Raimundo Cosme da Silva Filho
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Especialização a nível de pós graduação em Engenharia de Petróleo e Gás pela Faculdade Camara Cascudo. Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Graduação em Direito pela UNP (2018). Atualmente é professor Efetivo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de: Engenharia Bioquímica, Tratemento de Efluentes líquidos e sólidos e Petróleo e Gás.
Informações coletadas do Lattes em 19/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Química
2006 - 2013
Universidade federal do Rio Grande de Norte
Título: Otimização do Meio de Cultura para a Produção de Quitosanase por Metarhizium anisopliae em Cultivo Descontínuo Submerso
, Ano de obtenção: 2013. Everaldo Silvino dos Santos. Coorientador: Gorete Ribeiro de Macedo. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado profissional em Engenharia Químida
2003 - 2005
Universidade federal do Rio Grande de Norte
Título: Produção de Quitosanase por Aspergillus ochraceus em Cultivo Descontínuo Submerso, Ano de Obtenção:
Orientador: Everaldo Silvino dos Santos
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Engenharias
Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM EMGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS
2008 - 2009
Faculdade Câmara Cascudo
Título: CARACTERIZAÇÃO DE UM POLÍMERO COMO ADITIVO CONTROLADOR DE FILTRADO EM PASTA DE CIMENTO PARA POÇOS DE PETRÓLEO
Orientador: Julio Cezar de Oliveira Freitas
Graduação em Engenharia Quimica
1997 - 2002
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Relatório Final de Curso
Orientador: Proff.: Tarcílio Viana
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2020 - 2020
Formação do Microsoft Teams com enfoque Pedagógico. (Carga horária: 2h). , INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, IFRN, Brasil.
2020 - 2020
Formação Microsoft Teams para Setor Administrativo. (Carga horária: 2h). , INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, IFRN, Brasil.
2020 - 2020
Formação do Microsoft Teams com enfoque Pedagógico. (Carga horária: 2h). , INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, IFRN, Brasil.
2019 - 2019
Lei 13.772/2018 - Lei LUCAS. (Carga horária: 2h). , INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, IFRN, Brasil.
2019 - 2019
TREINAMENTOS FUNDAMENTOS E OPERAÇÃO DE CROMATOGRAFIA GASOSA (GC). (Carga horária: 12h). , SHIMADZU, SHIMADZU, Brasil.
2019 - 2019
Capacitação para Ingresso no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Av. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2018 - 2018
Operação e manutenção básica no equipamento Cromatógrafo a Gás modelo: GC-2. (Carga horária: 16h). , SHIMADZU, SHIMADZU, Brasil.
2013 - 2013
Q-Acadêmico. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação de Licitação com Formação de Pregoeiro. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2005 - 2005
BIOSSURFACTANTE: prod. aplic. indústria petróleo. (Carga horária: 8h). , UFRN, Brasil.
1999 - 1999
INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS BIOQUÍMICOS. (Carga horária: 12h). , UFRN, Brasil.
1998 - 1998
TÉCNICAS BIOQUÍMICAS DE PURIFICAÇÃO DE PROTEINAS. (Carga horária: 12h). , UFRN, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.
Organização de eventos
SILVA FILHO, R. C. . I SEPETRO. 2018. (Congresso).
SILVA FILHO, R. C. . I SEPETRO. 2018. (Congresso).
SILVA FILHO, R. C. . sinposio de petróleo e gás. 2012. (Congresso).
Participação em eventos
XII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovaçao. UTILIZAÇÃO DE PLACKETT-BURMAN DESIGN NA PRODUÇÃO DE QUITOSANASE POR METARHIZIUM ANISOPLIAE. 2018. (Congresso).
ENCONTRO DE DIREITO CONSTITUCIONAL.ENCONTRO DE DIREITO CONSTITUCIONAL. 2017. (Encontro).
V SEPETRO. Resolução de Cases Aplicados à Engenharia de Petróleo. 2017. (Congresso).
