JON ANDERSON MACHADO CAVALCANTE

Professor universitário e Psicólogo. Atualmente é docente do Setor de Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar do Bacharelado em Humanidades do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Tem graduação em Psicologia (2006), mestrado (2011) e doutorado (2016) em Educação pela Universidade Federal do Ceará -UFC. Especialista em Acupuntura (2015) pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA). Tem experiência em temas da Psicologia Social, nas interfaces da Educação com a Psicologia e demais áreas das Ciências Humanas. Tem interesse nas seguintes temáticas: Escuta, intergeracionalidade, interculturalidade, espiritualidade, luto, mídia e imagens, imaginação e linguagens artísticas, experiências e práticas de cuidado em saúde e metodologias de pesquisa e intervenção participativas e inventivas.

Informações coletadas do Lattes em 03/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2012 - 2016

Universidade Federal do Ceará
Título: A inscrição da Espiritualidade nas relações interdisciplinares de professores e velhas lideranças Tremembé de Itarema/ CE.
Prof. Dr. João Batista de Albuquerque Figueiredo. Palavras-chave: entre-lugares; relações intergeracionais; espiritualidade; Tremembé.

Mestrado em Educação

2008 - 2011

Universidade Federal do Ceará
Título: Sociopoetizando a participação nos Entre-Lugares de Crianças, Adolescentes e Adultos/as conselheiros/as do Orçamento Participativo de Fortaleza
, Ano de Obtenção: 2011.Sandra Haydée Petit.Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.

Especialização em Especialização em Acupuntura

2008 - 2015

Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
Título: Considerações sobre a relação entre Cultura e Neuropsicologia

Aperfeiçoamento em Saude Mental Comunitária

2006 - 2006

Instituto Paulo Freire de Estudos Psicossociais
Título: Sem monografia. Ano de finalização: 2006

Aperfeiçoamento em Formação em Psicologia Fenomenológico Existencial

2004 - 2006

Laboratório Experimental de Psicologia e Psicoterapia Fenomen. Existencial
Título: -. Ano de finalização: 2006

Graduação em Psicologia

2001 - 2006

Universidade Federal do Ceará
Título: Caçando Coletivo nas mangas do Chico Mendes: A complexa trama comunitária entre o individual e o coletivo
Orientador: Sandra Haydée Petit

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em Proficiência em Língua Espanhola da Casa de Cultura Hispânica. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Proficiência em Língua Inglesa da Casa de Cultura Britânica. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2012 - 2012

Métodos de Pesquisa Quantitativa. (Carga horária: 40h). , Portal da Educação, EAD, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Psicologia Histórico Cultural e a Educação Atual. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, FACED/ UFC, Brasil.

2011 - 2011

Oficina de Xilogravura. (Carga horária: 16h). , Teatro José de Alencar - Governo do Estado do Ceará, TJA, Brasil.

2010 - 2010

Inglês Instrumental. (Carga horária: 120h). , Núcleo de Línguas Estrangeiras da UVA, NUCLE, Brasil.

2006 - 2006

A intimidade do Gesto. , Comissão Organizadora do Encontro Regional de Psicologia, COEREP, Brasil.

2006 - 2006

Saude Mental Comunitária. (Carga horária: 140h). , Instituto Paulo Freire de Estudos Psicossociais, IPF, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em I Estágio Interdisciplinar de Vivência - FEAB/MST. (Carga horária: 504h). , Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil, FEAB, Brasil.

2005 - 2005

Consult. Org. e Social Mediante o Mét. de Processo. (Carga horária: 140h). , Instituto Paulo Freire de Estudos Psicossociais, IPF, Brasil.

2003 - 2003

Capoeira: Cordão Verde Claro. , Associação Cultural de Capoeira e Arte, ACCARTE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologias participativas e inventivas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Intergeracionalidade.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Relações étnico-raciais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Religiosidade/ Espiritualidade.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.

Organização de eventos

CAVALCANTE, J. A. M. . I SEMANA DO BACHARELADO EM HUMANIDADES DA UNILAB. 2018. (Outro).

CAVALCANTE, J. A. M. ; PINHEIRO, F. P. H. A. ; ROCHA, N. M. F. D. ; COSTA, E. A. G. A. . Diálogos sobre Educação. 2016. (Exposição).

CAVALCANTE, J. A. M. ; COEREP . IV Encontro Regional de Estudantes de Psicologia do Norte e do Nordeste - EREP N/Ne. 2008. (Outro).

Participação em eventos

Debate com ginga - as multifaces da capoeira. "Africanidades: as: A arte de (re)existir. 2018. (Exposição).

Debate com ginga - as multifaces da capoeira. "A globalização da capoeira". 2018. (Exposição).

Debate com ginga - as multifaces da Capoeira. "Capoeira, corporeidade e saúde". 2018. (Exposição).

III Congresso Nacional de Educação (CONEDU). POR OUTROS DIZERES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENSAIO SOBRE A DESCOLONIALIDADE DA MÃE NATUREZA PELA COSMOVISÃO AFRICANA. 2016. (Congresso).

IX Simpósio Brasileiro de Psicologia Política.Intersecção como leitura do mundo e da palavra: rastros multirreferenciais e descoloniais na experiência de significação da espiritualidade. 2016. (Simpósio).

5ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA.PRÁTICAS DE CUIDADO EM TERRITÓRIOS DE BAIXA PROSTITUIÇÃO: As entrelinhas da articulação e desenvolvimento de atenção à prostitutas em condições de pobreza. 2014. (Outra).

Dialogus Laicus - Inclusão escolar e educação.Inclusão escolar e educação. 2014. (Encontro).

VIII Simpósio de Psicologia política.Nuances epistêmicas de fronteira. 2014. (Simpósio).

I Congresso sobre gênero, educação e Afrodescendência. Diálogos sociopoéticos da participação: reflexões intergeracionais e etnicorraciais presentes no participar. 2013. (Congresso).

IV Seminário Cultura de paz, educação e espiritualidade.Espiritualidade: apontamentos epistêmicos e metodológicos a partir de suas ressonâncias psicossociais na educação e na saúde. 2013. (Seminário).

SEMIEDU - Educação e (des)colonialidade dos saberes, poderes e práticas.CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PERTINENCIA DO DIÁLOGO ENTRE OS SABERES SOBRE ESPIRITUALIDADE DE JOVENS E DE IDOSOS NAS PRATICAS DE CUIDADO DOS TREMEMBÉ-CE. 2013. (Seminário).

XVII Encontro Nacional da ABRAPSO.Espiritualidades e Psicologia: apontamentos de uma compreensão de suas ressonâncias psicossociais. 2013. (Encontro).

XXI EPENN.Saberes tradicionais e espiritualidade nas práticas educativas dos Tremembés/CE. 2013. (Encontro).

Seminário de Ambientação aos novos servidores do campus Sobral. 2012. (Seminário).

16 Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO.Relatos de fronteira: os entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos. 2011. (Encontro).

