Maria Nobre Damasceno

possui graduação em pela Universidade Federal do Ceará (1969), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1973) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983). Atualmente é prof. titular aposentada da Universidade Federal do Ceará, bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos e Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, trabalho e saber, juventude, campesinato e construcao da identidade.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

1979 - 1983

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Prática Ecucativa e Conscência do Campesinato: uma contribuição ao estudo da educação popular realizada nas comunidades de base
Alceu R. Ferraro. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Educação

1972 - 1973

Universidade Federal de Santa Maria
Orientador: Fernando Leiton
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Graduação

1966 - 1969

Universidade Federal do Ceará

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário de Pesquisa em Educação.Metodologia da Pesquisa Histórico-crítica. 2009. (Seminário).

Seminário do Pronera.As lutas camponesas em defesa da educação do campo: a educação do educador em debate,. 2006. (Seminário).

Seminário do Pronera.A relação Estado e movimentos sociais e as lutas camponesas em defesa da educação e Educação do Campo: a educação do educador em debate.. 2005. (Seminário).

VIII Cogresso Luso-Afro-Americano de Ciências Sociais. VIII Cogresso Luso-Afro-Americano de Ciências Sociais. 2004. (Congresso).

II Conferência Municipal de Educação e Cultura.Juventude e Inclusão Social (confereência de abertura). 2002. (Simpósio).

XV Encontro de Pesquisa Educaional do Nordeste.Educação e Juventude: os jovens e as práticas culturais(mesa redonda). 2001. (Encontro).

VII Encontro de Pesquisa da FACED.Cultura Estudantil: experiência vivida e socialização escolar. 2000. (Encontro).

XIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste.A Convivialidade como Expressão da Cultura Juvenil (mesa redonda). 1999. (Encontro).

II Encontro de Pesquisa Educacional do Cariri.A Formação de Novos Pesquisadores (conferência de abertura). 1998. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Andréia Astigarraga

DAMASCENO, M. N.. A Inserção dos Jovens no Mercado de Trabalho: A Proposta Pedagógica do Projeto-Oficina Escola de Artes e Ofícios. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Luciana Matias Cavalcante

DAMASCENO, M. N.. Caminhos e Fazeres Pedagógicos do Cooperativismo Solidário: o trabalho como princípio educativo. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Carlos Ângelo Meneses de Sousa

DAMASCENO, M. N.. Da Sacralização da Economia a Sacralização da Política: a teologia da libertação como uma versão católica de rejeição intramundana do mundo. 2005. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Célia Maria Machado Brito

DAMASCENO, M. N.. ONG s e Educação: ações, parcerias e possibilidade de contribuição para a melhoria do ensino público. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Célia Maria Machado Brito

DAMASCENO, M. N.. Doutorado em Educação/UFC - ONGs e Educação: ações, parcerias e possibilidade de contribuição para a melhoria do ensino público. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ivna Holanda

DAMASCENO, M. N.. De Jovens Figurantes a Jovens Protagonistas: a contribuição das ONG s que trabalham com a juventude. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Luis Loiola Palhano

DAMASCENO, M. N.. Diversidade sexual: para além de uma educação sexual escolarizada. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Sílvia Roberta da Mota Rocha

DAMASCENO, M. N.. Leitores da Comunidade e Criança na Escola: programa de integração da criação remanescente à comunidade letrada. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Francisco Carlos Araújo Albuquerque

DAMASCENO, M. N.. Estado e Educação no Ceará: a municipalização como estratégia do ajuste estrutural. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Celecina de Maria Veras Sales

DAMASCENO, M. N.. Criações Coletivas da Juventude no Campo Político: um olhar sobre os assentamentos rurais do MST. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Paulo Ernando Nougeira Barbosa

DAMASCENO, M. N.. O Imaginário das CEBS: Entre o Dizível e o Indizível a Construção de Práticas e Saberes. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Kelma Socorro Lopes Matos

DAMASCENO, M. N.. Os Múltiplos Saberes que se Entrecruzam no Espaço Educativo: olhares da escola, dos pais e dos alunos, sob um enfoque cultural. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

DAMASCENO, M. N.. Comisão Julgadora de Concurso para Professor. 1998. Universidade Federal do Ceará.

