Mêrivania Rocha Barreto

Doutorado em Letras- Estudos literários -Pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL-UFPA/2024) . Mestrado em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia-(PPGLSA- UFPA /2014)-subárea teoria literária. Graduação em Letras- Habilitação em Língua Portuguesa (UFPA/2011). Atuou como professora da educação básica; como professora do PARFOR letras UFPA; e como professora substituta de literatura portuguesa na UFPA_ Campus Castanhal (2018-2020). Tem experiência na área de letras com ênfase em teoria literária e literaturas brasileira e portuguesa. Tem interesse nos estudos acerca de tradução, alteridade, psicanálise e literaturas indígenas

Informações coletadas do Lattes em 21/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Letras: Lingüística e Teoria Literária

2020 - 2024

Universidade Federal do Pará
Título: A história do Makunaima e A história do Timbó: um estudo das relações entre humanos e outros-que-humanos.
Izabela Guimarães Guerra Leal. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA

2012 - 2014

Universidade Federal do Pará
Título: Makunaima/Macunaíma: Theodor Koch-Grünberg e Mário de Andrade, entre fatos e ficções
, Ano de Obtenção: 2014.GUNTER KARL PRESSLER.

Graduação em licenciatura em letras(hab. em língua portuguesa

2007 - 2011

Universidade Federal do Pará
Título: PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DO LIVRO MACUNAÍMA: MITOS E LENDAS
Orientador: SYLVIA MARIA TRUSEN

Formação complementar

2022 - 2022

Minicurso - Minicurso - Minicurso Povos Indígenas em Quadrinhos: Uma perspe. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal do Pará, IFPA, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Saberes Ancestrais e Práticas de Cura. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2021 - 2021

TRAMAS DE SABERES E TRADIÇÃO: LITERATURAS INDÍGENAS NA ESCOLA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2021 - 2021

Literaturas Indígenas de Mulheres: Pindorama e Turtle Island. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.

2021 - 2021

Intelectuais Negras na sala de aula. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.

2019 - 2019

Planejamento da educação superior. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em licenciatura em letras(0hab.em língua portuguesa. (Carga horária: 1000h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura portuguesa.

Organização de eventos

BARRETO, Mêrivania Rocha . II JORNADA DE ESTUDOS LITERÁRIOS: ALTERIDADE E ENVELHECIMENTO: representações na educação, na literatura e na psicanálise. 2019. (Outro).

BARRETO, Mêrivania Rocha . Sarau literário: uma conversa com Valter Hugo Mãe. 2018. (Outro).

BARRETO, Mêrivania Rocha . II Jornada de estudos literários: Alteridade, Tradução e Literaturas do Insólito. 2018. (Outro).

BARRETO, Mêrivania Rocha . I SENAP. 2010. (Outro).

BARRETO, Mêrivania Rocha ; TRUSEN, S. M. ; Manuella Santos Carvalho . do maravilhoso a literatura infantil :formando e tranformando leitores. 2008. (Outro).

BARRETO, Mêrivania Rocha ; Manuella Santos Carvalho ; TRUSEN, S. M. . Literatura infantil: do relato verbal à literatura escrita. 2008. (Outro).

Participação em eventos

14º Seminário do Grupo de Pesquisa Literatura e Vida – A Literatura no Ensino Básico: Metodologias, Abordagens, Práticas.Literatura Indígena Brasileira: alguns apontamentos". 2023. (Seminário).

II Encontro Brasileiro sobre Internacionalização e Inovação em Estudos Linguísticos, Literários e Formação de Professores de Línguas e da III Semana de Letras do Curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.Os desdobramentos da Literatura Indígena Brasileira. 2023. (Encontro).

I SEMINÁRIO DE NARRATIVAS ORAIS DE POVOS ORIGINÁRIOS.A HISTÓRIA DE MAKUNAIMA: PAISAGEM, MEMÓRIA E ESQUECIMENTO. 2023. (Seminário).