7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia. O curioso despertar do território no olhar do profissional da saúde. 2011. (Congresso).

II Encontro da Regional Norte-Nordeste da ABRAPSO.Relações intergeracionais e participação. 2011. (Encontro).

I Seminário Nacional sobre infância, juventude e políticas públicas.Relações Intergeracionais e Participação: Os entre-lugares de Crianças, Adolescentes e Adultos/as Conselheiros/as do OP. 2011. (Seminário).

Prevenção e Enfrentamento ao tráfico de pessoas. 2010. (Congresso).

19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (19 EPENN).Crianças e Adultos nos desafios da participação no Orçamento Participativo de Fortaleza. 2009. (Encontro).

I semana de Psicolgia da Universidade Estadual do Ceará.A visita Dialógica emergindo das andanças em psicologia comunitária. 2009. (Encontro).

Seminário ELOS - Educação Libertadora Organizando Solidariedade. 2009. (Seminário).

XIV Semana de Psicologia da UNIFOR - Direitos Humanos em Versos Humanos Diversos.Da Posse ao Sentimento de Perteça - Direito a Terra e as Políticas dos Espaços e da Existência. 2009. (Outra).

XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Considerações sobre dimensões sócio-psicológicas do processo formativo do Orçamento Participativo de Fortaleza. 2009. (Encontro).

1 Encontro Norte-Nordetes de Psicologia Social.A confecção de uma teia formativa no Orçamento Participativo de Fortaleza: Constribuições da Psicologia Comunitária. 2008. (Encontro).

II Seminário de Psicologia e Direitos Humanos.Direitos Humanos e a Questão de Terra. 2008. (Seminário).

IV Encontro Regional de Estudantes de Psicologia do Norte e Nordeste (IV EREP)Psicologia e Meio Ambiente: Nossas Faces e Interfaces Sócio-Culturais.As Políticas de Saúde e as Saúdes da Política ? re-existências diante dos latifúndios da Vida.. 2008. (Encontro).

III Encontro Regional de Estudantes de Psicologia do Norte e Nordeste (III EREP) - Psicologia e Movimentos Sociais: Compartilhando Saberes e Articulando Ações.Mística e re-existência: O sentimento de Pertença na Emancipação. 2007. (Encontro).

Seminário Nacional Democracia e Subjetividade: A produção Social dos Sujeitos Democráticos. 2007. (Seminário).

Seminário Reestruturação Produtiva e os Desafios À Democracia Participativa. 2007. (Seminário).

V Congresso Norte e Nordeste de Psicologia. Debulhando uma proposta de desenvolvimento comunitário em Assentamentos Rurais nas Caminhas da Psicologia Comunitária. 2007. (Congresso).

Fórum sobre as infâncias e adolescências: reflexões e ações em saúde, educação e cidadania.CRIANÇAS E JOVENS 'CAÇANDO' A VIDA NOS ASSENTAMENTOS RURAIS. 2006. (Outra).

II Encontro Regional de Estudantes de Psicologia do Norte e do Nordeste ( II EREP N/Ne) Psicologia E Sociedade: Tirando as máscaras, quais as nossas realidade?.Questão fundiária: A psicologia e os movimentos sociais. 2006. (Encontro).

III Semana de Humanidades - Homeméticapolítica. 2006. (Outra).

I Simpósio de Psicologia Política.Psicologia Comunitária nos Caminhos do Fórum Popular de Saúde Mental do Grande Jangurussu. 2006. (Simpósio).

Semana do Psicólogo - CRP 11.Subjetividade e Questões da Terra. 2006. (Outra).

Seminário Nacional sobre a questão da terra: desafios para a Psicologia.Debulhando uma atuação compartilhada entre os Educadores e Estudantes da Escola do Assentamento Santa Bárbara. 2006. (Seminário).

Sistema Conselhos de Psicologia - CRP 11.A necessidade de Intervenção através de Movimentos e Organizações Populares. 2006. (Outra).

XII Semana de Psicologia da UNIFOR - A Psicologia que queremos para a sociedade que sonhamos: Desafios e práticas para a transformação social.A necessidade de intervenção através de Movimentos e Organizações Populares. 2006. (Outra).

I Encontro de Saúde Mental da Região Norte do Estado do Ceará. 2005. (Encontro).

I Encontro Regional de Estudantes de Psicologia do Norte e do Nordeste (I EREP N/Ne) - Qual a nossa cara? Conhecer e dialogar.Considerações sobre a Psicologia comunitária e Movimentos Sociais. 2005. (Encontro).

XXII Semana de Psicologia da Universidade Federal do Ceará.Reflexões e Praticas da Psicologia no Interior. 2005. (Outra).

Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública: Educação, Democracia e Qualidade Social. 2004. (Congresso).

XIII Encontro de Extensão.Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM): Fortalecendo o compromisso entre universidade e sociedade. 2004. (Encontro).

18 Encontro Nacional de Psicologia: 4ª décadas do Psicológo brasileiro: Que história é essa?. 2003. (Encontro).

I Seminário do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia. 2003. (Seminário).

Seminário Internacional Políticas Urbanas para a REgião Metropolítana. 2003. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Bárbara Bezerra de Barros Melo

BOMFIM, Z. A. C.; FERREIRA, K. P. M.;CAVALCANTE, J. A. M.. A casa: os sentidos de habitar para mulheres moradoras do conjunto habitacional Nova Caiçara/Sobral - Ceará.. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Norma Sueli de Sena Barbosa da Costa

PIRES, R. R.;CAVALCANTE, J. A. M.; LOPES, V. T. B.. Atenção à saúde dos cuidadores: uma experiência de promoção de saúde mental na atenção básica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em saúde) - Residência Integrada em saúde/ Escola de saúde pública.

Aluno: Ilana Teixeiras Nunes

COSTA, C. M. I.;CAVALCANTE, J. A. M.; SOUZA, F. L.. Jovens, drogas e comunidades terapêuticas: a busca pela redenção. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em saúde mental) - Escola de Formação em Saúde Visconde de Saboia.

Aluno: Luana Nara Girão de Oliveira

FIUZA, T. M.; DANTAS, V.;CAVALCANTE, J. A. M.. Planejamento participativo: um caminho para o vínculo na estratégia de saúde da família em Brejo Santo-CE. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em saúde) - Escola de saúde pública do Ceará.

Aluno: Raquel Simões Monteiro

MONTEIRO, R. S.; DANTAS, V.;CAVALCANTE, J. A. M.. Território, Nutrição e Interprofissionalidade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde) - Sistema Municipal de Saúde Escola de Fortaleza.

