Vera Lúcia dos Santos Schwarz

Possui graduação em Ciências Sociais Bacharelado pela Universidade Federal de Pelotas (1995), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação na Universidade Federal de Pelotas (2023). Atualmente é professora adjunto do quadro efetivo do Departamento de Sociologia e Política na Universidade Federal de Pelotas. Atua principalmente nas disciplinas de Práticas de Ensino para o curso de licenciatura em Ciências Sociais.

Informações coletadas do Lattes em 06/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2018 - 2023

Universidade Federal de Pelotas
Título: Narrativas auto(hetero)biográficas e processos de autorregulação em comunidade de aprendizagem com estudantes de Sociologia em Residência Pedagógica, na UFPel.
Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Palavras-chave: narrativas auto(hetero)biográfico; autorregulação da aprendizagem; compreensão cênica; hermenêutica; formação inicial de professores.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Ciência Política

1996 - 2000

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Eleições e Eleitores no RS: a Experiência do PT no município de Pelotas em 1992 e 1996., Ano de Obtenção: 2000
Jussara Reis Prá.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências Sociais Bacharelado

1991 - 1995

Universidade Federal de Pelotas
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Outros

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político/Especialidade: Estudos Eleitorais e Partidos Políticos.

Organização de eventos

SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos . 1º Seminário Municipal de Combate ao Bullying. 2012. (Outro).

Participação em eventos

II Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Campo Educativo.O Aprender na Universidade. 2020. (Seminário).

II Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Campo Educativo. 2020. (Seminário).

UFPel Generosa: relações de gênero e diversidade sexual nas práticas universitárias. 2017. (Oficina).

Encontro Nacional dos PIBID Ciências Sociais/Sociologia. 2013. (Congresso).

Encontro Nacional dos PIBID Ciências Sociais/Sociologia. Metodologia de ensino. 2013. (Congresso).

II Encontro PIBID UFPEL: Socialização das aprendizagens construídas.Coordenadora de mesa da oficina: O futebol e a ditadura na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.. 2013. (Oficina).

Semana Acadêmica das Ciências Sociais 2013 (UFPel).As Ciências Sociais em perspectiva: discutindo os rumos do ensino e da pesquisa acadêmica. 2013. (Encontro).

II Seminário de Diálogos com Paulo Freire. 2011. (Seminário).

O Pensamento Crítico de Henri Lefebvre. 2011. (Congresso).

XIII Encontro de Pós-Graduação da UFPel.Trabalhos em sessão oral. 2011. (Encontro).

CAVG nas Eleições.Que país é esse? - Democracia, Representação e Cidadania no Brasil. 2010. (Outra).

II Encontro Internacional de Ciências Sociais e os Desafios Para o Século XXI. 2010. (Seminário).

III Congresso Sul-Riograndense de Direitos Fundamentais (CONSULTAIS) e da XXIX Semana Jurídica. 2010. (Congresso).

8º JORNADA DE ESTUDOS SOBRE O RIO GRANDE DO SUL: A construção das Identidades Territoriais. 2009. (Encontro).

9º Encontro Sobre o Poder Escolar. 2009. (Encontro).

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA MORAL E POLÍTICA. 2009. (Congresso).

Capacitação De Educadores da Rede Básica em Educação em Dirietos Humanos/ UFPB/FURG, com apoio do Ministério da Educação/Secretaria Continuada, Alfabetização e Diversidade. Totalizando carga horária de 132 horas.. 2008. (Seminário).

II Seminário Diálogos com Paulo Freire: Educação Popular, Formação Profissional e Movimentos Sociais.. 2008. (Seminário).

Cico de Palestras das Ciências Sociais.Participou. 2004. (Outra).

1º Fórum de Pesquisas do ISP.Apresentou trabalho: Surgimento de um Novo Ator Social em Pelotas: o Partido dos Trabalhadores. 2002. (Outra).

O que é e como construir um projeto pedagógico.Participou. 2002. (Seminário).

Palestra "Os Dez Anos de Política de Globalização no Brasil".Participou. 2002. (Outra).

A Construção da Cidadania em Adolescentes em Situação de Risco.Participou como Co-Coordenadora. 2000. (Seminário).

