ISABEL PEREIRA DOS SANTOS
Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Cálculo, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Educação a Distância e Tecnologia Educacional, Formação de Professores. Atualmente é pesquisadora colaboradora do NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do grupo Cibernética Pedagógica - ECA/USP e do grupo Epistemologia da Educomunicação: fundamentos, metodologia e áreas de intervenção - ECA/USP. Participante do Conselho Consultivo e Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ECA/USP).
Informações coletadas do Lattes em 06/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2010 - 2014
Universidade de São Paulo
Título: O pensamento analógico e afeto na atribuição de significados em Matemática
Orientador: Oscar João Abdounur
, Ano de obtenção: 2014. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Pensamento Analógico; Epistemologia e História da Matemática; Representação semiótica em matemática; Conhecimento Científico.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Ciências da Comunicação
2001 - 2004
Universidade de São Paulo
Título: O Software de Simulação e o Sistema Cognitivo Humano: As Bases Epistemológicas na Interface Comunicação e Educação
, Ano de Obtenção: 2004.Prof. Dr. Luiz Barco.
Formação complementar
2010 - 2010
Educomunicação: Fundamentos, Áreas e Metodologias. , Escola de Comunicações e Artes - USP, ECA/USP, Brasil.
2006 - 2006
Tópicos de Epistemologia:As noções de conhecimento. , Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2006 - 2006
Ensinando em Ambientes Virtuais I. , Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2006 - 2006
Ensinando em Ambientes Virtuais II. , Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2003 - 2003
Fundamentos de Matemática e Música. , Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, IME/USP, Brasil.
2003 - 2003
Considerações para Avaliação de Softwares Educacio. , Laboratório de Ensino de Ciências - Escola do Futuro / USP, LEC, Brasil.
2000 - 2000
A criação de um CR ROM multimídia. , Escola do Futuro / USP, EF / USP, Brasil.
2000 - 2000
Atividades do Laboratório de Educação Matemática. , Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, IME/USP, Brasil.
2000 - 2000
Como se faz multimídia. , Escola do Futuro / USP, EF / USP, Brasil.
1997 - 1997
Ordenação, caminhos em malha e Torre de Hanoi. , Centro de Ensino de Computação - IME / USP, CEC / IME / USP, Brasil.
1997 - 1997
Oficina criativa de projetos educacionais. , Escola do Futuro / USP, EF / USP, Brasil.
1997 - 1997
Mosaicos do plano:uma análise do trabalho de Esche. , Centro de aperfeiçoamento do ensino de Matemática / IME / USP, CAEM / USP, Brasil.
1997 - 1997
Design e desenvolvimento de sites na World Wide We. , Escola do Futuro / USP, EF / USP, Brasil.
1996 - 1996
ToolBook Básico. , Escola do Futuro / USP, EF / USP, Brasil.
1995 - 1995
Holografia Pedagógica. , Escola do Futuro / USP, EF / USP, Brasil.
1995 - 1995
Uma introdução básica aos princípios da demonstraç. , Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, IME/USP, Brasil.
1995 - 1995
Introdução à rede Internet e seu uso. , Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, IME/USP, Brasil.
1994 - 1994
Curso de Verão - Cálculo no Rn e Álgebra Linear. , Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, IME/USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Ensino a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educomunicação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Organização de eventos
SANTOS, Isabel Pereira dos . II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e VIII Encontro Brasileiro de Educomunicação ? Educação midiática: Práticas democráticas para transformação social. 2018. (Congresso).
SANTOS, Isabel Pereira dos . II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e VIII Encontro Brasileiro de Educomunicação ? Educação midiática: Práticas democráticas para transformação social. 2018. (Congresso).
SANTOS, Isabel Pereira dos . V Encontro Brasileiro de Educomunicação. 2013. (Congresso).
SOARES, I. O. ; SOUZA, K. I. ; Horta, Patrícia ; SANTOS, Isabel Pereira dos ; VIANA, C.E. ; LIMA, C. M. . Ciudades Creativas. 2009. (Congresso).
Participação em eventos
Curso de Aperfeiçoamento: Educomunicação: conceitos e práticas.Mediação Tecnológica na Educação: Perspectivas de diálogos com a inovação pedagógica. 2022. (Outra).
FEBRACE - FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA. Comissão de Avaliação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. 2022. (Feira).