XX SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ANDAMENTO-SEPA.ALGUMAS CONSDIDERAÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES DOS HUMANOS E OUTROS-QUE-HUMANOS NAS NARRATIVAS A HISTÓRIA DO TIMBÓ E A HISTÓRIA DE MAKUNAIMA. 2023. (Seminário).

I COLED. 2022. (Outra).

II SILICT. 2022. (Seminário).

IX Simpósio Artístico-Literário de Castanhal e do VII Colóquio de Linguística de Castanhal. 2022. (Simpósio).

V CONIL- V Congresso Internacional de Letras. 2022. (Congresso).

VII SEMANA DOS ESTUDANTES INDÍGENAS DA UFSCar. 2022. (Outra).

COLÓQUIO INTERNACIONAL: OS INDÍGENAS E AS JUSTIÇAS NO MUNDO IBERO-AMERICANO. 2021. (Outra).

XIV Congresso Linguagens e Identidades Amazônicas. 2020. (Congresso).

XIV Congresso Linguagens e Identidades Amazônicas. Metamorfose, alteridade e identidade nas narrativas do Circum-Roraima: "a história do Timbó. 2020. (Congresso).

XVII Seminário de Pesquisas em Andamento – SEPA.ALTERIDADE, METARMOFOSE E IDENTIDADE: A CONSTRUÇÃO DA POÉTICA INDÍGENA DO MONTE RORAIMA,. 2020. (Seminário).

ALTERIDADE E ENVELHECIMENTO: representações na educação, na literatura e na psicanálise.Alteridade e envelhecimento ou desta estranha senhora que nos habita. 2019. (Outra).

ALTERIDADE E ENVELHECIMENTO: representações na educação, na literatura e na psicanálise.NIKETCHE - UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA: TRADIÇÃO E RUPTURA. 2019. (Outra).

III CONIL. NIKETCHE - UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA: EMPODERAMENTO E ALTERIDADE.. 2019. (Congresso).

I JORNADA DE ESTUDOS LITERÀRIOS.Makunaima/Macunaíma de Theodor Koch-Grünberg a Mário de Andrade. 2017. (Outra).

II Tradumemo.Macunaíma: uma arquivo da cultura brasileira. Nos rastros do proecesso de composição. 2013. (Outra).

IV CIELLA. Macunaíma e os viajantes da Amazônia: Mário de Andrade e Theodor Koch-Grünberg. 2013. (Congresso).

ELAEL (ENCONTRO LATINO - AMERICANO DE ESTUDANTES DE LETRAS.PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DO LIVRO MACUNAÍMA: MITOS E LENDAS. 2011. (Encontro).

III CIELLA. 2011. (Congresso).

III CIELLA (Congresso internacional de estudos linguísticos e literários). PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DO LIVRO MACUNÍMA: MITOS E LENDAS. 2011. (Congresso).

conferência municipal de educação. 2010. (Outra).

conferência municipal de educação. 2010. (Outra).

I Colóquio de Leitura.A literatura infantil e o seu papel na sociedade. 2010. (Outra).

I SENAP- Seminário de Ensino Aprendizagem do Português.Sequência Didática: Receita culinária.. 2010. (Seminário).

Fim de semana cultural.Peça teatral:O noivo. 2009. (Outra).

Fim de semana cultural- literatura e artes: multiplicidade e vertentes.Modernismo e Tendências contemporâneias: Poesia e prosa. 2009. (Outra).

Manhã literária- leituras contemporâneas.Leituras comparadas entre Budapeste e Pierre Menard. 2009. (Outra).

Sessão de Pôster "O latim no cotidiano".O latim no cotidiano. 2009. (Outra).

11ª jornada de extensão da universidade federal do pará.Do maravilhosa à literatura infantil:(trans)formação de leitores e de um acervo. 2008. (Outra).