Concurso de Monografia: A Participação do Exército Brasileiro nas Missões de Paz da ONU e sua Importência para a Projeção Nacional.Participou. 2000. (Outra).

Educação para a Cidadania.Participou como Coordenadora. 2000. (Seminário).

A Construção da Cidadania em Adolescentes em Situação de Risco.Participou como Co-Coordenadora e Palestrante. 1999. (Seminário).

I Seminário - Discutindo a Sociologia no Ensino Médio.Participou como Ministrante. 1999. (Seminário).

I Seminário - Prática Docente de Sociologia no Ensino Médio: Relatos de Experiências.Participou como Coordenadora Geral. 1999. (Seminário).

Projeto Criança na Escola - Integração Criança-Família-Escola.Participou como Co-Coordenadora. 1999. (Outra).

Curso "A Cidadania em Debate: Perspectivas Sociais, Políticas e Jurídicas".Participou como Coordenadora e Ministrante. 1998. (Outra).

Curso "A Construção da Cidadania em Pelotas em Situação de Risco".Participou como Co-Coordenadora. 1998. (Outra).

Semana Acadêmica - O Papel das Ciências Sociais no Contexto Atual.Participou. 1998. (Outra).

Workshop "Teoria e Metodologia em Antropologia".Participou. 1997. (Outra).

Pesquisa de Opinião durante a I Mostra de Outono/96.Participou como aplicador de questionários. 1996. (Outra).

1º Simpósio de Ciências Sociais - Contexto Brasileiro e Latino Americano Pós-29, na Perspectiva Política, Social e Econômica.Participou como ministrante. 1995. (Simpósio).

1º Simpósio de Ciências Sociais - ISP - UFPEL: Contexto Brasileiro e Latino-Americano - Dos Governos Militares a reabertura na Perspectiva Político-Social-Econômica.Realizou palestra: Perspectivas após a Abertura. 1995. (Simpósio).

As Eleições Municipais em Pelotas de 1947 a 1992.Atuou no projeto de pesquisa. 1995. (Outra).

IV Congresso de Iniciação Científica. Apresentou trabalho: Participação Legislativa no Desenvolvimento de Políticas Sociais em Pelotas de 1992 a 1996. 1995. (Congresso).

IV Congresso de Iniciação Científica FURG UFPEL UCPEL. Participação Legislativa No Desenvolvimento De Políticas Sociais Em Pelotas De 1992 A 1996. 1995. (Congresso).

VII Salão de Iniciação Científica.Apresentou trabalho: Participação Legislativa no Desenvolvimento de Políticas Sociais em Pelotas de 1992 a 1996. 1995. (Outra).

1ª Jornada Nacional de Iniciação Científica na 46ª Reunião Anual da SBPC.Apresentou painel: Eleições Municipais em Pelotas de 1947 a 1992. 1994. (Outra).

As Eleições de 1994 em Pelotas.Participou como aplicador de questionários. 1994. (Outra).

As Eleições de 1994 em Pelotas.Participou como aplicador de questionários. 1994. (Outra).

As Eleições Municipais de Pelotas de 1947 a 1992.Atuou no projeto de pesquisa. 1994. (Outra).

Curso "Pesquisa Qualitativa em Ciências Sociais".Participou. 1994. (Outra).

III Congresso de Iniciação Científica. Apresentou trabalho: As Eleições Municipais de Pelotas de 1947 à 1992. I - Comportamento feminino nas eleições de 1992 a 1994. 1994. (Congresso).

II Semana Acadêmica de História "Terceiro Mundo: Novas Perspectivas".Participou. 1994. (Outra).

II Semana Acadêmica do Curso de Ciências Sociais: Da Política do Social. 1994. (Encontro).

II Semana Acadêmica do Curso de Ciências Sociais: da política do social - do social da política.Participou. 1994. (Outra).

II Seminário de Iniciação Científica e I Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ.Apresentou trabalho. 1994. (Seminário).

I Salão de Iniciação Científica.Apresentou trabalho de pesquisa: As Eleições Municipais em Pelotas de 1947 a 1992. 1994. (Outra).

Jornada do Instituto de Sociologia e Política. 1994. (Outra).

