Marcio de Oliveira Junior
Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Economia e Graduação em Direito. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial, Economia da Concorrência e Regulação. Foi Conselheiro e Presidente Interino do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) de 2014 a 2017. Já atuou também na área de Economia Internacional, principalmente nos seguintes temas: abertura comercial, áreas de livre comércio, zonas de processamento de exportação. Também atuou na área de Desenvolvimento Regional, na análise dos instrumentos de desenvolvimento regional e na análise das instituições voltadas à redução das disparidades regionais. É Consultor Sênior no Brasil da Charles River Associates (CRA) e Professor do Mestrado em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), lecionando estatística, regulação e concorrência.
Informações coletadas do Lattes em 12/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Direito
2007 - 2012
Centro Universitário de Brasília, UniCEUB
Título: Função Social da Empresa e Livre Concorrência: um estudo de caso da aquisição da Varig pela Gol.
Orientador: Neide Teresinha Malard
Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia
2002 - 2006
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Aglomeração Industrial e Eficiência Industrial: um estudo da evolução da produtividade nos municípios brasileiros de 1970 a 1996
José Eduardo Cassiolato.
Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia
1992 - 1995
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A Trajetória Tecnológica do Segmento de Automação Bancária da Indústria Brasileira de Computadores e Periféricos na Década de 90: Impactos da Mudança da Estratégia de Automação dos Bancos e da Abertura do Mercado, Ano de Obtenção: 1995
José Eduardo Cassiolato.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial / Especialidade: Organização Industrial e Estudos Industriais. Setores de atividade: Outros Setores.
Formação complementar
1992 - 1993
Mercado de Capitais. (Carga horária: 232h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Internacional/Especialidade: Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial/Especialidade: Organização Industrial e Estudos Industriais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Econômico e Empresarial.
Participação em eventos
1º Seminário de Estudos e Pesquisas no Poder Legislativo..A Articulação de Ensino e Pesquisa no Legislativo. 2014. (Seminário).
20º Seminário Internacional de Defesa da Concorrência.Convergência tecnológica, Inovação e Direito da Concorrência no séc. XXI.. 2014. (Seminário).
IV Annual Meeting of the Working Group on Trade and Competition in Latin America and the Caribbean (WGTC). 2014. (Seminário).
Participação em bancas
RESENDE, G. M.; TITO, F.;OLIVEIRA JÚNIOR, M.. AQUISIÇÃO DE CONCORRENTES NASCENTES OU KILLER ACQUISITIONS EM MERCADOS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DE UMA DÉCADA DE AQUISIÇÕES PELAS BIG TECHS. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.
MONASTERIO, L. M.; Resende, Caio Cordeiro;OLIVEIRA JÚNIOR, M.. AVALIAÇÃO DE IMPACTO DA MUDANÇA NO CONTROLE DE ATOS DE CONCENTRAÇÃO PELO CADE: UMA ABORDAGEM POR CONTROLE SINTÉTICO. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.
Barbosa Filho, N. H.; Pires, M. C. C.;OLIVEIRA JÚNIOR, M.. Análise dos impactos regulatórios da Lei Distrital 5.618/2016 no Distrito Federal. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Economia) - Escola de Economia de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas.
Meneguin, F. B.; Carvalho Pinto, V.;OLIVEIRA JÚNIOR, M.. Impactos da Lei nº 13.655/2018 na Atuação dos Órgãos de Controle Externo e seus Reflexos na Administração Pública.. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração Pública) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA.
OLIVEIRA JÚNIOR, M.. Kruel Rodrigues. O Direito Antitruste na Economia Digital: implicações concorrenciais do acesso a dados. 2016. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Brasília.
Oliveira, A. F.; Fonseca, J. B. L.; Milagres, M. O.; Gloria, D. F. A.;OLIVEIRA JÚNIOR, M.. Umbrella Effectse a repressão a cartéis no Brasil: análise sob a ótica do private enforcement. 2019. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.
OLIVEIRA JÚNIOR, M.. Ação de Reparação Civil por Danos Concorrenciais: proposta de lege ferenda para promover o equilíbrio entre as medidas pública e privada de combate às práticas anticompetitivas. 2017. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.
