Rita Paradeda Muhle

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorado Sanduíche no Exterior na University of Saskatchewan (Canadá). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PUCRS. Bolsista Integral CNPq. Bióloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Bacharel e Licenciatura), Especialista em Diversidade e Conservação da Fauna pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Educadora Ambiental em Projetos Socioambientais e formação de professores no Rio Grande do Sul. Faz parte do grupo de pesquisa "Cultura, Ambiente e Educação" - UFRGS.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação

2014 - 2018

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Áreas verdes como espaços educacionais não convencionais dentro das universidades: seus potenciais para a formação na perspectiva ambiental.
Orientador: em University of Saskatchewan ( Janet McVittie)
com Isabel Cristina de Moura Carvalho/ Mónica de la Fare. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Educação

2012 - 2014

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Percepção ambiental dos usuários do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata da PUCRS.,Ano de Obtenção: 2014
Isabel Cristina de Moura Carvalho.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Biodiversidade e Conservação da Fauna.

2011 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Atividades de Educação Ambiental nas Unidades de Conservação Estaduais do Rio Grande do Sul
Orientador: Milton Mendonça

Graduação em Ciências Biológicas

2009 - 2011

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduação em Ciências Biológicas

2004 - 2008

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA PARA AUMENTO DO FLUXO GÊNICO E DIMINUIÇÃO DA DERIVA GENÉTICA EM ONÇA-PINTADA (Panthera onca, LINNAEUS 1758)

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Educação ambiental outdoor e place-based education. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2013 - 2013

Escrita Acadêmica. (Carga horária: 8h). , Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS, PPGAS-UFRGS, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Introdução à Psicologia Ambiental. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2011 - 2011

Mediação de Conflitos e Cultura da Paz - Módulo 1. (Carga horária: 8h). , Fórum do Trabalho Educativo TE - Formação para Coordenadores e Educadores, FORTE, Brasil.

2011 - 2011

Mediação de Conflitos e Cultura da Paz. (Carga horária: 8h). , Fórum do Trabalho Educativo TE - Formação para Coordenadores e Educadores, FORTE, Brasil.

2011 - 2011

Planejamento e Gestão de Unidades de Conservação. (Carga horária: 8h). , UFPB - II Congresso Nacional de Educação Ambiental, UFPB, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Plantas Medicinais: identificação, usos e cultivo.. (Carga horária: 16h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Curso de Extensão Espiritualidade e Saúde Mental. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2009 - 2009

Jardim Didático na Escola: compostagem e alimentos. (Carga horária: 12h). , Instituto do Bem-Estar, IBEM, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Genética para conserv. de carnívoros Neotropicais. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2008 - 2008

Vivências e práticas em Educação Ambiental. (Carga horária: 8h). , Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre, SMAM, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em XIV GEDA - Grupo de Estudos em Direito Ambiental. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2005 - 2005

Biol. e conservação de baleias, botos e golfinhos. (Carga horária: 20h). , Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul, GEMARS, Brasil.

2004 - 2004

ALIMENTOS PRESENTES NA NATUREZA. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Museu de Ciências e Tecnologia - PUCRS ; MUHLE, R. P. . Exposição do Museu de Ciências e Tecnologia (PUCRS) - PROMUSIT. 2007. (Exposição).

Museu de Ciências e Tecnologia - PUCRS ; MUHLE, R. P. . Exposição do Museu de Ciências e Tecnologia (PUCRS) - PROMUSIT. 2007. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Encontro da Rede SEIVA - Educação Ambiental em Unidades de Conservação. 2017. (Encontro).

5ª MOSTRA MARCOS.5ª MOSTRA MARCOS. 2016. (Outra).

II Encontro do Observatório de Responsabilidade Social das Universidades Brasileiras. 2016. (Encontro).

Seminário Internacional Virada Sustentável Unisinos. 2016. (Seminário).

Seminário Nacional de Políticas Culturais e Ambientais.Quando a natureza afasta o humano.. 2016. (Seminário).

3º Seminário de Áreas Protegidas - Conservação, biodiversidade e proteção jurídica. 2015. (Seminário).

4ª MostraMarcos. Participação como avaliadora da Mostra Científica da Escola São Marcos. 2015. (Feira).

II Encontro Latinoamericano de Universidades Sustentáveis.Percepção ambiental dos usuários do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata - PUCRS. 2015. (Encontro).

II Encontro Latinomaericano de Universidades Sustentáveis.ÉTICA DO FUTURO EM HANS JONAS: INDÍCIOS DA REALIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE. 2015. (Encontro).

III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Lingua Portuguesa. Percepção Ambiental dos usuários do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata - PUCRS.. 2015. (Congresso).

XIII Congresso de Psicologia Ambiental - PSICAMB. Experiência estética e espaços naturais: um estudo no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata - Rio Grande do Sul/Brasil. 2015. (Congresso).

3ª MostraMarcos. Avaliadora da Feira de Ciências da Escola São Marcos.. 2014. (Feira).

II Congresso Sul-Rio-Grandense de Bioética: Bioética e Meio Ambiente. 2014. (Congresso).

II Seminário SobreNaturezas - Ambientalização e Práticas Escolares: Construindo pontes sustentáveis entre a universidade e a educação básica..Percepção ambiental dos usuários do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata - PUCRS.. 2014. (Seminário).

Seminário Pró-Mata-PUCRS maioridade - 18 anos de pesquisas e conservação da natureza..Percepção ambiental no CPCN Pró-Mata.. 2014. (Seminário).

X ANPED Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Reunião Científica Regional.Experiência estética no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata - PUCRS.. 2014. (Seminário).

Atualização em Bioética - A herança de Aldo Leopoldo: de uma Ética da Terra a uma Ética Planetária. 2013. (Outra).

Criação e Gestão de Áreas Protegidas. 2013. (Outra).

Hegemonia Hídrica, Memória Ambiental e Cinema - Fórum de Interdisciplinaridade da PUCRS. 2013. (Outra).