Aluno: Raquel Simões Monteiro Alves

DANTAS, V.;CAVALCANTE, J. A. M.; AVILA, M. M. M.. Territorio, Interprofissionalidade e cuidado: Narrativas de uma nutricionista no contexto de uma formação multiprofissional em serviço. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação de Residência Multiprofissional em saúde da família e comuni) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: PAULA MONYK ANDRADE LEITE JACÓ COSTA

BERNARDO, C. M. C.;CAVALCANTE, J. A. M.; FERREIRA, L. C.. Família e Escola: uma etnografia do cotidiano escolar em uma escola de rede pública do município de Barreira, no Maciço de Baturité, Ceará.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: JOSE AIRTON BARBOSA DE ARAUJO FILHO

BERNARDO, C. M. C.;CAVALCANTE, J. A. M.; BEDOYA, L. E. T.. Estudo sobre as emoções no campo das ciências humanas: reflexões entre o teórico e o empírico.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Roberto Geronimo de Farias

ALVES, M. A. S.; SOUZA, L. M. T.;CAVALCANTE, J. A. M.. Anarquismo e educação: pedagogia libertária e perspectivas sobre o IDE.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: DÁRIO GOMES DE CASTRO

MOURA JR, J. F.;CAVALCANTE, J. A. M.; Leandro de Proença Lopes. Concepções sobre Desigualdade Social no Contexto Escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Inaldina Diana Cruz Gomes

Joana Elisa Röwer; Anne Sophie Marie Frederique Gosselin da Silva;CAVALCANTE, J. A. M.. Orientação da Saúde Sexual e Reprodutiva recebidas pelos/as alunos/as da Escola de Ensino Médio Maria do Carmo Bezerra de Município de Acarape-Ce.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: ANA ALICE MACIEL CAMELO

MOURA JR, J. F.;CAVALCANTE, J. A. M.; Francisco Thiago Rocha Vasconcelos. Uma análise sobre atuação e relação morador-polícia no ambiente do Morro do CC (Centro Comunitário).. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Antonio Micael Pontes da Silva

Francisco Thiago Rocha Vasconcelos; MOURA JR, J. F.;CAVALCANTE, J. A. M.. Juventudes e segurança pública: o perfil das vítimas de homicídio no Maciço de Baturité/CE e os desafios para as políticas públicas de prevenção à violência em Redenção.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Keila Vanessa Pereira de Freitas

ALVES, M. A. S.; RÖWER, J. E.;CAVALCANTE, J. A. M.. A importância do Brincar na educação infantil: possibilidades de construção do conhecimento.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Maria Marilia Rodrigues da Silva

MOURA JR, J. F.; CÂMARA, A. E.;CAVALCANTE, J. A. M.. O impacto do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos nas histórias de vida dos usários do grupo de idosos do CRAS de Redenção Ceará.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Ireclene Antônio Domingos

VASCONCELOS, F. T. R.; OSSAGÔ, R. C.;CAVALCANTE, J. A. M.. Estigmatização territorial: consequências psicossociais na vida de jovens de Cazenga - Luanda - Angola.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: ANA RUTE DE OLIVEIRA AQUINO

MOURA JR, J. F.;CAVALCANTE, J. A. M.; CÂMARA, A. E.. Trajetória de vida de mulheres em situação de rua em Fortaleza, CE: Olhares Interseccionais a partir da pobreza e gênero.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: ANTONIO RAFAEL SILVA OLIVEIRA

MOURA JR, J. F.;CAVALCANTE, J. A. M.; Leandro de Proença Lopes. RAP: alternativa de resistência as estigmatizações sociais.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: FRANCISCO GABRIEL SILVEIRA FERREIRA

MOURA JR, J. F.; Lucilene Rezende Alcanfor;CAVALCANTE, J. A. M.. Modos de vidas e resistências de crianças em situação de pobreza na comunidade da estrada velha, Acarape-CE.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Aluno: Júlia de Fátima José Breganha

ROCHA, N. M. F. D.;CAVALCANTE, J. A. M.; COSTA, E. A. G. A.. Violência Doméstica contra a Mulher: uma análise da construção da violência na realidade de Sobral-Ceará/Brasil e Cazenga-Luanda/Angola.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ulyane Vieira Gomes

ANTUNES, D. C.; NASCIMENTO, F. D. S.;CAVALCANTE, J. A. M.. Do pescoço pra baixo é canela: pensando o discurso autoritário nos programas policiais do Ceará.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Maria Jéssica Martins Oliveira

SILVA, LB; NEPOMUCENO, B. B.;CAVALCANTE, J. A. M.. Os sentidos das práticas extensionista para alunos de Psicologia da Faculdade Luciano Feijão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Luciano Feijão.

Aluno: Listamila Sousa de Oliveira

BARROS, JPP; CORDEIRO, A. C. M.;CAVALCANTE, J. A. M.. Relação família-escola e os processos de subjetivação contemporâneos: Um estudo de caso em uma escola privada de Fortaleza-CE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Listamila Sousa de Oliveira

BARROS, JPP; CORDEIRO, A. C. M.;CAVALCANTE, J. A. M.. Relação Família-escola e os processos de subjetivação contemporâneos: um estudo de caso em uma escola privada de Fortaleza-CE.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Maria Jéssica Martins Oliveira

SILVA, LB;CAVALCANTE, J. A. M.. Os sentidos das práticas extensionistas para alunos de Psicologia da Faculdade Luciano Feijão.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Luciano Feijão.

Aluno: Mirna Jorjandhe Bernadino Barreto

ANTUNES, D. C.;CAVALCANTE, J. A. M.; MUNIZ NETO, J. S.. A inserção do psicólogo na assistência social: Narrativas de uma experiência de estágio em um Centro especializado em Assistência Social (CREAS). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Susana Maciel Pinto

SOUSA, M. L. T.; REBOUCAS JUNIOR, F. G.;CAVALCANTE, J. A. M.. Psicologia e residência multiprofissional em saúde pública da família de Sobral/CE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Hanna Graziely Rêgo Castro

ANTUNES, D. C.; GOMES, R. H. S. F.;CAVALCANTE, J. A. M.. Ainda há esperança? Um estudo sobre políticas públicas, drogas e religião. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: JULIANA MOITA

COSTA, M. S.A.;CAVALCANTE, J. A. M.. (RE) PENSANDO AS PRÁTICAS EM SAÚDE MENTAL, NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA, NO MUNICÍPIO DE SOBRAL - CE.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Euselene Rodrigues Moura

NASCIMENTO, V. S.; ROCHA, N. M. F. D.;CAVALCANTE, J. A. M.. Psicologia e educação: relato de uma intervenção em uma escola pública de Sobral-Ceará. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Silvia Lemos Martins

NASCIMENTO, V. S.; ROCHA, N. M. F. D.;CAVALCANTE, J. A. M.. Atuação em psicologia educacional: um relato de experiência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Lumara Alves Moreira

LIMA, A. F.; GOMES, R. H. S. F.;CAVALCANTE, J. A. M.. O público e o privado em Hanna Arendt: o que a grandeza não suporta. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

ROCHA, F. H.;CAVALCANTE, J. A. M.; BENEVIDES, P. S.. Comissão Julgadora para seleção de professor substituto no setor de estudos: Desenvolvimento escolar. 2014. Universidade Federal do Ceará.