OLIVEIRA JÚNIOR, M.. A Infraestrutura Brasileira e os Desafios na Logística de Distribuição de Grãos de Soja para Exportação.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
OLIVEIRA JÚNIOR, M.. O Regime Internacional de Propriedade Intelectual Proposto pelo Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (TRIPS) e o Combate à Pirataria: o caso brasileiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
OLIVEIRA JÚNIOR, M.. Aquecimento Global e Mercado de Carbono: contribuições do mercado de carbono para a proteção internacional do meio ambiente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
OLIVEIRA JÚNIOR, M.. A Biotecnologia como Instrumento de Desenvolvimento Econômico e Social: a conjuntura brasileira e o contexto internacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
OLIVEIRA JÚNIOR, M.. A Reforma de Quotas e Voz do Fundo Monetário Internacional: nova representatividade dos membros. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília.
Orientou
Arbitralidade Objetiva nas Concessões de Transmissão de Energia Elétrica; 2021; Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA, ; Coorientador: Márcio de Oliveira Júnior;
ECONOMICIDADE NO SISTEMA DE COMPRAS CENTRALIZADAS NO EXÉRCITO BRASILEIRO: Estudo de caso do modelo utilizado na Guarnição de Brasília; ; 2021; Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA, ; Orientador: Márcio de Oliveira Júnior;
Impactos do novo regime fiscal sobre o Superior Tribunal De Justiça: uma previsão a partir do histórico de execução orçamentária; ; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração Pública) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA, ; Orientador: Márcio de Oliveira Júnior;
AS REGRAS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO (PNLD) E A CONCORRÊNCIA DO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração Pública) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA, ; Orientador: Márcio de Oliveira Júnior;
A CONSENSUALIDADE NO PROCESSO ADMINISTRATIVO SANCIONADOR DA AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração Pública) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA, ; Orientador: Márcio de Oliveira Júnior;
A FORMAÇÃO DE PREÇOS DE PRODUTOS DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS ELETRÔNICOS DE COMPRAS DO GOVERNO FEDERAL: UMA ABORDAGEM BASEADA NA TEORIA ECONÔMICA DE LEILÕES; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração Pública) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA, ; Orientador: Márcio de Oliveira Júnior;
A MODELAGEM DAS LICITAÇÕES COMO MEDIDA DE COMBATE A CARTÉIS: UMA ANÁLISE SOB O ENFOQUE DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração Pública) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA, ; Orientador: Márcio de Oliveira Júnior;
Desregulação e Inovação: os efeitos das inovações disruptivas da internet sobre a desregulação; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração Pública) - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA, ; Orientador: Márcio de Oliveira Júnior;
África do Sul: o impacto das sanções econômicas no período do Apartheid; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Márcio de Oliveira Júnior;
A Crise do Subprime e seu Impacto no Mercado de Capitais Brasileiro: investimento externo e de portfólio; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Márcio de Oliveira Júnior;
A Intervenção do Estado Brasilleiro sobre a Indústria Vitivinícola do Vale do São Francisco; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Márcio de Oliveira Júnior;
As Negociações do Acordo de Associação entre o Mercosul e a União Europeia: um estudo de caso dos entraves nas negociações agrícolas; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Márcio de Oliveira Júnior;
A Importância da Celebração de Acordos Bilaterais de Comércio para o Crescimento das Exportações no Período 2003-2010; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Márcio de Oliveira Júnior;
Estratégias de Marketing das Empresas Transnacionais: a presença da Coca Cola no Mundo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Márcio de Oliveira Júnior;
China: Análise do Crescimento Econômico; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Márcio de Oliveira Júnior;
As relações comerciais entre Argentina e Brasil no âmbito do Mercosul:uma análise do setor automotivo; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Márcio de Oliveira Júnior;
Produções bibliográficas
-
Cabral, M. A. M. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Springer de Freitas, Paulo . Restrições à Publicidade como Restrições Concorrenciais. REVISTA DO IBRAC , v. 1, p. 521-542, 2021.
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; BATISTA, L. G. A. . Assessment of coordinated effects in CADE's merger review under Federal Statute No. 12.529/2011. Concurrences , v. 94277, p. 34-39, 2020.
-
RESENDE, I. C. ; GARCIA, L. S. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . O Direito de Acesso à Justiça e o Panorama Atual dos Juizados Especiais Cíveis do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Revista Direito Público , v. 17, p. 28-59, 2020.
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Mudanças no arranjo institucional regulatório: comentários sobre as propostas em tramitação no Congresso Nacional. Revista de Informação Legislativa , v. 41, p. 393-409, 2004.
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; SCHWARTZMAN, J. . Provão e Ranking Ipead/Ufmg: uma comparação. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, 1998.
