Rebeca Beatriz Lucena Ribeiro do Valle
Enfermeira graduada pela Universidade de Santo Amaro - UNISA (2007), com especialização em Fisiologia Humana pela Faculdade de Medicina do ABC (2009) e formação em Docência na Área de Saúde pela Faculdade de Pinhais (2010). Com sólida experiência na área de Enfermagem e Saúde, aprimorou-se em Educação Continuada pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2010) e desenvolveu competências de liderança na Escola de Educação Permanente do HC FMUSP (2014). Em 2016, concluiu sua formação em Gestão de Enfermagem pela UNIFESP, e em 2017 especializou-se em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP (2019), atualmente cursa o Doutorado em Ciências da Saúde na mesma instituição, com conclusão prevista para 2027.No âmbito acadêmico e profissional, sua linha de pesquisa, intitulada "Gestão, Gerenciamento e Educação em Enfermagem e Saúde (GGEES)", é associada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Serviços de Saúde e no Gerenciamento de Enfermagem (GEPAG), com foco na subárea de "Formação e Capacitação de Recursos Humanos em Saúde e Enfermagem". Atua como Supervisora de Equipe de Desenvolvimento na Associação Saúde da Família, onde lidera a gestão de treinamentos da Coordenação Técnica Regional Sul - STS Parelheiros e Capela do Socorro. Sua expertise abrange a Educação em Saúde, com ênfase em metodologias de ensino e formação de profissionais de saúde, promovendo a qualificação e o desenvolvimento de competências no setor de Enfermagem e gestão de saúde.
Informações coletadas do Lattes em 06/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Ciências da Saúde
2023 - Atual
Universidade Federal de São Paulo
Título: Intervenção educativa em liderança autêntica para enfermeiros e sua relação com o empoderamento estrutural e a satisfação com o trabalho
Alexandre Pazetto Balsanelli.
Mestrado em Enfermagem
2017 - 2019
Universidade Federal de São Paulo
Título: Efeitos da liderança autêntica dos enfermeiros no ambiente de trabalho em saúde, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Alexandre Pazetto Balsanelli
Palavras-chave: liderança em enfermagem; liderança autêntica; ambiente de trabalho em saúde.Grande área: Ciências da Saúde
Especialização em Enfermagem na Atenção Primária com Ênfase na Estratégia Saúde da Família
2023 - 2024
Faculdade Holística
Título: Curso não teve monografia
Especialização em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica
2016 - 2017
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Título: Os benefícios da liderança dos enfermeiros obstetras para a qualidade da assistência à saúde à gestante
Orientador: Viviane Barrére Martin Taffner
Especialização em Gestão em Enfermagem
2015 - 2016
Universidade Federal de São Paulo
Título: LIDERANÇA AUTÊNTICA: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO E SEUS EFEITOS NA SATISFAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM
Orientador: Edson Maruyama Diniz
Especialização em Liderança
2013 - 2014
Escola de Educação Permanente HCFMUSP
Título: A Nova Ordem De Líderes: A Devolução Do Poder Ao Individuo Independentemente De Seu Gênero
Orientador: Marcos Boulos
Especialização em Educação Continuada/Permanente em Saúde
2010 - 2010
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Título: As ações de educação em saúde através da Educação Continuada, dentro das instituições de saúde.
Orientador: Anie Cristine Fiel
Especialização em Educação Profissional na Área da Saúde
2009 - 2010
faculdade são Judas Tadeu dos Pinhais
Título: Pedagogia Hospiitalar - Um novo conceito de educação em saúde.
Orientador: Roselaine Nunes Souza Soares
Especialização em Fisiologia Humana
2008 - 2009
Faculdade de Medicina do ABC
Título: Mecanismos de regulação neural da pressão arterial
Orientador: Luiz Carlos de Abreu e Vitor Engrácia Valenti
Graduação em Enfermagem
2003 - 2007
Universidade de Santo Amaro
Título: A Emergência Psiquiátrica e a abordagem da equipe de enfermagem
Orientador: Cláudia Polubriaginof
Formação complementar
2025 - 2025
Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Gerência de Serviços de Atenção Primária à Saúde. (Carga horária: 180h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2025 - 2025
Capacitação Teórico-Prática nas Ações de Rastreamento do Câncer Cervical. (Carga horária: 16h). , Fundação Oncocentro de São Paulo, FOSP, Brasil.