I Seminário SobreNaturezas (GEPES-UFRPE e PUCRS-UFRGS) - Ambientalização das esferas sociais e a educação ambiental: indagações sobre o fenômeno ecológico contemporâneo..Percepção ambiental das comunidades envolvidas com o Centro de Pesquisa e Conservação da Natureza Pró-Mata PUCRS.. 2013. (Seminário).

Novo Código Florestal Federal. 2013. (Outra).

Pensar Sustentável - Professor Genebaldo Freire Dias. 2013. (Outra).

Sinto, Integro e Realizo, o Eu conectado ao todo - Sustentabilidade Humana e no Cotidiano.. 2013. (Oficina).

V Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental - V EDEA.Ações de Educação Ambiental em Unidades de Conservação Estaduais do Rio Grande do Sul. 2013. (Encontro).

Identidade e Individualidade - Fórum Interdisciplinar da PUCRS. 2012. (Outra).

II Brispe - Second Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics.. 2012. (Encontro).

II Congresso Nacional de Educação Ambiental e IV Encontro Nordestino de Biogeografia. Educação Ambiental em Duas Comunidades da Zona Sul de Porto Alegre - RS. 2011. (Congresso).

XIII Encontro Paranaense de Educação Ambiental.Metodologias de Educação Ambiental aplicadas em escolas de comunidades vulneráveis: atividades lúdicas para sensibilização.. 2011. (Encontro).

Bioética em Debate 2 - Meio Ambiente: crises e perspectivas.. 2010. (Outra).

I Fórum Mundial de Cultura, Cidadania e Sustentabilidade.. 2010. (Outra).

II Encontro para Educadores Sociais da Restinga e Extremo Sul. 2010. (Encontro).

IX Congresso Sul Americano de Criatividade.. 2010. (Congresso).

Jornada Cultural do Educador. 2010. (Outra).

XIV Jornada Gaúcha de Arteterapia.. 2010. (Outra).

III Fórum Estadual Integrando Meio Ambiente à Vida: Qualidade de Vida e Sustentabilidade.. 2009. (Outra).

II Seminário: Diálogos sobre o fazer diferente. 2009. (Seminário).

Palestra Sobre moscas e peixes: o surgimento dos vertebrados, integrante do Ciclo de Palestras Evolução: Transversalidades.. 2009. (Outra).

Seminário Ilumine Vidas - Grupo CEEE. 2009. (Seminário).

Simpósio Internacional Governança Democrática em Cidades.. 2009. (Simpósio).

Ciclo de Seminários Pet - Biologia 2008/1: Evolução. 2008. (Seminário).

Sistemas Sustentáveis no Tratamento de Água e Esgoto.. 2008. (Outra).

XIV Seminário de Direito Ambiental: a Pesquisa Animal e a Legislação Ambiental. 2008. (Seminário).

Aula Inaugural. 2005. (Outra).

I Semana Acadêmica Interdisciplinar - Faculdade de Biociências, Farmácia e Química. 2005. (Outra).

III Semana Acadêmica da Biologia - PUCRS. 2004. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Everaldo Nunes de Farias Filho

FARIAS, C. R. O.; MAINARDES, J.;MUHLE, R. P.; CARNEIRO-LEAO, A. M. A.. A produção do currículo de sustentabilidade nos microcontextos da escola.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Danusa Guedes

GUEDES, D.; Eizirik, E. Inseminação artificial como ferramenta para aumento do fluxo gênico e diminuição da deriva genética em onça-pintada (Panthera onca Linneaus 1758).. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Cláudio Augusto Mondin

CARVALHO, I. C. M.;MONDIN, C.A.; HERMANN, N.; RICKLI, J.. Percepção ambiental das comunidades envolvidas com o Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata PUCRS. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

José Augusto Pádua

CARVALHO, I.;PADUA, José Augusto. Áreas Naturais Preservadas como Espaços Educacionais Não-Convencionais dentro das Universidades: Seus Potencial para a Formação na Perspectiva Ambiental. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Lorena Cândido Fleury

FLEURY, L. C.; FARE, M. L.; PADUA, J. A.; CARVALHO, I.. Áreas preservadas como espaços educacionais não convencionais dentro das universidades: suas relações e seus potenciais de uso para uma ética ambiental.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

BETINA BLOCHTEIN

Carvalho, I. C. M.;BLOCHTEIN, B.; Hermann, N. M. A.. Percepção ambiental dos usuários do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata/PUCRS. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Isabel Cristina de Moura Carvalho

BLOCHTEIN, B.; HERMANN,N.;CARVALHO, I. C. M.. Percepção ambiental dos usuários do Centro de pesquisas e Conservação da natureza Pró-Mata-PUCRS. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Isabel Cristina de Moura Carvalho

HERMANN,N.; RICKLI, J. F.;CARVALHO, I. C. M.. (orientadora) Percepção Ambiental das comunidades envolvidas com o Centro de Pesquisas e Conservação da natrueza Pró-Mata PUCRS. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

João Frederico Rickli

CARVALHO, I. C. M.; MONDIN, C. A.; HERMANN, N. M. A.;RICKLI, J. F.. Percepção ambiental das comunidades envolvidas com o Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata PUCRS. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mónica de la Fare

DE LA FARE, M.VILLELA PEREIRA, M.CARVALHO, I. C. M.; FLEURY, L.; BORGES, M. G.. ÁREAS VERDES COMO ESPAÇOS EDUCACIONAIS NÃO CONVENCIONAIS DENTRO DAS UNIVERSIDADES: SEUS POTENCIAIS PARA A FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA AMBIENTAL. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mónica de la Fare

CARVALHO, I. C. M.DE LA FARE, M.; FLEURY, L.; PÁDUA, J. A.. Áreas naturais preservadas como espaços educacionais não convencionais dentro das universidades: seus potencias para a formação na perspectiva ambiental. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Nadja Mara Amilibia Hermann

CARVALHO, I. C. M.;HERMANN, N. M. A.; BIOCHTEIN, B.. Percepção ambiental dos usuários do centro de pesquisas e conservação da natureza Pró-Mata - PUCRS. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Nadja Mara Amilibia Hermann

