Cleci Eulalia Favaro

Possui Graduação em História pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (1964), Graduação em Música (Piano) pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (1963), Mestrado em História da Cultura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1984) e Doutorado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1994). Tem experiência em docência, especialmente em História Contemporânea, e dirige sua investigação para questões voltadas para as migrações, para a imigração e cultura italiana no Brasil, para a problemática do trabalho, para a história das mulheres e para os estudos de gênero.

Informações coletadas do Lattes em 23/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História do Brasil

1990 - 1994

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: IMAGENS FEMININAS: CONTRADIÇÕES, AMBIVALÊNCIAS, VIOLÊNCIAS. REGIÃO COLONIAL ITALIANA DO RIO GRANDE DO SUL (1875-1950)
Dr. Braz Aquino A. Brancato. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Relações de gênero; Educação feminina; Imigração Italiana; História do Rio Grande do Sul; Representações sociais; História Cultural. Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural / Especialidade: História das Mulheres. Setores de atividade: Educação; Outros.

Mestrado em História da Cultura Brasileira

1982 - 1984

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: DE BAIRRO LUSITANO A ZONA TRONCA: A PRESENÇA DOS PORTUGUESES EM CAXIAS DO SUL (1911-1931).,Ano de Obtenção: 1984
Orientador: Dr. René Ernaini Gertz
Palavras-chave: Movimento Operario; Associativismo; História do Rio Grande do Sul; Imigração; Trabalho.Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural / Especialidade: Movimento Operário. Setores de atividade: Outros Setores.

Especialização em História Contemporânea

1975 - 1977

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: CONSIDERAÇõES SOBRE O MOVIMENTO ASSOCIATIVO EM CAXIAS DO SUL
Orientador: Profa. Dra. Helga Landgraf Piccolo

Graduação em História

1960 - 1964

Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Música (Piano)

1960 - 1963

Universidade de Caxias do Sul

Formação complementar

2001 - 2001

Extensão universitária em Iniciação ao uso do Sistema Sphinx. (Carga horária: 30h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2000 - 2000

Muralismo mexicano. (Carga horária: 12h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Capacitação docente no uso de novas tecnologias.. (Carga horária: 6h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em O uso das novas tecnologias na educação.. (Carga horária: 24h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

1999 - 1999

urbanismo e História da cidade de Lisboa. , Universidade Lusíada de Lisboa.

1998 - 1998

Extensão universitária em Informática Educativa: educação à distância. (Carga horária: 33h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em História e multimídia: uma aproximação.. (Carga horária: 30h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Cultural.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social/Especialidade: Imigração e Colonização.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social/Especialidade: História do Trabalho.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: Estudos de Gênero.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social/Especialidade: História das Mulheres.

Participação em eventos

A Voz dos Avós: Migração e Património Cultural.Entre a realidade e o desencanto nas histórias de vida de mulheres velhas de origem étnica italiana.. 2008. (Seminário).

Curso de Especialização em História do Rio Grande do Sul.A cultura sul-rio-grandense: aspectos gerais.. 2008. (Outra).

Formação sócio-político-econômico-cultural do Rio Grande do Sul: Olhares da produção audiovisual sobre o Rio Grande do Sul..O Quatrilho, de Fábio Barreto. 2007. (Seminário).

I Ciclo de Estudos do Curso de História.Cultura material como fonte documental para a pesquisa em História.. 2007. (Oficina).

Ciclo de Palestras: Teoria e Metodologia da História.História Oral: o que é, para que serve, como se organiza.. 2007. (Oficina).

IV Encontro Regional Sul de História Oral - ABHO - Culturas, Identidades, Memórias.Gênero e memória.. 2007. (Encontro).

IV Encontro Regional Sul de História Oral - ABHO - Culturas, Identidades, Memórias. 2007. (Encontro).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 7 - Gênero e preconceitos.Entre "lobos" e "cordeirinhos": dos discursos e das práticas nos relacionamentos conjugais entre descendentes de imigrantes.. 2006. (Seminário).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 7 - Gênero e preconceitos..Gênero, memória e narrativas.. 2006. (Seminário).

III Simpósio Nacional de História Cultural. Mundos da Imagem: Do Texto ao Visual..Disciplinando corpos. A lei, a ciência e a economia na construção do "bom trabalhador".. 2006. (Simpósio).

III Jornada de Estudos: Feminismo e genero na academia: protagonismos, tensões e perspectivas..Iguais na doença, desiguais no tratamento: o discurso moral como justificativa dos internamentos de homens e mulheres em uma instituição psiquiátrica.. 2005. (Encontro).

História Oral: experiências e expectativas..Entrevistando mulheres velhas: entre a voz, o gesto e o medo.. 2005. (Encontro).

V Encontro Gaúcho de Terapia Familiar: Conjugalidade: o que voce sabe sobre ela?.V Encontro Gaúcho de Terapia Familiar: Conjugalidade: o que voce sabe sobre ela?. 2005. (Encontro).

III Encontro Regional Sul de História Oral - ABHO.GT História Oral e Gênero. 2005. (Encontro).

Teologia e Relações de Poder.Movimento feminista e as questões de gênero.. 2005. (Outra).

Segundo Foro Latinoamericano Memoria e Identidad.Segundo Foro Latinoamenricano Memoria e Identidad.. 2005. (Outra).

Seminário Internacional: Leituras e Interpretações da Imigração na América Latina.Disciplinando corpos: Trabalho, Lazer e Educação.. 2004. (Seminário).

X Encontro Estadual de História/III Reunião Nacional do GT Estudos de Gênero - Simpósio Temático Gênero e História.Gênero e Saúde Mental: analisando prontuários médicos do Hospital Psiquiátrico São Pedro, de Porto Alegre.. 2004. (Encontro).

Ciclo de Palestras: Imigração alemã no Rio Grande do Sul: recortes..Uma questão de gênero II: mulheres, cidadania e escola na imigração alemã.. 2003. (Seminário).

I Colóquio Internacional Trabalho e Sociedade Solidária e IV Encontro de Estudos sobre o Mundo do Trabalho..Significado e importância do trabalho nas sociedades contemporâneas.. 2003. (Seminário).

Ciclo de Palestras Imigração Alemã no Rio Grande do Sul: recortes.Uma questão de Gênero: mulheres e religião na imigração alemã.. 2003. (Simpósio).

I Jornada da Associação Nacional de Gerontologia/ RS: Gerontologia - O estudo de muitas velhices..Sexo e gênero - números e qualidade.. 2003. (Encontro).

Comemoração dos 97 anos do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul.As mulheres de ontem e de hoje: análise histórica, psicológica e jurídica. 2003. (Encontro).

II Jornada de Estudos: Pensando e Fazendo Gênero.Afinal, o que é gênero? O que são estudos de gênero?. 2003. (Encontro).

Curso para professores de História e Geografia.Colonização Italiana no Rio Grande do Sul. 2003. (Encontro).

CAMP 20 Anos: A solidariedade te abraça.A questão do gênero na construção do desenvolvimento sustentável. 2003. (Outra).

A MULHER - Conquistas e desafios pela efetivação de seus direitos..Mulher, História e Inserção Social.. 2003. (Outra).

III Congreso de Historiadores Latinoamericanistas - ADHILAC. Na fronteira da exclusão: estratégias para a cidadania.. 2002. (Congresso).

O Corpo Torturado.I Congresso Internacional: O Corpo Torturado. 2002. (Simpósio).

XV Simpósio de História da Imigração e Colonização: Imigração e Imprensa.Mulheres, imagens e representações. Papéis femininos e imprensa na Colônia Italiana do Rio Grande do Sul.. 2002. (Simpósio).

I Simpósio Nacional de História Cultural. 2002. (Simpósio).

IHU Idéias.Imagens femininas. Contradições, ambivalências, violências.. 2002. (Encontro).

Aula Inaugural: Metodologias e Técnicas de Investigação Histórica.Conferência/Aula Inaugural dos Mestrados de História Contemporânea e de História da Educação. 2002. (Outra).

III Congresso Internacional de Historiadores Latinoamericanistas - ADHILAC. Na fronteira da exclusão: estratégias para a cidadania.. 2001. (Congresso).

II Jornadas sobre Discurso Social y Construcción de Identides: Mujer y Género.En la frontera de la exclusión: estrategias (sutiles) para la ciudadanía. 2001. (Simpósio).

XXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica.Na fronteira da exclusão: estratégias para a cidadania.. 2001. (Simpósio).

50 Congreso Internacional de Americanistas. Sobrevivendo em terra estranha: adaptar, adotar, renunciar. (Imigrantes da Europa Central no Rio Grande do Sul). 2000. (Congresso).

Primeiras Jornadas de História Regional Comparada. Imigração Italiana e cultura material.. 2000. (Congresso).

La emigración centroeuropea a América Latina.. La imigración del norte de Italia a Rio Grande do Sul después de 1875.. 2000. (Congresso).

Seminários Avançados de Estudos Interdisciplinares.História de Vida. 2000. (Seminário).

V Semana Acadêmica do Curso de História.Novos campos do conhecimento: exclusão, corpo e doença.. 2000. (Seminário).

Seminário Internacional 500 Anos de Brasil e Igreja na América Meridional..Igreja e Culturas Afro-Americanas. 2000. (Seminário).

I Salão Internacional do Livro de Porto Alegre.As políticas sociais e a família.. 2000. (Simpósio).

XIV Simpósio de História da Imigração e Colonização.Preciso ser cidadão brasileiro, mas, como?. 2000. (Simpósio).

Espaço Cultural (Re) Pensando a Prática: Formação em liderança de Gênero II.A mulher na história e as relações de poder.. 2000. (Encontro).

Programa de Capacitação de Estágios.Histórias de Vida. 2000. (Outra).

II International Congress Women Work Health. Gênero, Saúde e Trabalho. Os arquivos de instituições de Saúde Pública como fonte de pesquisa.. 1999. (Congresso).

XIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica - SBPH.Um curso em retrospectiva: História Social da Cidade.. 1999. (Simpósio).

I Encontro Regional Sul de História Oral.Quebradores de máquinas? Depoimentos de velhos tanoeiros portugueses.. 1999. (Encontro).

II Jornada de Estudos sobre a mulher: "Será o Século XXI o século da mulher?.Mulher e Movimentos Sociais. 1999. (Encontro).

IV Jornada do Curso de Especialização em Atendimento Clínico.Multi, Inter, Trans - Disciplina?. 1999. (Outra).

II Congreso Europeo de Latinoamericanistas - CEISAL - América Latina: Cruce de culturas y sociedades. La dimensión histórica y la globalización futura.. Imigrando do norte da Itália para o sul do Brasil: uma proposta de estudos comparados.. 1998. (Congresso).

III Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos. Educando por vias transversas.. 1998. (Congresso).

XVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica.Imagens e palavras. Iconografia e linguagens no processo de transmissão e preservação de valores culturais na região colonial italiana do Rio Grande do Sul.. 1998. (Simpósio).

IV Encontro Estadual de História.Imagens e palavras: representações e cultura material.. 1998. (Encontro).

49 Congresso Internacional de Americanistas. Conformando o feminino. Uma aproximação ao estudo da saúde mental entre mulheres de origem italiana.. 1997. (Congresso).

Seminário Internacional "Visão Inaciana da Educação: desafios hoje".. 1997. (Seminário).

Los Estudios de Género en América Latina.História Oral/Histórias de Vida: das dificuldades e alegrias de uma pesquisadora na coleta de depoimentos de mulheres velhas. 1997. (Simpósio).

XIX Simpósio Nacional de História - ANPUH - História e Cidadania.Imigração e processo de industrialização e disciplinamento no Rio Grande do Sul (1930-1940).. 1997. (Simpósio).

LDB: Implicações e perspectivas.. 1997. (Encontro).

XVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica.Explorando documentos: uma experiência de trabalho com fontes primárias do acervo do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. 1996. (Simpósio).

XVII Simpósio Nacional da ANPUH. 1993. (Seminário).