2025 - 2025
Métodos Contraceptivos. (Carga horária: 20h). , CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS DR. JOÃO AMORIM, CEJAM, Brasil.
2024 - 2024
Capacitação para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem na Técnic. (Carga horária: 12h). , Escola Municipal de Saúde - Sul, EMS SUL, Brasil.
2024 - 2024
Acolhimento e Atendimento Humanizado: uma nova abordagem T2/2024. (Carga horária: 3h). , EAD/SES-SP, EAD/SES-SP, Brasil.
2024 - 2024
Curso de Comportamentos Mais Seguros (CMS) ? modalidade educação a distânc. (Carga horária: 8h). , Comitê Internacional da Cruz Vermelha, CICV, Brasil.
2024 - 2024
Capacitação em Ações de Rastreamento e Detecção Precoce do Câncer de Mama. (Carga horária: 12h). , Fundação Oncocentro de São Paulo, FOSP, Brasil.
2023 - 2023
Rede Painel de Monitoramento. (Carga horária: 3h). , Escola Municipal de Saúde - Sul, EMS SUL, Brasil.
2022 - 2022
OSCE - A Importância da Avaliação de Competências com uso das ferramentas d. (Carga horária: 1h). , Laerdal do Brasil, LAERDAL, Brasil.
2022 - 2022
Peer-to- Peer: Chaves para a Prática Educacional de Aprendizagem entre Pare. (Carga horária: 1h). , Laerdal do Brasil, LAERDAL, Brasil.
2022 - 2022
Roteiros para redação de artigos científicos ? ferramentas simples e podero. (Carga horária: 4h). , Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude, OPAS/OMS, Brasil.
2021 - 2021
Tópicos Avançados em Amamentação 1 e 2. (Carga horária: 40h). , Bianca Balassiano Cursos, BIANCA BALASSIAN, Brasil.
2021 - 2021
Amamenta e alimenta Brasil: recomendações baseadas no Guia Alimentar para C. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2021 - 2021
Elaboração de parecer: casos práticos de análise ética. (Carga horária: 2h). , Qualificação dos Comitês de Ética em Pesquisa ? Sistema CEP/CONEP Hospital, PROADISUS, Brasil.
2021 - 2021
Capacitação em Aleitamento Materno. (Carga horária: 50h). , Bianca Balassiano Cursos, BIANCA BALASSIAN, Brasil.
2021 - 2021
Procedimentos Operacionais da Plataforma Brasil. (Carga horária: 2h). , Qualificação dos Comitês de Ética em Pesquisa ? Sistema CEP/CONEP Hospital, PROADISUS, Brasil.
2021 - 2021
Programa Zero Morte Materna por Hemorragia. (Carga horária: 16h). , Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude, OPAS/OMS, Brasil.
2020 - 2020
Habilidades de Comunicação em Aleitamento Materno. (Carga horária: 8h). , Centro de Ensino e Desenvolvimento do Grupo Santa Joana, CED GSJ, Brasil.
2020 - 2020
Capacitação LLEAP, Simdesign e SimMom. (Carga horária: 12h). , Laerdal do Brasil, LAERDAL, Brasil.
2020 - 2020
Atendimento ao Cliente: Fazendo Diferente para Fazer a Diferença. (Carga horária: 1h). , Centro de Ensino e Desenvolvimento do Grupo Santa Joana, CED GSJ, Brasil.
2020 - 2020
Parte Online HeartCode BLS. (Carga horária: 4h). , American Heart Association, AHA, Estados Unidos.
2019 - 2019
Apps for trainers. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Treinamento, ABTD, Brasil.
2019 - 2019
[Re]Inventa - Oficina Maker Lego® Serious Play®. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Treinamento, ABTD, Brasil.
2018 - 2018
Práticas Integrativas para induzir e estimular Trabalho de Parto. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras ? São Paulo, ABENFO, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Formação de Instrutores em Simulação Clínica Realística. (Carga horária: 22h). , Laerdal do Brasil, LAERDAL, Brasil.
2018 - 2018
REANIMAÇÃO NEONATAL PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP, Brasil.
2018 - 2018
Cardiotocografia. (Carga horária: 8h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2014 - 2014
Metodologia de Planejamento Educacional. (Carga horária: 8h). , Instituto de Ensino e Pesquisa - Amil IEP, AMIL IEP, Brasil.
