Lara Carvalho Assunção e Souza
É professora de Língua Portuguesa do ensino médio na EREM Sizenando Silveira, por meio da rede estadual de ensino de Pernambuco. Foi professora de Língua Portuguesa do ensino médio na EREM Sylvio Rabello no período de fevereiro de 2019 a dezembro de 2021. Também foi professora de Produção Textual do ensino fundamental - anos finais - no Colégio Avançar de fevereiro de 2018 a janeiro de 2019. Possui graduação em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa - pela Universidade Federal de Pernambuco, concluída em 2017. Participou, como bolsista, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFPE/CAPES), vinculado ao subprojeto de Letras - Português da UFPE, de março de 2014 a outubro do mesmo ano. Participa, como preceptora, do programa de Residência Pedagógica (RP/UNICAP/CAPES), vinculado ao subprojeto de Letras da UNICAP. São áreas de interesse: Análise Crítica do Discurso; Política Educacional; Gênero e Sexualidade;Tranversalidade e Direitos Humanos.
Informações coletadas do Lattes em 29/07/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Letras - Língua Portuguesa
2012 - 2017
Universidade Federal de Pernambuco
Título: A Transversalidade dos Direitos Humanos e o Ensino de Língua Portuguesa
Orientador: Dilma Tavares Luciano
Formação complementar
2017 - 2019
Espanhol. (Carga horária: 288h). , Instituto de Apoio a Fundação Universidade de Pernambuco, IAUPE, Brasil.
2017 - 2017
Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula. (Carga horária: 48h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
Participação em eventos
I Encontro de Estágios dos Cursos de Letras - Licenciatura (UFPE).Percepções Contemporâneas e (META)Linguagens Anárquicas: por mais literaturas, leitores e profanações na sala de aula. 2016. (Encontro).
Metodologias ativas de aprendizagem - experiências e possibilidadesses. 2016. (Encontro).
Semana Paulo Freire.Pedagogia da Autonomia: questionar, refletir e construir. 2016. (Encontro).
Seminário Linguística de Texto e Ensino. 2016. (Seminário).
VI Encontro de Gêneros na Linguística e na Literatura. 2016. (Encontro).
Enunciado de atividades e tarefas escolares: modos de fazer. 2014. (Seminário).
Educação em Direitos Humanos: violações nunca mais. 2013. (Seminário).
A formação do educador nos cursos de licenciaturas. 2012. (Seminário).
Mesa Redonda - Literatura e Resistência (Ditadura Militar). 2012. (Outra).
ENEGI - Encontro de Estudos sobre Tecnologia, Ciência e Gestão da Informação. 2011. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
ASSUNÇÃO, L. C. . Aprendizagem multimodal aplicada na música infantil: um olhar sobre o grupo Palavra Cantada. Estudos em Educação e Linguagem , v. 2, p. 189-200, 2012.
-
ASSUNÇÃO, L. C. . Pedagogia da Autonomia: questionar, refletir, construir. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ASSUNÇÃO, L. C. ; ALBERTIM, P. . Percepções Contemporâneas e (META)Linguagens Anárquicas: por mais literaturas, leitores e profanações na sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
EREM Sizenando Silveira, Secretaria de Educação de Pernambuco. , Rua do Hospício, s/n, Boa Vista, 50050050 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 31813943
Experiência profissional
2018 - 2019
Colégio AvançarVínculo: Professora de Produção Textual, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações:
Atuou como professora de Produção Textual nas turmas de 6, 7 e 8 anos do ensino fundamental (anos finais). Cumpriu a carga horária semanal de 3h/aula na sexta-feira.
2014 - 2014
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UFPE/CAPES - vinculado ao subprojeto de Letras - Português.
2019 - Atual
Escola Estadual Sylvio RabelloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2022 - Atual
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Preceptora da Residência Pedagógica, Carga horária: 16
2020 - 2022
Universidade Católica de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Preceptora da Residência Pedagógica, Carga horária: 16
Outras informações:
Atuou como preceptora da Residência Pedagógica do subprojeto do curso de Letras da Universidade Católica de Pernambuco.
2022 - Atual
Escola de Referência Em Ensino Médio Sizenando SilveiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lara Carvalho Assunção e Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?