VI Forum de Estudos Italo-Brasileiros. 1980. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Daiana Riechel

LAMAS, N. C.;FAVARO, Cleci Eulalia; MORAES, T. M. R.; WESTPHAL, E. R.. "Memórias de agulhas: a manifestação artesanal das bordadeiras de Jaraguá do Sul/SC".. 2014. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Carla Rosângela Wachholz

OTT, E.; TERRA, P. R. S.;FAVARO, Cleci Eulalia; SOUZA, M. A.; IUCIDIBUS, S.. Alexandre Vertes: Uma Vida Dedicada à Contabilidade. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Joaquim Manuel Fernandes de Carvalho

FAVARO, Cleci Eulalia; ALVES, Jorge Fernandes; CARVALHO, Maria Conceição. A Iindústroa do mobiliário escolar em Paços de Ferreira: o caso da Fábrica Albino de Matos Pereira e Barros.. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em História Contemporânea) - Universidade do Porto.

Aluno: Liege Pires do Rosário Lau

FAVARO, Cleci Eulalia; RUSCHEINSKY, Aloísio; FONSECA, Tânia Mara Galli. Mulheres tecelãs e as novas tecnologias de produção: um estudo de caso em uma empresa têxtil no Rio Grande do Sul.. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Nara Simone Viegas Rocha Roehe

FAVARO, Cleci Eulalia; GERTZ, René Ernaini; MONTEIRO, Charles. O sesquicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul, em 1974, como corolário das relações econômicas entre Brasil e Alemanha.. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosane Schmiedt

FAVARO, Cleci Eulalia; BREDEMEIER, Sonia Mercedes Lenhardt; FERRÃO, Ygor Arzeno. Desenvolvimento de uma relativa autonomia através da Atividade de Vida Diária/Alimentação em uma Unidade de Mortadia do Hospital psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre: limites e possibilidades.. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Mareli Eliane Graupe

FAVARO, Cleci Eulalia; COLLING, Ana Maria; SANTIAGO, Anna Rosa Fontella. Gênero e Magistério: discursos e práticas sociais nas escolas municipais de Inhacorá. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: José Fernando Dresch Kronbauer

FAVARO, Cleci Eulalia; D´OLIVEIRA, Ana Flávia; MENEGHEL, Stela Nazareth. Violência de gênero: um estudo em um serviço de atenção primária à saúde - Campo da Tuca - Porto Alegre, RS.. 2004. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Daniel Boschetti

FAVARO, Cleci Eulalia; SAUL, Renato Paulo; HOLZMANN, Lorena. Propriedade Industrial: um estudo de dois momentos da legislação brasileira (1971-1996). 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Núbia Silveira Sampaio

FAVARO, Cleci Eulalia; MARTINI, Jussara Gue; PEDRO, Eva Néri Rubim. Reabilitação Psicossocial do Portador de Sofrimento Psíquico. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Josilene da Silva

FAVARO, Cleci Eulalia; KLUG, João; SOUZA, Rogério Luiz de; PEDRO, Joana Maria; NECKEL, Roselane. Mulheres no púlpito: as pastoras luteranas e o pastorado (1970-2000). 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rosane Schmiedt

FAVARO, Cleci Eulalia; BREDEMEIER, Sônia Mercedes Lenhard; MENEGHEL, Stela. Limites e possibilidades de desenvolvimento de independência e autonomia na Rotina de Vida Diária - AVD/alimentação em uma unidade de moradia do Hospital Psiquiátrico São Pedro - Porto Alegre. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Maria Beatriz Vianna Moraes

FAVARO, Cleci Eulalia; FOLLMANN, José Ivo; NORONHA, Márcio Pizarro. Revisitando Imagens: A percepção visual do social em três campanhas do PT para a Prefeitura de Porto Alegre.. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Núbia Silveira Sampaio

FAVARO, Cleci Eulalia; MARTINI, Jussara Gue; STRECK, Valburga Schmiedt. Reabilitação psicossocial do portador de sofrimento psiquico. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: José Fernando Dresch Kronbauer

FAVARO, Cleci Eulalia; CASTRO, Janice Dornelles de; MENEGHEL, Stela Nazareth. Violência de gênero: um estudo de prevalência em mulheres usuárias de um serviço de saúde em Porto Alegre, RS.. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Márcia Lúcia Rieth Uber

FAVARO, Cleci Eulalia; MEYER, Dagmar Elizabeth Estermann; NEUTZLING, Ignácio. A vila Novo Caminho: um conceito de trabalho a partir das histórias de vida de mulheres de uma vila popular urbana.. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Sinara Santos Robin

FAVARO, Cleci Eulalia; MÜLLER, Lucia Helena Alves; STRECK, Valburga Schmiedt. Entrevisões do Mercado Público Central de Porto Alegre: freqüentadores, narrativas e a produção da dádiva.. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Anelda Pereira de Oliveira

FAVARO, Cleci Eulalia. Mulher fim-de século: as representações sociais da mulher através da imprensa. 2000. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Larry Rosenberg

FAVARO, Cleci Eulalia. Emancipação feminina: crise na Família Tradicional e suas conseqüências.. 2000. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jeferson Francisco Selbach

FAVARO, Cleci Eulalia. Novo Hamburgo 1927/1997:os espaços de sociabilidade na gangorra da Modernidade.. 1999. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alda Beatriz Prates

FONSECA, C.;FAVARO, Cleci Eulalia; DORNELES, M. A.. Gênero e sexualidade na exclusão social da menina de rua.. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lucy Critina Ostetto

FAVARO, Cleci Eulalia; FLORES, M. B. R.; PEDRO, Joana Maria. Vozes que recitam, lembranças que se refazem. 1997. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Janeska Widholzer

FAVARO, Cleci Eulalia. Da projeção do espaço urbano à racionalização da vida: o novo retrato da cidade.. 1997. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carla Simone Rodeghero

FAVARO, Cleci Eulalia. O diabo é vermelho: imaginário anticomunista e igreja católica no Rio Grande do Sul (1945-19640.. 1996. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Anelise Cavagnolli

FAVARO, Cleci Eulalia. Os parceiros do vinho. A vitivinicultura em Caxias do Sul (1911-1936).. 1990. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Daniela de Campos

FAY, Claudia Musa;FAVARO, Cleci Eulalia; HARRES, M. M.; SCHEMES, C.; RUGIERO, A.. "A Campanha Operário Padrão: Como tornar-se um modelo de trabalhador (1970-1985)". 2014. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Larissa Patrón Chaves

RAMOS, Eloísa Capovilla da Luz; REICHEL, Heloísa Jochims;FAVARO, Cleci Eulalia; SCOTT, A. S. V.; LUPI, João Eduardo P.B.. "Honremos a Pátria, Senhores!" As Sociedades Portuguesas de Beneficência: caridade, poder e formação de elites na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1854-1910). 2008. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Sinara Santos Robin

RAMOS, Eloisa H Cappovilla da Luz;FAVARO, Cleci Eulalia; SCOTT, A. S. V.; HARRES, Marluza M.; NORONHA, Márcio Pizarro. Conversas com Açorianos: entre as memórias e os conflitos.. 2008. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Losandro Antônio Tedeschi

FAVARO, Cleci Eulalia; COLLING, Ana Maria; EGGERT, Edla; PEDRO, Joana Maria; RAMOS, Eloisa H Cappovilla da Luz. Mulheres camponesas da região noroeste do Rio Grande do Sul: identidades e representações sociais (1970-1990).. 2007. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Tânia Maria Gomes da Silva

MARTINS, Ana P. V.;FAVARO, Cleci Eulalia; ADELMAN, M.; SANTOS, Antonio C. A.; STADNIKY, Hilda P.. "Você acha que a gente vai poder com homem?". Práticas conjugais entre mulheres das camadas populares.. 2007. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Clarisse Ismério de Oliveira

FAVARO, Cleci Eulalia; CLEMENTE, E.; CONSTANTINO, N. S.; ZILLES, U.. Igreja e Nacionalismo: o Movimento Renovador da Cristandade (1930-1945). 1999. Tese (Doutorado em História do Brasil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcio Pizarro Noronha

FAVARO, Cleci Eulalia; CAVALCANTI, B.; MOSQUERA, J.. Corpos e figuras. Imagens do corpo feminino e as configurações do sujeito em Goya: o caso da Maja Desnuda.. 1998. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Larissa Patrón Chaves

FAVARO, Cleci Eulalia; RAMOS, Eloisa H Cappovilla da Luz; SCOTT, A. S. V.. "Honremos a Pátria, Senhores!". As Sociedades Portuguesas de Beneficência: caridade, poder e formação de elites na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1854-1910).. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Losandro Antônio Tedeschi

FAVARO, Cleci Eulalia; RAMOS, Eloisa H Cappovilla da Luz; EGGERT, Edla. Relações de gênero na sociedade camponesa da Região Noroeste do Rio Grande do Sul: identidades e representações no campo do poder (1970-1990).. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Jeferson Francisco Selbach

FAVARO, Cleci Eulalia; REICHEL, Heloísa Jochims; RAMOS, Eloisa H Cappovilla da Luz. Cachoeira do Sul 1930-1960: fluxos migratórios, organização e desorganização do espaço urbano e práticas cotidianas da elite cachoeirense.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Losandro Antônio Tedeschi

FAVARO, Cleci Eulalia; EGGERT, Edla; RAMOS, Eloísa Capovilla da Luz. Relações de gênero na sociedade camponesa dp Rio Grande do Sul: identidades e representações no campo do poder (1970-1990). 2005. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Arlete Aparecida Hildebrando de Arruda

FAVARO, Cleci Eulalia; SAUL, Renato Paulo; STRECK, Valburga Schmiedt. Gestão pública dos riscos urbanos e grandes conseqüências. (A situação da cidade de Canoas, de 1999 a 2003).. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Lisiane Dias Fonseca

FAVARO, Cleci Eulalia; RAMOS, Eloísa Capovilla da Luz. Juventude na sociedade pós-industrial: as tribos urbanas.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Ana Paula Moutinho Ferraz

FLECK, Eliane Cristina Deckmann;FAVARO, Cleci Eulalia. Exército de saias: mulheres atuantes na Independência do Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Aline Rambow de Andrade

DREHER, Martin Norberto;FAVARO, Cleci Eulalia. Três modelos de escola em São Leopoldo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Deisi Cristina Stella

GUTFREIND, Ieda;FAVARO, Cleci Eulalia. A criação do Estado de Israel e a impressa gaúcha.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Cristina Cardoso Schwinn

FAVARO, Cleci Eulalia; MOREIRA, Paulo Roberto Staudt. Sem pátria, rei ou presidente. Construções e reconstruções, em busca da identidade cigana.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Vanessa Benedetti

DREHER, Martin Norberto;FAVARO, Cleci Eulalia. Reminiscências de uma comunidade italiana.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Adriane Regina Dalmoro

FAVARO, Cleci Eulalia; FLECK, Eliane Cristina Deckmann. O papel da mulher no crecimento da indústria calçadista em Sapiranga.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marli Boeno Cruz

FLECK, Eliane Cristina Deckmann;FAVARO, Cleci Eulalia. Perfis femininos coloniais a partir da obra A Muralha, de Dinah Silveira de Queiroz.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Raquel Soares

MOREIRA, Paulo Roberto Staudt;FAVARO, Cleci Eulalia. As grades da sociedade: o tratamento dos criminosos e o papel carcerário da Casa de Correção de Porto Alegre (final do século XIX).. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Debora Alves de Oliveira

MOREIRA, Paulo Roberto Staudt;FAVARO, Cleci Eulalia. Os trilhos que trazem lembranças.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Adriane Kemper

FAVARO, Cleci Eulalia; KUNERT, Udo.. Soldados e capelães brasileiros na Segunda Guerra Mundial.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Moacir Paulino Bueno

FAVARO, Cleci Eulalia; MOREIRA, Paulo Roberto Staudt. A participação política dos militares no Período Vargas.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Raquel da Silva Rosa

FAVARO, Cleci Eulalia; FLECK, Eliane Cristina Deckmann. Moda feminina e contracultura dos anos 60.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Juliana Raquel Avila

FAVARO, Cleci Eulalia; FETTER, M.. Quem foi Anita Garibaldi?. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Gilda Jerusia da Costa Carraro

DREHER, Martin Norberto;FAVARO, Cleci Eulalia. Escola Luterana São Mateus: história e memória (1952-2002).. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Carlos Alissandro Marques Cezar

MOREIRA, Paulo Roberto Staudt;FAVARO, Cleci Eulalia. Religião africana: o culto de nação no Rio Grande do Sul.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Elisandra Wagner

