Maria Aparecida Campos

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (1979), Mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo - USP (1993), Especialista em Administração dos Serviços de Alimentação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (1982). Graduada em Licenciatura em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (1983), Doutora em Ciências, em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro HCTE/UFRJ (2014). Atualmente Professor Associado I da UNIRIO junto ao Departamento de Tecnologia dos Alimentos, Chefe do Departamento de Tecnologia dos Alimentos (1990 a 2000), Subchefe do Departamento de Tecnologia dos Alimentos (1982 a 1988 / 2005 a 2009) e Diretora do Curso de Graduação em Nutrição - Bacharelado - diurno/integral de 2000 até maio de 2013 e noturno de 2009 até maio de 2013 . Gestora do Curso de Extensão Tecnologia em Gastronomia de 2008 - 2011. Membro da Comissão de Estudos Curriculares do Curso de Nutrição da UNIRIO desde 2007 que implantou o Projeto Pedagógico da Escola de Nutrição em 2009. Membro do Núcleo Docente Estruturante da Escola de Nutrição da UNIRIO desde 2009. Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão desde 2001. Responsável pela Disciplina Tecnologia dos Alimentos e pelo Estágio Complementar em Controle de Qualidade de Alimentos do Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Escola de Nutrição da UNIRIO de 1984 até 2010. Ministrante das disciplinas de Técnica Dietética e Higiene e Conservação de Alimentos no Curso de Extensão Tecnologia em Gastronomia da Escola de Nutrição da UNIRIO desde 2004. Tem experiência da área de Nutrição, Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Alimentos e Saúde e Gestão Educacional em nível Superior e História da Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar e Nutrição e Agroecologia. Apta a ministrar aulas em Curso Médio de Formação Doutrinária de Professor de Religião desde 2002. Aposentado desde 09 de outubro de 2015.

Informações coletadas do Lattes em 30/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia

2011 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Agroecologia: Uma alternativa Ética para garantir a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
José Carlos de Oliveira. Palavras-chave: Agroecologia, Ética, Segurança Alimentar; Reforma Agrária,; Politicas Públicas; Segurança Alimentar e Nutricional; Soberania Alimentar.

Mestrado em Faculdade de Ciências Farmacêuticas

1986 - 1990

Universidade de São Paulo
Título: Efeito da Extrusão Sobre o Valor Biológico da Proteína do Pulmão Bovino,Ano de Obtenção: 1990
Orientador: José Alfredo Gomes Arêas
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Especialização em Administração em Serviços de Nutrição

1982 - 1982

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Planejamento de Refeições Industriais

Especialização em Licenciatura em Nutrição

1979 - 1982

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Embalagem de Alimentos
Orientador: Josete Luzia Leite

Graduação em Graduação em Nutrição

1974 - 1979

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Estudo Básico da Anatomia, Histologia e Fisiologia da Vesícula Biliar

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Organização de eventos

CAMPOS, M. A. . XXII Encontro de Nutrição da UNIRIO - 70 anos da Escola de Nutrição. 2013. (Outro).

CAMPOS, M. A. . 3° Copa Bunge de Panificação e Confeitaria nas Finais Regionais Rio de Janeiro/Espírito Santo e Minas Gerais. 2009. (Outro).

CAMPOS, M. A. ; Elizabeth Sacramento . Workshop Bolos Confeitados para Iniciantes. 2008. (Outro).

CAMPOS, M. A. ; Neto, Antonio Braga . Workshop Caramelos e Fondants. 2008. (Outro).

CAMPOS, M. A. ; Mockli, Carlo . Workshop de Páscoa. 2008. (Outro).

LETHIAIS, H. ; CAMPOS, M. A. . Workshop Molhos. 2007. (Outro).

MASSANOBU, A. ; CAMPOS, M. A. . Workshop Culinária Japonesa. 2007. (Outro).

Mockli, Carlo ; CAMPOS, M. A. . Workshop Natalino. 2007. (Outro).

LETHIAIS, H. ; CAMPOS, M. A. . Workshop Confits e Marinados. 2007. (Outro).

CHRIST, S. ; CAMPOS, M. A. . Workshop Cozinha Portuguesa. 2007. (Outro).

LETHIAIS, H. ; CAMPOS, M. A. . Workshop "Molhos". 2007. (Outro).

