Bruna Kucharski Wagner

Graduada em Direito pela Faculdade Anhanguera do Rio Grande (2011). Especialista em Direito Tributário pela Rede de Ensino Luis Flávio Gomes - LFG (2013). Mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2015). Professora Substituta na Universidade Federal do Rio Grande - FURG no curso de Relações Internacionais (2017). Professora junto ao curso de Educação Ambiental lato sensu vinculado à FURG e Universidade Aberta do Brasil (2018). Professora do curso de Direito da Anhanguera Educacional de Rio Grande/RS (2018).

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação Ambiental

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande
Vanessa Hernandez Caporlingua.

Mestrado em andamento em Direito e Justiça Social

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande
Orientador:Daniel Lena Marchiori Neto.

Mestrado em Ciências Sociais

2013 - 2015

Universidade Federal de Pelotas
Título: A percepção da burocracia na ciência que se produz nos Programas de Pós-Graduação em Universidades Federais do Rio Grande do Sul,Ano de Obtenção: 2015
Léo Peixoto Rodrigues.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Direito Tributário

2012 - 2013

Luis Flavio Gomes
Título: DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRIBUTAÇÃO NA ERA DA ESSENCIALIDADE SOCIAL
Orientador: Liliane Ayala

Graduação em andamento em Sociologia

2017 - Atual

Centro Universitário Internacional

Graduação em Direito

2007 - 2011

Faculdade Anhanguera do Rio Grande
Título: Direitos Fundamentais na Era da Essencialidade Social
Orientador: Paulo Sérgio Mansija Pinto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Oficina Pesquisa em Acórdãos Judiciais. (Carga horária: 10h). , Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.

2015 - 2015

Defesa do Fornecedor nas Relações de Consumo. (Carga horária: 16h). , Cresça Brasil - EAD, ABED, Brasil.

2015 - 2015

Juizados Especias. (Carga horária: 20h). , Intelecta Cursos - EAD, IC-EAD, Brasil.

2014 - 2014

Monitoria do IV Encontro Internacional de Ciências Sociais. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2012 - 2012

Direito Empresarial. (Carga horária: 60h). , Complexo de Ensino Renato Saraiva, CERS, Brasil.

2012 - 2012

Exame de Ordem. , Ordem dos Advogados do Brasil - Conselho Seccional do Rio Grande do Sul, OAB/RS, Brasil.

2011 - 2011

História do Direito. (Carga horária: 40h). , Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazonia, IMAZON, Brasil.

2011 - 2011

Direito da Criança e do Adolescente. (Carga horária: 40h). , Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazonia, IMAZON, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2 Workshop Extremo Sul de Pesquisa Empírica em Direito.A Educação Ambiental na efetividade das inovações processuais: uma análise do NCPC e a figura do Amicus Curiae. 2018. (Outra).

Café Geopolítico - O Estado brasileiro face as Relações Internacionais. 2018. (Outra).

II Seminário Municipal de Enfrentamento e Erradicação do Trabalho Infantil. 2018. (Seminário).

IV Seminário Internacional Direito e Justiça Social. 2018. (Seminário).

Palestra "Toxicomania". 2018. (Outra).

Seminário de Integração - Turmas 2017/2018 - Mestrado de Direito e Justiça Social. 2018. (Seminário).

VI Simpósio de Biotecnologia.Reprodução assistida: inseminação artificial e fertilização in vitro / embrião excedente. 2018. (Simpósio).

III Encontrol Acadêmico Internacional Interdisciplinariedade nas universidadeades brasileiras Resultados & Desafios. 2014. (Encontro).

II Seminário de Integração Sociológica.A burocracia como fator dificultante na produção (pesquisa e divulgação) de conhecimento científico: dois casos comparados - UFPel e FURG.. 2014. (Seminário).

IV Encontro Internacional de Ciências Sociais. 2014. (Encontro).

IV Encontro Internacional de Ciências Sociais.A Burocracia como fator dificultante na produção (pesquisa e divulgação) de conhecimento científico: dois casos comparados - UFPel e FURG. 2014. (Encontro).

IV Encontro Internacional de Ciências Sociais.A Burocracia como fator dificultante na produção (pesquisa e divulgação) de conhecimento científico: dois casos comparados - UFPel e FURG. 2014. (Encontro).

