Amanda Macêdo Cardoso

Nutricionista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2001 a 2005). Possui mestrado em Ciências e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) (2012 a 2014), onde desenvolveu pesquisa sobre "Avaliação das Boas Práticas de Fabricação em restaurantes que comercializam comida japonesa no Rio de Janeiro e análise microbiológica dos sushis servidos nesses estabelecimentos". Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em controle de qualidade em alimentos, microbiologia, administração, produção e planejamento em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN).

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2012 - 2014

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Título: Avaliação das condições higiênico-sanitárias de restaurantes que comercializam comida japonesa no Rio de Janeiro e análise microbiológica dos sushis servidos nestes estabelecimentos., Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Elieser Meneses Pereira
Coorientador: Janaína dos Santos Nascimento.

Graduação em Nutrição

2001 - 2005

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Análise dos parâmetros higiênico-sanitários do setor de pré-preparo denominado La Gritta, pertencente a um hotel no RJ, conforme estabelecido na RDC N 216/04 (ANVISA/MS) e RDC N 275 (ANVISA/MS)
Orientador: Maria Aparecida Campos

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática

1996 - 1998

Escola Técnica Virginia Patrick

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Atualização em Microbiologia e Parasitologia no contexto atual. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2012 - 2012

Noções Básicas de Higiene na Manipulação de Alimentos. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2012 - 2012

Supevisores em Seg. dos Alimentos - ABNT NBR 15048. (Carga horária: 16h). , Bioqualitas Treinamentos Contínuos Ltda, BIOQ, Brasil.

2012 - 2012

Auditoria Interna de BPF e POP´s para serviços de alimentação. (Carga horária: 16h). , Dzetta - Projetos, Consultorias e Treinamentos, DZETTA, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Interpretação da Norma ABNT NBR 15.635. (Carga horária: 16h). , Dzetta - Projetos, Consultorias e Treinamentos, DZETTA, Brasil.

2012 - 2012

Supervisor - Segurança dos Alimentos. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede, ABNT/RJ, Brasil.

2012 - 2012

Curso NBR ISO 22000:2006. (Carga horária: 16h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.

2008 - 2008

Controle Higiênico-Sanitário em Serviços de Alimentação. (Carga horária: 12h). , PróAlimento - Curso e Capacitações em Higiene Alimentar, PRÓALIMENTO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Controle de Qualidade em Alimentos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Alimentação Institucional.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia dos Alimentos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

29ª Uerj sem Muros.Realidades e mitos sobre escolhas alimentares: O Restaurante Universitário UERJ como cenário promotor de saúde e qualidade de vida. 2019. (Encontro).

II Seminário Latino-Americano sobre ambiente alimentar. 2019. (Seminário).

Palestra/lançamento do livro "Uma verdade indigesta: como a indústria de alimentos distorce a ciência sobre o que comemos?. 2019. (Outra).

28ª Uerj sem Muros.RU Sustentável: O restaurante universitário UERJ como cenário promotor de saúde e qualidade de vida. 2018. (Encontro).

Seminário "Desafios além da carne fraca: comida, saúde e ambiente". 2017. (Seminário).

VI Congresso Latino Americano e XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. 2013. (Congresso).

VI Congresso Latino Americano e XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. AVALIAÇÃO DA MANUTENÇÃO DA TEMPERATURA DE REFEIÇÕES QUENTES TRANSPORTADAS EM CAIXAS ISOTÉRMICAS. 2013. (Congresso).

II Seminário em Inovação e Tecnologia na área de Alimentos. 2012. (Seminário).

II Seminário em Inovação e Tecnologia na Área de Alimentos.Comparação da Eficácia de diferentes produtos utilizados para higienização das mãos de manipuladores de alimentos em relação a redução da carga microbiana de staphylococcus aureus. 2012. (Seminário).

II Seminário em Inovação e Tecnologia na Área de Alimentos.Comparação da Eficácia de diferentes produtos utilizados para higienização das mãos de manipuladores de alimentos em relação a redução da carga microbiana de bactérias do grupo dos coliformes. 2012. (Seminário).

II Seminário em Inovação e Tecnologia na Área de Alimentos.Avaliação da qualidade da água envasada utilizada no preparo de formulações infantis em redes de hospitais privados na cidade do Rio de Janeiro. 2012. (Seminário).

XVI ECIB - Encontro Científico do Instituto Biomédico da UFF.Avaliação da qualidade microbiológica de dietas enterais manipuladas como instrumento de adequação à legislação visando a garantia da inocuidade. 2012. (Encontro).