II jornada de estudos interdisciplinares,.A LITERATURA INFANTIL E A ESCOLA. 2008. (Outra).

II jornada de estudos interdiscplinares, "signos em rotação:literatura , língua e arte". 2008. (Outra).

I jornada interdisciplinar do curso letras.comunicação. 2008. (Outra).

I semana de iniciação científica e extensão.A IMPORTÂCIA DA LITERATURA INFANTIL DE CUNHO MARAVILHOSO NA FORMAÇÃO DE LEITORES. 2008. (Encontro).

LITERATURA INFANTIL: LEITURA E CRIAÇÃO.LITERATURA INFANTIL: LEITURA E CRIAÇÃO. 2008. (Oficina).

oficina de extemsão.do maravilhosa a literaturatura infantil formação e tranformação de leitores. 2008. (Oficina).

sexta cultural: Leitura e Outras artes: Construindo pontes. 2008. (Encontro).

I fórum de educação especial. 2007. (Outra).

SEMANA DOS CALOUROS. 2007. (Oficina).

A importância do lúdico na pré-escola(UEPA). 2004. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Bruno Couto Pinheiro

TRUSEN, S. M.;BARRETO, Mêrivania Rocha. “A MENOR MULHER DO MUNDO”: ALTERIDADE E ESTRANHAMENTO NO CONTO DE CLARICE LISPECTOR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maria Silva do Carmo

BARRETO, Mêrivania Rocha; MONTEIRO, K. P.. LETRAMENTO LITERÁRIO EM TURMAS DO 9º ANO: ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DO LEITOR, A PARTIR DA OBRA “O PEQUENO PRÍNCIPE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: CLEIDIANE MIRNA CAVALCANTE PENICHE

BARRETO, Mêrivania Rocha; ALVES, S. A. G.. VEEMÊNCIA PASSIONAL CENTRADA NA VIDA E OBRA DE FLORBELA ESPANCA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Léia Costa dos Santos Monteiro

BARRETO, Mêrivania Rocha; ALVES, S. A. G.. A memória em Maria Lúcia Medeiros: uma análise dos contos " Velas por quem?" e " Estranho é o caminho". 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Andreza Braga Modesto

MODESTO, A. B.;BARRETO, Mêrivania Rocha; TRUSEN, S. M.. A alteridade e o insólito no romance "A hora dos ruminantes" de José J. Veiga.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras_habilitação em língua portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Arlen Maia de Melo

Melo. A.M;BARRETO, Mêrivania Rocha; TRUSEN, S. M.. Alteridade e a literatura: compreensões sobre a proposta antropofágica oswaldiana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras_habilitação em língua portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jacira Severo Aleixo

ALEIXO, J. S.;BARRETO, Mêrivania Rocha; TRUSEN, S. M.. O ensino de literatura nas escolas: proposta de sequência didática com "A bolsa amarela", de Lygia Bojunga Nunes, para leitores do 6° ano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras_habilitação em língua portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Darlene Costa Santa Brígida e Edgar Augusto Caudas

BARRETO, Mêrivania Rocha; SOUSA, N. M.; BORGES, A. S.. Turismo em Salinópolis e suas mudanças sócio espaciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Aluno: Elcione Corrêa da Fonseca e Mário Aleixo de Sousa

BARRETO, Mêrivania Rocha; BORGES, A. S.; SOUSA, N. M.. Reserva extrativista Chocoaré- Mato Grosso: olhares para saberes sutentáveis na comunidade de Pedrinhas (PA). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Aluno: Manuel Teixeira da Cruz e Maria Regina Monteiro Alvarez

BARRETO, Mêrivania Rocha; BORGES, A. S.; SOUSA, N. M.. Sustentabilidade ambiental e memória: práticas de preservação e usos do rio Tatuteua nas lembranças de moradores numa comunidade de Maracanã (PA). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Aluno: Elizangela Inês N