CARVALHO, I. C. M.; MONDIN, C. A.;HERMANN, N. M. A.; RICKLI, J. F.. Percepção ambiental das comunidades envolvidas com o centro de pesquisas e conservação da natureza Pró-Mata PUCRS. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Zilda Margarete Seixas de Lucena

Curadoria da coleção científica e taxonomia de peixes; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Zilda Margarete Seixas de Lucena;

Isabel Cristina de Moura Carvalho

Percepção ambiental dos usuários do centro de pesquisas e conservação da natureza Pró-Mata PUCRS; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Isabel Cristina de Moura Carvalho;

Isabel Cristina de Moura Carvalho

áreas verdes como espaços educacionais não convencionais dentro das universidades e seus potenciais para a formação na perspectiva ambiental; 2018; Tese (Doutorado em Pós-Graduaçao em Educaçao) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Isabel Cristina de Moura Carvalho;

Milton de Souza Mendonça Júnior

Inventário de Projetos de Educação Ambiental em UCs do Rio Grande do Sul; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biodiversidade e Conservação da Fauna) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milton de Souza Mendonça Junior;

Mónica de la Fare

ÁREAS VERDES COMO ESPAÇOS EDUCACIONAIS NÃO CONVENCIONAIS DENTRO DAS UNIVERSIDADES: SEUS POTENCIAIS PARA A FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA AMBIENTAL; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Mónica de la Fare;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MUHLE, R. P. ; CARVALHO, I. C. M. . Experiência estética no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata ? PUCRS.. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental , v. 33, p. 37-54, 2016.

  • CARVALHO, I. C. M. ; MUHLE, R. P. . Intenção e atenção nos processos de aprendizagem: por uma educação ambiental fora da caixa.. Ambiente & Educação , v. 21, p. 26-40, 2016.

  • FRIZZO, T. C. E. ; MUHLE, R. P. ; ROSA, A. A. . Práticas pedagógicas em áreas naturais: experiências e possibilidades.. AMBIENTALMENTE SUSTENTABLE , v. 2, p. 63-80, 2016.

  • MUHLE, R. P. . Percepção ambiental dos usuários do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata-PUCRS. Ambientalmente Sustentable , v. 2, p. 1291-1311, 2015.

  • MACIEL, J. L. ; WACHHOLZ, C. B. ; ALMINHANA, C. B. ; BITAR, P ; MUHLE, R. P. . Trilhas ecológicas como ferramentas para Educação Ambiental nos parques de Porto Alegre.. Revista Virtual EGP , v. 1, p. 1/2-7, 2010.

  • MACIEL, J. L. ; WACHHOLZ, C. B. ; ALMINHANA, C. B. ; BITAR, P ; MUHLE, R. P. . Metodologias de uma Educação Ambiental inclusiva. Revista Virtual EGP , v. 1, p. 1/4-11, 2010.

  • CARVALHO, I. C. M. ; MUHLE, R. P. . Educação ambiental: o problema das classificações e o cansaço de árvores. In: Marcia Maria Dosciatti de Oliveira; Michel Mendes; Claudia Maria Hansel; Suzana Damiani. (Org.). Cidadania, meio ambiente e sustentabilidade. 1ed.Caxias do Sul: Educs, 2017, v. 1, p. 169-183.

  • MUHLE, R. P. ; FRIZZO, T. C. E. . Quando a natureza afasta o humano.. In: Seminário Nacional de Políticas Culturais e Ambientais., 2016, São Leopoldo. Panorama das políticas culturais e ambientais no Brasil.. Porto Alegre: Editora CirKula, 2016. v. 2. p. 179-193.

  • MUHLE, R. P. . Reflexões sobre ambientalização das universidades e a relação com suas áreas verdes.. In: VIII Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental - EDEA, 2016, Rio Grande. Anais da VIII Encontros e Diálogos com a Educação Ambiental. Rio Grande: Editora FURG, 2016. p. 57-68.

  • MUHLE, R. P. . Percepção ambiental dos usuários do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata - PUCRS.. In: II Seminário SobreNaturezas - Ambientalização e práticas escolares : construindo pontes sustentáveis entre a universidade e a educação básica., 2015, Porto Alegre. II Seminário SobreNaturezas - Ambientalização e práticas escolares : construindo pontes sustentáveis entre a universidade e a educação básica.. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. p. 94-108.

  • MUHLE, R. P. . ÉTICA DO FUTURO EM HANS JONAS: INDÍCIOS DA REALIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE. In: II Encontro Latinoamericado de Universidades Sustentáveis, 2015, Porto Alegre. II Encontro Latino Americano de Universidades Sustentáveis. Porto Alegre, 2015. p. 1-10.

  • MUHLE, R. P. . Percepção ambiental dos usuários do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata - PUCRS. In: II Encontro Latinoamericano de Universidades Sustentáveis, 2015, Porto Alegre. II Encontro Latino Americano de Universidades Sustentáveis. Porto Alegre, 2015. p. 1-13.

  • WACHHOLZ, C. B. ; MUHLE, R. P. . Trilhas de educação ambiental na universidade: a sensibilização a partir da educação da atenção.. In: IV Workshop Interdisciplinario de Investigación e Indicadores de Sustentabilid, 2015, Concepción. Anales de Trabajos Extendidos y Resumenes [do] IV Workshop Interdisciplinario de Investigación e Indicadores de Sustentabilid. Chile/São Paulo: UDEC/USP/UP, 2015. p. 383-392.

  • MUHLE, R. P. . Ações de Educação Ambiental em Unidades de Conservação Estaduais do Rio Grande do Sul.. In: V EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental., 2014, Rio Grande. Anais do V EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental.. Rio Grande: EDIGRAF/FURG, 2014. v. 2v.. p. 278-288.

  • MUHLE, R. P. . Experiência estética no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata - PUCRS.. In: X ANPED Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Reunião Científica Regional, 2014, Florianópolis. X ANPED Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Reunião Científica Regional, 2014. p. 01-16.

