na área de Química e Ciências. (Blog).
Martins, Márcio M. . Tutoriais do Symyx Draw em português. 2011; Tema: Screencasts que ensinam a desenhar moléculas no Symyx Draw (atual Accelrys Draw). (Blog).
Martins, Márcio M. . Hipermídia na Educação: Courseware. 2011; Tema: Página de apoio da disciplina de Hipermídias na Educação:Courseware do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática da UNIFRA. (Site).
Martins, Márcio M. . Blog da Educação Digital 2011. 2011; Tema: Blog coletivo da disciplina EDU215 - Educação Digital (Curso de Química). (Blog).
Martins, Márcio M. . Blog de apoio da disciplina do mestrado. 2011; Tema: Página que serviu de suporte às atividades práticas desenvolvidas em sala de aula na disciplina de Hipermídias na Educação. (Blog).
Martins, Márcio M. . Página no Facebook do blog 'Diário de um Químico Digital'. 2010; Tema: Química, Ciências, TiCs e CTS. (Rede social).
Martins, Márcio M. . Diário de um Químico Digital. 2010; Tema: Química, Ciências, TICs e outras tecnologias. (Blog).
Martins, Márcio M. . Página no Facebook do blog Diário de um Químico Digital. 2010; Tema: TICs, Ciências e curiosidades. (Rede social).
Martins, Márcio M. . Diário de campo PIBID/CAPES/UNIFRA/Química. 2010; Tema: Registros das atividades do subprojeto de Química do PIBID/UNIFRA Edital 018/2010. (Blog).
Martins, Márcio M. . Blog da disciplina de Educação Digital. 2010; Tema: Blog coletivo da disciplina de educação digital do curso de Química da UNIFRA. (Blog).
Martins, Márcio M. . Diário de um Químico Digital. 2009; Tema: TIcs, Ciências e suas tecnologias digitais. (Blog).
BANDEIRA, V. B. ; MARTINS, M. M. . UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CONCEPÇÕES SOBRE ESTRUTURA ATÔMICA E PERIODICIDADE QUÍMICA. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Ciências).
VASQUES, D. C. F. ; SANTOS, G. S. ; Martins, Márcio M. . MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, M. F. ; Martins, Márcio M. ; SANTOS, G. S. . Kahoot!: Proposta de jogo didático para o ensino. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Martins, Márcio M. . Tecnologias digitais aplicadas ao ensino. 2017. .
Martins, Márcio M. ; BRITTES, A. H. C. ; CANTAO, P. C. ; VASQUES, D. C. F. . Criação de vídeo-aulas para o ensino de química utilizando recursos gratuitos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Martins, Márcio M. . Tela interativa como metodologia/recurso nas aulas de Química. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, M. M. . Estratégias e recursos digitais para a elaboração de livros eletrônicos e hipermídias para o ensino de ciências. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MARTINS, M. M. . O computador como ferramenta/recurso didático no processo ensino aprendizagem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Martins, Márcio M. . Webquest e técnicas de pesquisa online para o ensino de Química e Ciências. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Martins, Márcio M. . Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Martins, Márcio M. . Blog da Disciplina 'Gases e Termodinâmica - GEN094'. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas de Química).
Martins, Márcio M. ; NUNES, A. ; Dalla Lana, Régis ; Brasil, Robledo de M. . Atividades sobre fatores que afetam o equilíbrio das reações químicas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Química).
Martins, Márcio M. ; NUNES, A. ; Dalla Lana, Régis ; Brasil, Robledo de M. . Simulação de experimento sobre influência da variação da pressão total no equilíbrio das reações químicas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas de Química).
MARTINS, M. M. ; NUNES, A. ; Dalla Lana, Régis ; Brasil, Robledo de M. . Efeito da Temperatura no Deslocamento do Equilíbrio. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas de Química).
Martins, Márcio M. ; NUNES, A. ; Dalla Lana, Régis ; Brasil, Robledo de M. . Velocidades e equilíbrio. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas de Química).
Santos, Maria Elena Silva ; Valéria Machado Siqueira Cavalheiro ; Brasil, Robledo de M. ; MARTINS, M. M. . Equilíbrio Hexaaquocobalto (II) ? Tetraclorocobaltato (II). 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas de Química).
MARTINS, M. M. ; Brasil, Robledo de M. ; Dalla Lana, Régis ; NUNES, A. . Estado de equilíbrio. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aulas de Química).