FEBRACE - FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA. Comissão de Avaliação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. 2021. (Feira).
FEBRACE - FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA. Pré avaliação de dois projetos na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. 2021. (Feira).
II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e VIII Encontro Braileiro de Educomunicação ? Educação midiática: Práticas democráticas para transformação social. O Programa Imprensa Jovem da Prefeitura de São Paulo: uma prática educomunicativa. 2018. (Congresso).
FEBRACE - FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA. Comissão de Avaliação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. 2016. (Feira).
VII Encontro Brasileiro de Educomunicação junto ao V Global MIL Week da UNESCO. Imprensa Jovem online: uma contribuição para a cultura em rede na educação municipal de São Paulo. 2016. (Congresso).
14o. Congresso Internacional IBERCOM 2015. Fanzine e HQ numa perspectiva educomunicativa. 2015. (Congresso).
FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Avaliadora. 2014. (Feira).
FEBRACE - FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA. Pré avaliação de dois projetos na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. 2013. (Feira).
FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.Avaliação dos trabalhos apresentados. 2011. (Encontro).
Seminário Nacional de História da Matemática.Histórico da Matemática na Perspectiva do Pensamento Analógico. 2011. (Seminário).
II Encontro Brasileiro de Educomunicação: Diálogo entre sociedade civil e universidade. 2010. (Encontro).
II Seminário Web Currículo PUC-SP: Integração de tecnologias na prática pedagógica e no currículo.Os Repositórios de Informações e os Diferentes Públicos: Do Acesso à Inclusão. 2010. (Seminário).
15° CIED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. OS REPOSITÓRIOS DE INFORMAÇÕES E OS DIFERENTES PÚBLICOS: DO ACESSO À INCLUSÃO. 2009. (Congresso).
Ciudades Creativas. Educomunicación y Ciudad. 2009. (Congresso).
Curso de Extensão Universitária ?Educomunicação em Ambientes Virtuais Interativos?.Ferramentas de interação do professor mediador. 2009. (Oficina).
14. Congresso Internacional de Educação a Distância. 2008. (Congresso).
Encontro CEDEPE ? Secretaria Municipal de Araraquara ? SP.Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa. 2008. (Encontro).
Encontro de Parceiros Técnicos do Programa Aluno Monitor Aprender em Parceria (AMAP).Participante das atividades desenvolvidas no encontro. 2008. (Encontro).
Palestra - Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa.Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa. 2008. (Encontro).
VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação ? Meio ambiente Jornalismo e Educomunicação. 2008. (Simpósio).
13 CIED - Congresso Internacional de Educação a Distância - "Em Busca de Novos Domínios e Novos Públicos Através da EAD". Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa na Sala de Aula. 2007. (Congresso).
EPEB ? Encontro ?Perspectivas do Ensino de Biologia?.Quadro atual dos aspectos pedagógicos dos softwares para o ensino das ciências. 2007. (Encontro).
FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.Avaliação dos trabalhos apresentados. 2007. (Encontro).
Biblioteca e informação digital: a herança cultural em bits e bytes. 2006. (Congresso).
FEBRACE.FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. 2006. (Simpósio).
Teia do Saber.Uso pedagógico da Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa. 2006. (Seminário).
FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Comissão de Avaliação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. 2004. (Feira).
Encontro de Matemática da Universidade Anhembi Morumbi.Matemática e Web: Aulas Interativas. 2003. (Encontro).
Capacitação dos Educadores da Rede Pública participantes do projeto Br500 e Tôligado.Internet Básico e Navegação, criação de webpages utilizando Front Page Express. 2001. (Oficina).
Oficina com os professores do Colégio Dante Alighieri.Utilização Pedagógica da Internet. 2001. (Oficina).
Centro de Capacitação Profissional da Escola do Futuro / USP.Geometria, Simetria, Arte e Informática. 2000. (Oficina).
Centro de Capacitação Profissional da Escola do Futuro / USP - várias ofertas entre 1999 e 2000.Navegação na Web e construção de home pages - HTML básico e intermediário: Utilizando tags HTML e Editores: Composer e Front Page Express. 2000. (Oficina).
Encontro de professores de Matemática no Colégio Salesiano de Araçatuba.Geometria Interativa: Mosaicos e Simetria. 2000. (Oficina).
