Cássia Ruoso
Engenheira química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando na área pesquisa em desenvolvimento.
Na universidade realizou pesquisas na área de catálise (teste de catalisadores metálicos para produção de gás de síntese a partir de biomassa e nanotubos de carbono).
No estágio adquiriu experiência em processos industrias, polímeros, métodos de segurança, engenharia de processo e produção, inovação e tecnologia.
Ex-bolsista da CAPES - Processo n° 88888.076775/2013-00.
Interessada em processos químicos, engenharia de processo e produção, inovação, pesquisas, desenvolvimento de produto e segurança de processo.
Informações coletadas do Lattes em 06/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2014 - 2015
Extensão universitária em Conception et sélection des matériaux. (Carga horária: 360h). , École nationale supérieure de chimie et de physique de Bordeaux, ENSCBP, França.
2014 - 2014
English for business. (Carga horária: 60h). , British Study Centres, BSC, Inglaterra.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.
Participação em eventos
Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Formação de Nanotubos de Carbono a partir da Reação de Decomposição do Etanol. 2012. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Decomposição catalisada de etanol visando a obtenção de gas de síntese. 2012. (Congresso).
SIC 2012 - Salão de Iniciação Científica UFRGS. Apresentação trabalho realizado durante inciciação científica. 2012. (Feira).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2012
Reação de decomposição do etanol, reforma a vapor do etanol e reforma a seco do metano com dióxido de carbono para produção de gás de síntese, Descrição: Síntese e análise do desempenho de catalisadores Fe-Al, Co-Al e Mg-Co-Al nas reações de decomposição do etanol, reforma a vapor do etanol e reforma a seco do metano com dióxido de carbono, que tem como principal objetivo a obtenção do gás de síntese (mistura de hidrogênio e monóxido de carbono). O gás de síntese, por sua vez, é reagente da Síntese de Fisher Tropsh, uma reação que pode produzi óleo diesel, gasolina, lubrificantes, entre outros hidrocarbonetos que possuem grande apelo comercial, de forma sustentável, já que o etanol utilizado para a produção do gás de síntese provém de biomassa. Além disso, obtém-se como subproduto nanotubos de carbono, substâncias que possuem alta resistência mecânica e alta condutividade de calor e eletricidade. Outro fato a destacar é a grande produção de hidrogênio obtida ao fazer tais reações, esse hidrogênio pode ser separado dos demais produtos e utilizado em células a combustível.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cássia Ruoso - Integrante / Guilherme de Souza - Integrante / Nilson Romeu Marcilio - Coordenador / Oscar William Perez Lopez - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2012
Destaque do XXIV Salão de Iniciação Científica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2014
Braskem S.A.Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Engenharia Química, Carga horária: 30
2011 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: iniciação científica, Carga horária: 20
2015 - Atual
DanoneVínculo: Assalariado, Enquadramento Funcional: Engenheria R&D, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cássia Ruoso e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?