XVI Encontro de Pós-Graduação (ENPOS).A burocracia como fator dificultante na produção (pesquisa e divulgação) de conhecimento científico: dois casos comparados ? UFPel e FURG. 2014. (Encontro).

XVI Encontro de Pós-Graduação - MPU - FURG.A burocracia como fator dificultante na produção (pesquisa e divulgação) de conhecimento científico: dois casos comparados ? UFPel e FURG. 2014. (Encontro).

III Jornada Brasileira de Sociologia. 2013. (Seminário).

I Seminário de Integração Sociológica.Os impactos socioambientais em invasões irregulares e as políticas públicas como recurso a essa subversão. 2013. (Seminário).

I Seminário de Integração Sociológica.Por uma fusão de horizontes: rap, realidade social brasileira e hermenêutica jurídica.? no I Seminário de Integração Sociológica. 2013. (Seminário).

I Congresso Internacional de Direito Penal e Processual Penal. 2010. (Congresso).

XIV Jornada Internacional de Direito. 2009. (Congresso).

II Jornada de Estudos Jurídicos Atlântico Sul e Anhanguera. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: MARIANA OLIVEIRA DA CRUZ

WAGNER, B. K.. A EUTANÁSIA SOB O PONTO DE VISTA JURÍDICO E A VIOLAÇÃO DO DIREITO DE UMA MORTE PONDERADA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Anhanguera Educacional Rio Grande.

Aluno: DANIELA DOS REIS CARDONE

WAGNER, B. K.. A CRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO NO BRASIL E AS SUAS IMPLICAÇÕES PARA AS MULHERES NA CONTEMPORANEIDADE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Anhanguera Educacional Rio Grande.

Aluno: PEDRO MOURA DE VARGAS

WAGNER, B. K.. A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO PARA DESOBSTRUÇÃO DO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Anhanguera Educacional Rio Grande.

Aluno: Kelen Bresque dos Anjos

WAGNER, B. K.. VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE: DO CASTIGO AO ABUSO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Anhanguera Educacional Rio Grande.

Aluno: MARIANA GONÇALVES SEQUEIRA

WAGNER, B. K.. REALIDADE DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: TODA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA TEM O DIREITO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Anhanguera Educacional Rio Grande.

Aluno: VITÓRIA CADAVEL RAMÔA

WAGNER, B. K.. SANÇÕES APLICÁVEIS AOS FORNECEDORES NO CÓDIGO DE FEDESA DO CONSUMIDOR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Anhanguera Educacional Rio Grande.

Aluno: Robson Sa da Costa

WAGNER, B. K.. REFORMA POLÍTICA: PERSPECTIVAS E ENTRAVES JURÍDICOS NA EC 97/2017. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Anhanguera Educacional Rio Grande.

Aluno: Cassio Leonardo Gomes

WAGNER, B. K.. ASPECTOS JURÍDICOS DA PESCA PREDATÓRIA E O DIREITO AMBIENTAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Anhanguera Educacional Rio Grande.

Aluno: FERNANDA DE MELLO MOLARDI

WAGNER, B. K.. GUARDA DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NO DIREITO DE FAMÍLIA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Anhanguera Educacional Rio Grande.

Aluno: MAXIMILIANO ESPINDOLA RAMIRES

WAGNER, B. K.. ABUSO DE DIREITO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Anhanguera Educacional Rio Grande.

Aluno: SUELLEN BRUM BENAVENTANA

WAGNER, B. K.. MISTANÁSIA: MORTE MISERÁVEL E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Anhanguera Educacional Rio Grande.

Aluno: THAÍS BENEVIDES SANTOS

WAGNER, B. K.. ATIVISMO JUDICIAL E JUDICIALIZAÇÃO: O CRESCENTE PROTAGONISMO DO PODER JUDICIÁRIO NA SOCIEDADE BRASILEIRA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Anhanguera Educacional Rio Grande.

Aluno: LUCAS ORESTES NUNES

WAGNER, B. K.. DIREITO FUNDAMENTAL À SEGURANÇA PÚBLICA: A ATUAÇÃO DO ESTADO EM FACE AO PRINCÍPIO DA RESERVA DO POSSÍVEL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Anhanguera Educacional Rio Grande.