Participação em bancas
SANTOS, Isabel Pereira dos. As contribuições do uso da ?internet? como ferramenta potencializadora didático-pedagógica estudo de caso da EMEIEF Professora Célia Bueno Cavalcanti de Albuquerque. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Mídias na Educação) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
SANTOS, Isabel Pereira dos. A utilização do computador como recurso didático na prática pedagógica da EMEF Profa. Ana Maria Segura em Cosmorama - SP. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Mídias na Educação) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
SANTOS, Isabel Pereira dos. Aparando as arestas: o uso do software Régua e Compasso no ensino aprendizagem de geometria nas series iniciais do ensino fundamental em Mairinque - SP. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Mídias na Educação) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
SANTOS, Isabel Pereira dos. A utilização do Geogebra como uma ferramenta do aprendizado matemático nas escolas municipais de Ourinhos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Mídias na Educação) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
SANTOS, Isabel Pereira dos. O caleidoscópio da Matemática: Novos olhares sobre a disciplina com a perspectiva das mídias na educação na cidade de Marília - SP. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Mídias na Educação) - Escola de Comunicações e Artes - USP.
SANTOS, Isabel Pereira dos. Tecnologias de Informação e Comunicação integradas a Educação Matemática: uma abordagem em escola pública. 2011.
Orientou
O computador como ferramenta útil no ensino-aprendizagem da matemática; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Mídias na Educação) - Escola de Comunicações e Artes - USP; Orientador: Isabel Pereira dos Santos;
Professores de ensino fundamental e a utilização do computador como recurso para o ensino da Matemática; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Mídias na Educação) - Escola de Comunicações e Artes - USP; Orientador: Isabel Pereira dos Santos;
A construção do conhecimento matemático e o uso das mídias; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Mídias na Educação) - Escola de Comunicações e Artes - USP; Orientador: Isabel Pereira dos Santos;
O desenvolvimento do raciocínio lógico com auxílio da informática; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Mídias na Educação) - Escola de Comunicações e Artes - USP; Orientador: Isabel Pereira dos Santos;
Web 2; 0 e currículo: articulação no ensino médio em questão; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Mídias na Educação) - Escola de Comunicações e Artes - USP; Orientador: Isabel Pereira dos Santos;
O uso de slides como construção de conteúdos matemáticos aos alunos do 1 ao 5 ano da educação básica; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Mídias na Educação) - Escola de Comunicações e Artes - USP; Orientador: Isabel Pereira dos Santos;
Uso das tecnologias no ensino da Matemáticaa tecnologia como aliada no processo de construção do conhecimento; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Mídias na Educação) - Escola de Comunicações e Artes - USP; Orientador: Isabel Pereira dos Santos;
Os usos dos recursos tv/vídeo, rádio e materiais impresso no processo de alfabetização nas escolas municipais de Pedra Bela; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Mídias na Educação) - Escola de Comunicações e Artes - USP; Orientador: Isabel Pereira dos Santos;
Mídias na Educação por meio da pedagogia de projetos: uma visão crítica sobre a concepção de projetos didáticos desenvolvidos em escolas públicas do estado de São Paulo; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Mídias na Educação) - Escola de Comunicações e Artes - USP; Orientador: Isabel Pereira dos Santos;
O computador como instrumento de aprendizagem da Matemática no oitavo ano do ensino fundamental; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Mídias na Educação) - Escola de Comunicações e Artes - USP; Orientador: Isabel Pereira dos Santos;
O uso de recursos digitais na recuperação continua de Matemática no ensino médio; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Mídias na Educação) - Escola de Comunicações e Artes - USP; Orientador: Isabel Pereira dos Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, Isabel Pereira dos ; Marcela Fejes ; Ana Maria Pereira dos Santos ; OUTROS, E. . Algumas Considerações sobre os Aspectos Pedagógicos dos Softwares para o Ensino das Ciências.. International Journal of Science Education , v. vol. 7, p. N 1, 2006.
-
SANTOS, Isabel Pereira dos ; LIMA, C. M. ; Soares, Maria Salete Prado . O Programa Imprensa Jovem da Prefeitura de São Paulo: uma prática educomunicativa. In: Ismar de Oliveira Soares, Claudemir Edson Viana. (Org.). Trajetórias da educomunicação nas políticaspúblicas e a formação de seus profissionais. 1ed.São Paulo: Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação : Instituto Palavra Aberta, 2021, v. 1, p. 86-107.