FAVARO, Cleci Eulalia; MARTINS, M. C. B.. O Peru do século XIX nas peregrinações de uma pária.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Daniela Oliveira

FAVARO, Cleci Eulalia; OLIVEIRA, D. A.. Os trilhos que trazem lembranças.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marli Elena Bressler

FAVARO, Cleci Eulalia; MEYRER, Marlise. A mulher educada na Fundação Evangélica (1886-1946).. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Valquíria Zanetti Gomes

MARTINS, M. C. B.;FAVARO, Cleci Eulalia. Crônicas da Conquista: as mulheres indígenas em Cortés e Díaz del Castillo.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Roberto Atkinsons

FAVARO, Cleci Eulalia. A estrutura política alemã (1871-1945): uma comparação.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Noeli Scherer

FAVARO, Cleci Eulalia; BALDISSERA, José Alberto. As políticas educacionais no Brasil e seus reflexos sobre a educação feminina (1930-1950).. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Olivo Morello

FAVARO, Cleci Eulalia; GEDOZ, Sirlei T.. A mulher e o trabalho na região colonial italiana do Rio Grande do Sul.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Daniela de Campos

FAVARO, Cleci Eulalia; MOREIRA, Paulo Roberto Staudt. Disciplinando trabalhadores: ideologia, políticas públicas e práticas sociais (1930-1945).. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Tuguila Reinheimer

FAVARO, Cleci Eulalia; KUNERT, Udo.. Como o regime nacional-socialista atuou no sentido da formação de mulheres para a manutenção, preservação e sustentação do modelo político.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marcelo Fernando Da Costa

FAVARO, Cleci Eulalia. As cooperativas de trabalho: opção ao desemprego?. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Luiz Antonio Vieira Inda

FAVARO, Cleci Eulalia. Os filhos da revolução: Um estudo sobre o discurso crético-social nas letras do Rock-Brasil dos anos 80.l. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Maria Olivia Engel

FAVARO, Cleci Eulalia. Um estudo da influência positivista na sociedade brasileira (1889-1930).. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Débora Moraes

FAVARO, Cleci Eulalia. Medicina empírica: discursos e saberes através das práticas das benzedeiras.. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Maria Adelita Vargas

FAVARO, Cleci Eulalia. Parteiras na região de Montenegro - uma história gestada e parida pelas mulheres, mas "esquecida" pelos homens.. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Liege Pires do Rosário Lau

FAVARO, Cleci Eulalia; MÉLO, José Luiz Bica de; FISCHER, Maria Clara Bueno. Relações de trabalho em uma empresa do setor têxtil no Rio Grande do Sul diante das novas tecnologias de produção e gestão.. 2004. Outra participação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

FAVARO, Cleci Eulalia. Concurso para Docente em Teoria e Metodologia da História. 1996. Universidade de Passo Fundo.

FAVARO, Cleci Eulalia. Concurso para Docente em Teorias da História. 1995. Universidade de Passo Fundo.

FAVARO, Cleci Eulalia; FLECK, Eliane Cristina Deckmann; DREHER, Martin Norberto; REICHEL, Heloísa Jochims. Seleção de candidatos ao Curso de Doutorado em História. 2005. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

FAVARO, Cleci Eulalia; VALLS, Álvaro L. M.; TIBURI, Márcia A.. Comitê Técnico-Científico para análise projetos de pesquisa - Ciências Humanas.. 2004. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

FAVARO, Cleci Eulalia; RAMOS, Eloisa Capovilla; RAMBO, Blasio Arthur. Seleção de candidatos ao Curso de Doutorado em História. 2003. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

FAVARO, Cleci Eulalia. Mostra de Iniciação Científica. 2003. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

FAVARO, Cleci Eulalia; SAUL, Renato; ALBUQUERQUE, P.. Seleção de Candidatos ao Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas. 2002. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

FAVARO, Cleci Eulalia. Mostra de Iniciação Científica. 2002. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

FAVARO, Cleci Eulalia. EXPONHA -SE 2000 - Semana de Pesquisa e Iniciação Científica. 2000. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

FAVARO, Cleci Eulalia; ALBUQUERQUE, P. P.; STRECK, V. S.. Seleção de Candidatos ao Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas. 2000. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

FAVARO, Cleci Eulalia. IV Seminário-Feira de Ensino, Pesquisa e Extensão. 1998. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Orientou

Carla Rosângela Wachholz

Alexandre Vertes: uma vida dedicada à Contabilidade; ; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Coorientador: Cleci Eulalia Favaro;

Rosane Schmiedt

Desenvolvimento de uma relativa autonomia através da Atividade de Vida Diária/Alimentação em uma unidade de moradia do Hospital Psiquiatrico São Pedro de Porto Alegre-RS: Limites e Possibilidades; ; 2005; 93 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Liége Pires Lau

Mulheres tecelãs e as novas tecnologias de produção: um estudo de caso em uma empresa têxtil no Rio Grande do Sul; 2005; 104 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

LIRANE ELIZE FERRETO

O significado do corpo presente nas histórias de vida de idosos do grupo de terceira idade Girassol (São Leopoldo/RS); 2004; 58 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Coorientador: Cleci Eulalia Favaro;

Núbia Lízia Silveira Sampaio

Reabilitação Psicossocial do Portador de Sofrimento Psíquico; 2004; 90 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Rosane Schmiedt

Limites e possibilidadesde desenvolvimento de independência e autonomia na rotina de vida diária/alimentação em uma unidade de moradia do Hospital Psiquiátrico São Pedro; ; 2004; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Sinara Santos Robin

As visões do Mercado: entre narrativas, memórias e fronteiras; ; 2002; 150 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Márcia Lúcia Rieth Uber

A Vila Novo Caminho: um conceito de trabalho a partir de histórias de vida de mulheres de uma vila popular urbana; ; 2002; 120 f; Dissertação (Mestrado em Progr; de Pós Grad; Em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Coorientador: Cleci Eulalia Favaro;

Losandro Antônio Tedeschi

Mulheres camponesas da região noroeste do Rio Grande do Sul: identidades e representações sociais (1970-1990); ; 2007; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Larissa Patrón Chaves

Honremos a Pátria, senhores! As Sociedades Portuguesas de Beneficência: caridade, poder e formação de elites na Província de São Pedro do Rio Grande (1854-1910); ; 2006; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Max Marcel Salgueiro

Visões do futuro; A tecnópole do ano 2000; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Social da Cidade-2ªed) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Ana Maria Alves dos Santos

A Roda dos Expostos - Porto Alegre 1890-1930; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Social da Cidade-2ªed) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Adriana Saraiva Paim

O atendimento clínico a famílias com filhos portadores de deficiências; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Esp Em Atendimento Clínico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Marília Filgueras Fischer Menezes

Família abusiva; Um exemplo clínico em terapia familiar; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Esp Em Atendimento Clínico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Silvia Denise S

Soares; Olhares que descobrem uma cidade: Esteio; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Social da Cidade-1ª Ed) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Simone Mergener

A mulher na cidade medieval européia (Séc; XII-XV); 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Social da Cidade-1ª Ed) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Luiza Iotti

Escola e Comunidade: uma proposta de pesquisa participante na Escola Municipal "João de Zorzi "; ; 1986; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História da América Latina) - Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Adriana Schmidt

Mulher, de objeto a sujeito: os Anos de Chumbo; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Lisiane Dias Fonseca

Juventude na sociedade pós-industrial: as tribos urbanas; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Adriane Regina Dalmoro

O papel da mulher no crescimento da indústria calçadista em Sapiranga; ; 2003; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Juliana Raquel Avila

Quem foi Anita Garibaldi?; 2003; 166 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Adriane Kemper

Soldados e Capelães Brasileiros na Segunda Guerra Mundial; 2003; 74 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Raquel da Silva Rosa

Moda Feminina e Contracultura dos Anos 60; 2003; 66 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Moacir Paulino Bueno

A participação política dos militares no Período Vargas; ; 2003; 64 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Roberto Atkinson

Alemanha: mudanças políticas, de 1871 a 1945; 2002; 250 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Tuguila Reinheimer

A educação das mulheres alemãs sob o Nazismo; 2002; 150 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Noeli Scherer

As políticas educacionais no Brasil e seus reflexos sobre a educação feminina (1930-1950); 2002; 96 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Olivo Morello

A mulher e o trabalho na região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul; 2002; 110 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Marli Bressler

A mulher educada na Fundação Evangélica 1856-1946); 2002; 132 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Maria Olivia Engel

Um estudo da influência positivista na sociedade brasileira:1889-1930; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Marcelo Fernando Da Costa

As cooperativas de trabalho: opção ao desemprego?; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Daniela de Campos

Disciplinando trabalhadores: Ideologia, Políticas Públicas e Práticas Sociais (1930-1945); 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Luís Antonio Vieira Inda

Os filhos da revolução; Um estudo sobre o discurso crítico-social nas letras do Rock-Brasil dos anos '80; ; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Débora Moraes

Medicina empírica: discurso e saberes através das práticas das benzedeiras; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Maria Adelita Vargas

Parteiras na Região de Montenegro - uma história gestada e parida pelas mulheres mas esquecida pelos homens; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Luciana Andreis

Mulher e trabalho; a participação feminina no processo produtivo das sociedades ocidentais (1866-1914); 1993; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Denise Cappelari

Cultura material e imaterial nas chamdas Antigas Colônias Alemãs do Rio Grande do Sul:um estudo comparado sobre a questão das fronteiras culturais; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Jordana Chesini

Cultura material e imaterial nas chamadas Antigas Colônias Alemãs do Rio Grande do Sul: um estudo comparado sobre a questão das fronteiras culturais; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Adriana Beatriz Lopes Ávila

Gênero e saúde mental: uma análise interdisciplinar; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Wagner de Azevedo Pedroso

Relativizando o conceito de fronteira: a cultura material e imaterial como elemento de constução de identidades e fator de aproximação inter-étnica; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Ivete Fátima Stempkowski

Relativizando o conceito de fronteira: a cultura material e imaterial como elemento de construção de identidades e fator de aproximação inter-étnica; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Adriana Beatriz Lopes Ávila

Relativizando o conceito de fronteira: a cultura material e imaterial como elemento de construção de identidades e fator de aproximação inter-étnica; ; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Daniela de Campos

Industrialização, urbanização e disciplinamento no Rio Grande do Sul (1941-1950); 2000; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

RITA DE CASSIA M

Gomes; Imigração e processo de urbanização e disciplinamento no Rio Grande do Sul (1930-1940); gram; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Silberto Mauer

Imigração e processo de urbanização e disciplinamento no Rio Grande do Sul (1930-1940); ; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

João Mateus Ritzel

Imigração e processo de urbanização e disciplinamento no Rio Grande do Sul (1930-1940); ; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Luiz Antonio Vieira Inda

Imigração e processo de urbanização e disciplinamento no Rio Grande do Sul (1930-1940); ; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Silmei de Sant´Anna Petiz

Imigração e processo de urbanização e disciplinamento no Rio Grande do Sul (1930-1940); ; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleci Eulalia Favaro;