Martins, Márcio M. . Química sobre rodas: Webquest como ferramenta de aprendizagem em contexto de Química e ciências. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EnsinodeCiências).
MARTINS, M. M. . Canal de Vídeos de Físico-Química. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Química).
MARTINS, M. M. . Modelagem Matemática no Ensino de Ciências com câmeras digitais e o software OSP Tracker. 2013. (Curso de curta duração).
Martins, Márcio M. . Desenhando moléculas em 2 e 3 dimensões. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Martins, Márcio M. . Modelagem e Simulações Computacionais para o ensino de Química e de ciências. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Martins, Márcio M. . Critérios e instrumentos para avaliação e criação de softwares educativos. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a distância).
MARTINS, M. M. . Science e-books - Livros eletrônicos para o professor que quer inovar em sala de aula. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Ciências).
Martins, Márcio M. . A química das tintas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Martins, Márcio M. . A geometria da Matemática aplicada à Química do ensino médio. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Martins, Márcio M. ; Silva, A. M. . Multiplicadores do conhecimento químico: pilhas e baterias. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Martins, Márcio M. . A geometria da matemática com a Química aplicada aos anos inais do ensino fundamental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Martins, Márcio M. . Criação de um canal no Youtube para divulgação de experimentos de Química do PIBID/CAPES/UNIFRA/Química. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a distância).
Martins, Márcio M. ; Mainardi, Nadir Laci Dieckel . Website para ensino de Eletricidade. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a distância).
Martins, Márcio M. . Blog da disciplina de Educação Digital - Edição 2011. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a distância).
Martins, Márcio M. ; FELTRIN, Ana Carla . Tutoriais do SymyxDraw em português. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a distância).
Martins, Márcio M. . Blog da disciplina "Hipermídia na Educação: Courseware". 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a distância).
Martins, Márcio M. . Relatório Parcial do Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA 2011. 2011. (Relatório de pesquisa).
Martins, Márcio M. . Relatório Anual do PIBID/CAPES/UNIFRA/Química 2011. 2011. (Relatório de pesquisa).
MARTINS, M. M. ; de Oliveira, J. S. . Tecnologia de corantes e pigmentos 1. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Martins, Márcio M. . Estudos e discussões acerca das temáticas de abrangência de cada subprojeto PIBID/UNIFRA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Martins, Márcio M. . Pesquisa em Educação: abordagens quanti e qualitativa, tipos de pesquisa e instrumentos de pesquisa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Martins, Márcio M. . Conjuntura dos subprojetos PIBID/UNIFRA: Perfil e Função do Bolsista. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Martins, Márcio M. . Ambiente Virtual de Aprendizagem dol PIBID/CAPES/UNIFRA/Química. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a distância).
Martins, Márcio M. . Criação de um blog para registro das atividades realizadas no PIBID/CAPES/UNIFRA/Química. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a distância).
Martins, Márcio M. . Wki do PIBID/CAPES/UNIFRA/Química. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a distância).
Elio Sangoi ; ISAIA, S. M. A. ; Martins, Márcio M. . Contribuições da resolução de problemas e do software Maple na aprendizagem significativa dos conceitos e propriedades da derivada. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a distância).
Martins, Márcio M. . Ambiente Virtual de Aprendizagem "Educação Digital'. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a distância).
Martins, Márcio M. . Blog da disciplina de Educação Digital (EDU215) edição 2010. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a distância).
Martins, Márcio M. . Relatório Parcial do Subprojeto PIBID/CAPES/UNIFRA/QUÍMICA 2010. 2010. (Relatório de pesquisa).
Martins, Márcio M. . Ciência Tecnologia e Sociedade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Martins, Márcio M. . Fábrica de moléculas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Martins, Márcio M. . Blog diariodeumquimicodigital.com. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a distância).
MARTINS, M. M. ; de Oliveira, J. S. . Pigmentos Inorgânicos: história e Química. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
de Oliveira, J. S. ; MARTINS, M. M. . Pigmentos inorgânicos através das eras: História e Química. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
de Oliveira, J. S. ; MARTINS, M. M. . Pigmentos inorgânicos: História e Química. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MARTINS, M. M. . Ferramentas computacionais gratuitas (free sotware) para o ensino de Ciências. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, M. M. . Compostos de coordenação: Química, História e Arte. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Appelt, H. R. ; de Oliveira, J. S. ; Martins, Márcio M. . Contextualizando o ensino de Química: Medicamentos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
de Oliveira, J. S. ; MARTINS, M. M. . A química da Arte e a Arte da Química. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, M. M. . O uso do computador no ensino de Química. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MARTINS, M. M. . Mecânica e Dinâmica Molecular: simulação de moléculas em movimento. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
de Oliveira, J. S. ; MARTINS, M. M. ; Heck, E. F. . Desenvolvimento de objeto de aprendizagem à distância. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino a distância).
