Sandro Augusto Teixeira de Mendonça
Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (1995), graduação em Estudos Sociais pelo Centro de Ensino Superior de São Carlos (ASSER) (1991), mestrado em Conservação e Manejo de Recursos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2000) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP) (2006). Atualmente é professor III (doutor) da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui (FATEB). Tem experiência interdisciplinar em Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Filosofia, com ênfase em Sociologia, Sociologia da Educação, Organizacional e Rural, Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Governança Corporativa, Filosofia, Filosofia da Educação, Ética Profissional, Metodologia Científica. Principais temas: Condições de Vida e Trabalho, Políticas Públicas, Gestão Organizacional.
Informações coletadas do Lattes em 17/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental
2003 - 2006
Universidade de São Paulo
Título: A INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO TRADICIONAL NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS INSTITUCIONAIS: O CASO DA PESCA ARTESANAL DO RIO SÃO FRANCISCO
Norma Felicidade Lopes da Silva Valencio. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Exclusão social; Recursos Pesqueiros; Rio São Francisco; Sociologia Ambiental; Sociologia do Desenvolvimento; Pesca Profissional Artesanal. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Desenvolvimento Rural; Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos
1997 - 2000
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Pescadores-Barrageiros: Perfil Profissional e Condições de Vida no Interior Paulista.,Ano de Obtenção: 2000
Prof. Dr. Miguel Petrere Junior.Palavras-chave: Condições de Vida; Condições de Trabalho; Pescador Barrageiro; Reservatório de Barra Bonita; Reservatório de Jurumirim; Sociologia Ambiental. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento. Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura; Desenvolvimento Rural.
Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais
1991 - 1995
Universidade Federal de São Carlos
Título: Perfil Sócio-econômico do pescador de reservatórios: um estudo comparado da atividade de pesca em Barra Bonita e Jurumirim.
Orientador: Norma Felicidade Lourenço da Silva Valencio
Formação complementar
2013 - 2013
Arquitetura Latino-Americana no Segundo Pós Guerra. (Carga horária: 90h). , Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP/S.Carlos, IAU USP/.SC, Brasil.
2006 - 2006
Multidisciplinar. (Carga horária: 6h). , Embrapa Meio Ambiente, EMBRAPA, Brasil.
2005 - 2005
Introdução à Análise de Dados Qualitativos. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2003 - 2003
Educação Ambiental. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1998 - 1998
Educação Ambiental Através de Visão Integrada (3). (Carga horária: 24h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1996 - 1998
Extensão universitária em Aperfeicoamento Atividade de Pesquisa. , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1997 - 1997
Educação Ambiental Através de Visão Integrada (2). (Carga horária: 24h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1992 - 1992
Pesquisa Qualitativa em Educação e Ciências Sociai. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Participação em eventos
III Seminário do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFSCar: novos olhares, novas perspectivas. 2012. (Seminário).
I Fórum Nacional de Defesa Civil.Seminário Nacional de Prevenção, Integração e Cidadania. 2004. (Seminário).
II Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS).II Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS). 2004. (Encontro).
I Seminário de Gestão Sócio-Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e da Pesca no Brasil.I Seminário de Gestão Sócio-Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e da Pesca no Brasil. 2004. (Seminário).
VIII Encontro Nacional de Turismo com Base Local (VIII ENTBL).VIII Encontro Nacional de Turismo com Base Local (VIII ENTBL). 2004. (Encontro).
X Simpósio do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental: 15 Anos de Ensino, Pesquisa e Extensão.X Simpósio do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental: 15 Anos de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2004. (Simpósio).
Ciências Ambientais: Diversas Abordagens para Bacia Hidrográfica.IX Simpósio do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental. 2003. (Simpósio).
II EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental: Abordagens Epistemológicas e Metodológicas.II EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental: Abordagens Epistemológicas e Metodológicas. 2003. (Encontro).
Pré-Conferência Nacional Infanto-Juvenil para o Meio Ambiente.I Conferência Municipal de Meio Ambiente. 2003. (Outra).
Bases para a Conservação e Restauração dos Recursos Pesqueiros do Alto-Médio São Francisco.Bases para a Conservação e Restauração dos Recursos Pesqueiros do Alto-Médio São Francisco. 2001. (Encontro).
2o. Congresso Brasileiro de Turismo Rural. 2o. Congresso Brasileiro de Turismo Rural. 2000. (Congresso).
Riscos Ambientais nos Trópicos Úmidos: Movimentos de Massa e Inundações.I Fórum de Debates Ecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental. 2000. (Encontro).
Construindo hoje a Educação Pública para o Século XXI. 1997. (Outra).
Construindo hoje a Educação Pública para o Século XXI. 1997. (Outra).
II Simpósio de Ciências da Engenharia Ambiental e IV Simpósio do Curso de Ciências da Engenharia Ambiental..II Simpósio de Ciências da Engenharia Ambiental e IV Simpósio do Curso de Ciências da Engenharia Ambiental.. 1997. (Simpósio).
XXI Congresso da Associação LATINO-AMERICANO de Sociologia.. XXI Congresso da Associação LATINO-AMERICANO de Sociologia.. 1997. (Congresso).
III Simpósio de Educação Ambiental - I Jornada de Arte e Ofício.III Simpósio de Educação Ambiental - I Jornada de Arte e Ofício. 1996. (Simpósio).
II Jornadas Científicas Sobre Meio Ambiente..II Jornadas Científicas Sobre Meio Ambiente.. 1996. (Encontro).
Participação em bancas
SERRA, A. E.; MENDONCA, F. C. G.;MENDONÇA, S. A. T.. V. Oliveira; Thiago R. Ulian.Classificação das organizações e o trabalho em equipe: um estudo sobre a importância da motivação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.
ZAPATA, C. A.; STABILE, R. A.;MENDONÇA, S. A. T.. Administração financeira: uma análise de investimentos da indústria calçadista de pequeno porte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.
MENDONÇA, S. A. T.; PORTEIRA, M. H. S.; ANDÓZIA, R. C. P..Gestão de captação de recursos das empresas brasileiras: um estudo sobre as técnicas contábeis e a maximização do capital. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.
MENDONÇA, S. A. T.; PORTEIRA, M. H. S.; ANDÓZIA, R. A.; SECCO, F. C..A importância da controladoria para medias e grandes empresas no momento de crise econômica internacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.
MENDONÇA, S. A. T.; SALA, D. G. T.; VALENTIN, L. M. S.. N. M; ABREU, A. L..A efetivação dos estagiários na área comercial: uma análise das principais técnicas de marketing pessoal. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.
MENDONÇA, S. A. T.; SOUZA, M. A. B.; Cavazzana, a.. ; SOUZA, J. M. C..O setor calçadista brasileiro: uma análise das estratégias empresariais utilizadas pelas empresas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.
MENDONÇA, S. A. T.. Gerenciamento de desastres relacionados aos perigos hidrometeorológicos: solicitação de atendimentos e percepção social das competências institucionais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos.
MENDONÇA, S. A. T.. A estrutura social na territorialização do desastre: uma análise do padrão sócio-econômico e espacial dos afetados pelas chuvas no município de São Carlos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos.
MENDONÇA, S. A. T.. Riscos de Exclusão Social do Pescador Profissional Artesanal a partir do processo da Extinção de sua Ocupação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos.
MENDONÇA, S. A. T.. Membro e presidente de 5 (cinco) bancas de Prova de Argüição e Julgamento de Memorial do Concurso Público para o preenchimento de vagas de professores da FATEB ? Área de ADMINSTRAÇÃO. 2009. Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.
MENDONÇA, S. A. T.. Membro e presidente de 1 (uma) banca de Prova de Argüição e Julgamento de Memorial do Concurso Público para o preenchimento de vagas de professores da FATEB ? Área de ECONOMIA. 2009. Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.
MENDONÇA, S. A. T.. Membro e presidente de 1 (uma) banca de Prova de Argüição e Julgamento de Memorial do Concurso Público para o preenchimento de vagas de professores da FATEB ? Área de ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2009. Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.
MENDONÇA, S. A. T.. Membro de 5 (cinco) bancas de Prova de Argüição e Julgamento de Memorial do Concurso Público para o preenchimento de vagas de professores da FATEB ? Área de DESENHO INDUSTRIAL. 2009. Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.
MENDONÇA, S. A. T.. Membro e presidente de 10 (dez) bancas de Prova de Argüição e Julgamento de Memorial do Concurso Público para o preenchimento de vagas de professores da FATEB ? Área de DIREITO. 2009. Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.
MENDONÇA, S. A. T.. Membro e presidente de 8 (oito) bancas de Prova de Argüição e Julgamento de Memorial do Concurso Público para o preenchimento de vagas de professores da FATEB ? Área de LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2009. Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.
MENDONÇA, S. A. T.. Membro e presidente de 6 (seis) bancas de Prova de Argüição e Julgamento de Memorial do Concurso Público para o preenchimento de vagas de professores da FATEB ? Área de PSICOLOGIA. 2009. Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.
MENDONÇA, S. A. T.. Membro e presidente de 5 (cinco) bancas de Prova de Argüição e Julgamento de Memorial do Concurso Público para o preenchimento de vagas de professores da FATEB ? Área de CIÊNCIAS CONTÁBEIS. 2009. Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.
MENDONÇA, S. A. T.; CRUZ, C.. Emissão de relatório circunstanciado sobre o pedido de Aprovação do Projeto do Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura.. 2012. Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul.
MENDONÇA, S. A. T.; CRUZ, C.. Emissão de Relatório circunstanciado sobre o pedido de Autorização para Funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Aquicultura. 2012. Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul.
MENDONÇA, S. A. T.. Processo de reestruturação do curso de Desenho Industrial em Bacharelado em Design. 2011. Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui.
MENDONÇA, S. A. T.; DANIEL, L. A. Reconhecimento do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. 2009. Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul.
MENDONÇA, S. A. T.. X Simpósio do Curso de Pós-graduação em Ciências da Engenharia Ambiental: 15 Anos de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2004. USP - Escola de Engenharia de São Carlos.
MENDONÇA, S. A. T.. IX Simpósio do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental. 2003. USP - Escola de Engenharia de São Carlos.
Orientou
M; ; BIANCONI, J; L; ; MARCO, J; M; ; TRISTANTE, M; L; Educação Especial: inclusão de alunos com necessidades especiais auditiva em turmas regulares na escola municipal de Barbosa, SP; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em A Produção de Textos na Escola) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
L; ; SILVEIRA, N; M; P; ; BOTTA, P; N; ; FEITOSA, R; A psicomotricidade como recurso nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em A Produção de Textos na Escola) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
T; ; SIRIANI, C; Q; ; SANTOS, F; ; MAZARO, V; M; ; A importância do movimento e da aprendizagem motora nas instituições de educação infantil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em A Produção de Textos na Escola) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
G; M; ; Práticas Metodológicas na Alfabetização: um estudo sobre o processo de aprendizagem; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em A Produção de Textos na Escola) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
A; ; A representação da literatura infantil e seus reflexos na vida adulta: um estudo sobre o desenvolvimento intelectual; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em A Produção de Textos na Escola) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
G; ; O uso de softwares educativos no processo de alfabetização da Rede de Ensino Público do Estado de SP; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em A Produção de Textos na Escola) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
O Papel da ética nas práticas de Gestão Ambiental: uma reflexão sobre a Responsabilidade Social; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
A implementação da gestão social no Brasil: a relação entre empresa, sociedade e pessoas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
Marketing de relacionamento: as redes sociais como ferramenta; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
Cultura Organizacional: um estudo sobre a atuação da liderança frente ao processo de comunicação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
G; Dantas; Mario A; Fortuna; Gestão cooperativa e suas técnicas: uma avaliação da agricultura familiar brasileira; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
O papel da liderança carismática nas organizações: um estudo sobre a capacidade de influenciar pessoas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
S; V; Frigério; Pollyana L; A; Dalbão; O Marketing Verde como ferramenta estratégica e sua influencia na competitividade empresarial; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
S; V; Frigério; Pollyana L; A; Dalbão; O Marketing Verde como ferramenta estratégica e sua influencia na competitividade empresarial; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
Aspectos da qualidade do atendimento: um estudo da satisfação do consumidor; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
Empresas prestadoras de serviço: um estudo sobre a satisfação de cliente; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
Um estudo sobre as formas de fidelizar clientes no mercado varejista; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
Estratégias organizacionais para o desenvolvimento sustentável: um estudo sobre a gestão ambiental como diferencial competitivo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
A sustentabilidade ambiental das usinas sucroalcooleiras: uma análise da avaliação de desempenho com foco em competência; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
Novos empreendimentos e mortalidade: uma análise das estratégias administrativas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
Os mecanismos da gestão ambiental aplicada nas empresas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
A importância da gestão ambiental no ambiente organizacional orientada para a obtenção de resultados; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
F; da, BOATTO, R; ; ERRERA, S; A; L; ; Gestão ambiental e mudança organizacional das industrias de papel e celulose; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
V; ; CALDEIRA, F; P; ; Um estudo sobre os diversos tipos de layout e seus benefícios para as organizações; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
P; ; GOULART, A; E; ; GUIDE, J; M; ; Gestão de pessoas e mercado de trabalho: um estudo sobre o perfil instrucional do trabalhador brasileiro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
S; ; GODINHO, W; C; ; O novo perfil profissional do vendedor no varejo brasileiro: um estudo sobre as formas de atendimento; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
S; ; Micro e pequenas empresas brasileiras: um estudo das causas de mortalidade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
M; ; COZIN, M; ; Gestão de pessoas e suas práticas organizacionais: um estudo sobre os benefícios da gestão ambiental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
; MATA, W; G; ; A influência do marketing ambiental como diferencial competitivo: uma análise da lucrativade das empresas brasileira; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
F; A; ; LIMA, G; V; L; ; COSTA, L; V; M; ; Marketing ambiental como estratégia para manter a empresa no mercado competitivo: mito ou realidade?; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
; FORTUNA, N; S; ; Sustentabilidade organizacional: um estudo sobre o posicionamento sócio-ambiental das organizações; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
F; V; ; ZAMBOTTI, L; B; A; ; A mensuração de qualidade de serviços: um estudo sobre a eficiência do atendimento ao consumidor; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
H; G; ; Gestão familiar: um estudo sobre a importância da educação financeira das famílias de categoria média; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
O impacto econômico causado pelas usinas sucroalcooleiras: o caso das usinas da região Noroeste do Estado de São Paulo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
Tecnologia de informação como recurso para o crescimento de empresas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
Avaliação de programas sociais no campo organizacional: balanço das experiências e contribuição para o debate; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
A importância do capital intelectual e da gestão de recursos humanos nas organizações; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
Modelo de avaliação de desempenho: uma análise sócio-econômica das condições de vida e trabalho do assalariado canavieiro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
Desempenho no ambiente organizacional, crise ou avanço do trabalho; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
Estudo do empowerment como uma abordagem comportamental no projeto do trabalho, sua eficiência e aplicação no mundo organizacional, entre o período de 2000 a 2006; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
As mudanças organizacionais recentes e a formação de equipes de trabalho: uma análise dos setores empresariais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
P; G; , MELHADO, C; M; A evolução da Contabilidade e as mudanças de postura empresarial: um estudo sobre a gestão sócioambiental contábil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
de P; ; SOARES, J; M; Responsabilidade social: uma análise da importância do marketing social, gestão empresarial e balanço social nas empresas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
Administração financeira: uma análise do gerenciamento estratégico do capital de giro aplicado na maximização da concorrência das micro e pequenas empresas do setor calçadista de Birigui, SP; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
Batista de Souza et al; ; A Etnomatemática como Elo de Ligação entre o Tradicional e a Modernidade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
As Dimensões da Responsabilidade Social como Proposta de Instrumento para Avaliação Futura: O Setor Sucroalcooleiro na Região de Araçatuba, SP; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
Resoluções de Problemas Matemáticos com o Auxílio de Jogos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
O Ensino e a Aprendizagem das Operações Básicas da Matemática: Dificuldades do Ensino Fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
A Importância da Qualidade dos Serviços Contábeis e do Atendimento ao Cliente para a Competividade das Empresas de Contabilidade; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui; Orientador: Sandro Augusto Teixeira de Mendonça;
Produções bibliográficas
-
MENDONÇA, S. A. T. ; VALENCIO, N. F. L. S. . O papel da modernidade no rompimento da tradição: as Políticas da SEAP como dissolução do modo de vida da pesca artesanal. Boletim do Instituto de Pesca (Online) , v. 34, p. 107-116, 2008.
-
MENDONÇA, S. A. T. ; VALENCIO, N. F. L. S. ; MARTINS, R. C. . Processo de Formulação de Políticas Públicas para o Setor da Pesca no Brasil. X Simpósio do Curso de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental: 15 Anos de Ensino, Pesquisa e Extensão. São Carlos, SP: RiMa, 2005, v. , p. -.
-
MENDONÇA, S. A. T. ; VALENCIO, N. F. L. S. ; MARTINS, R. C. . Ação Institucional e Violência Simbólica na Pesca Profissional Artesanal do Rio São Francisco. In: Evaldo L. G. Espíndola; Edson Wendland. (Org.). PPG-SEA: trajetórias e perspectivas de um curso multidisciplinar. 1ed.São Carlos: RiMa, 2005, v. 1, p. -462.
-
MENDONÇA, S. A. T. . Turismo e Pesca Profissional Artesanal: Impactos Sócio-Ambientais no Alto-Médio São Francisco. Teoria & Pesquisa. São Carlos, SP: DCSoc/UFSCar, 2004, v. 1, p. -.
-
MENDONÇA, S. A. T. ; VALENCIO, N. F. L. S. ; LEME, A. A. ; MARTINS, R. C. ; GONÇALVES, J. C. ; MANCUSO, M. I. R. ; Isabel Mendonça ; FÉLIX, S. A. . A Precarização do Trabalho no Território das Águas: Limitações Atuais ao Exercício da Pesca Profissional do Alto-Médio São Francisco. In: GODINHO, H.; GODINHO, A.. (Org.). Águas, Peixes e Pescadores do São Francisco das Minas Gerais. Belo Horizonte, MG: PUC MINAS, 2003, v. 1, p. 423-446.
-
MENDONÇA, S. A. T. ; VALENCIO, N. F. L. S. ; MARTINS, R. C. . Da Tarrafa ao Tanque-rede: o Processo Político-institucional de Extinção de uma Categoria de Trabalhadores das Águas. In: Rodrigo C. Martins; Norma F. L. S. Valencio. (Org.). Uso e Gestão de Recursos Hídricos no Brasil: Desafios Teóricos e Político-institucional. São Carlos, SP: RiMa, 2003, v. 2, p. 271-293.
-
MENDONÇA, S. A. T. ; VALENCIO, N. F. L. S. ; LEME, A. A. ; GONÇALVES, J. C. ; MARTINS, R. C. ; FÉLIX, S. A. . Condições de Vida e Trabalho do Pescador Profissional da Bacia do Alto/Médio São Francisco. In: Norma Felicidade; Rodrigo Constante Martins; Alessandro André Leme. (Org.). Uso e Gestão dos Recursos Hídricos no Brasil.. São Carlos, SP: RiMa, 2001, v. 1, p. 187-204.
-
MENDONÇA, S. A. T. . A Mineração de Areia e a Degradação Ambiental na Sub-Bacia do Rio Corumbataí, SP. I Fórum de Debates. Ecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental. Rio Claro, SP: UNESP/CEA, 2000, v. 1, p. -.
-
MENDONÇA, S. A. T. ; VALENCIO, N. F. L. S. ; GONÇALVES, J. C. ; K. C. Vidal ; MARTINS, R. C. ; Márcia V. Rigolin ; L. C. Lourenço ; LEME, A. A. . O Papel das Hidroelétricas no Processo de Interiorização Paulista: O Caso das Usinas Hidroelétricas de Barra Bonita e Jurumirim.. In: Raul Henry. (Org.). Ecologia de Reservatórios: Estrutura, Função e Aspectos Sociais.. Botucatu, SP: FUNDIBIO: FAPESP, 1999, v. 1, p. 185-218.
-
MENDONÇA, S. A. T. ; VALENCIO, N. F. L. S. . Impactos do Processo de Interiorização do Desenvolvimento Paulista sobre as Condições de Vida e Trabalho do Pescador-barrageiro. In: MONSMA, Karl. (Org.). Teoria & Pesquisa. São Carlos, SP: DCSoc/UFSCar, 1998, v. 1, p. 109-148.
-
MENDONÇA, S. A. T. ; VALENCIO, N. F. L. S. ; Janice P. Borges ; Márcia V. Rigolin ; GONÇALVES, J. C. ; MARTINS, R. C. . Os Conflitos nos Usos Múltiplos da Água e do Solo Frente ao Processo de Interiorização Paulista Induzido por Barragens. Anais do XXI Congresso da Associação LATINO-AMERICANO de Sociologia. Campinas: Unicamp, 1997, v. 1, p. -.
-
MENDONÇA, S. A. T. ; FELIX, S. A. ; VALENCIO, N. F. L. S. ; LEME, A. A. ; GONÇALVES, J. C. . Pesca artesanal e pesca amadora no Rio São Francisco: conflitos e novas possibilidades de interação. In: Congresso Brasileiro de Turismo Rural, 2000, Piracicaba. Anais do 2o. Congresso Brasileiro de Turismo Rural: Turismo, novo caminho no espaço rural brasileiro. Piracicaba, SP: FEALQ, 2000. p. 239-244.
-
MENDONÇA, S. A. T. ; Sabrina Mieko Viana ; Renata Akemi Takenaka ; Sandra Zago Falone ; Wilma Montagnolli ; Ricardo Luvizotto Santos . Aplicação de Fitorremediação em Solo Contaminado por Metais Pesados: Estudo de Caso. In: IX Simpósio do Curso de Pós-graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, 2003, Itirapina, SP. IX Simpósio do Curso de Pós-graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, 2003. v. 1.
-
MENDONÇA, S. A. T. . Turismo e Pesca Profissional: Impactos Sócio-Ambientais no Alto-Médio São Francisco. In: VIII Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2004, Curitiba, PR. VIII Encontro Nacional de Turismo com Base Local, 2004. v. 1.
-
MENDONÇA, S. A. T. . Processo de Formulação de Políticas Públicas para o Setor da Pesca no Brasil. In: X Simpósio do Curso de Pós-graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, 2004, Itirapina, SP. X Simpósio do Curso de Pós-graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, 2004. v. 1.
-
MENDONÇA, S. A. T. ; VALENCIO, N. F. L. S. . An Environmental and Sociological Analysis Proposition of Handicraft Fishing Activity in Reservoirs: A Study of Case. In: International Association for Impact Assessment - 17TH Annual Meetting - IAIA'97, 1997, New Orleans. Impact Assessment. New Orleans: IAIA, 1997. v. 15. p. 132-132.
-
MENDONÇA, S. A. T. ; Janice P. Borges . Qualidade de vida de populações ribeirinhas: uma reflexão sobre as condições de vida de ribeirinhos, pescadores e não pescadores. In: III Simpósio de Educação Ambiental e I Jornada de Arte e Ofício, 1996, Itirapina, SP. III Simpósio de Educação Ambiental e I Jornada de Arte e Ofício, 1996. v. 1.
-
MENDONÇA, S. A. T. ; VALENCIO, N. F. L. S. . Aspectos Tecno-Ambientais da Atividade de Pesca em Reservatório: Um Estudo de Caso. In: II Jornadas Científicas Sobre Meio Ambiente, 1996, Curitiba, PR. II Jornadas Científicas Sobre Meio Ambiente. Curitiba, PR: UFPR, 1996. v. 1. p. 37-37.
-
MENDONÇA, S. A. T. ; Janice P. Borges . Qualidade de Vida de Populações Ribeirinhas. In: II Jornadas Científicas Sobre Meio Ambiente, 1996, Curitiba, PR. II Jornadas Científicas Sobre Meio Ambiente, 1996. v. 1.
-
MENDONÇA, S. A. T. . Turismo e Pesca Profissional: Impactos Sócio-Ambientais no Alto-Médio São Francisco. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, S. A. T. . A Mineração de Areia e a Degradação Ambiental na Sub-Bacia do Rio Corumbataí, SP. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, S. A. T. . Pesca artesanal e pesca amadora no Rio São Francisco: conflitos e novas possibilidades de interação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, S. A. T. ; VALENCIO, N. F. L. S. ; L. F. A. Cordeiro ; Marcelo A. Ferreira . Subsídios ao fortalecimento econômico e político-institucional da categoria dos pescadores de água doce do estado de Minas Gerais. São Carlos, SP: mimeo, 2002 (Apostila).
-
MENDONÇA, S. A. T. ; VALENCIO, N. F. L. S. ; MARTINS, R. C. ; LEME, A. A. ; GONÇALVES, J. C. ; FÉLIX, S. A. ; Isabel Mendonça ; MANCUSO, M. I. R. . Condições de vida e trabalho da pesca artesanal profissional no Alto-Médio São Francisco. São Carlos, SP: mimeo, 2002 (Relatório Científico).
-
MENDONÇA, S. A. T. ; VALENCIO, N. F. L. S. ; MARTINS, R. C. ; LEME, A. A. ; GONÇALVES, J. C. ; FÉLIX, S. A. ; MANCUSO, M. I. R. ; Isabel Mendonça . Condições de Vida e Trabalho da Pesca profissional Artesanel no Alto-Médio São Francisco. São Carlos, SP: mimeo, 2001 (Relatório Científico Parcial).
-
MENDONÇA, S. A. T. ; VALENCIO, N. F. L. S. ; MARTINS, R. C. ; Márcia V. Rigolin ; LEME, A. A. ; Janice P. Borges ; L. C. Lourenço ; K. Ribeiro . Grandes Projetos Hídricos no Estado de São Paulo : uma análise comparada do padrão de desenvolvimento das áreas de influência direta dos reservatórios de Barra Bonita e Jurumirim. São Carlos, SP: mimeo, 1997 (Relatório Científico).
Outras produções
MENDONÇA, S. A. T. ; VALENCIO, N. F. L. S. . Subsídios Sócio-econômicos para a Elaboração do Relatório da I Conferencia Estadual de Aqüicultura e Pesca de Minas Gerais. 2003.
MENDONÇA, S. A. T. . Processo de reestruturação do curso de Desenho Industrial em Bacharelado em Design. 2010. (Reestruturação de curso de graduação).
MENDONÇA, S. A. T. ; VALENCIO, N. F. L. S. . Material informativo para a Federação dos Pescadores Profissionais Artesanais do Estado de Minas Gerais. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Informativo).
MENDONÇA, S. A. T. ; VALENCIO, N. F. L. S. . Subsídios ao fortalecimento econômico e político institucional da categoria dos pescadores profissionais artesanais de água doce do estado de Minas Gerais. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Prêmios
2012
2012 Patrono dos formandos em Administração (Turma 2009-2012), Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigüi (FATEB)., Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigüi (FATEB)..
2000
2000 Paraninfo dos formandos em Administração (Turma 1997-2000), Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigüi (FATEB)., Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigüi (FATEB)..
1999
1999 Professor homenageado dos formandos em Administração (Turma 1996-1999), Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigüi (FATEB)., Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigüi (FATEB)..
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui, Fundação Municipal. , Rua Antônio Simões, 51, Centro, 16200027 - Birigui, SP - Brasil, Telefone: (18) 36492200, URL da Homepage:
Experiência profissional
1999 - Atual
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BIRIGUÍVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor III (Doutor), Carga horária: 12
Outras informações:
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui ? FATEB
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor III, Carga horária: 14 h/a semanais
Aprovação em Concurso Público para Docente da Faculdade de Tecnologia de Birigui ? Área de SOCIOLOGIA. Banca: Professor Doutor Pedro Ângelo Pagni; Professora Ms. Ivone Ferreira Costa Baldan; e Professora Ms. Sonia Ribeiro Morais. Classificação: Aprovado em 1. lugar. Data do concurso: 14 de novembro de 2002.
Principais disciplinas ministradas, por curso de graduação:
- Curso de ADMINISTRAÇÃO: Sociologia; Sociologia Organizacional; Metodologia de Pesquisa; Gestão Ambiental; Filosofia e Ética Profissional.
- Curso de DESENHO INDUSTRIAL: Filosofia e Ciências Sociais.
- Curso de PEDAGOGIA: Sociologia; Sociologia da Educação; Filosofia; Filosofia da Educação; Educação e Trabalho.
- Curso de CIÊNCIAS CONTÁBEIS: Sociologia; Sociologia Organizacional; Metodologia de Pesquisa.
- Curso de LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: Sociologia; Sociologia da Educação; Metodologia de Pesquisa; Filosofia da Educação.
- Curso de BACHAREL EM INFORMÁTICA: Tecnologia e Sociedade; Metodologia de Pesquisa.
Atividades
-
05/1999
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito e Ética Profissional, Filosofia e Ética Profissional, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade, Sociologia Geral, Sociologia Organizacional, TCC I e II
-
05/1999
Ensino, Analise de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia, Metodologia Científica
-
05/1999
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Organizacional, Metodologia de Pesquisa, Sociologia
-
05/1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Trabalho, Metodologia da Pesquisa Científica, Sociologia, Sociologia da Educação, Filosofia, Filosofia da Educação
-
05/1999
Ensino, Processamento de Dados, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências Sociais, Filosofia
-
05/1999
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica e Iniciação à Pesquisa, Sociologia da Educação, Sociologia, Filosofia da Educação
-
05/1999
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Ciências Sociais
-
05/1999
Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia do Design I e II
-
08/2010 - 09/2010
Ensino, Magistério da Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
-
02/2010 - 04/2010
Ensino, A Produção de Textos na Escola, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Educação
-
05/2002 - 06/2002
Extensão universitária , Curso de Pedagogia.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão: Pesquisa Quantitativa e Qualitativa em Educação.
-
03/2002 - 03/2002
Extensão universitária , Curso de Pedagogia.,Atividade de extensão realizada, Curso de Capacitação do Programa de Alfabetização Solidária.
2013 - 2014
Universidade de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado III (Professor Doutor), Carga horária: 12
Outras informações:
Atribuição da função: Ministrar as disciplinas:
- IAU0643 Estética I;
- IAU0644 Estética II;
- IAU0126 Humanidades e Ciências Sociais;
- IAU0401 Introdução à Filosofia da Ciência.
1995 - 2012
Universidade Federal de São CarlosVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Pesquisador no Grupo de Pesquisa Sociedade e Recursos Hídricos.
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Centro de Educação e Ciências Humanas
Departamento de Ciências Sociais
1999 - 2001
Universidade Federal de São CarlosVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Pesquisador no subprojeto sócio-econômico do Projeto Bases para a restauração e conservação dos recursos pesqueiros no Alto Médio São Francisco.
