Jackeline de Sousa da Silva
Graduada em Engenharia de Produção e Licenciatura em Química, Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC na área de Fabricação, com linha de pesquisa em manufatura enxuta, foco de estudo em Manufatura Sustentável, especificamente Sustentabilidade no setor Metal Mecânico. Com experiência em liderança de equipe em linha de produção, além de acompanhar a equipe de compras, estoque e logística em empresa de pequeno porte. Com experiência também na área de Engenharia de Qualidade durante estágio supervisionado, vivenciando a implantação das ferramentas do Pensamento Enxuto na organização. Experiência com sala de aula atuando como professora de disciplinas do curso de Engenharia de Produção, tais como: Pesquisa Operacional,Controle Estatístico do Processo, Engenharia do Produto, Manutenção, Administração da Produção e Gestão da Qualidade.
Informações coletadas do Lattes em 10/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Mecânica
2014 - 2017
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Uma proposta de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Um estudo de caso para micro e pequenas empresas do setor metal - mecânico
Orientador: João Carlos Espíndola Ferreira, Ph.D.
, Ano de Obtenção: 2017.
Graduação em Química
2007 - 2014
Instituto Federal do Maranhão
Título: A inserção das historinhas em quadrinhos como metodologia de ensino na Educação Ambiental
Orientador: Ozelito Possidônio de Amarante Junior
Graduação em Engenharia de Produção
2008 - 2013
Faculdade Pitágoras - São Luís
Título: FERRAMENTAS DO LEAN THINKING DIRECIONADAS PARA MANUTENÇÃO EM AMBIENTES INDUSTRIAIS: revisão bibliográfica
Orientador: Joabe Amaral da Silva
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Organização de eventos
SILVA, J. S. . I Workshop de Engenharia de Produção:Trajetória Profissional da Engenharia de Produção e Suas áreas de atuação. 2018. (Outro).
SILVA, J. S. . I Workshop de Engenharia de Produção:Trajetória Profissional da Engenharia de Produção e Suas áreas de atuação. 2018. (Outro).
Participação em eventos
II Encontro Estadual de Engenharia e Agronomia do Maranhão.Minicurso Kanban. 2019. (Encontro).
II Encontro da CPA com os NDE's das Faculdades Pitágoras / U. 2018. (Encontro).
I Mostra Científica do Maranhão.Estudo das Propriedades Elétricas e Microestruturais de Sistemas Varistores a base de SnO2 sinterizados por microondas.. 2010. (Encontro).
Workshop em Engenharia Aeroespacial. 2010. (Seminário).
I Mostra IFMA. Quimishow. 2009. (Exposição).
OFICINA DE METODOLOGIA DE ENSINO DA QUÍMICA.OFICINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DA QUIMICA. 2009. (Oficina).
Encontro Nacional dos Estudantes de Química. 2008. (Encontro).
IV SEMINARIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CEFET-MA.SINTESE E CARACTERIZAÇAO DE PIGMENTOS NANOMETRICOS A BASE DE Zn2SiO4 OBTIDOS VIA PRECURSORES POLIMERICOS DOPADOS COM FI E NI. 2008. (Seminário).
Procedimentos Pedagógicos na Educaçao de Jovens e Adultos. 2008. (Oficina).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Mini-curso Da Alquimia à Química Através do Lúdico. 2008. (Exposição).
V Semana de Ciência & III Jornada de Química - UEMA. 2008. (Encontro).
I Econtro Norte Nodeste de Ciencia e Engenharia de Materiais (I ENNCEM) e II Encontro Maranhense de Ciencia e Engenharia de Materiais (II EMCEM).. 2007. (Encontro).
I Encontro Regional de Biodiesel - Desafios e Perpectivas. 2007. (Encontro).
II Jornada Nacional da Produçao Cientifica em Educaçao Profissional e Tecnologica / IIMostra Cefet Maranhão.Radioatividade - Vilã ou Moçonha?. 2007. (Encontro).
Participação em bancas
MORAES FILHO, J. R. S.;SILVA, J. S.; LIMA, J. A. T.. Analise bibliométrica da produção cinetifíca brasileira sobre Lean Manufacturing nos anais do Encontro de Engenharia de Produção (ENEGEP). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Ceuma.
