JON ANDERSON MACHADO CAVALCANTE
Professor universitário e Psicólogo. Atualmente é docente do Setor de Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar do Bacharelado em Humanidades do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Tem graduação em Psicologia (2006), mestrado (2011) e doutorado (2016) em Educação pela Universidade Federal do Ceará -UFC. Especialista em Acupuntura (2015) pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA). Tem experiência em temas da Psicologia Social, nas interfaces da Educação com a Psicologia e demais áreas das Ciências Humanas. Tem interesse nas seguintes temáticas: Escuta, intergeracionalidade, interculturalidade, espiritualidade, luto, mídia e imagens, imaginação e linguagens artísticas, experiências e práticas de cuidado em saúde e metodologias de pesquisa e intervenção participativas e inventivas.
Informações coletadas do Lattes em 03/11/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2012 - 2016
Universidade Federal do Ceará
Título: A inscrição da Espiritualidade nas relações interdisciplinares de professores e velhas lideranças Tremembé de Itarema/ CE.
Prof. Dr. João Batista de Albuquerque Figueiredo. Palavras-chave: entre-lugares; relações intergeracionais; espiritualidade; Tremembé.
Mestrado em Educação
2008 - 2011
Universidade Federal do Ceará
Título: Sociopoetizando a participação nos Entre-Lugares de Crianças, Adolescentes e Adultos/as conselheiros/as do Orçamento Participativo de Fortaleza
, Ano de Obtenção: 2011.Sandra Haydée Petit.Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Especialização em Especialização em Acupuntura
2008 - 2015
Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
Título: Considerações sobre a relação entre Cultura e Neuropsicologia
Aperfeiçoamento em Saude Mental Comunitária
2006 - 2006
Instituto Paulo Freire de Estudos Psicossociais
Título: Sem monografia. Ano de finalização: 2006
Aperfeiçoamento em Formação em Psicologia Fenomenológico Existencial
2004 - 2006
Laboratório Experimental de Psicologia e Psicoterapia Fenomen. Existencial
Título: -. Ano de finalização: 2006
Graduação em Psicologia
2001 - 2006
Universidade Federal do Ceará
Título: Caçando Coletivo nas mangas do Chico Mendes: A complexa trama comunitária entre o individual e o coletivo
Orientador: Sandra Haydée Petit
Formação complementar
2016 - 2016
Extensão universitária em Proficiência em Língua Espanhola da Casa de Cultura Hispânica. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Proficiência em Língua Inglesa da Casa de Cultura Britânica. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2012 - 2012
Métodos de Pesquisa Quantitativa. (Carga horária: 40h). , Portal da Educação, EAD, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Psicologia Histórico Cultural e a Educação Atual. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, FACED/ UFC, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Xilogravura. (Carga horária: 16h). , Teatro José de Alencar - Governo do Estado do Ceará, TJA, Brasil.
2010 - 2010
Inglês Instrumental. (Carga horária: 120h). , Núcleo de Línguas Estrangeiras da UVA, NUCLE, Brasil.
2006 - 2006
A intimidade do Gesto. , Comissão Organizadora do Encontro Regional de Psicologia, COEREP, Brasil.
2006 - 2006
Saude Mental Comunitária. (Carga horária: 140h). , Instituto Paulo Freire de Estudos Psicossociais, IPF, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em I Estágio Interdisciplinar de Vivência - FEAB/MST. (Carga horária: 504h). , Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil, FEAB, Brasil.
2005 - 2005
Consult. Org. e Social Mediante o Mét. de Processo. (Carga horária: 140h). , Instituto Paulo Freire de Estudos Psicossociais, IPF, Brasil.
2003 - 2003
Capoeira: Cordão Verde Claro. , Associação Cultural de Capoeira e Arte, ACCARTE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologias participativas e inventivas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Intergeracionalidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Relações étnico-raciais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Religiosidade/ Espiritualidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.
Organização de eventos
CAVALCANTE, J. A. M. . I SEMANA DO BACHARELADO EM HUMANIDADES DA UNILAB. 2018. (Outro).
CAVALCANTE, J. A. M. ; PINHEIRO, F. P. H. A. ; ROCHA, N. M. F. D. ; COSTA, E. A. G. A. . Diálogos sobre Educação. 2016. (Exposição).
CAVALCANTE, J. A. M. ; COEREP . IV Encontro Regional de Estudantes de Psicologia do Norte e do Nordeste - EREP N/Ne. 2008. (Outro).
Participação em eventos
Debate com ginga - as multifaces da capoeira. "Africanidades: as: A arte de (re)existir. 2018. (Exposição).
Debate com ginga - as multifaces da capoeira. "A globalização da capoeira". 2018. (Exposição).
Debate com ginga - as multifaces da Capoeira. "Capoeira, corporeidade e saúde". 2018. (Exposição).
III Congresso Nacional de Educação (CONEDU). POR OUTROS DIZERES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENSAIO SOBRE A DESCOLONIALIDADE DA MÃE NATUREZA PELA COSMOVISÃO AFRICANA. 2016. (Congresso).
IX Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.Intersecção como leitura do mundo e da palavra: rastros multirreferenciais e descoloniais na experiência de significação da espiritualidade. 2016. (Simpósio).
5ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA.PRÁTICAS DE CUIDADO EM TERRITÓRIOS DE BAIXA PROSTITUIÇÃO: As entrelinhas da articulação e desenvolvimento de atenção à prostitutas em condições de pobreza. 2014. (Outra).
Dialogus Laicus - Inclusão escolar e educação.Inclusão escolar e educação. 2014. (Encontro).
VIII Simpósio de Psicologia política.Nuances epistêmicas de fronteira. 2014. (Simpósio).
I Congresso sobre gênero, educação e Afrodescendência. Diálogos sociopoéticos da participação: reflexões intergeracionais e etnicorraciais presentes no participar. 2013. (Congresso).
IV Seminário Cultura de paz, educação e espiritualidade.Espiritualidade: apontamentos epistêmicos e metodológicos a partir de suas ressonâncias psicossociais na educação e na saúde. 2013. (Seminário).
SEMIEDU - Educação e (des)colonialidade dos saberes, poderes e práticas.CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PERTINENCIA DO DIÁLOGO ENTRE OS SABERES SOBRE ESPIRITUALIDADE DE JOVENS E DE IDOSOS NAS PRATICAS DE CUIDADO DOS TREMEMBÉ-CE. 2013. (Seminário).
XVII Encontro Nacional da ABRAPSO.Espiritualidades e Psicologia: apontamentos de uma compreensão de suas ressonâncias psicossociais. 2013. (Encontro).
XXI EPENN.Saberes tradicionais e espiritualidade nas práticas educativas dos Tremembés/CE. 2013. (Encontro).