XVI ECIB - Encontro Científico do Instituto Biomédico da UFF. 2012. (Encontro).

XVI ECIB - Encontro Científico do Instituto Biomédico da UFF.Avaliação da qualidade microbiológica de fórmulas lácteas infantis manipuladas em lactários de hospitais pediátricos do estado do Rio de Janeiro. 2012. (Encontro).

XXXII Semana da Química: IFRJ, ciência e cultura..Avaliação das condições higiênico sanitárias dos restaurantes que servem comida japonesa e análise microbiológica dos sushis a base de peixe cru desses estabelecimentos.. 2012. (Outra).

Workshop sobre atuação do nutricionsita na área de alimentação coletiva na Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro da UFF (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE).Atuação do nutricionista área de hotelaria. 2011. (Outra).

Compras x Qualidade de alimentos.Compras x Qualidade de alimentos. 2009. (Outra).

I Seminário Bem Alimentar - A Segurança Alimentar no Século XXI. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Juliana Martins da Silva

PEREZ, P. M. P.;CARDOSO, A. M.; SADCOVITZ, A. L.. Desenvolvimento de preparações vegetarianas e sua oferta nos cardápios oferecidos no restaurante universitário de uma universidade pública na cidade do Rio de Janeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Márcia Barreto da Silva Féijo

CARDOSO, A.M.; CAMPOS, M. A.;FEIJÓ, M. B. S.; ANDRADE, E. C. B.. Análise dos Pasrâmetros Higiênico-sanotários do setor de pré-preparo denominado La Gritta, do Hotel Glória - R.J., conforme estebelecido na RDC No 216/04 (SVC/MS) e RDC No 275 (anvisa/ms).. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Eliezer Menezes Pereira

CRUZ, A. G.; PINHEIRO, M. S.;PEREIRA, E. M.. Avaliação das condições higienico-sanitarias de restaurantes que comercializam comida japonesa no rio de janeiro e análise microbiológica dos sushis servidos nestes estabelecimentos. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em CTA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Edira Castello Branco de Andrade Gonçalves

GONÇALVES, E. C. B. A.; FEIJO, M B S; CAMPOS, M A. Análise dos Pasrâmetros Higiênico-sanotários do setor de pré-preparo denominado La Gritta, do Hotel Glória - R.J., conforme estebelecido na RDC No 216/04 (SVC/MS) e RDC No 275 (anvisa/ms). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Leonardo Emanuel de Oliveira Costa

PEREIRA, E. M.;COSTA, L. E. O.; PINHEIRO, M. S.. Avaliação das Condições Higiênico-Sanitárias de Restaurantes que Comercializam Comida Japonesa no Rio de Janeiro e Análise Microbiológica dos Sushis Servidos Nesses Estabelecimentos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Aparecida Campos

Relatório de Estágio; 2005; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Maria Aparecida Campos

Relatório de Estágio; 2004; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Eliezer Menezes Pereira

Condições Microbiológicas de Comidas japonesas a base de peixe cru, servidas em restaurantes não especializados e avaliações das condições higiênicos- sanitárias desses estabelecimentos; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em CTA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro,; Orientador: Eliezer Menezes Pereira;

JANAINA DOS SANTOS NASCIMENTO

Condições Microbiológicas de Comidas japonesas a base de peixe cru, servidas em restaurantes não especializados e avaliações das condições higiênico-sanitárias desses estabelecimentos; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro,; Coorientador: Janaína dos Santos Nascimento;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MAGALHAES, V. C. ; PEREZ, P. M. P. ; CARDOSO, A. M. ; GOMES, K. C. . Assessoria técnica para a produção das refeições servidas no Restaurante Universitário da UERJ. 2015.

CARDOSO, A. M. ; PEREZ, P. M. P. ; MAGALHAES, V. C. ; GOMES, K. C. ; KURIYA, S. P. . Comissão formada para planejar, organizar e operacionalizar os aspectos nutricionais do Restaurante Universitário UERJ a partir do projeto básico a ser cumprido por empresa terceirizada.. 2017.

MAGALHAES, V. C. ; PEREZ, P. M. P. ; CARDOSO, A. M. ; GOMES, K. C. ; KURIYA, S. P. ; CARDOSO, A. M. . PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE REFEIÇÕES, NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO CAMPUS MARACANÃ DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Básico e Termo de referência).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Reitoria. , Rua São Francisco Xavier - de 280 a 530 - lado par, Maracanã, 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340006

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2006 - 2015

Silo Microbiologia em Alimentos e Produtos S.A.