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Esteves, L. A. . The Future of Antitrust. 1. ed. São Paulo: IBRAC ? Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional, 2020. v. 1. 6p .
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Burnier da Silveira, Paulo . Guidelines as a Tool to Promote Competition Enforcement in Brazil. Competition Policy for the New Era: Insights from the BRICS Countries. 1ed.Oxford: Oxford, 2017, v. , p. 100-120.
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Marcio de Oliveira Junior. In: Pedro Zanotta. (Org.). Conversando com o Cade...e com a SDE. 1ed.: , 2017, v. , p. 105-125.
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Alessandro Octaviani . Remédios estruturais em casos de cartéis: análise funcional e fundamentos econômicos para sua aplicação. In: Vinícius Marques de Carvalho. (Org.). A Lei 12.529/2011 e a Nova Política de Defesa da Concorrência. 1ed.São Paulo: Singular, 2015, v. , p. 321-337.
-
Cabral, M. A. M. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Springer de Freitas, Paulo . Tecnologia, concorrência e publicidade: aliadas da contabilidade. Estado de São Paulo, 11 set. 2020.
-
Marques da Silva, R. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Privatizações e Mercado de Gás. Valor Econômico, São Paulo, 07 jul. 2020.
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Esteves, L. A. . Covid-19, falência e concorrência: uma proposta de screening test. Blog do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), Rio de Janeiro, 18 maio 2020.
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Tabelamento de Fretes Beneficia os Caminhoneiros Autônomos?. Jota, 06 jun. 2018.
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . É legal diferenciar preços para homens e mulheres?. Jota, https://www.jota.info, 06 jul. 2017.
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . De que política de desenvolvimento regional o Brasil precisa?. Brasil, Economia e Governo, 17 out. 2011.
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . A Redistribuição Acidental!?. Folha de São Paulo, São Paulo, 08 fev. 1997.
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; CYPRIANO, M. P. . Finanças Públicas no Estado de Minas Gerais: um estudo da evolução da receita, despesa e endividamento - 1987-1994. In: VII Seminário sobre a Economia Mineira, 1995, Diamantina. Anais do VII Seminário sobre a Economia Mineira, 1995.
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . The Failing Firm Theory ? How to benefit from the theory on post-crisis scenarios without false-negatives. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . DOMINANCE AND COLLABORATIONS : GOUGING, OPPORTUNISM, ACCESS, INDUSTRIAL POLICY, AND THE CHALLENGE TO FIRST PRINCIPLES OF COMPETITION. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Benchmarking como atividade essencial para os negócios: quando pode prejudicar a concorrência ao invés de incentivá-la?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Antitrust and Developing and Emerging Economies. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Aspectos Econômicos dos Mercados de Dois Lados. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Reparação de Danos por Condutas Anticompetitivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Global Value Chains in Competition Law. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . New Landscape of Competition Law in Brazil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Advocacy in Public Procurement: how to assist procurement officials in designing and implementing competitive bids. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Competition Law and Digital Markets: the Case of Brazil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Direito da Concorrência e Regulação na Era Digital. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Pereira Neto, Caio Mario S. . General Purpose Technologies and Competition Law. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Food Value Chains: Experiences from Brazil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Assessing the role of Latin American Competition Authorities in an increasingly data-driven global economy : Experiences from Brazil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Competition Policy and Economic Growth. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . OECD Competition Committee Working Party. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Defesa da Concorrência e Livre Comércio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Global Forum on Competition. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Metodologia de análise de condutas unilaterais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Pharmaceitical Sector in Brazil - Eli Lilly do Brazil Ltda & GSK Novartis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Cade's Organization and Workflow. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Structural Remedies in Merger Cases. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Ação de cartéis após a supressão da rivalidade interna. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Intergovernmental Group of Experts on Competition Law and Policy,14th session. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . 5th Meeting of the UNCTAD Research Partnership Platform. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Convergência tecnológica, Inovação e Direito da Concorrência no séc. XXI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Marco Regulatório das Políticas de Desenvolvimento Regional no Brasil: Fundos de Desenvolvimento e Fundos Constitucionais de Financiamento 2011 (Texto para Discussão).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . A Reforma Tributária e a Mudança dos Instrumentos da Política de Desenvolvimento Regional no Brasil. Brasília: Centro de Estudos da Consultoria do Senado, 2009 (Texto para Discussão).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Restrições Comerciais às Exportações de Produtos Siderúrgicos no Mercosul. Rio de Janeiro: Ipea, 2001 (Texto para Discussão).
