Larissa Almenara Soares

Possui graduação em Nutrição (2008) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialização em Nutrição Clínica (2011) e Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde (2011), pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui título de especialista em Nutrição Clínica pela Asbran (2012). Foi docente da disciplina Nutrição do Adulto e do Idoso na Fundação Educacional da Região dos Lagos (FERLAGOS) (2020 à 2022); Capitão-Tenente (RM2-S) Marinha do Brasil (2015-2023), desempenhando a função de encarregada da Divisão de Municiamento e Rancho e Nutricionista do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM).

Informações coletadas do Lattes em 16/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado interrompido em 2016 em Programa de Pós-Graduação em Medicina-Cardiologia

2012 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: CARACTERIZAÇÃO DOS FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR DE ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ARRAIAL DO CABO (RJ) E EFEITO DA DIETA HIPOENERGÉTICA ASSOCIADO AO CONSUMO DA FARINHA DE SEMENTE DE ABÓBORA COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DA ATEROSCLEROSE
Profª Drª Glorimar Rosa. Coorientador: Profª Drª Glaucia Maria Moraes de Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Ano de interrupção: 2016Palavras-chave: Doenças cardiovasculares; Epidemiologia; Adolescentes; Fatores de risco; Sementes-utilização; Cucurbita.

Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos Para Saúde

2009 - 2011

Universidade Federal Fluminense
Título: Concentração sérica de íons e hormônios sexuais femininos e sua relação com os sintomas da síndrome pré-menstrual em mulheres jovens
, Ano de Obtenção: 2011.Vilma Blondet de Azeredo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Especialista em Nutrição Clínica

2012 - 2012

Associação Brasileira de Nutrição
Título: A monografia foi substituída pela prova de título de especialista e 20 pontos adquiridos no V Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer - GANEPÃO 2012

Especialização em Nutrição Clínica

2009 - 2010

Universidade Federal Fluminense
Título: Avaliação do equilíbrio eletrolítico de mulheres jovens na fase lútea do ciclo menstrual
Orientador: Vilma Blondet de Azeredo
Bolsista do(a): Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Graduação em Nutrição

2003 - 2008

Universidade Federal Fluminense
Título: Alteração do consumo alimentar e do estado nutricional de mulheres jovens nas fases lútea e folicular do ciclo menstrual
Orientador: Vilma Blondet de Azeredo

Formação complementar

2015 - 2015

Estágio de Adaptação e Serviço para Oficiais - 1ª Fase. , Marinha do Brasil, MB, Brasil.

2013 - 2013

Curso livre de aperfeiçoamento em Nutrição. (Carga horária: 128h). , Pronutri JFC Consultoria em Saúde Ltda, NUTMED, Brasil.

2012 - 2012

Workshop Atualização na Prescrição de Suplementos. (Carga horária: 6h). , Nutrilite, NUTRILITE, Brasil.

2012 - 2012

Estudos Epidemiológicos em Nutrição. (Carga horária: 6h). , XXII Congresso Brasileiro de Nutrição, CONBRAN, Brasil.

2012 - 2012

Especialista em Nutrição Clínica. (Carga horária: 34h). , Associação Brasileira de Nutrição, ASBRAN, Brasil.

2012 - 2012

Workshop Atualização na Prescrição de Suplementos. (Carga horária: 6h). , Nutrilite, NUTRILITE, Brasil.

2012 - 2012

Workshop Atualização na Prescrição de Suplementos. (Carga horária: 6h). , Nutrilite, NUTRILITE, Brasil.

2011 - 2011

Treinamento para coleta do teste do pezinho. (Carga horária: 4h). , Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, IEDE, Brasil.

2010 - 2010

Treinamento para coleta do teste do pezinho. (Carga horária: 4h). , Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, IEDE, Brasil.

2009 - 2009

Multiplicador de IHAC. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, SESDEC, Brasil.

2009 - 2009

Multiplicador de IUBAAM. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, SESDEC, Brasil.

2009 - 2009

Prescrição Suplementos e fitoterápicos em estética. (Carga horária: 8h). , Instituto de pesquisas, ensino e gestão em saúde, IPGS, Brasil.