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2017
Elaboração de materiais didáticos digitais e experimentos para o ensino de Ciências, Descrição: A presente proposta de projeto de extensão vem de encontro aos anseios da comunidade escolar bageense no tocante à capacitação para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), da experimentação no ensino de Ciências e de abordagem lúdica. Embora presentes em diversos aspectos da vida escolar, as TIC necessitam de um constante processo de atualização e aperfeiçoamento por parte dos professores em regência de classe, o que nem sempre é possível devido à elevada quantidade de encargos didáticos a eles atribuída. De igual maneira, a experimentação e o uso de atividades lúdicas nem sempre são possíveis devido à falta de espaços adequados para o seu desenvolvimento e utilização. Foi pensando nisso que essa proposta de curso foi elaborada. Três objetivos são definidos: (A) capacitação dos professores de ciências em formação inicial ou continuada para a produção de hipermídias interativas; (B) capacitação para produção de experimentos de ciências com materiais de fácil acesso; (C) capacitação para produção de materiais didáticos lúdicos. O objetivo (A) permeia os demais objetivos (B) e (C). Como um objetivo colateral, pretende-se utilizar a produção desses materiais didáticos para a alimentação de um repositório de material didático digital ligado ao curso de Química e ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UNIPAMPA-Bagé.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Márcio Marques Martins - Coordenador / Geovana Santos dos Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2012 - Atual
Utilização e produção de material didático digital para o ensino de ciências e de matemática, Descrição: Aprovado em dois editais diferentes: 174/UFFS/2012 e 093/UFFS/2013 com direito a bolsas para alunos de iniciação científica. As Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências (TICs) podem oferecer aos professores em processo de formação inicial ou continuada, alternativas aos processos tradicionais de ensino e aprendizagem, principalmente quando determinados conceitos exigem demonstrações ou abstrações que são difíceis ou mesmo impossíveis de se demonstrar em aula. Nesse sentido, as TICs oferecem meios para que o professor leve os alunos a mundos submicroscópicos ou a assistir fenômenos fisicamente ou temporalemte inacessíveis. Elas permitem complementar as aulas com livros eletrônicos, vídeos didáticos, enquetes, hipertextos, etc. Os livros didáticos comumente usados possuem limitações, poucos incorporam recursos multimídia que, embora dispensáveis, permitem complementar a aula ou até mesmo expandir os campos conceituais da mesma. A capacitação do professor em exercício para a avaliação e uso desses materiais didáticos digitais também é importante, pois são poucos os cursos de licenciatura que abordam as TICs. Existem algumas alternativas de sucesso limitado, como os objetos virtuais de aprendizagem (OVA), patrocinados pelo MEC, de acesso livre e com guias pedagógicos para o professor. Mesmo assim, a quantidade de material didático digital em português é pouco abundante ou é inadequado para o ensino de ciências, pois muitos OVA não atendem ao critério de ?reusabilidade em contextos didáticos variados?. Os livros eletrônicos, ou e-books, são disponibilizados em uma variedade de formatos e podem ser lidos em variados dispositivos eletrônicos. A produção desse tipo de material didático digital é relativamente simples e resolveria uma boa parte dos problemas citados anteriormente. Os livros eletrônicos podem ser elaborados com tendências interdisciplinares, ou seja, relacionando as diferentes áreas científicas (física, química e biologia) com outras ár. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Márcio Marques Martins - Coordenador / Karine Faverzani Magnago - Integrante / Aline Marques da Silva - Integrante / Lidiane Buligon - Integrante / Roque Ismael da Costa Güllich - Integrante / Danusa de Lara Bonotto - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal da Fronteira Sul - Bolsa.
-
2011 - 2012
Modelagem para o ensino de física com o auxílio de ferramentas de simulação gráfica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Márcio Marques Martins - Coordenador., Financiador(es): Universidade Franciscana - Remuneração.
