Antonio Almeida da Silva
Sou professor Adjunto de Metodologia e Prática de Ensino de Biologia do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia, Brasil. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UEFS (PPGE-UEFS) na linha Culturas, diversidade e linguagens. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores.Minhas pesquisas debruçam entre Educação, Ensino de Biologia, Arte Contemporânea, Cinema, Imagens, Literatura, Manifestações populares, Educação Ambiental, Cibercultura, Etnobiologia, Gênero e sexualidade, Filosofia da diferença, entre outros temas. Sou professor convidado da Universidad de Lleida (UdL), Espanha, no qual desenvolve atividades de pesquisa, curadoria pedagógica e extensão e colaboração com a linha de pesquisa educação inclusiva e o grupo de pesquisa espai híbrid da Faculdade de Educação UdL. Doutor em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP) em 2018. Tese defendida sobre título: Laboratórios dos despropósitos: vestígios ecológicos entre arte e ciência. Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba (2009). Graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2002).
Informações coletadas do Lattes em 17/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Educação
2014 - 2018
Universidade Estadual de Campinas
Título: ECOLOGIAS EXPOSITIVAS AO CHÃO: VESTÍGIOS ENTRE A ARTE E A CIÊNCIA.
Antonio Carlos R. de Amorim.. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil. Palavras-chave: Ecologia, Arte, Ciência.
Mestrado em Educação
2007 - 2009
Universidade de Sorocaba
Título: CIÊNCIA E POESIA EM DIÁLOGO: UMA CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
, Ano de Obtenção: 2009.Marcos Antonio dos Santos Reigota.Bolsista do(a): Secretaria Estadual de Educação, SE, Brasil. Palavras-chave: CIÊNCIA- POESIA- DIÁLOGO-COTIDIANO ESCOLAR.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Especialização em Biologia da Conservação
2002 - 2004
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Título: Levantamento dos Problemas Ambientais e Atividades Lúdicas envolvendo Alunos do Ensino Fundamental e Médio
Orientador: Yzel Rondon Súarez
Graduação em Ciências Habilitação em Biologia
1998 - 2002
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Título: Sensibilização da população sobre o destino de lixo na área de entorno dos bairros Vila Opérária e São Vicente (Nova Andradina/MS)
Orientador: Andreia Aparecida Marin
Bolsista do(a): Programa de Iniciação Científica/UEMS, UEMS, Brasil.
Formação complementar
2010 - 2010
?O ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza?. (Carga horária: 30h). , Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, SE, Brasil.
2008 - 2008
Grandes Temas da atualidade. (Carga horária: 44h). , Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, SE, Brasil.
2008 - 2008
Progestão- Programa de Capacitação a Distância par. (Carga horária: 300h). , Secretaria Estadual de Educação, SE, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade. (Carga horária: 80h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2006 - 2006
Gestão Escolar e Tecnologias. (Carga horária: 80h). , Secretaria Estadual de Educação, SE, Brasil.
2006 - 2006
Ensino Médio em Rede: o currículo em áreas. (Carga horária: 160h). , Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, SE, Brasil.
2005 - 2005
Ensino Médio em Rede - Fase I. (Carga horária: 75h). , Secretaria Estadual de Educação, SE, Brasil.
2004 - 2005
Extensão universitária em Curso de Formação Continuada. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul, SE-MS, Brasil.
2001 - 2002
Extensão universitária em Curso Básico de Educação Ambiental à Distância. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Caminhos do Pantanal. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2001 - 2001
2ª Semana de Biologia. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2000 - 2001
Técnicas de Coleta, Preparo,..., de insetos. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Núcleo de Dramaturgia. (Carga horária: 108h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em I Semana do Curso de Ciências - Hab. Matemática. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
2000 - 2000
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Nova Andradina, PMNA, Brasil.
2000 - 2000
Meio Ambiente. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Nova Andradina, PMNA, Brasil.
1999 - 2000
Extensão universitária em Curso de Capacitação progressiva para professores. (Carga horária: 159h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
1999 - 2000
Extensão universitária em Curso Matemática Básica. (Carga horária: 68h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
1998 - 1999
Extensão universitária em Curso de Capacitação para Professores área de Quím. (Carga horária: 216h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências e Biologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cinema e Ensino de Ciências.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Linguagem, arte e Ensino de Ciências.
Organização de eventos
SILVA, A. A. ; Andrade, Elenise C. P. . Arte/s, ciencias, poesía, territorialidades y (des) montaje de otros mundos posibles que están siendo. 2023. (Outro).
SILVA, A. A. ; FREIXO, A. A. . CICLO DE CONVERSAS ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO CARTA-IMAGEM: PRÁTICAS EDUCATIVAS MOVIMENTADAS PELA ARTE. 2020. (Congresso).