2009 - 2009

Programa Cozinha Brasil. (Carga horária: 10h). , Serviço Social da Indústria do Estado do Rio de Janeiro, SESI, Brasil.

2008 - 2008

Preparatório para residência HUPE/UERJ 2009. (Carga horária: 130h). , Integração em Saúde Ltda, NUTMED, Brasil.

2007 - 2008

Curso de inglês. (Carga horária: 180h). , Programa de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal Fluminens, PROLEM, Brasil.

2007 - 2007

Métodos de Avaliação Nutricional e Atividade Físic. (Carga horária: 11h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2005 - 2005

Doenças crônicas: Como preveni-las e tratá-las?. (Carga horária: 12h). , Fédération Internationale D' Éducation Physique, FIEP, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Processamento Mínimo de Alimentos. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Plínio Leite, UNIPLI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Organização de eventos

SANTOS, LAS . ''Tarde da mãe, gestante e bebê''. 2009. (Outro).

Participação em eventos

I Curso de Outono em Escrita Científica. 2024. (Outra).

Treinamento Elaboração de citações - ABNT NBR 10520:2023. 2024. (Outra).

Treinamento Elaboração de referências -ABNT NBR 6023:2018. 2024. (Outra).

2 Simpósio Naval do Desempenho Físico do Combatente. 2023. (Simpósio).

2 Simpósio Naval do Desempenho Físico do Combatente.Produtos naturais marinhos como recurso terapêutico suplementar no desempenho físico. 2023. (Simpósio).

3 Ciclo de Treinamentos Virtuais, na capacitação ''Currículo Lattes: Preenchimento e atualização''. 2023. (Outra).

II Curso de inverno do Programa de Pós-Graduação em biotecnologia marinha do IEAPM/UFF. 2023. (Outra).

I Seminário de Pesquisas em Defesa Nacional (SPDN).Contribuição de bioprodutos marinhos como recurso terapêutico suplementar no desempenho físico do combatente. 2023. (Seminário).

I Seminário de Pesquisas em Defesa Nacional (SPDN).Desenvolvimento da tecnologia de superalimentos à base de produtos naturais marinhos. 2023. (Seminário).

Treinamento especial ''ABNT 10520:2023 - CITAÇÕES''. 2023. (Outra).

XV Encontro de Bioincrustação, Ecologia Bêntica e Biotecnologia Marinha. 2023. (Encontro).

38 Congresso SOCERJ. ASSOCIAÇÃO ENTRE NOVOS ÍNDICES ANTROPOMÉTRICOS E FATOR DE RISCO CARDIOVASCULAR EM ADOLESCENTES.. 2021. (Congresso).

76 Congresso Brasileiro de Cardiologia. Fatores de risco cardiovascular em adolescentes segundo a vulnerabilidade social. 2021. (Congresso).

Simpósio Mulheres do Coração #3.Vulnerabilidade social associada a fatores de risco cardiovasculares em adolescentes. 2021. (Simpósio).

32 Congresso de Cardiologia SOCERJ. Condições ao nascer e Fatores de Risco Cardiovascular em Adolescentes de Escolas Públicas de Arraial do Cabo (RJ). 2015. (Congresso).

3ª Conferência Municipal dos Diretos da Mulher. 2015. (Outra).

Rio Sport & Health 2015. 2015. (Congresso).

XIV JORNADA SOCERJ DE NUTRIÇÃO EM CARDIOLOGIA. 2014. (Congresso).

30° Congresso de Cardiologia da SOCERJ. 2013. (Congresso).

I Encontro Estadual de Educação Permanente - RJ. 2013. (Encontro).

I Seminário Estadual de Educação Permanente - RJ.Estratégia de saúde da família amiga da amamentação (IUBAAM): Um instrumento de educação permanente do município de Arraial do Cabo (RJ). 2013. (Encontro).

Seminário da saúde da mulher, criança, adolescente e aleitamento materno. 2013. (Seminário).

XIII Jornada SOCERJ de Nutrição em Cardiologia. 2013. (Outra).

XXXIV Simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia. 2013. (Simpósio).

CONBRAN 2012 - XXII Congresso Brasileiro de Nutrição e III Congresso Ibero-americano de Nutrição. Concentração sérica de íons, hormônios sexuais femininos e sua relação com os sintomas da síndrome pré-menstrual (SPM) em mulheres jovens. 2012. (Congresso).