  • MUHLE, R. P. . A natureza enquanto questão do outro e o potencial da experiência estética para uma nova ética ambiental.. In: I Seminário SobreNaturezas - Ambientalização das esferas sociais e a educação ambiental: indagações sobre o fenômeno ecológico contemporâneo., 2013, Recife - Pernanbuco. I Seminário SobreNaturezas - Ambientalização das esferas sociais e a educação ambiental: indagações sobre o fenômeno ecológico contemporâneo., 2013.

  • MUHLE, R. P. ; KRAEMER, M. M. . Metodologias de Educação Ambiental Aplicadas em Escolas de Comunidades Vulneráveis: Atividades Lúdicas para Sensibilização e Reconexão. In: XIII Encontro Paranaense de Educação Ambiental: Educação Ambiental e Políticas Públicas, 2011, Ponta Grossa - PR. XIII Encontro Paranaense de Educação Ambiental: Educação Ambiental e Políticas Públicas. Ponta Grossa, 2011.

  • MUHLE, R. P. ; KRAEMER, M. M. . Educação Ambiental em duas comunidades da Zona Sul de Porto Alegre ? RS.. In: II Congresso Nacional de Educação Ambiental IV Encontro Nordestino de Biogeografia, 2011, João Pessoa - PB. II Congresso Nacional de Educação Ambiental IV Encontro Nordestino de Biogeografia. João Pessoa - PB: Editora Universitária da UFPB, 2011. v. 1. p. 1292-1301.

  • MACIEL, J. L. ; WACHHOLZ, C. B. ; ALMINHANA, C. B. ; MIGON, N. B. ; BITAR, P ; BORTOLINI, R. ; MUHLE, R. P. . Metodologias de uma Educação Ambiental Inclusiva. In: XII Encontro Paranaense de Educação Ambiental: "Educação para a Cultura da Paz e Sustentabilidade Local/Planetária", 2009, Foz do Iguaçu. XII Encontro Paranaense de Educação Ambiental: "Educação para a Cultura da Paz e Sustentabilidade Local/Planetária", 2009.

  • MUHLE, R. P. ; CARVALHO, I. C. M. . Experiência estética e espaços naturais: um estudo no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata - Rio Grande do Sul/ Brasil. In: XIII Congresso de Psicología Ambiental - PSICAMB, 2015, Granada. AVANCES DE LA PSICOLOGÍA AMBIENTAL ANTE LA PROMOCIÓN DE LA SALUD, EL BIENESTAR Y LA CALIDAD DE VIDA.. Granada: Editorial Técnica Avicam, 2015. p. 212-213.

  • MUHLE, R. P. . Percepção ambiental dos usuários do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata - PUCRS. In: III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos países e Comunidades de Língua Portuguesa, 2015, Torreira - Murtosa. III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos países e Comunidades de Língua Portuguesa - Livro de Resumos. Murtosa: Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), 2015. p. 402-403.

  • MUHLE, R. P. . Experiência estética no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata - PUCRS.. In: X ANPED Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Reunião Científica Regional, 2014, Florianópolis. X ANPED Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Reunião Científica Regional, 2014.

  • MACIEL, J. L. ; WACHHOLZ, C. B. ; ALMINHANA, C. B. ; MIGON, N. B. ; BITAR, P ; BORTOLINI, R. ; MUHLE, R. P. . Trilhas Ecológicas como ferramenta para Educação Ambiental nos Parques de Porto Alegre.. In: XII Encontro Paranaense de Educação Ambiental - Educação Ambiental para Cultura da Paz e Sustentabilidade Local/Planetária, 2009, Foz do Iguaçú. XII Encontro Paranaense de Educação Ambiental - Educação Ambiental para Cultura da Paz e Sustentabilidade Local/Planetária. Foz do Iguaçú, 2009.

  • MUHLE, R. P. ; GONÇALVES, R. P. ; SILVA, G. V. ; CARDONE, L.B. ; SOARES, K. R. ; LUCHESE, S. ; COGNATO, B. ; BORTOLINI, R. ; SILVA, M. F. G. ; BOFFIL, C. M. . Trilhas Ecológicas como ferramenta para Educação Ambiental nos parques de Porto Alegre. In: IX Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2008, Porto Alegre. Anais do IX Salão de Iniciação Científica da PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

  • MACIEL, J. L. ; COGNATO, B. ; BOFFIL, C. M. ; SILVA, M. F. G. ; BORTOLINI, R. ; MUHLE, R. P. ; LUCHESE, S. ; SOARES, K. R. ; CARDONE, L.B. ; SILVA, G. V. ; GONÇALVES, R. P. ; CORTEZ, L. . Educação Ambiental como Ferramenta para a Manutenção da Arborização Urbana de Porto Alegre - RS.. In: XII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, 2008, Manaus (AM). Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. Manaus: SBAU, 2008. v. 1. p. 1-5.

  • MACIEL, J. L. ; COGNATO, B. ; BOFFIL, C. M. ; SILVA, M. F. G. ; BORTOLINI, R. ; MUHLE, R. P. ; LUCHESE, S. ; SOARES, K. R. ; CARDONE, L.B. ; SILVA, G. V. ; GONÇALVES, R. P. ; CORTEZ, L. . A Educação Ambiental como instrumento para a qualidade do Programa "Adote uma Praça" da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (RS).. In: XII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, 2008, Manaus (AM). Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. Manaus: SBAU, 2008. v. 1. p. 1-3.

  • MUHLE, R. P. . Áreas verdes como espaços educacionais não convencionais: seus potenciais de formação na perspectiva ambiental.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MUHLE, R. P. ; FRIZZO, T. C. E. . Quando a natureza afasta o humano.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MUHLE, R. P. ; CARVALHO, I. C. M. . Experiência estética e espaços naturais: um estudo no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata - Rio Grande do Sul/Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MUHLE, R. P. . Percepção ambiental dos usuários do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata - PUCRS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MUHLE, R. P. . Percepção ambiental dos usuários do Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata - PUCRS.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MUHLE, R. P. ; KRAEMER, M. M. . Metodologias de Educação Ambiental aplicadas em escolas de comunidades vulneráveis: atividades lúdicas para sensibilização.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MUHLE, R. P. ; KRAEMER, M. M. . Educação Ambiental em Duas Comunidades da Zona Sul de Porto Alegre - RS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACIEL, J. L. ; WACHHOLZ, C. B. ; ALMINHANA, C. B. ; MIGON, N. B. ; BITAR, P ; BORTOLINI, R. ; MUHLE, R. P. . Trilhas Ecológicas como ferramenta para Educação Ambiental nos parques de Porto Alegre. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACIEL, J. L. ; WACHHOLZ, C. B. ; ALMINHANA, C. B. ; MIGON, N. B. ; BITAR, P ; BORTOLINI, R. ; MUHLE, R. P. . Metodologias de uma Educação Ambiental Inclusiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACIEL, J. L. ; WACHHOLZ, C. B. ; ALMINHANA, C. B. ; MIGON, N. B. ; BITAR, P ; BORTOLINI, R. ; MUHLE, R. P. . Metodologias de uma Educação Ambiental inclusiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACIEL, J. L. ; WACHHOLZ, C. B. ; ALMINHANA, C. B. ; MIGON, N. B. ; BITAR, P ; BORTOLINI, R. ; MUHLE, R. P. . Trilhas Ecológicas como ferramenta para Educação Ambiental nos Parques de Porto Alegre.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MUHLE, R. P. ; GONÇALVES, R. P. ; SILVA, G. V. ; CARDONE, L.B. ; SOARES, K. R. ; LUCHESE, S. ; COGNATO, B. ; SILVA, M. F. G. ; BOFFIL, C. M. . Trilhas Ecológicas como ferramenta para Educação Ambiental nos Parques de Porto Alegre.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MUHLE, R. P. . Pátios Escolares: múltiplas possibilidades.. 2015. .

MUHLE, R. P. ; WACHHOLZ, C. B. . Trilhas de perceção ambiental em diferentes cenários: das paisagens naturais às problemáticas ambientais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, F. V. ; BORGES, M. G. ; COMUNELLO, L. N. ; MUHLE, R. P. ; WACHHOLZ, C. B. . II Seminário SobreNaturezas:Ambientalização e práticas escolares: construindo pontes sustentáveis entre a universidade e a educação básica.. 2014. (Editoração/Anais).

MUHLE, R. P. ; WACHHOLZ, C. B. ; FARIAS, J. P. . Oficina - Trilha de percepção e sensibilização ambiental. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MUHLE, R. P. ; CASANOVA, A. . Boletim Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação PUCRS. 2012. (Editoração/Periódico).

MACIEL, J. L. ; MUHLE, R. P. ; ALMINHANA, C. B. ; BITAR, P ; BORTOLINI, R. ; WACHHOLZ, C. B. ; SOARES, K. R. . Curso de Formação para Educadores: vivências e práticas em Educação Ambiental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACIEL, J. L. ; MUHLE, R. P. ; ALMINHANA, C. B. ; WACHHOLZ, C. B. ; SOARES, K. R. ; BITAR, P . Curso de Formação para Educadores: vivências e práticas em Educação Ambiental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACIEL, J. L. ; MUHLE, R. P. ; ALMINHANA, C. B. ; WACHHOLZ, C. B. ; BITAR, P . CEIA - Centro de Educação e Informação Ambiental de Porto Alegre. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder Institucional do Centro de Educação e Informação Ambiental de Porto Alegre.).

ALMINHANA, C. B. ; MUHLE, R. P. ; WACHHOLZ, C. B. . "A Problemática Ambiental e Ecologia Profunda". 2009. (Palestra).

MUHLE, R. P. ; ALMINHANA, C. B. ; BITAR, P ; WACHHOLZ, C. B. . "Ecologia Interna". 2009. (Palestra).

MACIEL, J. L. ; MUHLE, R. P. ; LUCHESE, S. ; CARDONE, L.B. ; BOFFIL, C. M. ; SILVA, G. V. ; COGNATO, B. ; BORTOLINI, R. ; SOARES, K. R. ; ALMINHANA, C. B. . Curso de Formação para Educadores: vivências e práticas em Educação Ambiental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACIEL, J. L. ; MUHLE, R. P. ; CARDONE, L.B. ; BOFFIL, C. M. ; BORTOLINI, R. ; ALMINHANA, C. B. ; COGNATO, B. ; LUCHESE, S. ; SILVA, G. V. ; SOARES, K. R. . Curso de Formação para Educadores Ambientais: vivências e práticas em Educação Ambiental.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACIEL, J. L. ; MUHLE, R. P. ; SOARES, K. R. ; BOFFIL, C. M. ; BORTOLINI, R. ; CARDONE, L.B. ; COGNATO, B. ; ALMINHANA, C. B. . Curso de Educação Ambiental para Infratores. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MUHLE, R. P. ; BORTOLINI, R. ; CARDONE, L.B. ; BOFFIL, C. M. ; COGNATO, B. ; SOARES, K. R. . Jogo Sensorial "Semente Se Sente". 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo pedagógico).

MUHLE, R. P. ; BITAR, P ; BORTOLINI, R. ; COGNATO, B. . Oficina de Educação Ambiental. 2008. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2018

