Doris Regina Barros da Silva

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2012), Especialista em Arte e Educação na Transdisciplinaridade pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2005) e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2001). Pedagoga vinculada ao Proeja do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ e docente no curso de Especialização em Histórias e Culturas Africanas e Afrobrasileiras na mesma instituição. Estudos Culturais, Currículos, Gênero, Pedagogias Decoloniais, Processos Educativos em Espaços Formais e Não-formais e Relações Étnico-raciais são os principais temas de pesquisa.

Informações coletadas do Lattes em 05/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2009 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Os contos e os pontos: o lugar do saber e os saberes que tem lugar nas rodas da pedagogia Griô,Ano de Obtenção: 2012
Mailsa Carla Pinto Passos.Palavras-chave: Identidade; Memória, Oralidade; Griô.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Arte e Educação na Transdisciplinaridade

2004 - 2005

Universidade Candido Mendes
Título: Ensino da Artes Visuais na Educação Infantil: da reprodução de modelos à leitura de imagens
Orientador: Rita Abreu

Graduação em Pedagogia

1998 - 2001

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Em um contexto árido, uma terra fecunda: a Pedagogia do Movimento Sem Terra
Orientador: Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão

Formação complementar

2014 - 2014

Formação em História da África e Relações Raciais. (Carga horária: 80h). , Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, CEAP, Brasil.

2014 - 2014

Patrimônio, Memória e Cultura Afro brasileira. (Carga horária: 150h). , Centro de Referência Patrimonial e Histórico de Duque de Caxias, CRPH/DC, Brasil.

2005 - 2005

Formação com Educadores de Educação Infantil. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado de Integração Governamental, SEIG, Brasil.

2004 - 2004

Programa de Oficinas Pedagógicas - PROAÇÃO. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Belford Roxo, PMBR, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Círculos de Alfabetização e Cultura em EJA. (Carga horária: 100h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Materiais Alternativos. (Carga horária: 46h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação em Periferias Urbanas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Organização de eventos

SILVA, Doris R. B. ; OLIVEIRA, W. G. . "Is black beautiful?" Estética Negra Afirmativa. 2018. (Outro).

SILVA, Doris R. B. . Entre as tramas do Ori: Etnomatemática e Cultura Afro-basileira, trilhas e possibilidades para reordenar as formas de pensar. 2015. (Outro).

PICCOLO, Fernanda Delvalhas ; SILVA, Doris R. B. . IV Colóquio de Políticas Culturais da Baixada Fluminense:cultura, identidade e manifestações artísticas afro-brasileiras. 2014. (Outro).

SILVA, Doris R. B. . I Festival Literário da Diáspora Africana - FLIDAM. 2013. (Festival).

SILVA, Doris R. B. . Evento de Encerramento do Projeto Circuito AfroNil. 2011. (Outro).

CRUS, E. M. ; FILHA, Marli F. R. ; LACERDA, A. C. F. ; MORAES, C. A. L. ; OLIVEIRA, Iria Bruno de ; PEIXOTO, J. A. T. ; RIBEIRO, R. S. ; SILVA, A. N. ; SILVA, Doris R. B. . Processos de aprendizagem e contemporaneidade: a sala de aula como foco. 2009. (Outro).

Participação em eventos

Cultura Afro nas Escolas.Educação e Relações Étnico-Raciais. 2017. (Encontro).

Semana da Consciência Negra de Viçosa 2016.Educação para as Relações Étnico-raciais. 2016. (Outra).

V Sernegra: Semana de reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça do IFB.Patrimônios e memórias afrobrasileiras: entre permanências e ressignificações. 2016. (Simpósio).

II Seminário Cultura Negra na escola.A Lei 10.639/03 em redes. 2015. (Seminário).

IV Pensando Áfricas e suas Diásporas.Reconstrução da identidade afrobrasileira: patrimônios, memórias e ressignificações.. 2015. (Seminário).

Simpósio Agô, Carolina!.Herdeiras de Carolina. 2014. (Simpósio).

II Colóquio de Políticas Culturais da Baixada Fluminense: manifestações artísticas e culturais da Baixada.Apresentação do Coletivo Pó de Poesia. 2013. (Outra).

II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.Projeto Circuito AfroNil. 2012. (Outra).

Semana do Dia Internacional de Combate ao Racismo.Memórias, patrimônios e Processos Identitários Afro-brasileiros. 2012. (Outra).

VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Educação, Identidade e Cultura Afro-brasileira: revisitando o Patrimônio e a História. 2012. (Congresso).

10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós-Graduação em suas Múltiplas Dimensões.Os contos e os pontos: o lugar do saber e os saberes que tem lugar nas rodas da Pedagogia Griô. 2011. (Encontro).

4° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação.Cia de Jovens Griots: Ancestralidade, Oralidade e Corporeidade em Vivências Ecoestéticas da Afrobrasilidade. 2011. (Seminário).

I Ciclo de Palestras sobre Cultura Afro-brasileira na Escola.Projeto Circuito AfroNil. 2011. (Outra).

VI Seminário Educação e População Negra & I Encontro Regional da ABPN no Sudeste: um balanço da última década.Os passos do caminhante: cadências e movimentos que enunciam espaços de memória e outras temporalidades. 2011. (Seminário).

XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. Os contos e os pontos: o lugar do saber e os saberes que tem lugar nas rodas da pedagogia Griô. 2011. (Congresso).

XVII SEMATEC & XV Encontro Escola Comunidade.Oficina: África Histórias para contar e recontar. 2011. (Encontro).

33 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. 2010. (Outra).

III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. Cia de Jovens Griots:: Ancestralidade, Corporeidade e Oralidade em Vivências Ecoestéticas da Afrobrasilidade. 2010. (Congresso).

IV Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo, II Seminário Internacional de África, II Seminário Memória e Experiência.Cia de Jovens Griots: ancestralidade, oralidade e corporeidade em vivências ecoestéticas da afrobrasilidade. 2010. (Seminário).

VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros (as) Copene. Afrodiáspora: Saberes Pós-Coloniais, Poderes e Movimentos Sociais.. Cia de Jovens Griots: ancestralidade, oralidade e corporeidade em vivências ecoestéticas da afrobrasilidade. 2010. (Congresso).

Congresso Latino Americano e Caribenho de Arte-educação. Pincéis, tintas e borrões e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 2009. (Congresso).

II Seminário Afro-Carioca: Educação, Patrimônio e Identidade. 2009. (Seminário).

I Jornada de Educação para a Igualdade Racial na Baixada Fluminense. 2009. (Outra).

I Seminário Discente do Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Ppopulares: Educação e Contemporaneidade. 2009. (Seminário).

Seminário Afro-brasilidade e cultura popular. 2009. (Seminário).

Seminário de Cultura Africana e Afro-brasileira. 2009. (Seminário).

Fórum Mundial de Educação da Baixada Fluminense. 2008. (Outra).

IV Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.Pincéis, tintas e borrões e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 2008. (Simpósio).

Seminário Internacional Pós-neoliberalismo, Movimentos Sociais e Desenvolvimento. 2008. (Seminário).

Ciclo de Debates Contemporâneos da Secretaria Municipal de Educação de Mesquita. 2007. (Outra).

IV Seminário de Educação, Gênero e Infância.O Ensino das Artes Visuais na Educação Infantil::da reprodução de modelos à leitura de imagens. 2007. (Seminário).

Forum Mundial de Educação de Nova Iguaçu.Ensino das Artes Visuais na Educação Infantil: emancipação ou reprodução?. 2006. (Outra).

II Jornada Cotidiano Escolar e Violência. 2000. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Lucileia dos Santos Baptista

SILVA, Doris R. B.; COSTA, R. C. R.; PEREIRA, M. G.. A Contação de Histórias Africanas e Afro-brasileiras como Ferramenta Antirracista. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Histórias e Culturas Africanas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscilla Hygino Rodrigues da Silva Donato

COSTA, R. C. R.;SILVA, Doris R. B.. Uma nova Educação para o Século XXI: Perspectivas sobre Interculturalidade e Decolonialidade no Ensino de Música na Escola Básica.. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Histórias e Culturas Africanas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Anne Caroline de Carvalho Nunes

RAMOS, M. J.; FERREIRA, M.;SILVA, Doris R. B.. Pela Pedagogia Decolonial: novas ações na educação etnicorracial, a partir da formação continuada de professores de Educação Infantil. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Histórias e Culturas Africanas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: VANESSA DE OLIVEIRA LIMA

Costa, Angela Maria da; MONTEIRO, A. M.;SILVA, Doris R. B.. Práticas Pedagógicas no Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileiras no Primeiro Segmento do Ensino Fundamental. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Histórias e Culturas Africanas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: Jéssica de Oliveira Nonato Alves

SILVA, Doris R. B.; COSTA, R. C. R.; FERREIRA, M.. A contribuição das Experiências Pedagógicas de Terreiros para a Educação. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Histórias e Culturas Africanas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: William Mota Côrtes

OLIVEIRA, J. P.; ALMEIDA, L. L.;SILVA, Doris R. B.. O canto na roda da capoeira como forma de continuidade à oralidade africana na diáspora brasileira. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Histórias e Culturas Africanas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Aluno: FLAVIA da SILVA HERCULANO

OLIVEIRA, J. P.; SANTOS, J. P.;SILVA, Doris R. B.. O protagonismo feminino negro no Candomblé. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Histórias e Culturas Africanas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