Seminário de Ambientação aos novos servidores do campus Sobral. 2012. (Seminário).
16 Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO.Relatos de fronteira: os entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos. 2011. (Encontro).
7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia. O curioso despertar do território no olhar do profissional da saúde. 2011. (Congresso).
II Encontro da Regional Norte-Nordeste da ABRAPSO.Relações intergeracionais e participação. 2011. (Encontro).
I Seminário Nacional sobre infância, juventude e políticas públicas.Relações Intergeracionais e Participação: Os entre-lugares de Crianças, Adolescentes e Adultos/as Conselheiros/as do OP. 2011. (Seminário).
Prevenção e Enfrentamento ao tráfico de pessoas. 2010. (Congresso).
19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (19 EPENN).Crianças e Adultos nos desafios da participação no Orçamento Participativo de Fortaleza. 2009. (Encontro).
I semana de Psicolgia da Universidade Estadual do Ceará.A visita Dialógica emergindo das andanças em psicologia comunitária. 2009. (Encontro).
Seminário ELOS - Educação Libertadora Organizando Solidariedade. 2009. (Seminário).
XIV Semana de Psicologia da UNIFOR - Direitos Humanos em Versos Humanos Diversos.Da Posse ao Sentimento de Perteça - Direito a Terra e as Políticas dos Espaços e da Existência. 2009. (Outra).
XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Considerações sobre dimensões sócio-psicológicas do processo formativo do Orçamento Participativo de Fortaleza. 2009. (Encontro).
1 Encontro Norte-Nordetes de Psicologia Social.A confecção de uma teia formativa no Orçamento Participativo de Fortaleza: Constribuições da Psicologia Comunitária. 2008. (Encontro).
II Seminário de Psicologia e Direitos Humanos.Direitos Humanos e a Questão de Terra. 2008. (Seminário).
IV Encontro Regional de Estudantes de Psicologia do Norte e Nordeste (IV EREP)Psicologia e Meio Ambiente: Nossas Faces e Interfaces Sócio-Culturais.As Políticas de Saúde e as Saúdes da Política ? re-existências diante dos latifúndios da Vida.. 2008. (Encontro).
III Encontro Regional de Estudantes de Psicologia do Norte e Nordeste (III EREP) - Psicologia e Movimentos Sociais: Compartilhando Saberes e Articulando Ações.Mística e re-existência: O sentimento de Pertença na Emancipação. 2007. (Encontro).
Seminário Nacional Democracia e Subjetividade: A produção Social dos Sujeitos Democráticos. 2007. (Seminário).
Seminário Reestruturação Produtiva e os Desafios À Democracia Participativa. 2007. (Seminário).
V Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. Debulhando uma proposta de desenvolvimento comunitário em Assentamentos Rurais nas Caminhas da Psicologia Comunitária. 2007. (Congresso).
Fórum sobre as infâncias e adolescências: reflexões e ações em saúde, educação e cidadania.CRIANÇAS E JOVENS 'CAÇANDO' A VIDA NOS ASSENTAMENTOS RURAIS. 2006. (Outra).
II Encontro Regional de Estudantes de Psicologia do Norte e do Nordeste ( II EREP N/Ne) Psicologia E Sociedade: Tirando as máscaras, quais as nossas realidade?.Questão fundiária: A psicologia e os movimentos sociais. 2006. (Encontro).
III Semana de Humanidades - Homeméticapolítica. 2006. (Outra).
I Simpósio de Psicologia Política.Psicologia Comunitária nos Caminhos do Fórum Popular de Saúde Mental do Grande Jangurussu. 2006. (Simpósio).
Semana do Psicólogo - CRP 11.Subjetividade e Questões da Terra. 2006. (Outra).
Seminário Nacional sobre a questão da terra: desafios para a Psicologia.Debulhando uma atuação compartilhada entre os Educadores e Estudantes da Escola do Assentamento Santa Bárbara. 2006. (Seminário).
Sistema Conselhos de Psicologia - CRP 11.A necessidade de Intervenção através de Movimentos e Organizações Populares. 2006. (Outra).
XII Semana de Psicologia da UNIFOR - A Psicologia que queremos para a sociedade que sonhamos: Desafios e práticas para a transformação social.A necessidade de intervenção através de Movimentos e Organizações Populares. 2006. (Outra).
I Encontro de Saúde Mental da Região Norte do Estado do Ceará. 2005. (Encontro).
I Encontro Regional de Estudantes de Psicologia do Norte e do Nordeste (I EREP N/Ne) - Qual a nossa cara? Conhecer e dialogar.Considerações sobre a Psicologia comunitária e Movimentos Sociais. 2005. (Encontro).
XXII Semana de Psicologia da Universidade Federal do Ceará.Reflexões e Praticas da Psicologia no Interior. 2005. (Outra).
Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública: Educação, Democracia e Qualidade Social. 2004. (Congresso).
XIII Encontro de Extensão.Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM): Fortalecendo o compromisso entre universidade e sociedade. 2004. (Encontro).
18 Encontro Nacional de Psicologia: 4ª décadas do Psicológo brasileiro: Que história é essa?. 2003. (Encontro).
I Seminário do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia. 2003. (Seminário).
Seminário Internacional Políticas Urbanas para a REgião Metropolítana. 2003. (Seminário).
Participação em bancas
BOMFIM, Z. A. C.; FERREIRA, K. P. M.;CAVALCANTE, J. A. M.. A casa: os sentidos de habitar para mulheres moradoras do conjunto habitacional Nova Caiçara/Sobral - Ceará.. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.
PIRES, R. R.;CAVALCANTE, J. A. M.; LOPES, V. T. B.. Atenção à saúde dos cuidadores: uma experiência de promoção de saúde mental na atenção básica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em saúde) - Residência Integrada em saúde/ Escola de saúde pública.
COSTA, C. M. I.;CAVALCANTE, J. A. M.; SOUZA, F. L.. Jovens, drogas e comunidades terapêuticas: a busca pela redenção. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em saúde mental) - Escola de Formação em Saúde Visconde de Saboia.
FIUZA, T. M.; DANTAS, V.;CAVALCANTE, J. A. M.. Planejamento participativo: um caminho para o vínculo na estratégia de saúde da família em Brejo Santo-CE. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em saúde) - Escola de saúde pública do Ceará.
MONTEIRO, R. S.; DANTAS, V.;CAVALCANTE, J. A. M.. Território, Nutrição e Interprofissionalidade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde) - Sistema Municipal de Saúde Escola de Fortaleza.
DANTAS, V.;CAVALCANTE, J. A. M.; AVILA, M. M. M.. Territorio, Interprofissionalidade e cuidado: Narrativas de uma nutricionista no contexto de uma formação multiprofissional em serviço. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação de Residência Multiprofissional em saúde da família e comuni) - Universidade Estadual do Ceará.