    Epistemologias Ecológicas: a demarcação de um conceito e suas implicações para a fundamentação da pesquisa em educação ambiental, Descrição: Este projeto de pesquisa integra um programa de pesquisa em andamento há alguns anos, onde temos nos dedicado ao estudo da ambientalização de práticas educativas e religiosas na formação de um habitus ambiental que articula tanto elementos da ordem da subjetividade quanto expressões culturais, éticas e políticas da ação ambiental e da educação ambiental. No atual ciclo de pesquisa, onde se situa esta proposta, a ênfase está na discussão epistemológica e na fundamentação da pesquisa em educação ambiental. Para isso pretendemos demarcar conceito de epistemologias ecológicas e explorar suas potencialidades para uma educação pensada no contínuo humano e não humanos. O conceito de epistemologias ecológicas é aqui postulado num horizonte compreensivo que se pauta pelo reconhecimento da alteridade e da agência dos processos naturais, dos objetos e dos materiais. Autores contemporâneos de diferentes trajetórias disciplinares têm empreendido reflexões nesta direção que sugerem a emergência de um novo materialismo. É neste movimento que buscamos situar o conceito de epistemologias ecológicas. O adjetivo ecológico nos parece plausível na medida em que ele remete ao reposicionamento do humano numa rede de relações simétricas e reciprocamente determinadas. Neste sentido, as epistemologias ecológicas dão voz ao mundo, considerando a autonomia das coisas e da natureza em sua relação com o humano, sem recair nos determinismos sejam eles culturalistas ou biológicos. Este projeto pretende contextualizar as interfaces dos novos materialismos, que emergem na antropologia e na filosofia com o campo ambiental. Este nos parece uma postura produtiva para compreender nosso lugar no mundo e o lugar do mundo em nós, desde uma perspectiva ecológica, no sentido de uma ecologia do pensamento, da ação e do conhecimento... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (3) . , Integrantes: Rita Paradeda Muhle - Integrante / WACHHOLZ, C. B. - Integrante / Isabel Cristina de Moura Carvalho - Coordenador / Carmen Roselaine de Oliveira Farias - Integrante / Tiago de Mello Cargnin - Integrante / Carlos Alberto Genz - Integrante / Leonardo Nunes Santana - Integrante / Luciele Nardi Comunello - Integrante / Amanda Nascimento da Silva - Integrante / Luciana de Sant Anna Dallagnol - Integrante / Sandra Lilian Silveira Grohe - Integrante / Tais Cristine Ernst Frizzo - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Ambientalização e educação: os desafios da formação ambiental na perspectiva das novas epistemologias ecológicas., Descrição: Descrição: Este projeto investiga a ambientalização de práticas educativas e religiosas na formação de um habitus ambiental que articula tanto elementos da ordem da subjetividade (atitudes, comportamentos e valores) quanto expressões ético-políticas da ação ambiental. Temos observado que há um conjunto importante de práticas de diversas orientações religiosas que vem internalizando a questão ambiental como parte de sua mística e empreendido uma ação pedagógica junto de seus praticantes. Do mesmo modo buscamos compreender os processos de incorporação deste habitus ambiental nas práticas educativas do ensino formal e de espaços educadores não formais. A problemática conceitual gira em torno das epistemologias ecológicas e suas potencialidades para uma educação pensada no contínuo humanos e não humanos. O conceito de epistemologias ecológicas é aqui acionado para delimitar uma região do debate teórico-filosófico contemporâneo que compreende autores de diversas origens disciplinares e opções teóricas diferentes, cujo ponto em comum tem sido oferecer conceitos e pistas consistentes para romper com algumas das dualidades modernas tais como natureza e cultura, sujeito e sociedade, corpo e mente, artifício e natureza, sujeito e objeto oferecendo pistas conceituais eficazes para uma compreensão das relações com o ambiente desde outro ponto de partida. Entre os autores que nos inspiram nesta direção estão Merleau Ponty, Tim Ingold, Thomas Csordas, Hans Jonas, Bruno Latour... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rita Paradeda Muhle - Integrante / WACHHOLZ, C. B. - Integrante / Ananda Casanova - Integrante / Isabel Cristina de Moura Carvalho - Coordenador / Carlos Alberto Steil - Integrante / Carmen Roselaine de Oliveira Farias - Integrante / Jorge Amaro de Souza Borges - Integrante / Tiago de Mello Cargnin - Integrante / Marcelo Gules Borges - Integrante / Carlos Alberto Genz - Integrante / Frederico Vianna Machado - Integrante / Leonardo Nunes Santana - Integrante / Luciele Nardi Comunello - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2014

    A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO EDUCAÇÃO MORAL DO SÉCULO XXI, Descrição: Este projeto visa analisar e compreender os processos de ambientalização da sociedade brasileira na área da educação, focalizando particularmente a educação ambiental. Entendemos por ambientalização o processo de internalização da questão ambiental nas esferas sociais e na formação moral e dos indivíduos. Este processo será identificado tanto na emergência de questões e práticas ambientais como um fenômeno novo quanto na reconfiguração de práticas e lutas tradicionais que se transformam ao incorporar aspectos ambientais. Ainda, como objeto desta pesquisa, destacamos a hipótese do deslocamento de uma “cidadania política”, que foi a base para a emergência da democracia e da educação para a democracia (Dewey) na passagem do século XIX para o século XX, em direção a uma “cidadania socioambiental”, globalizada e inclusiva do ambiente como “sujeito” de direitos, como um traço histórico da passagem do século XX para o século XXI. A metodologia de pesquisa utilizará a observação participante e a etnografia de práticas educativas como recursos para compreender a instituição de um habitus ou de um idioma ecológico na sociedade. Ao mesmo tempo, procurará apontar para o caminho inverso, das transformações que vem ocorrendo na própria noção e no significado do que seja ambiental a partir da sua incorporação no âmbito das instituições educacionais. Por fim, o projeto buscara estabelecer um diálogo interdisciplinar entre educação e antropologia, contribuindo para a formação de uma antropologia da educação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rita Paradeda Muhle - Integrante / WACHHOLZ, C. B. - Integrante / Ananda Casanova - Integrante / Isabel Cristina de Moura Carvalho - Coordenador / Carlos Alberto Steil - Integrante / Carmen Roselaine de Oliveira Farias - Integrante / Jorge Amaro de Souza Borges - Integrante / Marcelo Gules Borges - Integrante / Carlos Alberto Genz - Integrante / Eriberto Nascente Silveira - Integrante / Letícia Garcia Bastos - Integrante / Pádula Rita Ferreira - Integrante / Rodrigo Ávila Colla - Integrante / Tatiana Rubim Klein - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Cátedra Anísio Teixeira Educação e Sustentabilidade: Novas perspectivas para a Educação Democrática, Descrição: O projeto “Educação e Sustentabilidade: novas perspectivas para a educação democrática”. A proposta é que esta Cátedra situada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) seja um espaço de referência na consolidação de uma cultura de sustentabilidade ambiental com impactos na formação acadêmica e na produção de conhecimento. Esta Cátedra buscará fortalecer as redes de pesquisadores e educadores preocupados em discutir tanto em nível pedagógico das práticas educativas quanto em nível politico das políticas públicas, o papel da universidade para o desenvolvimento nacional brasileiro dentro da perspectiva democrática que hoje não pode mais ser pensada sem o compromisso com a sustentabilidade ambiental. Atuará como espaço de articulação tanto dentro da universidade quanto buscará envolver redes sociais de educadores e organizações da sociedade civil. Na universidade este projeto terá como meta a articulação entre unidades acadêmicas e áreas de saber promovendo espaços de formação acadêmica interinstitucional e multidisciplinar. Voltando-se para a comunidade o projeto dimensionará suas atividades de modo a promover a participação de educadores que atuam nas escolas públicas bem como redes de educadores ambientais e movimentos sociais ampliando o impacto destes processos ao mesmo tempo na formação acadêmica e no compromisso social da universidade. Dessa forma o projeto retoma o seu pensamento social do educador Anísio Teixeira e o atualiza, articulando-o aos novos desafios da educação e da democracia contemporâneas para pensar a educação democrática e o desenvolvimento em tempos de sustentabilidade e de cidadania ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rita Paradeda Muhle - Integrante / MACIEL, J. L. - Integrante / WACHHOLZ, C. B. - Integrante / Isabel Cristina de Moura Carvalho - Coordenador / Jorge Amaro de Souza Borges - Integrante / Carlos Alberto Genz - Integrante / Pádula Rita Ferreira - Integrante / Inês Amaro da Silva - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2010