BARRETO, Mêrivania Rocha; BORGES, A. S.; SOUSA, N. M.. Pereira e Sônia Maria C.P. Silva.Espaço geográfico e espaço literário na obra Casa de Farinha e outros mundos, de Daniel da Rocha Leite. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Orientou

ANA PAULA DO NASCIMENTO GARCIA

A NATUREZA COMO AÇÃO POÉTICA NO LIVRO A POESIA É A ALMA DE QUEM ESCREVE DE ALINE ROCHEDO PACHAMAMA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

LUCIMARA DOS SANTOS DAMASCENO

O LUGAR DE FALA DE MARIA FIRMINA DOS REIS POR MEIO DO ROMANCE ÚRSULA; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

SEBASTIÃO COELHO IPIRANGA

“As adaptações das histórias Arthurianas: uma análise de filmes e séries”; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

Jayne Sampaio Neves

Um olhar analítico sobre a velhice e o modo comportamental da terceira idade na obra A máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

EDIELY SILVA VIEIRA

O PAPEL DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO: A IMAGEM DE MARIA DA GRAÇA NA OBRA O APOCALIPSE DOS TRABALHADORES, DE VALTER HUGO MÃE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

QUELVIA PINHEIRO NEGRÃO

Desvendando o poético na prosa de Guimarães Rosa: O Burrinho Pedrês; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

SARA HELOISA AMORIM MARINHO

UMA ANÁLISE DA LITERATURA FANTÁSTICA NO CONTO MACHADIANO O PAÍS DAS QUIMERAS (CONTO FANTÁSTICO); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

NILSSYANIE DE ASSIS NEGRÃO

A FREIRA MARIANA E A ÍNDIA IRACEMA: UM ESTUDO COMPARADO DA SUBVERSÃO DAS PERSONAGENS FEMININAS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

GENILTON DE CAMPOS BARBOSA

A ODISSEIA SENTIMENTAL DE BENTO SANTIAGO EM DOM CASMURRO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

Cleber Paz de Farias

AY KAKYRI TAMA: RESISTÊNCIA, IDENTIDADE E DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

RAÍSSA ALVES FERREIRA

O FENÔMENO DA MORTE NA OBRA HOMENS IMPRUDENTEMENTE POÉTICOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

Danilo Nascimento dos Anjos

RELIGIÃO E FANTASIA NO PERÍODO MEDIEVAL PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS FANTÁSTICOS NA DEMANDA DO SANTO GRAAL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

Luiz de Jesus da Silva Sousa

Análise da linguagem da obra Macunaíma: o herói sem nenhum caráter; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

Ana Paula Carvalho Menezes

O PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE: UMA ANÁLISE FEITA A PARTIR DAS OBRAS “O CORTIÇO” DE ALUÍSIO AZEVEDO E “O APOCALIPSE DOS TRABALHADORES” DE VALTER HUGO MÃE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras_habilitação em língua portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

Edirlene Costa Pantoja

A LITERATURA COMO LUGAR DE MEMÓRIA: uma análise da obra “a máquina de fazer espanhóis,” de Valter Hugo Mãe; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras_habilitação em língua portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

Marcela Amorim Vasconcelos Cunha

LITERATURA INFANTO-JUVENIL: A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras_habilitação em língua portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

RAFFAELY MARIA RODRIGUES MATOS

O antagonismo feminino como reflexo de bruxaria; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

HELISAMA MERCES LOBATO DE ABREU

Órfãos do Eldorado de Milton Hatoum e a fotografia de Luiz Braga; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

VIVIANE DE JESUS LAMEIRA LEITE

CELIBATO E SEXUALIDADE: UMA REPRESENTAÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL NA OBRA O CRIME DO PADRE AMARO DE EÇA DE QUEIRÓS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

Nura Maria Fernandes Coutinho

O TAPUIO AMAZÔNICO E A GUERRA DO PARAGUAI: nos contos Voluntário e O Voluntário da Pátria; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