1º SEMINÁRIO DE DIREITO DO TRABALHO E DIREITO TRIBUTÁRIO.1º SEMINÁRIO DE DIREITO DO TRABALHO E DIREITO TRIBUTÁRIO. 2016. (Seminário).
CONEPETRO. WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO. 2016. (Congresso).
I CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DE DIREITO. I CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DE DIREITO. 2016. (Congresso).
II SEMINÁRIO MULTIDISCIPLINAR DE ATUALIDADES JURÍDICAS.II SEMINÁRIO MULTIDISCIPLINAR DE ATUALIDADES JURÍDICAS. 2016. (Seminário).
I SEMINÁRIO DE DIREITO ELEITORAL.I SEMINÁRIO DE DIREITO ELEITORAL. 2016. (Seminário).
I SEMINÁRIO DE INDTRODUÇÃO AS CARREIRAS JURÍDICAS.I SEMINÁRIO DE INDTRODUÇÃO AS CARREIRAS JURÍDICAS. 2016. (Seminário).
I SIMPÓSIO DE DIREITO PÚBLICO.I SIMPÓSIO DE DIREITO PÚBLICO. 2015. (Simpósio).
SEMINARIO MULTIDISCIPLINAR DE ATUALIDADES JURIDICAS.SEMINARIO MULTIDISCIPLINAR DE ATUALIDADES JURIDICAS. 2015. (Seminário).
SEMINÁRIO MULTIDISCIPLINAR DE ATUALIDADES JURÍDICAS.SEMINÁRIO MULTIDISCIPLINAR DE ATUALIDADES JURÍDICAS. 2015. (Seminário).
VIII CONGRESSO CIENTÍFICO E MOSTRA DE EXTENÇAÕ DA UNIVERSIDADE POTIGUGUAR. O DIREITO SOCIAL AOS MEDICAMENTOS DE COMBATE AO HIV PARA GESTANTES SOROPOSITIVAS DA CIDADE DE MOSSORO-RN. 2015. (Congresso).
VIII CONGRESSO CIENTÍFICO E MOSTRA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE POTIGUAR. 2015. (Congresso).
III SEMINÁRIO DE COORDENADORES DE CURSO.III SEMINÁRIO DE COORDENADORES DE CURSO. 2014. (Seminário).
ENCONTRO REGIONAL DE QUÍMICA.CIEÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. 2011. (Encontro).
CHISA. Chitosanase production by Aspergillus ochraceus. 2006. (Congresso).
COBEQ. PRODUÇÃO DE QUITOSANASE FÚNGICA. 2006. (Congresso).
SINAFERM. AVALIAÇÃO DO TESTE DE ATIVIDADE QUITOSANOLÍTICA PRODUZIDA POR FUNGO. 2005. (Congresso).
EXPOAQUA.EXPOAQUA. 2003. (Seminário).
Congresso Nordestino de Ecologia da UNP. Estudo de Produção de Farinha de Banana usando Energia Alternativa e Ecotcnologia.. 2001. (Congresso).
SBPC. Cinética da Hidrólise da Lactose. 2001. (Congresso).
IX Congresso Nacional dos Estudantes de Engenharia Química UFRN. IX Congresso Nacional dos Estudantes de Engenharia Química. 1999. (Congresso).
X CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRN. ESTUDO DO MÉTODO DAS VELOCIDADES INICIAIS NA CINÉTICA ENZIMÁTICA. 1999. (Congresso).
Participação em bancas
REGINA CÉLIA PEREIRA MARQUES; FAGUNDES, F. P.;SILVA FILHO, R. C.SILVA FILHO, R. C.. ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO POR BOMBEIO MECÂNICO COM HASTES (BMH) NA ÁREA URBANA DE MOSSORÓ. 2017. Dissertação (Mestrado em MESTRADO) - UNP.