DAMASCENO, M. N.. Seleção do PIBIC/UECE (Comitê Externo/CNPq). 2006. Universidade Estadual do Ceará.

DAMASCENO, M. N.. Seleção do PIBIC/UFAm (Comitê Externo/CNPq). 2005. Universidade Federal do Amazonas.

DAMASCENO, M. N.. Avaliação do Seminário Estudantil de Pesquisa/PIBIC (Membro do Comitê Externo do CNPq). 2003. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DAMASCENO, M. N.. II Seminário de Pesquisa e Pós-graduação. 2002. Universidade Federal da Bahia.

DAMASCENO, M. N.. Avaliação do XX Seminário Estudantil de Pesquisa/PIBIC (Membro do Comitê Externo do CNPq). 2002. Universidade Federal da Bahia.

DAMASCENO, M. N.. Programa Internacional de Bolsas da Fundação Ford. 2002.

DAMASCENO, M. N.. Avaliação do Programa PIBIC/UFRn. 2002. Universidade Fed. do Rio Grande do Norte.

DAMASCENO, M. N.. Avaliação do XIX Seminário Estudantil de Pesquisa (Membro do Comitê Externo do CNPq). 2000. Universidade Federal da Bahia.

DAMASCENO, M. N.. Programa de Apoio aos Doutores no Estado da Bahia PRODOC. 2000. Universidade Federal da Bahia.

DAMASCENO, M. N.. Avaliação do XI Seminário de Iniciação Cientifica (Membro do Comitê Externo do CNPq). 1999. Universidade Federal do Maranhão.

DAMASCENO, M. N.. Avaliação do Programa de Iniciação Científica (Membro do Comitê Externo do CNPq). 1999. Universidade Regional do Cariri.

DAMASCENO, M. N.. Avaliação do Seminário PIBIC/UECE (membro do comitê externo do CNPq). 1997. Universidade Estadual do Ceará.

DAMASCENO, M. N.. Avaliação do Seminário Estudantil de Pesquisa/PIBIC (Membro do Comitê Externo do CNPq). 1997. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Vanilda Pereira Paiva

PAIVA, V.. Prática Educativa e Consciência do Campesinato. 1984. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alceu Ravanello Ferraro

FERRARO, A. R.. Prática educativa e consciência do campesinato: uma contribuição ao estudo da educação popular realizada nas comunidades de base. 1983. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

João Tancredo de Sá Bandeira

PRÁTICAS EDUCATIVAS E DIREITOS DO ADOLESCENTE: arte e cidadania construindo diálogos e tessituras entre organizações não-governamentais e escolas públicas; ; Início: 2006; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

José Tancredo Lobo

QUEM TEM UM SONHO NÃO DANÇA - os sonhos dos jovens da casa grande em Nova Olinda; Início: 2006; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Clédia Inês Matos Veras

O Curso Prolongado do Movimento dos Trabalhadores Rurais no Ceará; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Maria Nobre Damasceno;

João Tancredo de Sá Bandeira

Educação e Cidadania: as ações do conselho tutelar em Fortaleza; 2005; Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

Luciana Matias Cavalcante

Educação popular - a produção de sentidos no cotidiano de um rojeto alternativo de educação; 2002; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

Luis Loiola Palhano

Coisas Difícieis de Dizer - as manifestações homofóbicas do cotitiano dos jovens; 2001; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

Fátima Regina Lopes Brandão

A Produção do Saber nas Lutas pro Moradia; 2001; Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

Daniel de Oliveira Franco

A Escola e o Processo de Construção da Cidadania; 2000; Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

Carlos Ângelo Meneses de Sousa

O Movimento de Educação de Base: gestão e prática; 1999; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

Sylvia Maria de Aguiar Coelho

Capacitação - o saber docente em questão; 1997; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

Casemiro de Medeiros CAmpos

Trabalho e Saber: Introducao Para Critica da Nova Sociabilidade Produtiva Independente; ; 1996; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

Paulo Ernando Nogueira Barbosa

Cebs: Desmistificando Um Discurso Alimentando A Esperanca Gestando Um Saber; ; 1996; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

Francisco Hudson da Cunha Lustosa

Economia da Educacao Ou Educacao da Economia: Uma Visao Critica A Teoria do Capital Humano; ; 1995; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

Ivna de Holanda Pereira

A Participacao Popular Na Gestao Municipal; ; 1995; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

NOHEMY REZENDE IBANEZ

Caminhos e Descaminhos Na Construcao de Uma Praxis Educativa Entre Pequenos Produtores Rurais Assentados e Tecnicos; ; 1995; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

José Ernandi Mendes

Trabalhadores da Construcao Civil de Fortaleza: Uma Historia de Luta e Aprendizado de 1988 A 1991; ; 1994; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

José Edvar Costa de Araújo

O Papel Politico-Pedagogico das Manifestacoes da Cultura Popular Na Construcao de Modelos e Conceitos de Relacoes Sociais: O Caso da Festa; ; 1994; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

João Tancredo Sá Bandeira

PRÁTICAS EDUCATIVAS E DIREITOS DO ADOLESCENTE: arte e cidadania construindo diálogos e tessituras entre organizações não-governamentais e escolas públicas; 2010; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

José Tancredo Lobo

QUEM TEM UM SONHO NÃO DANÇA - os sonhos dos jovens da casa grande em Nova Olinda; 2010; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Maria Nobre Damasceno;

RAIMUNDO AUGUSTO MARTINS TORRES

Sexualidade e Relações de Gênero na Escola; 2009; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Coorientador: Maria Nobre Damasceno;

Andréia Abreu Astigarraga

Perspectiva Ideológicas e Instituição Total: a conpeção dos jovens sobre o processo de formação da Oficina Escola de Artes e Ofícios; 2006; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

Ivna Holanda

De jovens figurantes a protaganistas: a contribuição das ONGs que trabalham com a juventude; 2006; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

Luciana Matias Cavalcante

Caminhos e Fazeres Pedagógicos do Cooperativismo Solidário: o trabalho como princípio educativo; 2006; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

Luis Loiola Palhano

Respostas Transversais à Orientação Sexual: acasos e diferenças; 2005; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

Carlos Angelo de Meneses Sousa

Da Sacralização da Economia à Sacralização da Política: a teologia da libertação como versão católica de rejeição intramundana do mundo; ; 2005; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Maria Nobre Damasceno;

Paulo Ernando Nogueira Barbosa

O Imaginário das CEBs; 2004; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

Celecina de Maria Veras Sales

TECENDO SONHOS, INVENTANDO FORMAS de FAZER POLÍTICA e CULTURA; A Dinâmica dos Jovens do MST; 2004; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

Kelma Socorro Lopes Matos

Os Múltiplos Saberes que se entrecruzam no espaço escolar; 2001; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Nobre Damasceno;

Tânia Câmara de Araújo Carvalho

A Reconstrução de Saberes no Coletivo; 1999; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Maria Nobre Damasceno;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alceu Ravanello Ferraro

Política educativa e consciência do campesinato: uma contribuição para o estudo da educação popular realizada nas comunidades de base; 1983; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Alceu Ravanello Ferraro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DAMASCENO, M. N. . Estado da Arte na Educação Rural no Brasil. Educação e Pesquisa (USP) , São Paulo, v. 30, n.1, p. 74-91, 2004.

  • DAMASCENO, M. N. . Educação além da escola. Marco Social (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 06, n.1, p. 38-43, 2004.