HELISAMA MERCES LOBATO DE ABREU

POÉTICA DA IMAGEM AMAZÔNICA: estudo comparativo de interação semiótica entre o romance Órfãos do Eldorado de Milton Hatoum e a fotografia de Luiz Braga; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

RAFFAELY MARIA RODRIGUES MATOS

ENTRE O FANTÁSTICO, O ESTRANHO E O MARAVILHOSO: um estudo sobre Macunaíma; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

Tamirys Santana Santos

A SIMBOLOGIA E AS VERTENTES DO FANTÁSTICO EM "TRÊS CASAS E UM RIO", DE DALCÍDIO JURANDIR; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras_habilitação em língua portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

Nura Maria Fernandes Coutinho

O TAPAUIO AMAZÔNICO E A GUERRA DO PARAGUAI NOS CONTOS O VOLUNTÁRIO E O VOLUNTÁRIO DA PÁTRIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras_habilitação em língua portuguesa) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

Antônio Nogueira de Souza

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO “A TOUCEIRA”ARTE NA ESCOLA; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mêrivania Rocha Barreto;

Produções bibliográficas

  • BARRETO, Mêrivania Rocha ; RAMOS, A. J. A. ; FERREIRA, R. A. . O FENÔMENO DA MORTE NA OBRA HOMENS IMPRUDENTEMENTE POÉTICOS. INVENTÁRIO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. ONLINE) , v. 1, p. 124, 2022.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha ; NEVES, J. S. ; RAMOS, A. J. A. . O ABANDONO E O DESRESPEITO NA VELHICE: REFLEXÕES SOBRE O ENVELHECIMENTO NA OBRA A MÁQUINA DE FAZER ESPANHÓIS. PORTO DAS LETRAS , v. 08, p. 208-223, 2022.