2014 - 2014
Oficina da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. (Carga horária: 40h). , Núcleo de Saúde da Criança SES-DF, NSC, Brasil.
2013 - 2013
ACLS - Suporte Avançado de Vida Cardiovascular. (Carga horária: 16h). , Terzius, TERZIUS, Brasil.
2013 - 2013
Triagem neonatal. (Carga horária: 3h). , APAE - São Paulo, APAE, Brasil.
2013 - 2013
Metodologia da Simulação Realística. (Carga horária: 45h). , Centro de Simulação Realística do Instituto de Ensino do Hospital Israelita, CSR IEPHIAB, Brasil.
2013 - 2013
Reumatologia Pediátrica. (Carga horária: 3h). , Instituto de Ensino e Pesquisa - Amil IEP, AMIL IEP, Brasil.
2010 - 2010
Gestão de Liderança para Enfermeiros. (Carga horária: 30h). , WED Consultoria em Educação e Saúde, WED Consultoria, Brasil.
2008 - 2008
Noções Básicas de Controle de Infecção Hospitalar. (Carga horária: 1h). , Hospital Escola Wladmir Arruda - UNISA, HEWA, Brasil.
2008 - 2008
3° Curso de Atualização de Diabetes para Enfermeir. (Carga horária: 10h). , Hospital das Clínicas da FMUSP, HC - FMUSP, Brasil.
2007 - 2007
Treinamento de Intervenção Vascular Coronariana e. (Carga horária: 4h). , BIOTRONIK Brasil, BIOTRONIK, Brasil.
2007 - 2007
Nanda, Nic e Noc. (Carga horária: 4h). , Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
2007 - 2007
Liderança. (Carga horária: 36h). , Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
2007 - 2007
Terapia intravenosa. (Carga horária: 4h). , Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
2007 - 2007
Feridas. (Carga horária: 4h). , Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
2007 - 2007
Rapel. (Carga horária: 4h). , Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
2006 - 2007
Suporte Básico de Vida 1 e 2. (Carga horária: 108h). , Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
2006 - 2006
Prática de Laboratório em Enfermagem. (Carga horária: 36h). , Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Ensino de enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Administração e gerenciamento de enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Obstetrícia e Ginecologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação perinatal.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Saúde.
Participação em eventos
38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. 2025. (Congresso).
38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. ESTRUTURAÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UNIDADES BÁSICA DE SAÚDE EM PROCESSO DE ACREDITAÇÃO ONA. 2025. (Congresso).
3º Jornada CEP-CONEP. 2022. (Outra).
4º Jornada CEP-CONEP. 2022. (Outra).
7º Congresso Internacional de Medicina Obstétrica do Hospital e Maternidade Santa Joana. Curso Pré-Congresso Simulação Realística: Nova era de assistência ao parto. 2022. (Congresso).
Congresso de Simulação Clínica SUN. Relato de experiência: uso da simulação para treinamento de protocolo de pré-eclampsia. 2022. (Congresso).
Congresso de Simulação Clínica SUN. 2022. (Congresso).
Congresso de Simulação Clínica SUN. Relato de experiência sobre a utilização da simulação realística para treinamento de hemorragia pós-parto. 2022. (Congresso).
Seminário: Fortalecer a amamentação. 2022. (Seminário).
25º Jornada Internacional de Anestesia Obstétrica. 2021. (Simpósio).
27º Congresso de Anestesia Regional e Controle da Dor - Latin American Society of Regional Anesthesia - LASRA. 2021. (Congresso).
27º Congresso de Anestesia Regional e Controle da Dor - Latin American Society of Regional Anesthesia - LASRA. Simulação Realística: Hemorragia Obstétrica. 2021. (Congresso).
CBTD 2021. 35º Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento. 2021. (Congresso).
CBTD Digital 2020 - 35 Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento. 2020. (Congresso).
Simpósio Internacional Emergência e Intervenção em Cardiologia.. 2020. (Simpósio).
24º Jornada Internacional de Anestesia Obstétrica.Protocolo de Hemorragia Pós-parto. 2019. (Simpósio).
25º Congresso de Anestesia Regional e Controle da Dor - Latin American Society of Regional Anesthesia ? LASRA. Simulação Realística em Pediatria, Obstetrícia, Evento Adverso em Anestesia Regional / VAD. 2019. (Congresso).