LETHIAIS, H. ; CAMPOS, M. A. . Workshop Molhos. 2007. (Outro).

CAMPOS, M. A. . Workshop Pães. 2007. (Outro).

CAMPOS, M. A. . Worshop Cozinah Árabe e suas Vertentes Mediterrâneas. 2007. (Outro).

Mockli, Carlo ; CAMPOS, M. A. . Workshop Novas Técnicas para Trabalhar com Chocolate. 2007. (Outro).

CAMPOS, M. A. . Workshop Culinária Natalina. 2006. (Outro).

Margareth Xavier da Silva ; CAMPOS, M. A. . Wokshop Aprendiz de Chef. 2006. (Outro).

CAMPOS, M. A. . IV Seminário de Alimentação das Forças Armadas e I Concurso de Gastronomia das Forças Armadas. 2005. (Outro).

CAMPOS, M. A. . XXI Encontro de Nutrição. 2005. (Outro).

CAMPOS, M. A. . IV Seminário de Alimentação das Forças Armadas. 2005. (Outro).

CAMPOS, M. A. . Curso de Extensão Tecnologia em Gastronomia - Módulo Avançado. 2004. (Outro).

CAMPOS, M. A. . Curso de Extensão "Proteínas e a Tecnologia de Alimentos". 2004. (Outro).

CAMPOS, M. A. . III Fórum Universidade / Fome e Cidadania. 2004. (Outro).

CAMPOS, M. A. . I Simpósio Acadêmico da Escola de Nurição. 2001. (Outro).

CAMPOS, M. A. . Projeto "Controle de Qualidade Sanitário Visando a Promoção à Saúde. 2001. (Outro).

CAMPOS, M. A. . II Jornada Carioca de Nutrição Infantil e Gastroenterologia Infantil. 1985. (Outro).

CAMPOS, M. A. . Curso de "Fisiologia e Dietoterapia II" (Aparelho cardio vascular). 1978. (Outro).

CAMPOS, M. A. . Curso de "Fisiologia e Dietoterapia I". 1978. (Outro).

Participação em eventos

VIII Jornada de Nutrição, VII Encontro de Pesquisa Científica em Nutrição e II Mostra de Fotografias, promovidos pelo Curso de de Nutrição da URI- Erechim RS.Agroecologia: Uma questão ética para garantir a soberania e segurança alimentar e nutricional. 2015. (Outra).

I CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADE - CONINTER. 2012. (Congresso).

I CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADE - CONINTER. SEGURANÇA ALIMENTAR: CONCEITO, PARÂMETROS E HISTÓRIA. 2012. (Congresso).

SCIENTIARUM HISTORIA IV - 4º Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia. História da ciência e tecnologia dos alimentos no Brasil no Pós II Guerra até os dias atuais - desenvolvimento e estruturação do alimento. 2011. (Congresso).

II Seminário - Reestruturação e Expansão da UNIRIO.Apresentação de cenários de unidades acadêmicas - Escola de Nutrição. 2010. (Seminário).

Seminário dos Coordenadores de Cursos de Graduação das Áreas da Saúde e Agrárias. 2007. (Seminário).

Encontro Anual do Fórum de Pró-reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. 2005. (Encontro).

61° Anos da Escola de Nutrição - Aniversário dia 30 de abril de 2004. 2004. (Outra).

Aniversário da Escola de Nutrição da UNIRIO - Política de Alimentação Escolar. 2004. (Outra).

II Mostra de Trabalhos Científicos do NEPEN. 2004. (Outra).

III Seminário de Nutrição do Amapá. 2002. (Seminário).

1ª Conferência Estadual de Vigilância Sanitária. 2001. (Outra).

4º Congresso Estadual de Saúde Pública e Alimentos. 2001. (Congresso).

I Conferência Regional de Vigilância Sanitária. 2001. (Outra).

II Fórum Universidade, Fome e Cidadania. 2001. (Outra).

I Simpósio Acadêmico da Escola de Nutrição do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIRIO. 2001. (Simpósio).

XXII Encontro de Nutrição - UNIRIO.Embalagens e Rotulagens de Alimentos. 2000. (Encontro).

Semana do Nutricionista: "Novos Rumos da Nutrição". 1991. (Outra).