Programador DBase.Participou no curso. 1994. (Outra).

Simpósio sobre Comportamento Eleitoral.Participou como ministrante e colaboradora. 1994. (Simpósio).

Simpósio sobre Pesquisa Eleitoral.Ministrante e colaboradora. 1994. (Simpósio).

VI Salão de Iniciação Científica.Participou como coordenadora de sessão de apresentação de trabalhos. 1994. (Outra).

VI Salão de Iniciação Científica.Apresentou trabalho: Participação Feminina ns Eleições em Pelotas de 1992 a 1994. 1994. (Outra).

Ciclo de Palestras sobre Formas e Sistemas de Governo.Participou. 1993. (Outra).

Curso Educador Social de Rua.Participou. 1993. (Outra).

II Congresso de Iniciação Científica. Apresentou trabalho: Eleições Municipais em Pelotas de 1947 a 1992. 1993. (Congresso).

Seminário sobre Características e Perspectivas da Zona Sul do RS.Participou. 1993. (Seminário).

Seminário sobre Estado e Política de Saúde no Brasil do Século XX.Participou como colaboradora. 1993. (Seminário).

Simpósio sobre as Formas e os Sistemas de Governo.Participou. 1993. (Simpósio).

Ciclo de Palestras "Jornada do Instituto de Sociologia e Política".Participou. 1992. (Outra).

I Jornada Nacional de Iniciação Científica na 46ª Reunião Anual da SBPC.Eleições Municipais em Pelotas de 1947 a 1992. 1992. (Encontro).

I Semana Acadêmica do Curso de Ciências Sociais. 1992. (Outra).

O Plebiscito em Pelotas.Participou como aplicador de questionários. 1992. (Outra).

Seminário "Gênese da Sociedade Gaúcha".Participou. 1992. (Seminário).

Seminário de Antropologia Física.Participou. 1992. (Seminário).

Seminário Sobre Características e Perspectivas da Zona Sul do RS. 1992. (Seminário).

Datilografia com Iniciação ao Serviço de Escritório.Participou no curso. 1991. (Outra).

V Encontro de Contabilistas. 1990. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Amilton de Moura Figueiredo

BARRETO, Alvaro;SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos; COSTA, Maria Amélia Soares Dias da. A Dinâmica da relação Executivo - Legislativo, em Pelotas, entre 2001 e 2004. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Sociologia e Política) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: José Carlos Vieira Ruivo

SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos; BEZERRA, Antônio Jorge Do Amaral; CAVA, Paulo Pereira. Trabalho de conclusão de Curso de Pós-Graduação em Sociologia e Política - Área de Sociologia. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Sociologia e Política) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Vilmarise Francheschi Muceniek Alves

BARRETO, Alvaro;SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos; SANTOS, Leonardo. A Política da Imprensa em tempos de campanha eleitoral: um estudo de caso do jornal Zero Hora no segundo turno das eleições presidenciais em 2002. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Sociologia e Política) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Maria Alice Menaré Sias

BARRETO, Alvaro;SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos; SANTOS, Leonardo. Uma Análise da disputa entre Érico Ribeiro e Fetter Júnior na eleição de 2002. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Sociologia e Política) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Celia Regina Constenla

BARRETO, Alvaro;SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos; SANTOS, Leonardo. A Suspensão de direitos políticos por condenação criminal. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Sociologia e Política) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Giovanna Allegretti

CUNHA, P. R. C.; KUNRATH, R. J.;SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos. UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS ÍNDICES DE ABANDONO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFPEL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais Bacharelado) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Danielle Borges Lopes

KUNRATH, R. J.; CUNHA, P. R. C.;SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos. POLÍTICAS PÚBLICAS DE RESSOCIALIZAÇÃO: um Estudo do Projeto Mão de Obra Prisional de Pelotas (MOP-SUS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais Bacharelado) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Cacildo Dias Cardoso

SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos; SANTOS, Leonardo Rochedo Spencer dos. Monografia final de Curso. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Roberta Rodrigues Trierweiler

SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos; COSTA, Maria Amélia Soares Dias da. Monografia final de Curso. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas.

SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos; BARRETO, Álvaro Augusto de Borba; RIBEIRO, Maria Thereza Rosa; FIGUEIREDO, Rosa Eliana de. Participou como suplente da constituição da banca de seleção para professor substituto na área de Política e Antropologia. 2002. Universidade Federal de Pelotas.

SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos; BARRETO, Álvaro Augusto de Borba; RIBEIRO, Maria Thereza Rosa. Constituiu a banca de seleção para professor substituto na área de Ciências Sociais. 2002. Universidade Federal de Pelotas.

SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos; BARRETO, Álvaro Augusto de Borba; COSTA, Maria Amélia Soares Dias da. Constituiu banca para seleção de 01 monitor para a disciplina de Fundamentos de Política I, 01 monitor para a disciplina de Fundamentos de Política II, 01 monitor para a disciplina de Prática em Ciências Sociais I e 01 monitor para a discioplina de Ciência Política III. 2001. Universidade Federal de Pelotas.

SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos; COSTA, Maria Amélia Soares Dias da. Constituiu banca para escolha de 01 monitor para a disciplina de Fundamentos de Política I. 1999. Universidade Federal de Pelotas.

SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos; COSTA, Maria Amélia Soares Dias da; LUCAS, Luiz Carlos Gonçalves; FIGUEIREDO, Rosa Eliana de. Constituiu banca para escolha de 01 monitor para a disciplina de Fundamentos de Política. 1999. Universidade Federal de Pelotas.

SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos; CAVA, Paulo Pereira; SILVA, Eros Ricardo Pecora da; WENDT, Kelly; PERELLÓ, Ângelo Gonçalves; MILGAREJO, Rudinei Oliveira. Constitui banca para eleição da Chefia do Departamento de Sociologia e Política. 1999. Universidade Federal de Pelotas.

SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos; ANTÔNIO, Marco; SEMENDA, Carla; GUINRANT, Romério; MELLO, Fernando; MADEIRA, Luiz Eduardo; FIGUEIRA, Luciara Duarte; MACHADO, Marta Inês; HAERTER, Gilmar; COSTA, Maria Amélia Soares Dias da; MANICA, Fides Leal; FIGUEIREDO, Rosa Eliana de; RECONDO, Neusa Regina Soares; RIBEIRO, Maria Thereza Rosa; OLIVEIRA, Wilson José Ferreira de; CAVA, Paulo Pereira; LUCAS, Luiz Carlos Gonçalves. Constituiu comissão para análise e reestruturação do Curso de Ciências Sociais. 1999. Universidade Federal de Pelotas.

SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos; CAVA, Paulo Pereira; FIGUEIREDO, Rosa Eliana de. Constituiu banca de seleção para monitoria da disciplina de Ciência Política. 1995. Universidade Federal de Pelotas.

SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos; COSTA, Maria Amélia Soares Dias da; FIGUEIREDO, Rosa Eliana de. Participou da comissão para elaborar e ativar o processo de reconhecimento do Curso de Graduação em Ciências Socais. 1995. Universidade Federal de Pelotas.

Orientou

Lais Soares Sabbado

Presidencialismo de coalizão no Brasil: uma revisão nos termos do debate; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Sociologia e Política) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Camila Silveira dos Santos

Trabalho de conclusão de curso; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Aline Moura Gonçalves

Exame nas disciplinas de Prática em Ciências Sociais II e IV; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Gisele Pereira de Moura

Quem são as mulheres que se candidatam a deputadas federais? O perfil das candidatas ao cargo no Rio Grande do Sul nas eleições 2010; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Marcia da Silva Pereira

Camelôs do Camelódromo de Pelotas: novas características para uma antiga atividade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Aline Luz da Silva

Alcoolismo, uma 'doença social': estudo de caso do grupo de Alcoólicos Anônimos São José; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Cristiane Machado Duarte

Trabalho, auto-estima e divisão sexual do trabalho; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Luis Renato Silva da Silva

Associação de Bairro: Um levantamento da representatividade e participação em uma associação de moradores de Pelotas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Karen da Cruz Quadros

Um reino do faz de conta? Uma análise histórico-social da função da pena privativa de liberdade no presídio feminino de Pelotas, RS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Patrícia Maria Chini