-
SANTOS, Isabel Pereira dos ; LIMA, C. M. ; Soares, Maria Salete Prado . Programa Imprensa Jovem e a educação midiática na rede municipal de São Paulo. TIC Educação: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras ? 2019. 1ed.São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020, v. 1, p. 137-145.
-
SANTOS, Isabel Pereira dos ; LIMA, C. M. ; Soares, Maria Salete Prado . Imprensa Jovem Online: Uma contribuição para a cultura em rede na educação municipal de São Paulo. Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. 1a.ed.São Paulo: ABPEDUCOM, 2017, v. 1, p. 95-105.
-
SANTOS, Isabel Pereira dos ; CAMARGO, A. M. L. . Bibliotecas Virtuais e Multimídia. In: Prof. Dra. Cosette Castro - Unisinos; Dr. Takashi Tome - CPQd; Dr. André Barbosa Filho, atualmente assessor da Casa Civil do Governo Federal. (Org.). Mídias Digitais: Convergência Tecnológica e Inclusão Social. São Paulo: Paulinas, 2005, v. , p. -.
-
SANTOS, Isabel Pereira dos . Brasil 500 na Internet. Ao Mestre com Carinho, São Paulo/SP, 01 abr. 2000.
-
SANTOS, Isabel Pereira dos . Brasil 500 na Internet. Ao Mestre com Carinho, São Paulo/SP, 01 abr. 2000.
-
SANTOS, Isabel Pereira dos . Caminhos e descaminhos da Informática no Processo Educacional. Ao Mestre com Carinho, São Paulo/SP, 01 mar. 2000.
-
SANTOS, Isabel Pereira dos ; ITACARAMBI, R. R. . Conectando professores de matemática em rede. Ao Mestre com Carinho, São Paulo/SP, 01 nov. 1999.
-
SANTOS, Isabel Pereira dos . Imprensa Jovem online: uma contribuição para a cultura em rede na educação municipal de São Paulo. In: VII Encontro Brasileiro de Educomunicação junto ao V Global MIL Week, da UNESCO, 2016, São Paulo. Educomunicação e suas áreas de intervenção: Novos paradigmas para o diálogo intercultural. São Paulo: ABPEducom, 2016. v. 1. p. 14-943.
-
SANTOS, Isabel Pereira dos ; Soares, Maria Salete Prado ; LEAO, M. I. . Fanzine & HQ numa perspectiva educomunicativa. In: XIV Congresso Internacional IBERCOM 2015, 2015, São Paulo. XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2015 : comunicação, cultura e mídias sociais, 2015.
-
SANTOS, Isabel Pereira dos . Histórico da Matemática na Perspectiva do Pensamento Analógico. In: IX Seminário Nacional de História da Matemática, 2011, Aracaju. Anais do IX Seminário Nacional de História da Matemática, 2011.
-
SANTOS, Isabel Pereira dos ; Franzolin, Fernanda ; Contier, D. ; Melo, D. M. ; Menezes, S. L. ; Ana Maria Pereira dos Santos ; Marcela Fejes . Quadro atual dos aspectos pedagógicos dos softwares para o ensino das ciências. In: EPEB ? Encontro ?Perspectivas do Ensino de Biologia?, 2004, São Paulo. EPEB ? Encontro ?Perspectivas do Ensino de Biologia?, 2004.
-
SANTOS, Isabel Pereira dos . A formação de professores na perspectiva da Educomunicação. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE) , 2017.