REGINA CÉLIA PEREIRA MARQUES; FAGUNDES, F. P.;SILVA FILHO, R. C.. ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO POR BOMBEIO MECÂNICO COM HASTES (BMH) NA ÁREA URBANA DE MOSSORÓ. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO) - Universidade Potiguar.
SILVA FILHO, R. C.; CAVALCANTE, J. S. I.; QUEIROZ, R. N. F.. AVALIAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NATURAL, QUANTO AO MEIO AMBIENTE, EM UMA EMPRESA NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTÃO AMBIENTAL) - INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.
SILVA, F. W. M.;SILVA FILHO, R. C.; CARLOS, T. A. V.. Adsorção do corante verde malaquita em carbono ativado através do método de planejamento experimental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SILVA FILHO, R. C.; ALBUQUERQUE, F. B.; CASTRO, A. M. O.. Concurso Professor da Carreira do Magistério de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico regida pela Lei nº 12.772/2012, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. 2017. INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.
SILVA FILHO, R. C.. Cargos: Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Substituto EDITAL Nº 04/2013-DG/MO. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
SILVA FILHO, R. C.; PAULA, M. L.. Ato de Autorização Curso ? Presencial - Engenharia Química. 2019. FACULDADE SANTO ÂNGELO.
SILVA FILHO, R. C.; FELISARDO, F. S.;SILVA FILHO, R. C.. Banca de Avaliação do Edital 14/2020/UFERSA ? Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). 2020. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SILVA FILHO, R. C.; SENA, D. C.; MATOS, R. L.; FELISARDO, F. S.. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO E INOVAÇÃO (PIBITI). 2019. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
SILVA FILHO, R. C.. ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA FARINHA DE FEIJÃO CARIOCA COM ADIÇÃO DE CANELA E AMENDOIM PARA USO EM PRODUTO DE PANIFICAÇÃO. 2019. INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.
SILVA FILHO, R. C.. O ENSINO DA FLOTAÇÃO ACESSIBILIZADO PELO USO DE KITS EDUCACIONAIS ,. 2019. INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.
SILVA FILHO, R. C.. DESENVOLVIMENTO DE KOMBUCHA A PARTIR DE PRODUTOS REGIONAIS DO NORDESTE. 2019. INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.
SILVA FILHO, R. C.. Determinação do Rendimento na Extração do Óleo da Semente de Mamão Utilizando Solventes Orgânicos. 2019. INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.
SILVA FILHO, R. C.. APONTAMENTOS SOBRE A REFORMA TRABALHISTA. 2019. INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.
SILVA FILHO, R. C.. ANÁLISE DO MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORIUNDOS DA EXPLORAÇÃO MINERAL NO MUNICÍPIO DE PARELHAS/RN. 2019. INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.
SILVA FILHO, R. C.. A UTILIZAÇÃO DO ARGILOMINERAL ESMECTITA NA PURIFICAÇÃO DE ÁGUAS CONTAMINADAS. 2019. INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.
SILVA FILHO, R. C.. PROSPECÇÃO GEOFÍSICA APLICADA A EXPLORAÇÃO DE CORPOS CARBONATÍTICOS NO ESCUDO SUL-RIO-GRANDENSE, PORÇÃO MERIDIONAL DA PROVÍNCIA MANTIQUEIRA. 2019. INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.
SILVA FILHO, R. C.. CPPD. 2018. INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.
