Manuela Ramos Caldas Lins
Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com formação direcionada para transtornos na infância. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (InTCC-RS). E-mail para contato: manuela_rcl@hotmail.com.
Informações coletadas do Lattes em 12/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)
2012 - 2016
Universidade de Brasília, UnB
Título: Relações entre a Inteligência Geral e a Inteligência Emocional: o papel do autoconceito em crianças e adolescentes videntes e com deficiência visual
, Ano de obtenção: 2016. Luiz Pasquali. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Psicologia
2010 - 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Estratégias de aprendizagem utilizadas por estudantes cegos
, Ano de Obtenção: 2011.João Carlos Alchieri.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Atendimento de Crianças e Adolescentes: abordagem cognitivo-comportamental
2017 - 2018
Conscientia: Núcleo de Estudos de Comportamento e Saúde Mental
Título: Habilidades sociais e estilos parentais: revisão da literatura
Orientador: Luiza Chagas Brandão
Graduação em Psicologia
2005 - 2009
Universidade Estadual da Paraíba
Título: Estratégias de aprendizagem em crianças do ensino fundamental
Orientador: Monilly Ramos Araujo
Formação complementar
2025 - 2025
SUPERKIDS E MINI SUPERKIDS. (Carga horária: 24h). , Instituto POT, POT, Brasil.
2023 - 2023
Programa de Intervenção OTTO para crianças e adolescentes com TDAH. (Carga horária: 16h). , Instituto de Neuropsicologia e Psicologia Infantil, INPI, Brasil.
2023 - 2023
Transtornos Emocionais e Comportamentais na Infância e Adolescência. (Carga horária: 10h). , Advance: psicologia e desenvolvimento, ADVANCE, Brasil.
2021 - 2021
Conceitualização Cognitiva Infantil. (Carga horária: 7h). , Lúdica Psicoterapia e Desenvolvimento, LÚDICA, Brasil.
2017 - 2017
Terapia de Reciclagem Infantil. (Carga horária: 20h). , Conscientia: Núcleo de Estudos de Comportamento e Saúde Mental, CONSCIENTIA, Brasil.
2017 - 2017
Desenvolvendo habilidades sociais na infância e adolescência. (Carga horária: 4h). , VI Congresso Brasileiro de Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência, CONCRIAD, Brasil.
2017 - 2017
Avaliação psicológica na clínica cognitivo-comportamental. (Carga horária: 4h). , Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2017 - 2017
Resultados da avaliação psicológica e o planejamento da intervenção. (Carga horária: 4h). , Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2017 - 2017
Programa de Qualidade na Interação Familiar. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2016 - 2016
O uso do Zulliger pelo Sistema Compreensivo com crianças. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, ASBRO, Brasil.
2016 - 2016
Como avaliar em situações de disputa de guarda?. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, ASBRO, Brasil.
2016 - 2016
Avaliação Psicológica em crianças: questões fundamentais. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, ASBRO, Brasil.
2016 - 2016
Fundamentos da Avaliação Psicológica. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2016 - 2016
Elaboração de documentos decorrentes da avaliação psicológica. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2015 - 2015
Avaliação Psicológica de crianças e adolescentes. (Carga horária: 4h). , Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2013 - 2013
Bateria Fatorial de Personalidade. (Carga horária: 4h). , Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2013 - 2013
O uso de escalas na avaliação psicológica. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2013 - 2013
Avaliação em Psicologia Forense. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2009 - 2009
Escuta e Plantão Psicológico. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2009 - 2009
Teste Wisconsin de Classificação de Cartas - WCST. (Carga horária: 4h). , Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2009 - 2009
Bender: Sistema de Pontuação Gradual. (Carga horária: 4h). , Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Psicologia Juridica. (Carga horária: 444h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2008 - 2008
D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios. (Carga horária: 16h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2006 - 2008
Formação em Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 600h). , Centro de Treinamento e Consultoria em Psicologia Hospitalar, CTCPH, Brasil.
2007 - 2007
Envelhecimento, Sociedade e Cultura. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2007 - 2007
Assistência, Ensino e Pesquisa no Contexto Hosp. (Carga horária: 3h). , EPSI - Espaço Psicanalítico, EPSI, Brasil.
2007 - 2007
Psicogerontologia: Fundamentos e Perspectivas. (Carga horária: 3h). , EPSI - Espaço Psicanalítico, EPSI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Participação em eventos
Simpósio Nordestino em TCCs da infância e adolescência. 2023. (Simpósio).
XI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. O uso dos jogos na Avaliação Psicológica Infantil. 2023. (Congresso).
8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Instrumentos brasileiros para avaliação da inteligência emocional. 2017. (Congresso).
VI Congresso Brasileiro de Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência. 2017. (Congresso).
XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. O Processo de Avaliação Psicológica junto a crianças com deficiência visual. 2017. (Congresso).
46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. O autoconceito em escolares do Distrito Federal. 2016. (Congresso).
VIII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Avaliação da habilidade visomotora de escolares do Distrito Federal. 2016. (Congresso).
VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Propriedades psicométricas do Teste Tátil de Inteligência Infantil. 2015. (Congresso).
X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Evidências de validade convergente do teste tátil de inteligência infantil. 2015. (Congresso).
XI Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica & IV Congresso Latino Americano de Avaliação Psicológica.Construção de um Teste Tátil de Inteligência Infantil: estudo piloto. 2014. (Outra).
43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.As estrategias de aprendizagem utilizadas por estudantes cegos e videntes; Estudo comparativo sobre as estrategias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pos-graduandos. 2013. (Outra).
VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica. Propriedades psicométricas de uma escala de estratégias de aprendizagem para universitários e A situação da da avaliação psicológica de pessoas com deficiência visual. 2013. (Congresso).
XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia. A inclusão de alunos cegos na rede publica de ensino; A inclusão de crianças cegas na escola: com a palavra, os professores!; Os estudantes cegos e suas estrategias de aprendizagem. 2013. (Congresso).
I Encontro Nordestino de Neurociência.Análise da memória de trabalho e da nomeação seriada rápida em escolares campinenses. 2009. (Encontro).
IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, V Congresso Brasileiro de Rorschach e outros métodos projetivos. Estratégias de Aprendizagem em Crianças do Ensino Fundamental. 2009. (Congresso).
VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Estratégias de aprendizagem: um estudo comparativo. 2009. (Congresso).
Violência Doméstica Infanto-Juvenil: Gritos no Silêncio do Lar.. 2008. (Seminário).
I Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. 2007. (Congresso).
I Jornada de Psicologia Hospitalar e Saúde. 2007. (Outra).
I Mostra de Extensão e Pesquisa do curso de Psicologia. 2007. (Outra).
I Encontro das Clínicas e Laboratório de Análises Clínicas da UEPB. 2006. (Encontro).
I Expo-trabalho: Cenas, Fatos e Sons Sobre o Mundo do Trabalho. 2006. (Outra).
I Workshop de Psicologia Psicossomática ? Além do Corpo. 2006. (Outra).
V Congresso Internacional de Educação. 2006. (Congresso).
II Seminário da Linha de Pesquisa ?Educação, Subjetividade e Contemporaneidade?. 2005. (Seminário).