Universidade Federal de Minas Gerais/PUC-Minas.
1996 - 1998
Universidade Federal de São CarlosVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Pesquisador no Projeto Temático Grandes Projetos Hídricos no Estado de São Paulo: descrição e análise do perfil sócio-econômico da área de influência dos reservatórios de Barra Bonita e Jurumirim, responsável pelo tema: "CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO DE PESCADORES-BARRAGEIROS".
Período: agosto de 1996 e término em julho de 1998.
Apoio: APB / CNPq
Universidade Federal de São Carlos
Centro de Educação e Ciências Humanas
Departamento de Ciências Sociais
1995 - 1995
Universidade Federal de São CarlosVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Pesquisador no Projeto de Extensão Banco de Dados Sócio-Ambientais das Bacias Hidrográficas do Médio Tietê Superior e do Alto Paranapanema.
Período: março à dezembro de 1995.
Universidade Federal de São Carlos
Centro de Educação e Ciências Humanas
Departamento de Ciências Sociais
Atividades
-
03/1995
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Sociais.,Linhas de pesquisa
-
01/1999 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Sociais.,Linhas de pesquisa
-
08/1996 - 07/1998
Pesquisa e desenvolvimento, Npd, Departamento de Ciências Sociais.,Linhas de pesquisa
-
03/1995 - 12/1995
Pesquisa e desenvolvimento, Npd, Departamento de Ciências Sociais.,Linhas de pesquisa
2002 - 2003
Faculdade de Filosofia de BebedouroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor I, Carga horária: 8
Outras informações:
Atuação Docente:
curso de ADMINISTRAÇÃO
Disciplinas ministradas:
Nome: Sociologia Aplicada a Administração
Nível: Graduação/3o. Período
Nome: Filosofia e Lógica
Nível: Graduação/1o. Período
curso de CIÊNCIAS CONTÁBEIS:
Disciplina ministrada:
Sociologia
Nível: Graduação/2o. período
Atividades
-
02/2002 - 02/2003
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Lógica, Sociologia Aplicada à Administração
-
02/2002 - 02/2003
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia
-
04/2002 - 06/2002
Extensão universitária , Curso de Administração.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão: Gestão Ambiental e seu Impacto nas Organizações.
2000 - 2001
Instituto Municipal de Ensino Superior de BebedouroVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor Contratado, Carga horária: 10
Outras informações:
Atuação Docente:
curso de ADMINISTRAÇÃO
Disciplina ministrada:
Nome: Filosofia e Metodologia Científica
Nível: Graduação/1o e 2o. Períodos
curso de CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Disciplinas ministradas:
Nome: Ética Geral e Profissional 1
Nível: Graduação/1o. e 2o. Períodos
Nome: Ética Geral e Profissional 2
Nível: Graduação/3o. e 4o. Períodos
Nome: Filosofia
Nível: Graduação/1o. e 2o. Períodos
curso de COMUNICAÇÃO SOCIAL (Publicidade e Propaganda; Jornalismo)
Disciplina ministrada:
Nome: Filosofia da Comunicação
Nível: Graduação/3o. e 4o. Períodos
Atividades
-
04/2000 - 12/2001
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Geral e Profissional I, Ética Geral e Profissional II, Filosofia
-
04/2000 - 12/2001
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Comunicação
-
04/2000 - 12/2001
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Metodologia Científica
2002 - 2002
Fundação Educacional de VotuporangaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministrou a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, do curso de Administração Pública, realizado na Fundação Educacional de Votuporanga ? UNIFEV, sob a responsabilidade da Somay ? Promoções, Empreendimentos e Part. S/C Ltda, nos dias 26/10/2002 e 09/11/2002, perfazendo um total de 16 horas.
Atividades
-
10/2002 - 11/2002
Ensino, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica
1992 - 1999
Governo do Estado de São Paulo ? Secretaria de Estado da EducaçãoVínculo: Professor ACT, Enquadramento Funcional: Professor ACT, Carga horária: 36
Atividades
-
02/1992 - 12/1999
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia, História
-
02/1992 - 12/1999
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia, História, Sociologia
2008 - 2008
Centro Universitário ToledoVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Contratado
Outras informações:
Curso Pós-Graduação em Gestão do Agronegócio Bioenergético
Disciplina: Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental
Carga horária: 24 h/a anual, divididas em 3 módulos.
2017 - Atual
Faculdade de Ciências E Tecnologia de BirigüiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sandro Augusto Teixeira de Mendonça e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?