XII Encontro de Nutrição. 1991. (Encontro).

FIOCRUZ - Curso de Análise de Resíduos de Embalagens Plásticas em Alimentos. 1990. (Outra).

XI Encontro de Nutrição. 1990. (Encontro).

IV Seminário da Pós-Graduação - USP.EFEITO DAS CONDIÇÕES DE EXTRUSÃO SOBRE O VALOR BIOLÓGICO E A DIGESTIBILIDADE DAS PROTEÍNAS DE PULMÃO BOVINO. 1989. (Seminário).

III Seminário da Pós-Graduação - USP.VALOR NUTRICIONAL DO EXTRUSADO DE PULMÃO DE BOI. 1988. (Seminário).

II Seminário de Alimentação e Nutrição.Aproveitamento dos Resíduos de Proteína Animal. 1987. (Outra).

II Seminário de Alimentação e Nutrição - SESC.APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DE PROTEÍNA ANIMAL. 1987. (Seminário).

I SEPAL - Seminário de Engenharia e Tecnologia de Alimentos. 1985. (Seminário).

V Encontro de Nutrição.Vantagens e Desvantagens da Industrialização de Alimentos. 1985. (Encontro).

Curso de Especialização em Nutrição e Dietética.Higiene e Processamento de Alimentos. 1984. (Outra).

II Encontro de Nutrição - UNIRIO. 1983. (Encontro).

II Encontro de Nutrição - UNIRIO.Embalagem de Alimentos. 1983. (Outra).

Seminário sobre Nutrição - Instituto de Laticínio Cândido Tostes.Seminário sobre Nutrição. 1983. (Seminário).

Curso de Química e Tecnologia da Modificação do Amido para uso Alimentar e Industrial. 1981. (Outra).

Palestra Nutrição - UNIRIO.Legislação, Higiene e Segurança Sanitária. 1981. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 1981. (Congresso).

X Jornada Médica do Hospital da Lagoa. 1979. (Outra).

I Curso Internacional de Dietoterapia. 1978. (Outra).

IV Congresso Fluminense de Farmácia e Bioquímica. 1978. (Congresso).

IV Congresso Fluminense de Farmácia e Bioquímica - Curso "Conservação de Alimentos". 1978. (Congresso).

IV Congresso Fluminense de Farmácia e Bioquímica - Curso" Cromatografia". 1978. (Congresso).

IV Congresso Fluminense de Farmácia e Bioquímica - Curso "Normas de Fabricação e Controle de Qualidade. 1978. (Congresso).

Conferência proferida pelo Dr. Herbert F. Shurvell com o tema "Applications of Spectroscopy to Detection and Analysis of Commercial Products. 1977. (Outra).

I Jornada de Nutrição e XVIII Semana do Nutricionista. 1977. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Roberta da Silveira Duarte

ALVES, R.M.S.;CAMPOS, M. A.; MAGALHÃES, S.G.. Refeições de Executivos em um Restaurante Comercial X Pirâmide Alimentar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alice Bouskela

ALVES, R.M.S.;CAMPOS, M. A.; MAGALHÃES, S.G.. O Papel da Gestão Terceirizada Quanto ao Atendimento às Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores de Alimentos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana de Freitas Rocha Loos

FEIJO, M. B. S.;CAMPOS, M. A.; MORAES, O. M. G.. Avaliação do Estado de Frescor do Pescado entregue em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daiane Mary Ikenami

CAMPOS, M. A.; TANCREDI, R. C. P.; MAGALHÃES, S.G.. Controle de Qualidade em Supermercado: Considerações sobre as Condições Higiênico-Sanitárias do Setor de Carnes e Aves. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Fernandes Cucinello Thomaz

TANCREDI, R. C. P.;CAMPOS, M. A.. O Controle de Qualidade nos Serviços de Alimentação no Município do Rio de Janeiro: a RDC 216/04 da ANVISA/MS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elizabeth da Silva Pinto

TANCREDI, R. C. P.;CAMPOS, M. A.; MAGALHÃES, S.G.. Avaliação das condições higiênico-sanitárias de Rotisserias em Supermercados na Cidade do Rio de Janeiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thatiana Silveira da Fonseca

MAGALHÃES, S.G.;CAMPOS, M. A.; ALVES, R.M.S.. Análise de Cardápios x Pirâmide dos Alimentos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula da Silva Machado