  • BARRETO, MÊRIVANIA ROCHA . DE OBJETO A SUJEITO: A FIGURA DO INDÍGENA NA HISTÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA. Revista Interfaces , v. 12, p. 94-106, 2021.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha ; LEAL, I. G. G. . “A HISTÓRIA DO TIMBÓ”: UM CASO DE METAMORFOSE. Fólio - Revista de Letras , v. 13, p. 641-650, 2021.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . Makunaima: entre fatos e ficções. ANUÁRIO DE LITERATURA , v. 25, p. 47-64, 2020.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . Os Viajantes da Amazônia: Mário de Andrade e Theodor Koch-Grünberg. O GUARI (UNIÃO DA VITÓRIA) , v. XXXXXXXXX, p. XXXXXXX-XX, 2013.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . Nos Rastros do Processo de composição de Macunaíma. HISTORIA E-HISTORIA , v. X, p. X-x, 2012.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha ; IPIRANGA, S. C. . AS ADAPTAÇÕES DAS HISTÓRIAS ARTHURIANAS: UMA ANÁLISE DE FILMES E SÉRIES. In: IX SIMPÓSIO ARTÍSTICO-LITERÁRIO DE CASTANHAL / VII COLÓQUIO DE LINGUÍSTICA DE CASTANHAL, 2023, CASTANHAL. IX SIMPÓSIO ARTÍSTICO-LITERÁRIO DE CASTANHAL / VII COLÓQUIO DE LINGUÍSTICA DE CASTANHAL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DA PESQUISA E DA ATUAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA, 2022. p. 625-641.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . PERCURSO DA LITERATURA INDÍGENA PRODUZIDA NO BRASIL: UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA. In: VI CONIL- CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS, 2023, BACABAL. VI CONIL-GÊNERO, PODER E LINGUAGEM, 2023. v. VI2023. p. 1951-1965.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . DA ORALIDADE À ESCRITA: UMA BREVE INTRODUÇÃO SOBRE A POÉTICA INDÍGENA DO CIRCUM-RORAIMA. In: XVIII SEPA, 2022, Belém. XVIII SEPA Seminário de Pesquisas em Andamento/PPGL/UFPA, 2021. p. 349-358.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . NIKETCHE - UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA: EMPODERAMENTO E ALTERIDADE.. In: III CONIL, 2019, Bacabal. https://www.conilufma.com.br/downloads/2019/caderno-resumos.pdf?95211, 2019.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . Macunaíma: de Theodor Koch-Grünberg a Mário de Andrade. In: IV Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, 2012, Rio Branco/ Acre. Anais do IV Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental. Rio Branco. Rio Branco: Editora da Universidade Federal do Acre, 2012. v. V.1. p. 973-977.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . DO ORAL AO ESCRITO: A FIGURA DO INDÍGENA NA CONSTITUIÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA. In: II SILICTI - Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão, 2022, CASTANHAL. Anais do Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão, 2022.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . OS CAMINHOS DA LITERATURA INDÍGENA BRASILEIRA. In: IX Simpósio Artístico-Literário de Castanhal e do VII Colóquio de Linguística de Castanhal, 2022, CASTANHAL. Caderno de Resumos do IX Simpósio Artístico-Literário de Castanhal / VII Colóquio de Linguística de Castanhal: Desafios e estratégias da pesquisa e da atuação docente no contexto pós-pandemia., 2022. v. 01.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . PERCURSO DA LITERATURA INDÍGENA PRODUZIDA NO BRASIL: UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA. In: V CONIL, 2022, BACABAL. CADERNO DE RESUMOS V CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS, 2022. p. 382-383.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . ALTERIDADE, METAMORFOSE E IDENTIDADE: A CONSTRUÇÃO DA POÉTICA INDÍGENA DO MONTE RORAIMA. In: XVII SEPA, 2020, BELÉM. XVII SEPA: CADERNO DE RESUMOS, 2020.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . Metamorfose, alteridade e identidade nas narrativas do Circum-Roraima: “a história do Timbó”. In: XIV Congresso Linguagens e Identidades Amazônicas, 2020, RIO BRANCO. XIV Congresso Linguagens e Identidades Amazônicas: CADERNO DE RESUMOS. RIO BRANCO: Nepan Editora, 2020. p. 103-104.

  • BARRETO, M. R ; BARRETO, Mêrivania Rocha . NIKETCHE - UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA: EMPODERAMENTO E ALTERIDADE.. In: III CONIL, 2019, Bacabal. Caderno de programação III CONIL línguas e literaturas em tempos de resistência, 2019.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha ; SOUSA, G. S. ; MONTEIRO, K. P. . Da coleta ao arquivamento: entre o ouvido e o traduzido. In: Encontro Paraense dos Estudantes de Letras (EPEL), 2013, Castanhal. Caderno de resumos, 2013. p. 174-175.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . MACUNAÍMA E OS VIAJANTES DA AMAZÔNIA: MÁRIO DE ANDRADE E THEODOR KOCH-GRÜNBERG. In: IV CIELLA, 2013, Belém. RESUMO - SIMPÓSIOS TEMÁTICOS - ESTUDOS LITERáRIOS, 2013.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . MACUNAÍMA E OS VIAJANTES DA AMAZÔNIA: MÁRIO DE ANDRADE E THEODOR KOCH-GRÜNBERG. In: IV CIELLA, 2013, Belém. RESUMO - SIMPÓSIOS TEMÁTICOS - ESTUDOS LITERáRIOS, 2013.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . MACUNAÍMA: UM ARQUIVO DA CULTURA BRASILEIRA Nos rastros do processo de composição. In: TRADUMEMO, 2012, Bragança. resumo, 2012.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DO LIVRO MACUNAÍMA: MITOS E LENDAS. In: I SELLI, 2011, CASTANHAL. CADERNO DE RESUMOS, 2011.