4. Congresso Internacional Medicina Obstetrica. Simulação Realística de Assistência ao Parto. 2019. (Congresso).
III Fórum Internacional de Enfermagem e IV Fórum Nacional de Enfermagem ? UNIFESP.Os efeitos da liderança autêntica dos enfermeiros no ambiente de trabalho em saúde: Revisão Sistemática de Literatura. 2019. (Seminário).
I Simpósio Internacional de Assistência, Ensino e Pesquisa em Obstetrícia SIAEPO/ABENFO SP. 2019. (Simpósio).
2° Congresso Internacional de Medicina Obstétrica. 2017. (Congresso).
21º Simpósio Internacional de Neonatologia - Santa Joana. 2017. (Simpósio).
22ª Jornada Internacional de Anestesia Obstétrica.Programa Redução da Mortalidade Materna: Cenário Surpresa. 2017. (Outra).
22º Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia - SOGESP. 2017. (Congresso).
1° Congresso de Medicina Obstétrica - Santa Joana. 2016. (Congresso).
16º Jornada de Enfermagem Obstétrica e Neonatologia - Santa Joana.Programa Redução da Mortalidade Materna: Cenário Sepse. 2016. (Outra).
Projeto Gente Cuidando de Gente ? Tema: ?Apresentação dos Trabalhados de Pesquisa de alunos da Faculdade de Enfermagem premiados no Congresso de Iniciação Científica de 2007?.Projeto Gente Cuidando de Gente ? Tema: ?Apresentação dos Trabalhados de Pesquisa de alunos da Faculdade de Enfermagem premiados no Congresso de Iniciação Científica de 2007?. 2008. (Outra).
10° Congresso de Iniciação Cientifica 4° Mostra de Pós-Graduação e 1° Mostra do Ensino Médio. A identificação da Emergência Psiquiátrica e a Abordagem da Equipe de Enfermagem. 2007. (Congresso).
12° Semana de Enfermagem ? UNISA. 2007. (Encontro).
Projeto Gente Cuidando de Gente ? Palestra: ?A Enfermagem e as Perspectivas do Amanhã?. 2007. (Encontro).
Projeto Gente Cuidando de Gente ? Palestra: ?Novas Tecnologias no Cuidado de Enfermagem?. 2007. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
Valle, Rebeca Beatriz Lucena Ribeiro do ; BALSANELLI, ALEXANDRE PAZETTO ; TAMINATO, MÔNICA ; SACONATO, HUMBERTO ; GASPARINO, RENATA . The relationship between the authentic leadership of nurses and structural empowerment: a systematic review. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP , v. 55, p. E03667, 2021.
-
VALLE, Rebeca B. L. R. do . A identificação da Emergência Psiquiátrica e a Abordagem da Equipe de Enfermagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALLE, Rebeca B. L. R. do . A identificação da Emergência Psiquiátrica e a Abordagem da Equipe de Enfermagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
VALLE, Rebeca B. L. R. do . Curso em Simulação Realística do Programa de Parto Normal e Consciência Obstétrica. 2022. (Elaboração e implementação).
VALLE, Rebeca B. L. R. do . Programa de Treinmento On-line de Aleitamento Materno, Coleta e Banco de Leite Humano. 2022. (Coordenação e elaboração).
VALLE, Rebeca B. L. R. do . Programa de Treinamento em Eclampsia com simulação realística in situ. 2022. (Coordenação e implementação).
VALLE, Rebeca B. L. R. do . Trilha de Treinamento em Simulação Realística do Programa de Redução de Mortalidade Materna. 2022. (Elaboração e implementação).
VALLE, Rebeca B. L. R. do . Trilha de Treinamento em Aleitamento Materno. 2021. (Elaboração e implementação).
VALLE, Rebeca B. L. R. do . Manual de Políticas e Procedimentos do Centro de Simulação Realística. 2019. (Elaboração de manual técnico).
VALLE, Rebeca B. L. R. do . Primeiros Socorros - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho ? SIPAT. 2008. .
VALLE, Rebeca B. L. R. do . Aula de Suporte Básico de Vida ? Programa de Educação Continuada. 2008. .