Oficina de Sensibilização na Estratégia AIDPI Neonatal. 2012. (Oficina).

V Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer (CBNC), Ganepão, 2012. 2012. (Congresso).

VIII Jornada de Nutrição Clínica do INJC / UFRJ. 2012. (Outra).

XII Jornada SOCERJ de Nutrição em Cardiologia. 2012. (Outra).

III Encontro de Nutrição Clínica Funcional e Medicina do Rio de Janeiro & I Simpósio de Nutrição Esportiva. 2011. (Encontro).

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).Qualidade de Vida. 2011. (Outra).

XXI Seminário de iniciação científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Avaliação da relação da ingestão de alimentos com os sintomas da síndrome pré-menstrual (SPM). 2011. (Seminário).

II Workshop de Nutrição Funcional do GPenNF/UFF. 2010. (Outra).

I Seminário Desenvolvendo o Pesquisador da Universidade Federal Fluminense. 2010. (Seminário).

Treinamento para Coleta do ''Teste do Pezinho''. 2010. (Outra).

XX Seminário de Iniciação Científica Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.''Efeito do ciclo menstrual sobre a água extracelular e concentração de íons em mulheres jovens''. 2010. (Seminário).

10° CONGRESSO Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN. ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE MULHERES JOVENS NA FASE LÚTEA E FOLICULAR DO CICLO MENSTRUAL. 2009. (Congresso).

10° CONGRESSO Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN. ANÁLISE SENSORIAL AFETIVA DE BEBIDAS ELABORADAS COM POLPA DE CACAU. 2009. (Congresso).

10 Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN. 2009. (Congresso).

Encontro de profissionais da educação de Arraial do Cabo.Alimentação é saúde. 2009. (Encontro).

I Seminário de publicação científica. 2009. (Seminário).

VIII Jornada de Nutrição em Saúde Coletiva do Estado do Rio de Janeiro. 2008. (Outra).

XI Jornada de Nutrição Parenteral e Enteral da SBNPE - Capítulo - RJ e do I Encontro Sudeste de Nutrição Clínica. 2008. (Outra).

XI Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.Estudo da preferência de bebidas elaboradas com polpa de cacau. 2008. (Outra).

Encontro Científico em Comemoração ao dia do Nutricionista. 2007. (Encontro).

XVI Jornada da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense.Estudo da aceitabilidade molho de tomate caseiro. 2007. (Outra).

Palestra ''Transtornos Alimentares'' - CEMAN. 2006. (Outra).

10 EAFFERJ - Encontro de Atividade Física, Fisioterapia e Nutrição no Estado do Rio de Janeiro / Doenças Crônicas: Como previní-las e tratá-las?. 2005. (Encontro).

III Jornada de Nutrição do Hospital Orêncio de Freitas. 2005. (Outra).

Jornada de Nutrição em Cardiologia do Instituto Nacional de Cardiologia Laranjeiras. 2005. (Outra).

9° EAFFERJ - Encontro de Atividade física, fisioterapia e Nutrição no Estado do Rio de Janeiro / Curso de Nutrição e Metabolismo. 2004. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Angélica Silva Santos

MATTOS, J. D. M.; MARTINS, T.;Larissa Almenara Silva dos Santos. A relevância dos micronutrientes na Doença de Alzheimer. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região dos Lagos.

Aluno: Juliana Oliveira Silva; Lyzandra de Souza Mendes da Silveira

MATTOS, J. D. M.;Larissa Almenara Silva dos Santos; BARROS, E.. Incidência de alergia alimentar em crianças de 0 a 3 anos atendidas numa clínica particular na cidade de Cabo Frio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região dos Lagos.

Aluno: Ana Paula Gonçalves S

Adriana Mello;Soares, LA; AZAMBUJA, G.. Moraes.Avaliação dos desperdícios de uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar na Região dos Lagos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região dos Lagos.

Aluno: Mayara Costa do Carmo; Yanca Duarte V

AZAMBUJA, G.; MONTESSO, J.;Soares, LA. Oliveira.Importância do adestramento de manipuladores em boas práticas em uma UAN militar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região dos Lagos.