  • BARRETO, M. R ; BARRETO, Mêrivania Rocha . PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DO LIVRO MACUNAÍMA: MITOS E LENDAS. In: III CIELA, 2011, BELÉM. ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS: HISTÓRIAS E PERSPECTIVAS, 2011.

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . DO ORAL AO ESCRITO: A FIGURA DO INDÍGENA NA CONSTITUIÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . DO ORAL AO ESCRITO: NOS CAMINHOS DA LITERATURA INDÍGENA PRODUZIDA NO BRASIL.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . “Pantonpia’ a história de Makunaíma” e a construção da paisagem do circum-Roraima. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . “Sem pai nem mãe, eles saem pelo mundo fazendo estripulias”: as aventuras dos Makunaima e a construção da paisagem do circum-Roraima. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . Percurso da literatura indígena produzida no Brasil: uma abordagem necessária.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . “A história do timbó” e a “História de Makunaima”: a poética indígena do circum-Roraima. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . Nascimento e morte: um novo recomeço na “História do Timbó”. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . SALIC COLIC- IX Simpósio Artístico-Literário de Castanhal e o VII Colóquio de Linguística de Castanhal. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . Nasceu Timbó e morreu timbó: um caso de metamorfose. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . Da oralidade à escrita: uma breve introdução sobre a poética indígena do Circum-Roraima. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . Metamorfose, alteridade e identidade nas narrativas do Circum-Roraima: “a história do Timbó. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . ALTERIDADE, METARMOFOSE E IDENTIDADE: A CONSTRUÇÃO DA POÉTICA INDÍGENA DO MONTE RORAIMA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . NIKETCHE - UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA: EMPODERAMENTO E ALTERIDADE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . NIKETCHE - UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA: TRADIÇÃO E RUPTURA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . Makunaima/Macunaíma de Theodor Koch-Grünberg a Mário de Andrade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . Makunaima/Macunaíma: da memória à tradução. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . MACUNAÍMA E OS VIAJANTES DA AMAZÔNIA: MÁRIO DE ANDRADE E THEODOR KOCH-GRÜNBERG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha ; MONTEIRO, K. P. ; SOUSA, G. S. . Da coleta ao arquivamento: entre o ouvido e o traduzido. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . MACUNAÍMA: UM ARQUIVO DA CULTURA BRASILEIRA Nos rastros do processo de composição. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DO LIVRO MACUNAÍMA: MITOS E LENDAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DO LIVRO MACUNAÍMA: MITOS E LENDAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . Sequência didática: Propaganda: Receita Culinária 3ª série. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . Sequência didática: Receita culinária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . I colóquio de leitura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . Leituras comparadas entre Budapest e Pieere Menard, autor de Quixote. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . Modernismo e Tendências Contemporâneas: Poesia e Prosa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . Peça Teatral: O Noivo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . O Latim no Cotidiano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . Modernismo e tendências contemprâneas : poesia e prosa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL DE CUNHO MARAVILHOSO NA FORMAÇÃO DE LEITORES. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . A LITERATURA INFANTIL E A ESCOLA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . I JORNADA INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE LETRAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha ; Manuella Santos Carvalho ; TRUSEN, S. M. . DO MARAVILHOSA À LITERATURA INFANTIL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha ; Manuella Santos Carvalho ; TRUSEN, S. M. . LITERATURA INFANTIL: LEITURA E CRIAÇÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARRETO, Mêrivania Rocha . PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DO LIVRO MACUNAÍMA: MITOS E LENDAS. BELÉM 2011 (LIVRO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO).

Outras produções

BARRETO, Mêrivania Rocha . Parecer de artigo científico - revista História Oral. 2023.