    Projeto Curtindo Adolescência Sem Grilos, Descrição: Projeto social destinado a adolescentes de 12 a 18 anos incompletos de situações de vulnerabilidade social de uma comunidade carente do extremo sul de Porto Alegre. Projeto com duração de nove meses, com três encontros semanais, onde os jovens realizam oficinas de introdução a Jardinagem e Paisagismo, temas transversais e Educação Ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rita Paradeda Muhle - Integrante / Fabrício Labre - Integrante / Estácio Louzada - Integrante / Fabiana Teodoro Neves - Coordenador., Financiador(es): Rede Parceria Social - SESI (RS) - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Projeto Curtindo Adolescência Sem Grilos, Descrição: Projeto social destinado a adolescentes de 12 a 18 anos incompletos de situações de vulnerabilidade social de uma comunidade carente do extremo sul de Porto Alegre. Projeto com duração de nove meses, com três encontros semanais, onde os jovens realizam oficinas de introdução a Jardinagem e Paisagismo, temas transversais e Educação Ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rita Paradeda Muhle - Integrante / Fabrício Labre - Integrante / Estácio Louzada - Integrante / Fabiana Teodoro Neves - Coordenador., Financiador(es): Rede Parceria Social - SESI (RS) - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Projeto Curtindo Adolescência Sem Grilos, Descrição: Projeto social destinado a adolescentes de 12 a 18 anos incompletos de situações de vulnerabilidade social de uma comunidade carente do extremo sul de Porto Alegre. Projeto com duração de nove meses, com três encontros semanais, onde os jovens realizam oficinas de introdução a Jardinagem e Paisagismo, temas transversais e Educação Ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rita Paradeda Muhle - Integrante / Fabrício Labre - Integrante / Estácio Louzada - Integrante / Fabiana Teodoro Neves - Coordenador., Financiador(es): Rede Parceria Social - SESI (RS) - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Projeto Curtindo Adolescência Sem Grilos, Descrição: Projeto social destinado a adolescentes de 12 a 18 anos incompletos de situações de vulnerabilidade social de uma comunidade carente do extremo sul de Porto Alegre. Projeto com duração de nove meses, com três encontros semanais, onde os jovens realizam oficinas de introdução a Jardinagem e Paisagismo, temas transversais e Educação Ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rita Paradeda Muhle - Integrante / Fabrício Labre - Integrante / Estácio Louzada - Integrante / Fabiana Teodoro Neves - Coordenador., Financiador(es): Rede Parceria Social - SESI (RS) - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Projeto Curtindo Adolescência Sem Grilos, Descrição: Projeto social destinado a adolescentes de 12 a 18 anos incompletos de situações de vulnerabilidade social de uma comunidade carente do extremo sul de Porto Alegre. Projeto com duração de nove meses, com três encontros semanais, onde os jovens realizam oficinas de introdução a Jardinagem e Paisagismo, temas transversais e Educação Ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rita Paradeda Muhle - Integrante / Fabrício Labre - Integrante / Estácio Louzada - Integrante / Fabiana Teodoro Neves - Coordenador., Financiador(es): Rede Parceria Social - SESI (RS) - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Projeto Curtindo Adolescência Sem Grilos, Descrição: Projeto social destinado a adolescentes de 12 a 18 anos incompletos de situações de vulnerabilidade social de uma comunidade carente do extremo sul de Porto Alegre. Projeto com duração de nove meses, com três encontros semanais, onde os jovens realizam oficinas de introdução a Jardinagem e Paisagismo, temas transversais e Educação Ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rita Paradeda Muhle - Integrante / Fabrício Labre - Integrante / Estácio Louzada - Integrante / Fabiana Teodoro Neves - Coordenador., Financiador(es): Rede Parceria Social - SESI (RS) - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Projeto Curtindo Adolescência Sem Grilos, Descrição: Projeto social destinado a adolescentes de 12 a 18 anos incompletos de situações de vulnerabilidade social de uma comunidade carente do extremo sul de Porto Alegre. Projeto com duração de nove meses, com três encontros semanais, onde os jovens realizam oficinas de introdução a Jardinagem e Paisagismo, temas transversais e Educação Ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rita Paradeda Muhle - Integrante / Fabrício Labre - Integrante / Estácio Louzada - Integrante / Fabiana Teodoro Neves - Coordenador., Financiador(es): Rede Parceria Social - SESI (RS) - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Projeto Curtindo Adolescência Sem Grilos, Descrição: Projeto social destinado a adolescentes de 12 a 18 anos incompletos de situações de vulnerabilidade social de uma comunidade carente do extremo sul de Porto Alegre. Projeto com duração de nove meses, com três encontros semanais, onde os jovens realizam oficinas de introdução a Jardinagem e Paisagismo, temas transversais e Educação Ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rita Paradeda Muhle - Integrante / Fabrício Labre - Integrante / Estácio Louzada - Integrante / Fabiana Teodoro Neves - Coordenador., Financiador(es): Rede Parceria Social - SESI (RS) - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Projeto Curtindo Adolescência Sem Grilos, Descrição: Projeto social destinado a adolescentes de 12 a 18 anos incompletos de situações de vulnerabilidade social de uma comunidade carente do extremo sul de Porto Alegre. Projeto com duração de nove meses, com três encontros semanais, onde os jovens realizam oficinas de introdução a Jardinagem e Paisagismo, temas transversais e Educação Ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rita Paradeda Muhle - Integrante / Fabrício Labre - Integrante / Estácio Louzada - Integrante / Fabiana Teodoro Neves - Coordenador., Financiador(es): Rede Parceria Social - SESI (RS) - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Projeto Curtindo Adolescência Sem Grilos, Descrição: Projeto social destinado a adolescentes de 12 a 18 anos incompletos de situações de vulnerabilidade social de uma comunidade carente do extremo sul de Porto Alegre. Projeto com duração de nove meses, com três encontros semanais, onde os jovens realizam oficinas de introdução a Jardinagem e Paisagismo, temas transversais e Educação Ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rita Paradeda Muhle - Integrante / Fabrício Labre - Integrante / Estácio Louzada - Integrante / Fabiana Teodoro Neves - Coordenador., Financiador(es): Rede Parceria Social - SESI (RS) - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Projeto Curtindo Adolescência Sem Grilos, Descrição: Projeto social destinado a adolescentes de 12 a 18 anos incompletos de situações de vulnerabilidade social de uma comunidade carente do extremo sul de Porto Alegre. Projeto com duração de nove meses, com três encontros semanais, onde os jovens realizam oficinas de introdução a Jardinagem e Paisagismo, temas transversais e Educação Ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