BERNARDO, C. M. C.;CAVALCANTE, J. A. M.; FERREIRA, L. C.. Família e Escola: uma etnografia do cotidiano escolar em uma escola de rede pública do município de Barreira, no Maciço de Baturité, Ceará.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
BERNARDO, C. M. C.;CAVALCANTE, J. A. M.; BEDOYA, L. E. T.. Estudo sobre as emoções no campo das ciências humanas: reflexões entre o teórico e o empírico.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
ALVES, M. A. S.; SOUZA, L. M. T.;CAVALCANTE, J. A. M.. Anarquismo e educação: pedagogia libertária e perspectivas sobre o IDE.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
MOURA JR, J. F.;CAVALCANTE, J. A. M.; Leandro de Proença Lopes. Concepções sobre Desigualdade Social no Contexto Escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
Joana Elisa Röwer; Anne Sophie Marie Frederique Gosselin da Silva;CAVALCANTE, J. A. M.. Orientação da Saúde Sexual e Reprodutiva recebidas pelos/as alunos/as da Escola de Ensino Médio Maria do Carmo Bezerra de Município de Acarape-Ce.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
MOURA JR, J. F.;CAVALCANTE, J. A. M.; Francisco Thiago Rocha Vasconcelos. Uma análise sobre atuação e relação morador-polícia no ambiente do Morro do CC (Centro Comunitário).. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
Francisco Thiago Rocha Vasconcelos; MOURA JR, J. F.;CAVALCANTE, J. A. M.. Juventudes e segurança pública: o perfil das vítimas de homicídio no Maciço de Baturité/CE e os desafios para as políticas públicas de prevenção à violência em Redenção.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
ALVES, M. A. S.; RÖWER, J. E.;CAVALCANTE, J. A. M.. A importância do Brincar na educação infantil: possibilidades de construção do conhecimento.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
MOURA JR, J. F.; CÂMARA, A. E.;CAVALCANTE, J. A. M.. O impacto do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos nas histórias de vida dos usários do grupo de idosos do CRAS de Redenção Ceará.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
VASCONCELOS, F. T. R.; OSSAGÔ, R. C.;CAVALCANTE, J. A. M.. Estigmatização territorial: consequências psicossociais na vida de jovens de Cazenga - Luanda - Angola.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
MOURA JR, J. F.;CAVALCANTE, J. A. M.; CÂMARA, A. E.. Trajetória de vida de mulheres em situação de rua em Fortaleza, CE: Olhares Interseccionais a partir da pobreza e gênero.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
MOURA JR, J. F.;CAVALCANTE, J. A. M.; Leandro de Proença Lopes. RAP: alternativa de resistência as estigmatizações sociais.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
MOURA JR, J. F.; Lucilene Rezende Alcanfor;CAVALCANTE, J. A. M.. Modos de vidas e resistências de crianças em situação de pobreza na comunidade da estrada velha, Acarape-CE.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
ROCHA, N. M. F. D.;CAVALCANTE, J. A. M.; COSTA, E. A. G. A.. Violência Doméstica contra a Mulher: uma análise da construção da violência na realidade de Sobral-Ceará/Brasil e Cazenga-Luanda/Angola.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.
ANTUNES, D. C.; NASCIMENTO, F. D. S.;CAVALCANTE, J. A. M.. Do pescoço pra baixo é canela: pensando o discurso autoritário nos programas policiais do Ceará.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.
SILVA, LB; NEPOMUCENO, B. B.;CAVALCANTE, J. A. M.. Os sentidos das práticas extensionista para alunos de Psicologia da Faculdade Luciano Feijão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Luciano Feijão.
BARROS, JPP; CORDEIRO, A. C. M.;CAVALCANTE, J. A. M.. Relação família-escola e os processos de subjetivação contemporâneos: Um estudo de caso em uma escola privada de Fortaleza-CE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.
BARROS, JPP; CORDEIRO, A. C. M.;CAVALCANTE, J. A. M.. Relação Família-escola e os processos de subjetivação contemporâneos: um estudo de caso em uma escola privada de Fortaleza-CE.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.
SILVA, LB;CAVALCANTE, J. A. M.. Os sentidos das práticas extensionistas para alunos de Psicologia da Faculdade Luciano Feijão.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Luciano Feijão.
ANTUNES, D. C.;CAVALCANTE, J. A. M.; MUNIZ NETO, J. S.. A inserção do psicólogo na assistência social: Narrativas de uma experiência de estágio em um Centro especializado em Assistência Social (CREAS). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.
SOUSA, M. L. T.; REBOUCAS JUNIOR, F. G.;CAVALCANTE, J. A. M.. Psicologia e residência multiprofissional em saúde pública da família de Sobral/CE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.
ANTUNES, D. C.; GOMES, R. H. S. F.;CAVALCANTE, J. A. M.. Ainda há esperança? Um estudo sobre políticas públicas, drogas e religião. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.
COSTA, M. S.A.;CAVALCANTE, J. A. M.. (RE) PENSANDO AS PRÁTICAS EM SAÚDE MENTAL, NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA, NO MUNICÍPIO DE SOBRAL - CE.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.
NASCIMENTO, V. S.; ROCHA, N. M. F. D.;CAVALCANTE, J. A. M.. Psicologia e educação: relato de uma intervenção em uma escola pública de Sobral-Ceará. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.
NASCIMENTO, V. S.; ROCHA, N. M. F. D.;CAVALCANTE, J. A. M.. Atuação em psicologia educacional: um relato de experiência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.
LIMA, A. F.; GOMES, R. H. S. F.;CAVALCANTE, J. A. M.. O público e o privado em Hanna Arendt: o que a grandeza não suporta. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.
ROCHA, F. H.;CAVALCANTE, J. A. M.; BENEVIDES, P. S.. Comissão Julgadora para seleção de professor substituto no setor de estudos: Desenvolvimento escolar. 2014. Universidade Federal do Ceará.
LIMA, A. F.; PONTE, C. R. S.;CAVALCANTE, J. A. M.. Comissão de seleção para professor efetivo do setor de Psicologia Social. 2012. Universidade Federal do Ceará.
CAVALCANTE, J. A. M.. Avaliador docente nos Encontros Universitários 2016. 2016. Universidade Federal do Ceará.
CAVALCANTE, J. A. M.. Comissão de seleção para bolsistas e voluntários do Programa de educação tutorial do curso de Psicologia - PET-UFC-PSICOLOGIA. 2014. Universidade Federal do Ceará.