Aluno: Matheus Lira Bulhões

BARROS, E.; Cristina Rezende;Soares, LA. O papel das fibras para o manejo da dislipidemia em adultos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região dos Lagos.

Aluno: Nathalia Karolyne O

Soares, LA; SANCHES, R. F. C.; AZAMBUJA, G. F.. Victor.Relato de experiência com base no estágio supervisionado em UAN em uma Organização Militar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Fundação Educacional da Região dos Lagos.

Aluno: Natália H

dos Santos LAS; MUNIZ, T.; SANCHES, R. F. C.. Daut e Natália M. Santos.Avaliação do cardápio das creches de período integral no município de Casimiro de Abreu (RJ). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Fundação Educacional da Região dos Lagos.

Aluno: Amanda Kox

ROSSE, V.; BARROS, E.;Larissa Almenara Silva dos Santos. Dieta isenta de glúten: Uma relação entre indivíduos com doença celíaca e as dietas ditas da moda em indivíduos saudáveis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região dos Lagos.

Aluno: Roberta S

AZAMBUJA, G. F.; ROSSE, V.;Larissa Almenara Silva dos Santos. Gonçalves ; Rosana G.D.P. Pereira.Verificação de sobras sujas e resto ingesta em um refeitório de uma Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar em Araruama/RJ. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região dos Lagos.

Aluno: Lyandra M

MATTOS, J. D. M.;Larissa Almenara Silva dos Santos; COELHO, S. S.. Pereira; Débora F. A. Mattos.A suplementação do cálcio mineral como estratégia no controle da obesidade - Uma revisão sistemática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região dos Lagos.

Aluno: THAÍS PAIVA ABREU

SCHWENGBER, P. R.; FERREIRA, C. G.;Larissa Almenara Silva dos Santos. Relação entre hábitos alimentares e estado nutricional de escolares. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região dos Lagos.

Aluno: Jheniffer Costa Correa

MARTINS, T.; RANGEL, H. A.;Larissa Almenara Silva dos Santos. Elaboração e análise sensorial de mousse de chocolate com ora pro nobis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região dos Lagos.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

Vilma Blondet de Azeredo; DOLINSKY, M.;SANTOS, LAS. Efeitos do ciclo menstrual sobre o paladar e sua relação com a ingestão de alimentos em mulheres adultas.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vanessa Rosse de Souza

Vilma Blondet de Azeredo; DOLINSKY, M.;Larissa Almenara Silva dos Santos. Efeitos do ciclo menstrual sobre o paladar e sua relação com a ingestão de alimentos em mulheres adultas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal Fluminense.

SANTOS, LAS; ROSA, G.. Atualizações no tratamento nutricional da criança diabética. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SANTOS, LAS; ROSA, G.. Efeitos metabólicos de fitoterápicos e ervas medicinais nas patologias e distúrbios renais. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SANTOS, LAS; ROSA, G.; PAULA, E.; PIMENTEL, A. C.. VIII Jornada de Nutrição Clínica do INJC/UFRJ. 2012. Instituto de Nutrição Josué de Castro.

Orientou

Larissa Rodrigues da Silva Marins

Estágio curricular supervisionado; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira; (Orientador);

Ana Lúcia Thamsten Coelho Duarte

Abóbora: Um alimento funcional?; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Clínica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Larissa Almenara Soares;

Ana Carolina G

Freitas; Talita R; Cerqueira; A relação entre os níveis de vitamina D e sarcopenia em idosos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Fundação Educacional da Região dos Lagos; Orientador: Larissa Almenara Soares;

KAROL BARBOZA ARLINDO DA SILVA

Obesidade infantil e seus principais fatores determinantes; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Fundação Educacional da Região dos Lagos; Orientador: Larissa Almenara Soares;

Larissa Rodrigues da Silva Marins

Estágio de observação e coparticipação; 2023; Orientação de outra natureza; (Estágio de observação e coparticipação) - Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira; Orientador: Larissa Almenara Soares;

Taissa de Souza Costa

Estágio de observação e coparticipação; 2021; Orientação de outra natureza; (Estágio de observação e coparticipação) - Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira; Orientador: Larissa Almenara Soares;