CAMPOS, M. A.; ALVES, R.M.S.; MAGALHÃES, S.G.. Aplicabilidade da Engenharia de Cardápio na Rotina de Levantamento de Custo na Produção de Preparações com Proteína Animal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cinthia Cavalcante de Melo

FEIJO, M. B. S.;CAMPOS, M. A.; Lucília Afonso Caldas. Rotulagem de Alimentos: Coletânea de Documentos Comentados. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Bia Nogueira Lopes

CAMPOS, M. A.; TANCREDI, R. C. P.. Interpretação sobre Procedimentos Higiênicos Pessoais por parte de Manipuladores de Alimentos de um Supermercado localizado na Cidade do Rio de Janeiro no período de 2002. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Yone da Silva

CAMPOS, M. A.; TANCREDI, R. C. P.; FEIJO, M. B. S.. Verificação da Eficiência do Treinamento de Manipuladores de Alimentos de um. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Karla Kelli Garcia de Oliveira

MAGALHÃES, S.G.;CAMPOS, M. A.; TANCREDI, R. C. P.. Toxinfecção Alimentar em Cozinha Industrial por Salmonella. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Orientou

Ana Cristina Pereira de Sales e outros

Restaurante OCA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia em Gastronomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Brenda Miranda Lima e outros

Vale! Bar de Pintxos: o Clássico Espanhol em versão Carioca; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia em Gastronomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Carlos Eduardo Barata e outros

Criação e Implementação da Panificadora LEVAIN; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia em Gastronomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Adriana Assis e outros

Criação e Implementação do "Restaurante Jardim Orgânico"; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia em Gastronomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Rodrigo Martins Costa Calaça

Projeto de Implementação de Restaurante Universitário; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia em Gastronomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Getúlio Vagner Fernandes de Jesus

Empório "Boa Mesa" Restaurante Alimentação Saudável; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia em Gastronomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

André Leite e outros

Estudo sobre a viabilidade de fornecer em larga escala refeições prontas, modulares e congeladas, com alto grau de sofisticação; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia em Gastronomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Mônica Rocha Gonçalves

Condições de trabalho em um Serviço de Alimentação em Hotelaria: um Estudo sob a Perspectiva do Alimento Seguro; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Patrícia Gomes de Lima

Aplicação dos Programas de Pré-Requisitos para o Sistema APPCC, no restaurante Garcia & Rodrigues; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Michelle Amaral Pereira

Aplicação do Sistema APPCC no Controle de uma Rede de Restaurantes Internacional; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Bárbara Silva Ramos

Análise Crítica do Método A; P; P; C; C; Implantado em um "Catering"; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Tatiana Benjoino Ferraz

Análises das preparações "Feijoada" e "Banana Capote" pelo método APPCC modificado em uma Unidade de Alimentação; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Monica Cristina dos Santos Romualdo Silva

Fatores que influenciam negativamente na implantação do Controle de Qualidade pelo Método APPCC; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Angeliza Elayne de Azevedo e Silva

Modelo de Monitoramento do Processamento de Leite Humano para o Banco de Leite do Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Vanessa Maria Azevedo Sobral Barbosa

Relatório de Estágio; 2009; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Camila Oliveira Laércio

Relatório de Estágio; 2009; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Amanda Hirschfeld Romão VIeira

Relatório de Estágio; 2008; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Thárciça Cazaroti Brito

Relatório de Estágio; 2007; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Carla Barbosa Batista

Relatório de Estágio; 2007; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Carolina Faria Machado

Relatório de Estágio; 2005; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Roberta Lins Silveira

Relatório de Estágio; 2005; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Ibsen Melo dos Santos

Relatório de Estágio; 2005; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Priscila Leal da Silva Alves

Relatório de Estágio; 2005; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Tathiana do Santos Teixeira

Relatório de Estágio; 2005; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Amanda Macedo Cardoso

Relatório de Estágio; 2005; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Caroline Maria de Mello Carone

Relatório de Estágio; 2005; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Grazielle Vilas Boas Huguenin

Relatório de Estágio; 2005; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Vivian Bezerra Costa

Relatório de Estágio; 2005; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Priscila Ribeiro Costa