LIMA, A. F.; PONTE, C. R. S.;CAVALCANTE, J. A. M.. Comissão de seleção para professor efetivo do setor de Psicologia Social. 2012. Universidade Federal do Ceará.

CAVALCANTE, J. A. M.. Avaliador docente nos Encontros Universitários 2016. 2016. Universidade Federal do Ceará.

CAVALCANTE, J. A. M.. Comissão de seleção para bolsistas e voluntários do Programa de educação tutorial do curso de Psicologia - PET-UFC-PSICOLOGIA. 2014. Universidade Federal do Ceará.

CAVALCANTE, J. A. M.. Comissão avaliadora para seleção de monitor do programa de iniciativa à docência (PID) para a disciplina de Introdução à Psicologia. 2013. Universidade Federal do Ceará.

CAVALCANTE, J. A. M.. Comissão avaliadora para seleção de monitor do programa de iniciativa à docência (PID) para a disciplina de Teoria da Subjetividade 1. 2013. Universidade Federal do Ceará.

CAVALCANTE, J. A. M.. Comissão avaliadora para seleção de bolsista do projeto VEREDAS - Círculo de Estudos em Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia Humanista. 2013. Universidade Federal do Ceará.

CAVALCANTE, J. A. M.. Seleção de bolsistas e voluntários para Programa de Educação tutorial do curso de Psicologia. 2013. Universidade Federal do Ceará.

FEITOSA FILHO, O. A.; GOMES, R. H. S. F.;CAVALCANTE, J. A. M.. Banca examinadora da Seleção do Programa de Iniciação à docência (PID) para as disciplinas de Teorias da Subjetividade II. 2013. Universidade Federal do Ceará.

FEITOSA FILHO, O. A.; GOMES, R. H. S. F.;CAVALCANTE, J. A. M.. Banca examinadora da Seleção do Programa de Iniciação à docência (PID) para a disciplina de Espistemologia e História das Psicologias II. 2013. Universidade Federal do Ceará.

FONTELES FILHO, J. M.;CAVALCANTE, J. A. M.. Comissão de avaliação de trabalhos no IV Encontro Científico Métodos e Técnicas de Pesquisa quanlitativa em Psicologia. 2013. Universidade Federal do Ceará.

FONTELES FILHO, J. M.;CAVALCANTE, J. A. M.. Comissão de avaliação de trabalhos no II Encontro Científico Métodos e Técnicas de Pesquisa quanlitativa em Psicologia. 2013. Universidade Federal do Ceará.

CAVALCANTE, J. A. M.. Membro examinador do Programa de Iniciação à docência da área de Fundamentos teórico-metodológicos em Psicologia. 2013. Universidade Federal do Ceará.

CAVALCANTE, J. A. M.. Avaliador docente nos Encontros Universitários. 2012. Universidade Federal do Ceará.

CAVALCANTE, J. A. M.; FONTELES FILHO, J. M.. Comissão de avaliação de trabalhos no II Encontro Científico Métodos e Técnicas de Pesquisa quantitativa em Psicologia. 2012.

Orientou

Valdirene Marques de Souza

A participação da comunidade e o conselho local de saúde (CLS): A experiência do serviço social na residência multiprofissional de saúde em Tauá-CE; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada em saúde) - Residência Integrada em saúde/ Escola de saúde pública; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

Vanessa Calixto

SERVIÇO SOCIAL E PARTICIPAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: a experiência do Fórum Comunitário da Granja Portugal; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde) - Sistema Municipal de Saúde Escola de Fortaleza; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

NAYARA DA SILVA OLIVEIRA

Experiências de leitura no cotidiano de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola municipal de Redenção - CE; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

LAURA COSTA FERREIRA

O processo de entrada de estudantes indígenas e quilombolas na UNILAB/CE; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

MÁRCIA PEREIRA DA SILVA

A apropriação intercultural dos jovens para com a cultura pop japonesa presente no anime; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

MARIA JOICE RODRIGUES MARTINS

Experiências de ansiedade em estudantes do Bacharelado em Humanidades da UNILAB-CE; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

JANAINA DA SILVA OLIVEIRA

As vivências dos presos do Ceará, a partir de matérias exibidaspor programas jornalísticos cearenses de televisão; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

Amadú Saico Baldé

Preconceito e Islão: influência dos meios de comunicação na construção e apresentação da imagem do Islão nos pós-atentados; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

EDILENE DA SILVA BERNARDO

O romance "Perto do Coração Selvagem", de Clarice Lispector e as experiências educativas de egressos do 3o ano de 2015 da Escola Menezes Pimentel de Pacoti-CE: construindo uma leitura consciente e transformadora; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

Francisca Jociene Alves Do Nascimento

As práticas de inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista (TEA) sob o olhar de professores da Escola de Ensino Fundamental Francisco Rocha Ramos em Acarape-CE; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

Raquel Maria Lima da Silveira

Os modos de naturalização da violência de gênero percebidos por estudantes mulheres do B; H; U na UNILAB em suas trajetórias de vida; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

MARIA TIARE TEIXEIRA DA SILVA

Os percursos formativos de estudantes da Educação de Jovens e Adultos- EJA em uma escola estadual de Redenção/CE; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

Talita Peres Real

Adoção tardia: entre percursos históricos e sua prática na contemporaneidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

Janniely Mendonça Parente

Perda fetal: Os sentimentos que permeiam mulheres diante da perda de um filho em produções acadêmicas na área da saúde; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

Erika de Souza Lobo

Obesidade, saúde e afetividade: compreender como a afetividade se constitui na experiência da obesidade e suas implicações para atuação do profissional de saúde; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

Sophia Craveiros Rodrigues Chaves

Gravidez na adolescência: uma análise dos componentes de seu significado na revista Sanare de sobral; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

Franci Íria Servolo Saboia

Formação em Psicologia: Nas tramas intempestivas do Projeto político pedagógico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

JOCÉLIA MEDEIROS XIMENES

O cuidado em saúde: os agentes comunitários de saúde na perspectiva dos usuários; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

Tiago Morais de Freitas

Tutoria e Desenvolvimento Profissional: a importância do Programa Pulsar no Bacharelado em Humanidades; 2018; Orientação de outra natureza; (Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

Igor Marcos Lemos Silva

Programa Pulsar como Instrumento potencializador de apropriação e permanência; ; 2018; Orientação de outra natureza; (Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

Karolyne Oliveira Gomes

Projeto de Extensão Artesanias: uma experiência dialógica; 2018; Orientação de outra natureza; (Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

Aline Moura Florencio da Silva

O Fanzine como recurso educacional nas atividades do Pulsar junto ao Bacharelado em Humanidades; 2017; Orientação de outra natureza; (Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Jon Anderson Machado Cavalcante;

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, E. S. ; CAVALCANTE, J. A. M. ; SOUZA, J. M. . Pedagogias Decoloniais para práticas e contextos escolares: abordagens educativas sobre o ser, o poder, o saber e a mãe-natureza.. In: João Batista de Albuquerque Figueiredo; Maria Eleni Henrique da Silva; Narcelio José Marques dos Santos; Renata Lopes de Oliveira.. (Org.). Formação humana e dialogicidade em Paulo Freire IV: por uma pedagogia amorosamente política. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. IV, p. 79-94.