CAVALCANTE, J. A. M.. Comissão avaliadora para seleção de monitor do programa de iniciativa à docência (PID) para a disciplina de Introdução à Psicologia. 2013. Universidade Federal do Ceará.
CAVALCANTE, J. A. M.. Comissão avaliadora para seleção de monitor do programa de iniciativa à docência (PID) para a disciplina de Teoria da Subjetividade 1. 2013. Universidade Federal do Ceará.
CAVALCANTE, J. A. M.. Comissão avaliadora para seleção de bolsista do projeto VEREDAS - Círculo de Estudos em Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia Humanista. 2013. Universidade Federal do Ceará.
CAVALCANTE, J. A. M.. Seleção de bolsistas e voluntários para Programa de Educação tutorial do curso de Psicologia. 2013. Universidade Federal do Ceará.
FEITOSA FILHO, O. A.; GOMES, R. H. S. F.;CAVALCANTE, J. A. M.. Banca examinadora da Seleção do Programa de Iniciação à docência (PID) para as disciplinas de Teorias da Subjetividade II. 2013. Universidade Federal do Ceará.
FEITOSA FILHO, O. A.; GOMES, R. H. S. F.;CAVALCANTE, J. A. M.. Banca examinadora da Seleção do Programa de Iniciação à docência (PID) para a disciplina de Espistemologia e História das Psicologias II. 2013. Universidade Federal do Ceará.
FONTELES FILHO, J. M.;CAVALCANTE, J. A. M.. Comissão de avaliação de trabalhos no IV Encontro Científico Métodos e Técnicas de Pesquisa quanlitativa em Psicologia. 2013. Universidade Federal do Ceará.
FONTELES FILHO, J. M.;CAVALCANTE, J. A. M.. Comissão de avaliação de trabalhos no II Encontro Científico Métodos e Técnicas de Pesquisa quanlitativa em Psicologia. 2013. Universidade Federal do Ceará.
CAVALCANTE, J. A. M.. Membro examinador do Programa de Iniciação à docência da área de Fundamentos teórico-metodológicos em Psicologia. 2013. Universidade Federal do Ceará.
CAVALCANTE, J. A. M.. Avaliador docente nos Encontros Universitários. 2012. Universidade Federal do Ceará.
CAVALCANTE, J. A. M.; FONTELES FILHO, J. M.. Comissão de avaliação de trabalhos no II Encontro Científico Métodos e Técnicas de Pesquisa quantitativa em Psicologia. 2012.
Orientou
A participação da comunidade e o conselho local de saúde (CLS): A experiência do serviço social na residência multiprofissional de saúde em Tauá-CE; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em saúde) - Residência Integrada em saúde/ Escola de saúde pública; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
SERVIÇO SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: a experiência do Fórum Comunitário da Granja Portugal; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde) - Sistema Municipal de Saúde Escola de Fortaleza; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
Experiências de leitura no cotidiano de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola municipal de Redenção - CE; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
O processo de entrada de estudantes indígenas e quilombolas na UNILAB/CE; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
A apropriação intercultural dos jovens para com a cultura pop japonesa presente no anime; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
Experiências de ansiedade em estudantes do Bacharelado em Humanidades da UNILAB-CE; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
As vivências dos presos do Ceará, a partir de matérias exibidaspor programas jornalísticos cearenses de televisão; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
Preconceito e Islão: influência dos meios de comunicação na construção e apresentação da imagem do Islão nos pós-atentados; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
O romance "Perto do Coração Selvagem", de Clarice Lispector e as experiências educativas de egressos do 3o ano de 2015 da Escola Menezes Pimentel de Pacoti-CE: construindo uma leitura consciente e transformadora; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
As práticas de inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista (TEA) sob o olhar de professores da Escola de Ensino Fundamental Francisco Rocha Ramos em Acarape-CE; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
Os modos de naturalização da violência de gênero percebidos por estudantes mulheres do B; H; U na UNILAB em suas trajetórias de vida; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
Os percursos formativos de estudantes da Educação de Jovens e Adultos- EJA em uma escola estadual de Redenção/CE; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
Adoção tardia: entre percursos históricos e sua prática na contemporaneidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
Perda fetal: Os sentimentos que permeiam mulheres diante da perda de um filho em produções acadêmicas na área da saúde; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
Obesidade, saúde e afetividade: compreender como a afetividade se constitui na experiência da obesidade e suas implicações para atuação do profissional de saúde; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
Gravidez na adolescência: uma análise dos componentes de seu significado na revista Sanare de sobral; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
Formação em Psicologia: Nas tramas intempestivas do Projeto político pedagógico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
O cuidado em saúde: os agentes comunitários de saúde na perspectiva dos usuários; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
Tutoria e Desenvolvimento Profissional: a importância do Programa Pulsar no Bacharelado em Humanidades; 2018; Orientação de outra natureza; (Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
Programa Pulsar como Instrumento potencializador de apropriação e permanência; ; 2018; Orientação de outra natureza; (Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
Projeto de Extensão Artesanias: uma experiência dialógica; 2018; Orientação de outra natureza; (Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
O Fanzine como recurso educacional nas atividades do Pulsar junto ao Bacharelado em Humanidades; 2017; Orientação de outra natureza; (Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES, E. S. ; CAVALCANTE, J. A. M. ; SOUZA, J. M. . Pedagogias Decoloniais para práticas e contextos escolares: abordagens educativas sobre o ser, o poder, o saber e a mãe-natureza.. In: João Batista de Albuquerque Figueiredo; Maria Eleni Henrique da Silva; Narcelio José Marques dos Santos; Renata Lopes de Oliveira.. (Org.). Formação humana e dialogicidade em Paulo Freire IV: por uma pedagogia amorosamente política. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. IV, p. 79-94.
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; MIRANDA, F. K. A. ; FERREIRA, L. C. . Desafios da relação entre universidade e sociedade: limites e possibilidades da e para a extensão. In: João Batista de Albuquerque Figueiredo; Maria Eleni Henrique da Silva; Narcelio José Marques dos Santos; Renata Lopes de Oliveira.. (Org.). Formação humana e dialogicidade em Paulo Freire IV: por uma pedagogia amorosamente política. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. IV, p. 111-126.
-
COSTA, E. A. G. A. ; PINHEIRO, F. P. H. A. ; CAVALCANTE, J. A. M. ; ROCHA, N. M. F. D. . Quatro Problemas em Educação: o trabalho docente, o outro, a criança e o saber.. In: Flávia Cristina Silveira Lemos. (Org.). Conversas transversalizantes entre psicologia política, social-comunitária e institucional com os campos da educação, saúde e direitos.. 1ed.Curitiba - PR: CRV, 2017, v. 7, p. 21-.