SILVA, A. A. . Ciclo de Conversas entre Arte e Educação Carta-Imagem: práticas educativas movimentadas pela arte.. 2020. (Congresso).
SILVA, A. A. . V SETRANS ? Seminário Transdisciplinar da UEFS. 2011. (Outro).
SILVA, A. A. . Orientações sobre o Currículo de Ciências/Biologia. 2010. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Internacional CIVARTES. ECOLOGIAS TRANSVERSAIS: A ARTE CONTEMPORÂNEA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS.. 2025. (Congresso).
IX Seminário Conexões: Deleuze e Linhas e Cosmos e Educação e....PRÁTICAS ARTÍSTICAS/EDUCATIVAS E SEUS TERRITÓRIOS EXISTENCIAIS. 2024. (Seminário).
I Seminário Fotografia e Imagens no ensino e na pesquisa. 2023. (Seminário).
Oficina de fotografia curso de Pedagogia..Poéticas fotográficas.. 2023. (Oficina).
SEMANA DA BIOLOGIA UESB/CAMPUS DE JEQUIÉ.DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS ENTRE CIÊNCIA E ARTE. 2023. (Seminário).
Arte, cidade e Urbanidade.Ecologia das práticas e Micro-plástico na natureza.. 2022. (Encontro).
XXVI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEFS SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.CARTOGRAFIAS DA NATUREZA: LUGAR-URBANIDADE, CIDADES-PERIFÉRICAS E SEUS ESPAÇOS DE TRANSIÇÃO. 2022. (Seminário).
XXVI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UEFS SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.CARTOGRAFIA DAS PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS SOBRE A VIDA E SUA (BIO)DIVERSIDADE. 2022. (Seminário).
37ª Reunião Nacional da ANPED. 2015. (Encontro).
VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL - EPEA.VOZES DAS MINHAS VOZES: CAUSOS CONTADOS E ENCANTADOS POR MORADORES DO POVOADO DE ALECRIM MIÚDO (BA) EM UM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2015. (Encontro).
VI Seminário Conexões: Deleuze e Máquinas e Devires e....ENTRE FISSURAS E ESCRITAS: ADRIANA VAREJÃO E O DEVIR MOSCA.. 2015. (Seminário).
19 Congresso de Leitura do Brasil. 2014. (Congresso).
Encontro Nacional de Ensino de Ciências e Biologia -V ENEBIO.?CICATRIZES? DA NATUREZA E AS RELAÇÕES ENTRE ARTE E CIÊNCIA.. 2014. (Encontro).
3º CNEU - Congresso Nordestino de Extensão Universitária: Cultura, Diversidade e Identidade: O Papel da Extensão. Congresso Nordestino de Extensão Universitária: Cultura, Diversidade e Identidade: O Papel da Extensão. 2012. (Congresso).
VIII Feira do Semiárido. 2012. (Encontro).
20º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Diálogos expositivos ao chão. (Dês) encontros entre a poesia e a ciências: possibilidades pedagógicas em Educação Ambiental.. 2011. (Encontro).
20º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Máquinas de fazer amanhecer: possibilidades de construir um currículo expositivo ao chão.. 2011. (Encontro).
20º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Máquinas de fazer amanhecer: possibilidades de construir um currículo expositivo ao chão.. 2011. (Encontro).
II SEMINÁRIO NACIONAL EDUCAÇÃO E PLURALIDADE SÓCIO-CULTURAL.PARADOXOS DA SOCIEDADE DA TECNOLOGIA: DO HOMEM MÁQUINA AO CYBER HUMAN. 2011. (Seminário).
SETRANS ? Seminário transdisciplinar da UEFS.A EDUCAÇÃO E OS NOVOS PARADIGMAS: UM DIÁLOGO PARA UMA ?NOVA ALIANÇA?.. 2011. (Seminário).
SETRANS ? Seminário transdisciplinar da UEFS.As ambigüidades da tecnociência, da biotecnologia no mundo atual. 2011. (Seminário).
Encontro de Pesquisadores e Iniciação Científica.Entre a tecnologia e a Poesia. Diálogos com o Homem-máquina e Bernardo através da Educação Ambiental. 2010. (Encontro).
II Seminário Conexões: Deleuze e Vida e fabulação e .... 2010. (Seminário).
POETHOS.Poesia e a Ciência em Diálogo. 2008. (Simpósio).
Simpósio Internacional de Ciências.Diálogos com o Homem-máquina e Bernardo: entre a tcnologia e a poesia. Através da educação ambiental. 2008. (Simpósio).