  • DAMASCENO, M. N. . Entre o Sonho e a Realidade: os jovens e as relações com o mundo do trabalho. Educação em Debate (CESA/UFC) , Fortaleza, v. 01, n.39, p. 130-142, 2000.

  • DAMASCENO, M. N. . A Escola Em Assentamentos: Um Retrato Em Branco e Preto. Revista de Educação Pública , Cuiabá, v. 07, n.11, p. 119-146, 1998.

  • DAMASCENO, M. N. . Tecendo a democracia na escola. Educação em Debate (CESA/UFC) , Fortaleza, v. 36, n.20, p. 120-130, 1998.

  • DAMASCENO, M. N. . O Saber da prática social e a revitalização da escola. Educação em Debate (CESA/UFC) , Fortaleza, v. 5, n.5, p. 5-23, 1997.

  • DAMASCENO, M. N. . A Escola e A Questão do Saber: Um Outro Olhar Sobre O Trabalho Docente. Cadernos da pós-graduação em educação , FORTALEZA, v. 2, n.5, p. 17, 1996.

  • DAMASCENO, M. N. . Currículo e Vida Cotidiana. Cadernos da pós-graduação em educação , Fortaleza, v. 1, n.1, p. 8-33, 1996.

  • DAMASCENO, M. N. . Saber Social e Construção da Identidade. Contexto & Educação , UNJUI, v. 9, n.38, p. 19-39, 1995.

  • DAMASCENO, M. N. . Luta Social e Escola No Campo. Cadernos da pós-graduação em educação , FORTALEZA, v. 1, n.1, p. 13-22, 1995.

  • DAMASCENO, M. N. . Pedagogia do Enfrentamento No Cotidiano das Lutas No Campo. Cadernos ANPEd , CAXAMBU, v. 6, p. 125-162, 1994.

  • DAMASCENO, M. N. . Questoes Teoricas e Praticas Na Pesquisa Social e Educacional. Em Aberto , Brasilia, v. 31, p. 45-66, 1987.

  • DAMASCENO, M. N. . O Processo de Seletividade Socio-Economica e O Vestibular. Educação em Debate (CESA/UFC) , S. Paulo, v. 1, n.1, p. 30-45, 1986.

  • DAMASCENO, M. N. . Por Uma Concepcao Dialetica da Educacao.. Educação em Debate (CESA/UFC) , Fortaleza, v. 1, n.9, p. 1-29, 1985.

  • DAMASCENO, M. N. . A Pratica Educativa da Igreja e As Dificuldades Desta Em Lidar Com A Diferenciacao Socio-Economica do Campesinato. Educação e Sociedade , S. Paulo, v. 19, n.19, p. 54-78, 1984.

  • DAMASCENO, M. N. . As Desiguldades de Educacao Como Um Fenomeno Estrutural. Educação em Debate (CESA/UFC) , Fortaleza, v. 8, n.8, p. 32-65, 1984.

  • DAMASCENO, M. N. . Pratica Educativa e Consciência do Campesinato.. Educação em Debate (CESA/UFC) , Fortaleza, v. 7, n.7, p. 20-41, 1983.

  • DAMASCENO, M. N. . Oportunidades Educacionais No Ensino Rural No Nordeste. Educação em Debate (CESA/UFC) , Fortaleza, v. 4, n.4, p. 31-60, 1982.

  • DAMASCENO, M. N. . A Percepcao da Funcao da Supervisao Escolar. Educação em Debate (CESA/UFC) , Fortaleza, v. 3, n.3, p. 84-105, 1981.

  • DAMASCENO, M. N. . Uma Experiencia de Avaliacao do Curriculo. Educação em Debate (CESA/UFC) , Fortaleza, v. 2, n.2, p. 25-47, 1980.

  • DAMASCENO, M. N. . Uma Alternativa Para A Pratica de Ensino das Licenciaturas. Educação Brasileira , Brasilia, v. 4, n.4, p. 65-97, 1979.

  • DAMASCENO, M. N. . Artesania do Saber: tecendo os fios da educação popular. 1a.. ed. Fortaleza: Editora da UFC, 2005. v. 01. 170p .

  • DAMASCENO, M. N. . O Caminho se faz ao caminhar: elementos teoricos e praticas na pesquisa qualitativa. 1a. ed. Fortaleza: Editora da UFC, 2005. v. 1. 196p .

  • DAMASCENO, M. N. . Entre o Sonho e a Realidade: educação e perspectivas de trabalho para os jovens. 1. ed. Fortaleza: Brasil Tropical, 2004. v. 1. 221p .

  • DAMASCENO, M. N. . Trajetórias da Juventude. 1a.. ed. Fortaleza: LCR, 2001. v. 1. 150p .

  • DAMASCENO, M. N. . Artesãos de Um Outro Ofício. 1a.. ed. S. Paulo: Annablume, 2000. v. 1. 165p .

  • DAMASCENO, M. N. ; THERRIEN, J. . Educação e Escola No Campo. CAMPINAS: PAPIRUS, 1993. 251p .

  • DAMASCENO, M. N. . Pedagogia do Engajamento: Trabalho, Prática Educativa e Consciência do Campesinato. 1a. ed. FORTALEZA: Ed. UFC, 1990. v. 01. 242p .

  • DAMASCENO, M. N. . Problemática dos saberes no contexto das racionalidades. In: DAMASCENO, M.Nobre & SALES, Celecina.. (Org.). O Caminho se Faz ao Caminhar: elementos teóricos e práticas na pesquisa qualitativa. 1aed.Fortaleza: Ed. UFC, 2005, v. 01, p. 20-44.

  • DAMASCENO, M. N. . A construção da categorias no estudo da práxis educativa.. In: DAMASCENO, M.Nobre & SALES, Celecina. (Org.). O Caminho se Faz ao Caminhar: elementos teóricos e práticas na pesquisa qualitativa.. 1ºed.Fortaleza: Ed. UFC, 2005, v. 1, p. 45-64.

  • DAMASCENO, M. N. . Técnicas grupais e projetivas no estudo da juventude.. In: DAMASCENO, M.Nobre & SALES, Celecina.. (Org.). O Caminho se Faz ao Caminhar: elementos teóricos e práticas na pesquisa qualitativa.. 1ºed.Fortaleza: Ed . da UFC, 2005, v. 1, p. 124-142.

  • DAMASCENO, M. N. . Reestruturação, produtiva, trabalho e desemprego juvenil.. In: DAMASCENO, M.Nobre. (Org.). Entre o Sonho e Realidade: educação e perspectiva de trabalho para os jovens.. 1ºed.Fortaleza: Ed. Brasil Tropical, 2004, v. 1, p. 53-87.

  • DAMASCENO, M. N. . O significado do trabalho para os jovens: entre a competição globalizada e o sonho da economia solidária.. In: DAMASCENO, M.Nobre. (Org.). Entre o Sonho e Realidade: educação e perspectiva de trabalho para os jovens. 1ºed.Fortaleza: Ed. Brasil Tropical, 2004, v. 1, p. 177-206.

  • DAMASCENO, M. N. . A Formação da Juventude: educação e cidadania no contexto da diversidade cultural. In: Kelma S. Lopes Matos. (Org.). Educação e Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. 1aed.Fortaleza: Editora da UFC, 2003, v. 1, p. 01-313.

  • DAMASCENO, M. N. . Trajetória da juventude: caminhos, encruzilhadas, sonhos e expectativas.. In: DAMASCENO, M.N. & MATOS.. (Org.). Trajetórias da Juventude. 1ºed.Fortaleza: LCR, 2001, v. 1, p. 09-24.

  • DAMASCENO, M. N. . Desencantados, desamparados = Drogados. In: DAMASCENO, M.N. & Outros. (Org.). Jóvens: En Busca de uma Identidad Perdida?. 1ºed.Santiago: Ed. Universidad Católica, 2001, v. 1, p. 395-416.

  • DAMASCENO, M. N. . Por uma gestão participada. In: Sofia L. Vieira; Kelma Matos. (Org.). Educação olhares e saberes. 1aed.Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2000, v. 01, p. 01-134.

  • DAMASCENO, M. N. . As práticas culturais dos estudantes: experiência vivida e socialização escolar. In: DAMASCENO, M.N. & THERRIEN, J. (Org.). Artesãos de Outro Ofício: Múltiplos Saberes e Práticas no Cotidiano Escolar. 1ºed.São Paulo: Annablume, 2000, v. 1, p. 29-42.

  • DAMASCENO, M. N. . A convivalidade como expressão das práticas culturais estudantis. In: DAMASCENO, M.N. & THERRIEN. (Org.). Artesãos de Outro Ofício: Múltiplos Saberes e Práticas no Cotidiano Escolar. 1ºed.São Paulo: Annablume, 2000, v. 1, p. 73-89.

  • DAMASCENO, M. N. . O saber dos jovens em relação ao aborto e às drogas.. In: DAMASCENO, M.N. & THERRIEN, J.. (Org.). Artesãos de Outro Ofício: Múltiplos Saberes e Práticas no Cotidiano Escolar.. 1ºed.São Paulo: Annablume, 2000, v. 1, p. 91-108.

  • DAMASCENO, M. N. . A Formação de Novos Pesquisadores: a investigação como uma atividade coletiva. In: CALAZANS, M.J.. (Org.). Iniciação Científica: construindo o pensamento crítico. 1ed.S. Paulo: Cortez Editora, 1999, v. 378155, p. 13-56.

  • DAMASCENO, M. N. . A Construção do Saber Social Pelo Camponês Na Sua Prática Produtiva e Política. In: CEB/ANPED. (Org.). SOCIEDADE CIVIL E EDUCAÇÃO. 1a.ed.CAMPINAS: PAPIRUS, 1992, v. 03, p. 35-55.

  • DAMASCENO, M. N. . A seletividade social eo vestibular. In: Ministerio da Ecucação/MEC. (Org.). Vestibular Hoje (coletânea). 1aed.Brasilia: Editora do MEC, 1986, v. 01, p. 01-200.

  • DAMASCENO, M. N. . Formação da Juventude: educação e cidadania em áreas de assentamentos rurais. In: VII Congresso Latino-Americano de Sociologia Rural, 2006, Quito. VII Congresso Latino-Americano de Sociologia Rural - Exclusion y Resistencia Social. Quito: ALARRU, 2006.

  • DAMASCENO, M. N. . O Significado do Trabalho na Perspectiva dos Jovens. In: 1o. Encontro de Ciências Sociais do Ceará, 2005, Fortaleza. Anais do 1o. Encontro de Ciências Sociais do Ceará, 2005. v. 01. p. 00-00.

  • DAMASCENO, M. N. . Juventude, Formação Humana e Cidadania. In: XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2003, Aracaju. Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2003. v. unico. p. 00-00.

  • DAMASCENO, M. N. . Educação e Juventude: práticas culturais e políticas. In: XV EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 2001, S. Luis. Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania. S. Luis: Universidade Federal do Maranhão, 2001. v. 01. p. 00-00.

  • DAMASCENO, M. N. . Culturas Juvenis en Brasil. In: XXII Congresso Latinoamericano de Sociologia, 1999, Concepción. Anais do XXII Alas. Concepción: ALAS, 1999. v. 00. p. 00-00.

  • DAMASCENO, M. N. . Escuela Rural en Acentamientos del Nordeste del Brasil. In: XXII Congresso Latinoamericano de Sociologia, 1999, Concepción. XXII ALAS. Concepción: ALAS, 1999. v. 00. p. 00-00.

  • DAMASCENO, M. N. . A Convivialidade como Expresão da Cultura Juvenil. In: XIV Encontro de Pesquisa educacional do Nordeste, 1999, Salvador. Anais do XIV EPEN. Salvador: LDM, 1999. v. unico. p. 00-00.

  • DAMASCENO, M. N. . Construcción del saber por el joven em su práctica cotidiana. In: XXII Congresso de la Asociación Latinoamericana de Sociologia, 1999, Concepción, Chile. Publicado Uviversidad Catolica. Santiago, Chile: Universidad Catolica. v. 01. p. 01-466.

  • DAMASCENO, M. N. . Estado da arte na educação no Brasil. In: II Semana de Educação da UPS, 2004, São Paulo. Educação e Pesquisa. São Paulo: Edusp, 2004. v. 01. p. 74-91.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DAMASCENO, M. N. . Programa Cultural: Viajando pelo Mundo da Cultura. 2004. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

DAMASCENO, M. N. . Relatório da Pesquisa: Juventude e Diversidade Cultural. 2006. (Relatório de pesquisa).

DAMASCENO, M. N. . Relatórios da Pesquisa: Entre o Sonho e a Realidade: Educação e Perspectivas de Trabalho Para os Jovens Face à Reestruturação Produtiva. 2004. (Relatório de pesquisa).

DAMASCENO, M. N. . Relatórios da Pesquisa: Juventude, Sociedade e Cultura. 2002. (Relatório de pesquisa).

DAMASCENO, M. N. . Relatórios da Pesquisa: Escola e Cultura: resistência e identidade. 2000. (Relatório de pesquisa).

DAMASCENO, M. N. ; THERRIEN, J. . Relatórios da Pesquisa: Saber e Prática Social do Educador. 1998. (Relatório de pesquisa).

DAMASCENO, M. N. ; THERRIEN, J. . Relatórios da Pesquisa:Educação e Hegemonia, o trabalho e as práticas educativas nos assentamentos. 1993. (Relatório de pesquisa).

DAMASCENO, M. N. . Relatórios da Pesquisa:Trabalho e Escola no Meio Rural. 1988. (Relatório de pesquisa).

DAMASCENO, M. N. . Relatórios da Pesquisa:Prática Educativa e Consciência do Campesinato. 1984. (Relatório de pesquisa).

DAMASCENO, M. N. . O Saber da Pratica Social e A Revitalizacao da Escola.. 1997 (COMUNICACAO EM EVENTOS CIENTIFICOS.) .

DAMASCENO, M. N. . Tecendo A Democracia Na Escola - Um Outro Olhar Sobre A Participacao Popular No Cotidiano Escolar A Partir da Questao do Saber.. 1996 (APRESENTACAO DE TRABALHO.) .

DAMASCENO, M. N. . Curriculo e Vida Cotidiana.. 1995 (COMUNICACAO EM EVENTO CIENTIFICO E SEMINARIOS) .

DAMASCENO, M. N. . O Cotidiano e A Construcao de Categorias No Estudo da Praxis Social.. 1994 (SEMINARIO DE MOVIMENTOS SOCIAIS.) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2009

    Juventude e Formação: práticas sócio-educativas realizadas por instituições sociais no contexto da sociedade contemporânea, Descrição: Essa proposta de investigação busca conhecer e analisar as ações formadoras no âmbito da juventude que vem sendo realizadas por instituições como: família, escola, ONG s (com práticas voltadas para a educação juvenil) e Movimentos Sociais (MST).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Nobre Damasceno - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2004

Medalha do Mérito Científico, Universidade Federal do Ceará.

2004

Medalha Martins Filho, Universidade fderal do Ceará.

2003

Medalha do Mérito do Educador, Assembléia Legislativa do Ceará.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Ceará. , Av. Da Universidade, 2683, Benfica, 60020-181 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (085) 32501006, Fax: (085) 40097679

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1974 - 1991

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Aposentada, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora aposentada,com bolsa de produtividade de pesquisa do CNPq.