Prêmios
2007
10° Congresso de Iniciação Cientifica 4° Mostra de Pós-Graduação e 1° Mostra do Ensino Médio, Universidade de Santo Amaro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Associação Saúde da Família. , Avenida Pascoal da Rocha Falcão, Jardim Santa Helena, 04785000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 56838900, Ramal: 36, URL da Homepage:
Experiência profissional
2023 - Atual
Associação Saúde da FamíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora de Equipe de Desenvolvimento, Carga horária: 40
Outras informações:
Como Supervisora de Equipe de Desenvolvimento na Associação Saúde da Família, desempenho um papel estratégico na gestão dos treinamentos institucionais, coordenando-os via PLAMEP em colaboração com o governo, além de supervisionar os treinamentos das unidades. Minhas responsabilidades se estendem à gestão educacional de aproximadamente 80 unidades de atenção primária à saúde na região sul de São Paulo STS Capela do Socorro e Parelheiros. Adicionalmente, sou encarregada da administração das solicitações de afastamento para fins educacionais, garantindo o adequado equilíbrio entre as necessidades educacionais dos profissionais de saúde e as demandas operacionais das unidades. A gestão do COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde) está sob minha supervisão, contribuindo para fortalecer a integração entre ensino, serviços e comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS).Além disso, lidero a reestruturação do setor de desenvolvimento, implementando melhorias para otimizar os processos e a eficácia das atividades educacionais. Uma das iniciativas em curso é a implantação do processo ONA (Organização Nacional de Acreditação) nas Unidades Básicas de Saúde, visando elevar os padrões de qualidade e segurança nos serviços oferecidos. Essas atribuições refletem meu compromisso em promover a excelência educacional e aprimorar constantemente os serviços de saúde na região.membro do Núcleo de Educação Permanente da Coordenadoria Regional de Saúde Sul e do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS), promovido pela Escola Municipal de Saúde de São Paulo - SP.
2022 - 2024
Hospital e Maternidade Santa JoanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora de Curso de Gestantes, Carga horária: 8
Outras informações:
Na minha atual posição como Instrutora do Curso de Gestantes, concentro-me em criar um ambiente educativo e acolhedor para as futuras mães, proporcionando-lhes informações essenciais para uma gestação saudável e tranquila. Auxilio no desenvolvimento e ministro aulas abrangentes que abordam temas como cuidados pré-natais, nutrição, preparação para o parto e parto, e os primeiros cuidados com o recém-nascido.Minha abordagem visa não apenas transmitir informações, mas também criar um espaço onde as gestantes se sintam à vontade para fazer perguntas, compartilhar experiências e desenvolver conexões com outras mães. Priorizo a promoção do autocuidado, incentivando práticas que contribuem para o bem-estar físico e emocional das gestantes.
2021 - 2023
Hospital e Maternidade Santa JoanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora de Aleitamento Materno, Carga horária: 8
Outras informações:
Na função de Consultora de Aleitamento Materno no Projeto Madrinha, destaquei-me por oferecer suporte especializado e dedicado a mães em um momento crucial de suas vidas. Minha atuação foi marcada pela orientação individualizada, fornecendo informações valiosas e técnicas práticas para promover e facilitar o aleitamento materno.Participei ativamente de iniciativas educativas, compartilhando conhecimentos e promovendo a conscientização sobre a importância do aleitamento materno.
2016 - 2023
Hospital e Maternidade Santa JoanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Treinamento Sênior, Carga horária: 44
Outras informações:
Como Analista de Treinamento Sênior no Grupo Santa Joana, atuava diretamente sob a supervisão do Gerente de Treinamento e Desenvolvimento, desempenhando um papel-chave na gestão do Centro de Simulação Realística. Minhas responsabilidades incluíam a coordenação das atividades do centro, com foco na realização de treinamentos na área de Obstetrícia para profissionais médicos e de enfermagem.Adicionalmente, gerenciava a Trilha de Desenvolvimento Profissional em Aleitamento Materno, direcionada às equipes de enfermagem, pediatras e equipes de apoio à assistência. Contribuía ativamente no levantamento das necessidades de treinamento e na elaboração do planejamento anual de treinamentos para as equipes de Obstetrícia.Monitorava indicadores de qualidade e resultados de treinamento, propondo melhorias alinhadas aos processos institucionais. Colaborava na análise de desempenho dos profissionais de enfermagem durante as práticas, assegurando a conformidade com protocolos e normas da instituição. Além disso, desempenhava o papel de instrutora em cursos, incluindo o acompanhamento e a realização do treinamento de ambientação para novos colaboradores.Minha atuação também abrangia a criação de conteúdos e materiais de apoio para treinamentos, tanto presenciais quanto virtuais (EAD, webinar, via Zoom). Adotava métodos de avaliação de resultados de treinamento, considerando os níveis de reação, aprendizagem, comportamento e impacto institucional.