Relatório de Estágio; 2005; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Miriam Berenguer Nagy

Relatório de Estágio; 2005; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Marcela Faria da Silva

Relatório de Estágio; 2004; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Renata Paula Freitas de Gouveia

Relatório de Estágio; 2004; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Paula Lisboa Nascimento

Relatório de Estágio; 2004; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Carolina Batista

Relatório de Estágio; 2004; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Vanessa da Silva Pacheco

Relatório de Estágio; 2004; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Tatiana Carvalho de Souza

Relatório de Estágio; 2004; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Monalisa Cristina Gomes da Silva

Relatório de Estágio; 2004; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Francinne Demier Cardoso

Relatório de Estágio; 2004; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Patricia Sampaio da Costa

Relatório de Estágio; 2004; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Michelle Amaral

Relatório de Estágio; 2004; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Marcel Oliveira

Relatório de Estágio; 2004; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Renata Gorinstein

Relatório de Estágio; 2004; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Sarita Pinto Evangelista

Relatório de Estágio; 2004; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

FREDERICO ESCH GUIMARÃES

Relatório de Estágio; 2004; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Amanda Macedo Cardoso

Relatório de Estágio; 2004; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Rafael Longhi S

Barros; Relatório de Estágio; 2004; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Rachel Katharine Mattos do Couto

Relatório de Estágio; 2001; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Rita Fernanda Pessanha Coelho da Silva

Relatório de Estágio; 2001; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Relatório de Estágio; 2001; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Jenifer Palma D'el Rei Pinto

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Alessandra Asmar de Freitas

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Aline Ferreira da Silva

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Aline Maria Nascimento Gomes

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Bianca Cristina Antunes Alves

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Claudia Fernanda Figueiredo

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Cristiane Ferreira Souza

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Daniele Alves de Souza

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Fernanda Paes de Souza

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Isabela Teixeira Bonomo

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Joana Guimarães Rodrigues

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Liliane Cunha Pereira

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Marcia Cristina Limade Almeida

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Marcio Bizarra Lariu

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Nariá Albuquerque dos Santos

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Patrícia Mendes Peres

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Carla Hembeck

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Claudia Guarish Ricart

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Fernanda Luíza Correa da Silva

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Monica Cristina dos Santos Romualdo Silva

Relatório de Estágio; 2000; Orientação de outra natureza; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Aparecida Campos;

Produções bibliográficas

  • CAMPOS, M. A. ; ARÊAS, J.A.G. . Protein Nutricional Value of Extrusion-cooking Defatted Lung Flour. Food Chemistry , v. 47, p. 61-66, 1993.

  • CAMPOS, M. A. ; OLIVEIRA, J. C. ; VENDRAMINI, A. L. . Segurança Alimentar: conceito, história, e prospectiva.. In: Bianca Ramos Marins, Rinaldini C.P.Tancredi, André Luís Gemal. (Org.). Segurança Alimentar no contexto da vigilância sanitária: reflexões e práticas. 1ªed.Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fio Cruz - Fundação Oswaldo Cruz, 2014, v. 1º, p. 7-288.

  • CAMPOS, M. A. ; OLIVEIRA, J. C. . A Agroecologia como caminho ètico para de obter Segurança e Soberania Alimentar. In: CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar Sociais e Humanidades, 2014, Salvador -BA. CONINTER - Congresso Internacional Interdisciplinar Sociais e Humanidades. Rio de Janeiro: ANINTER-SH, 2014. v. 3.

  • CAMPOS, M. A. ; VENDRAMINI, A. L. ; OLIVEIRA, J. C. . Segurança Alimentar: Uma Abordagem Interdisciplinar. In: 5º Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, 2012, Rio de Janeiro. Scientiarum História V - Filosofia, Ciências e Artes: Conexões Interdisciplinares. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. v. 1. p. 21-856.

  • CAMPOS, M. A. ; VENDRAMINI, A. L. ; OLIVEIRA, J. C. . História da Ciência e Tecnologia dos Alimentos no Brasil no Pós II Guerra até os dias atuais - Desenvolvimento e Estruturação do Alimento. In: 4º Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Scientiarum Historia IV, 2011, Rio de Janeiro. Scientiarum Historia IV. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011. v. 1. p. 492-498.