-
2010 - 2012
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Descrição: Projetos de iniciação à docência, a serem apoiados no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID, atendendo às atribuições legais da CAPES de induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério (Lei n 11.502, de 11 de julho de 2007), às diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto n 6.094, de 24 de a bril de 2007), aos princípios estabelecidos na Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e Lei n° 11.947, de 16 de junho de 2009, no seu art. 31), à Portaria n 072, de 09 de abril de 2010, às normas deste Edital e à legislação em vigor aplicável à matéria. Aprovação publicada na Seção 3 do Diário Oficial da União, número 105, sexta-feira, 4 de junho de 2010, página 36. Responsável pelo subprojeto da área de Química.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Márcio Marques Martins - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2010 - 2012
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UNIFRA/Química, Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência ? PIBID apresenta-se com um objetivo multifacetado, porque ao mesmo tempo em que foca um conjunto de ações que visam o incentivo à docência pelo viés da formação inicial, junto aos estudantes de variadas licenciaturas, propõe contribuir para a melhoria dos processos de aprendizagem de alunos das escolas de educação básica, em especial as que apresentam baixo IDEB, assim como pretende contribuir para a formação de professores em serviço. Essas facetas, entre outras mais, contribuem para que tanto IES quanto escolas da educação básica repensem seus processos formativos com a finalidade de qualificá-los e torná-los significativos ao contexto e às demandas das políticas educacionais contemporâneas. Para tanto, o edital n 018/2010 do PIBID-CAPES, possibilita a consolidação dos referenciais político-pedagógicos do Centro Universitário Franciscano ? UNIFRA, de acordo com suas finalidades educativas, em favor do bem-estar humano e do desenvolvimento social e profissional. O Projeto Pedagógico da UNIFRA tem a proposição de envolver a comunidade acadêmica na conscientização dos valores, princípios, metas e ações a serem coletivamente assumidos e difundidos pelo saber científico e pedagógico, considerando a especificidade dos cursos e setores da instituição. Nesse sentido, a UNIFRA propõe um Programa Institucional PIBID voltado à iniciação à docência com caráter formativo, investigativo, compartilhado e multidisciplinar nas áreas de Pedagogia, Letras- Português, Filosofia, Matemática e Química.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Márcio Marques Martins - Coordenador.
-
2010 - 2011
Determinação teórica de propriedades de derivados de carbohidratos por teoria do funcional de densidade, Descrição: Cálculo da geometria molecular de equilíbrio de açúcares derivados da glicose e frutose e utilização das estruturas otimizadas para cálculos de docking molecular com a enzima hexoquinase.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcio Marques Martins - Coordenador., Financiador(es): Cantro universitário franciscano - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2010
Descomplicando conceitos de Físico-Química, Descrição: Projeto que visa produzir material técnico e científico, bem como materiais didáticos visando a descomplicação dos conceitos e conteúdos de físico-química trabalhados no âmbito do ensino superior e médio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcio Marques Martins - Coordenador., Financiador(es): Cantro universitário franciscano - Remuneração.
-
2008 - 2009
Projeto mostra científica: as ciências naturais explicadas por meio de experimentos e equipamentos de fácil confecção, Descrição: Pesquisa em ensino de química; produção de material didático para uso em ensino médio e superior; feira de ciências intinerante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcio Marques Martins - Coordenador., Financiador(es): Universidade Franciscana - Bolsa.
-
2007 - 2008
Estudo computacional da viscosidade de cisalhamento de halometanos através da metodologia da dinâmica molecular no equilíbrio, Descrição: Simulações computacionais de dinâmica molecular com o intuito de explorar as propriedades de transporte de líquidos apolares representados por moléculas rígidas descritas por potenciais adicionais aos pares do tipo Lennard-Jones 12/6.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcio Marques Martins - Coordenador., Financiador(es): Universidade Franciscana - Bolsa.
-
2007 - 2008
Investigação teórica de propriedades de novos materiais baseados em cátions dialquilimidazólio e organocalcogênio e suas interações com nanopartículas, Descrição: Investigação de propriedades físico-químicas de líquidos iônicos e outros líquidos convencionais na presença de materiais nanoestruturados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcio Marques Martins - Coordenador., Financiador(es): Universidade Franciscana - Bolsa.
-
2005 - 2006
Viscosidade de Cisalhamento do Metano Líquido via Simulações de Dinâmica Molecular, Descrição: Estudo da dinâmica da viscosidade de cisalhamento do metano líquido via funções de correlação temporal e sua posterior quebra em contribuições de N-corpos, em contribuições referentes aos ramos atrativo e repulsivo do potencial de Lennard-Jones 12-6 e quebra nas contribuições cinética e potencial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Márcio Marques Martins - Coordenador / Hubert Stassen - Integrante / Álvaro Tavares Duarte - Integrante.