-
ANTUNES, D. C. ; CAVALCANTE, J. A. M. . Quem é o alienista hoje? Uma narrativa de abertura à experiência formativa e interdisciplinar em teorias e práticas em Psicologia Social 1 e Fundamentos metodológicos das ciências humanas. In: Deborah Christina Antunes. (Org.). Experiências pedagógicas no curso de Psicologia da UFC/ Sobral: reflexões, desafios e construções. 1ed.Rio de Janeiro: Luminária Acadêmica, editora multifoco, 2015, v. 1, p. 51-70.
-
RODRIGUES, E. S. ; CAVALCANTE, J. A. M. . A experiência sociopoética com objetos: a cidade dos orixás e a participação nas pontas dos dedos. In: Shara Jane Holanda Costa Adad/Sandra Haydée Petit/Iraci dos Santos/Jacques Gauthier. (Org.). Tudo que não Inventamos é Falso : dispositivos artísticos para pesquisar, ensinar e aprender com sociopoética. 1ed.Fortaleza: UECE, 2014, v. 1, p. 125-142.
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; RODRIGUES, E. S. ; SOUZA, J. M. . Diálogos sobre pós-colonialidade, perspectiva eco-relacional e educação ambiental: potências epistêmicas de libertação, relação e parceria. In: Kelma Socorro Alves Lopes de Matos. (Org.). Educação Ambiental e Sustentabilidade IV. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2013, v. 1, p. 201-213.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Diálogo e processualidade na tessitura de ações formativas: considerações sobre a formação nas mediações intersubjetivas. In: João Batista de Albuquerque Figueiredo; Maria Eleni Henrique da Silva. (Org.). Formação humana e dialogicidade III: Encantos que se encontram nos diálogos que acompanham Freire. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2012, v. , p. 1-211.
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; CASTRO, G. S. . Psicologia Comunitária e produção do espaço urbano nos diálogos sobre a saúde mental comunitária. In: Andréa Carla Figueiras Cordeiro; Emanuel Meireles Vieira; Verônica Morais Ximenes. (Org.). Psicologia E(M) Transformação Social: práticas de diálogos. 1ed.Fortaleza: Aquarela, 2007, v. 1, p. 01-213.
-
RODRIGUES, E. S. ; CAVALCANTE, J. A. M. ; SOUZA, J. M. . POR OUTROS DIZERES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENSAIO SOBRE A DESCOLONIALIDADE DA MÃE NATUREZA PELA COSMOVISÃO AFRICANA. In: III Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 2016, Natal (RN). Anais III Conedu, 2016.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Diálogos sociopoéticos da participação: reflexões intergeracionais e etnicorraciais presentes no participar. In: I Congresso sobre gênero, educação e Afrodescendência, 2013, Teresina. Caderno de programação e resumos do I Congreafro, 2013.
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; RODRIGUES, E. S. . Saberes tradicionais e espiritualidade nas práticas educativas dos Tremembés/CE. In: XXI EPENN, 2013, Recife. Anais do XXI EPENN, 2013.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Relações Intergeracionais e Participação: Os entre-lugares de Crianças, Adolescentes e Adultos/as Conselheiros/as do OP de Fortaleza. In: II Encontro da Regional Norte-Nordeste da ABRAPSO, 2011, Fortaleza. Livro de Resumos do II Encontro Norte-Nordeste de Psicologia Social da Associação Brasileira de Psicologia, 2011. p. 1-121.
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; Petit, S.H. . Confetos da Participação de Crianças, Adolescentes e Adultos/as do OP Fortaleza. In: I Seminário Nacional sobre Infância, Juventude e Políticas Públicas: desafios na articulação entre teoria e prática, 2011, João Pessoa. Anais do I Seminário Nacional sobre Infância, Juventude e Políticas Públicas.
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; NEPOMUCENO, L. B. ; BRITO, A. V. . Processos Formativos e Participação Social: Potencialidades e Fragilidades analisadas em diferentes contextos e olhares. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), 2009, Macéio. Anais XV ENABRAPSO, 2009. v. XV.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Crianças e adultos nos desafios da participação no orçamento participativo de fortaleza. In: 19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (19 EPENN), 2009, joão pessoa. Anais do 19 EPENN. João Pessoa: UFPB, 2009. v. 1.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Crianças e Adultos nos Desafios da Participação no Orçamento Participativo de Fortaleza. In: 19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa. Anais do 19 EPENN. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2009.
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; SILVA, LB . Espiritualidades e Psicologia: apontamentos de uma compreensão de suas ressonâncias psicossociais. In: XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2013, Florianópolis. Anais do XVII ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO, 2013. v. 1. p. 269-270.
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; BARROS, JPP ; Marcus Giovani Ribeiro Moreira . (R)Expressões Contemporâneas do Facismo. In: IX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA POLÍTICA, 2017, Natal (RN). ANAIS DO IX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA POLÍTICA: PSICOLOGIA, POLÍTICA E TERRITÓRIO., 2016.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Religião e Política: ensaio de uma análise psicossocial sobre práticas fascistas contemporâneas. In: IX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA POLÍTICA, 2017, Natal (RN). ANAIS DO IX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA POLÍTICA: PSICOLOGIA, POLÍTICA E TERRITÓRIO., 2016.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Intersecção como leitura do mundo e da palavra: rastros multirreferenciais e descoloniais na experiência de significação da espiritualidade. In: IX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA POLÍTICA, 2017, Natal (RN). ANAIS DO IX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA POLÍTICA: PSICOLOGIA, POLÍTICA E TERRITÓRIO., 2016.
-
SILVA, LB ; CAVALCANTE, J. A. M. . PRÁTICAS DE CUIDADO EM TERRITÓRIOS DE BAIXA PROSTITUIÇÃO: As entrelinhas da articulação e desenvolvimento de atenção à prostitutas em condições de pobreza. In: 5ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA, 2014. Anais eletrônicos da 5ª CIP, 2014.
-
ARAGAO, F. A. A. ; ANTUNES, D. C. ; MONTENEGRO, F. V. P. ; NASCIMENTO, H. O. ; CAVALCANTE, J. A. M. . Formação em Psicologia e experimentação estética: um relato de experiência nas disciplinas de Fundamentos Metodológicos das Ciências Humanas e Teorias e Práticas em Psicologia Social I de. In: 5ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA, 2014. Anais eletrônicos da 5ª CIP, 2014.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Práticas institucionais de articulação entre Psicologia e Comunidades no Ensino Superior: reflexões e relatos de experiências no Nordeste do Brasil. In: 5ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA, 2014. Anais eletrônicos da 5ªCIP, 2014.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . O Cuidado Epistêmico nas práticas institucionais em Saúde Comunitária. In: 5ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA, 2014. Anais eletrônicos da 5ªCIP, 2014.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Arranjos metodológicos em pesquisa: relatos de 'experiências' em contextos comunitários. In: 5ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA, 2014. Anais eletrônicos da 5ªCIP, 2014.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Mosaico Metodológico: artesania da prática de pesquisa nas relações intergeracionais dos Tremembé -Ce. In: 5ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA, 2014. Anais da 5ªCIP, 2014.