EEPIC.Levantamento dos problemas ambientais e atividades lúdicas envolvendo alunos do ensino fundamental e médio. 2007. (Encontro).
IV EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental.Grupo de discussões e pesquisa. 2007. (Encontro).
Projeto Coisas Para Minha Terra do Programa EducaRede. 2006. (Outra).
Curso de EA Conservação dos Recursos Naturais da Bacia do resersatório de Itupararanga. 2005. (Oficina).
Congresso Universitário DCE/UEMS. 2004. (Congresso).
55ª Reunião Anual da SBPC. 2003. (Outra).
10ª Reunião Anual da SBPC Jovem. 2002. (Outra).
13º Encontro d Biólogos do CRBio..Levantamento Preliminar Sobre a Melitofília nas flores Pyrostegia venustra nas áreas urbanas e rural do Município de Nova Andradina- MS. 2002. (Encontro).
Congresso Universitátio DCE/UEMS. 2002. (Congresso).
Curso de extensão de Educação Ambiental à distância.Curso de extensãode Educação Ambiental à distância. 2002. (Outra).
I ENCONTRO CIENTÍFICO DA UEMS.Encontro Científico. 2002. (Encontro).
XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. FAUNA VISITANTE DE EUPHORBIA PULCHERRIMA NA ÁREA URBANA DO MUNÍCIPIO DE IVINHEMA-MS. 2002. (Congresso).
12º Encontro de Biólogos do CRBio-1. 2001. (Encontro).
2ª Semana de Biologia. 2001. (Outra).
53ª Reunião anual da SBPC. 2001. (Encontro).
III Seminário de Educação Ambiental para as cidades pantaneiras.Sensibilização da população sobre o destino do lixo na área de encontro dos bairros Vila Operária e São Vicente (Nova Andradina-MS). 2001. (Seminário).
V Congresso de Ecologia do Brasil. SENSIBILIZAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE O DESTINO DE LIXO NA ÁREA DE ENTORNO DOS BAIRROS VILA OPERÁRIA E SÃO VICENTE, NOVA ANDRADINA ? MS. 2001. (Congresso).
Participação em bancas
SILVA, A. A.. O TRANSVER PELA LINGUAGEM POÉTICA: (INTER) LOCUÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A PARTIR DOS PERCEPTOS E AFETOS QUE ATRAVESSAM AS FINESTRAS DA LITERATURA DE MANOEL DE BARROS. 2023. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGE UEFS) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.. EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E LETRAMENTO IMAGÉTICO: DOCENTES E OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA RURAL EM COMUNIDADE QUILOMBOLA FEIRENSE. 2023. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGE UEFS) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.. OLHARES CARTOGRÁFICOS SOBRE OS SABERES QUE EMERGEM DAS NARRATIVAS DOS DESENHOS DE ESTUDANTES AUTISTAS EM CONTEXTOS ESCOLARES. 2023. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGE UEFS) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.. TRANS-ÁRIDAS: CARTOGRAFANDO RELATOS/DIÁRIOS PERFORMÁTICOS DE MULHERES TRAVESTIS E TRANSEXUAIS DO SEMIÁRIDO BAIANO.. 2023. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGE UEFS) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.. PROBLEMATIZAÇÃO DE QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SEABRA-BAHIA: LIMITES E POSSIBILIDADES. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.; ALMEIDA, C. L. O.; Andrade, Elenise C. P.. (Des) enquadrando as histórias em quadrinhos: potências para o ensino de Filosofia. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.; FREIXO, A. A.. "Imagem, memória e natureza na prática docente de professores de Ciência e Biologia. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.. Por uma educação ambiental da vida cotidiana: a dimensão política e axiológica do pensamento reigotiano. 2025. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
SILVA, A. A.. TRANS-ÁRIDAS: CARTOGRAFIAS, DIÁRIOS E RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS DE MULHERES TRAVESTIS DO SEMIÁRIDO BAIANO. 2022.
SILVA, A. A.. LETRAMENTO IMAGÉTICO DE DOCENTES SOBRE MEIO AMBIENTE EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 1º AO 5º ANO USADOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA RURAL FEIRENSE.. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.. As Nuances poéticas da biodiversidade em uma perspectiva transdisciplinar.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SANTOS, E. C.;SILVA, A. A.. MUSEU CASA DO SERTÃO: UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
CARNEIRO, D. F.;SILVA, A. A.. A IMPORTÂNCIA DAS IMAGENS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.. Vozes das minhas vozes: "causos" contados e encantados por moradores do Povoado de Alecrim Miúdo em um dialogo com a educação ambiental critica". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.. CULTURA, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO: uma abordagem das exposições do Museu Casa do Sertão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.. ANÁLISE HISTÓRICA DO TEMA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM OLHAR NAS PRODUÇÕES APRESENTADAS NOS ENCONTROS NACIONAIS DE ENSINO DE BIOLOGIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.. LEVANTAMENTO E ANÁLISE DAS MONOGRAFIAS DOS LICENCIADOS EM BIOLOGIA DA UEFS: UMA LISTA DE TEMAS E DISCUSSÕES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.. Saberes e sabores do sertão: memórias e representações dos sertanejos de Barreiros - Riachão do Jacuípe (BA). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.; FREIXO, A. A.. Perceber ou não perceber, eis a questão: o papel das imagens de natureza na construção do conhecimento em Biologia. 2013.