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; MIRANDA, F. K. A. ; FERREIRA, L. C. . Desafios da relação entre universidade e sociedade: limites e possibilidades da e para a extensão. In: João Batista de Albuquerque Figueiredo; Maria Eleni Henrique da Silva; Narcelio José Marques dos Santos; Renata Lopes de Oliveira.. (Org.). Formação humana e dialogicidade em Paulo Freire IV: por uma pedagogia amorosamente política. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. IV, p. 111-126.

  • COSTA, E. A. G. A. ; PINHEIRO, F. P. H. A. ; CAVALCANTE, J. A. M. ; ROCHA, N. M. F. D. . Quatro Problemas em Educação: o trabalho docente, o outro, a criança e o saber.. In: Flávia Cristina Silveira Lemos. (Org.). Conversas transversalizantes entre psicologia política, social-comunitária e institucional com os campos da educação, saúde e direitos.. 1ed.Curitiba - PR: CRV, 2017, v. 7, p. 21-.

  • ANTUNES, D. C. ; CAVALCANTE, J. A. M. . Quem é o alienista hoje? Uma narrativa de abertura à experiência formativa e interdisciplinar em teorias e práticas em Psicologia Social 1 e Fundamentos metodológicos das ciências humanas. In: Deborah Christina Antunes. (Org.). Experiências pedagógicas no curso de Psicologia da UFC/ Sobral: reflexões, desafios e construções. 1ed.Rio de Janeiro: Luminária Acadêmica, editora multifoco, 2015, v. 1, p. 51-70.

  • RODRIGUES, E. S. ; CAVALCANTE, J. A. M. . A experiência sociopoética com objetos: a cidade dos orixás e a participação nas pontas dos dedos. In: Shara Jane Holanda Costa Adad/Sandra Haydée Petit/Iraci dos Santos/Jacques Gauthier. (Org.). Tudo que não Inventamos é Falso : dispositivos artísticos para pesquisar, ensinar e aprender com sociopoética. 1ed.Fortaleza: UECE, 2014, v. 1, p. 125-142.

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; RODRIGUES, E. S. ; SOUZA, J. M. . Diálogos sobre pós-colonialidade, perspectiva eco-relacional e educação ambiental: potências epistêmicas de libertação, relação e parceria. In: Kelma Socorro Alves Lopes de Matos. (Org.). Educação Ambiental e Sustentabilidade IV. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2013, v. 1, p. 201-213.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Diálogo e processualidade na tessitura de ações formativas: considerações sobre a formação nas mediações intersubjetivas. In: João Batista de Albuquerque Figueiredo; Maria Eleni Henrique da Silva. (Org.). Formação humana e dialogicidade III: Encantos que se encontram nos diálogos que acompanham Freire. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2012, v. , p. 1-211.

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; CASTRO, G. S. . Psicologia Comunitária e produção do espaço urbano nos diálogos sobre a saúde mental comunitária. In: Andréa Carla Figueiras Cordeiro; Emanuel Meireles Vieira; Verônica Morais Ximenes. (Org.). Psicologia E(M) Transformação Social: práticas de diálogos. 1ed.Fortaleza: Aquarela, 2007, v. 1, p. 01-213.

  • RODRIGUES, E. S. ; CAVALCANTE, J. A. M. ; SOUZA, J. M. . POR OUTROS DIZERES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENSAIO SOBRE A DESCOLONIALIDADE DA MÃE NATUREZA PELA COSMOVISÃO AFRICANA. In: III Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 2016, Natal (RN). Anais III Conedu, 2016.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Diálogos sociopoéticos da participação: reflexões intergeracionais e etnicorraciais presentes no participar. In: I Congresso sobre gênero, educação e Afrodescendência, 2013, Teresina. Caderno de programação e resumos do I Congreafro, 2013.

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; RODRIGUES, E. S. . Saberes tradicionais e espiritualidade nas práticas educativas dos Tremembés/CE. In: XXI EPENN, 2013, Recife. Anais do XXI EPENN, 2013.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Relações Intergeracionais e Participação: Os entre-lugares de Crianças, Adolescentes e Adultos/as Conselheiros/as do OP de Fortaleza. In: II Encontro da Regional Norte-Nordeste da ABRAPSO, 2011, Fortaleza. Livro de Resumos do II Encontro Norte-Nordeste de Psicologia Social da Associação Brasileira de Psicologia, 2011. p. 1-121.

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; Petit, S.H. . Confetos da Participação de Crianças, Adolescentes e Adultos/as do OP Fortaleza. In: I Seminário Nacional sobre Infância, Juventude e Políticas Públicas: desafios na articulação entre teoria e prática, 2011, João Pessoa. Anais do I Seminário Nacional sobre Infância, Juventude e Políticas Públicas.

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; NEPOMUCENO, L. B. ; BRITO, A. V. . Processos Formativos e Participação Social: Potencialidades e Fragilidades analisadas em diferentes contextos e olhares. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), 2009, Macéio. Anais XV ENABRAPSO, 2009. v. XV.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Crianças e adultos nos desafios da participação no orçamento participativo de fortaleza. In: 19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (19 EPENN), 2009, joão pessoa. Anais do 19 EPENN. João Pessoa: UFPB, 2009. v. 1.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Crianças e Adultos nos Desafios da Participação no Orçamento Participativo de Fortaleza. In: 19 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa. Anais do 19 EPENN. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2009.

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; SILVA, LB . Espiritualidades e Psicologia: apontamentos de uma compreensão de suas ressonâncias psicossociais. In: XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2013, Florianópolis. Anais do XVII ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO, 2013. v. 1. p. 269-270.

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; BARROS, JPP ; Marcus Giovani Ribeiro Moreira . (R)Expressões Contemporâneas do Facismo. In: IX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA POLÍTICA, 2017, Natal (RN). ANAIS DO IX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA POLÍTICA: PSICOLOGIA, POLÍTICA E TERRITÓRIO., 2016.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Religião e Política: ensaio de uma análise psicossocial sobre práticas fascistas contemporâneas. In: IX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA POLÍTICA, 2017, Natal (RN). ANAIS DO IX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA POLÍTICA: PSICOLOGIA, POLÍTICA E TERRITÓRIO., 2016.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Intersecção como leitura do mundo e da palavra: rastros multirreferenciais e descoloniais na experiência de significação da espiritualidade. In: IX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA POLÍTICA, 2017, Natal (RN). ANAIS DO IX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA POLÍTICA: PSICOLOGIA, POLÍTICA E TERRITÓRIO., 2016.

  • SILVA, LB ; CAVALCANTE, J. A. M. . PRÁTICAS DE CUIDADO EM TERRITÓRIOS DE BAIXA PROSTITUIÇÃO: As entrelinhas da articulação e desenvolvimento de atenção à prostitutas em condições de pobreza. In: 5ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA, 2014. Anais eletrônicos da 5ª CIP, 2014.