Análise do discurso dos candidatos Cururu e Catarina à Câmara de Vereadores de Pelotas nas eleições municipais de 2008; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Juliane San'tAna Bento

A redistribuição de valores na pós-modernidade: O pluralismo de bem estar e as políticas sociais supranaturais - uma reflexão sobre os modelos na União Europeia e no Mercosul; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Livian Lino Netto

Sociologia: da legalidade à realidade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Raquel Medeiros de Moraes

O Diário Popular diante de uma mobilização 'Popular': O caso das diretas já, de janeiro a abril de 1994; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Flávio Luis Farias Garcia

Como os órgãos estatais identificaram os casos de suicídio: estudos na região Sul do Rio Grande do Sul nos anos de 1990; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Maicon Duarte Kuhn

Comportamento do eleitor do distrito de Monte Bonito nas eleições para a Câmara de Vereadores de Pelotas em 2004 e em 2008; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Dieni Oliveira Rodrigues

Uma breve análise do Conselho Municipal da Mulher de Pelotas (gestão 2008/2010); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Patrícia Daiani Lapuente Roldan

A importância do voto: a visão dos alunos de 16 e 17 anos no Colégio Municipal Pelotense; Trabalho de conclusão; (Graduação em Curso de Ciências Sociais); Co-orientadora; ; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Ricardo Gonçalves Severo

Loteamento Belo Horizonte: trabalho informal e moradia precária; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais); Co-orientadora; ; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Romacio Ribeiro Machado

Jovens eleitores: percepção e participação política; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais); Co-orientadora; ; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Marcus Vinícius Oliveira Minuzzo

A Reincidência no sistema penitenciário do estado do Rio Grande do Sul; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) Co-orientadora; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Francislene dos Santos

Comportamento Clientelista no Brasil: predisposições dos eleitores de 2002; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais; Co-orientadora; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Luiz Alfredo Coitinho Moncks

Agricultura Familiar: o projeto merenda escolar ecológica da prefeitura municipal de Pelotas; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) Co-orientadora; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Moisés Garcia Corrêa

A Reprodução do Fracasso Escolar nas Classes Trabalhadoras; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais; Co-orientadora; ; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Vaklerez da Silveira Ferreira

A Ressocialização do preso e o trabalho; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Viviane Vasconcellos Lopes

Política de cotas: limites e perspectivas; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais; Orientadora; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Cacildo Dias Cardoso

O legislativo Municipal Pelotense; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais); Orientadora; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Jéfersom Diel Vieira

A situação do idoso em Pelotas; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) Co-orientadora; ; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Alex Menegoni Garcia

O Menor e a institucionalização: FASERGS; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) Orientadora; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Aline Medeiros Muller

Políticas sociais de saúde em Pelotas: uma análise da FAU no ano de 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais); Co-orientadora; ; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Andréa Rodrigues Medeiros

As praças como espaço de lazer infantil gratuito em Pelotas (RS); Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais); Co-orientadora; ; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Eder Gilson Eslabão Martins

Análise das atividades legislativas desenvolvoidas pelos vereadores do Capão do Leão em 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais); Co-orientdora; ; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Rosa Marion Vieira Goularte

Conselho de Saúde: a concepção da representatividade dos membros do Conselho de saúde do município de Peotas; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais; Orientadora; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Sandro Rodrigues Dias

Marketing Político X Marketing Comercial: semelhança ou antagonismo?; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais); Co-orientadora; ; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

João José Damasceno Mastrantonio

Mercado de trabalho infantil: causas e conseqüências; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) Co-orientadora; ; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Luciano Biasi da Silva

Mudanças no mundo do trabalho e a gênese da economia solidária; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Luciano Luiz Alves

Monografia de Final de Curso; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Marta Inês Machado

Monografia de Final de Curso; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Alcides Maria Xavier dos Santos

Menores infratores e o consumo de drogas de Pelotas - julho de 2001 a junho de 2002; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e m Ciências Sociais) Co-orientadora; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Marcia Rejane Silva de Borba

Cientistas sociais atuando fora da área de formação; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências); Orientadora; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Márcia Soares Silveira Mussi

Negro X Escola: a exclusão ainda persiste em pleno século XXI; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Regina Silva da Silva Soares