SILVA, A. A.. Eficácia do jogo dos Clipstacídeos em uma sequência didática para o ensino de evolução. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.. GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE EXPERIÊNCIAS CURRICULARES EM UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO SEMIÁRIDO BAIANO.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.. LEVANTAMENTO E ANÁLISE DAS MONOGRAFIAS DOS LICENCIADOS EM BIOLOGIA DA UEFS: UMA LISTA DE TEMAS E DISCUSSÕES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.. VAMOS BRINCAR DE FALAR SÉRIO? Contribuições do ensino de Ciências na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.. ANÁLISE DAS IMAGENS PRESENTES NO CONTEÚDO DE CITOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.. Professor de Metodologia, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências. 2022. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SILVA, A. A.. Banca examinadora da Seleção Pública para Professor Substituto da Matéria Metodologia e Prática do Ensino de Biologia. 2012. Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.. Banca examinadora da Seleção Pública para Professor Substituto da Matéria Metodologia e Prática do Ensino de Biologia. 2011. Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.. Concurso Público Docente, para Professor Assistente da Universidade Estadual da Bahia -UNEB. Edital 037/2011. 2011. Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, A. A.; BARBOSA, Geilsa, C. Santos; COSTA NETO, E. M.. Banca de Seleção para Bolsista Preceptor do Subprojeto de Biologia do Programa Institucional de Residência Pedagógica da UEFS. 2020. Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, A. A.; BARBOSA, Elizabete, B; BARBOSA, Geilsa, C. Santos. Seleção de Monitores do Projeto Formação inicial para a Prática Pedagógica em Ciências e Biologia sensível à diversidade cultural. 2019. Universidade Estadual de Feira de Santana.
Orientou
Educação Menor Dialogos com Manoel de Barros e Silvio Gallo; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGE UEFS) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);
; A POESIA COMO FERRAMENTA DIALÓGICA COM AS CIÊNCIA S PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA: A INTERDISCIPLINARIDADE DA FAUNA E LITERATURA COM QUESTÕES SOCIOCIENTIFICAS; ; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);
A ilustração científica como uma ferramenta voltada para o ensino de ciências e biologia; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);
Vozes das minhas vozes: ?Causos? contados e encantados por moradores do Povoado de Alecrim Miúdo em um diálogo com a educação ambiental crítica; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);
SABERES E SABORES DO SERTÃO: MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES DOS SERTANEJOS DE BARREIROS (BA) SOBRE A CAATINGA E AS CONTRIBUIÇÕES COM O ENSINO DE CIÊNCIAS; ; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);
DESMISTIFICANDO SABERES SOBRE OS MORCEGOS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);
Cartografias da natureza: Lugar-Urbanidade, Cidades-Perfifericas e seus espaços de transição; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; (Orientador);
IMAGENS E SONS DA MÁQUINA CINEMA COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
ARTE, CIÊNCIA E LUGAR EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO SOBRE FEIRA DE SANTANA/BA; ; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
TRANS-ÁRIDAS: CARTOGRAFANDO RELATOS/DIÁRIOS PERFORMÁTICOS DE MULHERES TRAVESTIS E TRANSEXUAIS DO SEMIÁRIDO BAIANO; ; 2023; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PPGE UEFS) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Antonio Almeida da Silva;
NARRATIVAS CARTOGRÁFICAS DE UMA PROFESSORA-BIÓLOGA-ARTISTA-TRANS POR VIR: ARTE DOS SERES; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Antonio Almeida da Silva;
REPRESENTAÇÃO ANIMAL NOS FILMES DO HERÓI HOMEM-ARANHA: UM (RE)PENSAR SOBRE ANIMAIS SOCIALMENTE ESTIGMATIZADOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Antonio Almeida da Silva;
Paródias como uma prática educativa para o ensino e aprendizagem de ciências; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Antonio Almeida da Silva;
"Vozes das minhas vozes: "causos" contados e encantados por moradores do Povoado de Alecrim Miúdo em um dialogo com a educação ambiental critica"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Antonio Almeida da Silva;
Saberes e sabores do sertão: memórias e representações dos sertanejos de Barreiros ? Riachão do Jacuípe (BA); ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Antonio Almeida da Silva;
LEVANTAMENTO E ANÁLISE DAS MONOGRAFIAS DOS LICENCIADOS EM BIOLOGIA DA UEFS: UMA LISTA DE TEMAS E DISCUSSÕES; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Antonio Almeida da Silva;
VAMOS BRINCAR DE FALAR SÉRIO? Contribuições do ensino de Ciências na Educação Infantil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Antonio Almeida da Silva;
ANÁLISE DAS IMAGENS PRESENTES NO CONTEÚDO DE CITOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Antonio Almeida da Silva;
Arte e Ciência: o resgate dos princípios da Semana de Arte Moderna para a abordagem da Etnozoologia e Educação Ambiental na Educação Básica; ; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Comitê Interno de Bolsa Extensão; Orientador: Antonio Almeida da Silva;
Cartografias contemporâneas do micro ao micro em um mundo todo vivo; ; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, PROBIC/UEFS; Orientador: Antonio Almeida da Silva;
Arquivo cartográfico imaginário da natureza: cartografia das práticas contemporâneas sobre a vida e sua (bio)diversidade; ; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, PROBIC/UEFS; Orientador: Antonio Almeida da Silva;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, A. N. P. ; PAULO, G. M. C. T. ; SILVA, A. A. . Movimentos que desenham as políticas públicas de inclusão das Pessoas com Deficiência: um caminho a ser construído. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. V.22, p. s, 2025.
-
JOVE, G. ; SILVA, A. A. ; SILVA, M. S. . A pele como pa(i)sagem. Linha Mestra , v. v.19, p. 76, 2025.
-
SILVA, A. A. ; JOVE, G. ; ROMERO, L. M. . As menores existências e as poéticas híbridas no devir-passarinho.. REVISTA APOTHEKE , v. 9, p. 14-31, 2023.
-
SILVA, A. A. ; SOUZA, J. S. . POÉTICA DO INFRAORDINÁRIO: EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIAS. Anais Encontro Arte, Cidade e Urbanidades. ISBN 978-65-00-74705-8 , v. 4, p. 240-287, 2023.
-
SILVA, A. A. . CARTOGRAFIAS DA CARNE E OSSO E OUTRAS NATUREZAS. DEVIR CARNE, DEVIR GENTE. ALEGRAR (CAMPINAS) , v. único, p. 28-43, 2020.
-
SILVA, A. A. . NATUREZA, ORGANISMOS E MÁQUINAS PARA O AMANHÃ ENCONTROS INESPERADOS ENTRE ARTE, CIÊNCIA E FILOSOFIA. Linha Mestra , v. único, p. 192-203, 2020.
-
SILVA, A. A. ; AMORIM, A. C. R. . Poética do arquivar: didáticas dos despropósitos entre a arte e a natureza. TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO) , v. 21, p. 324-339, 2020.
-
SILVA, A. A. ; JOVE, G. . Poéticas do infraordinário: encontros interfronteiriços entre arte, ciência e educação.. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS , v. 1, p. 23-48, 2019.
-
SILVA, A. A. ; JOVE, G. . CONEXÕES ENTRE ARTE, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: EXPERIMENTANDO O CONCEITO DE MUSEU IMAGINÁRIO. PALÍNDROMO (ONLINE) , v. 11, p. 13-32, 2019.
-
SILVA, A. A. . Manguezais de carnes e moscas para Adriana Varejão. CLIMACOM CULTURA CIENTÍFICA - PESQUISA, JORNALISMO E ARTE , v. 05, p. 53-61, 2018.
-
SILVA, A. A. ; AMORIM, A.CR. ; TROIA, G.T . Práticas alternativas na ciência, (des)objetos, vidas inúteis e devires animais na arte. Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra (2017) , v. extra, p. 5035-5040, 2017.
-
SILVA, A. A. ; AMORIM, A. C. R. ; TROIA, G.T . Ecologias parasitas na arte : encontros (im)possíveis entre deleuze e michel serres. Enseñanza de las ciencias , v. Extra, p. 5637-5643, 2017.
-
SILVA, A. A. ; FERREIRA, D. J. . VOZES DAS MINHAS VOZES: CAUSOS CONTADOS E ENCANTADOS POR MORADORES DO POVOADO DE ALECRIM MIÚDO (BA) EM UM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Diário Oficial da União. Seção 1 (Online) , v. único, p. 01, 2015.
-
SILVA, A. A. ; JESUS, Waldirene . ENTRE FISSURAS E ESCRITAS: ADRIANA VAREJÃO E O DEVIR MOSCA. Alegrar (Campinas) , v. 16, p. 01, 2015.
-
SILVA, A. A. . ?CICATRIZES? DA NATUREZA E AS RELAÇÕES ENTRE ARTE E CIÊNCIA.. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 1, p. 813-825, 2014.
-
SILVA, A. A. . EXPERIMENTAR O COTIDIANO PELAS ESCRITAS, SENSAÇÕES E FOTOGRAFIAS NO ENSINO DE BIOLOGIA.. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 1, p. 800-812, 2014.
-
SILVA, A. A. ; REIGOTA, M. A. S. . ENCONTROS ENTRE A TECNOLOGIA E A POESIA: ATRAVÉS DE BERNARDO E O HOMEM MÁQUINA. Interletras (Dourados) , v. V.02, p. N.14, 2012.
-
SILVA, A. A. . ENTRE MÁQUINAS, ESCRITAS, IMAGENS, ENCONTROS E ACHADOS. Interletras (Dourados) , v. v.02, p. 14, 2012.
-
SILVA, A. A. . CONVERSAS NUMA RODA DE TERERÉ. (DES)ENCONTROS ENTRE MANOEL DE BARROS E NEWTON AQUILES VON ZUBEN. Revista de Estudos Universitárias (Sorocaba) , v. Vol. 3, p. 271-277, 2011.
-
SILVA, A. A. . Educação Ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. Revista de Estudos Universitários , v. v.36, p. 241-244, 2010.
-
SILVA, A. A. . Educação Ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. Revista de Estudos Universitários , v. v.36, p. 247-250, 2010.
-
SILVA, A. A. ; REIGOTA, M. A. S. . Ciência e Poesia em Diálogo: uma contribuição à Educação Ambiental. Quaestio: Revista de Estudos de Educação , v. Vol.12, p. 139-154, 2010.
-
SILVA, A. A. ; REIGOTA, M. A. S. . A TERCEIRA MARGEM: EM BUSCA DO ECODESENVOLVIMENTO. Revista de Estudos Universitárias (Sorocaba) , v. v.36, p. 291-296, 2010.
-
SILVA, A. A. . DEVIR-COM AS CIÊNCIAS experimentação na Educação. 1. ed. Ituiutaba, MG.: Editora Barlavento, 2025. v. 01. 359p .
-
SILVA, A. A. ; BUPFISLA, G. C. S. ; VARGAS-CIUVIIO, M. ; NETO., E. M. C. . A Etnobiologia na Educação Ibero ? Americana Compreensão holística e pluricultural da Biologia. 1. ed. Feira de Santana: Feira de Santana-UEFS, 2014. v. Único. 512p .
-
SILVA, A. A. . Ecologias Inventivas: conversas sobre educação. 1ª. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2012. v. 01. 371p .
-
SILVA, A. A. ; JOVE, G. . Modos de ver a floresta? olha prá você!. In: Alessandra Ribeiro, Emanuely Miranda, Fernanda Pestana, Lilian Maus, Sigifredo Marin, Susana Dias, Tiago Salles. (Org.). Morada Floresta. 1ed.Campinas: UNICAMP/BCCL, 2024, v. 01, p. 175-184.
-
SILVA, A. A. . Por uma perspectiva ecológica dos ventos: narrativas afetivas na perspectiva ecologista. In: Thiago Henrique Barnabé Corrêa; Leonardo Mendes Bezerra. (Org.). Perspectiva Ecologista de Educação: o legado reigotiano nos cotidianos aprendentes. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. 1, p. 13-32.
-
SILVA, A. A. . E...ventos nas narrativas pedagógicas: Desvios, acontecimentos escritas, ventos no processo de ser professor.. In: SILVA. Fabrício Oliveira. (Org.). O que narram professores/as do DEDU/UEFS? Experiências Pedagógicas da Docência Universitária na relação Universidade e Educação Básica. 1ed.Feira de Santana: Pedro & João Editores, 2022, v. 4, p. 323-344.
-
SILVA, A. A. ; OLIVEIRA, A. T. S. . Sertão com chuva, ser-tão sem chuva: representações e memórias de sertanejos de Barreiros (Bahia) sobre o sertão e a seca.. A Etnobiologia na Educação Ibero-americana.. 1ed.Feira de Santana/BA: UEFS Editora, 2014, v. único, p. 21-41.
-
SILVA, A. A. ; FARIA, M. O. . Infâncias na cidade: imagens & experiências. Revista Clima Com, Revista Clima Com Labjor, 24 set. 2020.
-
SILVA, A. A. ; JOVE, G. . PRÁTICAS ARTÍSTICAS/EDUCATIVAS E SEUS TERRITÓRIOS EXISTENCIAIS.. In: IX Conexôes, 2024, Campinas. Conexões, 2024.