-
KUME, H. ; ANDERSON, P. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Identificação das Barreiras ao Comércio no Mercosul : a percepção das empresas exportadoras brasileiras. Rio de Janeiro: Ipea, 2001 (Texto para Discussão).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . A Liberalização Comercial Brasileira e os Coeficientes de Importação: 1990/1995. Rio de Janeiro: Ipea, 2000 (Texto para Discussão).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Uma Análise da Relação entre Inflação e Preços Relativos. Rio de Janeiro: Ipea, 1999 (Texto para Discussão).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . A Oferta e a Demanda no Setor Serviços. Belo Horizonte: Ipead/Ufmg, 1998 (Texto para Discussão).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . O Movimento de Preços Relativos após a Estabilização. Belo Horizonte: Ipead/Ufmg, 1998 (Texto para Discussão).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Preços relativos: novamente o Efeito Orloff?. Belo Horizonte: Ipead/Ufmg, 1997 (Texto para Discussão).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . A Superestimação nos Índices de Preços. Belo Horizonte: Ipead/Ufmg, 1997 (Texto para Discussão).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Impactos Inflacionários da CPMF. Belo Horizonte: Ipead/Ufmg, 1996 (Texto para Discussão).
-
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Imóveis Vagos, Déficit Habitacional e Incentivos para o Mercado de Locação de Imóveis Residenciais. Belo Horizonte: Ipead/Ufmg, 1996 (Texto para Discussão).
Outras produções
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; BATISTA, L. G. A. . Análise de Entrada e Rivalidade - Ato de Concentração nº 08700.003198/2023-01 (Knauf do Brasil Ltda. e Trevo Industrial de Acartonados S.A.). 2024.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Springer de Freitas, Paulo ; BATISTA, L. G. A. . Nota Técnica - Ausência de Incentivos e Improbabilidade de Efeitos Coordenados - Ato de Concentração nº 08700.003198/2023-01. 2024.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Marques da Silva, R. ; Batista, L. G. A. . Nota Técnica sobre o Inquérito Administrativo nº 08700.000225/2020-32. 2024.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Nota sobre Análise Empírica de Eficiências Econômicas Resultantes do Ato de Concentração nº 08700.003198/2023-01 (AC Knauf/Trevo). 2023.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Nota Técnica - Processo Administrativo nº 08700.000171/2019-71. 2023.
Meneguin, F. B. ; Batista, L. G. A. ; Esteves, L. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . NOTA TÉCNICA - COMENTÁRIOS À NOTA TÉCNICA Nº 18/2023/DEE/CADE NO ÂMBITO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 08700.000270/2018-72 - AUSÊNCIA DE EFEITOS ANTICOMPETITIVOS EM FACE DOS BREEDING INCENTIVES.. 2023.
Esteves, L. A. ; Marques da Silva, R. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Deflacionamento do spread s1 no cálculo do custo de capital de terceiros no Contrato de Concessão do Serviço Público de Transmissão de Energia Elétrica nº 48/2017.. 2023.
Springer de Freitas, Paulo ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Parecer sobre o Inquérito Administrativo nº 08700.001110/2020-65 (SafraPay vs. Adyen). 2023.
Meneguin, F. B. ; Batista, L. G. A. ; Esteves, L. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . PARECER TÉCNICO - AUSÊNCIA DE FECHAMENTO DE MERCADO E DE APRISIONAMENTO: UMA ANÁLISE DA AUSÊNCIA DE IMPACTOS CONCORRENCIAIS DAS CONDUTAS DESCRITAS NO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 08700.000270/2018-72.. 2023.
Springer de Freitas, Paulo ; Meneguin, F. B. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Parecer ABIPAG. 2022.
Springer de Freitas, Paulo ; Esteves, L. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Réplica à Nota Técnica BTP ? DOC. SEI 1117034 Inquérito Administrativo nº 08700.003945/2020-50. 2022.
Springer de Freitas, Paulo ; Esteves, L. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Análise Concorrencial da Concessão de STS10: a conduta de self-preferencing e seus impactos.. 2022.
Meneguin, F. B. ; Springer de Freitas, Paulo ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . NOTA TÉCNICA EXAME DO GUIA PARA ANÁLISE DE IMPACTO CONCORRENCIAL DE NOVAS OUTORGAS DE TERMINAIS PORTUÁRIOS (GUIA AIC-TP) À LUZ DA ANÁLISE DE IMPACTO REGULATÓRIO (AIR).. 2022.