-
SANTOS, Isabel Pereira dos ; Soares, Maria Salete Prado ; LIMA, C. M. . O Programa Imprensa Jovem da Prefeitura de São Paulo: uma prática educomunicativa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Isabel Pereira dos ; Soares, Maria Salete Prado ; LIMA, C. M. ; CARVALHO, K. B. . Imprensa Jovem Online: Uma contribuição para a cultura em rede na educação municipal de São Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Isabel Pereira dos . Imprensa Jovem online: uma contribuição para a cultura em rede na educação municipal de São Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Isabel Pereira dos ; Soares, Maria Salete Prado ; LIMA, C. M. ; LEAO, M. I. . FANZINE & HQ NUMA PERSPECTIVA EDUCOMUNICATIVA: O CURSO DE EDUCAÇAÇÃO CONTINUADA PROMOVIDO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Isabel Pereira dos . Histórico da Matemática na Perspectiva do Pensamento Analógico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, Isabel Pereira dos ; CAMARGO, A. P. L. . Os repositórios de informações e os diferentes públicos: do acesso à inclusão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOARES, I. O. ; SOUZA, K. I. ; SANTOS, Isabel Pereira dos ; Horta, Patrícia ; VIANA, C.E. ; LIMA, C. M. . Educomunicación y Ciudad. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Isabel Pereira dos ; CAMARGO, A. P. L. . Biblioteca Virtual do estudante de Lingua Portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Isabel Pereira dos ; CAMARGO, A. P. L. . Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa na Sala de Aula. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Isabel Pereira dos ; Franzolin, Fernanda ; Melo, D. M. ; Ana Maria Pereira dos Santos ; Marcela Fejes . Quadro atual dos aspectos pedagógicos dos softwares para o ensino das ciências. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SANTOS, Isabel Pereira dos . Mediação Tecnológica na Educação: Perspectivas de diálogos com a inovação pedagógica-EAD. 2022. .
SANTOS, Isabel Pereira dos ; CARVALHO, K. B. ; Soares, Maria Salete Prado ; ASSUNCAO, A. R. M. . Imprensa Jovem Online - modalidade EAD. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, Isabel Pereira dos . Material digital para o ensino de Matemática. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo digitalizado para o ensino de matemática).
SANTOS, Isabel Pereira dos ; Ana Paula Leite de Camargo . Estilos Literários. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo digitalizado para o ensino de matemática).
SANTOS, Isabel Pereira dos ; CAMARGO, A. P. L. . Categorias Literárias. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Áudio aulas).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Epistemologia da Educomunicação: fundamentos, metodologia e áreas de intervenção, Descrição: O grupo de pesquisa proposto decorre de um percurso de dois anos em que colaboradores do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, e docentes e discentes da Licenciatura em Educomunicação, na Escola de Comunicações e Artes, constituíram um grupo de estudos da epistemologia da educomunicação. Neste percurso, o grupo se debruçou sobre leituras e estudos de autores que são referência para a educomunicação, e construiu um documento intitulado Princípios da Educomunicação, que agora será submetido a coletivos de educomunicadores, como o grupo de pesquisadores do NCE, discentes e docentes da Licenciatura em Educomunicação, e outros. Com este exercício, o grupo percebeu a maturidade para solicitar oficialmente sua constituição nesta plataforma como grupo de pesquisa, para dar continuidade aos seus objetivos, de forma alinhada e articulada às suas instituições parceiras: Universidade de São Paulo - USP e Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (8) . , Integrantes: Isabel Pereira dos Santos - Integrante / Ismar de Oliveira Soares - Integrante / Claudemir Edson Viana - Coordenador / Soares, Maria Salete Prado - Integrante.
-
2006 - 2013
Mídias na Educação, Descrição: Mídias na Educação é um programa a distância, com estrutura modular, com o objetivo de proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação ? TV e vídeo, informática, rádio e impressos ? de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem, aos profissionais de educação, contribuindo para a formação de um leitor crítico e criativo, capaz de produzir e estimular a produção nas diversas mídias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isabel Pereira dos Santos - Integrante / Patrícia Horta - Coordenador.
-
2004 - Atual
Cibernética Pedagógica - Laboratório de Linguagens Digitais, Descrição: O Grupo estuda o mundo virtual; as novas tecnologias e as mediações educacionais. Está em contato com pesquisadores que atuam na Itália e em Portugal, com os quais pretende fazer acordos para trabalhar em conjunto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isabel Pereira dos Santos - Integrante / Cury, Lucilene - Coordenador.
-
1993 - 2009
Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isabel Pereira dos Santos - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes. , Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 30914816, URL da Homepage:
Experiência profissional
1998 - 1998
Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria do PEC - Programa de Educação Con
Outras informações:
Monitoria do PEC - Programa de Educação Continuada de Matemática - IME-USP (1998).