  • ARAGAO, F. A. A. ; ANTUNES, D. C. ; MONTENEGRO, F. V. P. ; NASCIMENTO, H. O. ; CAVALCANTE, J. A. M. . Formação em Psicologia e experimentação estética: um relato de experiência nas disciplinas de Fundamentos Metodológicos das Ciências Humanas e Teorias e Práticas em Psicologia Social I de. In: 5ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA, 2014. Anais eletrônicos da 5ª CIP, 2014.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Práticas institucionais de articulação entre Psicologia e Comunidades no Ensino Superior: reflexões e relatos de experiências no Nordeste do Brasil. In: 5ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA, 2014. Anais eletrônicos da 5ªCIP, 2014.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . O Cuidado Epistêmico nas práticas institucionais em Saúde Comunitária. In: 5ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA, 2014. Anais eletrônicos da 5ªCIP, 2014.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Arranjos metodológicos em pesquisa: relatos de 'experiências' em contextos comunitários. In: 5ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA, 2014. Anais eletrônicos da 5ªCIP, 2014.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Mosaico Metodológico: artesania da prática de pesquisa nas relações intergeracionais dos Tremembé -Ce. In: 5ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA, 2014. Anais da 5ªCIP, 2014.

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; ABREU, V. B. S. ; MOURA JR, J. F. ; SILVA, LB . Nuances epistêmicas de fronteira: aspectos éticos e políticos da relação de psicólogos, em situação de pesquisa, junto a sujeitos em contexto de discriminação. In: VIII Simpósio de Psicologia política, 2014. Resumos completos, 2014.

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; RODRIGUES, E. S. . Violência epistêmica e oralidade: tensões de fronteira em pesquisa sobre a espiritualidade e ancestralidade em territórios urbanos e rurais. In: IV Seminário Internacional Violência e conflitos sociais: territorialidades e negociações, 2014, Fortaleza. ANAIS IV Seminário LEV, 2014.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Espiritualidade: apontamentos epistêmicos e metodológicos a partir de suas ressonâncias psicossociais na educação e na saúde. In: IV Seminário Cultura de paz, educação e espiritualidade, 2013. Resumos, 2013.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . O curioso despertar do território no olhar do profissional da saúde. In: 7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Anais do 7 Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2011.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Sociopoetizando a Participação Nos Entre-Lugares de Crianças, Adolescentes e Adultos, Conselheiros/as do Orçamento Participativo de Fortaleza/CE.. In: 7 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Anais do 7 Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2011.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Relatos de fronteira: os entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos. In: 16 Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011, RECIFE. Livro de resumos da 16{ ABRAPSO. Recife, 2011. v. 1. p. 1900-1901.

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; NEPOMUCENO, L. B. ; PEQUENO, M. L. . Desdobramentos do círculo de cultura e do diálogo de Freire na Psicologia. In: 16 Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011, Recife. Livro de resumos da 16ª Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011. p. 728-731.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Sociopoética e objetos-geradores: desdobramentos do diálogo e do círculo de cultura para a pesquisa e intervenção psicossocial. In: 16 Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011, RECIFE. Livro de Resumos da 16ª Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011. p. 729-730.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Considerações Sobre Dimensões Sócio-Psicológicas do Processo Formativo do Orçamento Participativo de Fortaleza. In: XV Encontro Nacional da Abrapso, 2009, Maceió. Considerações Sobre Dimensões Sócio-Psicológicas do Processo Formativo do Orçamento Participativo de Fortaleza, 2009.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Considerações Sobre Dimensões Sócio-Psicológicas do Processo Formativo do Orçamento Participativo de Fortaleza. In: XV Encontro Nacional da Abrapso, 2009, Maceió. Considerações Sobre Dimensões Sócio-Psicológicas do Processo Formativo do Orçamento Participativo de Fortaleza, 2009.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Debulhando uma proposta de desenvolvimento comunitário em Assentamentos Rurais nas Caminhas da Psicologia Comunitária. In: V Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2007, Macéio. Anais do 5 Congresso Norte e Nordeste de Psicologia, 2007.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Crianças e Jovens caçando a vida nos assentamentos rurais. In: Fórum sobre infâncias e adolescências, 2006, Recife. Anais/Resumos do Fórum sobre infâncias e adolescências, 2006.

  • NEPOMUCENO, L. B. ; CAVALCANTE, J. A. M. ; VENÂNCIO, L. ; SANCHES NETO, L. . Círculo de Cultura como componente qualitativo da pesquisa em Educação Física: reflexões teórico-metodológicas. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE) , 2019.