Aluno: SHARON NUNES MONTEIRO

WAGNER, B. K.. OS TRIBUNAIS INTERNACIONAIS E OS DIREITOS HUMANOS: A IMPORTÂNCIA DAS DECISÕES DOS TRIBUNAIS INTERNACIONAIS NA DEFESA E PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Anhanguera Educacional Rio Grande.

Aluno: Keli da conceição moreira

WAGNER, B. K.. DESIGULADADE RACIAL: A REVELAÇÃO DO RACISMO NAS REDES SOCIAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Anhanguera Educacional Rio Grande.

Aluno: DEIVID DE SÁ CARVALHO

WAGNER, B. K.. SISTEMAS JURÍDICOS CONTEMPORÂNEOS: MUDANÇAS NO DIREITO MOTIVADAS POR TRANSFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Anhanguera Educacional Rio Grande.

Aluno: BRUNA OLIVEIRA DE OLIVEIRA

WAGNER, B. K.. A PROTEÇÃO LEGAL TRABALHISTA DO EMPREGADO ACOMETIDO POR DEPRESSÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Anhanguera Educacional Rio Grande.

Aluno: Paulo de Lima Gomes Júnior

WAGNER, B. K.. A JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Anhanguera Educacional Rio Grande.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marlene José Machado

MACHADO, M. J.; PINTO, P. S. M.; BRANDAO, G. A.. Direitos Fundamentais na era da essencialidade social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade Anhanguera do Rio Grande.

Giovane Araújo Brandão

MACHADO, M. J.;BRANDÃO, G. A.; MANSIJA. Direitos Fundamentais e tributação na era da essencialidade social. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em direito) - Faculdades Anhanguera-Rio Grande-RS.

Pedro Alcides Robertt Niz

RODRIGUES, L. Peixoto; NEVES, F.;ROBERTT, Pedro. A burocracia como meio opositor para o desenvolvimento da pesquisa científica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia (42003016024P8)) - Universidade Federal de Pelotas.

Guilherme Camargo Massaú

RODRIGUES, L. P.; MENDONCA, D.; LEITE, E. S.;MASSAÚ, G. C.. A "burocracia" como fator dificultador da ciência que se produz nos programas de pós-graduação: as universidades federais do Rio Grande do Sul. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Leo Peixoto Rodrigues

RODRIGUES , L. Peixoto; MASSAU, G.; LEITE, E. S.. A percepção da ?burocracia? na ciência que se produz nos programas de pós-graduação em universidades federais do rio grande do sul. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Daniel de Mendonça

RODRIGUES, L. P.;MENDONÇA, Daniel de; MASSAÚ, G. C.; LEITE, E. S.. A ciência que se produz nos programas de pós-graduação brasileiros e a ?burocracia? como fator dificultador do seu desenvolvimento.. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Elaine da Silveira Leite

RODRIGUES, L. P.; MENDONCA, D.;LEITE, E. S.; MASSAU, G. C.. A percepção da burocracia na ciência que se produz nos programas de pós-graduação em Universidades Federais do Rio Grande do Sul. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Elaine da Silveira Leite

RODRIGUES, L. P.; ROBERTT, P.;LEITE, E. S.. A burocracia como fator dificultante na produção de conhecimento científico: dois casos comparados. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

FABIANE PATRÍCIA DE MELO

PROJETO TROCAS SOLIDÁRIAS URBANAS: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE EXPANSÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ERNEST SARLET; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; (Orientador);

GILVÂNIA MENDES DA SILVA BONUGLI

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS LABORAIS: UMA ANÁLISE SOBRE O DESCARTE DE LUVAS CONTAMINADAS NO SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO DE NOVO HAMBURGO/RS; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; (Orientador);

Etienne Borges da Silveira

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES VULNERÁVEIS: UMA ANÁLISE SOBRE A COMUNIDADE PINHEIROS / MUNICÍPIO DE ELDORADO DO SUL; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; (Orientador);

Rosana Kirsch

TRANSGÊNICOS NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA LAVOURA AO PRATO; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; (Orientador);

SABRINA SPLINDLER DA CRUZ

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO À PRÁTICA DA RECICLAGEM; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; (Orientador);