Evelin de Souza Oliveira Araújo

Estágio de observação e coparticipação; 2021; Orientação de outra natureza; (Estágio de observação e coparticipação) - Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira; Orientador: Larissa Almenara Soares;

Gabriella da Silva Soares

Estágio de observação e coparticipação; 2019; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Fundação Educacional da Região dos Lagos; Orientador: Larissa Almenara Soares;

Cinthia dos Santos Costa

Estágio de observação e coparticipação; 2019; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Fundação Educacional da Região dos Lagos; Orientador: Larissa Almenara Soares;

Jessica Rodrigues da Silva Marinato Vieira

Estágio de observação e coparticipação; 2018; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Larissa Almenara Soares;

Produções bibliográficas

  • DE FARIAS, VIVIANE FREIRE ; SOARES, LARISSA ALMENARA ; ARANHA, LUCIANA NICOLAU ; LUIZ, RONIR RAGGIO ; DE OLIVEIRA, GLÁUCIA MARIA MORAES ; ROSA, GLORIMAR . Social vulnerability and cardiovascular risk factors in adolescents. BMC PUBLIC HEALTH , v. 24, p. 1-8, 2024.

  • CARVALHO, ANNA PAULA SOARES DE ; ARANHA, LUCIANA NICOLAU ; SOARES, LARISSA ALMENARA ; LUIZ, RONIR RAGGIO ; NOGUEIRA, JOSÉ FIRMINO ; OLIVEIRA, GLÁUCIA MARIA MORAES DE ; ROSA, GLORIMAR . Effect of Hypoenergetic Diet Combined With Pumpkin Seed Flour Consumption on Obese Women. INTERNATIONAL JOURNAL OF CARDIOVASCULAR SCIENCES (ONLINE) , v. 36, p. 01-10, 2023.

  • BARBOSA, D. E. C. ; de Souza VR ; Larissa Almenara Silva dos Santos ; CHIAPPINI, C. C. J. ; Sá, A. S ; Vilma Blondet de Azeredo . Changes in Taste and Food Intake during the Menstrual Cycle. Journal of Nutrition & Food Sciences , v. 5, p. 1-6, 2015.

  • SANTOS, LAS ; Vilma Blondet de Azeredo ; BARBOSA, D. E. C. ; Sá, A. S . Seric ion level and its relationship with the symptoms of premenstrual syndrome in young women. Nutrición Hospitalaria , v. 6, p. 2194-2200, 2013.

  • SANTOS, LARISSA ALMENARA SILVA DOS ; SOARES, CLARISSA ; DIAS, ADRIANA COUTINHO GIUSTI ; PENNA, NATHÁLIA ; CASTRO, ANTONIO ORESTES DE SALVO ; AZEREDO, VILMA BLONDET DE . Estado nutricional e consumo alimentar de mulheres jovens na fase lútea e folicular do ciclo menstrual. Revista de Nutrição (Impresso) , v. 24, p. 323-331, 2011.

  • SANTOS, LAS . Projeto Saúde na escola realiza coleta em Arraial. Jornal Folha dos Lagos, Região dos Lagos, 13 jul. 2013.

  • SANTOS, LAS . Projeto saúde na escola de Arraial do Cabo realiza coleta de sangue de estudantes. Jornal de sábado, Região dos Lagos, 13 jul. 2013.

  • SANTOS, LAS . ''Tarde da mãe, gestante e bebê'' supera expectativa da Seretaria de Saúde de Arraial do Cabo. A Shama, Arraial do Cabo, 01 jul. 2009.

  • SANTOS, LAS . ''TARDE DA MÃE, GESTANTE E BEBÊ'' SUPERA EXPECTATIVA EM ARRAIAL. Jornal O RESUMO On line, 01 jul. 2009.

  • Larissa Almenara Silva dos Santos . ''Tarde da mãe, gestante e bebê'' supera expectativa da Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo. A SHAMA - O seu portal de notícias na Região dos Lagos, Região dos Lagos, p. 1 - 1, 01 jul. 2009.

  • SANTOS, LAS . Tarde da mãe, gestante e bebê. 100% Arraial do Cabo tour, 30 jun. 2009.