SILVA FILHO, R. C.. 1º ENCONTRO REGIONAL DE QUÍMICA. 2011. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Orientou
AVALIAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE GÁS NATURAL, QUANTO AO MEIO AMBIENTE, EM UMA EMPRESA NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em GESTÃO AMBIENTAL) - INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
O impacto ambiental da indústria petrolífera no interior do Rio Grande do Norte; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
O impacto ambiental da indústria petrolífera no interior do Rio Grande do Norte; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
RECUPERAÇÃO AVANÇADA DE PETRÓLEO UTILIZANDO MICROORGANISMOS: Isolamento de bactérias produtoras de biossurfactantes; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
RECUPERAÇÃO AVANÇADA DE PETRÓLEO UTILIZANDO MICROORGANISMOS: Isolamento de bactérias produtoras de biossurfactantes; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
RECUPERAÇÃO AVANÇADA DE PETRÓLEO UTILIZANDO MICROORGANISMOS: Isolamento de bactérias produtoras de biossurfactantes; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
ESTUDO SOBRE O POLIETILENO VERDE OBTIDO DA CANA-DE-AÇUCAR; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
A IMPORTÂNCIA DA RECUPERAÇÃO AVANÇADA DE PETRÓLEO USANDO TENSOATIVO EM CAMPOS MADUROS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
Produção de Quitosanase Fúngica; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
A IMPORTÂNCIA DA RECUPERAÇÃO AVANÇADA DE PETRÓLEO USANDO TENSOATIVO EM CAMPOS MADUROS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
MOSSORÓ - SEU CRESCIMENTO URBANO DEVIDO AO PETROLEO E SUA HISTÓRIA; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
MOSSORÓ - SEU CRESCIMENTO URBANO DEVIDO AO PETROLEO E SUA HISTÓRIA; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
HISTÓRIA E CRESCIMENTO URBANO DE MOSSORÓ EM VIRTUDE DO PETRÓLEO; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
BIORREMEDIAÇÃO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
BIORREMEDIAÇÃO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
BIORREMEDIAÇÃO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
BIORREMEDIAÇÃO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
FORMULAÇÃO DE FLUIDOS AQUOSOS PARA A PERFURAÇÃO DE POÇOS ONSHORE; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
FORMULAÇÃO DE FLUIDOS AQUOSOS PARA A PERFURAÇÃO DE POÇOS ONSHORE; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
FORMULAÇÃO DE FLUIDOS AQUOSOS PARA A PERFURAÇÃO DE POÇOS ONSHORE; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
FORMULAÇÃO DE FLUIDOS AQUOSOS PARA A PERFURAÇÃO DE POÇOS ONSHORE; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
FORMULAÇÃO DE FLUIDOS AQUOSOS PARA A PERFURAÇÃO DE POÇOS ONSHORE; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
UTILIZAÇÃO DE BIOPOLIMEROS NA FABRICAÇÃO DE PASTA DE CIMENTO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
UTILIZAÇÃO DE BIOPOLIMEROS NA FABRICAÇÃO DE PASTA DE CIMENTO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
UTILIZAÇÃO DE BIOPOLIMEROS NA FABRICAÇÃO DE PASTA DE CIMENTO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
UTILIZAÇÃO DE BIOPOLIMEROS NA FABRICAÇÃO DE PASTA DE CIMENTO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
UTILIZAÇÃO DE BIOPOLIMEROS NA FABRICAÇÃO DE PASTA DE CIMENTO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA DESTINAÇÃO DO CASCALHO RESULTANTE DA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO E GÁS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA DESTINAÇÃO DO CASCALHO RESULTANTE DA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO E GÁS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA DESTINAÇÃO DO CASCALHO RESULTANTE DA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO E GÁS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA DESTINAÇÃO DO CASCALHO RESULTANTE DA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO E GÁS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA DESTINAÇÃO DO CASCALHO RESULTANTE DA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO E GÁS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
BIORREMEDIAÇÃO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
RECUPERAÇÃO AVANÇADA DE PETRÓLEO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
RECUPERAÇÃO AVANÇADA DE PETRÓLEO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
RECUPERAÇÃO AVANÇADA DE PETRÓLEO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
RECUPERAÇÃO AVANÇADA DE PETRÓLEO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