  • CAMPOS, M. A. ; VENDRAMINI, A. L. ; OLIVEIRA, J. C. . Segurança Alimentar : Conceito, Parâmetros e História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

CAMPOS, M. A. . Minicurso 'Construção do Manual de Boas Práticas'. 2015. .

Projetos de pesquisa

  • 2000 - 2000

    Estudo Colaborativo para Elaboração da Tabela Nacional de Composição de Alimentos, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Aparecida Campos - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - Escola de Nutrição. , Avenida Pasteur nº 296 - Prédio Nutrição - 3º andar, Urca, 22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25427206, Ramal: 7206, Fax: (21) 25427752, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Passou a categoria de Professor Associado I em 01 de dezembro de 2014, após conclusão do Doutorado em 22/07/2014.

1982 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Nível IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pertence ao Departamento de Tecnologia de Alimentos desde a sua admissão como professora responsável pela disciplina Tecnologia de Alimentos (Portaria n° 056, de 23 de março de 1984).

1980 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto nível IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Nutrição, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Estudos Curriculares do Curso de Nutrição da UNIRIO.

  • 09/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Nutrição, .,Cargo ou função, Comissão de Avaliação de Documentos da Escola de Nutrição - Portaria 28 de 10/02/2000.

  • 12/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Nutrição, .,Cargo ou função, Comissão de Matrícula - Portaria 33 de 10/02/1999.

  • 08/1999

    Ensino, Graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Complementar na Área de Controle de Qualidade dos Alimentos

  • 10/1980

    Ensino, Graduação em Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia dos Alimentos

  • 09/2009 - 05/2013

    Direção e administração, Escola de Nutrição, .,Cargo ou função, Diretora do Curso Graduação em Nutrição Integral (matutino Vespertino) código e- MEC 15784 e Noturno código e-MEC 1160031.

  • 01/2001 - 05/2013

    Direção e administração, UNIRIO, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIRIO (Portaria 009 de 02/01/2001).

  • 12/2000 - 05/2013

    Direção e administração, Escola de Nutrição, .,Cargo ou função, Presidente do Colegiado de Curso da Escola de Nutrição.

  • 09/2000 - 05/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Nutrição, .,Cargo ou função, Comissão de Revalidação de Diploma Estrangeiros (Portaria 38 de 20/09/2000).

  • 03/2008 - 03/2011

    Direção e administração, Escola de Nutrição, .,Cargo ou função, Gestor de Contrato de Prestação de Serviço - Projeto Curso de Extensão "Tecnologia em Gastronomia".

  • 03/2008 - 03/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Nutrição, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2001 - 08/2009

    Direção e administração, Escola de Nutrição, .,Cargo ou função, Elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola de Nurição (Portaria 009 de 02/01/2001).

  • 05/2005 - 05/2009

    Direção e administração, Escola de Nutrição, .,Cargo ou função, Diretora do Curso de Graduação em Nutrição Integral/Diurno.

  • 10/2000 - 07/2005

    Direção e administração, Escola de Nutrição, .,Cargo ou função, Substituta eventual da Chefe do Departamento de Tecnologia dos Alimentos.

  • 02/2005 - 05/2005

    Direção e administração, Escola de Nutrição, .,Cargo ou função, Diretora do Curso de Graduação em Nutrição Integral/diurno.

  • 08/2000 - 12/2004

    Serviços técnicos especializados , UNIRIO, .,Serviço realizado, Participação em Câmaras Técnicas - HUGG/UNIRIO - Portaria 324 de 01/08/2000.

  • 02/1999 - 12/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIRIO, Pró-reitoria de Administração.,Cargo ou função, Comissão Fiscalizadora de Cantinas UNIRIO - Portaria 065 de 09/02/1999.

  • 02/2003 - 05/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UNIRIO, .,Cargo ou função, Membro da Comissão do Projeto de Integração da UNIRIO no Programa Fome Zero do Governo Lula.

  • 08/2000 - 01/2001

    Direção e administração, Escola de Nutrição, .,Cargo ou função, Diretora do Curso de Graduação em Nutrição, período diurno/integral.

  • 02/1990 - 12/2000

    Direção e administração, Escola de Nutrição, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 05/1982 - 09/1988

    Direção e administração, Escola de Nutrição, .,Cargo ou função, Subchefe de Departamento.