2013 - 2016
AMIL - Instituto de Ensino e PesquisaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Educadora Pleno, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
No cargo de Enfermeira Educadora Pleno na Amil, sob a supervisão do Diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa, destaquei-me por liderar as atividades relacionadas à gestão dos treinamentos, sendo responsável pela capacitação técnico-assistencial de novos colaboradores. Minhas atribuições incluíam a estruturação de programas de treinamento abrangendo protocolos gerenciais, práticas assistenciais, segurança do paciente, novos procedimentos, materiais e equipamentos.Além disso, atuei na elaboração, aplicação e avaliação técnica de programas de reciclagem para os colaboradores. Desenvolvi e ministrei cursos específicos em centros de simulação para todos os profissionais da rede Amil, totalizando mais de 500 profissionais treinados no centro.Minha responsabilidade estendia-se ao gerenciamento de métricas de desempenho e resultados de todos os cursos da rede Amil nos estados de SP, Ceará e DF, abrangendo aproximadamente 80 cursos. Realizei análises detalhadas e aprimoramentos de indicadores em constante interação e discussão com a Diretoria do Grupo, visando alcançar níveis de excelência técnica para médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde.Particularmente, destaco meu envolvimento no Programa de Relacionamento Pro Mamãe e Bebê, focalizado no atendimento a gestantes. Além disso, meu trabalho resultou na criação e implementação de mecanismos para incentivar uma maior adesão dos colaboradores aos cursos, elevando o nível médio de adesão de 20 para 70. Introduzi novos métodos pedagógicos, contribuindo para uma melhoria significativa nas avaliações, com a nota média aumentando de 5.8 para 7.4.
2011 - 2012
Roche - Produtos Quimicos e Farmaceuticos S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira consultora, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Na posição de Consultora Educacional na Roche, sob a orientação direta da Coordenadora de Marketing, destaquei-me pela minha contribuição no programa de relacionamento com clientes, focado na Unidade de Reumatologia. Minhas responsabilidades incluíram visitas a hospitais, clínicas e centros de infusão em diversos estados (SP, PR, SC, RS, MS e MT), onde atuei como representante de materiais científicos. Minha abordagem consistiu em aprimorar os conhecimentos de profissionais de saúde, principalmente enfermeiros, por meio de visitas periódicas.Desempenhei um papel crucial na realização de treinamentos e capacitação desses profissionais para a infusão de medicamentos biológicos, com foco na correta aplicação, segurança do paciente e qualidade do serviço. Além disso, participei ativamente na identificação e monitoramento da relação médico-paciente-medicamento, incorporando informações relevantes nos sistemas de business intelligence.Um aspecto significativo da minha atuação foi o acompanhamento da demanda e do market share dos produtos promovidos, envolvendo discussões e interações com a equipe de vendas para impulsionar o aumento de prescrições. Esse engajamento constante visou não apenas o fortalecimento da presença dos produtos no mercado, mas também a otimização da qualidade e segurança nos procedimentos de infusão.
2009 - 2011
Sequencial - Centro Técnico ProfissionalizanteVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Educacional de Enfermagem, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Na função de Coordenadora Educacional na Escola Técnica Sequencial, assumi um papel integral na gestão, promoção e coordenação dos cursos de auxiliares e técnicos de enfermagem. Minha atuação começava com a responsabilidade pelo recrutamento, seleção e integração de enfermeiros docentes, garantindo a formação de uma equipe qualificada e alinhada com os objetivos educacionais da instituição.Supervisionei de forma abrangente os enfermeiros docentes, realizando análise de desempenho para promover as melhores práticas no processo de formação dos alunos de enfermagem. Esse enfoque não apenas visava o aprimoramento constante do corpo docente, mas também contribuía para a qualidade do ensino oferecido aos estudantes.No âmbito financeiro, estive à frente do acompanhamento e gestão dos resultados financeiros dos cursos sob minha responsabilidade. Esse trabalho envolveu a análise criteriosa de indicadores como adesão, custos associados às aulas, índices de desistência e o nível de satisfação dos alunos. Esses dados foram essenciais para a tomada de decisões estratégicas visando a otimização dos recursos e a maximização da eficiência financeira.Adicionalmente, desempenhei um papel crucial no controle de parcerias com instituições de saúde, promovendo uma integração efetiva entre a escola e o ambiente profissional. Além disso, participei ativamente no desenvolvimento de estratégias de marketing em saúde, visando fortalecer a visibilidade e a reputação dos cursos oferecidos pela instituição.