LUIZ ROBERTO PIREZ

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIFUNDIDA NA ESCOLA COMO ALTERNATIVA INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leo Peixoto Rodrigues

A ?burocracia? como fator dificultador da ciência que se produz nos programas de pós-graduação: as universidades federais do rio grande do sul; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leo Peixoto Rodrigues;

Daniel Lena Marchiori Neto

O REUNI como elemento constitutivo da democratização do ensino superior: estudo de caso da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), campus Santa Vitória do Palmar; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Direito e Justiça Social) - Universidade Federal do Rio Grande; (Orientador);

Vanessa Hernandez Caporlingua

A Educação Ambiental na efetividade das inovações processuais: Uma análise acerca do Novo CPC e a figura do ?Amicus Curiae?; Início: 2018; Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande; (Orientador);

Paulo Sérgio Mansija Pinto

Direitos Fundamentais e Tributação na Era da Essencialidade Social; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade Anhanguera do Rio Grande; Orientador: Paulo Sérgio Mansija Pinto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • WAGNER, B. K. ; CRUZ, V. L. . ?Campus Fora da Sede? nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul: Uma análise acerca da Gestão Educativa a partir da Teoria do Discurso. REVISTA DO PORTAL JURÍDICO INVESTIDURA , v. 1, p. 1, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Grupo de Pesquisa Direito e Educação Ambiental - GPDEA, Descrição: O grupo de pesquisa Direito e Educação tem como objetivo geral analisar as interfaces entre o Direito e a Educação Ambiental. A concepção de uma dimensão existente nas mais variadas áreas do Direito ocorre a partir de uma Educação Ambiental identificada como capaz de promover a transformação socioambiental. A transversalidade, interdisciplinaridade e complexidade características da Educação Ambiental encontram o Direito e proporcionam a compreensão das atividades jurídicas conectadas com a reflexão crítica da realidade nas suas mais diversas interações oriundas da relação homem, natureza e sociedade. O grupo está inserido na graduação e na pós-graduação de forma a constituir, na só a interação entre graduação e pós-graduação, mas estabelecer diferentes olhares em torno da mesma problemática ambiental com percepções variadas em busca de soluções e encaminhamentos de transformação efetiva. A comunicação dos trabalhos, dos projetos de pesquisa, ensino e extensão, são algumas atividades do grupo que levam à pesquisa científica ao domínio público necessário para a discussão e repercussão na comunidade acadêmica e não-acadêmica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruna Kucharski Wagner - Integrante / Fernanda Bratz - Integrante / Vanessa Hernandez Caporlingua - Coordenador / Vanessa dos Santos Moura - Integrante / Simone Grohs Freire - Integrante.

  • 2011 - Atual

    A consciência ambiental do operador jurídico e a Educação Ambiental transformadora, Descrição: O projeto de pesquisa vincula-se ao Grupo de Pesquisa Direito e Educação Ambiental-GPDEA/Cnpq e teve início no ano de 2010. Os objetivos específicos são: investigar os conflitos ambientais locais e globais e a forma como são tratados pelos operadores jurídicos; estimular a análise reflexiva e crítica, por meio da Educação Ambiental, propondo uma reconstrução dos saberes; consolidar os resultados da pesquisa por meio da produção científica e de atividades de extensão de modo a contribuir na promoção de uma consciência ambiental conectada com a realidade socioambiental. A metodologia utilizada na investigação é a pesquisa bibliografia e a analítica, direcionada à inserção da Educação Ambiental nas ciências sociais aplicadas - Direito e à problemática socioambiental local. Ressalta-se que o grande desafio é a investigação das questões ambientais e a reconstrução de aportes efetivos perante a realidade, bem como a estruturação de atitudes eficazes para a garantia dos direitos fundamentais que conduzem para a cidadania ambiental. Conta com a participação de alunos graduandos e pós-graduandos de diversas áreas de formação do conhecimento. O projeto tem pesquisado conflitos provenientes de questões ambientais locais, regionais e/ou globais; desenvolve estudos e reflexões com base em teóricos que abordem o tema proposto; incentiva a produção científica e as atividades relacionadas à extensão e à pesquisa... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bruna Kucharski Wagner - Coordenador / VVanessa Hernandez Caporlingua - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional