Francisco Pereira Canafistula
Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (1991) Especialização em Docência do Ensino Superior e mestrado em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2018). Atuou como professor especialista da Universidade Estadual do Amapá, extensionista em pesca e aquicultura da Agência de Pesca do Amapá. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, atuando principalmente nos seguintes temas: comercialização, pesca artesanal, pescado, organização social e Amapá. Especialista em Piscicultura.
Informações coletadas do Lattes em 05/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais
2016 - 2018
Universidade Federal Rural da Amazônia
Título: A PESCA ARTESANAL DO AMAPÁ NA FOZ DO RIO AMAZONAS: SOCIOECONOMIA, PERCEPÇÃO AMBIENTAL E ORGANIZAÇÃO SOCIAL PROFISSIONAL DO PESCADOR, Ano de Obtenção: 2018
ISRAEL HIDENBURGO ANICETO CINTRA.Palavras-chave: Aquicultura - Pesca artesanal; Aquicultura - Percepção ambiental; Aquicultura - Amapá; Aquicultura - Foz do rio amazonas.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Pesca e Aqüicultura.
Especialização em Especialização em Piscicultura
2019 - 2021
Universidade Federal Rural da Amazônia
Título: ESTIMATIVAS DOS CUSTOS DE IMPLANTAÇÃO E PRODUÇÃO DE TAMBAQUI (Colossoma macropomum - Cuvier, 1818) EM SISTEMA RAS NA AMAZÔNIA ORIENTAL
Orientador: Rosália Furtado Cutrim Souza
Graduação em Engenharia de Pesca
1983 - 1991
Universidade Federal do Ceará
Orientador: Masayoshi Ogawa
Formação complementar
2022 - 2022
Extensão universitária em Qualificação Proficional Inicial em Criador de Peixes em Viveiro Escavado. (Carga horária: 200h). , Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
2013 - 2013
PRODUÇÃO DE PIRARUCU EM CATIVEIRO EM FASE DE ENGOR. (Carga horária: 32h). , SEBRAE-AP, SEBRAE-AP, Brasil.
2011 - 2011
Técnicas de Manejo em Piscicultura Intensiva. (Carga horária: 24h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2008 - 2008
Aquicultura e Medicina de Animais Aquáticos. (Carga horária: 30h). , Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Amapá, CRMV-AP, Brasil.
2004 - 2004
Orientação para o Credito. (Carga horária: 20h). , SEBRAE-AP, SEBRAE-AP, Brasil.
1999 - 1999
Ecoturismo. (Carga horária: 20h). , SEBRAE-AP, SEBRAE-AP, Brasil.
1999 - 1999
TREINAMENTO PARA GUIAS DE PESCA. (Carga horária: 8h). , SERVIÇO DE APOIO ÀS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS NO AMAPÁ, SEBRAE/AP, Brasil.
1999 - 1999
TREIN. DE TRABA. NO BENEF. E NA CONSER. DE PESCADO. (Carga horária: 40h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL, SENAR/AP, Brasil.
1998 - 1998
Atualização em Piscicultura de Peixes Amazônicos. (Carga horária: 40h). , Ministério do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, IBAMA-AP, Brasil.
1998 - 1998
Elaboração e Analise de Projetos Sociais. (Carga horária: 20h). , SEBRAE-AP, SEBRAE-AP, Brasil.
1996 - 1996
SEBRAE Ideal. (Carga horária: 96h). , SEBRAE-AP, SEBRAE-AP, Brasil.
1994 - 1994
Motorista de Pesca. (Carga horária: 224h). , Capitania dos Portos do Estado do Piaui, CPEPI, Brasil.
1991 - 1991
RANICULTURA. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca.
Participação em eventos
IFC Amazônia - International Fish Congress & Fish Expo Brasil 2023. 2023. (Congresso).
Oficina de Elaboração de Propostas/Projetos de Financiamento de PRONAF.Oficina de Elaboração de Propostas/Projetos de Financiamento de PRONA. 2023. (Oficina).
CURSO DE MANEJO GENETICO E REPRODUTIVO DO PIRARUCU. 2014. (Outra).
CURSO PRODUÇÃO DE PIRARUCU EM CATIVEIRO NA FASE DE ENGORDA. 2013. (Outra).
SEMINÁRIO PERSPECTIVAS DA INDUSTRIA DA PESCA NO AMAPÁ.. 2013. (Seminário).