Prêmios
2009
Patrono da primeira turma do Curso de Química - UNIFRA, Curso de Química - UNIFRA.
2008
Professor Homenageado pela turma 2007 do curso de Química da UFPel, Curso de Química (Bach e Lic) do IQG UFPel - http://goo.gl/9OZXf.
2006
Prêmio de melhor trabalho da seção de educação em química da 14a RA SBQSul, SBQ - Regional Sul.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé. , Travessa Quarenta e Cinco (Malafaia), Industrial I, 96413170 - Bagé, RS - Brasil, Telefone: (53) 32429931, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade Federal do PampaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
11/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal do Pampa.,Linhas de pesquisa
-
04/2022
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III, História da Química
-
03/2022
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências I
-
03/2019
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa.,Atividade realizada, Coordenador Substituto do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.
-
07/2016
Direção e administração, Universidade Federal do Pampa.,Cargo ou função, Coordenador Substituto do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências.
-
03/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal do Pampa.,Linhas de pesquisa
-
03/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Universidade Federal do Pampa.,Linhas de pesquisa
-
10/2021 - 02/2022
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III, Instrumentação para o Ensino de Química II
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Projetos de Ensino Mediados por Tecnologias da Informação e Comunicação, Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências I
-
03/2021 - 09/2021
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III, Instrumentação para o ensino de Química II
-
03/2021 - 07/2021
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências I
-
08/2020 - 01/2021
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III, Química Geral
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências I, Projetos de Ensino mediados por Tecnologias da Informação e Comunicação
-
03/2020 - 07/2020
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Química Básica, Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências I
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação para o Ensino de Química II
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Interdisciplinares em Ensino de Física
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, ESP EM MODELAGEM COMPUT NO ENSINO, EXPERIM. E SIMULAÇÃO, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, MODELAGEM E EXPERIMENTACAO EM CIENCIAS DE MATERIAS
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PROJETOS DE ENSINO DE CIENCIAS MEDIADOS POR TECNOLOGIAS DA INFORMAÇAO E COMUNICAÇAO
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇAO E COMUNICAÇAO I
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, ESP EM MODELAGEM COMPUT NO ENSINO, EXPERIM. E SIMULAÇÃO, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, TOPICOS ESPECIAIS DE MODELAGEM COMPUTACIONAL EM CIENCIAS DE MATERIAIS
-
05/2019 - 12/2019
Extensão universitária , Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé.,Atividade de extensão realizada, Programa de Formação Continuada de Professores de Matemática: Uso de Tecnologias Digitais para o Ensino de Matemática.
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação para o Ensino de Química II
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Química
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias da Informação e Comunicação I
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-química III
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação para o Ensino de Química II
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Mestrado Acadêmico em Ensino, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos computacionais para o Ensino
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Educação e diversidade cultural, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cibercultura e Diversidade
-
04/2018 - 12/2018
Extensão universitária , Universidade Federal do Pampa.,Atividade de extensão realizada, Oficinas de extensão: capacitação para o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino.
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Gerall
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias de Informação e Comunicação II
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Química
-
10/2017 - 12/2017
Ensino, ESP EM MODELAGEM COMPUT NO ENSINO, EXPERIM. E SIMULAÇÃO, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, TECNOLOGIAS AVANCADAS NO ENSINO DE MODELAGEM
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias da Informação e Comunicação I
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação para o Ensino de Química II
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III
-
04/2017 - 12/2017
Extensão universitária , Universidade Federal do Pampa.,Atividade de extensão realizada, Projeto Elaboração de Matariais Didáticos Digitais e de Experimentos para o Ensino de Ciências.
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Química
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Computacionais no Ensino de Ciências
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação para o Ensino de Química
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias da Informação e Comunicação I
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III, História da Química
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência Moderna e Contemporânea
-
03/2015 - 04/2016
Direção e administração, Universidade Federal do Pampa.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Química Licenciatura.
-
03/2015 - 03/2016
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa.,Atividade realizada, Projeto de Ensino - Produção, elaboração e avaliação de material didático digital.