  • Vilma Blondet de Azeredo ; SANTOS, LAS ; Clarissa Soares ; Adriana Coutinho Giusti Dias ; Nathália Penna Figueiredo ; AntonioOrestes de Salvo Castro . ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE MULHERES JOVENS NAS FASES LÚTEA E FOLICULAR DO CICLO MENSTRUAL. In: 10 CONGRESSO Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN, 2009, São Paulo. 10° CONGRESSO SBAN - DOS GENES À COLETIVIDADE / Revista Nutrire, 2009. v. 34. p. 427-427.

  • SANTOS, LAS ; Aline La-Gatta Martins ; SILVA, J. F. ; Wanise Maria de Souza Cruz ; Shizuko Kajishima . ANÁLISE SENSORIAL AFETIVA DE BEBIDAS ELABORADAS COM POLPA DE CACAU. In: 10 CONGRESSO Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN, 2009, São Paulo. 10° CONGRESSO NACIONAL DA SBAN - DOS GENES À COLETIVIDADE / REVISTA NUTRIRE, 2009. v. 34. p. 61-61.

  • SANTOS, LAS ; Claudete Chiapinni ; Shizuko Kajishima . '' Estudo da Aceitabilidade Molho de Tomate Caseiro ''. In: XVI Jornada da Faculdade de Nutrição, 2007, Niterói. Anais da XVI Jornada da Faculdade de Nutrição, 2007.

  • Giselle Pinto de Faria Lopes ; Carla Eliana Davico ; Fabiola Helena dos Santos Fogaça ; Narcilo Quadros Cardoso ; Michael dos Anjos dos Santos ; Rayanne Antunes Fernandes Sales ; Isabel Virgínia Gomes e Silva ; Larissa Almenara Soares ; Dayana Muniz Maia Montalvão ; Tailah Bernardo Almeida ; Alexandre Kassuga ; Guilherme Búrigo Zanette ; Maria Helena Campos Baeta Neves ; Ricardo Coutinho . Desenvolvimento da tecnologia de superalimentos à base de produtos naturais marinhos. PESQUISA NAVAL (SDM) , 2024.