Springer de Freitas, Paulo ; Esteves, L. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Parecer sobre o Inquérito Administrativo nº 08700.003945/2020-50. 2022.
Esteves, L. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . COMPRAS GOVERNAMENTAIS DE SERVIÇOS DE DIAGNÓSTICO DE TESTES DE COVID-19: PREÇOS HEDÔNICOS E CONTRAFACTUAIS. 2022.
Springer de Freitas, Paulo ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Parecer Técnico referente ao AC n° 08700.001197/2022-32 (aquisição da União Vopak pela Cattalini).. 2022.
Marques da Silva, R. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Parecer Técnico - Avaliação de evidências sobre a eficiência dos leilões de veículos organizados pela Copart.. 2022.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Meneguin, F. B. ; Esteves, L. A. ; Batista, L. G. A. . ANÁLISE DE IMPACTOS CONCORRENCIAIS DO ATO DE CONCENTRAÇÃO Nº 08700.003959/2022-35 (SULAMÉRICA\REDE D'OR).. 2022.
Esteves, L. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Batista, L. G. A. . Nota Técnica sobre o Ato de Concentração n° 08700.000943/2022-71 (PPE Fios Esmaltados S.A. e São Marco Indústria e Comércio Ltda.). 2022.
Marques da Silva, R. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Nota Técnica Avaliação dos impactos concorrenciais do AC nº 08700.004540/2021-10.. 2021.
Esteves, L. A. ; Marques da Silva, R. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Parecer Técnico - Análise da Nota Técnica nº 13/2021/DEE/CADE (Processo Administrativo nº 08700.001831/2014-27).. 2021.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Meneguin, F. B. ; Esteves, L. A. . ANÁLISE ECONÔMICA PARA SUBSIDIAR A ATUAÇÃO DA TOTALPASS EM REPRESENTAÇÃO CONTRA A GYMPASS SOBRE POSSÍVEL PRÁTICA CONTRA A ORDEM ECONÔMICA (PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO DE INQUÉRITO ADMINISTRATIVO N° 08700.004136/2020-65).. 2021.
Esteves, L. A. ; Batista, L. G. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; FREITAS, I. V. B. . Nota Técnica sobre o Processo Administrativo nº 08700.011835/2015-02 (Caso Telefônica/British Telecom).. 2021.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; FREITAS, I. V. B. . PARECER TÉCNICO SOBRE CLÁUSULAS CONTRATUAIS ACORDADAS ENTRE PROGRAMADORAS DO GRUPO THE WALT DISNEY COMPANY E DISTRIBUTORAS DE TV POR ASSINATURA. 2020.
Springer de Freitas, Paulo ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Parecer sobre o cálculo do BDI paradigma contido no Relatório de Fiscalização TC nº 002.275.2018-0. 2020.
Springer de Freitas, Paulo ; Batista, L. G. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Nota técnica sobre os impactos concorrenciais da política de descontos lineares adotada pela TecBan. 2020.
Springer de Freitas, Paulo ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Parecer técnico sobre os impactos positivos do modelo de negócios da contabilidade on-line: o caso da Contabilizei. 2020.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Esteves, L. A. ; FREITAS, I. V. B. . EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS DA AUSÊNCIA DE EFEITOS UNILATERAIS E DE PORTFÓLIO NA AQUISIÇÃO DA NAKATA PELA FRAS-LE.. 2020.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Marques da Silva, R. ; Esteves, L. A. . Ausência de evidências empíricas de atuação coordenada entre JBJ e JBS. 2020.
Springer de Freitas, Paulo ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Sobre os potenciais efeitos anticompetitivos de uma possível aquisição da Linx pela Totvs. 2020.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Springer de Freitas, Paulo . Parecer Técnico ? AC 08700.003969/2020-17 (Stone/Linx). 2020.
FREITAS, I. V. B. ; Esteves, L. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Meneguin, F. B. . ANÁLISE ECONÔMICA DAS ALEGAÇÕES DA NEXTEL REFERENTES À RELAÇÃO CONTRATUAL MANTIDA COM A TELEFÔNICA NO ÂMBITO DO CONTRATO DE EXPLORAÇÃO INDUSTRIAL DE REDES (?CONTRATO EIR?) FIRMADO EM DEZEMBRO DE 2013. 2020.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Springer de Freitas, Paulo ; Marques da Silva, R. . Parecer Técnico relativo ao Ato de Concentração nº 08700.006345/2018-29. 2019.