RECUPERAÇÃO AVANÇADA DE PETRÓLEO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
FORMULAÇÃO DE GEL DE FRATURAMENTO HIDRÁULICO A BASE DE TENSOATIVOS NÃO IÔNICOS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
FORMULAÇÃO DE GEL DE FRATURAMENTO HIDRÁULICO A BASE DE TENSOATIVOS NÃO IÔNICOS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
FORMULAÇÃO DE GEL DE FRATURAMENTO HIDRÁULICO A BASE DE TENSOATIVOS NÃO IÔNICOS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
FORMULAÇÃO DE GEL DE FRATURAMENTO HIDRÁULICO A BASE DE TENSOATIVOS NÃO IÔNICOS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
SINTESE DE CATALISADORES PARA O PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE N-PARAFINAS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
SINTESE DE CATALISADORES PARA O PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE N-PARAFINAS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
SINTESE DE CATALISADORES PARA O PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE N-PARAFINAS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
SINTESE DE CATALISADORES PARA O PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE N-PARAFINAS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
REMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS POR PETRÓLEO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
REMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS POR PETRÓLEO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
REMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS POR PETRÓLEO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
REMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS POR PETRÓLEO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
Preparação e determinação de propriedades de pastas de cimento utilizadas na indústria de petróleo; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Agencia Nacional de petróleo; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
PRODUÇÃO DE SANEANTES PARA O COMBATE A COVID 19; 2020; Orientação de outra natureza; (TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
PRODUÇÃO DE SANEANTES PARA O COMBATE A COVID 19; 2020; Orientação de outra natureza; (TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
PRODUÇÃO DE SANEANTES PARA O COMBATE A COVID 19; 2020; Orientação de outra natureza; (TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
"PRODUÇÃO DE SANEANTES PARA O COMBATE AO COVID-19 EM MOSSORÓ∕RN?; 2020; Orientação de outra natureza; (TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
Análise comparativa da viscosidade de álcool em gel produzido no IFRN com outras marcas vendidas no mercado?; 2020; Orientação de outra natureza; (TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
Análise comparativa da viscosidade de álcool em gel produzido no IFRN com outras marcas vendidas no mercado?; 2020; Orientação de outra natureza; (TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
Análise comparativa da viscosidade de álcool em gel produzido no IFRN com outras marcas vendidas no mercado; 2020; Orientação de outra natureza; (TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
Análise comparativa da viscosidade de álcool em gel produzido no IFRN com outras marcas vendidas no mercado; 2020; Orientação de outra natureza; (TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
Análise comparativa da viscosidade de álcool em gel produzido no IFRN com outras marcas vendidas no mercado?; 2020; Orientação de outra natureza; (TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
ESTÁGIO DE CONCLUSÃO DE CURSO; 2017; Orientação de outra natureza; (TECNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PETRÓLEO E G) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: Raimundo Cosme da Silva Filho;
Produções bibliográficas
-
SILVA FILHO, R. C. . RECUPERAÇÃO E PURIFICAÇÃO DE QUITOSANASE DE Metarhizium anisopliae USANDO INTERAÇÃO HIDROFÓBICA EM LEITO EXPANDIDO. In: ENEMP 2011, 2011, Vassouras/RJ. CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS PARTICULADOS, 2011.
-
SILVA FILHO, R. C. . Chitosanase production by Aspergillus ochraceus. In: CHISA, 2006, PRAHA. 17 TH INTERNATIONAL CONGRESS OF CHEMICAL AND PROCESS ENGINEERING, 2006.
-
SILVA FILHO, R. C. . PRODUÇÃO DE QUITOSANASE FUNGICA. In: COBEQ, 2006, SANTOS. ABEQ, 2006.
-
SILVA FILHO, R. C. . AVALIAÇÃO DO TESTE DE ATIVIDADE QUITOSANOLÍTICA PRODUZIDA POR FUNGO. In: SINAFERM, 2005, RECIFE. XV SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS, 2005.
-
SILVA FILHO, R. C. . ESTUDO DO MÉTODO DAS VELOCIDADES INICIAIS NA CINÉTICA ENZIMÁTICA. In: X CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRN, 1999, NATAL. UFRN, 1999.