Participação em bancas
MODESTO, J. G. N.;LINS, M. R. C.; RODRIGUES, R. P.. O papel moderador da ganância na relação entre tríade sombria da personalidade e corrupção por agentes públicos. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
MINERVINO, C. M.;LINS, M. R. C.; GARCIA, R. B.. Memória de trabalho na infância: contribuições para o desenvolvimento de habilidades de literacia emergente. 2022. Dissertação (Mestrado em NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO) - Universidade Federal da Paraíba.
KOHLSDORF, M.; ALVES, S. H. S.;LINS, M. R. C.. Análise sobre fatores de influência para adesão aos cuidados pós-operatórios em cirurgia bariátrica. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
LINS, M. R. C.; AMORIM, D. A.; OLIVEIRA, J. C. L. M.. A influência dos estilos parentais no desenvolvimentos das habilidades sociais infantis. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
KOHLSDORF, M.;LINS, M. R. C.; MONTEIRO, R. A.. Associações entre satisfação corporal, perfil de comportamento alimentar, prática de dietas e uso de redes sociais por mulheres. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
MODESTO, J. G. N.;LINS, M. R. C.; RODRIGUES, R. P.. O papel moderador da ganância na relação entre tríade sombria da personalidade e corrupção por agentes públicos. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
LINS, M. R. C.; FERRAZ, A. S.; FELINTO, P. M. B.. Avaliação do risco de suicídio em hospital geral. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
MINERVINO, C. M.; GARCIA, R. B.;LINS, M. R. C.. Memória de Trabalho na Infância: contribuições para o desenvolvimento de habilidades de literacia emergente. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO) - Universidade Federal da Paraíba.
RODRIGUES, C. M. L.;LINS, M. R. C.; FELINTO, P. M. B.. Vivência de relacionamentos amorosos de pacientes com transtorno de personalidade borderline. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
RODRIGUES, C. M. L.;LINS, M. R. C.; FELINTO, P. M. B.. Experiência na avaliação psicológica de pessoas com deficiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
FELINTO, P. M. B.;LINS, M. R. C.; SOUZA, L. E. C.. Competências na formação profissional do psicólogo para atuação em avaliação psicológica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
FERRAZ, A. S.;LINS, M. R. C.; JESUS, G. A.. As atribuições causais intrapessoais dos adolescentes da educação básica diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
RODRIGUES, C. M. L.;LINS, M. R. C.; GOMES, L. A.. Transexualidade e Violência Doméstica: Um Enfoque na Psicoeducação para Pessoas Transexuais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
RODRIGUES, C. M. L.;LINS, M. R. C.; GOMES, L. A.. A vivência do diagnóstico tardio de Autismo em adultos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
RODRIGUES, C. M. L.;LINS, M. R. C.; GOMES, L. A.. Efeitos da prática de atividade física como fator protetivo para declínio cognitivo em idosos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
RODRIGUES, C. M. L.;LINS, M. R. C.; GOMES, L. A.. Estratégias de Coping Frente ao Estresse e Ansiedade de Estudantes Universitários. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
RODRIGUES, C. M. L.;LINS, M. R. C.; GOMES, L. A.. Internet Gaming Disorder e relação com alterações de humor em estudantes universitários. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
RODRIGUES, C. M. L.;LINS, M. R. C.; GOMES, L. A.. Investigação dos fatores psicossociais na aviação civil brasileira. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
FELINTO, P. M. B.;LINS, M. R. C.; MENEZES, I. N.. Construção de jogo terapêutico para estímulo de habilidades sociais em adolescentes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
FELINTO, P. M. B.;LINS, M. R. C.; MENEZES, I. N.. Estratégias educacionais de prevenção do abuso sexual infantil na perspectiva do psicólogo escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
RODRIGUES, C. M. L.;LINS, M. R. C.; PEDERSOLI, M. M.. Adaptação da Escala de Sobrecarga de Luto Profissional para o Contexto Brasileiro. 2022.
MELO, I. R.; CERQUEIRA, S.;LINS, M. R. C.. Comunicação digital: influência nas relações parentais - enfoque na comunicação entre adolescentes e seus cuidadores principais. 2022.
RODRIGUES, C. M. L.;LINS, M. R. C.; VIDOTTI, J. F.. Repercussões da Pandemia Covid-19 na atuação de psicólogos clínicos no Distrito Federal: As novas possibilidades e dificuldades da categoria. 2022.
VIDOTTI, J. F.;LINS, M. R. C.; MELO, I. R.. A maternidade no primeiro ano de vida da criança: estresse e estratégias de enfrentamento. 2022.
MELO, I. R.;LINS, M. R. C.; MADUREIRA, A. F.. As mulheres em psicoterapia e as influências deste processo em suas relações amorosas: um estudo a partir da Abordagem Sistêmica. 2022.
MEDEIROS, C. A.; BAQUERO, R. G.;LINS, M. R. C.. Comportamentos Governados por Regras e Estilos Parentais: Um Estudo Experimental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
ABREU, F. G. O.; LEITE, O. A.;LINS, M. R. C.. O Abuso Sexual Infantil e Seus Possíveis Efeitos no Desenvolvimento da Personalidade do Adulto: Um Estudo de Caso com HTP. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
RODRIGUES, C. M. L.;LINS, M. R. C.; FONSECA, W. R.. Relações entre fatores de personalidade e Burnout em estudantes universitários. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
RODRIGUES, C. M. L.;LINS, M. R. C.; BARLETTA, J. B.. Formação Clínica: Percepção dos supervisores e estagiários quanto ao processo de supervisão clínica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
RODRIGUES, C. M. L.;LINS, M. R. C.; CARDOSO, D. R.. Alterações cognitivas em pacientes pós-infecção por COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
MODESTO, J. G. N.;LINS, M. R. C.; SARMET, M. M.. A relação entre os traços de personalidade e o bem-estar subjetivo durante a pandemia da COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
SILVA, I. M.;LINS, M. R. C.; ROBALLO, S.. Discutindo a saúde mental de crianças atendidas numa clínica escola: visão dos supervisores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
ABREU, F. G. O.; LEITE, O. A.;LINS, M. R. C.. Os Sinais de Suicídio presentes na Avaliação Psicológica: um estudo de caso com o HTP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
SOUZA, D. B. L.; QUEIROGA, F.;LINS, M. R. C.. Validade e Fidedignidade da Avaliação Psicológica em processos seletivos: percepção de peritos na área. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
BRAZ, E. V.;LINS, M. R. C.; MIRANDA, G. F.. O lúdico nos anos iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
SOUZA, L. N.;LINS, M. R. C.; OLIVEIRA, A. C. L.. Música: uma ferramenta para o desenvolvimento pedagógico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
FERREIRA, R. A.;LINS, M. R. C.; SILVA, G. G.. A escola frente à formação dos gêneros sexuais das crianças de educação infantil e anos iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
BRAZ, E. V.; MIRANDA, G. F.;LINS, M. R. C.. Existem diferenças entre superdotação, altas habilidades e inteligências múltiplas?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
SILVA, G. G.; MIRANDA, G. F.;LINS, M. R. C.. Fatores motivadores da evasão escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
SILVA, G. G.; MIRANDA, G. F.;LINS, M. R. C.. Análise comparativa entre duas escolas sobre indisciplina escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília.
Orientou
A influência dos estilos parentais no desenvolvimento das habilidades sociais infantis; 2022; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília, ; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Avaliação do risco de suicídio em ambiente hospitalar; 2021; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília, ; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Amaxofobia: quando o medo imobiliza; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicologia do Trânsito) - centro de estudos da família e do Indivíduo; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Medo de dirigir após a obtenção da carteira nacional de habilitação; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicologia do Trânsito) - centro de estudos da família e do Indivíduo; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Agressividade como comportamento no trânsito: o motorista transformado em arma; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicologia do Trânsito) - centro de estudos da família e do Indivíduo; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Procedimentos de avaliação psicológica no contexto do trânsito; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicologia do Trânsito) - centro de estudos da família e do Indivíduo; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
A relação entre os estilos parentais e a autoestima na infância; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
A terapia em grupo como abordagem facilitadora da socialização de crianças com TEA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Desafios no diagnóstico de TEA na perspectiva dos profissionais de avaliação psicológica; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
A relação entre estilo parental e ansiedade em crianças; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
TEA: percepção de pais religiosos e não religiosos frente o diagnóstico; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Transtorno do Espectro Autista: Impacto do diagnóstico na família; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Meditação como ferramenta de redução de sintomas de ansiedade em crianças; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Estratégias de manejo de crianças e adolescentes com TDAH no contexto escolar; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Reconhecimento de emoções na infância e estilos parentais: uma correlação e suas implicações para o desenvolvimento humano; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Desenvolvimento de empatia e regulação emocional em adolescentes e sua relação com o estilo parental; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Luto infantojuvenil na pandemia de Covid-19: a atuação do terapeuta na clínica cognitivo-comportamental; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Questão de gênero e sua distribuição do trabalho doméstico no contexto pandêmico; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Inteligência emocional em crianças com e sem dificuldade de aprendizagem; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Percepção de psicólogos em relação ao trabalho psicoterápico on-line com crianças; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
A influência do entretenimento televisivo nos relacionamentos amorosos de adolescentes; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Influência das redes sociais na incidência dos Transtornos Alimentares em mulheres jovens no DF; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
A influência da tecnologia nos processos criativos infantis; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Depressão infantil no contexto escolar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Uso de Telas e o Impacto no Desenvolvimento Motor Infantil de Pré- Escolares; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Compreensão do conceito de morte em crianças pequenas; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Tradução e adaptação do Internet Parenting Style Instrument (IPSI); 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Estudo comparativo sobre a utilização de estratégias verbais e lúdicas na expressão da tristeza em crianças; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Impacto do Isolamento Social no Desenvolvimento Psicossocial Infantil; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Percepção dos pais acerca da ansiedade dos filhos autistas durante a pandemia; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Evidências de validade e fidedignidade da Escala de Traços de Personalidade para Crianças (ETPC); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Autoestima e Depressão em Crianças do Ensino Fundamental; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Manuela Ramos Caldas Lins;
Produções bibliográficas
-
VEIGA, ANA CAROLINA ULHOA DA ; RODRIGUES, CARLOS MANOEL LOPES ; LINS, MANUELA RAMOS CALDAS ; VIDOTTI, JANAÍNA DE FÁTIMA . The Shift to Online Psychotherapy: Adaptation and Implications for Brazilian Clinical Psychologists Amid Covid-19. Journal of Psychological Perspective , v. 6, p. 137-144, 2024.
-
FARIAS, V. L. ; PEDERSOLI, M. M. ; LINS, M. R. C. ; RODRIGUES, C. M. L. . Evidências iniciais de validade da Escala de Sobrecarga de Luto Profissional para o contexto brasileiro. REVISTA DEBATES EM PSIQUIATRIA , v. 13, p. 1-11, 2023.
-
LIMA, T. F. L. ; LINS, M. R. C. ; CORREA, D. R. C. ; RODRIGUES, C. M. L. . Estudo de casos múltiplos para identificação de alterações cognitivas em pacientes pós-infecção por COVID-19. Revista PubSaúde , v. 12, p. 1, 2023.
-
LINS, M. R. C. . Avaliação Psicológica no Brasil: Entrevista com Luiz Pasquali. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA , v. 21, p. 446-449, 2022.
-
MAIA, M. P. ; LINS, M. R. C. ; KOHLSDORF, M. . Medidas de risco de suicídio em hospital geral: revisão integrativa. ESPAÇO PARA A SAÚDE - REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA DO PARANÁ , v. 23, p. e870, 2022.
-
LINS, M. R. C. . Professor Luiz Pasquali: Vida e Obra. Psicologia Ciência e Profissão , v. 38, p. 175-181, 2018.
-
LINS, M. R. C. ; ALCHIERI, J. C. . Estratégias de aprendizagem utilizadas por estudantes cegos e videntes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação , v. 11, p. 1221-1241, 2016.
-
LINS, M. R. C. ; ARAUJO, M. R. ; MINERVINO, C. M. . Estratégias de aprendizagem utilizadas por meninos e meninas: análise comparativa. Psicologia Argumento (PUCPR. Impresso) , v. 32, p. 9-15, 2014.
-
LINS, M. R. C. . Estratégias de aprendizagem empregadas por estudantes universitários. Interação em Psicologia (Online) , v. 18, p. 59-68, 2013.
-
LINS, M. R. C. ; ARAUJO, M. R. ; MINERVINO, C. M. . Estratégias de aprendizagem empregadas por estudantes do Ensino Fundamental. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso) , v. 15, p. 63-70, 2011.
-
LINS, M. R. C. ; GAMELEIRA, A. C. (Org.) . Estratégias de intervenção na infância: a terapia cognitivo-comportamental na prática. 1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys Editora, 2025.
-
LINS, M. R. C. ; GOMES, L. M. C. F. (Org.) . Recursos lúdicos na clínica infantojuvenil. 1ª. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2023.
-
BORSA, J. C. (Org.) ; LINS, M. R. C. (Org.) ; ROSA, H. L. R. S. (Org.) . Dicionário de Avaliação Psicológica. 1. ed. São Paulo: Vetor, 2022.
-
LINS, M. R. C. ; MINERVINO, C. M. (Org.) ; SILVA, M. A. (Org.) . Avaliação Cognitiva: princípios e técnicas. 1. ed. São Paulo: Hogrefe, 2022.
-
LINS, M. R. C. ; NEUFELD, C. B. (Org.) . Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos. 1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2021.
-
LINS, M. R. C. ; MUNIZ, M. (Org.) ; CARDOSO, L. M. (Org.) . Avaliação Psicológica Infantil. 1. ed. São Paulo: Hogrefe, 2018.
-
LINS, M. R. C. ; BORSA, J. C. (Org.) . Avaliação Psicológica: aspectos teóricos e práticos. 1ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2017. v. 1. 477p .
-
ANTUNES, S. ; AMORIM, D. A. ; LINS, M. R. C. . Transtorno de Ansiedade Social: um estudo de caso. In: Manuela Ramos Caldas Lins; Ana Carla Gameleira.. (Org.). Estratégias de intervenção na infância: a terapia cognitivo-comportamental na prática. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2025, v. , p. 241-264.
-
LINS, M. R. C. ; NOVAES, A. R. S. B. ; THEOTONIO, L. M. . Orientação de pais: um caso de comportamento externalizante na infância. In: Camilla Volpato Broering; Nazaré Maria de Albuquerque Hayasida. (Org.). Como formular casos na infância e na adolescência: da terapia cognitivo-comportamental às terapias contextuais. 1ed.Sinopsys: Novo Hamburgo, 2024, v. 1, p. 311-328.
-
HEINEN, M. ; LINS, M. R. C. . Técnicas e recursos lúdicos para o atendimento do público infantil. In: Karen P. Del Rio Szupszynski; Margareth da Silva Oliveira. (Org.). Atualizações em Terapias Cognitivo-Comportamentais. 1ed.São Paulo: NilaPress, 2024, v. , p. 31-76.
-
VEIGA, A. C. U. ; VIDOTTI, J. F. ; LINS, M. R. C. ; RODRIGUES, C. M. L. . Repercussões da pandemia covid-19 na atuação de psicólogos clínicos: possibilidades e dificuldades da categoria. In: Cleber Bianchessi. (Org.). Pesquisas e estudos em Psicologia: ciência, profissão e ensino. 1ed.Curitiba: Editora Bagai, 2024, v. 2, p. 35-48.
-
LINS, M. R. C. ; TAVARES, I. C. L. ; GAMELEIRA, A. C. . Emoções. In: Manuela Ramos Caldas Lins; Lara Maria Costa da Fonseca Gomes. (Org.). Recursos Lúdicos na Clínica Infantojuvenil. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2023, v. , p. 139-182.
-
LINS, M. R. C. ; BORGES, L. . Atenção. In: Manuela Ramos Caldas Lins; Lara Maria Costa da Fonseca Gomes. (Org.). Recursos lúdicos na clínica infantojuvenil. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2023, v. , p. 43-64.
-
LINS, M. R. C. ; NAVES, A. R. C. X. ; GOMES, L. M. C. F. . Fases da terapia. In: Manuela Ramos Caldas Lins; Lara Maria Costa da Fonseca Gomes. (Org.). Recursos lúdicos na clínica infantojuvenil. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2023, v. , p. 219-234.
-
CORREIA, B. M. O. P. ; SARKIS, M. A. F. ; LINS, M. R. C. . Leitura e escrita. In: Manuela Ramos Caldas Lins; Lara Maria Costa da Fonseca Gomes. (Org.). Recursos lúdicos na clínica infantojuvenil. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2023, v. , p. 299-324.
-
LINS, M. R. C. ; AMORIM, D. A. ; CASTRO, A. M. F. M. ; GAMELEIRA, A. C. . Terapia Cognitivo-Comportamental: o uso das técnicas na prática clínica com crianças. In: Bernard Pimentel Rangé; Carmem Beatriz Neufeld; Eliane Mary de Oliveira Falcone. (Org.). Programa de Atualização em Terapia Cognitivo-Comportamental (PROCOGNITIVA). 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2023, v. , p. 37-79.
-
LINS, M. R. C. ; UEHARA, E. . Avaliação e intervenção neuropsicológica nos transtornos específicos de aprendizagem. In: Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle; Fernando César Capovilla. (Org.). Perspectivas em Transtornos do Desenvolvimento: cognitivo-comportamental, linguístico e social. 1ed.São Paulo: Memnon, 2023, v. , p. 51-60.
-
LINS, M. R. C. ; GAMELEIRA, A. C. . Avaliação Psicológica Clínica: Estudo de caso sobre deficiência intelectual. In: Carolina Rosa Campos; Mary Stela Ferreira Chueiri. (Org.). Avaliação Psicológica Inclusiva: contexto clínico. 1ed.Belo Horizonte: Artesã, 2022, v. , p. 215-230.
-
LINS, M. R. C. ; ABBUD, A. S. C. . Avaliação Psicológica e TDAH: Estudo de caso. In: Carolina Rosa Campos; Mary Stela Ferreira Chueiri. (Org.). Avaliação Psicológica Inclusiva: contexto clínico. 1ed.Belo Horizonte: Artesã, 2022, v. , p. 251-266.
-
LINS, M. R. C. ; AMORIM, D. A. ; CASTRO, A. M. F. M. . Avaliação Psicológica Infantil. In: Elza Maria Gonçalves Lobosque; Délcio Fernando Guimarães Pereira. (Org.). Práticas em Avaliação Psicológica. 1ed.Belo Horizonte: Artesã, 2022, v. , p. 173-191.
-
LINS, M. R. C. ; GAMELEIRA, A. C. ; FELINTO, P. M. B. ; AMORIM, D. A. . Transtornos de Ansiedade em crianças e adolescentes. In: Manuela Ramos Caldas Lins; Carla Moita Minervino; Mônia Aparecida da Silva. (Org.). Avaliação Cognitiva: princípios e técnicas. 1ed.São Paulo: Hogrefe, 2022, v. , p. 461-491.
-
LINS, M. R. C. . Teste Psicológico. In: Juliane Callegaro Borsa; Manuela Ramos Caldas Lins; Hugo Leonardo Rocha Silva da Rosa. (Org.). Dicionário de Avaliação Psicológica. 1ed.São Paulo: Vetor, 2022, v. , p. 126-129.
-
LINS, M. R. C. . Habilidades. In: Juliane Callegaro Borsa; Manuela Ramos Caldas Lins; Hugo Leonardo Rocha Silva da Rosa. (Org.). Dicionário de Avaliação Psicológica. 1ed.São Paulo: Vetor, 2022, v. , p. 223-225.
-
LINS, M. R. C. . Luiz Pasquali. In: Juliane Callegaro Borsa; Manuela Ramos Caldas Lins; Hugo Leonardo Rocha Silva da Rosa. (Org.). Dicionário de Avaliação Psicológica. 1ed.São Paulo: Vetor, 2022, v. , p. 334-335.
-
LINS, M. R. C. . Entrevista lúdica. In: Juliane Callegaro Borsa; Manuela Ramos Caldas Lins; Hugo Leonardo Rocha Silva da Rosa. (Org.). Dicionário de Avaliação Psicológica. 1ed.São Paulo: Vetor, 2022, v. , p. 52-54.
-
LINS, M. R. C. . Luiz Pasquali. In: Ana Maria Jacó-Vilela, Hugo Klappenbach, Rubén Ardila. (Org.). The Palgrave Biographical Encyclopedia of Psychology in Latin America. 1ed.Switzerland: Palgrave Macmillan, 2022, v. , p. 1-3.
-
GAMELEIRA, A. C. ; LINS, M. R. C. . Técnicas para explicar os pensamentos que ajudam e os que não ajudam. In: Manuela Ramos Caldas Lins; Carmem Beatriz Neufeld. (Org.). Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2021, v. , p. 352-367.
-
REBELLO, M. G. ; LINS, M. R. C. . Técnicas para manejo do nojo. In: Manuela Ramos Caldas Lins; Carmem Beatriz Neufeld. (Org.). Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2021, v. , p. 284-294.
-
RICARTE, M. D. ; CAVALCANTI, J. G. ; LINS, M. R. C. . Técnicas para identificar as emoções em outras pessoas. In: Manuela Ramos Caldas Lins; Carmem Beatriz Neufeld. (Org.). Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2021, v. , p. 225-231.
-
GOMES, L. M. C. F. ; LINS, M. R. C. . Técnicas de respiração. In: Manuela Ramos Caldas Lins; Carmem Beatriz Neufeld. (Org.). Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2021, v. , p. 521-529.
-
RIZO, L. ; LINS, M. R. C. . Encerramento do processo terapêutico. In: Manuela Ramos Caldas Lins; Carmem Beatriz Neufeld. (Org.). Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2021, v. , p. 975-984.
-
RICARTE, M. D. ; LINS, M. R. C. . O engajamento na terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes. In: Manuela Ramos Caldas Lins; Carmem Beatriz Neufeld. (Org.). Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2021, v. , p. 3-11.
-
BACCIOTTI, J. T. ; LINS, M. R. C. . Avaliação neuropsicológica: perspectivas e desafios atuais. In: Manuela Ramos Caldas Lins; Carmem Beatriz Neufeld. (Org.). Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2021, v. , p. 139-149.
-
BORSA, J. C. ; LINS, M. R. C. . Avaliação da agressividade na infância. In: Sabrina Martins Barroso; Fabio Scorsolini-Comin; Elizabeth do Nascimento. (Org.). Avaliação Psicológica: contextos de atuação, teoria e modos de fazer. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2019, v. 1, p. 91-117.
-
LINS, M. R. C. ; RODRIGUES, C. M. L. ; RICARTE, M. D. . Avaliação psicológica no adulto. In: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica. (Org.). Compêndio de Avaliação Psicológica. 1ªed.Petrópolis: Vozes, 2019, v. , p. 222-232.
-
LINS, M. R. C. ; BARROS, L. O. . Avaliação de pessoas com deficiência visual. In: Juliane Callegaro Borsa. (Org.). Avaliação psicológica aplicada a contextos de vulnerabilidade psicossocial. 1ªed.São Paulo: Vetor, 2019, v. , p. 29-48.
-
MUNIZ, M. ; LINS, M. R. C. . Avaliação clínica da inteligência. In: Ricardo Gorayeb; M. Cristina Miyazaki; Maycoln Teodoro. (Org.). PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE (PROPSICO). 1ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2019, v. 3, p. 09-47.
-
BORSA, J. C. ; LINS, M. R. C. ; CARDOSO, L. M. . Teste da Casa-Árvore-Pessoa (HTP) na avaliação da personalidade. In: Cláudio Simon Hutz; Denise Ruschel Bandeira; Clarissa Trentini. (Org.). Avaliação Psicológica da Inteligência e da Personalidade. 1ed.Porto Alegre: Grupo A, 2018, v. , p. 409-422.
-
NASCIMENTO, M. M. ; LINS, M. R. C. . Avaliação da inteligência: aspectos não verbais. In: Cláudio Simon Hutz; Denise Ruschel Bandeira; Clarissa Trentini. (Org.). Avaliação Psicológica da Inteligência e da Personalidade. 1ed.Porto Alegre: Grupo A, 2018, v. , p. 73-88.
-
LINS, M. R. C. ; MUNIZ, M. ; UEHARA, E. . A importância da entrevista inicial no processo avaliativo infantil. In: Manuela Ramos Caldas Lins; Monalisa Muniz; Lucila Moraes Cardoso. (Org.). Avaliação Psicológica Infantil. 1ed.São Paulo: Hogrefe, 2018, v. , p. 143-158.
-
SILVA, T. C. ; NAVES, A. R. C. X. ; LINS, M. R. C. . Estratégias lúdicas na avaliação infantil. In: Manuela Ramos Caldas Lins; Monalisa Muniz; Lucila Moraes Cardoso. (Org.). Avaliação Psicológica Infantil. 1ed.São Paulo: Hogrefe, 2018, v. , p. 179-202.
-
LINS, M. R. C. ; BRANDAO, L. C. . Avaliação da ansiedade em crianças. In: Manuela Ramos Caldas Lins; Monalisa Muniz; Lucila Moraes Cardoso. (Org.). Avaliação Psicológica Infantil. 1ed.São Paulo: Hogrefe, 2018, v. , p. 331-352.
-
LINS, M. R. C. ; TROCOLLI, B. T. ; PASQUALI, L. . Avaliação de pessoas com deficiência visual. In: Manuela Ramos Caldas Lins; Juliane Callegaro Brosa. (Org.). Avaliação Psicológica: aspectos teóricos e práticos. 1ªed.Petrópolis: Vozes, 2017, v. , p. 334-351.
-
FLORENTINO, F. B. ; LINS, M. R. C. ; SOUZA, C. G. ; MINERVINO, C. M. ; ARAUJO, M. R. . Estudo das habilidades preditoras da leitura e escrita. In: Minervino, C. A. S. M.; Nóbrega, J. N.. (Org.). Aprendizagem e emoção: estudos na infância e adolescência. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013, v. , p. 31-60.
-
LINS, M. R. C. ; ARAUJO, M. R. ; MINERVINO, C. M. . Estratégias de aprendizagem: um estudo teórico. In: Minervino, C. A. S. M.; Nóbrega, J. N.. (Org.). Aprendizagem e emoção: estudos na infância e adolescência. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013, v. , p. 61-92.
-
SOUZA, A. C. L. ; LEITE, A. F. ; FLORENTINO, F. B. ; SALES, F. K. A. F. ; MOURA, G. O. ; VIANA, I. G. ; BARROS, L. A. ; LINS, M. R. C. ; KUNST, M. H. . O programa televisivo 'Encontro Marcado': (Des)velando cenas de produção subjetiva. In: Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação, 2008, João Pessoa. Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação, 2008.
-
LINS, M. R. C. ; PASQUALI, L. ; TROCCOLI, B. T. . Evidências de validade convergente do Teste Tátil de Inteligência Infantil. In: X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2015, Belém. X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2015.
-
OLIVEIRA, D. G. ; LINS, M. R. C. . Evidências de validade e precisão da Escala de Traços de Personalidade para Crianças. In: 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017, Florianópolis. A Formação em Avaliação Psicológica e a Avaliação Psicológica na Formação, 2017.
-
BUENO, J. M. H. ; RODRIGUES, T. P. F. ; LINS, M. R. C. ; PASQUALI, L. ; TROCCOLI, B. T. ; RICARTE, M. D. ; MIGUEL, F. K. . Instrumentos brasileiros para avaliação da inteligência emocional. In: 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017, Florianópolis. A Formação em Avaliação Psicológica e a Avaliação Psicológica na Formação, 2017.
-
BARROS, L. O. ; LINS, M. R. C. ; OLIVEIRA, C. M. . Construção de instrumentos psicológicos para pessoas com deficiência visual: possibilidades e desafios. In: 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017, Florianópolis. A Formação em Avaliação Psicológica e a Avaliação Psicológica na Formação, 2017.
-
GAMA, V. M. ; LINS, M. R. C. . Autoestima e depressão em crianças do Ensino Fundamental. In: 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2017, Florianópolis. A Formação em Avaliação Psicológica e a Avaliação Psicológica na Formação, 2017.
-
LINS, M. R. C. ; SANTOS, P. E. P. ; SANTANA, T. C. . Avaliação da habilidade visomotora de escolares do Distrito Federal. In: VIII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, 2016, Florianópolis. Métodos projetivos e suas demandas na Psicologia contemporânea. Ribeirão Preto: Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, 2016.
-
LINS, M. R. C. ; PASQUALI, L. ; TROCOLLI, B. T. . O autoconceito em escolares do Distrito Federal. In: 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016, Fortaleza. 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016.
-
LINS, M. R. C. ; GAMA, V. M. ; SANTANA, I. C. N. . Características de personalidade e inteligência de estudantes de escolas urbanas e rurais. In: 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016, Fortaleza. 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016.
-
LINS, M. R. C. ; SANTANA, T. C. ; SANTOS, P. E. P. . Atenção e habilidade visomotora em crianças do ensino fundamental. In: 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016, Fortaleza. 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016.
-
LINS, M. R. C. ; PASQUALI, L. ; TROCCOLI, B. T. . Propriedades psicométricas do Teste Tátil de Inteligência Infantil. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo. VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica: avaliação psicológica e seus desafios nas diferentes regiões do Brasil, 2015.
-
LINS, M. R. C. ; PASQUALI, L. ; TROCOLLI, B. T. . Construção de um Teste Tátil de Inteligência Infantil: estudo piloto. In: XI Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica e IV Congresso Latino Americano de Avaliação Psicológica, 2014, Belo Horizonte. XI Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica e IV Congresso Latino Americano de Avaliação Psicológica, 2014.
-
LINS, M. R. C. . Propriedades psicométricas de uma escala de estratégias de aprendizagem para universitários. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 2013, Maceió. Anais do VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 2013.
-
LINS, M. R. C. ; TROCCOLI, B. T. . A situação da avaliação psicológica de pessoas com deficiência visual. In: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 2013, Maceió. Anais do VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 2013.
-
LINS, M. R. C. ; ALCHIERI, J. C. . A inclusão de alunos cegos na rede publica de ensino. In: XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia, 2013, Brasilia. XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia, 2013.
-
LINS, M. R. C. ; ALCHIERI, J. C. . A inclusão de crianças cegas na escola: com a palavra, os professores!. In: XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia, 2013, Brasilia. XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia, 2013.
-
LINS, M. R. C. ; ALCHIERI, J. C. . Os estudantes cegos e suas estrategias de aprendizagem. In: XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia, 2013, Brasilia. XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia, 2013.
-
LINS, M. R. C. ; ALCHIERI, J. C. . As estrategias de aprendizagem utilizadas por estudantes cegos e videntes. In: 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013, Aracaju. Anais da 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013.
-
LINS, M. R. C. . Estudo comparativo sobre as estrategias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pos-graduandos. In: 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013, Aracaju. Anais da 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2013.
-
RICARTE, M. D. ; MINERVINO, C. M. ; NOBREGA, J. N. ; MOURA, G. O. ; LINS, M. R. C. . Reconhecimento das emoções de crianças em situação de rua da cidade de Campina Grande/PB. In: V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011, Bento Gonçalves. Avaliação Psicológica: Avanços e Desafios, 2011.
-
MOURA, G. O. ; BRANDAO, C. S. ; LINS, M. R. C. ; RICARTE, M. D. . Análise de conteúdo do discurso de profissionais frente a uma situação de suicídio. In: V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011, Bento Gonçalves. Avaliação Psicológica: Avanços e Desafios, 2011.
-
LINS, M. R. C. ; ARAUJO, M. R. ; MINERVINO, C. M. . Estratégias de aprendizagem em crianças do ensino fundamental. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica; XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; V Congresso Brasileiro de Rorschach e outros métodos projetivos., 2009, Campinas. Avaliação Psicológia: Formação, Atuação e Interfaces, 2009.
-
FLORENTINO, F. B. ; LINS, M. R. C. ; SOUZA, C. G. ; MINERVINO, C. M. ; ARAUJO, M. R. . Análise da compreensão textual e da nomeação seriada rápida em escolares campinenses. In: IV Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica; XIV Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; V Congresso Brasileiro de Rorschach e outros métodos projetivos., 2009, Campinas. Avaliação Psicológia: Formação, Atuação e Interfaces, 2009.
-
LINS, M. R. C. ; FLORENTINO, F. B. ; SOUZA, C. G. ; MINERVINO, C. M. ; ARAUJO, M. R. . Análise da consciência fonológica em alunos do ensino fundamental. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. Desenvolvimento e direitos humanos, 2009.
-
FLORENTINO, F. B. ; LINS, M. R. C. ; SOUZA, C. G. ; MINERVINO, C. M. ; ARAUJO, M. R. . Avaliação da compreensão textual em estudantes do ensino fundamental. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. Desenvolvimento e direitos humanos, 2009.
-
LINS, M. R. C. ; FLORENTINO, F. B. ; SOUZA, C. G. ; MINERVINO, C. M. . Análise da memória de trabalho e da nomeação seriada rápida em escolares campinenses. In: I Encontro Nordestino de Neurociência: A Ciência como Agente de Transformação, 2009, Campina Grande. I Encontro Nordestino de Neurociência: A Ciência como Agente de Transformação, 2009.
-
FLORENTINO, F. B. ; SOUZA, C. G. ; LINS, M. R. C. ; ARAUJO, M. R. ; MINERVINO, C. M. . Memória de trabalho: estudo comparativo entre séries do ensino fundamental. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. Desenvolvimento e direitos humanos, 2009.
-
LINS, M. R. C. ; ARAUJO, M. R. ; MINERVINO, C. M. . Estratégias de aprendizagem: um estudo comparativo. In: VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2009, Rio de Janeiro. Desenvolvimento e direitos humanos, 2009.
-
LIMA, T. F. L. ; LINS, M. R. C. ; CORREA, D. R. C. ; RODRIGUES, C. M. L. . Avaliação de déficits cognitivos Pós-COVID-19: um relato de casos múltiplos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SARKIS, M. A. F. ; LINS, M. R. C. . Construção de um instrumento terapêutico para trabalhar habilidades sociais em crianças. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. . A avaliação psicológica de pessoas com deficiência visual. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. . O brincar na avaliação psicológica infantil. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LINS, M. R. C. . Elaboração de laudos psicológicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, D. G. ; LINS, M. R. C. . Evidências de validade e precisão da Escala de Traços de Personalidade para Crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GAMA, V. M. ; LINS, M. R. C. . Autoestima e depressão em crianças do Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARROS, L. O. ; LINS, M. R. C. ; OLIVEIRA, C. M. . Construção de instrumentos psicológicos para pessoas com deficiência visual: possibilidades e desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BUENO, J. M. H. ; RODRIGUES, T. P. F. ; LINS, M. R. C. ; PASQUALI, L. ; TROCOLLI, B. T. ; RICARTE, M. D. ; MIGUEL, F. K. . Instrumentos brasileiros para avaliação da inteligência emocional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. . O Processo de Avaliação Psicológica junto a crianças com deficiência visual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. . Avaliação da depressão infantil: questões atuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LINS, M. R. C. ; SANTOS, P. E. P. ; SANTANA, T. C. . Avaliação da habilidade visomotora de escolares do Distrito Federal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. . Avaliação Psicológica infantil e de adulto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LINS, M. R. C. ; PASQUALI, L. ; TROCOLLI, B. T. . O autoconceito em escolares do Distrito Federal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. ; GAMA, V. M. ; SANTANA, I. C. N. . Características de personalidade e inteligência de estudantes de escolas urbanas e rurais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. ; SANTANA, T. C. ; SANTOS, P. E. P. . Atenção e habilidade visomotora em crianças do ensino fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. . Avaliação Psicológica na clínica infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LINS, M. R. C. ; PASQUALI, L. ; TROCCOLI, B. T. . Propriedades psicométricas do Teste Tátil de Inteligência Infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. ; PASQUALI, L. ; TROCCOLI, B. T. . Evidências de validade convergente do Teste Tátil de Inteligência Infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. ; PASQUALI, L. ; TROCCOLI, B. T. . Construção de um teste tátil de inteligência infantil: estudo piloto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. . Propriedades psicométricas de uma escala de estratégias de aprendizagem para universitários. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. ; TROCCOLI, B. T. . A situação da Avaliação Psicológica de pessoas com deficiência visual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. ; ALCHIERI, J. C. . A inclusão de alunos cegos na rede pública de ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. ; ALCHIERI, J. C. . A inclusão de crianças cegas na escola: com a palavra, os professores!. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. ; ALCHIERI, J. C. . Os estudantes cegos e suas estratégias de aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. . Estudo comparativo sobre as estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. ; ALCHIERI, J. C. . As estratégias de aprendizagem utilizadas por estudantes cegos e videntes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. ; FLORENTINO, F. B. ; SOUZA, C. G. ; MINERVINO, C. M. . Análise da memória de trabalho e da nomeação seriada rápida em escolares campinenses. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FLORENTINO, F. B. ; LINS, M. R. C. ; SOUZA, C. G. ; MINERVINO, C. M. ; ARAUJO, M. R. . Memória de trabalho: estudo comparativo entre séries do ensino fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. ; MINERVINO, C. M. ; ARAUJO, M. R. . Estratégias de aprendizagem: um estudo comparativo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FLORENTINO, F. B. ; LINS, M. R. C. ; SOUZA, C. G. ; MINERVINO, C. M. ; ARAUJO, M. R. . Análise da compreensão textual e da nomeação seriada rápida em escolares campinenses. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. ; ARAUJO, M. R. ; MINERVINO, C. M. . Estratégias de Aprendizagem em Crianças do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FLORENTINO, F. B. ; SOUZA, C. G. ; LINS, M. R. C. ; ARAUJO, M. R. ; MINERVINO, C. M. . Avaliação da compreensão textual em estudantes do ensino fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LINS, M. R. C. ; FLORENTINO, F. B. ; SOUZA, C. G. ; ARAUJO, M. R. ; MINERVINO, C. M. . Análise da consciência fonológica em alunos do ensino fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
LINS, M. R. C. . Integrante da Comissão Científica do XI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. 2023.
LINS, M. R. C. . Parecer de artigo elaborado para Revista Meta: Avaliação. 2022.
LINS, M. R. C. . Parecer de artigo elaborado para Revista de Psicologia da IMED. 2020.
LINS, M. R. C. . Parecer de artigo elaborado para Revista de Psicologia da IMED. 2018.
LINS, M. R. C. . Parecer de artigo elaborado para Revista CES Psicología. 2017.
LINS, M. R. C. . Parecer de artigo elaborado para Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2017.
LINS, M. R. C. . Parecer de artigo elaborado para Estudos Interdisciplinares em Psicologia. 2017.
LINS, M. R. C. . Parecer de artigo elaborado para Psicologia: Reflexão e Crítica. 2017.
LINS, M. R. C. . Parecer de artigo elaborado para Psicologia: Reflexão e Crítica. 2016.
LINS, M. R. C. . Parecer de artigo elaborado para Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2016.
LINS, M. R. C. . A Terapia Cognitivo-Comportamental na clínica infantil. 2024. .
LINS, M. R. C. . O uso dos jogos na Avaliação Psicológica Infantil. 2023. .
LINS, M. R. C. ; GOMES, L. M. C. F. . Recursos lúdicos na clínica Infantil. 2023. (Editoração/Livro).
LINS, M. R. C. ; MENDES, A. I. F. . Adaptando a TCC para crianças (de 4 a 12 anos). 2022. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BORSA, J. C. ; LINS, M. R. C. ; ROSA, H. L. R. S. . Dicionário de Avaliação Psicológica. 2022. (Editoração/Livro).
LINS, M. R. C. ; MINERVINO, C. M. ; SILVA, M. A. . Avaliação cognitiva: princípios e técnicas. 2022. (Editoração/Livro).
VICENTE, R. ; LINS, M. R. C. . Coragem: a chave contra o medo. 2022. (Jogo Terapêutico).
LINS, M. R. C. ; NEUFELD, C. B. . Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos. 2021. (Editoração/Livro).
LINS, M. R. C. . Introdução a Avaliação Psicológica (curso de curta duração). 2019. .
LINS, M. R. C. ; BONALDO, B. M. . Castelo das Emoções. 2019. (Jogo Terapêutico).
LINS, M. R. C. . Estratégias lúdicas na clínica infantil (curso de curta duração). 2018. .
LINS, M. R. C. ; MUNIZ, M. ; CARDOSO, L. M. . Avaliação Psicológica Infantil. 2018. (Editoração/Livro).
LINS, M. R. C. ; BORSA, J. C. . Avaliação Psicológica: aspectos teóricos e práticos. 2017. (Editoração/Livro).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Construção de instrumentos terapêuticos para crianças e adolescentes, Descrição: Durante muitos anos, considerou-se que as crianças não tinham problemas emocionais ou sociais, pois viviam a melhor fase da vida, livre de responsabilidades. Mas, nos últimos anos, tem se identificado uma maior preocupação com a saúde mental desse público, entendendo que quando se cuida das crianças se previne problemas posteriores, mais graves. Em decorrência dessa crescente preocupação, tem-se ampliado a discussão sobre as emoções e o papel delas no surgimento e/ou manutenção de alguns transtornos psicológicos, tanto na infância e adolescência, quanto na adultez e velhice. Considerando isso, é importante que a educação emocional faça parte da vida de crianças desde tenra idade. Para que se efetive, contudo, é importante que se conte com estratégias adequadas. Como as crianças, em geral, têm um repertório verbal limitado, fazem uso do brincar para se expressar. Assim, opções como brinquedos, jogos, livros e filmes podem ser utilizados para acesso ao universo infantil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Manuela Ramos Caldas Lins - Coordenador / Marcela de Aguiar Freire Sarkis - Integrante.
-
2015 - 2016
Autoestima e depressão em crianças do ensino fundamental, Descrição: O presente projeto tem por objetivo investigar a relação entre autoestima e depressão em crianças, de ambos os sexos, matriculadas no Ensino Fundamental em escolas públicas de Brasília.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manuela Ramos Caldas Lins - Coordenador / Vivianni de Matos Gama - Integrante.
-
2015 - 2016
Evidências de validade e fidedignidade da Escala de Traços de Personalidade para Crianças (ETPC), Descrição: O presente projeto tem por objetivo buscar evidências de validade de construto e avaliar a confiabilidade da Escala de Traços de Personalidade para Crianças (ETPC) junto a crianças em idade escolar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manuela Ramos Caldas Lins - Coordenador / Dayane Gomes Oliveira - Integrante.
-
2012 - 2016
O processo de avaliação psicológica de pessoas com deficiência visual, Descrição: O projeto de pesquisa objetiva verificar como o processo de avaliação psicológica de pessoas com deficiência visual vem sendo realizado pelos psicólogos das instituições especializadas no atendimento a esse público. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manuela Ramos Caldas Lins - Integrante / Luiz Pasquali - Coordenador / Bartholomeu Tôrres Trócolli - Integrante.
-
2012 - 2016
Construção de um teste de inteligência não verbal para cegos, Descrição: O objetivo da pesquisa é desenvolver um teste não verbal para mensurar a inteligência de crianças cegas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manuela Ramos Caldas Lins - Integrante / Luiz Pasquali - Coordenador / Bartholomeu Tôrres Trócolli - Integrante.
-
2010 - 2011
Avaliação das estratégias de aprendizagem utilizadas por estudantes cegos, Descrição: O projeto objetiva caracterizar as estratégias de aprendizagem utilizadas por estudantes cegos, matriculados no Ensino Fundamental, em escolas regulares e em instituições especializadas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manuela Ramos Caldas Lins - Integrante / João Carlos Alchieri - Coordenador.
-
2009 - 2009
Estratégias de aprendizagem em crianças do ensino fundamental, Descrição: O objetivo do presente projeto foi analisar as estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manuela Ramos Caldas Lins - Integrante / Monilly Ramos Araujo - Coordenador.
-
2008 - 2009
Análise da consciência fonológica, processamento visual, compreensão textual e memória de trabalho em escolares campinenses, Descrição: O projeto visa analisar as habilidades necessárias a aquisição da leitura e escrita em escolares campinenses, a saber: consciência fonológica, o processamento visual, compreensão textual e a memória de trabalho. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manuela Ramos Caldas Lins - Integrante / Fabiana de Barros Florentino - Integrante / Cristiane Gabriel de Souza - Integrante / Monilly Ramos Araujo - Integrante / Carla Moita Minervino - Coordenador.
Prêmios
2016
Menção honrosa do Prêmio Reinier Johannes Antonius Rozenstraten, categoria graduação (Atenção e Habilidade Visomotora em crianças do Ensino Fundamental), Sociedade Brasileira de Psicologia.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário de Brasília, Faculdade de Ciências da Educação e da Saúde. , Quadra SEPN 707/907, Asa Norte, 70790075 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 39661200, URL da Homepage:
Experiência profissional
2024 - Atual
Clínica de Psicologia EmocionaMenteVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica
Outras informações:
Atendimento clínico de crianças, adolescentes e adultos.
2023 - Atual
ArtMedVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Supervisora Clínica
Atividades
-
07/2023
Ensino, Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Supervisão clínica
2023 - Atual
Advance: psicologia e desenvolvimentoVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Atividades
-
10/2023
Ensino, Neurodesenvolvimento Infantil, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Princípios e técnicas da avaliação
2017 - 2025
Centro Universitário de Brasília, UniCEUBVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2024 - 02/2025
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Básico III, Estágio Básico IV, Estágio Específico, Monografia, Projeto Integrador III
-
02/2024 - 02/2025
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos Programados I
-
02/2023 - 12/2023
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação Psicológica Quantitativa e Qualitativa, Estágio Básico II, Estágio Básico III, Estágio Básico IV, Produção de artigo, Terapia Cognitivo-Comportamental, Monografia
-
02/2023 - 12/2023
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atualidade em Avaliação Psicológica, Estudos Programados III, Estudos Programados IV
-
02/2022 - 12/2022
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atualidades em Avaliação Psicológica, Estudos Programados I, Estudos Programados II, Tópicos especiais em saúde, clínica e avaliação psicológica I: Terapia Cognitivo-Comportamental Infantil
-
02/2022 - 12/2022
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Básico II, Estágio Básico III, Estágio Básico IV, Estágio Específico, Monografia, Produção de Artigo, Terapia Cognitivo-Comportamental
-
02/2021 - 12/2021
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação Psicológica Quantitativa e Qualitativa, Estágio Básico II, Estágio Básico III, Estágio Básico IV, Estágio Específico, Projeto de Monografia, Psicometria
-
02/2021 - 12/2021
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos Programados I, Estudos Programados II
-
02/2020 - 12/2020
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Básico I, Estágio Básico IV, Estágio Específico, Estatística Aplicada à Psicologia, Psicometria
-
02/2019 - 12/2019
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação Psicológica Quantitativa e Qualitativa, Estágio Básico III, Psicometria
-
02/2018 - 12/2018
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação Psicológica Quantitativa e Qualitativa, Estágio Básico III, Psicologia do Desenvolvimento: Infância e Adolescência, Psicometria
-
02/2017 - 12/2017
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação Psicológica Quantitativa e Qualitativa, Estágio Básico I, Estágio Básico III, Psicologia do Desenvolvimento: infância e adolescência, Psicometria
2023 - 2023
Life Care ClinicVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica
Outras informações:
Atendimento clínico de crianças, adolescentes e adultos.
2020 - 2020
IespeVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação
Atividades
-
06/2020 - 12/2020
Ensino, Avaliação Psicológica, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação da Inteligência: aspectos conceituais e instrumentos, Avaliação Psicológica no Contexto Infantil
2016 - 2018
Centro de Estudos da Família e do IndivíduoVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação, Carga horária: 14
Atividades
-
11/2016 - 12/2018
Ensino, Especialização em Psicologia do Trânsito, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação da Personalidade, Elaboração de Documentos Psicológicos
2016 - 2018
Centro Universitário de João PessoaVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação, Carga horária: 24
Atividades
-
07/2016 - 12/2018
Ensino, Especialização em Avaliação Psicológica, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Avaliação da Inteligência para crianças e adultos: modelos teóricos e práticos
2013 - 2017
Instituto de Educação Superior de BrasíliaVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Assistente
Atividades
-
02/2017 - 07/2017
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Básico II, Estágio Supervisionado I, Introdução a Psicologia (EAD), Métodos e Técnicas de Pesquisa em Psicologia, Psicologia da Aprendizagem (EAD), Técnicas do Exame Psicológico I e II
-
02/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Básico I, Estágio Supervisionado I, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Psicologia, Psicologia da Aprendizagem (EAD), Técnicas do Exame Psicológico I e II
-
02/2015 - 12/2015
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Básico I e II, Estágio Supervisionado I e II, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Psicologia, Psicologia da Aprendizagem, Técnicas do Exame Psicológico I e II
-
02/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Básico I e II, Técnicas do Exame Psicológico I e II, Tópicos Especiais em Psicoterapia II
-
02/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Básico I, Técnicas do Exame Psicológico I e II
2012 - 2016
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Atividades
-
03/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Técnicas do Exame Psicológico
2010 - 2011
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Psicologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Psicologia no Brasil
2008 - 2009
Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Campina GrandeVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
2006 - 2008
Fundação de Assistência da ParaíbaVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Manuela Ramos Caldas Lins e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?