-
SILVA, A. A. . POESIA E A CIÊNCIA EM DIÁLOGO. In: SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE POLÍTICA, ÉTICA E EDUCAÇÃO - POIETHOS, 2008, CAMPINAS - SP. POESIA E A CIENCIA EM DIÁLOGO. CAMPINAS: FE/UNICAMP, 2008. v. ÚNICO. p. 39-39.
-
SILVA, A. A. . Artes, Geografias, Filosofias para a criação e habitação de outros mundos. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, A. A. ; JOVE, G. . POÉTICAS E PEDAGOGIAS INSURGENTES PARA UM DEVIR PROFESSOR. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. A. . DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS ENTRE CIÊNCIA E ARTE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. A. . Carta-Imagem: Práticas Educativas entre a Biologia e a Geografia movimentadas pela Arte. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, A. A. . Poéticas criativas no ensino de Biologia movimentadas pela Arte. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, A. A. . Poesia e a Ciência em Diálogo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, A. A. . Diálogos com o homem-máquina e Bernardo: entre a tecnologia e a poesia. Através da Educação Ambienta. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, A. A. . Poesia e Ciência em Diálogo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, A. A. . Diálogo entre a poesia e a Ciência: Contribuições de Newton A. von Zuben e Manoel de Barros à Educação Ambiental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, A. A. . Percepção ambiental dos alunos do ensino fundamental em relação a degradação dos ambientes antrópicos e naturais e aplicação de atividades lúdicas na tentativa de promover a conscientização ambiental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, A. A. . LEVANTAMENTO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS E ATIVIDADES LÚDICAS ENVOLVENDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, A. A. . VALORES AMBIENTAIS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, A. A. . SENSIBILIZAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE O DESTINO DO LIXO NA ÁREA DE ENTORNO DOS BAIRROS VILA OPERÁRIA E SÃO VICENTE (NOVA ANDRADINA. MS). 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. A. . Fauna visitante de Euphorbia pulcherrima ( Euphobiacea) na área urbana do município de Ivinhema ? MS. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. A. . Fauna visitante de Euphorbia pulcherrima ( Euphobiacea) na área urbana do município de Ivinhema ? MS. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. A. . SENSIBILIZAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE O DESTINO DE LIXO NA ÁREA DE ENTORNO DOS BAIRROS VILA OPERÁRIA E SÃO VICENTE, NOVA ANDRADINA ? MS. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, A. A. . SENSIBLIZAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE O DESTINO DO LIXO NA ÁREA DE ENTORNO DOS BAIRROS VILA OPERÁRIA E SÃO VICENTE (NOVA ANDRADINA. MS). 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, A. A. . SENSIBLIZAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE O DESTINO DO LIXO NA ÁREA DE ENTORNO DOS BAIRROS VILA OPERÁRIA E SÃO VICENTE (NOVA ANDRADINA. MS). 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, A. A. . SENSIBILIZAÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE O DESTINO DE LIXO NA ÁREA DE ENTORNO DOS BAIRROS VILA OPERÁRIA E SÃO VICENTE, NOVA ANDRADINA ? MS. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, A. A. ; REIGOTA, M. A. S. . Ciência e Poesia em diálogo: uma contribuição à educação ambiental 2009 (Dissertação).
-
SILVA, A. A. ; JOVE, G. . ECOLOGIAS TRANSVERSAIS: A ARTE CONTEMPORÂNEA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS.. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
SILVA, A. A. . INVESTIGAÇÕES CONTEMPORÂNEAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM AMBIENTES VIRTUAIS. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SILVA, A. A. . O ensino e a aprendizagem das Ciências da Natureza 1 - Ciências e Biologia. 2010. .
-
SILVA, A. A. . Orientações técnicas aos Professores Coordenadores e Professores da Diretoria de Ensino de Votorantim. 2010. .
Outras produções
SILVA, A. A. . LABORATÓRIOS (COR)POSIÇÕES DA NATUREZA.. 2025. Instalação.
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Carta-Imagem: uma cartografia de experiências imagéticas., Descrição: Colaborando com o projeto de pesquisa recentemente aprovado pelo CONSEPE (103/2019): ?Carta-Imagem: uma cartografia de experiências imagéticas?.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (80) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (20) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Antonio Almeida da Silva - Coordenador / Alessandra A. Freixo - Integrante / Francisco de Assis dos Santos - Integrante / Marcelo Oliveira de Faria - Integrante.