-
SILVA FILHO, R. C. ; OLIVEIRA, A. A. G. ; COSTA, A. O. ; SILVA, A. B. ; BEZERRA, D. V. M. ; BEZERRA, G. M. ; SILVA FILHO, R. C. . UTILIZAÇÃO DE PLACKETT-BURMAN DESIGN NA PRODUÇÃO DE QUITOSANASE POR METARHIZIUM ANISOPLIAE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA FILHO, R. C. . O DIREITO SOCIAL AOS MEDICAMENTOS DE COMBATE AO HIV PARA GESTANTES SOROPOSITIVAS DA CIDADE DE MOSSORÓ-RN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA FILHO, R. C. . PRODUÇÃO DE QUITOSANASE FÚNGICA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA FILHO, R. C. . Chitosanase production by Aspergillus ochraceus. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA FILHO, R. C. . AVALIAÇÃO DO TESTE DE ATIVIDADE QUITOSANOLÍTICA PRODUZIDA POR. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA FILHO, R. C. . CINÉTICA DA HIDRÓLISE DA LACTOSE. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA FILHO, R. C. . TRABALHO ? ESTUDO DE PRODUÇÃO DE FARINHA DE BANANA USANDO ENERGIA ALTERNATIVA E ECOTECNOLOGIA ?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA FILHO, R. C. . ESTUDO DO MÉTODO DAS VELOCIDADES INICIAIS NA CINÉTICA ENZIMÁTICA. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA FILHO, R. C. . TECNICAS DE SONDAGENS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SILVA FILHO, R. C. . TECNICAS DE SONDAGENS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SILVA FILHO, R. C. . OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE AEROGERADORES. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SILVA FILHO, R. C. . Curso de Capacitaçâo em Prospecção, Sondagem. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SILVA FILHO, R. C. . Curso de Capacitaçâo em Prospecção, Sondagem e produção de Gás Natural. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SILVA FILHO, R. C. . Curso de Capacitação em Prospecção, Sondagem e Gas Natural. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SILVA FILHO, R. C. . curso de capacitação em fluidos de perfuração, completação e estimulação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
-
SILVA FILHO, R. C. . curso de capacitação em fluidos de perfuração, completação e estimulação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2021
produção de sabão a partir de óleo vegetal residual, arroz e cuscuz residual., Descrição: Em virtude do grande número de casos do COVID 19, em todo mundo, e a facilidade de contaminação, a organização Mundial de Saúde (OMS) decretou estado de pandemia do novo ? coronavírus?. Para se ter uma ideia da gravidade, em janeiro, o novo coronavirus se concentrava, apenas, na China, a partir daí, outros países começaram receber pessoas infectadas vindas da China e com isso, no final de janeiro o número de países que apresentava a contaminação já somavam 129 e o número de contaminados na China, no final deste mesmo mês, já eram 10.000. Hoje, só no Brasil, já são 2.483.191 contaminados e 88.539 mortos pelo novo coronavirus. Devido a essa facilidade de contaminação, pelo novo coronavirus, a sociedade global passou a sofrer prejuízos nos setores produtivos, educacionais, entretenimento, turístico, esportivo, financeiros entre outros. Com isso, toda sociedade vem sendo recrutada para atuar na contenção desse novo vírus para evitar sua disseminação. O Brasil vem tomando medidas de prevenção da disseminação desse vírus, através de esforços do governo federal, seus ministérios, governadores e prefeitos, adotando medidas que visem minimizar os impactos dessa contaminação epidêmica. Neste sentido, como medidas de contaminação, foi orientado que as pessoas devem permanecer em suas residências, evitando aglomerações, uso de higienização pessoal, como lavar as mãos com sabão ou detergente com bastante frequência, utilização de álcool gel e utilização de mascaras. Neste contexto, este projeto tem como objetivo produzir sabão a partir de óleo residual, arroz e cuscuz residual. A produção do sabão ecológico será desenvolvida nos laboratórios de química e de águas do IFRN Campus Mossoró.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raimundo Cosme da Silva Filho - Coordenador / João Pedro de Farias Neto - Integrante / JOSE MARIA ALMEIDA NETO - Integrante / Valéria da Costa Silva - Integrante / kleyton Robson da silva - Integrante / Maria Aryele de Sousa Nogueira - Integrante / Samara Diniz Freitas - Integrante.