Pesquisadora colaboradora no projeto de oficina de matemática coordenado pela Profa. Dra. Elza Gomide e pelo Prof. Dr. Oscar João Abdounur (1998)
2009 - 2013
Núcleo de Comunicação e Educação / USPVínculo: Professora orientadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações:
Núcleo de Comunicação e Educação - NCE / USP
Tutora do Programa Mídias na Educação (EAD) - 2006 à 2007;
Coordenadora do Grupo Mário Kaplun do Programa Mídias na Educação (EAD) - 2007 à 2008;
Integrante da equipe de coordenação paulista do Programa Mídias na Educação (EAD) / (SEED-MEC / NCE-USP) - 2010 - 2012;
Professora orientadora do Programa Mídias na Educação (EAD) - 2009 à 2013.
2009 - Atual
Escola de Comunicações e Artes - USPVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações:
Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - NCE / ECA / USP
1994 - 2009
Escola do Futuro da Universidade de São PauloVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 25
2004 - 2009
Escola do Futuro / USPVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica do Projeto BibVirt, Carga horária: 30
Outras informações:
Análise e avaliação de softwares educacionais de Matemática inserida no relatório intitulado: Avaliação de softwares educativos na área de ciências ? Parceria entre Secretaria Municipal de Franca e Escola do Futuro/USP (2003)
Coordenadora dos Projetos EDSOFT ? Catálogo on-line de software educacional ? e Webquest e participante da equipe da Biblioteca Virtual da Escola do Futuro/USP (2003)
Designer instrucional do Curso Nacional de Aprendizado a Distância: Conceitos Básicos em Tratamento de Dependência Química ? SENAD/GREA/Escola do Futuro/USP (2003)
Coordenação Executiva dos Projetos Brasil 500 Anos, Conexão Escola e TôLigado, parceria: Escola do Futuro/USP e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (1999 ? 11/2001)
Criação e desenvolvimento de atividades pedagógicas dos sites dos projetos
? Capacitação presencial de educadores da Rede Pública participantes do projeto Br500: Internet Básico e Navegação, criação de webpages utilizando Front Page Express Acessoria e acompanhamento à distância do desenvolvimentos das atividades nas escolas, verificação dos trabalhos enviados pelas escolas
Contatos com a SEESP e escolas
Uso do Dreamweaver para implementação das páginas dos sites.
Pesquisadora, auxiliar de coordenação e webmaster (1999) do Grupo de Matemática da Escola do Futuro/USP atuando no desenvolvimento de projetos que vinculam a matemática com a informática bem como ensino à distância de matemática - Projeto Matemarede
Webmaster no projeto Américas-edu desenvolvido pela Escola do Futuro/USP utilizando o editor DREAMWEAVER (1998)
Consultora na área de matemática do Colégio Sidharta em sua primeira fase, junto à Escola do Futuro/USP ? Projeto Amare (1998)
Consultora do software - Desenho Geométrico, desenvolvido pelo Grupo de Multimídia da Escola do Futuro.(1998)
Acessora do grupo de Telemática da Escola do Futuro/USP. (1997)
Pesquisadora colaboradora do grupo de multimídia da Escola do
2011 - 2021
Secretaria Municipal de Educação de São PauloVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Formação de Professores, Carga horária: 10
Outras informações:
Formadora do Programa Imprensa Jovem / Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Formação e aperfeiçoamento de profissionais da educação nas modalidades presencial e a distância (2011 - 2021)
Responsável pelas formações (coordenação e tutoria) na modalidade EAD
1994 - 1996
Rede Pública de Ensino de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática - Fund II e Médio
2004 - Atual
Cibernética Pedagógica: Laboratório das Linguagens Digitais - LLDVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
2012 - 2012
Fundação Padre AnchietaVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Prestação de serviços especializ. de tutoria
2005 - 2006
Instituto Sumaré de Educação Superior LtdaVínculo: Cooperdado, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
2004 - 2004
Instituto Paulo FreireVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
2008 - 2009
Editora COCVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Autora de materiais didáticos digitalizados, Carga horária: 30
2015 - 2015
3STAMINA SOLUÇÕES E TECNOLOGIAS LTDAVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Tutoria junto à SARAIVA S.A. LIVREIROS E EDIT, Carga horária: 12
1994 - 1995
Curso ExatoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática
2006 - 2006
Faculdade das AméricasVínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
2003 - 2003
Faculdade TorricelliVínculo: Cooperado, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ISABEL PEREIRA DOS SANTOS e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?