Produções bibliográficas

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Penélopes do século XX: a cultura popular revisitada. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso) , v. 17, p. 791-808, 2010.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Entre "lobos" e "cordeirinhos": dos discursos e das práticas nos relacionamentos familiares e conjugais entre descendentes de imigrantes.. Esboços (UFSC) , v. 17, p. 111-122, 2007.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; ÁVILA, Adriana Lopes ; PEDROSO, Wagner . Industrialização, urbanização e disciplinamento. O discurso moral como justificatica dos internamentos de homens e mulheres em uma instituição psiquiátrica (Hospital Sâo Pedro, Porto Alegre, 1930-1947).. História Unisinos , Sâo Leopoldo, v. 9, n.2, p. 124-131, 2005.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Trabalho e Sociedade Solidária.. Ciências Sociais Unisinos , São Leopoldo, v. 40, n.164, p. 11-15, 2004.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Gênero.. Ciências Sociais Unisinos , São Leopoldo, v. 40, n.165, p. 7-8, 2004.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; De Bairro Lusitano a Zona Tronca: a presença dos portugueses em Caxias do Sul (1911-1930). História (São Paulo) , Porto/Portugal, v. 3, p. 263-286, 2003.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Entre avanços e retrocessos: movimentos associativistas em Caxias do Sul.. Perspectiva Econômica (São Leopoldo) , São Leopoldo, v. 36, n.49, p. 5-56, 2002.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; INDA, L. A. V. ; PAGEL, C. E. ; CAMPOS, Daniela de ; MAUER, S. ; PETIZ, S. S. A. . Na fronteira da exclusão: estratégias para a cidadania.. Dialogos Latinoamericanos , Universidad de Aarhus, v. 5, p. 73-83, 2002.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; De Bairro Lusitano a Zona Tronca: a presença dos portugueses em Caxias do Sul (1911-1930). Revista da Faculdade de Letras. Série de História (Universidade do Porto) , v. 3, p. 263-286, 2002.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Imprensa e Representações Sociais. Papéis Femininos na Colônia Italiana do Rio Grande do Sul. Zona Franca (Rosario) , Rosario-Argentina, v. 9-10, p. 49-58, 2001.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Quebradores de máquinas? Repensando a questão ética na coleta de depoimentos orais.. Estudos Leopoldenses. Série História , São Leopoldo, v. 4, n.1, p. 31-38, 2000.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Na fronteira da exclusão: estratégias para a cidadania. Revista da SBPH , Curitiba-PR, v. 19, p. 83-90, 2000.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; História Oral e Memória. Humanas , Porto Alegre, v. 19/20, p. 151-163, 1997.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; História Oral/Histórias de Vida: das dificuldades e alegrias de uma pesquisadora na coleta de depoimentos de mulheres velhas. Zona Franca (Rosario) , Rosario-Argentina, v. 6, p. 91-95, 1997.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Imagens e palavras: contradições, ambivalências, violências. Mulheres na Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul (1875-1950). Resgate (UNICAMP) , Campinas, v. 1, n.7, p. 127-132, 1997.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Imprensa e representações dos papéis femininos: a Colônia Italiana no Rio Grande do Sul. Estudos Leopoldenses , São Leopoldo, v. 33, n.151, p. 123-142, 1997.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Trabalho e trabalhadores. Associativismo e tanoagem em Caxias do Sul.. Perspectiva Econômica , São Leopoldo, v. 32, n.96, p. 75-107, 1997.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Classificação, organização e arrolamento de fontes documentais dos arquivos do Hospital Psiquiátrico São Pedro, de Porto Alegre. Revista da SBPH , Curitiba, v. 12, p. 85-89, 1997.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Mulher, sinônimo de trabalho. Papéis sociais, imaginário e identidade feminina na Região Colonial Italiana. Estudos Ibero-Americanos , Porto Alegre, v. 22, n.2, p. 211-229, 1996.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; História Oral/Histórias de Vida: das dificuldades de uma pesquisadora na coleta de depoimentos de mulheres velhas. Estudos Leopoldenses , São Leopoldo, v. 32, n.146, p. 101-108, 1996.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Explorando documentos: uma experiência de trabalho com fontes primárias do acervo do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. Estudos Leopoldenses , São Leopoldo, v. 32, n.149, p. 75-90, 1996.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; "Far la Mérica": A utopia dos emigrantes italianos.. Américas , São Paulo, v. 1, p. 113-125, 1995.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Explorando documentos: uma experiência de trabalho como fontes primárias do acervo do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. Boletim Informativo Arquivo Público do Estado, Porto Alegre, v. 1, n.1, p. 2-2, 1995.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Mulheres 'italianas' no Rio Grande do Sul. Boletim Informativo Arquivo Público do Estado, Porto Alegre, v. 2, n.2, p. 2-2, 1995.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Aparência e realidade social no Brasil: o caso de Teutônia.. Estudos Ibero-Americanos , v. X, n.1, p. 41-77, 1984.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; A Área de Estudos Sociais: um problema na escola de Primeiro Grau?. Integração Revista das Comunidades Lassalistas, Porto Alegre, v. XIII, n.34, p. 32-36, 1984.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Imagens femininas: contradições, ambivalências, violências.. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. v. 1. 260p .

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; PIOVESAN, L. ; GOMES, R. C. M. ; INDA, L. A. V. . Imagens e palavras: iconografia e linguagens no processo de transmissão e reprodução de valores culturais na Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul. 1. ed. São Leopoldo: EdUNISINOS, 2000. v. 1.

  • RAMOS, E. C. L. (Org.) ; SPERB, A. T. (Org.) ; FAVARO, Cleci Eulalia (Org.) ; BALDISSERA, José Alberto (Org.) ; FETTER, M. (Org.) ; SAVICKI, W. P. (Org.) . Educação para crescer. Porto Alegre: Pallotti, 1992. 157p .

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Entre a realidade e o desencanto:histórias de vida de avós de origem étnica italiana no sul do Brasil.. In: Manuela Marujo. (Org.). Avós e Imigração: Raízes e identidade.. 01ed.Toronto, Ontario: University of Toronto, 2010, v. 01, p. 81-87.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Mulher e Família: um binômio (quase) inseparável.. In: Marlene Neves Strey; João Alves da Silva Neto; Rogério Lessa Horta. (Org.). Família e Gênero. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007, v. 4, p. 39-56.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Os "italianos": entre a realidade e o discurso.. In: Helga I. L. Piccolo; Maria Medianeira Padoin. (Org.). História Geral do Rio Grande do Sul - Império. 1ed.Passo Fundo/RS: Méritos, 2006, v. 2, p. 301-319.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; E as mulheres, onde estão?. In: Rovílio Costa; Antonio Suliani. (Org.). Cultura Italiana - 130 Anos/Cultura Italiana - 130 Anni - 1875-2005. Porto Alegre: Nova Prova, 2005, v. 1, p. 49-55.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Mulheres, Imagens e Representações. Papéis Femininos e Imprensa na Colônia Italiana do Rio Grande do Sul. In: Martin N. Dreher; Arthur Blásio Rambo; Marcos Justo Tramontini. (Org.). Imigração & Imprensa. 1ed.Porto Alegre: Edições EST, 2004, v. 1, p. 505-519.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Sobrevivendo em terra estranha: adaptar, adotar, renunciar. (Imigrantes da Europa Central no Rio Grande do Sul). In: Mariuz Malinowski. (Org.). Comunidades etnicas en América Latina: entre particularid y asimilación.. Varsóvia: Ed. Universidade de Varsóvia, 2001, v. 1, p. 41-57.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Disciplinar, é preciso trabalhar.. In: COSTA, Ana Maria; MELMAN, Charles; CHEMAMA, Roland. (Org.). Imigração e fundações.. 1ed.Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000, v. , p. 103-108.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Disciplinar, é preciso trabalhar. In: Marta Rossetti Batista; Marcia Elisa de Campos Graf. (Org.). Cidades Brasileiras: políticas urbanas e dimensão cultural.. 1ed.São Paulo: Universidade de São Paulo-USP/Instituto de Estudos Brasileiros-IEB, 1999, v. 2, p. 63-69.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Poder, cultura e representações no processo de urbanização do/no Rio Grande do Sul. In: Marta Rossetti Batista; Marcia Elisa de Campos Graf. (Org.). Cidades Brasileiras: Políticas urbanas e dimensão cultural. São Paulo: Universidade de São Paulo - USP/Instituto de Estudos Brasileiros - IEB, 1998, v. 1, p. 38-40.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Amor à italiana. O real e o imaginário nas relações familiares na Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul. In: Luís Alberto de Boni. (Org.). A presença italiana no Brasil.. Porto Alegre/Torino (Itália): Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes/Fondazione Giovanni Agnelli, 1996, v. 3, p. 286-291.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Imigração e trabalho: tanoeiros portugueses em Caxias do Sul (1911-1931).. In: Ana Lúcia Vellinho D'Angelo. (Org.). Histórias de Trabalho. Porto Alegre: UE/Porto Alegre, 1996, v. 2, p. 119-134.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; A unicidade ou a diversidade: a construção da cidadania planetária.. In: RAMOS, Eloisa C. L.. (Org.). Educação para crescer.. Porto Alegre: Suliani Editografia, 1993, v. , p. 97-99.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; FETTER, M. . Cidadania e identidade na construção da sociedade ocidental. In: RAMOS, Eloisa C. L... (Org.). Educação para crescer.. Porto Alegre: Suliani Editografia, 1993, v. , p. 51-59.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; RAMOS, E. C. L. ; FETTER, M. . Eixo-temático: uma proposta metodológica de ensino-aprendizagem. In: RAMOS, Eloisa C. L... (Org.). Educação para crescer. Porto Alegre: Suliani Editografia, 1993, v. , p. 13-14.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Sobrevivendo em terra estranha.. Projeções, Curitiba, p. 20 - 30.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; STEMPKOWSKI, I. F. ; PEDROSO, Wagner de Azevedo . Disciplinando corpos: Trabalho, Lazer e Educação. In: XVI Simpósio de Hist;oria da Imigração e Colonização - Leituras e Interpretações da Imigração na América Latina, 2007, São Leopoldo. Leituras e Interpretações da Imigração na América Latina. São Leopoldo: Oikos, 2007. v. 1. p. 883-892.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Mulheres, imagens e representações. Papeis femininos e imprensa na Colônia Italiana do Rio Grande do Sul.. In: XV Simpósio de História da Imigração e Colonização, 2004, São Leopoldo. Imigração e Imprensa. São Leopoldo/RS: EST Edições. v. 1. p. 505-519.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Na fronteira da exclusão: estratégias para a cidadania. In: III Congreso de Historiadores Latinoamericanistas - ADHILAC, 2002, Santiago de Compostela/Vigo. Actas del III Congreso de Historiadores Latinoamericanistas - ADHILAC. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, 2002. v. 1. p. 275-286.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Educando por vias transversas. In: III Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos, 2000, Porto Alegre. III Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos. Porto Alegre: CD-Rom, 1998.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Migrações do norte da Itália para o Rio Grande do Sul depois de 1875.. In: Simposio Internacional: Emigracion Centroeuropea a America Latina, 2000, Praga. Ibero-Americana Pragensia, Supplementum 8. Praga-Republica Tcheca: Universidad Carolina de Praga/Editorial Karolinum, 2000. v. 8. p. 173-183.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Imigração italiana e cultura material. Iconografia e linguagens no processo de transmissão e preservação de valores culturais.. In: Primeiras Jornadas de História Regional Comparada, 2000, Porto Alegre. Primeiras Jornadas de História Regional Comparada. Porto Alegre: Sonopress, 2000. v. 1. p. 357-366.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; História social da cidade: avaliando resultados. In: XIX Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica (SBPH), 1999, Curitiba. Anais da XIX Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica. Curitiba: SBPH, 1999. v. 1. p. 247-250.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Imigrando do norte da Itália para o sul do Brasil: uma proposta de estudos comparados.. In: II Congreso Europeo de Latinoamericanistas/CEISAL, 1999, Halle-Wittenberg. Martin-Luther-Universität. Halle-Wittenberg: Thomas Bremer y Susanne Schültz, 1998.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Imagens e palavras. Iconografia e linguagens no processo de transmissão e preservação de valores culturais. In: XVIII Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica - SBPH, 1998, Curitiba. Anais da XVIII Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica. Rio de Janeiro: SBPH. v. 1. p. 321-325.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Conformando o feminino. Uma aproximação ao estudo da saúde mental entre mulheres de origem italiana.. In: XVII Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, 1997, Curitiba. XVII Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica - SBPH. São Paulo: SBPH, 1997. v. 1. p. 265-268.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Construir cidades: a utopia dos imigrantes italianos.. In: XV Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica - SBPH, 1996, Curitiba. Anais da XV Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica - SBPH. Curitiba: SBPH, 1995. v. 1. p. 219-223.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Explorando documentos: uma experiência de trabalho com fontes primárias do acervo do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. In: XVI Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica - SBPH, 1996, Curitiba. Anais da XVI Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica - SBPH. Curitiba: SBPH, 1996. v. 1. p. 71-75.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Emigrar, produzir, emigrar: a trajetória dos tanoeiros portugueses em Caxias do Sul (1911-1931). In: XIII Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, 1994, Curitiba. XIII Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica - SBPH. Curitiba: SBPH, 1994. v. 1. p. 203-206.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Amor à italiana: o real e o imaginário nas relações familiares da Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul. In: XII Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica - SBPH, 1993, Curitiba. Anais da XII Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica - SBPH. Curitiba: SBPH, 1993. v. 1. p. 231-234.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Construindo identidades: os estabelecidos, os outsiders e os aspirantes.. In: IV Encontro Regional Sul de História Oral - ABHO - Culturas, Identidades, Memórias, 2007, Florianópolis. Caderno de Programação e Resumos. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2007. v. 1. p. 67-67.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Entre "lobos" e "cordeirinhos": dos discursos e das práticas nos relacionamentos conjugais entre descendentes de imigrantes.. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7 - Gênero e preconceitos., 2006, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 7 - ST 41 B: Gênero, memória e narrativas.. Florianópolis/SC: Editora Mulheres, 2006. v. 1.