-
2020 - 2021
?Análise comparativa da viscosidade de álcool em gel produzido no IFRN com outras marcas vendidas no mercado?, Descrição: Em virtude do grande número de casos do COVID 19, em todo mundo, e a facilidade de contaminação, a organização Mundial de Saúde (OMS) decretou estado de pandemia do novo ? coronavírus?. Para se ter uma ideia da gravidade, em janeiro, o novo coronavirus se concentrava, apenas, na China, a partir daí, outros países começaram receber pessoas infectadas vindas da China e com isso, no final de janeiro o número de países que apresentava a contaminação já somavam 129 e o número de contaminados na China, no final deste mesmo mês, já eram 10.000. Hoje, só no Brasil, já são 2.483.191 contaminados e 88.539 mortos pelo novo coronavirus. Devido a essa facilidade de contaminação, pelo novo coronavirus, a sociedade global passou a sofrer prejuízos nos setores produtivos, educacionais, entretenimento, turístico, esportivo, financeiros entre outros. Com isso, toda sociedade vem sendo recrutada para atuar na contenção desse novo vírus para evitar sua disseminação. O Brasil vem tomando medidas de prevenção da disseminação desse vírus, através de esforços do governo federal, seus ministérios, governadores e prefeitos, adotando medidas que visem minimizar os impactos dessa contaminação epidêmica. Neste sentido, como medidas de contaminação, foi orientado que as pessoas devem permanecer em suas residências, evitando aglomerações, uso de higienização pessoal, como lavar as mãos com bastante frequência, utilização de álcool gel e utilização de mascaras. Neste contexto, este projeto tem como objetivo produzir álcool em gel, com carbomero alternativo e comparar com algumas marcas de álcool em gel vendidas no mercado, quanto a viscosidade, para identificar se as mesmas estão de acordo as normas da Anvisa. Estas análises serão desenvolvidas nos laboratórios de química e de águas do IFRN Campus Mossoró.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raimundo Cosme da Silva Filho - Coordenador / João Pedro de Farias Neto - Integrante / JOSE MARIA ALMEIDA NETO - Integrante / Valéria da Costa Silva - Integrante / Maria Aryele de Sousa Nogueira - Integrante / Samara Diniz Freitas - Integrante / JANICLEIA FERNANDES BEZERRA - Integrante.
-
2018 - 2018
UTILIZAÇÃO DE PLACKETT-BURMAN DESIGN NA PRODUÇÃO DE QUITOSANASE POR METARHIZIUM ANISOPLIAE, Descrição: PROJETO DE PESQUISA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Raimundo Cosme da Silva Filho - Coordenador / AMANDA DE OLIVEIRA COSTA - Integrante.
-
2017 - 2017
Produção de Quitosanase Fúngica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raimundo Cosme da Silva Filho - Coordenador / Ronygledson Araújo de Lima - Integrante.
-
2015 - 2016
Produção de Quitosanase Fúngica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raimundo Cosme da Silva Filho - Coordenador / Ronygledson Araujo de Lima - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Tecnologia. , AV. SENADOR SALGADOFILHO 3000, LAGOA NOVA, 59078000 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (084) 32153769, Ramal: 214, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteVínculo: , Enquadramento Funcional: FUNCAO COMISSIONADA DE COORD. CURSO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - Atual
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NORTEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, CURSO SUP. DE TECNOLOGIA AMBIENTAL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - Atual
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NORTEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: FUNCAO COMISSIONADA DE COORD. CURSO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - Atual
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NORTEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ENS BASICO TECN TECNOLOGICO (CMEBT), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2001 - 2001
Universidade federal do Rio Grande de NorteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 64
1998 - 2000
Universidade federal do Rio Grande de NorteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: BOLSISTA, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2001 - 08/2001
Extensão universitária , UFRN.Atividade de extensão realizada, Reciclagem de Lixo Orgânico Através da Vermicompostagem.