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisico-Quimica III
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisico-Quimica III
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Quimica Geral
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Quimica Geral
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Historia da Ciencia na sala de aula
-
04/2015 - 07/2015
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Computacionais no Ensino de Ciências
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral (Licenciatura em Física)
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III (Engenharia Química/Lic. Química)
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Química (Lic.Química)
-
09/2014 - 02/2015
Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral
-
09/2014 - 02/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III
-
09/2014 - 12/2014
Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa.,Atividade realizada, Projeto de Ensino - Produção, elaboração e avaliação de material didático digital.
-
08/2014 - 11/2014
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História da Ciência na Sala de Aula
-
04/2014 - 09/2014
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III (Eng. Química), Química Geral (Lic. em Física)
2013 - 2014
Universidade Federal da Fronteira SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Equilíbrio de fases e eletroquímica - Lic. em Química - 4 cr.
Termodinâmica - Eng. Ambiental - 4 cr.
Pós-Graduação - Ensino de Ciências mediado por tecnologias (32 ha)
2013 - 2014
Universidade Federal da Fronteira SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas ministradas na graduação:
Engenharia Ambiental e Recursos Renováveis:
Termodinâmica - GEN123 (4 créditos)
Licenciatura em Química:
Equilíbrio de Fases e Eletroquímica (4 créditos)
Disciplinas ministradas na pós-graduação:
Ensino de Ciências mediado por Tecnologias (32 horas-aula)
2013 - 2014
Universidade Federal da Fronteira SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro do colegiado do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis
2013 - 2013
Universidade Federal da Fronteira SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Curso de Licenciatura em Química: habilitação ciências
Disciplina de Gases e Termodinâmica (72 horas-aula)
Curso de Engenharia Ambiental
Disciplina: Termodinâmica (5a Fase)
Disciplina: Termodinâmica (7a Fase)
2012 - 2013
Universidade Federal da Fronteira SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplina ministrada: Tecnologias da informação e comunicação no ensino em ciências (Turmas A, B e C).
Carga-horária: 72 horas-aula (36 h-a presenciais, 36 h-a a dstância)
2012 - 2012
Universidade Federal da Fronteira SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplina ministrada:
Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino em Ciências (Turmas A e B - 5 fase)
Atividades
-
04/2013
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gases e Termodinâmica (Lic em Química: Habilitação em Ciências), Termodinâmica (Engenharia Ambiental - 5a Fase), Termodinâmica (Engenharia Ambiental - 7a Fase)
-
02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Cerro Largo.,Cargo ou função, Membro da comissão de avaliação de processos de remoção docente - Edital UFFS/046/GR/2013.
-
11/2012
Direção e administração, Campus Cerro Largo.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Química:Habilitação em Ciências.
-
11/2012
Direção e administração, Campus Cerro Largo.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Química:Habilitação em Ciências.
-
10/2012
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino em Ciências (3 fase - Turmas A, B e C)
-
05/2012
Direção e administração, Campus Cerro Largo.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências:Biologia, Física e Química.
-
09/2012 - 03/2013
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino em Ciências (Turmas A, B e C)
-
04/2012 - 08/2012
Ensino, Interdisciplinaridade e práticas ped. na ed. bás., Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Informática e interdisciplinaridade na Educação Básica
-
04/2012 - 08/2012
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino em Ciências (Turmas A e B)
2006 - 2012
Universidade FranciscanaVínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2011
Ensino, Mestrado Prof. em Ens. de Física e de Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Hipermídia na Educação: Courseware
-
08/2011
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química - Farmácia, Físico-Química IV - Química, Química Inorgânica - Engenharia de Materiais
-
08/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Área de Ciências Tecnológicas, Curso de Química.,Cargo ou função, Membro do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Química.
-
02/2011
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Digital, Físico-Química III
-
08/2010
Outras atividades técnico-científicas , Área de Ciências Tecnológicas, Área de Ciências Tecnológicas.,Atividade realizada, Coordenador do Subprojeto de Química do PIBID/CAPES/UNIFRA.
-
03/2010
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral
-
03/2010
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação digital, Físico-Química II
-
07/2009
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química I, Estágio Curricular Supervisionado II
-
07/2009
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Inorgânica de Materiais - QMC165
-
03/2009
Direção e administração, Área de Ciências Tecnológicas.,Cargo ou função, Coordenador de Estágios - Curso de Química.