V SEMINÁRIO DE AQUICULTURA DO ESTADO DO AMAPÁ:. 2013. (Seminário).
AMAZONtech2012 - NOVOS RUMOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS - MANEJO PESQUEIRO DE CAMARÕES DE ÁGUA DOCE.. 2012. (Oficina).
AMAZONtech2012 - NOVOS RUMOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS - PREPARAÇÃO DE RAÇÃO ARTESANAL PARA O TAMBAQUI.. 2012. (Oficina).
AMAZONtech2012 - NOVOS RUMOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS - TECNOLOGIA DE PROCESSAMENTO DE PESCADO DA AMAZÔNIA.. 2012. (Oficina).
AMAZONtech2012 - NOVOS RUMOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS - USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA PISCICULTURA.. 2012. (Oficina).
IV SEMINÁRIO DE AQUICULTURA DO ESTADO DO AMAPÁ:: PRODUÇÃO INTENSIVA DE TAMBAQUI.. 2012. (Seminário).
CURSO DE TECNICAS DE MANEJO EM PISCICULTURA INTENSIVA. 2011. (Outra).
III SEMINÁRIO DE AQUICULTURA DO ESTADO DO AMAPÁ: BOAS PRÁTICAS DE MANEJO PARA A SAÚDE DE PEIXES.. 2011. (Seminário).
II WORKSHOP DO CULTIVO DO PIRARUCÚ. 2011. (Outra).
I SEMINÁRIO DO CARANGUEJO-UÇÁ NO PARÁ. 2011. (Seminário).
XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA. 2011. (Congresso).
II SEMINÁRIO DE AQUICULTURA DO AMAPÁ, BOAS PRÁTICAS DE MANEJO PARA SAÚDE DE PEIXES..FINANCIAMENTO ESTADUAL PARA PROJETOS DE AQUICULTURA FAMILIAR. 2010. (Seminário).
3ª Conferencia Nacional de Aquicultura e Pesca. 2009. (Outra).
XV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. Tecnologia pesqueira de embarcações artesanais e comerciais do Estado do Amapá de janeiro 2006 a julho de 2007. 2007. (Congresso).
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA. ATUALIZAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DA ARTE DE PESCA POR EMBARCAÇÕES ARTESANAIS E COMERCIAIS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO AMAPÁ NO ANO DE 2006.. 2007. (Congresso).
IX Congresso de Engenharia de Pesca. 1995. (Congresso).
VII Congresso de Engenharia de Pesca. Uma analise do balanço energetico em pesca - I Processamento de Camarão. 1991. (Congresso).
VI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. 1989. (Congresso).
Participação em bancas
HISHINO, P. D. M. D. F. G.;CANAFISTULA, F. P.; Me. José Mauro Viana da Silva. A Pesca e a comercialização do camarão-da-Amazônia na foz do Mazagõa Velho, Mazagão, Amapá. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado do Amapá.
SILVA, L. M. A.; Maria Danielle Figueiredo Guimarães Hoshino;CANAFISTULA, F. P.. A BIOLOGIA POPULACIONAL DO CAMARÃO REGIONAL (Macrobrachium amazonicum) CAPTURADOS NO FURO DO RIO MAZAGÃO NO MUNICÍPIO DE MAZAGÃO - AP. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Estadual do Amapá.
Maria Danielle Figueiredo Guimarães Hoshino;CANAFISTULA, F. P.; Gabriel Araújo da Silva. AVALIAÇÃO HIGIÊNICO SANITÁRIO DE EMBARCAÇÕES PESQUEIRAS E INFRAESTRUTURA DE DESEMBARQUE DE PESCADO NOS MUNICÍPIOS DE MACAPÁ E SANTANA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado do Amapá.
Dra. Marineide Pereira de Almeida;CANAFISTULA, F. P.; Prof.ª MSc. Neuciane Dias Barbosa. IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E HIGIÊNICO-SANITÁRIOS NA COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADO FRESCO NO MERCADO DO PESCADO IGARAPÉ DAS MULHERES NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ-AP. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado do Amapá.
CANAFISTULA, F. P.; Me. José Mauro Viana da Silva; FERREIRA, M. C.. ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL DA COLÔNIA DE PESCADORES Z - 1 DE MACAPÁ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Estadual do Amapá.
FERREIRA, M. C.; KATIA PAULINO DOS SANTOS;CANAFISTULA, F. P.. PERFIL DOS INGRESSOS DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ NO PERÍODO DE 2007 A 2011. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado do Amapá.
ARAUJO, R. F.; FERREIRA, M. C.;CANAFISTULA, F. P.. Caracterização do Perfil Social dos Pescadores artesanais de camarão do município de Afuá, estado do Pará, Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado do Amapá.
CINTRA, I. H. A.; TENORIO, G. S.;CANAFISTULA, F. P.. COMERCIALIZAÇÃO DE PESCADO NO MERCADO DO VER-O-PESO E GUAMÁ, BELÉM, PARÁ, BRASIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural da Amazônia.
CANAFISTULA, F. P.. CARACTERIZAÇÃO DA PESCA ARTESANAL EXERCIDA PELOS PESCADORES DO ARQUIPELOGO DO BAILIQUE DISTRITO DE MACAPÁ AMAPÁ, BRASIL.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Estadual do Amapá.
CANAFISTULA, F. P.. A PESCA ARTESANAL NO MUNICIPIO DE AMAPÁ AP: SITUAÇÃO ATUAL.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Estadual do Amapá.
Engª de Pesca Ana Cristina Araujo Bellini;CANAFISTULA, F. P.; Prof.ª Especialista Hildete Margarida Rodrigues de Souza. CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS PESCADORES DE CAMARÃO DO IGARAPÉ DA FORTALEZA E DE PESCADO DO IGARAPÉ DAS MULHERES MACAPÁ AP.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Estadual do Amapá.
Prof.ª MSc. Neuciane Barbosa Dias;CANAFISTULA, F. P.; Engª de Pesca Ana Cristina Araujo Belline. ANÁLISE DA DIETA DA PESCADA BRANCA Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840), EM AMBIENTE DE VÁRZEA, MACAPÁ AP.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Estadual do Amapá.
CANAFISTULA, F. P.. ICTIOFAUNA ASSOCIADA AOS BANCOS DE MACRÓFITAS DE Pontederia rotundifolia L. f. NO IGARAPÉ DAS PEDRINHAS, MACAPÁ AP/BRASIL.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Estadual do Amapá.
CANAFISTULA, F. P.. CRUSTÁCEOS DECÁPODES ASSOCIADOS AOS BANCOS DE Potenderia rotundifolia L. f. NO IGARAPÉ DAS PEDRINHAS, MACAPÁ AP/BRASIL.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Estadual do Amapá.
Dr.º Jô de Farias Lima;CANAFISTULA, F. P.; Prof.ª MSc. Marcela Nunes Videira. BIOLOGIA REPRODUTIVA DO CAMARÃO Macrobrachium surinamicum (HOTHUIS, 1948) (CRUSTACEA, DECAPODA, PALAEMONIDAE) NA FOZ DO RIO AMAZONAS.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Estadual do Amapá.
Dr.º Jô de Farias Lima;CANAFISTULA, F. P.; Engº de Pesca Daniel Pandilha de Lima. ASPECTOS DA DINÂMICA POPULACIONAL DO Macrobrachium surinamicum (HOTHUIS, 1948) (CRUSTACEA, DECAPODA, PALAEMONIDAE) NA FOZ DO RIO AMAZONAS.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Estadual do Amapá.
CANAFISTULA, F. P.. AVALIAÇÃO DOS ESTOQUES PESQUEIROS DAS ASSEMBLEIAS DE PEIXES EXPLOTADOS PELA PESCA ARTESANAL DO MÉDIO RIO ARAGUARI, PORTO GRANDE, AMAPÁ.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Estadual do Amapá.
CANAFISTULA, F. P.. ANÁLISE CRÍTICA DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA PISCICULTURA NO ESTADO DO AMAPÁ. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Estadual do Amapá.
CANAFISTULA, F. P.; Prof.º MSc. Sandro Moreira Monteiro; Engª de Pesca Ana Cristina Araujo Belline. CARACTERIZAÇÃO DO PONTO DE DESEMBARQUE DE PESCADO DA ÁREA PORTUÁRIA DO MUNICÍPIO DE SANTANA, AMAPÁ.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Estadual do Amapá.
Engª de Pesca Ana Cristina Araujo Bellini;CANAFISTULA, F. P.; Prof.ª MSc. Neuciane Dias Barbosa. IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DA ESPÉCIE MAIS COMERCIALIZADA EM FEIRAS LIVRES DE MACAPÁ AP.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Estadual do Amapá.
Prof.º Especialista André Luiz Aires Gomes; Engª de Pesca Juliana Regina Van Drumen;CANAFISTULA, F. P.. PRODUÇÃO DO PIRARUCU (Arapaima gigas) NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ AP, NO PERIODO DE MAIO DE 2010 A ABRIL DE 2011.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Estadual do Amapá.
Prof.ª MSc. Ana Paula Nunes da Silva;CANAFISTULA, F. P.; Prof.º Engº de Seg. de trabalho Lourival Augusto Dias Filho. DIAGNOSTICO DA EXPOSIÇÃO DE TRABALHADORES A RISCOS OCUPACIONAIS EM CÂMARAS FRIGORíFICAS.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Estadual do Amapá.
Prof. Dr. Marco Antonio Augusto Chagas; Engª de Pesca Ana Cristina Araujo Belline;CANAFISTULA, F. P.. ANÁLISE CRÍTICA DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA PISCICULTURA NO ESTADO DO AMAPÁ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Estadual do Amapá.
Profª. Socióloga Terezinha de jesus Brito;CANAFISTULA, F. P.; Engº de Pesca Geraldo Roberto Barbosa Bezerra Pinto. A EXTENSÃO PESQUEIRA E AQUÍCOLA PUBLICA NOS MUNICÍPIOS DE MACAPÁ E SANTANA AP: UMA ANALISE DA SITUAÇÃO ATUAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Estadual do Amapá.
CANAFISTULA, F. P.. DISCIPLINAS: Beneficiamento e industrialização do pescado; Carcinologia; Confecção de apetrechos de pesca.. 2012. Universidade Estadual do Amapá.
Orientou
ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL DA COLÔNIA DE PESCADORES Z - 1 DE MACAPÁ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado do Amapá; Orientador: Francisco Pereira Canafistula;
CARACTERIZAÇÃO DO PONTO DE DESEMBARQUE DE PESCADO DA ÁREA PORTUÁRIA DO MUNICÍPIO DE SANTANA, AMAPÁ; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENGENHARIA DE PESCA) - Universidade Estadual do Amapá; Orientador: Francisco Pereira Canafistula;
ANÁLISE SOCIOECONÔMICA NA LINHA DE CRÉDITO ?FRAP? NA ATIVIDADE PISCICOLA DO MUNICIPIO DE MACAPÁ-AP NO PERÍODO DE 2001 A 2010; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade do Estado do Amapá; Orientador: Francisco Pereira Canafistula;
Produções bibliográficas
-
MACIEL, I. M. ; CANAFISTULA, F. P. ; SANTOS, P. J. C. ; SILVA, M. A. N. . A Qualidade da Avaliação no Ensino Superior. Jornal o Dia, Caderno Especial, p. A3 - A3, 05 jul. 2009.
-
CANAFISTULA, F. P. ; ARAGÃO, J.A.N ; TEIXEIRA, P.M.P ; OGAWA, M. . Uma analise do balanço energetico em pesca I - processamento de camarão. In: VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 1991, Santos - São Paulo. Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 7., Santos, 1991. Anais... Recife AEP-PE, 1992 276p. ilust.. Recife: Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco, 1991. v. 1. p. 197-204.
-
CANAFISTULA, F. P. . A PESCA ARTESANAL DO AMAPÁ NA FOZ DO RIO AMAZONAS: SOCIOECONOMIA, PERCEPÇÃO AMBIENTAL E ORGANIZAÇÃO SOCIAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CANAFISTULA, F. P. . Piscicultura em tanque rede. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2014
Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do AmapáVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Instrutoria, Carga horária: 20
Outras informações:
Instrutoria em implantação e expansão dos negócios de Piscicultura nos municípios de Macapá, Mazagão e Porto Grande. Cinco (05) Curso de Piscicultura - 20h/cada. Totalizando 100 horas
2014 - 2014
Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do AmapáVínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 20
Outras informações:
Prestação de serviço de profissional especializado para elaboração de Projeto Executivo, contendo: orçamento, desenho eletrônico (em CAD) pranchas, especificações técnicas detalhadas, que servirá como base para construção de 03 (três) viveiros escavados, com instalação de equipamentos, para montagem da unidade de observação de reprodução de Pirarucu - UOR Amapá, no Campo de pesquisa experimental da Embrapa Amapá.
2010 - Atual
Agência de Pesca do AmapáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Extensionista em Pesca e Aquicultura, Carga horária: 40
Outras informações:
Decreto nº 2579 de 29 de julho de 2010.
2015 - Atual
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da disciplina: Maquinas e Motores aplicados a Pesca - 60h.
2015 - Atual
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da disciplina: Engenharia aplicada a Aquicultura - 80h.
2015 - Atual
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da disciplina: Motores, Maquinas e Mecanização - 60h.
2014 - 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da disciplina: Maquinas e Motores aplicados a Pesca - 60h
2014 - 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da disciplina: Ética Profissional na Pesca - 40h
2014 - 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da disciplina: Navegação II - 60h
2014 - 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da disciplina: Economia Pesqueira - 60h.
2014 - 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da disciplina: Tecnologia Pesqueira - 80h.
2014 - 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor da disciplina: Tecnologia do Frio e Calor - 60h.
2013 - 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Especialista - Contrato Administrativo de 20 h.
Curso de Engenharia de Pesca.
Disciplina: Engenharia Aplicada a Aquicultura.
Carga horaria: 80 h/a
2013 - 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Especialista - Contrato Administrativo de 20 h.
Curso de Engenharia de Pesca.
Disciplina: Maquinas e Motores Aplicados a Pesca.
Carga horaria: 60 h/a.
2013 - 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Especialista - Contrato Administrativo de 20 h.
Curso de Engenharia de Pesca.
Disciplina: Navegação - II.
Carga horaria: 60 h/a.
2013 - 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Especialista - Contrato Administrativo de 20 h.
Curso de Engenharia de Pesca.
Disciplina: Tecnologia Pesqueira.
Carga horaria: 80 h/a.
2013 - 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Especialista - Contrato Administrativo de 20 h.
Curso de Engenharia de Pesca:
Disciplina: Tecnologia do Frio e Calor.
Carga horaria: 60 h/a.
2013 - 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Especialista - Contrato Administrativo de 20 h.
Curso de Engenharia de Pesca.
Disciplina: Navegação - I.
Carga horaria: 60 h/a.
2012 - 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Especialista - Contrato Administrativo de 20 h.
Curso de Engenharia de Pesca.
Disciplina: Maquinas e Motores Aplicados a Pesca.
Carga horaria: 60 h/a.
2012 - 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Especialista - Contrato Administrativo de 20 h.
Curso de Engenharia de Pesca.
Disciplina: Engenharia Aplicada a Aquicultura.
Carga horaria: 80 h/a.
2012 - 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Especialista - Contrato Administrativo de 20 h.
Curso de Engenharia de Pesca.
Disciplina: Ética Profissional na Pesca.
Carga horaria: 40 h/a.
2012 - 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Especialista - Contrato Administrativo de 20 h.
Curso de Engenharia de Pesca.
Disciplina: Bioética.
Carga horaria: 60 h/a.
2012 - 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Especialista - Contrato Administrativo de 20 h.
Curso de Engenharia de Pesca.
Disciplina: Tecnologia de Pesqueira.
Carga horaria: 80 h/a.
2012 - 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Especialista - Contrato Administrativo de 20 h.
Curso de Engenharia de Pesca.
Disciplina: Navegação - I.
Carga horaria: 60 h/a
2012 - 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Especialista - Contrato Administrativo de 20 h.
Curso de Engenharia de Pesca.
Disciplina: Ranicultura.
Carga horaria: 40 h/a.
2012 - 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Especialista - Contrato Administrativo de 20 h.
Curso de Engenharia de Pesca.
Disciplina: Máquinas e Motores Aplicados a Pesca.
Carga horaria: 60 h/a.
2011 - 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Especialista: Contrato Administrativo de 20 h.
Curso de Engenharia de Pesca.
Disciplina: Carcinologia.
Carga horaria: 80 h/a
2011 - 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Especialista: Contrato Administrativo de 20 h.
Curso de Engenharia de Pesca.
Disciplina: Maquinas e Motores Aplicados a Pesca.
Carga horaria: 60 h/a.
2011 - 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Especialista - Contrato Administrativo de 20 h.
Curso de Engenharia de Pesca.
Disciplina: Tecnologia do Frio e Calor.
Carga horaria: 60 h/a
2011 - 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor Especialista - Contrato Administrativo de 20 h.
Curso de Engenharia Florestal.
Disciplina: Motores, Maquinas e Mecanização.
Carga horaria: 60 h/a.
2013 - 2013
centro integrado de formação profissional em pesca e aquicultura do amapaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor do PRONATEC
Curso de Operador de Processamento de Pescado
Disciplina: Saúde e Segurança no Trabalho.