Soares, I. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Dsicussão da Nota Técnica nº 4/2019/DEE/CADE. 2019.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Mercado de Transporte de Valores: verticalização, licitações e poder de barganha.. 2019.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Marques da Silva, R. . Report on the Aquisition of Liquigas by Consigaz. 2019.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Springer de Freitas, Paulo ; Marques da Silva, R. . Parecer Técnico sobre a Aquisição da Ticket Serviços pelo Itaú Unibanco. 2019.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Marques da Silva, R. ; Batista, L. G. A. . Da Falha Procedimental do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) na Análise da Aquisição da Mataboi pela JBJ.. 2019.
Esteves, L. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Prática de Preços Predatórios: evidências empíricas. 2019.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Ato De Concentração nº 08700.005266/2017-10. Uma análise econômica das eficiências.. 2018.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Ato de Concentração nº 08700.000166/2018-88 (Brink?s ? Rodoban) Probabilidade de Efeitos Coordenados. 2018.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Springer de Freitas, Paulo ; Iglecias Lemos, Patricia F. ; Famá, Ana Carolina . Racionalidade econômica do não cumprimento dos contratos pela Tetra Pak e Klabin e exclusão da EET da cadeia de logística reversa de embalagens longa-vida. 2018.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Impactos da Redução da Tarifa de Importação para Calçados Esportivos. 2018.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Evolução da Produtividade e da Competitividade na Economia Brasileira. 2018.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Política industrial no Brasil e sua adequação à 'quarta revolução industrial'. 2018.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Estudo sobre o o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 57, de 2018, que propõe a sustação do Decreto nº 9.394, de 30 de maio de 2018. 2018.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Potenciais Origens de Viés em Estimativas de Sobrepreço de Cartel em Licitações. 2018.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; MACEDO, B. G. ; Fagá de Almeida, S. . Rivalry and Competition related to The Walt Disney Company and 21st Century Fox merger. 2018.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. . Competition in Sports Transmission Rights Auctions. 2018.
OLIVEIRA JÚNIOR, M. ; Marques da Silva, R. ; Springer de Freitas, Paulo . Parecer Técnico relativo ao Ato de Concentração nº 08700.006345/2018-29. 2018.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Charles River Associates. , Avenida Presidente Juscelino Kubitschek - de 953 ao fim - lado ímpar, Vila Olimpia, 04543011 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 46328080, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - Atual
Charles River AssociatesVínculo: Consultor Sênior, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações:
Consultor da Charles River Associates no Brasil para atuar em casos relativos à defesa da concorrência, em particular em fusões e aquisições, condutas unilaterais e estimativas de danos em casos de cartel.
2018 - Atual
Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e PesquisaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Mestrado em Adm. Pública, Carga horária: 20
Outras informações:
Contratado como professor para lecionar no Mestrado em Administração Pública e para orientar alunos do mesmo curso.
2018 - Atual
Federação das Indústrias do Estado de São PauloVínculo: Conselheiro - Cosec, Enquadramento Funcional: Conselheiro - Cosec
Outras informações:
Membro do Conselho Superior de Economia da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP)
2014 - 2017
Conselho Administrativo de Defesa EconômicaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Conselheiro do Tribunal Administrativo/CADE, Carga horária: 40
Outras informações:
Ocupa desde 16 de janeiro de 2014 o cargo de Conselheiro do Tribunal Administrativo de Defesa Econômica do Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE
2004 - Atual
Consultoria Legislativa do Senado FederalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Consultor Legislativo
Outras informações:
Em janeiro de 2013, foi cedido ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para exercer o cargo de Conselheiro do Tribunal do CADE.
1998 - 2004
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DFVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Planejamento e Pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações:
Foi pesquisador da Diretoria de Pesquisa e da Diretoria de Estudos Macroeconômicos do IPEA (IPEA-Rio), de 1998 a 2004
2012 - 2015
Centro Universitário de Brasília, UniCEUBVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Pesquisador do Grupo de Estudos de Direito Econômico - GREDE, do Mestrado em Direito do UniCEUB
Em licença não remunerada.
2007 - 2015
Centro Universitário de Brasília, UniCEUBVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor A 1, Carga horária: 20
Outras informações:
Em licença sem vencimentos
1996 - 1998
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalhei como professor substituto no departamento de economia da UFMG.
1996 - 1998
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações:
A vinculação foi com o Instituto de Pesquisas Administrativas, Econômicas e Contábeis da UFMG (IPEAD-UFMG)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcio de Oliveira Junior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?