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Entre a realidade e o desencanto nas histórias de vida de mulheres velhas de origem étnica italiana.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Donne cercano cittadinanza: emigrazione e cultura materiale in terra brasiliana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Entre "lobos" e "cordeirinhos": dos discursos e das práticas nos relacionamentos conjugais entre descendentes de imigrantes.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Disciplinando corpos. A lei, a ciência e a economia na construção do "bom trabalhador".. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; ÁVILA, Adriana Lopes ; PEDROSO, Wagner . Iguais na doença, desiguais no tratamento. O discurso moral como justificativa dos internamentos de homens e mulheres em uma instituição psiquiátrica.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Cultura Material e Representações Sociais: mulheres de origem migrante em busca de cidadania.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Entrevistando mulheres velhas: entre a voz, o gesto e o medo.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; História Oral e Gênero. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; MARTINI, Jussara Gue ; ÁVILA, Adriana Lopes ; PEDROSO, Wagner de Azevedo ; DIAS, Ivy Souza . Gênero e Saúde Mental: analisando prontuários do Hospital Psiquiátrico São Pedro, de Porto Alegre.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; ÁVILA, Adriana Lopes ; PEDROSO, Wagner de Azevedo ; STEMPKOWSKI, Ivete . Disciplinando corpos: trabalho, lazer e educação.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Assinado: A Criminoza. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Imprensa e Representações Sociais: papéis femininos na Colônia Italiana do Rio Grande do Sul. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Na fronteira da exclusão: estratégias para a cidadania.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; PAGEL, C. E. ; INDA, L. A. V. ; GOMES, R. C. M. . Imagens e palavras: cultura material e preservação dos valores culturais na Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Relazioni di genere in una terra di frontiera: il caso del rio Grande do Sul.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Bordando enquanto trabalham: os panos de parede nas casas dos imigrantes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Preciso ser cidadão brasileiro, mas como?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; La inmigración del norte de Italia a Rio Grande do Sul después de 1875.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Sobrevivendo em terra estranha; adaptar, adotar e esquecer.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Quebradores de máquinas? Depoimento de velhos tanoeiros portugueses. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Um curso em retrospectiva: avaliando História Social da Cidade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Culture materielle et vision du monde à travers de linge de maison dans l' Etat du Rio Grande do Sul (1910-1960). 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Educando por vias transversas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Imagens e palavras: representações e cultura material. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Imigrando do Norte da Itália para o Sul do Brasil: uma proposta de estudos comparados. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Con-formando o feminino: uma aproximação ao estudo da saúde mental entre mulheres de origem italiana. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Classificação, organização e arrolamento de fontes documentais do Arquivo Passivo do Hospital Psiquiátrico São Pedro, de Porto Alegre. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Cultura e cidades no Rio Grande do Sul. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Imigração e processo de industrialização e disciplinamento no Rio Grande do Sul (1930 - 1940). 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Mulheres na Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul: a difícil construção da identidade. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; História Oral/Histórias de Vida: das dificuldades e alegrias de uma pesquisadora na coleta de depoimentos de mulheres velhas.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; A memória doente: os Prontuários Médicos do Hospital Psiquiátrico São Pedro como fontes de pesquisa para a História do Rio Grande do Sul. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Moglie, donna, feminina: as mulheres, entre o real e o idealizado. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Classificação, organização e arrolamento de fontes documentais dos arquivos do Hospital Psiquiátrico São Pedro, de Porto Alegre. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Explorando documentos: uma experiência de trabalho com fontes primárias do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; História Oral/História de Vida: das dificuldades de uma pesquisadora na coleta de depoimentos de mulheres velhas. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Moglie, Donna, Feminina: entre o real e o idealizado. Mulheres e família na Região Colonial Italina do Rio Grande do Sul. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Far la Merica: a Utopia dos Emigrantes Italianos. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Emigrar, produzir, emigrar: a trajetória dos tanoeiros portugueses em Caxias do Sul (1911-1931). 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Amor à italiana: o real e o imaginário nas relações familiares entre os descendentes de imigrantes na Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; De Bairro Lusitano a Zona Tronca: a Presença dos Portugueses em Caxias do Sul. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; A Questao da Mulher no Seculo XX: A Mulher Brasileira. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; A Força da Tradição: A Permanência do Antigo Regime. 1989. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Escravidão e Imigração. 1988. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; De Bairro Luzitano a Zona Tronca: a presença dos portugueses em Caxias do Sul (1911-1931). 1988. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; A Conjuntura Internacional do Período 1930-1937. 1987. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; O Movimento Operário em Caxias do Sul: levantamento de Fontes.. 1980. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FAVARO, Cleci Eulalia ; Uma relação muito difícil: os corpos femininos e a Medicina.. Uberlândia/MG: Edufu - Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2006 (Resenha).

Outras produções

FAVARO, Cleci Eulalia ; Revista do Arquivo Histórico de Joinville - AHJ. 2006.

FAVARO, Cleci Eulalia ; FETTER, M. ; GONCALVES, J. S. . O ciclo de navegações e conquistas ibéricas. 2001.

FAVARO, Cleci Eulalia ; FETTER, M. ; RIES, W. . A Europa constrói o Brasil. 2000.

FAVARO, Cleci Eulalia ; A pesquisa em fontes originais oitocentistas existentes nos Arquivos portugueses. Um contributo para a produção de novos conhecimentos na história do ensino liceal.. 2007.

FAVARO, Cleci Eulalia ; A loucura herda um espaço deixado pela lepra: fragmentos de história oral com os pacientes-moradores do Hospital Colônia Itapuã.. 2006.

FAVARO, Cleci Eulalia ; De 'moça prendada' a 'menina super-poderosa'. Análise das sessões da cartas de leitoras da Revista Capricho (1954-2004).. 2006.

FAVARO, Cleci Eulalia ; Trabalho e autonomia: construção do 'possível' entre os trabalhadores, homens e mulheres, recicladores da Associação Ecológica Rubem Berta de Porto Alegre/RS.. 2006.

FAVARO, Cleci Eulalia ; Levantamento, salvamento e monitoramento: Arqueologia e valorização do patrimônio em Santo Angelo Custódio.. 2006.

FAVARO, Cleci Eulalia ; Arqueologia das interações sociais em espaço doméstico da família de Érico Veríssimo, refletidas na sua cultura material.. 2006.

FAVARO, Cleci Eulalia ; O contexto estancieiro da região de cruz Alta no século XIX: explorações em arqueologia e fenomenologia da paisagem.. 2006.

FAVARO, Cleci Eulalia ; Desenvolvimento regional integrado através de ação de valorização aproveitamento do patrimônio histórico e cultural pela dinâmica do teatro.. 2006.

FAVARO, Cleci Eulalia ; Revista Estudos Feministas. 2005.

FAVARO, Cleci Eulalia ; A construção da identidade ítalo-sul-riograndense (1875-1918).. 2005.

FAVARO, Cleci Eulalia ; Mulheres na militância: trajetórias femininas na construção do PT do Rio. 2005.

FAVARO, Cleci Eulalia ; Familia, honor y género en Sicilia: modelos y nuevas investigaciones.. 2005.

FAVARO, Cleci Eulalia ; Mirante. 2003.

FAVARO, Cleci Eulalia ; BREDEMEIER, Sônia Mercedes Lenhard ; EGGERT, Edla ; MARTINI, Jussara Gue ; ZIEBELL, Clair Ribeiro . Criação, implantação e implementação do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Relações de Gênero e História das Mulheres na América Latina. 2001.

FAVARO, Cleci Eulalia ; Mulheres. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FAVARO, Cleci Eulalia ; EGGERT, Edla ; MARTINI, Jussara Gue ; BREDEMAIER, Sonia ; CARVALHO, Tania . Estudos de Gênero. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FAVARO, Cleci Eulalia ; MARTINI, Jussara Gue ; EGGERT, Edla ; CARVALHO, Tania ; PRATES, Alda Maria . Falando Abertamente. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FAVARO, Cleci Eulalia ; BALDISSERA, José Alberto . Desatando Nós. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FAVARO, Cleci Eulalia ; BALDISSERA, José Alberto . I Jornada de Estudos de Gênero. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

FAVARO, Cleci Eulalia ; A Casa de Passagem do Índio - Caminho de Interação Social dos Índios Kaingang no Município de Cruz Alta. 2008. (Avaliadora Externa - PIBEX/UNICRUZ).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Resgatando a memória da imigração: história oral de vida, história oral temática ou tradição oral?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FAVARO, Cleci Eulalia ; CAPPELARI, D. ; CHESINI, Jordana de Souza . Cultura material e imaterial nas chamadas Antigas Colônias Alemãs do Rio Grande do Sul: um estudo comparado sobre a questão das fronteiras culturais (1970-1990). 2007. (Relatório de pesquisa).

FAVARO, Cleci Eulalia ; A lição do tempo na dinâmica do espaço missioneiro: levantamento em Arqueologia e valorização patrimonial entre Cruz Alta e Santo Ângelo.. 2007. (Avaliadora Externa PIBIC/UNICRUZ).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Desenvolvimento regional integrado através da valorização educacional do patrimônio histórico, cultural e paisagístico da região de Cruz Alta.. 2007. (Avaliadora Externa PIBIC/UNICRUZ).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Das brenhas ao asfalto - investigação da fricção interétnica das comunidades indígenas transitórias na cidade de Cruz Alta.. 2007. (Avaliadora Externa PIBIC/UNICRUZ).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Da Parada Benito ao Complexo Universitário de Cruz Alta: o processo histórico através de testemunhos.. 2007. (Avaliadora Externa PIBIC/UNICRUZ).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Revista Estudos Feministas. 2007. (Parecerista ad hoc).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Cultura material e representações sociais: mulheres de origem imigrante em busca de cidadania.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FAVARO, Cleci Eulalia ; ÁVILA, Adriana Beatriz Lopes ; PEDROSO, Wagner ; STEMPKOWSKI, I. F. ; GOZZI, Grazieli Castaman . Relativizando o conceito de fronteira. A cultura material e imaterial como elemento de construção de identidades e fator de aproximação inter-étnica.. 2006. (Relatório de pesquisa).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Desenvolvimento regional integrado através da ação de valorização e aproveitamento do patrimônio histórico e cultural pela dinâmica do teatro.. 2006. (Aliadora Extena PIBIC/UNICRUZ).

FAVARO, Cleci Eulalia ; O contexto estancieiro da região de Cruz Alta no séc. XIX: explorações em arqueologia e fenomenologia da paisagem.. 2006. (Avaliadora Externa PIBIC/UNICRUZ).

FAVARO, Cleci Eulalia ; O acervo do Arquivo Histórico de Joinville - Diagnóstico e Tratamento. 2006. (Parecerista ad-hoc).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Fundamentos da História Oral. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FAVARO, Cleci Eulalia ; MARTINI, Jussara Gue ; PEDROSO, Wagner de Azevedo ; DIAS, Ivy de Souza . Gênero e Saúde Mental: uma análise interdisciplinar.. 2005. (Relatório de pesquisa).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Refletindo sobre questões das migrações: o caso dos italianos no Rio Grande do Sul.. 2004. (Conferência).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Seminário Internacional: Leituras e Interpretações da Imigração na América Latina. 2004. (Coordenador de Mesa).

FAVARO, Cleci Eulalia ; GOMES, R. C. M. ; BUENO, M. P. ; INDA, L. A. V. ; PAGEL, C. E. ; MENDES JUNIOR, Valter V ; CAMPOS, Daniela de . Industrialização, urbanização e disciplinamento (1941-1950).. 2003. (Relatório de pesquisa).