MORAES FILHO, J. R. S.;SILVA, J. S.; LIMA, J. A. T.. Analise bibliométrica da produção científica brasileira sobre a Covid-19 nos anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Ceuma.
MORAES FILHO, J. R. S.;SILVA, J. S.; LIMA, J. A. T.. Aplicação de Ferramentas de Projeto de Fábrica e Layout (PFL) em uma hamburgueria em São Luís/Maranhão.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Ceuma.
MORAES FILHO, J. R. S.;SILVA, J. S.; LIMA, J. A. T.. Desenvolvimento de uma plano de negócios para abertura de lojas de uma empresa do setor varejista.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Ceuma.
MORAIS, J. R. S.; SILVA, A. C.;SILVA, J. S.. EMPREENDEDORISMO NA GASTRONOMIA: um estudo de caso sobre o perfil do empreendedor da gastronomia sobre rodas no mercado de São Luís - MA.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, J. S.; MORAIS, J. R. S.; RIBEIRO, T. M.. QUALIDADE NO ATENDIMENTO: um estudo de caso no conselho regional de enfermagem.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão.
SILVA, J. S.; DIAS, R. L. C.; SILVA, J. L. J.. Utilização da curva ABC como ferramenta estratégica de redução de desperdício: estudo de caso da empresa de autopeças Toyocar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
SILVA, J. S.; SANTOS, A. N. R.; FERREIRA, T. C.. A utilização da pesquisa operacional na distribuição de assentos de trens de longa distância enquanto alternativa para alavancagem da taxa de ocupação: um estudo sobre o trem de passageiros da estrada de ferro carajás. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
SILVA, J. S.; DIAS, R. L. C.; FERREIRA, T. C.. Aplicação da metodologia PDCA: Otimização do sistema centralizado de lubrificação das máquinas de pátio do porto da ponta da madeira - ITAQUI. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
SILVA, J. S.; SANTOS, A. N. R.; SILVA, J. L. J.. PROPOSTA DE MELHORIA NOS PROCESSOS DE MANUTENÇÃO NO SETOR DE INFORMÁTICA NO FÓRUM DESEMBARGADOR SARNEY COSTA DE SÃO LUÍS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
Orientou
APLICAÇÃO DA TEORIA DAS FILAS EM UM ÓRGÃO PÚBLICO:Teoria das Filas - Análise do número de atendentes e o fluxo de atendimento no departamento de vistoria, Detran Maranhão; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco; Orientador: Jackeline de Sousa da Silva;
A LOGÍSTICA REVERSA DE RESÍDUOS SÓLIDOS COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CONSERVAÇÃO AMBIENTAL,E INCLUSÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE UMA COOPERATIVA DE RECICLAGEM NA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco; Orientador: Jackeline de Sousa da Silva;
UTILIZAÇÃO DA CURVA ABC COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA DE AUTOPEÇAS TOYOCAR; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco; Orientador: Jackeline de Sousa da Silva;
APLICAÇÃO DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO EM UMA CONCESSIONÁRIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA CONCESSIONÁRIA DE AUTOMÓVEIS EM SÃO LUÍS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco; Orientador: Jackeline de Sousa da Silva;
ANALISE DE PRODUTIVIDADE NA PECUÁRIA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco; Orientador: Jackeline de Sousa da Silva;
OS DESPERDÍCIOS PRESENTE NA FABRICAÇÃO DE TIJOLOS EM UMA INDÚSTRIA DE CERÂMICA VERMELHA: um estudo de caso na Cerâmica Daniel? Itapecuru-Mirim ? MA; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco; Orientador: Jackeline de Sousa da Silva;
QUALIDADE NO ATENDIMENTO: um estudo de caso no conselho regional de enfermagem; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Jackeline de Sousa da Silva;
USO DA SIMULAÇÃO DE EVENTOS DISCRETOS E TEORIA DAS FILAS PARA ANALISAR UM SETOR CRÍTICO DE UMA EMPRESA DO RAMO DE COMERCIALIZAÇÃO DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco; Orientador: Jackeline de Sousa da Silva;
A UTILIZAÇÃO DA PESQUISA OPERACIONAL NA DISTRIBUIÇÃO DE ASSENTOS DE TRENS DE LONGA DISTÂNCIA ENQUANTO ALTERNATIVA PARA ALAVANCAGEM DA TAXA DE OCUPAÇÃO: um estudo sobre o Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Unidade de Ensino Superior Dom Bosco; Orientador: Jackeline de Sousa da Silva;
Produções bibliográficas
-
RANGEL, J. H. G. ; SILVA, J. S. ; OLIVEIRA., M. M. ; Emilio Azevedo ; COSTA, M. G. S. ; LONGO, E. . Síntese e caracterização de pigmentos cerâmicos a base de Zn2SiO4 obtidos por método químico. Revista Eletrônica de Materiais e Processos (UFCG) , v. 9, p. 162-167, 2014.