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação como nutricionista consultora e auditora para clientes, como Petrobras, Restaurantes Ráscal, Hospital Municipal Jesus, Churrascaria Rio Brasa, Hotel Sheraton Barra, Hospital Municipal do Andaraí, dentre outros, baseada nas legislações sanitárias vigentes. Realização de Visitas Técnica a esses clientes com geração de relatórios técnicos descritivos (fotográficos ou não), gráficos de acompanhamento e check list mensurável. Elaboração e realização de treinamentos técnicos para manipuladores de alimentos de diversos restaurantes, hospitais e hotéis. Implantação e implementação do Manual de Boas Práticas (MBP) e Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) para diversos clientes do laboratório. Elaboração e emissão de laudos com resultados de análise microbiológicas.

2005 - 2015

Restaurante À Mineira

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estágio extracurricular, Carga horária: 25

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades relacionadas ao controle de qualidade de alimentos com base nas legislações sanitárias vigentes, Manual de Boas Práticas (MBP) e Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) em 02 unidades da rede.

2004 - 2004

Hotel Gloria - Companhia Industrial de Grandes Hoteis

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estágio extracurricular, Carga horária: 25

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades relacionadas ao controle de qualidade de alimentos com base nas legislações sanitárias vigentes, Manual de Boas Práticas (MBP) e Procedimentos Operacionais Padronizados do hotel.

2005 - 2006

Pizzaria Parmê

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Extra curricular em Controle de Qualidade, Carga horária: 30

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades relacionadas ao controle de qualidade de alimentos com base nas legislações sanitárias vigentes, Manual de Boas Práticas (MBP) e Procedimentos Operacionais Padronizados POPs. Realização de Visitas técnicas em 14 unidades da rede, com geração de relatório descritivo diário sobre todas as etapas de produção acompanhadas (recebimento de mercadorias, armazenamento, pré-preparo, preparo e distribuição das preparações).

2006 - 2006

Laboratório Mattos e Mattos

Vínculo: empregado, Enquadramento Funcional: nutricionista, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação como nutricionista, realizando consultoria técnica, com enfase nas legislações sanitárias vigentes aos clientes, dentre eles: Hospital do Inca, Hotel Marina Palace, Restaurante Esplanada, Escola Americana do Rio de Janeiro, Furnas, Força Aérea Brasileira (Base Aérea dos Afonsos e Base Aérea do Galeão), Pizzaria Parmê e diversas unidades do Sesc. Nas Visitas Técnicas os responsáveis pelas unidades e os manipuladores de alimentos eram orientados sobre as Boas Práticas de Fabricação e era gerado relatório contendo parecer técnico, contendo fotos e check list mensurável. Também eram feitas coletas de amostras para realização de análise microbiológica, segundo os critérios da RDC 12 (ANVISA, 2002).

2006 - 2011

Hotel Sheraton Barra

Vínculo: Terceirizado da Lab. Silo, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 20

Outras informações:
Nutricionista responsável pelo Controle de Qualidade do hotel, supervisionando todas as etapas de produção (seleção de fornecedores, recebimento de mercadorias, armazenamento, pré-preparo, preparo, distribuição das preparações) com base nas legislações sanitárias vigentes. Tais atividades englobavam os 02 restaurantes do hotel, eventos, serviço room service. Elaboração de cardápio para alimentação dos funcionários e realização de treinamentos periódicas (palestras e atividades como gincanas). Elaboração do Manual de Boas Práticas e os POPs (Procedimentos Operacionais Padronizados) do estabelecimento. Realização de preceptoria de estágio de alunos graduandos em nutrição de universidades conveniadas com o hotel.

2015 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40

Outras informações:
Realiza atividades de planejamento, coordenação e supervisão de serviços ou programas de nutrição. Fiscaliza o contrato de prestação de serviços segundo os pressupostos contidos no Projeto Básico de Operacionalização do RU/UERJ ? Campus Maracanã, monitorando a produção do produto (refeições coletivas), assegurando a qualidade higiênico-sanitária, sensorial e nutricional adequada ao perfil epidemiológico da clientela atendida. Realiza atividades de educação nutricional. Atua como preceptora de estágio dos aluno de graduação em nutrição da UERJ.