FAVARO, Cleci Eulalia ; ZIEBELL, Clair Ribeiro ; EGGERT, Edla ; STRECK, Valburga Schmiedt . Espaço Cultural (Re) Pensando a Prática: Formação em Liderança de Gênero. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Relazioni di genere in una terra di frontiera: il caso del Rio Grande do Sul.. 2001. (Palestra).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Pare, olhe e pense: mulheres nas próximas décadas.. 2001. (Palestra).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Prontuários do Hospital Psiquiátrico São Pedro como fonte documental de pesquisa.. 2001. (Palestra).

FAVARO, Cleci Eulalia ; História Oral: limites e possibilidades. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FAVARO, Cleci Eulalia ; CORBELLINI, D. . História do Trabalho. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FAVARO, Cleci Eulalia ; CORBELLINI, D. . O trabalho na virada do milênio - História do Trabalho. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FAVARO, Cleci Eulalia ; CARNEIRO, G. P. ; INDA, L. A. V. ; PAGEL, C. E. . Imagens e palavras. Iconografia e linguagens no processo de transmissão e preservação de valores culturais na Região Colonial Italiana do RS. 2000. (Relatório de pesquisa).

FAVARO, Cleci Eulalia ; História Oral de Vida. 2000. (Palestra).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Mulheres no Limiar do Século XXI - limites e possibilidades. 2000. (Palestra).

FAVARO, Cleci Eulalia ; A mulher na História e as relações com o poder.. 2000. (Palestra).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Emancipação feminina: crise na família tradicional e suas conseqüências.. 2000. (Comissões de Avaliação de Dissertação de Mestrado).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Igreja e culturas afro-americanas. 2000. (Coordenador de Mesa).

FAVARO, Cleci Eulalia ; A família e as políticas sociais. 2000. (Painelista).

FAVARO, Cleci Eulalia ; A pesquisa com História Oral/Histórias de Vida. 2000. (Palestra).

FAVARO, Cleci Eulalia ; África: um continente esquecido?. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FAVARO, Cleci Eulalia ; As mulheres e o pensamento latino-americano. 1999. (Coordenador de Mesa).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Mulher, Trabalho e Saúde. 1999. (Pôster).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Excluindo o diferente: mulheres no Hospício. 1999. (Mesa Redonda).

FAVARO, Cleci Eulalia ; GOMES, R. C. M. ; INDA, L. A. V. ; MAUER, S. ; PETIZ, S. S. A. ; RITZEL, J. M. . Imigração e processo de urbanização e disciplinamento no Rio Grande do Sul (1930-1940).. 1998. (Relatório de pesquisa).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Imagens e palavras. Iconografia e linguagens no processo de transmissão e preservação dos valores culturais na Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul. 1998. (XVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica - SBPH).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Memória e História Oral. 1997. (Seminário Caminhos da Lembrança II - Metodologia em História Oral).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Segredos dos Casais e das Famílias. 1997. (Curso de Extensão em Terapia Familiar Sistêmica).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Estudios de Genero en Argentina y Latinoamerica. Dificultades y Estrategias. 1997. (Painelista).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Poder, Cultura e Representações no/do Rio Grande do Sul (Séculos XIX e XX). 1997. (Coordenador de GT).

FAVARO, Cleci Eulalia ; A história do gênero, as lutas das mulheres. 1996. (Ciclo de Palestras: Questões atuais vistas pela História).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Caminhos da lembrança: metodologia da História Oral. 1996. (III Encontro Estadual de História).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Explorando documentos: uma experiência de trabalho com fontes primárias do Arquivo Público do Rio Grande do Sul. 1996. (XVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica - SBPH).

FAVARO, Cleci Eulalia ; História Oral/Histórias de Vida: das dificuldades de uma pesquisadora na coleta de depoimentos de mulheres velhas. 1996. (Semana Acadêmica do Curso de História).

FAVARO, Cleci Eulalia ; O Terceiro Mundo: continuidades e ruptura - a descolonização afro-asiática. 1996. (I Seminário de História: A História Recente).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Licenciaturas: novos rumos. 1995. (V Simpósio de Estudos Sociais).

FAVARO, Cleci Eulalia ; O conturbado período entre-guerras (1919-1939). 1995. (Seminário II Guerra Mundial - 50 Anos).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Concurso Público de Seleção de Docente. 1995. (Comissões de Avaliação de Concurso Público).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Imagens femininas: contradições, ambivalências, violências. Mulheres na Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul (1875-1950). 1995. (Palestra).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Aspectos Antropológicos e Integracionais das Culturas Ítalo-Germânico-Brasileiras. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FAVARO, Cleci Eulalia ; A nova realidade em países do Leste Europeu. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Repensando a História Rio-Grandense. 1990. (Palestra).

FAVARO, Cleci Eulalia ; Cultura material e representações sociais: mulheres de origem imigrante em busca de cidadania.. 2006 (Conferência) .

FAVARO, Cleci Eulalia ; Metodologia e fontes de pesquisa em História.. 2002 (Conferência) .

FAVARO, Cleci Eulalia ; Relazioni di genere in una terra di frontiera: il caso del Rio Grande do Sul.. 2001 (Conferência) .

FAVARO, Cleci Eulalia ; As mulheres e o pensamento Latino-americano. 1999 (Página de Site) .

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2007

    Cultura material e imaterial nas chamadas Antigas Colônias Alemãs do Rio Grande do Sul: um estudo comparado sobre a questão das fronteiras culturais., Descrição: A área geográfica definida para o desenvolvimento do estudo faz parte das chamadas Antigas Colônias Alemãs do Rio Grande do Sul, embora circunscrita aos municípios de Ivoti, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, Dois Irmãos, Morro Reuter e Picada Café. Desde o século XIX, as populações instaladas na região mantiveram contato com outras etnias de procedência européia (italianos, austríacos, franceses, poloneses e seus descendentes); a partir da segunda metade do século XX, com uma numerosa colônia japonesa; e mais recentemente (1980), com grande número de indivíduos e famílias, oriundos de outras regiões do Estado e de outros Estados, em busca de oportunidades de trabalho no setor coureiro-calçadista em expansão. A investigação analisa e compara, como sugerem Bloch (1928) e Fausto e Devoto (2004), os discursos e as práticas culturais que estas sociedades, próximas no tempo e no espaço, utilizam, no intuito de estabelecer e assegurar limites ao pertencimento. Este movimento pendular, enquanto identifica um determinado grupo étnico com suas origens sócio-culturais germânicas, classifica e diferencia os outros que não necessariamente pertencem a outra etnia, o que permite identificar e classificar distintos segmentos sociais como faz Elias (2001) em seus estudos sobre os estabelecidos (antigos residentes) e os outsiders. A pesquisa identifica um terceiro nível de postulantes à inserção no grupo hegemônico: na virada do século XX, questões econômicas relacionadas com o regime de pequena propriedade rural forçaram o êxodo. Na década de 1990, o desenvolvimento regional voltado para a produção calçadista motivou o retorno de boa parte dos emigrados, que no entanto, não conseguiram integrar-se no grupo hegemônico. Barth (1998), com os conceitos de grupos étnicos e fronteiras; Canclini (2003), com culturas híbridas; Hall (2000), com identidade, diferença e comunidade imaginada; Sayad (1998), com imigração, constituem o arcabouço teórico que dá suporte para a análise d. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cleci Eulalia Favaro - Coordenador / Jordana de Souza Chesini - Integrante / Losandro Antonio Tedeschi - Integrante / Denise Cappelari - Integrante., Financiador(es): Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa., Número de produções C, T & A: 54 / Número de orientações: 6

  • 2003 - 2006

    Relativizando o conceito de fronteira: a cultura material e imaterial como elemento de construção da identidade e fator de aproximação inter-étnica., Descrição: A chamada globalização da economia implica também em um homogeneização cultural, dada a influência e a capacidade de persuasão dos meios midiáticos. No processo, milhões de indivíduos são diretamente afetados pelas idéias, valores e objetivos dos setores que detêm o poder, tendo em vista o aprofundamento e a ampliação do modelo econômico. De maneira não tão explícita, vem ocorrendo outro movimento, que se manifesta em numerosas ações destinadas a resgatar e preservar os traços da cultura material (produtos culturais e modos e técnicas de fazer) e imateral (imaginário, representações, valores, canções populares, provérbios e até mesmo a forma de expressão verbal) característicos de um local, de uma região, de uma etnia. Diante das necessidades redutoras postas pelo mercado de trabalho, trata-se de um movimento pendular que pretende preservar identidades, enquanto busca formas de convívio. À luz dos pressupostos teóricos da História Cultural, a investigação tem como proposta realizar estudos comparados sobre as sociedades de origem imigrante (em especial alemães, além de italianos, poloneses e franceses) instaladas no Rio Grande do Sul desde as promeiras décadas do século XIX, privilegindo os municípios de Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Ivoti, Presidente Lucena, Picada Café e Nova Petrópolis. Na vertente dos estudos de Elias e Scotson (2001), importa verificar o funcionamento dos mecanismos de inserção/exclusão diante da presença, nas comunidades elencadas, de segmentos sociais que não se incluem, nem na categoria de estabelecidos, nem na de ousiders. Os conceitos de Cultura, Identidade, Resistência, Representações, Etnia e Etnicidade se constituem em referencial para a análise das fontes escritas, orais e imagéticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cleci Eulalia Favaro - Coordenador / Ivy de Souza Dias - Integrante / Grazieli castaman Gozzi - Integrante / Wagner de Azevedo Pedroso - Integrante / Adriana Beatriz Lopes Ávila - Integrante., Financiador(es): Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2

  • 2003 - 2004

    Gênero e Saúde Mental: uma análise interdisciplinar, Descrição: A presença dos chamados "vesânicos", "doidos", "malucos", loucos ou insanos, perambulando pelas ruas das cidades, não se constituiu até recentemente em elemento perturbador da ordem pública. No caso brasileiro, somente a partir do advento da República é que se impôs a necessidade de confinar e tratar os doentes mentais, "recuperando-os" para as novas formas de trabalho livre e assalariado que se implantava. Neste sentido, as práticas de cuidado em saúde mental passam a ocorrer em um espaço institucionalizado, o que implica a existência de uma rede de relações entre os "doentes mentais" e seus "cuidadores", atravessada por questões políticas, econômicas, culturais, sociais e de gênero. O estudo visa a desvelar de forma especial as relações de gênero presentes no espaço institucionalizado da saúde mental no Hospital Psiquiátrico "São Pedro", de Porto Alegre, no Hospital Colônia "Dr. Emílio Vidal Abal" (Córdoba/Argentina) e no Hospital Psiquiátrico de Palermo/Itália. Enquanto a Itália foi área de emigração, as outras duas regiões foram receptoras de grandes contingentes populacionais de origem européia, tendo passado por um intenso processo de industrialização/urbanização demandando a formulação de políticas públicas destinadas a conter as populações urbanas dentro de marcos comportamentais adequados ao novo sistema produtivo. No processo de desenvolvimento da proposta de investigação será analisada a prevalência das diferentes patologias que justificaram os internamentos nos hospitais psiquiátricos citados, em suas relações com o gênero, a cultura, a economia e as políticas públicas nos três países no período em estudo uma História Comparada da Saúde Pública, portanto - buscando identificar as práticas de cuidado "oferecidas" aos homens e mulheres internados, enquanto reflexo da mentalidade então vigente, do estágio de desenvolvimento das ciências da saúde e da conjuntura da época, numa visão multidisciplinar e interinstitucional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cleci Eulalia Favaro - Coordenador / Ivy Souza Dias - Integrante / Wagner Pedroso - Integrante / Jussara Gue Martini - Integrante / Adriana Lopes Ávila - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 2