Mulheres negras e discriminação racial na metade Sul: suas histórias e memórias, baseadas na referência de sua estrutura social; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Ticiano Vieira da Cunha

Estudos sobre o comportamento político do eleitorado pelotense diante dos resultados das pesquisas eleitorais; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Alvaro César de Moraes Carvalho

Segurança pública: um estudo sobre a delegacia de polícia do 2º Distrito de Pelotas; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

André da Fonseca Correa

Monografia de Final de Curso; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Eros Ricardo Pecora da Silva

Estudo de caso: Associação dos Amigos do Bairro Santa Teresinha; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Fabrizia Borges Duarte

Monografia Final de Curso; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Gerson Adriani Schubert

Adolescente infrator e a delegacia especializada na criança e adolescente em Pelotas; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Janaína da Silva Brião

Política e o grau de interesse dos jovens pelotenses em relação ao seu direito de voto; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Jéferson Xavier Fabres

Suicídio; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Neusa Maria Madruga

A importância da associação de Pais e Amigos dos excepcionais de Pelotas; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Patrícia Milech Rosa

Monografia de Final de Curso; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Rosa Neli Beloni da Cruz

Centro Cultural e Social Evangélico Betel: um estudo de caso; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Roberta Rodrigues Trierweiler

Mulher e Gênero: sua presença nos partidos políticos e na eleição municipal do ano 2000 em Pelotas; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Luiz Eduardo Madeira

Monografia de Final de Curso; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Cristiano Vieira Lemos

Trabalho e Sustentabilidade; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Carla Serpa

PIBID HUMANIDADES II: A CONTRIBUIÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NOS QUE DIZ RESPEITO AOS MOVIMENTOS SOCIAIS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Doglas Dias Paes

O ENSINO DA SOCIOLOGIA NA ESCOLA SYLVIA MELLO; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Rosânea Souza Campos

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS PIBIDIANAS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Jason da Silva Borba

A IMPORTÂNCIA DO PIBID HUMANIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Aline Rodrigues Dobke

A AÇÃO DO PIBID NA ORGANIZAÇÃO DA BILIOTECA DA ESCOLA DOUTOR ANTÔNIO LEIVAS LEITE; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Eunice Lopes de Moraes

BREVE ANÁLISE ACERCA DAS ATUAIS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: o contexto interdisciplinar implantado a partir do PIBID?; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Andrea Silva de Freitas Campos

PROFISSÕES VERDES: construindo saberes com os alunos do 2 ano do ensino médio; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Catarina da Rocha Marafiga

ENTRE O FAZER E O SABER SOCIOLÓGICO: O PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DOCENTE, ATRAVÉS DA PRÁTICA DESENVOLVIDA NO PIBID; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Jason da Silva Borba

LIGADO? NAS QUESTÕES SOCIAIS- PROJETO PIBID DAS CIÊNCIAS SOCIAIS UFPEL; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Maurício de Souza Ritta

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS DE PELOTAS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Mateus Henrique Passini Vilela

Um Diagnóstico de Símbolos e Linguagens ? a educação no olhar do futuro educador: pibidianos das Ciências Humanas-UFPel, na atividade sociólogos do futuro; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Caroline Garcia

A IDENTIDADE ATRAVÉS DO CORPO: UMA FRONTEIRA ENTRE ACEITAÇÃO E O PRECONCEITO DENTRO DA ESCOLA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Catarina da Rocha Marafiga

A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS PIBIDIANAS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz;

Produções bibliográficas

  • SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos . Condição Social da Mulher. Cadernos do Isp, Editora Universitária - UFPEL, p. 69, 2000.

  • SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos . Educação básica: Um debate teórico sobre o ensino da sociologia. 1. ed. Porto Alegre: UFRGS gráfica, 2013. 111p .

  • WITKE, Cleide Inês ; NEVES FILHO, Eduardo Ferreira ; SCHIO, Sônia Maria ; SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos ; GANDRA, Edgar Avila ; PORTO, Gilceane Caetano ; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo . Colégio Estadual Dom João Braga "Identidades, individualismos e diferenças: Quem sou? Onde estou? Identidades da diversidade". In: Sônia Maria Schio. (Org.). Projetos interdisciplinares em escolas do PIBID II UFPEL (2010-2012). 1ed.Porto Alegre: UFRGS Gráfica, 2013, v. 1, p. 7-247.

  • SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos . O Surgimento de um Novo Ator Social em Pelotas: O Caso do Partido dos Trabalhadores. In: XI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1999, Porto Alegre. XI Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 1999.

  • SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos . Eleições de 1994: um Estudo do Comportamento Eleitoral dos Setores de Baixa Renda na Cidade de Pelotas. In: IV Congresso de Iniciação Científica FURG / UFPEL / UCPEL, 1995, Rio Grande. Anais do IV Congresso de Iniciação Científica FURG / UFPEL / UCPEL. Rio Grande: FURG, 1995.

  • CARVALHO, Isabel Cristina Nunes de ; MASCARENHAS, Alexandra Garcia ; ARMAS, Eliane Dutra de ; RADMANN, Elis Rejane ; SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos ; COSTA, Maria Amélia Soares Dias da . Participação e Classes Sociais. In: IV Congresso de Iniciação Científica FURG / UFPEL / UCPEL, 1995, Rio Grande. Resumos do IV Congresso de Iniciação Científica FURG / UFPEL / UCPEL. Rio Grande: FURG, 1995. p. 203-203.

  • SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos ; COSTA, Maria Amélia Soares Dias da . Participação Legislativa Municipal no Desenvolvimento de Políticas Sociais em Pelotas no Período de 1992 a 1996. In: VII Salão de Iniciação Científica e IV Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 1995, Porto Alegre. VII Salão de Iniciação Científica e IV Feira de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS / PROPESP, 1995. p. 250-250.

  • SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos ; COSTA, Maria Amélia Soares Dias da ; RADMANN, Elis Rejane ; ARMAS, Eliane Dutra de ; CARVALHO, Isabel Cristina Nunes de ; MASCARENHAS, Alexandra Garcia . Participação Legislativa Municipal no Desenvolvimento de Políticas Sociais em Pelotas no Período de 1992 a 1996. In: IV Congresso de Iniciação Científica FURG / UFPEL / UCPEL, 1995, Rio Grande. Resumos do IV Congresso de Iniciação Científica FURG / UFPEL / UCPEL. Rio Grande: FURG, 1995. p. 189-189.

  • ARMAS, Eliane Dutra de ; RADMANN, Elis R ; MASCARENHAS, Alexandra ; CARVALHO, Isabel Cristina N de ; SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos ; COSTA, Maria Amélia Soares Dias da . Eleições de 1994: Um estudo do comportamento eleitoral dos setores de baixa renda na cidade de Pelotas. In: IV Congresso de Iniciação Científica FURG / UFPEL / UCPEL, 1995, Rio Grande. Resumos do IV Congresso de Iniciação Científica FURG / UFPEL / UCPEL. Rio Grnde: FURG, 1995. p. 206-206.

  • RADMANN, Elis Rejane Heinemann ; ARMAS, Eliane Dutra de ; MASCARENHAS, Alexandra ; CARVALHO, Isabel Cristina Nunes de ; SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos ; COSTA, Maria Amélia Soares Dias da . Comportamento Eleitoral das Classes Sociais em Pelotas nas Eleições de 1994. In: IV Congresso de Iniciação Científica FURG / UFPEL / UCPEL, 1995, Rio Grande. Resumos do IV Congresso de Iniciação Científica FURG / UFPEL / UCPEL. Rio Grande: FURG, 1995. p. 204-204.

  • SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos ; COSTA, M A Dias da . Participação Legislativa Municipal no Desenvolvimento de Políticas Sociais em Pelotas no Período de 1992 a 1996. In: III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Pesquisa da UNIJUI, 1995, Ijuí. Anais do III Seminário de Iniciação Científica e II Jornada de Pesquisa da UNIJUI. Ijuí: UNIJUI, 1995. p. 112-112.

  • SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos . Comportamento Eleitoral das Classes Sociais em Pelotas de 1988 a 1994. In: III Congresso de Iniciação Científica da UFPEL / FURG, 1994, Pelotas. Resumos do III Congresso de Iniciação Científica da UFPEL / FURG. Pelotas: UFPEL, 1994.

  • SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos ; COSTA, Maria Amélia Soares Dias da . Eleições Municipais em Pelotas de 1947 a 1992. In: II Seminário de Iniciação Científica e I Jornada de Pesquisa UNIJUI, 1994, Ijuí. Anais do II Seminário de Iniciação Científica e I Jornada de Pesquisa UNIJUI. Ijuí: UNIJUI, 1994. p. 53-53.

  • SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos ; COSTA, Maria Amélia Soares Dias da . Participação Feminina nas Eleições Municipais em Pelotas de 1992 a 1994. In: VI Salão de Iniciação Científica e III Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 1994, Porto Alegre. Livro de Resumos do VI Salão de Iniciação Científica e III Feira de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 1994. p. 233-233.

  • SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos ; COSTA, Maria Amélia Soares Dias da ; ARMAS, Eliane de ; RADMANN, Elis R . As Eleições Municipais de Pelotas de 1947 a 1992. I - Comportamento feminino nas eleições de 1992 a 1994. In: III Congresso de Iniciação Científica da UFPEL / FURG, 1994, Pelotas. Resumos do III Congresso de Iniciação Científica da UFPEL / FURG. Pelotas: UFPEL, 1994. p. 164-164.

  • COSTA, Maria Amélia Soares Dias da ; RADMANN, Elis Rejane Heinemann ; ARMAS, Eliane D ; SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos . Eleições Municipais em Pelotas de 1947 a 1992. III - Comportamento Eleitoral das classes sociais em Pelotas de 1988 a 1994. In: III Congresso de Iniciação Científica da UFPEL / FURG, 1994, Pelotas. Resumos do III Congresso de Iniciação Científica da UFPEL / FURG. Pelotas: UFPEL, 1994. p. 165-165.

  • COSTA, Maria Amélia Soares Dias da ; ARMAS, Eliane Dutra de ; SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos ; RADMANN, Elis Rejane H . As Eleições Municipais em Pelotas de 1947 a 1992. IV - Comportamento eleitoral das classes de baixa renda na cidade de Pelotas em 1994. In: III Congresso de Iniciação Científica da UFPEL / FURG, 1994, Pelotas. Resumos do III Congresso de Iniciação Científica da UFPEL / FURG. Pelotas: UFPEL, 1994. p. 165-165.

  • SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos . Participação Feminina nas Eleições em Pelotas de 1992 a 1994. In: II Seminário de Iniciação Científica e I Jornada de Pesquisa UNIJUI, 1994, Ijuí. Anais do II Seminário de Iniciação Científica e I Jornada de Pesquisa UNIJUI. Ijuí: UNIJUI, 1994. p. 82-82.

  • ALMEIDA, M J ; SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos ; GUIDOTTI, M ; ARMAS, e de ; RODRIGUES, L ; COSTA, M A D da . As Eleições Municipais em Pelotas de 1947 a 1992. In: VI Salão de Iniciação Científica e III Feira de Iniciação Científica da UFRGS, 1994, Porto Alegre. Livro de Resumos do VI Salão de Iniciação Científica e III Feira de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 1994. p. 233-233.

  • SCHWARZ, Vera Lúcia dos Santos ; COSTA, Maria Amélia Soares Dias da . Eleições Municipais em Pelotas de 1947 a 1992. In: II Congresso de Iniciação Científica da FURG, 1993, Rio Grande. Livro de Resumos do II Congresso de Iniciação Científica da FURG. Rio GRande: FURG, 1993. p. 284-284.

Projetos de pesquisa

  • 1995 - 1996

    Participação Legislativa no desenvolvimento de políticas sociais em Pelotas no período de 1992 a 1996, Descrição: Participação Legislativa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Vera Lúcia dos Santos Schwarz - Coordenador.

Prêmios

1995

1º Lugar no Curso de Ciências Sociais da turma de 1994/2, Universidade Federal de Pelotas.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Pelotas, Unidades e Cursos de Graduação. , Rua Coronel Alberto Rosa, Centro, 96010770 - Pelotas, RS - Brasil, Telefone: (53) 32845500