Carga Horaria: 20 h/a.
2013 - 2013
centro integrado de formação profissional em pesca e aquicultura do amapaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor do PRONATEC
Curso de Operador de Processamento de Pescado.
Disciplina: Beneficiamento de Pescado.
Carga horaria: 120 h/a
2013 - 2013
centro integrado de formação profissional em pesca e aquicultura do amapaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor do PRONATEC.
Curso: Operador de Processamento de Pescado.
Disciplina: Orientação para o Trabalho.
Carga horaria: 20 h/a.
2013 - 2013
centro integrado de formação profissional em pesca e aquicultura do amapaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Horista.
Curso: Técnico em Pesca.
Disciplina: Oceanografia e Meteorologia.
Carga horaria: 60 h/a
Turno: Noite.
2013 - 2013
centro integrado de formação profissional em pesca e aquicultura do amapaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Horista.
Curso: Técnico em Pesca.
Disciplina: Eletrificação e Refrigeração nas Embarcações.
Carga horaria: 60 h/a.
Turno: Tarde.
2013 - 2013
centro integrado de formação profissional em pesca e aquicultura do amapaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Horista.
Curso: Técnico em Pesca.
Disciplina: Tecnologia Pesqueira.
Carga horaria: 80 H/a.
Turno: Tarde.
2012 - 2012
centro integrado de formação profissional em pesca e aquicultura do amapaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Horista: Disciplina - Navegação e Sinalização Náutica - 100 h/a.
2012 - 2012
centro integrado de formação profissional em pesca e aquicultura do amapaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Horista: Disciplina - Técnicas de Beneficiamento, Conservação e Controle de Qualidade do Pescado - 80 h/a.
2011 - 2011
centro integrado de formação profissional em pesca e aquicultura do amapaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Horista: Disciplina - Tecnologia Pesqueira - 60 h/a.
2011 - 2011
centro integrado de formação profissional em pesca e aquicultura do amapaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Horista: Disciplina - Oceanografia e Meteorologia - 80 h/a
2011 - 2011
centro integrado de formação profissional em pesca e aquicultura do amapaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Horista: Disciplina - Eletrificação e Refrigeração em Embarcações - 60 h/a.
2008 - 2010
Prefeitura Municipal de SantanaVínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro de Pesca, Carga horária: 40
Outras informações:
Decreto nº 760/2008 - PMS.
2011 - 2011
Governo do Estado do AmapáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Nucleo, Carga horária: 40
Outras informações:
Cargo em Comissão de Gerente de Núcleo/Núcleo de Extensão Pesqueira e Aqüícultura.
Decreto nº 0871 de 31 de janeiro de 2011.
2007 - 2011
Governo do Estado do AmapáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40
Outras informações:
Cargo em Comissão de Coordenador/Coordenadoria de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira.
Decreto nº 1329 de 02 de abril de 2007.
2006 - 2007
Governo do Estado do AmapáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Departamento, Carga horária: 40
Outras informações:
Cargo em Comissão de Diretor do Departamento de Desenvolvimento da Aquicultura.
Decreto nº 0777 de 17 de março de 2006.
1998 - 1998
Governo do Estado do AmapáVínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de Fomento as Atividades de Industria, Carga horária: 40
Outras informações:
Cargo em Comissão de Gerente Geral do Projeto - Fomento as Atividades de Industrialização do Pescado.
Decreto nº 1143 de 22 de abril de 1998
1992 - 1994
Leal Santos Pescados S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Aprendiz de Pesca, Carga horária: 40
Outras informações:
Trabalhava embarcado, na pesca do Camarão Rosa, na Costa do Amapá.
1995 - 1995
Leal Santos da Amazônia LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe de Controle de Qualidad -CBO nº 020-60, Carga horária: 44
Outras informações:
Encarregado do controle de qualidade da Empresa desde a captura até a expedição.
1996 - 1996
Studart Pescados e Associados LimitadaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe de Controle de Qualidade-CBO nº 020-60, Carga horária: 44
Outras informações:
Responsável pela qualidade dos produtos desde a captura até a expedição e quadro funcional.
1996 - 1997
Brambilla Pescados LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe de Controle de Qualidade-CBO nº 020-60, Carga horária: 44
Outras informações:
Responsável Pelo controle da qualidade da Empresa desde a captura até a expedição.
1990 - 1990
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais RenováveisVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio remunerado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Francisco Pereira Canafistula e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?