  • 1998 - 2003

    Industrialização, urbanização e disciplinamento (1941-1950), Descrição: INDUSTRIALIZAÇÃO, URBANIZAÇÃO E DISCIPLINAMENTO (1941-1950) A partir do último quartel do século XIX, a presença no Rio Grande do Sul de numerosos contingentes de origem imigrante (e de seus descendentes), provenientes especialmente da Europa Central e Meridional, e das mais variadas etnias, permitiu a decolagem da economia no setor urbano-industrial, ainda nos anos 1930-1940. Populações majoritariamente egressas das áreas rurais, demandaram, do ponto de vista das camadas dominantes, uma série de medidas legais e de práticas sociais destinadas a conter dentro de parâmetros socialmente aceitos os comportamentos daquelas populações, seja no espaço público, seja no espaço da fábrica. Na década seguinte (1940-1950), os problemas decorrentes do processo de intensa industrialização foram acentuados, frente a uma conjuntura externa de conflito armado (a Segunda Guerra Mundial) e as tensões que se seguiram ao imediato pós-guerra (Guerra Fria), a que a sociedade rio-grandense não ficou imune, principalmente pela marca européia de sua população, sobre a qual se fizeram sentir medidas repressivas, incluindo-se numerosos internamentos em instituições "disciplinadoras". A ação do poder público pode contar com a adesão de políticos, médicos, empresários, intelectuais, jornalistas e de boa parte da sociedade. Por outro lado, é o momento em que as mulheres são chamadas a participar do processo econômico, gerando conflitos intra-familiares de que resultaram numerosos internamentos nas chamadas "instituições totais". Com o recurso a cerca de 12 mil prontuários do Arquivo Passivo do Hospital Psiquiátrico "São Pedro", de Porto Alegre, correspondentes ao período 1941-1950, enquanto fontes documentais primárias, a pesquisa tem por objetivo principal dar seqüência ao estudo das relações entre poder político, saber médico e industrialização no Rio Grande do Sul, com ênfase especial na questão do trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cleci Eulalia Favaro - Coordenador / Luís Antonio Vieira Inda - Integrante / Daniela de Campos - Integrante / Moacir Paulino Bueno - Integrante / Rita de Cássia M Gomes - Integrante / Ana Paula Zanella - Integrante / Ivy Souza Dias - Integrante / Rodolfo Pizzi - Integrante / Miriam Thais Guterres Dias - Integrante / Valter V Mendes Junior - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 11

  • 1997 - 1998

    Imagens e palavras. Iconografia e linguagens no processo de transmissão e preservação de valores culturais na Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul, Descrição: A preparação das diferentes peças que compunham o enxoval das mulheres de origem imigrante italiana era atribuição pessoal da futura esposa. Confeccionado no decorrer de vários anos, desde a puberdade, nos intervalos entre os trabalhos domésticos e aqueles realizados na "roça", detinha um triplo significado. No seu aspecto mais evidente, consistia em um simples cálculo contábil: se os filhos homens permaneciam com a posse e uso do lote colonial, transmitindo o bem para seus pósteros do sexo masculino, a contrapartida feminina era o enxoval, "la dota", a parcela herdada que as mulheres recebiam ao casar. No entanto, mesmo singelo e despretensioso, o conjunto das peças que compunham o dote nupcial comportava vários outros significados, uma vez que era a própria noiva que o produzia: o capricho, as habilidades manuais e o senso de economia traduziam, não apenas as qualidades da candidata, mas - e principalmente- a estrutura moral e os valores da família de origem, tais como a parcimônia, a modéstia, a capacidade de trabalho. Entre as peças do enxoval (lençóis de algodão, toalhas de mesa e banho, cotinas de crochê ou filé, camisolas e batas de cambraia, "roupas brancas", o vestido para ir à missa ou para uso diário, além da máquina de costura manual, tão valorizada) destacava-se como obrigatória a confecção dos panos de parede. Testemunhos mudos - mas eloqüentes - da ascensão sócio-econômica da família, os panos de parede tinham suas dimensões e materiais alterados ao sabor da mudança das condições de vida dos moradores. Pendurados, via de regra, na parede atras do fogão, bordados com figuras e inscrições alusivas ao convívio, ao trabalho, à poupança, ao asseio e à higiene, era portanto, na cozinha (lugar privilegiado para as reuniões familiares ou para as refeições diárias, que os panos de parede excerciam sua função didático-pedagógica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cleci Eulalia Favaro - Coordenador / Rita de Cássia M Gomes - Integrante / Silberto Mauer - Integrante / Liceo Piovesan - Integrante / Cézar Eduardo Pagel - Integrante / Geila M Pedroso - Integrante / Luís Antônio Vieira Inda - Integrante / Marilda Batilhama da Silva - Integrante / Silmei de Sant' Ana Petiz - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 7

  • 1996 - 1998

    Imigração, urbanização e disciplinamento no Rio Grande do Sul - 1930 - 1940, Descrição: Frente às profundas mudanças que vêm atingindo os trabalhadores, em virtude da automatização da produção e dos serviços com o uso de novos e mais sofisticados recursos tecnológicos - cujos efeitos imediatos são medidos pela marginalização de significativos contingentes de homens e mulheres em idade e condições de inserção no mercado de trabalho - são cada vez mais freqüentes os estudos visando demonstrar os efeitos nocivos de tais ações sobre o equilíbrio emocional e afetivo e sobre os comportamentos sociais dos indivíduos e das sociedades contemporâneas. O sofrimento mental, em diferentes graus, tende a aumentar, demandando políticas públicas e práticas sociais por parte de um Estado que se omite, delegando à sociedade civil responsabilidades que não lhe cabe assumir.Resguardadas a época e as condições do processo produtivo, o Brasil (a sociedade brasileira, melhor dizendo) já vivenciou uma situação semelhante quando, ao instalar-se no país o "modelo de substituição de importações", na década de 1930, milhares de indivíduos (em especial imigrantes ou descendentes de imigrantes) foram atraídos para as áreas urbanas em busca de trabalho, diante das carências de toda ordem experimentadas nas áreas rurais. O êxodo promoveu a ocupação rápida e desordenada das cidades, demandando medidas destinadas a "conter" os comportamentos indesejáveis (ou assim considerados, pelas camadas dominantes), "disciplinando" os setores populares para o trabalho "produtivo". No caso do Rio Grande do Sul, um desses "lugares de disciplinamento" foi o Hospital Psiquiátrico "São Pedro", de Porto Alegre, que registrou 6.818 internamentos entre 1930 e 1940. Para o conjunto populacional do Estado, tais valores representam, na prática, o fato de que um número elevado de indivíduos, de ambos os sexos, estava sendo colocado à margem da sociedade. No conjunto dos Prontuários analisados é possível constatar que a preocupação com a questão do "trabalho" é uma constante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cleci Eulalia Favaro - Coordenador / Luís Antonio Vieira Inda - Integrante / Rita de Cássia M Gomes - Integrante / Silberto Mauer - Integrante / Cezar Eduardo Pagel - Integrante / João Mateus Ritzel - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa., Número de produções C, T & A: 24 / Número de orientações: 11

Prêmios

2001

Concurso: La donna d´origine italiana in America Latina: la sua storia, l´evoluzione del suo patrimonio culturale analizzati attraverso la stampa d´epoca, la stampa attuale e le testimonianze orali., Presidenzia Consiglio dei Ministri/Commissione Nazionale Pari Opportunità Uomo/Donna - ITALIA.

1997

Paraninfa da turma de História, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

1996

Paraninfa da turma de História, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

1995

Concurso: Histórias de Trabalho (Segunda Edição), Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre-RS.

1994

Paraninfa da turma de História e Estudos Sociais, Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS.

1993

Paraninfa da turma de Estudos Sociais, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

Histórico profissional

Experiência profissional

1990 - 2007

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Outras informações:
Ingresso através de Concurso Público de Provas e Títulos (1989)

Atividades

  • 08/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas, Instituto Multifuncional.,Atividade realizada, Coordenação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre História das Mulheres e Relações de Gênero - NUIEG.

  • 01/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em História.,Atividade realizada, Coordenadora do Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq: "Imigração, urbanização e disciplinamento".

  • 08/2003 - 02/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em História.,Linhas de pesquisa

  • 08/2003 - 01/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História.,Atividade realizada, Pesquisadora do Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq:.

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, As Representações Sociais, de Durkheim a Chartier.

  • 08/2006 - 10/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da África

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Tese

  • 02/2006 - 07/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VI - Século XX, Prática de Ensino de História II

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Colóquio de Pesquisa

  • 07/2005 - 12/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral IV - Século XX, Prática de Ensino de História - II

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de pesquisa - Representações Sociais, de Durkheim a Chartier., Seminário de Tese

  • 02/2005 - 07/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VI - Século XX, Prática de Ensino em História - II

  • 03/2005 - 03/2005

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, Área de Conhecimento e Aplicação de História e Arqueologia.,Atividade de extensão realizada, Coordenação da III Jornada de Estudos de Gênero: Feminismo e Gênero na academia. Protagonismos, tensões e perspectivas.

  • 01/2005 - 01/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Área de Conhecimento e Aplicação de História e Arqueologia.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção ao Curso de Doutorado.

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da História Oral, História da Imigração na América Latina II; imigração e industrialização

  • 07/2004 - 12/2004

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VI - Século XX, Prática de Ensino de História II

  • 07/2004 - 07/2004

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, Cátedra Unesco Unisinos.,Atividade de extensão realizada, Coordenação de Painel.

  • 05/2004 - 07/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História.,Cargo ou função, Membro de Comitê Técnico-Científico para avaliação de projetos de pesquisa-Área de Ciências Humanas.

  • 02/2004 - 07/2004

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VI - Século XX, África: história e cultura

  • 08/2002 - 07/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Comitê Acadêmico da Cátedra Unesco Unisinos.,Cargo ou função, Membro do Comiê Executivo da Cátedra Unesco-Unisinos-PPG Ciências Sociais Aplicadas.

  • 03/2004 - 06/2004

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Educativos nas Políticas Sociais, Metodologia da História Oral (Leitura Dirigida)

  • 01/2004 - 01/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção de candidatos ao Doutorado.

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Sociais: teorias e abordagens

  • 07/2003 - 12/2003

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VI - Século XX

  • 09/2003 - 09/2003

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, Instituto Humanitas Unisinos.,Atividade de extensão realizada, II Jornada de Estudos: Pensando e Fazendo Gênero.

  • 08/2003 - 08/2003

    Extensão universitária , Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, Diretoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Ciclo de Palestras: "Imigração alemã no Rio Grande do Sul: recortes"..

  • 06/2003 - 08/2003

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Sociais Contemporâneas

  • 07/2003 - 07/2003

    Extensão universitária , Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, Cátedra Unesco Unisinos.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora de Sessão do I Colóquio Internacional "Trabalho e sociedade solidária" e IV Encontro de Estudos sobre o Mundo do Trabalho.

  • 07/2003 - 07/2003

    Extensão universitária , Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, Cátedra Unesco Unisinos.,Atividade de extensão realizada, Debatedora no I Colóquio Internacional "Trabalhoe Sociedade Solidária" e IV Encontro de Estudos sobre o Mundo do Trabalho.

  • 07/2003 - 07/2003

    Extensão universitária , Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, Cátedra Unesco Unisinos.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Executiva do I Colóquio Internacional "Trabalho e Sociedade Solidária" e IV Encontro sobre o Mundo do Trabalho.

  • 03/2003 - 07/2003

    Ensino, Progr. de Pós Grad. Em Ciências Sociais Aplicadas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Sociais Contemporâneas, Trabalho e Sociedade Solidária. Interlocução entre pesquisadores

  • 03/2003 - 07/2003

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VI - Século XX, Estudos de Gênero

  • 08/1995 - 07/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Área de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em Ciências Sociais Aplicadas.,Linhas de pesquisa

  • 06/2003 - 06/2003

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, .,Atividade de extensão realizada, Avaliador 1 da Mostra de Iniciação Científica.

  • 04/2003 - 04/2003

    Extensão universitária , Centro de Ciências Jurídicas, .,Atividade de extensão realizada, Painelista no painel A MULHER - Conquistas e desafios pela efetivação dos seus direitos.

  • 07/2002 - 12/2002

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VI - Século XX

  • 09/2002 - 10/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Área de Conhecimento e Aplicação de História e Arqueologia.,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral para eleição da Coordenação do Colegiado do Curso de História.

  • 09/2002 - 09/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em História.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas.

  • 08/2002 - 08/2002

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, Instituto Humanitas Unisinos.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora de Mesa na Campanha da Fraternidade/2002 - Semana dos Povos Indígenas.

  • 03/2002 - 07/2002

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VI - Século XX

  • 03/2002 - 07/2002

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão Social da Cidade, Gênero e Trabalho Social

  • 06/2002 - 06/2002

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, .,Atividade de extensão realizada, Examinadora da Mostra de Iniciação Científica.

  • 06/2002 - 06/2002

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, Instituto Humanitas Unisinos.,Atividade de extensão realizada, Palestrante no Encontro IHU Idéias.