  • Viviane Freire de Farias ; Larissa Almenara Silva dos Santos ; Luciana Nicolau Aranha ; Gláucia Maria Morares Oliveira ; Glorimar Rosa . Vulnerabilidade social associada a fatores de risco cardiovasculares em adolescentes. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Viviane Freire de Farias ; Larissa Almenara Silva dos Santos ; ARANHA, L. N. ; ROSA, G. ; Oliveira, GMM . ASSOCIAÇÃO ENTRE NOVOS ÍNDICES ANTROPOMÉTRICOS E FATOR DE RISCO CARDIOVASCULAR EM ADOLESCENTES. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, LARISSA ALMENARA SILVA DOS . Nutrição enteral e parenteral para o paciente crítico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DUARTE, A. L. T. C. ; SANTOS, LAS . Abóbora: Um alimento funcional?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, LAS ; FREITAS, M. C. J. ; PUMAR, M. ; Luiz, R.R ; ROSA, G. ; OLIVEIRA, G. M. M. . Condições ao nascer e fatores de risco cardiovascular em adolescentes de escolas públicas de Arraial do Cabo (RJ). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, LAS ; OLIVEIRA, G. M. M. ; ROSA, G. ; FREITAS, M. C. J. ; PUMAR, M. . Perfil epidemiológico e conhecimento nutricional de adolescentes de escolas públicas de Arraial do Cabo (RJ). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, LAS . Alimentação saudável e qualidade de vida. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FREITAS, M. C. J. ; SANTOS, LAS ; PUMAR, M. ; ROSA, G. ; OLIVEIRA, G. M. M. . Avaliação sensorial de doces a base de farinha de semente de abóbora (Cucurbita máxima L.). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Carvalho, APS ; SANTOS, LAS ; ROSA, G. ; FREITAS, M. C. J. ; PUMAR, M. ; Oliveira, GMM . Análise sensorial de bolo elaborado com subprodutos de abóbora (Cucúrbita máxima. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARBOSA, D. E. C. ; de Souza VR ; SANTOS, LAS ; CHIAPPINI, C. C. J. ; AZEREDO, VILMA BLONDET DE . Efeitos do ciclo menstrual sobre o paladar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • de Souza VR ; BARBOSA, D. E. C. ; SANTOS, LAS ; CHIAPPINI, C. C. J. ; AZEREDO, VILMA BLONDET DE . Influência da grelina e insulina sobre o paladar e ingestão energética de mulheres na fase lútea do ciclo menstrual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, LAS ; BARBOSA, D. E. C. ; Sá, A. S ; de Souza VR ; AZEREDO, VILMA BLONDET DE . Concentração sérica de íons, hormônios sexuais femininos e sua relação com os sintomas da síndrome pré-menstrual (SPM) em mulheres jovens. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Larissa Almenara Silva dos Santos . Nutrição do idoso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARBOSA, D. E. C. ; SANTOS, LAS ; Claudete Chiapinni ; Vilma Blondet de Azeredo . Avaliação da relação da ingestão de alimentos com os sintomas da síndrome pré-menstrual (SPM). 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Larissa Almenara Silva dos Santos . Qualidade de vida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARBOSA, D. E. C. ; SANTOS, LAS ; Claudete Chiapinni ; Vilma Blondet de Azeredo . CHANGES IN TASTE DURING MENSTRUAL CYCLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, LAS ; Sá, A. S ; BARBOSA, D. E. C. ; Vilma Blondet de Azeredo . AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO ELETROLÍTICO DE MULHERES JOVENS NA FASE LÚTEA DO CICLO MENSTRUAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARBOSA, D. E. C. ; SANTOS, LAS ; Lívia Maria Calazans ; Sá, A. S ; Vilma Blondet de Azeredo . ''Efeito do ciclo menstrual sobre a água extracelular e concentração de íons em mulheres jovens''. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Shizuko Kajishima ; Wanise Maria de Souza Cruz ; Aline La-Gatta Martins ; SILVA, J. F. ; SANTOS, LAS . Avaliação sensorial de bebidas com polpa de cacau para consumo de compostos bioativos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, LAS ; Lívia Maria Calazans ; Sá, A. S ; BARBOSA, D. E. C. ; Vilma Blondet de Azeredo . Equilíbrio hidro-eletrolítico de mulheres jovens na fase lútea do ciclo menstrual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, LAS . Alimentação é saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Vilma Blondet de Azeredo ; SANTOS, LAS ; Clarissa Soares ; Adriana Coutinho Giusti Dias ; Nathália Penna Figueiredo ; AntonioOrestes de Salvo Castro . ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE MULHERES JOVENS NA FASE LÚTEA E FOLICULAR DO CICLO MENSTRUAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, LAS ; Aline La-Gatta Martins ; SILVA, J. F. ; Wanise Maria de Souza Cruz ; Shizuko Kajishima . ANÁLISE SENSORIAL AFETIVA DE BEBIDAS ELABORADAS COM POLPA DE CACAU. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, LAS ; Aline La-Gatta Martins ; SILVA, J. F. ; Wanise Maria de Souza Cruz ; Shizuko Kajishima . ANÁLISE SENSORIAL AFETIVA DE BEBIDAS ELABORADAS COM POLPA DE CACAU. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, LAS . Estudo da preferência de bebidas elaboradas com polpa de cacau. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Nathália Penna Figueiredo ; SANTOS, LAS ; Adriana Coutinho Giusti Dias ; Clarissa Soares ; Vilma Blondet de Azeredo . ALTERAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR DE MULHERES JOVENS NAS FASES LÚTEA E FOLICULAR DO CICLO MENSTRUAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, LAS ; Claudete Chiapinni ; Shizuko Kajishima . Estudo da aceitabilidade do molho de tomate caseiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, LAS . A utilização da metodologia baseada em problemas na abordagem da obesidade infantil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

SANTOS, LAS . Pesquisa revela sobrepeso em estudantes de Arraial do Cabo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, LAS . Saúde de Arraial do Cabo libera resultado do Programa Saúde na Escola. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

SANTOS, LAS . Larissa Almenara recebe o prêmio de Terceiro Lugar no 32 Congresso da SOCERJ estudando adolescentes de Arraial do Cabo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