-
2019 - Atual
CARTA-IMAGEM: UMA CARTOGRAFIA DE EXPERIÊNCIAS IMAGÉTICAS, Descrição: Esta proposta de pesquisa é resultado de um processo de amadurecimento do grupo Carta-Imagem, vem se empenhando em enriquecer e consolidar, no âmbito institucional, o debate sobre o papel que a imagem vem assumindo no contexto da contemporaneidade, tanto na pesquisa acadêmica como nas pesquisas educacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Antonio Almeida da Silva - Integrante / Alessandra A. Freixo - Coordenador / Marcelo Oliveira de Faria - Integrante.
-
2013 - 2015
IMAGENS E SONS DA MÁQUINA CINEMA COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, Descrição: A presente pesquisa procura por meio da análise qualitativa do conteúdo das produções cinematográficas entender o potencial de uso do conteúdo fílmico para o ensino de Ciências e Biologia, como também essa abordagem poderá contribuir para um ensino de Ciências mais inovador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Antonio Almeida da Silva - Coordenador.
-
2013 - 2015
LUGAR, FORMAÇÃO DOCENTE E ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO SOBRE FEIRA DE SANTANA/BA, Descrição: A partir de uma pesquisa-ação pretendemos envolver professores/pesquisadores de diversas áreas, professores da Escola Básica e licenciandos/UEFS, objetivando: fazer um levantamento de trabalhos acadêmicos sobre o lugar de Feira de Santana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Antonio Almeida da Silva - Integrante / CÉLIA REGINA B. DOS SANTOS - Coordenador / LIVIA DIAS DE AZEVEDO - Integrante.
-
2012 - Atual
IMAGENS E SONS DA MÁQUINA CINEMA COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, Descrição: A presente pesquisa procura por meio da análise qualitativa do conteúdo das produções cinematográficas entender o potencial de uso do conteúdo fílmico para o ensino de Ciências e Biologia, como também essa abordagem poderá contribuir para um ensino de Ciências mais inovador, contextualizado, reflexivo e transdisciplinar. Os filmes escolhidos para compor essa pesquisa, abordam em seus enredos, temáticas que se relacionam diretamente com alguns importantes temas, conteúdos presentes no ensino de Ciências e Biologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Almeida da Silva - Coordenador.
-
2012 - Atual
"LUGAR, FORMAÇÃO DOCENTE E ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO SOBRE FEIRA DE SANTA A-BA"., Descrição: A partir de uma pesquisa-ação de caráter qualitativo, pretendemos envolver professores/pesquisadores de diversas áreas, professores da Escola Básica e licenciandos/UEFS, objetivando: fazer um levantamento de trabalhos acadêmicos sobre o lugar de Feira de Santana e de atividades didático-pedagógicas sobre o tema, desenvolvidas por professores em exercício; análise dessa localidade a partir da categoria ?lugar?, tendo como recorte espacial o município de Feira de Santana, Ba; realizar trabalhos de campo para coleta de outras informações e reconhecimento do local de estudo; sistematização dos dados empíricos e teóricos; produção de textos e de outros materiais com enfoque didático-pedagógico; desenvolver oficinas para ampliação dos saberes dos docentes sobre o lugar; apresentar o material produzido aos professores e acompanhamento do seu uso nas escolas; avaliar coletivamente a qualidade/significado do material; elaborar a versão final dos materiais; analisar as contribuições dos estudos para a aprendizagem e prática docentes dos sujeitos envolvidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Almeida da Silva - Coordenador / CÉLIA REGINA B. DOS SANTOS - Integrante / LIVIA DIAS DE AZEVEDO - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Feira de Santana. , Avenida Transnordestina S/N, Novo Horizonte, 44036900 - Feira de Santana, BA - Brasil, Telefone: (019) 982042438
Experiência profissional
2012 - Atual
Universidade Estadual da Bahia/Plataforma FreireVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor do PARFOR, Carga horária: 20
2011 - 2011
Universidade Estadual da Bahia/Plataforma FreireVínculo: Professor bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
1999 - 2000
Universidade Estadual de Mato Grosso do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
2011 - Atual
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2022
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação do PPG UEFS, Carga horária: 2
2018 - 2022
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Representante no Comite de Pesquisa COPESQ., Carga horária: 2
Atividades
-
06/2012
Pesquisa e desenvolvimento, CONSEPE.Linhas de pesquisa
2004 - 2011
Secretária de Educação do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências e Biologia, Carga horária: 40
2008 - 2010
Secretária de Educação do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador de Biologia
Outras informações:
Trabalho com a formação e apoio aos Professores Coordenadores, particularmente com o Professores de Biologia da Diretoria de Ensino de Votorantim.
2020 - Atual
Universidade de Lleida, UdLVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Carga horária: 10
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Antonio Almeida da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?