-
08/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Área de Ciências Naturais e Tecnológicas.,Linhas de pesquisa
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado II, Físico-Química IV, Projetos Interdisciplinares em Química
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Inorgânica de Materiais
-
05/2008 - 05/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Área de Ciências Naturais e Tecnológicas.,Cargo ou função, Membro do Comitê Técnico-Científico da Área de Ciências Naturais e Tecnológicas.
-
04/2009 - 04/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Área de Ciências Tecnológicas.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Química.
-
04/2008 - 04/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Área de Ciências Naturais e Tecnológicas.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Química.
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado II, Físico-Química I
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Inorgânica de Materiais
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral, Físico-Química IV, Físico-Química II
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral - QMC250
-
04/2007 - 04/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Área de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Biomedicina.
-
12/2008 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Área de Ciências Tecnológicas, Área de Ciências Tecnológicas.,Atividade realizada, Integrante da Comissão de Seleção Docente da Área de Ciências Tecnológicas.
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral e Inorgânica
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química I
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química III
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio curricular supervisionado II
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral e Inorgânica
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral
-
03/2007 - 03/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Área de Ciências Naturais e Tecnológicas.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Química (pró-tempore).
-
03/2007 - 01/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Área de Ciências Naturais e Tecnológicas.,Linhas de pesquisa
-
03/2007 - 01/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Área de Ciências Naturais e Tecnológicas.,Linhas de pesquisa
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química II
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral e Inorgânica
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral e Inorgânica
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral e Inorgânica
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral e Inorgânica
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química I
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral e Inorgânica
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Física Médica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral e inorgânica
2005 - 2006
Universidade Federal de PelotasVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas 2005/1:
1.QuímiCca Inorgânica I (Bach./Lic. em Química)
2.Química Inorgânica (Bach. em Química de Alimentos)
3.Química Geral (Lic. em Física)
4.Físico-Química II (Bach. em Química de Alimentos)
Disciplinas 2005/2:
1.Química Inorgânica II(Bach./Lic. em Química)
2.Físico-Química IV (Bach./Lic. em Química)
3.Tópicos Especiais em Química inorgânica (Bach. em Química)
4.Química Nuclear (Bach./Lic. em Química)
5.Físico-Química I (Bach. em Química de Alimentos)
Atividades
-
03/2006 - 08/2006
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I (Núcleo de Ensino em Química), Materiais Poliméricos (Bach./Lic. em Química), Química Geral e Inorgânica (Eng. Ind. Madeireira), Química Geral (Química de Alimentos)
-
03/2006 - 08/2006
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral (Bach. em Química de Alimentos), Química Geral e Inorgânica (Eng. Ind. Madeireira), Química de Polímeros (Bach. em Química)
-
02/2006 - 08/2006
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Química Analítica e Inorgânica.,Linhas de pesquisa
-
02/2006 - 06/2006
Estágios , Departamento de Química Analítica e Inorgânica.,Estágio realizado, Álvaro Tavares Duarte - Estudo Computacional por Dinâmica Molecular da Viscosidade de Cisalhamento do Metano Líquido.
-
08/2005 - 02/2006
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química IV (Bach./Lic. em Química), Química Nuclear (Bach./Lic. em Química), Tópicos Especiais em Química Inorgânica (Química), Química Inorgânica II (Bach/Lic. em Química), Físico-Química I (Química de Alimentos)
-
03/2005 - 07/2005
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Inorgânica (Química de Alimentos), Química Geral (Lic. em Física), Química Inorgânica I (Bach./Lic. em Química), Físico-Química II (Química deAlimentos)
2005 - 2005
Colégio Objetivo PelotasVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 5
Atividades
-
08/2005 - 12/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Química
-
05/2005 - 06/2005
Estágios .,Estágio realizado, Estágio Docente I.
2002 - 2002
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estágio Docente II, Carga horária: 6
1999 - 1999
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitor de disciplinas de química orgânica ex, Carga horária: 12
1999 - 1999
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estágio Docente I, Carga horária: 3
Atividades
-
04/1999 - 12/1999
Extensão universitária , Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica.,Atividade de extensão realizada, monitoria de química orgânica experimental.
1997 - 1998
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
1995 - 1996
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1997 - 12/1998
Estágios , Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.,Estágio realizado, Adesão poli(propileno)-metal, blendas poliméricas.
-
03/1995 - 12/1996
Estágios , Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.,Estágio realizado, Modificação de poli(butadieno) para obtenção de ionômeros.
Você é Márcio Marques Martins?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Márcio Marques Martins e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?