BARRETO, Mêrivania Rocha ; SOUSA, G. S. ; MONTEIRO, K. P. . Da coleta ao arquivamento: entre o ouvido e o traduzido. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Alteridade e fantasia na literatura: leitura da obra de J.J. Veiga, Descrição: Alteridade e fantasia na literatura: leitura da obra de J.J. Veiga Descrição: Se a noções de fantasia e de alteridade ocupam lugar central na psicanálise e nos estudos da literatura do insólito, o que já evidencia a importância da pesquisa em torno deste enlace, deve-se ressaltar, ademais, que a articulação proposta, abre campo para estudos que importam tanto no estudo da área das Letras, como também no campo interdisciplinar. Efetivamente, o papel da fantasia na elaboração da escritura literária, se parece ser notável na ficção de J.J. Veiga, ela abre-se igualmente para o estudo de obras que se dedicam a literatura endereçada ao leitor em formação (infantil e/ou juvenil). Outrossim, o termo também se enlaça a outros conceitos que igualmente se destacam em outros campos de saber, como o são o da memória, sujeito, linguagem, realidade, sonho, desejo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Sylvia Maria Trusen - Coordenador / Mêrivania Rocha Barreto/ Walessa Luzia Reis - Integrante / Andressa de Jesus Araújo Ramos - Integrante / Arlen Maia de Melo - Integrante / Andreza Braga Modesto - Integrante / Sandro Gwen Veras de Oliveira - Integrante / Mayra Cavalcante - Integrante / FERNANDES, José Guilherme dos Santos - Integrante / Flavio García - Integrante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Mêrivania Rocha Barreto - Integrante / Sylvia Maria Trusen - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2020

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta de literatura portugues, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora substituta de literatura portuguesa no curso de letras-português campus Castanhal.

2013 - 2018

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Professora colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora do parfor letras UFPA, Carga horária: 360

Outras informações:
# Ministrou a disciplina Oficina de Práticas e Métodos da Alfabetização, Letramento e letramento digital na turma de letras 2009-`Parfor Bragança. # Ministrou a disciplina Análise do Discurso e Ensino do Português na turma de letras 2010 - Parfor Tailândia. # Ministrou a disciplina Morfologia do Português na turma de letras 2012- Parfor Bragança. # Ministrou a disciplina Literatura Brasileira Contemporânea II na turma de letras 2010- Parfor Redenção. #Ministrou a disciplina Literatura Brasileira Moderna na turma de letras 2012-Parfor Breves. # Ministrou a disciplina Literatura Portuguesa Contemporânea na turma de letras 2012- Parfor São Sebastião da Boa Vista. # Ministrou a disciplina Literatura Portuguesa Contemporânea na turma de letras 2014 - Parfor Abaetetuba.

Atividades

  • 04/2018

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa Medieval, Literatura portuguesa clássica, Literatura portuguesa Moderna, Literatura portuguesa contemporânea, Fundamentos da teoria literária, Teoria do texto Poético, Literatura brasileira contemporânea II

  • 01/2013

    Ensino, licenciatura em letras(hab. em língua portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Práticas e Métodos da Alfabetização, Letramento e Letramento digital no curso de letras

  • 01/2013

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise do discurso e ensino do português, Oficina de práticas e Métodos de alfabetização, letramento e letramento digital, Oficina de didatização de gêneros textuais

  • 01/2016 - 01/2016

    Ensino, licenciatura em letras(hab. em língua portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa Contemporânea

  • 01/2015 - 01/2015

    Ensino, licenciatura em letras(hab. em língua portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira Moderna

  • 07/2014 - 07/2014

    Ensino, licenciatura em letras(hab. em língua portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira Contemporânea II

  • 01/2014 - 02/2014

    Ensino, licenciatura em letras(hab. em língua portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Morfologia do Português

  • 07/2013 - 07/2013

    Ensino, licenciatura em letras(hab. em língua portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise do discurso

2012 - Atual

SEMED SÃO MIGUEL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, Carga horária: 20

2010 - 2012

semed castanhal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA ENSINO FUNDAMENTAL, Carga horária: 20

2009 - 2009

PROJETO CAIC

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, Carga horária: 10