-
09/1998 - 07/1999
Pesquisa e desenvolvimento, UFRN.Linhas de pesquisa
2002 - 2002
Halliburton Serviços LtdaVínculo: ENGENHEIRO QUÍMICO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 30
Atividades
-
05/2002 - 11/2002
Estágios , HALLIBURTON SERVIÇOS LTDA.Estágio realizado, ENGENHEIRO QUÍMICO.
2004 - 2006
FUNDAÇÃO DE APOIO A EDUCAÇÃO E AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO RN FUNCERNVínculo: INSTRUTOR, Enquadramento Funcional: INSTRUTOR, Carga horária: 24
Atividades
-
06/2006 - 10/2006
Ensino, FORMAÇÃO DE OPERADORES DA PETROBRÁS, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, FLUIDOS
-
06/2006 - 10/2006
Ensino, FORMAÇÃO DE OPERADORES DA PETROBRÁS, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, CORROSÃO
-
04/2006 - 08/2006
Ensino, FORMAÇÃO DE OPERADORES DA PETROBRÁS, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, FLUIDOS
-
04/2006 - 08/2006
Ensino, FORMAÇÃO DE OPERADORES DA PETROBRÁS, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, CORROSÃO
-
04/2006 - 08/2006
Ensino, FORMAÇÃO DE OPERADORES DA PETROBRÁS, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, BOMBAS, COMPRESSORES E TERMODINÂMICA
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, FORMAÇÃO DE OPERADORES DA PETROBRÁS, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, ESTAÇÃO DE ARMAZENAMENTO TRATAMENTO E TRANSFERÊNCIA DE ÁGUA E ÓLEO (EATT)
-
09/2004 - 01/2005
Ensino, FORMAÇÃO DE OPERADORES DA PETROBRÁS, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, SEPARADORES DE FLUIDOS E GÁS NATURAL E COMPRESSORES
2007 - 2008
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Atividades
-
04/2007
Ensino, Química Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cinética e Elétroquímica, Química Inorgânica de Coordenação, Analises Orgânicas, Equilíbrio Químicao, Química Inorgânica, Química Orgânica Básica, Química Orgânica Biológica
2000 - 2000
Escola Estadual Almirante Newton Braga de FariaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ESTÁGIÁRIO, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2000 - 12/2000
Ensino,Disciplinas ministradas, QUÍMICA
2000 - 2000
Escola Estadual Prof. Edgar BarbosaVínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ESTAGIÁRIO, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2000 - 08/2000
Ensino,Disciplinas ministradas, QUÍMICA
1999 - 1999
CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROF. FELIPE GUERRAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ESTAGIÁRIO, Carga horária: 40
Atividades
-
03/1999 - 12/1999
Ensino,Disciplinas ministradas, FÍSICA
2008 - Atual
Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Estado do Rio GraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor
2001 - 2002
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de NatalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR ESTAGIÁRIO, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto de Verticalização da Produção Caprinovina de Produtores de Baixa Renda
Atividades
-
01/2001 - 12/2002
Pesquisa e desenvolvimento, SEBRAE.Linhas de pesquisa
1994 - 1996
BANCO DO BRASILVínculo: TÉCNICO, Enquadramento Funcional: TÉCNICO EM CONTABILIDADE, Carga horária: 30
Atividades
-
06/1994 - 06/1996
Estágios , BANCO DO BRASIL.Estágio realizado, TÉCNICO EM CONTABILIDADE.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Raimundo Cosme da Silva Filho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?