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Facilitação 'em' Grupos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODRIGUES, E. S. ; CAVALCANTE, J. A. M. ; SOUZA, J. M. . POR OUTROS DIZERES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ENSAIO SOBRE A DESCOLONIALIDADE DA MÃE NATUREZA PELA COSMOVISÃO AFRICANA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Intersecção como leitura do mundo e da palavra: rastros multirreferenciais e descoloniais na experiência de significação da espiritualidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . As colonialidades e a opção descolonial: desaprender para apreender, desprender para reaprender. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Religião e política: ensaio de uma analise psicossocial sobre práticas fascistas contemporâneas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Inclusão social e educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, LB ; CAVALCANTE, J. A. M. . PRÁTICAS DE CUIDADO EM TERRITÓRIOS DE BAIXA PROSTITUIÇÃO: As entrelinhas da articulação e desenvolvimento de atenção à prostitutas em condições de pobreza. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAGAO, F. A. A. ; ANTUNES, D. C. ; MONTENEGRO, F. V. P. ; NASCIMENTO, H. O. ; CAVALCANTE, J. A. M. . Formação em Psicologia e experimentação estética: um relato de experiência nas disciplinas de Fundamentos Metodológicos das Ciências Humanas e Teorias e Práticas em Psicologia Social I. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Práticas institucionais de articulação entre Psicologia e Comunidades no Ensino Superior: reflexões e relatos de experiências no Nordeste do Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . O Cuidado Epistêmico nas práticas institucionais em Saúde Comunitária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Arranjos metodológicos em pesquisa: relatos de 'experiências' em contextos comunitários. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Mosaico Metodológico: artesania da prática de pesquisa nas relações intergeracionais dos Tremembé -Ce. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; ABREU, V. B. S. ; MOURA JR, J. F. ; SILVA, LB . Nuances epistêmicas de fronteira: aspectos éticos e políticos da relação de psicólogos, em situação de pesquisa, junto a sujeitos em contexto de discriminação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; SILVA, LB . Espiritualidades e Psicologia: apontamentos de uma compreensão de suas ressonâncias psicossociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PERTINENCIA DO DIÁLOGO ENTRE OS SABERES SOBRE ESPIRITUALIDADE DE JOVENS E DE IDOSOS NAS PRATICAS DE CUIDADO DOS TREMEMBÉ-CE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Espiritualidade: apontamentos epistêmicos e metodológicos a partir de suas ressonâncias psicossociais na educação e na saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Diálogos sociopoéticos da participação: reflexões intergeracionais e etnicorraciais presentes no participar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; RODRIGUES, E. S. . Saberes tradicionais e espiritualidade nas práticas educativas dos Tremembés/CE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . O CURIOSO DESPERTAR DO TERRITÓRIO NO OLHAR DO PROFISSIONAL DA SAÚDE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . SOCIOPOETIZANDO A PARTICIPAÇÃO NOS ENTRE-LUGARES DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS/AS CONSELHEIROS/AS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE FORTALEZA- CE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Relações Intergeracionais e Participação: Os entre-lugares de Crianças, Adolescentes e Adultos/as Conselheiros/as do OP. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Confetos da Participação de Crianças, Adolescentes e Adultos/as conselheiros/as do OP Fortaleza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Relações intergeracionais e participação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Relatos de fronteira: os entre-lugares de crianças, adolescentes e adultos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Desdobramentos do círculo de cultura e do diálogo de Freire na Psicologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Sociopoética e objetos-geradores: desdobramentos do diálogo e do círculo de cultura para a pesquisa e intervenção psicossocial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; SILVA, LB ; SILVA, F P A . Os sentidos da prostituição: cirandas cotidianas de re-existências. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Considerações sobre dimensões sócio-psicológicas do processo formativo do Orçamento Participativo de Fortaleza. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; NEPOMUCENO, L. B. ; BRITO, A. V. . Processos Formativos e Participação Social: Potencialidades e Fragilidades analisadas em diferentes contextos e olhares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Crianças e Adultos nos desafios da participação no Orçamento Participativo de Fortaleza. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Da Posse ao Sentimento de Perteça - Direito a Terra e as Políticas dos Espaços e da Existência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . A visita Dialógica emergindo das andanças em psicologia comunitária. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; SILVA, LB . As dimensões sócio-psicológicas em processos formativos: experiências em economia solidária/BA e em Democrácia Participativa/CE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Crianças e Adultos nos Desafios da Participação no Orçamento Participativo de Fortaleza. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . As Políticas de Saúde e as Saúdes da Política ? re-existências diante dos latifúndios da Vida.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . A confecção de uma teia formativa no Orçamento Participativo de Fortaleza: Constribuições da Psicologia Comunitária. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Mística e re-existência: O sentimento de Pertença na Emancipação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; NEPOMUCENO, L. B. ; PORTO, F. O. . Democracia Amorosa: Diálogo, Política e Afetividade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Debulhando uma proposta de desenvolvimento comunitário em Assentamentos Rurais nas Caminhas da Psicologia Comunitária. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . CRIANÇAS E JOVENS 'CAÇANDO' A VIDA NOS ASSENTAMENTOS RURAIS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Questão fundiária: A psicologia e os movimentos sociais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . A necessidade de intervenção através de Movimentos e Organizações Populares. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Subjetividade e Questões da Terra. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Psicologia Comunitária nos Caminhos do Fórum Popular de Saúde Mental do Grande Jangurussu. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Debulhando uma proposta de desenvolvimento comunitário em Assentamentos Rurais nas Caminhas da Psicologia Comunitária. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Debulhando uma atuação compartilhada entre os Educadores e Estudantes da Escola do Assentamento Santa Bárbara. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; XIMENES, V. M. ; CASTRO, G. S. . Considerações sobre a Psicologia comunitária e Movimentos Sociais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Reflexões e Praticas da Psicologia no Interior. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. . Nossa Terra: Convite a uma ad-miração coletiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, J. A. M. ; BARROS, JPP ; ROCHA, T G . Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM): Fortalecendo o compromisso entre universidade e sociedade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

CAVALCANTE, J. A. M. . Grupo de Discussão sobre a Universidade Pública Brasileira. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAVALCANTE, J. A. M. . Fundamentos psicossociais para o trabalho com juventudes e mediação sociocultural de conflitos no cotidiano escolar.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAVALCANTE, J. A. M. . Artesanias em grupo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAVALCANTE, J. A. M. . A intergeracionalidade na saúde da família. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CAVALCANTE, J. A. M. . Oficina de Mediação de Conflitos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAVALCANTE, J. A. M. . Plano Plurianual Partipativo de Fortaleza. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Formativo do Plano Plurianual Partipativo de Fortaleza).

CAVALCANTE, J. A. M. . Orçamento Participativo: você escolhendo as obras e os serviços mais importantes para Fortaleza. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha Orçamento Participativo de Fortaleza).

CAVALCANTE, J. A. M. . Orçamento Participativo: Plano de ações do OP - propostas aprovadas no OP 2007. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Plano de ações do Orçamento Participativo).

CAVALCANTE, J. A. M. . Arte e Corporeidade. 2010 (Oficina).

CAVALCANTE, J. A. M. . Oficina de Poesia com Conselheiros do Orçamento Participativo de Fortaleza. 2009 (Produção literária - Oficina de Poesia).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2011

    SOCIOPOETIZANDO A PARTICIPAÇÃO NOS ENTRELUGARES DE CRIANÇAS E ADULTOS CONSELHEIROS/AS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE FORTALEZA, Descrição: Trata-se de uma pesquisa Sociopoética acerca do tema-gerador participação cujo grupo pesquisador foi composto por crianças e adultos conselheiros/as do orçamento participativo de Fortaleza - Ceará.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jon Anderson Machado Cavalcante - Integrante / Sandra Haydée Petit - Coordenador., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2004

    Estudo Comparativo do Sentimento de Comunidade - entre comunidade urbana e rural, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jon Anderson Machado Cavalcante - Integrante / Veronica Morais Ximenes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Prêmios

2004

XII Encontro de Extensão - "Nucom: Fortalecendo o compromisso entre a universidade e sociedade", Universidade Federal do Ceará.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades e Letras. , Avenida da Abolição, 3, Centro, 60000000 - Redenção, CE - Brasil, Telefone: (085) 33326101

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2017

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades - 60 h, Oficina de Metodologia II - 60 h

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Humanidades, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação ao Pensamento Científico - 45 h, Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades - 60 h

2012 - 2017

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor da área de Metodologia de pesquisa no curso de Psicologia da UFC, campus Sobral, entre 2012 á 2015. Disciplinas: Métodos e técnicas de pesquisa qualitativa em Psicologia, Métodos e técnicas de pesquisa quantitativa em Psicologia, Métodos e técnicas de intervenção em Psicologia; Fundamentos da metodologia científica; Metodologia do trabalho acadêmico; Projeto de Pesquisa em Psicologia; Pesquisa em Psicologia; Teoria e método de intervenção; Dinâmica de grupo. Professor da área de Psicologia da Educação no curso de Psicologia da UFC, desde 2016. Disciplinas: Cultura e subjetividade; Teorias da subjetividade IV; Psicologia e arte. Membro do colegiado dos professores.

2013 - 2015

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Tutor acadêmico, Enquadramento Funcional: Programa de Educação pelo Trabalho para saúde, Carga horária: 8

Outras informações:
Programa de Educação pelo Trabalho em Vigilância em Saúde (PET-VS).

2013 - 2013

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor do Programa de Educação pelo trabalho em Vigilância em Saúde (PET) da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral

2008 - 2008

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Facilitador de curso, Carga horária: 16

Outras informações:
Facilitou módulo sobre "Facilitação da Atividade Comunitária" no II Curso de Psicologia Comunitária. Promovido pelo NUCOM e pela Pró-reitoria de Extensão da UFC

2008 - 2008

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Monitor Voluntario, Enquadramento Funcional: Monitor em Pós-Graduação, Carga horária: 12

2007 - 2007

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista

Outras informações:
Bolsista do Projeto de Extensão: Núcleo de Psicologia Comunitária - NUCOM

2005 - 2006

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário Voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio Curricular Obrigatório na área de Psicologia Escolar e Educacional, na Escola do Assentamento Santa Bárbara, supervionado pela Prof. Dra. Luciana Lobo Miranda.

2002 - 2006

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Membro integrante - estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Integrante do NUCOM ? Núcleo de Psicologia Comunitária do referido curso de 2002.1 a 2006.1. Desenvolveu no NUCOM atividades gerenciais, de ensino, de pesquisa e de extensão:

2005 - 2005

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário bolsista, Carga horária: 10

Outras informações:
Intervenção Psicossocial junto ao Grupo Popular de Saúde do Conjunto João Paulo II

2004 - 2005

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto Bom dia, Comunidade: Desenvolveu atividades pedagógicas de acompanhamento, co-orientação e co-facilitação de grupos de estudos, formado pro estudantes de psicologia, cujas temáticas versavam sobre a Práxis da Psicologia Comunitária e os desafios de transformação social da américa latina

2004 - 2005

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário bolsista, Carga horária: 10

Outras informações:
Assessoria Psicossocial ao Fórum Popular em Saúde Mental do Grande Jangurussu

2004 - 2005

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário bolsista, Carga horária: 10

Outras informações:
Intervenção Psicossocial no Projeto Vida Jovem Agora no Conjunto Palmeira

2002 - 2003

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10

Outras informações:
Membro da equipe de atuação do Projeto Assessoria Psicossocial ao Projeto Incubadora Feminina da Associação dos Moradores do Conjunto Palmeira/ Banco Palmas

Atividades

  • 08/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Sobral, Curso de Psicologia - Sobral.,Linhas de pesquisa

  • 06/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa

  • 08/2016 - 11/2016

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura e Subjetividade - turma 01 - 48 h, Psicologia e Arte - turma 01 - 64h, Teorias da Subjetividade IV - turma 01 - 48 h

  • 06/2012 - 08/2015

    Extensão universitária , Campus Sobral, Curso de Psicologia - Sobral.,Atividade de extensão realizada, Laboratório de Identidade, Cultura e Subjetividade (LAICUS).

  • 03/2015 - 07/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Sobral, Curso de Psicologia - Sobral.,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Psicologia/ Sobral.

  • 02/2014 - 06/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Sobral.,Linhas de pesquisa

  • 05/2015 - 05/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Sobral, Curso de Psicologia - Sobral.,Cargo ou função, Julgamento de solicitação de abreviamento de crédito para aprovação em concurso público.

  • 07/2014 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Sobral, Curso de Psicologia - Sobral.,Cargo ou função, Elaboração do novo Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Psicologia da UFC.

2011 - 2012

Faculdade da Cidade do Salvador

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas ministradas: - Psicologia: Ciência e Profissão 60h - História da Psicologia (turmas A e B) 40h - Exclusão Social e Repercussões psicológicas 40 h - Trabalho Interdisciplinar Dirigido - TID 60h - Processos Psicológicos Básicos III - Emoção e motivação 60h - Psicologia Comunitária II 60h - Estágio Básico 60h - Personalidade I 40h

Atividades

  • 08/2011

    Direção e administração, Faculdade da Cidade do Salvador.,Cargo ou função, Coordenador de estágio.

  • 08/2011

    Ensino, Psicolgia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Básico, Exclusão Social e repercussões psicológicas, História da Psicologia, Personalidade 1, Processos psicológicos básicos - emoção e motivação, Psicolgia Ciência e Profissão, Psicologia Comunitária II, Trabalho Interdisciplinar Dirigido

2010 - 2010

Escola de Formação em Saúde Visconde de Sabóia

Vínculo: Docente Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor - Preceptor de Território, Carga horária: 25

Outras informações:
Desenvolve atividades no ambito formativo, político-pedagógico e Psicossocial.

2007 - 2009

Coordenadoria do Orçamento Participativo de Fortaleza

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Coordenador de Formação, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades de âmbito formativo, político-pedagógico e psicossocial.

2011 - 2011

Escola de Saúde Pública do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Membro do corpo docente - facilitador, Carga horária: 20

Outras informações:
Facilitador do Curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde do SUS. Tutor a distância do módulo II "Liderança de Grupos e Trabalho em Equipe." Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde do SUS.

2006 - 2007

Fundação da criança e da família cidadã

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo Comunitário, Carga horária: 30

Outras informações:
Psicólogo educacional, comunitário e do trabalho no Projeto Raiz da Cidadania (Prefeitura Municipal de Fortaleza).

2008 - 2008

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFC

Vínculo: Estágio em Docencia I, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio em Docencia 1 - Monitor da Disciplina Educação Popular da Faculdade de Educação - FACED/UFC

2006 - 2006

Centro de Referência da Assistencia Social do Alto Alegre - Maracanaú

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Psicológo Facilitador, Carga horária: 4

Outras informações:
Oficina sobre Movimento Social - grupo de de jovens e adolescentes

2006 - 2006

Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Psicólogo consultor, Carga horária: 10

Outras informações:
Psicólogo colaborador da Regional Lênin Paz do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra

2010 - 2010

Centro de Treinamento e Desenvolvimento

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Facilitador, Carga horária: 8

Outras informações:
Ministrou o Módulo INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA COMUNITÁRIA no Curso de Extensão "Psicologia Comunitária", promovido pela Pró-reitoria da Extensão da Universidade Federal do Ceará

2009 - 2009

Centro de Treinamento e Desenvolvimento

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Psicológo Facilitador, Carga horária: 16

Outras informações:
Ministrou Módulo "Intervenção em Psicologia Comunitária", no curso de Extensão "Psicologia Comunitária", promovido pela pró-reitoria de EXtensão da Universidade Federal do Ceará e pelo Núcleo de Psicologia Comunitária, e executado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE).

2008 - 2008

Centro de Treinamento e Desenvolvimento

Vínculo: Facilitador docente, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Ministrou o tema "Facilitação da Atividade Comunitária" no terceiro módulo do II Curso em Psicologia Comunitária, promovido pelo Núcleo de Psicologia Comunitária da Universidade Federal do Ceará.

2009 - 2010

Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.