  • 07/2001 - 12/2001

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VI (Contemporânea), História Geral VII (Século XX)

  • 03/2001 - 12/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas, Curso de História.,Atividade realizada, Coordenação do Laboratório de História.

  • 10/2001 - 10/2001

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em História.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do seminário NOVOS OLHARES SOBRE A AMÉRICA LATINA.

  • 03/2001 - 07/2001

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VI - Século XX, História Geral VII - Século XX

  • 10/2000 - 12/2000

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, Área de Conhecimento e Aplicação de Sociologia, Ciência Política e Antropol.,Atividade de extensão realizada, Curso: História do Trabalho.

  • 07/2000 - 12/2000

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VI - Século XX, História Geral VII - Século XX

  • 03/2000 - 12/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas, Curso de História.,Atividade realizada, Coordenação do Laboratório de História.

  • 10/2000 - 10/2000

    Extensão universitária , Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, .,Atividade de extensão realizada, Examinador no Evento de Extensão: EXPONHA-SE 2000 - Semana de Pesquisa e Iniciação Científica.

  • 09/2000 - 09/2000

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, Curso de História.,Atividade de extensão realizada, Coordenação de Mesa Redonda: Novos Campos do Conhecimento: Exclusão, Corpo e Doença. V Semana Acadêmica do Curso de História: O Brasil no Século XX..

  • 03/2000 - 07/2000

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VI - Século XX, História da África

  • 06/2000 - 06/2000

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós Graduação Em História.,Atividade de extensão realizada, Coordenação de Mesa Redonda: Cultura Material: quem se ocupa disso?.

  • 05/2000 - 06/2000

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, .,Atividade de extensão realizada, Curadora da Exposição Imagens e Palavras.

  • 03/2000 - 03/2000

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, Instituto Multifuncional.,Atividade de extensão realizada, Participação em Mesa Redonda: Família: perspectiva e crise. Curso de Pós-Graduação (Especialização) em Família (3a. edição)..

  • 01/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas, .,Atividade realizada, Produção Multimidia (Cd-ROM) Imagens e Palavras.

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VI - Século XX

  • 03/1999 - 07/1999

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hstória geral VI - Século XX

  • 05/1999 - 06/1999

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História.,Atividade de extensão realizada, Coordenação de Mesa Redonda: As mulheres e o pensamento latino-americano. II Corredor de Idéias do Cone Sul. (33 h/a).

  • 08/1998 - 12/1998

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Africa: um continente esquecido?, História Geral VII - Século XX

  • 03/1996 - 12/1998

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Curso de História.,Cargo ou função, Coordenação de Curso de Pós-Graduação (Especialização) em História Social da Cidade (2 edições).

  • 03/1998 - 07/1998

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral V - Século XIX, História Geral VI - Século XX, Atualiada Latino-Americana

  • 06/1998 - 06/1998

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação de Curso de Extensão História e Multimídia: uma aproximação. Ministrante: Prof. Dr. Ernesto Anibal Ruiz (Universidade Federal de Santa Catarina) (11 h/a).

  • 03/1998 - 05/1998

    Ensino, História Social da Cidade-2ªed, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História

  • 11/1997 - 11/1997

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação de Evento de Extensão: Fontes e problemas de método em História Social. Palestrante: Prof. Dr. Jean Pierre Blay (Universidade de Paris X- Nanterre-França) (3 h/a).

  • 08/1997 - 10/1997

    Ensino, História Social da Cidade-1ª Ed, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A cidade ampliada - Século XX

  • 07/1997 - 08/1997

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VII - Século XX

  • 03/1997 - 07/1997

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VII - Século XX, História do Pensamento Humano

  • 04/1997 - 06/1997

    Ensino, História Social da Cidade-2ªed, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A cidade ampliada - Século XX

  • 08/1996 - 12/1996

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VII - Século XX

  • 03/1996 - 07/1996

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VI - Século XX, Metodologia do Ensino de Estudos Sociais

  • 07/1995 - 12/1995

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Econômica, Política e Social do Brasil, História do Pensamento Humano

  • 03/1995 - 12/1995

    Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Humanas, Área de Conhecimento e Aplicação de História e Arqueologia.,Serviço realizado, Participação em comissão de elaboração de projeto de criação de curso de pós-graduação lato senso.

  • 03/1995 - 07/1995

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VII - Século XX, História do Pensamento Humano

  • 08/1994 - 12/1994

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VI - Século XIX

  • 08/1993 - 12/1993

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VII - Século XX, Questões Seletas de História Contemporânea

  • 03/1993 - 07/1993

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VI - Século XX

  • 08/1991 - 12/1991

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VI - Século XX

  • 03/1991 - 07/1991

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VII - Século XX

  • 03/1990 - 07/1990

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral VI - Século XX

1986 - 1997

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TITULAR J IV, Carga horária: 36

Outras informações:
Ingresso através de Concurso Público de Provas e Títulos (Julho de 1986)

1986 - 1986

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: Metodologia do Ensino da História Carga horária: 60 h/a

1985 - 1985

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 0

Outras informações:
Carga horária: 60h/a

1981 - 1981

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 0

Outras informações:
Docente da Disciplina História Contemporânea II (Século XX)60h/a)

1978 - 1978

Universidade de Caxias do Sul

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Docente da Disciplina História do Brasil Contemporâneo (60h/a)

Atividades

  • 08/1986 - 08/1997

    Estágios , Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Curso de História.,Estágio realizado, Centro de Documentação.

  • 08/1986 - 08/1994

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Departamento de História e Geografia.,Linhas de pesquisa

  • 08/1986 - 08/1994

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTORIA CONTEMPORANEA, HISTORIA DO RIO GRANDE DO SUL, HISTORIA MODERNA, HISTÓRIA DA ÁFRICA, PRÁTICA DE ENSINO/ESTÁGIO SUPERVISIONADO

  • 08/1986 - 08/1994

    Ensino, Curso de Pós Grad. Em História da América Latina, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, HISTORIA DO BRASIL, HISTORIA DO RIO GRANDE DO SUL, METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTORIA

  • 08/1988 - 03/1990

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Curso de História.,Cargo ou função, Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE.

  • 03/1988 - 12/1989

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Departamento de História e Geografia.,Cargo ou função, Coordenador de Colegiado do Curso de História.

  • 09/1988 - 11/1988

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Curso de História.,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Curso de Extensão em História do Rio Grande do Sul.

  • 03/1985 - 07/1985

    Ensino, Curso de Pós Grad. Em História da América Latina, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História

  • 03/1981 - 07/1981

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Contemporânea II

  • 02/1978 - 02/1978

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil Contemporâneo

1963 - 1986

Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rs

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA ESTADUAL- ENSINO MÉDIO, Carga horária: 20

Outras informações:
Quadro de Carreira do Magistério Público Estadual, Nível 6, Classe D, Triênio 7. COORDENAÇÃO PROJETO APOIO ATIVIDADES-ORIENTAÇÃO REC. HUMANOS.

1961 - 1961

Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rs

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: PROFESSORA ESTADUAL - ENSINO FUNDAMENTAL, Carga horária: 20

Outras informações:
EE.RR. da Cooperativa São Pedro - Flores da Cunha-RS

Atividades

  • 03/1982 - 12/1982

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Coordenação do Projeto de Apoio às Atividades de Orientação de Recursos Humans das Delegacias de Educação/SE (Foco: Estudos Sociais).

  • 03/1963 - 12/1982

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História geral, História do Brasil, O.S.P.B

  • 03/1972 - 12/1973

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenação das Disciplinas História, O.S.P.B. e E.M.C. - Colégio Estadual Aparício Borges - Porto Alegre.

  • 08/1969 - 12/1970

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenação das Disciplinas de História e O.S.P.B. - Colégio Estadual 25 de julho - Novo Hamburgo.

  • 03/1968 - 07/1969

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenação das Disciplinas História e O.S.P.B. - Colégio Estadual Alberto Pasqualini - Novo Hamburgo.

  • 07/1966 - 02/1967

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenação das Disciplinas História, Filosofia e O.S.P.B. Colégio Estadual Cristóvão de Mendoza - Caxias do Sul.

  • 03/1961 - 12/1961

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Unidocência

1978 - 1986

Centro Educacional La Salle de Ensino Superior

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/1986 - 11/1986

    Ensino, Curso de Pós Grad. Em Literaturas de Língua Portug, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estudos de Problemas Brasileiros/ Brasil Contemporâneo

  • 03/1986 - 11/1986

    Ensino, Curso de Pós Grad. Em Literaturas de Língua Portug, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estudo de Problemas Brasileiros/Brasil Contemporâneo

  • 08/1978 - 09/1986

    Ensino, Estudos Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Social, Política e Econômica Geral VI (Contemporânea), História Social, PolÍtica e Econômica Geral V (Moderna), Historia Social, Política e Econômica Geral IV (Medieval)

  • 08/1985 - 07/1986

    Ensino, Estudos Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática II (Metodologia de Ensino de Estudos Sociais)

  • 08/1982 - 08/1984

    Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Coordenação dos Cursos de Extensão para a Área de Estudos Sociais - Convênio CELES-DAU/SEC.

  • 08/1983 - 09/1983

    Ensino, Estudos Sociais, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Estudo do Meio e suas técnicas

  • 11/1979 - 03/1981

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento de Filosofia, Política, Sociologia e Teologia.

1996 - 1996

Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras

Vínculo: Porfessor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: Imigração e colonização no Rio Grande do Sul Carga Horária: 45h/a

1995 - 1995

Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: Imigração e colonização no Rio Grande do Sul Carga Horária: 45h/a

1993 - 1993

Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Histórica Carga Horária: 30h/a

1991 - 1991

Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: Imigração e colonização no Rio Grande do Sul Carga Horária: 45h/a

1991 - 1991

Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: Metodologia do Ensino da História Carga Horária: 30h/a

1987 - 1987

Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: Formação Social Sul-Riograndense Carga Horária: 90h/a

1987 - 1987

Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: Metodologia do Ensino da História Carga Horária: 60h/a

1986 - 1986

Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: Metodologia do Ensino da História Carga Horária: 60h/a

Atividades

  • 05/1996 - 07/1996

    Ensino, Pós Graduação Em História do Rio Grande do Sul, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Imigração e Colonização no Rio Grande do Sul

  • 05/1995 - 07/1995

    Ensino, Pós Graduação Em História do Rio Grande do Sul, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Imigração e Colonização no Rio Grande do Sul

  • 04/1993 - 06/1993

    Ensino, Pós Graduação Em História do Rio Grande do Sul, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Histórica

  • 08/1991 - 10/1991

    Ensino, Pós Graduação Em História do Brasil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História

  • 05/1991 - 07/1991

    Ensino, Pós Graduação Em História do Rio Grande do Sul, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Imigração e Colonização no Rio Grande do Sul

  • 10/1987 - 12/1987

    Ensino, Pós Graduação Em História do Brasil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História

  • 03/1987 - 07/1987

    Ensino, Pós Graduação Em História do Rio Grande do Sul, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Social Sul-Riograndense I e II

  • 09/1986 - 12/1986

    Ensino, Pós Graduação Em História do Rio Grande do Sul, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História

1983 - 1983

Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: História do Rio Grande do Sul Carga horária: 45 h/a.

1982 - 1982

Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: História Econômica e Social do Brasil Carga horária: 30 h/a.

Atividades

  • 03/1983 - 04/1983

    Ensino, Curso de Pós Graduação Em Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História do Rio Grande do Sul

  • 11/1982 - 11/1982

    Ensino, Curso de Pós Graduação Em Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História Econômica e Social do Brasil

2000 - 2000

Hospital Psiquiátrico São Pedro

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 3

Outras informações:
Escola de Saúde Pública/Hospital Psiquiátrico "São Pedro" - HPSP - Porto Algre/RS Programa de Residência Integrada em Saúde Mental. Disciplina: Metodologia da História Oral. Carga Horária: 50h/a

Atividades

  • 02/2000 - 10/2000

    Ensino, Residência Integrada Em Saúde Mental Esp, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História Oral e Memória

1998 - 1998

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 3

Outras informações:
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Social. Discuplina: Metodologia da Pesquisa. Duração: 45h/a

Atividades

  • 04/1998 - 09/1998

    Ensino, Terapia Familiar Sistêmica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa (45 h/a)