SANTOS, LAS . Projeto ajuda na reeducação alimentar de alunos da rede municipal de Arraial do Cabo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, LAS . Pesquisa revela 35% de alunos obesos em Arraial do Cabo, no RJ. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, LAS . Arraial do Cabo realiza a primeira pesquisa de alimentação funcional. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, LAS . Estudantes de Arraial do Cabo, RJ, são avaliados em pesquisa de obesidade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTOS, LAS . SECRETARIA DE SAÚDE DE ARRAIAL DO CABO COMEMORA O DIA DAS MÃES. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

SANTOS, LAS . A importância do leite materno: programa incentiva amamentação. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Larissa Almenara Silva dos Santos . A importância do leite materno: programa incentiva amamentação. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Larissa Almenara Silva dos Santos ; COROA, M. G. R. . Curso de capacitação em aleitamento materno baseado na iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, LAS . Palestra ''Alimentação é saúde''. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2015

    Perfil epidemiológico de adolescentes de escolas públicas de Arraial do Cabo. Intervenção com farinha de semente de abóbora nos adolescentes com sobrepeso e obesidade., Descrição: Avaliar as características antropométricas, bioquímicas e alimentar de adolescentes de escolas públicas de Arraial do Cabo, aplicando farinha de semente de abóbora (FSA) em adolescentes com sobrepeso e obesidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Larissa Almenara Soares - Integrante / Glorimar Rosa - Coordenador / Matilde Pumar - Integrante / Gláucia Maria Moraes de Oliveira - Integrante.

  • 2007 - 2011

    Avaliação da relação da ingestão de alimentos e de parâmetros bioquímicos com os sintomas da Síndrome Pré-menstrual (SPM)., Descrição: O projeto teve por objetivo avaliar a ingestão alimentar, o estado nutricional e a concentração sérica de eletrólitos e hormônios esteróides de mulheres em idade reprodutiva, durante o ciclo menstrual e sua relação com os sintomas da Síndrome pré-menstrual (SPM). Este projeto foi contemplado pela FAPERJ com o Auxílio à Pesquisa 1 (APQ1), no primeiro semestre de 2009, protocolo Ref. Proc. n. 110.957/2009, no valor de R$ 18.000,00.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Larissa Almenara Soares - Integrante / Vilma Blondet de Azeredo - Coordenador / Nathália Penna Figueiredo - Integrante / Diane Eloy C Barbosa - Integrante.

Prêmios

2015

3 Lugar na sessão especial melhor tema livre 2015, Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro.

2009

Moção pelo evento: ''Tarde da mãe, gestante e bebê'', CÂMARA DE VEREADORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ARRAIAL DO CABO.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Spa e Pousada Alquimia

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Nutricionista

2009 - 2015

Secretaria Municipal de Saúde de Arraial do Cabo

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenação Saúde da Criança e Adolescente, Carga horária: 20

2009 - 2015

Associação dos aposentados e pensionistas de Arraial do Cabo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 4

2008 - 2008

Departamento de Nutrição e Dietética

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitora da disciplina Dietoterapia 1 do cursode graduação em Nutrição da Universidade Federal Fluminense.

2007 - 2007

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitora da disciplina Nutrição Materno Infantil IV do curso de graduação em Nutrição.

2005 - 2008

Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo

Vínculo: Acadêmica de Nutrição, Enquadramento Funcional: Acadêmica de Nutrição, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio realizado no Hospital Geral de Arraial do Cabo (RJ) nas áreas de nutrição clínica e institucional. Plantões aos finais de semana.

2012 - 2015

Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 4

Outras informações:
Atuação no ambulatório do Hospital Geral de Arraial do Cabo.

2015 - Atual

MARINHA DO BRASIL

Vínculo: Serviço militar voluntário, Enquadramento Funcional: Capitão-Tenente (RM2-S) / Nutricionista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2020 - 2022

Fundação Educacional da Região dos Lagos, Ferlagos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Superior, Carga horária: 2

Outras informações:
Docente do Ensino Superior do curso de graduação em nutrição. Função: Ministrar as aulas teóricas e práticas da disciplina Nutrição do Adulto e do Idoso; Elaborar e corrigir provas, estudos dirigidos, casos clínicos e orientar alunos na elaboração de trabalhos de conclusão de curso (TCC).