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; ABREU, V. B. S. ; MOURA JR, J. F. ; SILVA, LB . Nuances epistêmicas de fronteira: aspectos éticos e políticos da relação de psicólogos, em situação de pesquisa, junto a sujeitos em contexto de discriminação. In: VIII Simpósio de Psicologia política, 2014. Resumos completos, 2014.
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; RODRIGUES, E. S. . Violência epistêmica e oralidade: tensões de fronteira em pesquisa sobre a espiritualidade e ancestralidade em territórios urbanos e rurais. In: IV Seminário Internacional Violência e conflitos sociais: territorialidades e negociações, 2014, Fortaleza. ANAIS IV Seminário LEV, 2014.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Espiritualidade: apontamentos epistêmicos e metodológicos a partir de suas ressonâncias psicossociais na educação e na saúde. In: IV Seminário Cultura de paz, educação e espiritualidade, 2013. Resumos, 2013.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . O curioso despertar do território no olhar do profissional da saúde. In: 7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Anais do 7 Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2011.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Sociopoetizando a Participação Nos Entre-Lugares de Crianças, Adolescentes e Adultos, Conselheiros/as do Orçamento Participativo de Fortaleza/CE.. In: 7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Anais do 7 Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2011.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Relatos de fronteira: os entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos. In: 16 Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011, RECIFE. Livro de resumos da 16{ ABRAPSO. Recife, 2011. v. 1. p. 1900-1901.
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; NEPOMUCENO, L. B. ; PEQUENO, M. L. . Desdobramentos do círculo de cultura e do diálogo de Freire na Psicologia. In: 16 Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011, Recife. Livro de resumos da 16ª Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011. p. 728-731.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Sociopoética e objetos-geradores: desdobramentos do diálogo e do círculo de cultura para a pesquisa e intervenção psicossocial. In: 16 Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011, RECIFE. Livro de Resumos da 16ª Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011. p. 729-730.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Considerações Sobre Dimensões Sócio-Psicológicas do Processo Formativo do Orçamento Participativo de Fortaleza. In: XV Encontro Nacional da Abrapso, 2009, Maceió. Considerações Sobre Dimensões Sócio-Psicológicas do Processo Formativo do Orçamento Participativo de Fortaleza, 2009.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Considerações Sobre Dimensões Sócio-Psicológicas do Processo Formativo do Orçamento Participativo de Fortaleza. In: XV Encontro Nacional da Abrapso, 2009, Maceió. Considerações Sobre Dimensões Sócio-Psicológicas do Processo Formativo do Orçamento Participativo de Fortaleza, 2009.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Debulhando uma proposta de desenvolvimento comunitário em Assentamentos Rurais nas Caminhas da Psicologia Comunitária. In: V Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2007, Macéio. Anais do 5 Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2007.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Crianças e Jovens caçando a vida nos assentamentos rurais. In: Fórum sobre infâncias e adolescências, 2006, Recife. Anais/Resumos do Fórum sobre infâncias e adolescências, 2006.
-
NEPOMUCENO, L. B. ; CAVALCANTE, J. A. M. ; VENÂNCIO, L. ; SANCHES NETO, L. . Círculo de Cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE) , 2019.
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Facilitação 'em' Grupos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, E. S. ; CAVALCANTE, J. A. M. ; SOUZA, J. M. . POR OUTROS DIZERES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENSAIO SOBRE A DESCOLONIALIDADE DA MÃE NATUREZA PELA COSMOVISÃO AFRICANA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Intersecção como leitura do mundo e da palavra: rastros multirreferenciais e descoloniais na experiência de significação da espiritualidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . As colonialidades e a opção descolonial: desaprender para apreender, desprender para reaprender. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Religião e política: ensaio de uma analise psicossocial sobre práticas fascistas contemporâneas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Inclusão social e educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, LB ; CAVALCANTE, J. A. M. . PRÁTICAS DE CUIDADO EM TERRITÓRIOS DE BAIXA PROSTITUIÇÃO: As entrelinhas da articulação e desenvolvimento de atenção à prostitutas em condições de pobreza. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAGAO, F. A. A. ; ANTUNES, D. C. ; MONTENEGRO, F. V. P. ; NASCIMENTO, H. O. ; CAVALCANTE, J. A. M. . Formação em Psicologia e experimentação estética: um relato de experiência nas disciplinas de Fundamentos Metodológicos das Ciências Humanas e Teorias e Práticas em Psicologia Social I. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Práticas institucionais de articulação entre Psicologia e Comunidades no Ensino Superior: reflexões e relatos de experiências no Nordeste do Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . O Cuidado Epistêmico nas práticas institucionais em Saúde Comunitária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Arranjos metodológicos em pesquisa: relatos de 'experiências' em contextos comunitários. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Mosaico Metodológico: artesania da prática de pesquisa nas relações intergeracionais dos Tremembé -Ce. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; ABREU, V. B. S. ; MOURA JR, J. F. ; SILVA, LB . Nuances epistêmicas de fronteira: aspectos éticos e políticos da relação de psicólogos, em situação de pesquisa, junto a sujeitos em contexto de discriminação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; SILVA, LB . Espiritualidades e Psicologia: apontamentos de uma compreensão de suas ressonâncias psicossociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PERTINENCIA DO DIÁLOGO ENTRE OS SABERES SOBRE ESPIRITUALIDADE DE JOVENS E DE IDOSOS NAS PRATICAS DE CUIDADO DOS TREMEMBÉ-CE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Espiritualidade: apontamentos epistêmicos e metodológicos a partir de suas ressonâncias psicossociais na educação e na saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Diálogos sociopoéticos da participação: reflexões intergeracionais e etnicorraciais presentes no participar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; RODRIGUES, E. S. . Saberes tradicionais e espiritualidade nas práticas educativas dos Tremembés/CE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . O CURIOSO DESPERTAR DO TERRITÓRIO NO OLHAR DO PROFISSIONAL DA SAÚDE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . SOCIOPOETIZANDO A PARTICIPAÇÃO NOS ENTRE-LUGARES DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS/AS CONSELHEIROS/AS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE FORTALEZA- CE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Relações Intergeracionais e Participação: Os entre-lugares de Crianças, Adolescentes e Adultos/as Conselheiros/as do OP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Confetos da Participação de Crianças, Adolescentes e Adultos/as conselheiros/as do OP Fortaleza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Relações intergeracionais e participação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Relatos de fronteira: os entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Desdobramentos do círculo de cultura e do diálogo de Freire na Psicologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Sociopoética e objetos-geradores: desdobramentos do diálogo e do círculo de cultura para a pesquisa e intervenção psicossocial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; SILVA, LB ; SILVA, F P A . Os sentidos da prostituição: cirandas cotidianas de re-existências. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Considerações sobre dimensões sócio-psicológicas do processo formativo do Orçamento Participativo de Fortaleza. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; NEPOMUCENO, L. B. ; BRITO, A. V. . Processos Formativos e Participação Social: Potencialidades e Fragilidades analisadas em diferentes contextos e olhares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Crianças e Adultos nos desafios da participação no Orçamento Participativo de Fortaleza. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Da Posse ao Sentimento de Perteça - Direito a Terra e as Políticas dos Espaços e da Existência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . A visita Dialógica emergindo das andanças em psicologia comunitária. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; SILVA, LB . As dimensões sócio-psicológicas em processos formativos: experiências em economia solidária/BA e em Democrácia Participativa/CE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Crianças e Adultos nos Desafios da Participação no Orçamento Participativo de Fortaleza. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . As Políticas de Saúde e as Saúdes da Política ? re-existências diante dos latifúndios da Vida.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . A confecção de uma teia formativa no Orçamento Participativo de Fortaleza: Constribuições da Psicologia Comunitária. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Mística e re-existência: O sentimento de Pertença na Emancipação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; NEPOMUCENO, L. B. ; PORTO, F. O. . Democracia Amorosa: Diálogo, Política e Afetividade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Debulhando uma proposta de desenvolvimento comunitário em Assentamentos Rurais nas Caminhas da Psicologia Comunitária. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . CRIANÇAS E JOVENS 'CAÇANDO' A VIDA NOS ASSENTAMENTOS RURAIS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Questão fundiária: A psicologia e os movimentos sociais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . A necessidade de intervenção através de Movimentos e Organizações Populares. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Subjetividade e Questões da Terra. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Psicologia Comunitária nos Caminhos do Fórum Popular de Saúde Mental do Grande Jangurussu. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Debulhando uma proposta de desenvolvimento comunitário em Assentamentos Rurais nas Caminhas da Psicologia Comunitária. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Debulhando uma atuação compartilhada entre os Educadores e Estudantes da Escola do Assentamento Santa Bárbara. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; XIMENES, V. M. ; CASTRO, G. S. . Considerações sobre a Psicologia comunitária e Movimentos Sociais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Reflexões e Praticas da Psicologia no Interior. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. . Nossa Terra: Convite a uma ad-miração coletiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTE, J. A. M. ; BARROS, JPP ; ROCHA, T G . Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM): Fortalecendo o compromisso entre universidade e sociedade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
CAVALCANTE, J. A. M. . Grupo de Discussão sobre a Universidade Pública Brasileira. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTE, J. A. M. . Fundamentos psicossociais para o trabalho com juventudes e mediação sociocultural de conflitos no cotidiano escolar.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CAVALCANTE, J. A. M. . Artesanias em grupo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTE, J. A. M. . A intergeracionalidade na saúde da família. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CAVALCANTE, J. A. M. . Oficina de Mediação de Conflitos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTE, J. A. M. . Plano Plurianual Partipativo de Fortaleza. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Formativo do Plano Plurianual Partipativo de Fortaleza).
CAVALCANTE, J. A. M. . Orçamento Participativo: você escolhendo as obras e os serviços mais importantes para Fortaleza. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha Orçamento Participativo de Fortaleza).
CAVALCANTE, J. A. M. . Orçamento Participativo: Plano de ações do OP - propostas aprovadas no OP 2007. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de ações do Orçamento Participativo).
CAVALCANTE, J. A. M. . Arte e Corporeidade. 2010 (Oficina).
CAVALCANTE, J. A. M. . Oficina de Poesia com Conselheiros do Orçamento Participativo de Fortaleza. 2009 (Produção literária - Oficina de Poesia).
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2011
SOCIOPOETIZANDO A PARTICIPAÇÃO NOS ENTRELUGARES DE CRIANÇAS E ADULTOS CONSELHEIROS/AS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE FORTALEZA, Descrição: Trata-se de uma pesquisa Sociopoética acerca do tema-gerador participação cujo grupo pesquisador foi composto por crianças e adultos conselheiros/as do orçamento participativo de Fortaleza - Ceará.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jon Anderson Machado Cavalcante - Integrante / Sandra Haydée Petit - Coordenador., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2003 - 2004
Estudo Comparativo do Sentimento de Comunidade - entre comunidade urbana e rural, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jon Anderson Machado Cavalcante - Integrante / Veronica Morais Ximenes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2004
XII Encontro de Extensão - "Nucom: Fortalecendo o compromisso entre a universidade e sociedade", Universidade Federal do Ceará.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades e Letras. , Avenida da Abolição, 3, Centro, 60000000 - Redenção, CE - Brasil, Telefone: (085) 33326101
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-BrasileiraVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
07/2017
Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades - 60 h, Oficina de Metodologia II - 60 h
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação ao Pensamento Científico - 45 h, Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades - 60 h
2012 - 2017
Universidade Federal do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor da área de Metodologia de pesquisa no curso de Psicologia da UFC, campus Sobral, entre 2012 á 2015.
Disciplinas: Métodos e técnicas de pesquisa qualitativa em Psicologia, Métodos e técnicas de pesquisa quantitativa em Psicologia, Métodos e técnicas de intervenção em Psicologia; Fundamentos da metodologia científica; Metodologia do trabalho acadêmico; Projeto de Pesquisa em Psicologia; Pesquisa em Psicologia; Teoria e método de intervenção; Dinâmica de grupo.
Professor da área de Psicologia da Educação no curso de Psicologia da UFC, desde 2016.
Disciplinas: Cultura e subjetividade; Teorias da subjetividade IV; Psicologia e arte.
Membro do colegiado dos professores.
2013 - 2015
Universidade Federal do CearáVínculo: Tutor acadêmico, Enquadramento Funcional: Programa de Educação pelo Trabalho para saúde, Carga horária: 8
Outras informações:
Programa de Educação pelo Trabalho em Vigilância em Saúde (PET-VS).