2009 - 2009
Sequencial - Centro Técnico ProfissionalizanteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
No papel de professora na Escola Técnica Sequencial, desempenhei um papel fundamental no processo educacional, lecionando para turmas dos cursos de auxiliar e técnico em enfermagem. Minha atuação começava com a elaboração de aulas, utilizando o conteúdo da apostila como base para proporcionar uma experiência educativa abrangente e significativa aos alunos.Além da preparação e ministração das aulas, participei ativamente do ciclo avaliativo, incluindo a aplicação de provas, correções, e o preenchimento do diário de classe. Este processo era essencial para avaliar o progresso e o entendimento dos alunos, contribuindo para a adaptação e aprimoramento contínuo das práticas pedagógicas.Além disso, dedicava-me atentamente ao acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, oferecendo suporte quando necessário e encorajando um ambiente de aprendizado positivo.
2008 - 2009
Hospital Escola Wladmir Arruda - UNISAVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeira assistencial, Carga horária: 40
Outras informações:
Na posição de Enfermeira Assistencial no Hospital Escola Wladimir Arruda, destaquei-me por liderar e coordenar eficazmente as atividades da equipe de enfermagem. Minha atuação envolvia a coordenação, organização, orientação e avaliação das práticas da equipe, garantindo a adesão rigorosa às normas, protocolos e rotinas estabelecidas. O objetivo primordial era assegurar uma assistência de qualidade e adequada aos pacientes, mantendo elevados padrões de cuidado.Participei ativamente na definição, execução e supervisão de protocolos assistenciais, contribuindo para a criação de indicadores, monitoramento de resultados e implementação de medidas corretivas ou preventivas. Essa abordagem proativa era essencial para manter altos padrões de qualidade na assistência, promovendo uma cultura de melhoria contínua.Assumi um papel estratégico ao assessorar a gerência de enfermagem na tomada de decisões, proporcionando insights valiosos para a capacitação profissional e promovendo a integração entre setores e serviços. Meu compromisso estava direcionado para buscar a excelência no atendimento, colaborando ativamente para o aprimoramento constante dos serviços prestados.Além disso, destaco minha participação ativa na realização de procedimentos de enfermagem de maior complexidade, demonstrando habilidades técnicas avançadas. Coordenei o ambulatório de feridas, onde minha responsabilidade incluía a oferta de suporte especializado e compassivo aos pacientes, reforçando o compromisso do hospital com o paciente portador de feridas crônicas e temporárias.Minha experiência como Enfermeira Assistencial no Hospital Escola Wladimir Arruda consolidou minha habilidade em liderança, tomada de decisões e promoção de práticas assistenciais de qualidade.
2008 - 2008
Athenna SaúdeVínculo: Cooperada, Enquadramento Funcional: Enfermeira de Home Care, Carga horária: 40
Outras informações:
Na minha experiência como Enfermeira Visitadora de Home Care, destaquei-me por desempenhar um papel essencial no cuidado à saúde dos clientes em seus lares. Minhas responsabilidades abrangeram a identificação, diagnóstico, prescrição e avaliação dos cuidados de saúde e enfermagem a serem realizados no ambiente domiciliar. Esse enfoque personalizado visava atender às necessidades específicas de cada paciente, adaptando os cuidados conforme os níveis de complexidade apresentados.Destaco a minha habilidade na realização de prescrições de enfermagem alinhadas com a complexidade de cada caso, considerando as interfaces de possíveis intercorrências clínicas. Esse cuidado preventivo e proativo foi essencial para antecipar e abordar possíveis desafios, garantindo a segurança e bem-estar dos clientes em home care.No âmbito da gestão da assistência, participei ativamente no planejamento, execução, delegação, supervisão e avaliação dos cuidados realizados pela equipe de enfermagem. Essa abordagem sistêmica assegurou a qualidade e a continuidade dos cuidados prestados, promovendo uma assistência integral e integrada.Essa prática foi fundamental para manter a conformidade com os padrões estabelecidos, assegurando uma documentação precisa e completa, essencial para o monitoramento e aprimoramento contínuo da assistência domiciliar.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rebeca Beatriz Lucena Ribeiro do Valle e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?