-
SILVA, J. S. ; OLIVEIRA., M. M. ; SOUZA, A. J. F. ; RANGEL, J. H. G. ; SANTOS, L. P. S. . ESTUDO DAS PROPRIEDADES ELÉTRICAS E MICROESTRUTURAIS DE SISTEMAS VARISTORES A BASE DE SnO2 SINTERIZADO POR MICROONDAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. S. ; Emilio Azevedo . Síntese e caracterização de pigmentos nanométricos de base de Zn2SiO4 obtidos via precursores poliméricos dopado com Fe e Ni. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2008 - 2009
Estudo das propriedades elétricas e microestruturais de sistemas varistores a base de SnO2 por microondas, Descrição: Neste trabalho produzir-se-á um varistor de SnO2 obtido por mistura de óxidos irradiados por microondas que será comparado com os obtidos pelo método convencional. Os corpos cerâmicos a serem utilizados serão preparados utilizando dopantes estequiometricamente calculados. Os óxidos utilizados serão: Nb2O5, Al2O3, Pr2O3, Cr2O3 e La2O3. O uso do forno de microondas adaptado, além de diminuir o custo de obtenção do varistor, devido este tipo de forno consumir menos energia e ter menor custo, ele também melhora as propriedades do material.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jackeline de Sousa da Silva - Integrante / MARCELO MOIZINHO OLIVEIRA. - Coordenador / José Hilton Gomes Rangel - Integrante.
-
2007 - 2008
Síntese e caracterização de pigmentos cerâmicos nanométricos a base de Zn2SiO4 obtidos via precursores poliméricos dopados com Fe e Ni, Descrição: Buscando formar profissionais para atuar junto à indústria cerâmica, utilizando recursos disponíveis no Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão, o presente projeto visa realizar um estudo que permita formar pessoas com conhecimento na área de cerâmica, utilizando equipamentos simples e de baixo custo. Atualmente, objetiva-se obter pós com áreas superficiais mais altas do que as disponíveis no mercado, também na área de pigmentos cerâmicos. As áreas superficiais influenciam diretamente na intensidade das cores, aumentando o interesse no desenvolvimento de pigmentos nanométricos. Assim sendo, propõe-se a realização de um estudo de síntese de nanopartículas para utilização como pigmentos cerâmicos, por intermédio da otimização do processo de síntese de óxidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jackeline de Sousa da Silva - Integrante / Prof. Dr Emilio Azevedo - Coordenador / José Hilton Gomes Rangel - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2013
Vale S.A., ValeVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
2008 - 2010
Instituto Federal do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
2007 - 2008
Instituto Federal do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
2012 - 2013
Rede de Ensino ÍcaroVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Contrato para ministrar as disciplinas: Tecnologia de Refino, Metrologia Aplicada a Processos PGN e Automação Industrial para os cursos técnicos Petróleo e Gás e técnico em Eletromecânica.
2017 - 2019
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do Curso de Administração.
Lecionando as disciplinas: Administração da Produção, Gestão Integrada de Operações de Serviços e Gestão da Qualidade.
2017 - 2019
Faculdade Pitágoras - São LuísVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações:
Professora do curso de Engenharia de Produção.
Lecionando as disciplinas: Pesquisa Operacional / Controle Estatístico da Qualidade / Gestão da Manutenção / Engenharia do Produto / Engenharia Econômica.
2018 - 2019
Unidade de Ensino Superior Dom BoscoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora das disciplina: Pesquisa Operacional / Projeto de Fábrica e Layout / Planejamento e Controle da Produção I e II / Gestão da Manutenção / Tópicos Especiais de Engenharia de Produção.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jackeline de Sousa da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?