2013 - 2013
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutor do Programa de Educação pelo trabalho em Vigilância em Saúde (PET) da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral
2008 - 2008
Universidade Federal do CearáVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Facilitador de curso, Carga horária: 16
Outras informações:
Facilitou módulo sobre "Facilitação da Atividade Comunitária" no II Curso de Psicologia Comunitária. Promovido pelo NUCOM e pela Pró-reitoria de Extensão da UFC
2008 - 2008
Universidade Federal do CearáVínculo: Monitor Voluntario, Enquadramento Funcional: Monitor em Pós-Graduação, Carga horária: 12
2007 - 2007
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista
Outras informações:
Bolsista do Projeto de Extensão: Núcleo de Psicologia Comunitária - NUCOM
2005 - 2006
Universidade Federal do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio Curricular Obrigatório na área de Psicologia Escolar e Educacional, na Escola do Assentamento Santa Bárbara, supervionado pela Prof. Dra. Luciana Lobo Miranda.
2002 - 2006
Universidade Federal do CearáVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Membro integrante - estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Integrante do NUCOM ? Núcleo de Psicologia Comunitária do referido curso de 2002.1 a 2006.1. Desenvolveu no NUCOM atividades gerenciais, de ensino, de pesquisa e de extensão:
2005 - 2005
Universidade Federal do CearáVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário bolsista, Carga horária: 10
Outras informações:
Intervenção Psicossocial junto ao Grupo Popular de Saúde do Conjunto João Paulo II
2004 - 2005
Universidade Federal do CearáVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto Bom dia, Comunidade: Desenvolveu atividades pedagógicas de acompanhamento, co-orientação e co-facilitação de grupos de estudos, formado pro estudantes de psicologia, cujas temáticas versavam sobre a Práxis da Psicologia Comunitária e os desafios de transformação social da américa latina
2004 - 2005
Universidade Federal do CearáVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário bolsista, Carga horária: 10
Outras informações:
Assessoria Psicossocial ao Fórum Popular em Saúde Mental do Grande Jangurussu
2004 - 2005
Universidade Federal do CearáVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário bolsista, Carga horária: 10
Outras informações:
Intervenção Psicossocial no Projeto Vida Jovem Agora no Conjunto Palmeira
2002 - 2003
Universidade Federal do CearáVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10
Outras informações:
Membro da equipe de atuação do Projeto Assessoria Psicossocial ao Projeto Incubadora Feminina da Associação dos Moradores do Conjunto Palmeira/ Banco Palmas
Atividades
-
08/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Sobral, Curso de Psicologia - Sobral.,Linhas de pesquisa
-
06/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa
-
08/2016 - 11/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura e Subjetividade - turma 01 - 48 h, Psicologia e Arte - turma 01 - 64h, Teorias da Subjetividade IV - turma 01 - 48 h
-
06/2012 - 08/2015
Extensão universitária , Campus Sobral, Curso de Psicologia - Sobral.,Atividade de extensão realizada, Laboratório de Identidade, Cultura e Subjetividade (LAICUS).
-
03/2015 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Sobral, Curso de Psicologia - Sobral.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Psicologia/ Sobral.
-
02/2014 - 06/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Campus Sobral.,Linhas de pesquisa
-
05/2015 - 05/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Sobral, Curso de Psicologia - Sobral.,Cargo ou função, Julgamento de solicitação de abreviamento de crédito para aprovação em concurso público.
-
07/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Sobral, Curso de Psicologia - Sobral.,Cargo ou função, Elaboração do novo Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Psicologia da UFC.
2011 - 2012
Faculdade da Cidade do SalvadorVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
- Psicologia: Ciência e Profissão 60h
- História da Psicologia (turmas A e B) 40h
- Exclusão Social e Repercussões psicológicas 40 h
- Trabalho Interdisciplinar Dirigido - TID 60h
- Processos Psicológicos Básicos III - Emoção e motivação 60h
- Psicologia Comunitária II 60h
- Estágio Básico 60h
- Personalidade I 40h
Atividades
-
08/2011
Direção e administração, Faculdade da Cidade do Salvador.,Cargo ou função, Coordenador de estágio.
-
08/2011
Ensino, Psicolgia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico, Exclusão Social e repercussões psicológicas, História da Psicologia, Personalidade 1, Processos psicológicos básicos - emoção e motivação, Psicolgia Ciência e Profissão, Psicologia Comunitária II, Trabalho Interdisciplinar Dirigido
2010 - 2010
Escola de Formação em Saúde Visconde de SabóiaVínculo: Docente Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor - Preceptor de Território, Carga horária: 25
Outras informações:
Desenvolve atividades no ambito formativo, político-pedagógico e Psicossocial.
2007 - 2009
Coordenadoria do Orçamento Participativo de FortalezaVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Coordenador de Formação, Carga horária: 40
Outras informações:
Atividades de âmbito formativo, político-pedagógico e psicossocial.
2011 - 2011
Escola de Saúde Pública do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Membro do corpo docente - facilitador, Carga horária: 20
Outras informações:
Facilitador do Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde do SUS.
Tutor a distância do módulo II "Liderança de Grupos e Trabalho em Equipe." Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde do SUS.
2006 - 2007
Fundação da criança e da família cidadãVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Comunitário, Carga horária: 30
Outras informações:
Psicólogo educacional, comunitário e do trabalho no Projeto Raiz da Cidadania (Prefeitura Municipal de Fortaleza).
2008 - 2008
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFCVínculo: Estágio em Docencia I, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações:
Estágio em Docencia 1 - Monitor da Disciplina Educação Popular da Faculdade de Educação - FACED/UFC
2006 - 2006
Centro de Referência da Assistencia Social do Alto Alegre - MaracanaúVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Psicológo Facilitador, Carga horária: 4
Outras informações:
Oficina sobre Movimento Social - grupo de de jovens e adolescentes
2006 - 2006
Movimento dos Trabalhadores Rurais sem TerraVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Psicólogo consultor, Carga horária: 10
Outras informações:
Psicólogo colaborador da Regional Lênin Paz do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra
2010 - 2010
Centro de Treinamento e DesenvolvimentoVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Facilitador, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministrou o Módulo INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA COMUNITÁRIA no Curso de Extensão "Psicologia Comunitária", promovido pela Pró-reitoria da Extensão da Universidade Federal do Ceará
2009 - 2009
Centro de Treinamento e DesenvolvimentoVínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Psicológo Facilitador, Carga horária: 16
Outras informações:
Ministrou Módulo "Intervenção em Psicologia Comunitária", no curso de Extensão "Psicologia Comunitária", promovido pela pró-reitoria de EXtensão da Universidade Federal do Ceará e pelo Núcleo de Psicologia Comunitária, e executado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE).
2008 - 2008
Centro de Treinamento e DesenvolvimentoVínculo: Facilitador docente, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministrou o tema "Facilitação da Atividade Comunitária" no terceiro módulo do II Curso em Psicologia Comunitária, promovido pelo Núcleo de Psicologia Comunitária da Universidade Federal do Ceará.
2009 - 2010
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e TecnológicoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de JON ANDERSON MACHADO CAVALCANTE e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?