PEREIRA, A. C. T.;SILVA, Doris R. B.. Concurso público para professor substituto de História. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Junior, Sérgio Henrique S.; Jesus, Vitor Luiz B. de;SILVA, Doris R. B.. Professor substituto de Metrologia Elétrica e Eletrônica Básica. 2008. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Orientou

Lucileia dos Santos Baptista

A Contação de Histórias como Ferramenta Antirracista; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Histórias e Culturas Africanas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Doris Regina Barros da Silva;

Elaine dos Santos da Silva

Da cor do pecado: a representação da mulher negra na teledramaturgia; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Ensino de Histórias e Culturas Africanas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Doris Regina Barros da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, Doris R. B. . Os contos e os pontos: o lugar do saber e os saberes que tem lugar nas rodas da Pedagogia Griô. REVISTA FÓRUM IDENTIDADES , v. 11, p. 56-69, 2012.

  • SILVA, Doris R. B. . Escritas de Carolina Maria de Jesus e Formação de Professores(as): A emergência de narrativas insurgentes. In: Xavier, Leila da Silva; Lacerda, Luciene da Silva; Oliveira, Luiz Fernandes. (Org.). 21 Dias de Ativismo contra o racismo. 1ed.Rio de Janeiro: Selo Novo, 2018, v. 1, p. 193-210.

  • SILVA, Doris R. B. . O Mágico e o Imagético: Narrativas da Afrobrasilidade na Apropriação do Ancestral pelo Contemporâneo. Jornal Redes Educativas e Currículos Locais, Rio deJaneiro, 18 ago. 2010.

  • SILVA, Doris R. B. . Conversas com Carolina: vivências periféricas de mulheres negras. In: IV Congresso sobre Gênero, Educação e Afrodescendência: descolonialidades e cosmovisões, 2017, Teresina. Anais do IV CONGRESSO SOBRE GÊNERO, EDUCAÇÃO E AFRODESCENDÊNCIA: descolonialidades e cosmovisões. Teresina: Universidade Federal do Piauí, 2017. v. 1. p. 22-1552.

  • SILVA, Doris R. B. . Cia de Jovens Griots: Ancestralidade, Oralidade e Corporeidade em Vivências Ecoestéticas da Afrobrasilidade. In: 4 Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2011, Canoas. 4 Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação: Desafios Atuais. Canoas: Editora da ULBRA, 2011.

  • SILVA, Doris R. B. . Os contos e os pontos: o lugar do saber e os saberes que tem lugar nas rodas da Pedagogia Griô. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais: Diversidades Desigualdades, 2011, Salvador. XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais: Diversidades Desigualdades, 2011.

  • SILVA, Doris R. B. . Patrimônios e memórias afrobrasileiras: entre permanências e ressignificações. In: V Semana de reflexões sobre negritude, gênero e Raça do IFB - V Sernegra, 2016, Brasília. Decolonialidade e Antirracismo. Brasília: Editora IFB, 2016. v. 1. p. 133-134.

  • SILVA, Doris R. B. . Cia de Jovens Griots: Ancestralidade, Oralidade e Corporeidade em vivências Ecoestéticas da Afrobrasilidade. In: 4 Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação: Desafios Atuais, 2011, Canoas. 4 Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação: Desafios Atuais. Canoas: Editora da ULBRA, 2011. p. 1-448.

  • SILVA, Doris R. B. . Pincéis, tintas e borrões e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. In: Congresso Latino Americano e Caribenho de Arte Educação, 2009, Belo Horizonte. Concepções Contemporâneas, 2009.

  • SILVA, Doris R. B. . Pincéis, tintas e borrões e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. In: IV Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2008, Uberlândia. IV Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2008. p. 1-260.

  • SILVA, Doris R. B. . Presença Poética Feminina Negra nos Saraus Periféricos do Rio de Janeiro. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Doris R. B. . Projeto ?Prosseguir no Ensino Médio?: Uma Ação Coletiva Interinstitucional.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Doris R. B. . Escritas de Carolina Maria de Jesus e Formação de Professores(as): a emergência de narrativas insurgentes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Doris R. B. . Narrativas afro-brasileiras no currículo escolar: possibilidades formativas da Pedagogia Griô. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CORENZA, Janaína ; SILVA, Doris R. B. . Pedagogia Griô: novas frentes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Doris R. B. . Escrita feminina negra: identidades e afirmações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Doris R. B. . Conversas com Carolina: vivências periféricas de mulheres negras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Doris R. B. . Griôs: saberes e fazeres ancestrais em diálogo com a educação formal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Doris R. B. . Educação, patrimônio e memória: a reconstrução da identidade pelo recontar da História. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Doris R. B. . Educação, Identidade e Cultura Afro-brasileira: revisitando o Patrimônio e a História.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Doris R. B. . Projeto Circuito AfroNil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Doris R. B. . Afrobrasilidade e Patrimônio: Recriando os caminhos da História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Doris R. B. . Cia de Jovens Griots: Ancestralidade, Oralidade e Corporeidade em Vivências Ecoestéticas da Afrobrasilidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Doris R. B. . 4° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais: desafios atuais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, Doris R. B. . 10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Doris R. B. . Os contos e os pontos: o lugar do saber e os saberes que tem lugar nas rodas da pedagogia Griô. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Doris R. B. . Os passos do caminhante: cadências e movimentos que enunciam espaços de memória e outras temporalidades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Doris R. B. . Projeto Circuito AfroNil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Doris R. B. . Cia de Jovens Griots: Ancestralidade, Oralidade e Corporeidade em Vivências Ecoestéticas da Afrobrasilidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, Doris R. B. . Cia de Jovens Griot's : Ancestralidade, Corporeidade e Oralidade em Vivências Ecoestéticas da Afrobrasilidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Doris R. B. . Pincéis, tintas e borrões e os Referencias Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Doris R. B. . Pincéis, tintas e borrões e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Doris R. B. . O Ensino das Artes Visuais na Educação Infantil: da reprodução de modelos à leitura de imagens. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Doris R. B. . Ensino das Artes Visuais na Educação Infantil: emancipação ou reprodução?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FIGUEIREDO, S. ; PRADO, Margarete ; BARROS, Doris ; SILVA, Doris R. B. . Mulheres maravilhosas ? Sonho meu ? Homenagem a Dona Ivone Lara: volume II. Campos: ALB CAMPOS RJ Grupo Editorial & Literário., 2021 (Poema).

Outras produções

SILVA, Doris R. B. . Projeto Circuito AfroNil. 2011.

SILVA, Doris R. B. ; SILVA, B. N. . Projeto Segue a Rima: pensando o social na educação profissional. 2010.

SILVA, Doris R. B. ; OLIVEIRA, W. G. . Banto que te conto: elementos das culturas banto na formação da cultura brasileira. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, Doris R. B. . Tá valendo?. 2010 (Letra de música no estilo rap).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2011

    Projeto Circuito AfroNil: memórias, patrimônios e processos identitários afro-brasileiros, Descrição: O campo da presente pesquisa é o projeto Circuito AfroNil composto de diversas atividades desenvolvidas com educadores e alunos do ensino fundamental da rede municipal de educação de Nilópolis e do ensino médio técnico do IFRJ - Campus de Nilópolis no segundo semestre de 2011. Seu eixo principal são visitações a marcos históricos, exposições em museus e/ou centros culturais, palestras e oficinas abordando temas relacionados às contribuições africanas na formação da sociedade brasileira. Trata-se de uma parceria entre órgãos da Prefeitura de Nilópolis: Superitendência da Igualdade Racial e Secretaria de Educação e o IFRJ por meio da Coordenação de Diversidades da Pro-Reitoria de Extensão. O objetivo da presente pesquisa será investigar processos identitários e de produção de subjetividades engendrados no projeto educativo supracitado com recorte específico em temas relacionados à História e Cultura Africana e Afro-brasileira (Leis 10.639/03 e 11.645/08). Aprofundar a reflexão sobre os conhecimentos mobilizados ao longo da implementação dessa proposta e produzir novos conhecimentos a partir das experiências vivenciadas pelos sujeitos nela envolvidos, bem como analisar as peculiaridades que envolvem uma ação educativa elaborada e implementada por meio de parceria interinstitucional entre órgãos de diferentes instâncias governamentais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Doris Regina Barros da Silva - Coordenador / Sandra Regina Fabiano do Rosário Vieira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Prêmios

2015

Moção Personalidades Negras da Baixada Fluminense, UFRRJ-Leafro e Gestar-Grupo de Estudo e Ação Racial.

2013

Prêmio Mulheres Negras Contam sua História, Secretaria de Políticas para as Mulheres e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

2011

Musas Negras Nilopolitanas em Nossas Memórias, Superintendência da Igualdade Racial da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Nilópolis.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Coordenação Técnico-Pedagógica do Proeja - Campus Nilópolis -. , Rua Lúcio Tavares, Centro, 26530060 - Nilópolis, RJ - Brasil, Telefone: (21) 32361852, URL da Homepage:

Experiência profissional

2000 - 2001

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria em História da Educação., Carga horária: 24

Outras informações:
Participou do Programa de atividades discentes da Sub-reitoria de Graduação da UERJ na modalidade de monitoria, com carga horária toal de 520h de atividades no período de abril do 2000 a dezembro de 2001 na disciplina História da Educação.

2014 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora da disciplina Currículo no Curso de Especialização em Histórias e Culturas Afro-brasileiras do Campus de São Gonçalo.

2007 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 40