16º Prêmio Expressão de Ecologia - Categoria Educação Ambiental Setor Público, Editora Expressão.

2008

1º Prêmio Destaque Ambiental Municipal - Categoria Educação Ambiental, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).

2008

13º Prêmio Tião de Sá de Incentivo à Pesquisa Ecológica e à Educação Ambiental - Categoria Educação Ambiental, Prefeitura Municipal de Vitória - ES.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2018

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado e Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista Integral CNPq - Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS (2012 - 2014). Bolsista Integral CNPq - Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS (2014 - 2018).

    Atividades

    • 03/2016 - 07/2016

      Estágios , Escola de Humanidades, .,Estágio realizado, Estágio de Docência Espontâneo, no 1º semestre de 2016, na disciplina Estudos Antropológicos em Educação , sob a orientação da Profa. Dra. Isabel Carvalho..

    • 07/2015 - 12/2015

      Estágios , Escola de Humanidades, .,Estágio realizado, Estágio de Docência Espontâneo, no 2º semestre de 2015, na disciplina Epistemologia da Pesquisa em Educação , sob a orientação da Profa. Dra. Isabel Carvalho..

  • 2012 - 2012

    AESSul na Comunidade - Educar para transformar

    Vínculo: Oficineira - Colaboradora, Enquadramento Funcional: Oficineira - Colaboradora

  • 2011 - 2012

    Órion Ambiental Ltda.

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Bióloga - Educadora Ambiental, Carga horária: 12

  • 2010 - 2012

    Associação Beneficente AMURT-AMURTEL

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educadora Ambiental, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Educadora ambiental nas turmas do programa Trabalho Educativo e Serviço de Apoio Sócio Educativo.

  • 2009 - 2010

    Associação Beneficente AMURT-AMURTEL

    Vínculo: Contratado Projeto, Enquadramento Funcional: Educadora Ambiental, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Projeto Curtindo a Adolescência Sem Grilos

  • 2010 - 2010

    Colégio Estadual Cônego Paulo de Nadal - Ensino Fundamental

    Vínculo: Estágio Supervis. Ciências, Enquadramento Funcional: Estagiária Ensino Fundamental - Ciências, Carga horária: 3

  • 2010 - 2010

    Colégio Estadual Cônego Paulo de Nadal - Ensino Médio

    Vínculo: Estágio Supervis. Biologia, Enquadramento Funcional: Estagiária Ensino Médio - Biologia, Carga horária: 3

  • 2008 - 2010

    Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Participação dos projetos desenvolvidos pelo Centro de Educação e Informação Ambiental (CEIA) com escolas, comunidades e empresas. Realização de atvidades como palestras e cursos sobre Educação Ambiental, trilhas ecológicas, plantio de árvores e oficinas.

  • 2007 - 2007

    Laboratório de Ictiologia - Museu de Ciências e Tecnologia (PUCRS)

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária-estudante, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Desenvolvimento de atividades de formação e capacitação sob a orientação da Pesquisadora Zilda Margarete Seixas de Lucena, relacionadas à curadoria da coleção científica.

  • 2005 - 2008

    Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitora - Exposição MCT, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Desenvolvimento de atividades de auxílio ao visitante junto aos experimentos da área das Ciências Biológicas, provocando diálogos, questionando, solucionando dúvidas, observando o manuseio correto dos equipamentos e controlando a postura aconselhável ao ambiente do museu.

  • 2014 - 2014

    Projeto Caravana RGE - Educando para a Eficiência

    Vínculo: Colaborador oficineiro, Enquadramento Funcional: Colaborador oficineiro

  • 2013 - 2015

    ABG Engenharia e Meio Ambiente

    Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Bióloga - Educadora Ambiental

    Outras informações:
    Execução de atividades nas escolas dos seis municípios da área de influência da Usina Dona Francisca. a saber: Estrala Velha, Pinhal Grande, Nova Palma, Agudo, Ibarama e Arroio do Tigre. As atividades constaram de palestras envolvendo fauna, flora, problemas ambientais locais, apresentação de vídeos, atividades lúdicas sobre ciências naturais e sustentabilidade, e concurso de redação sobre o tema meio ambiente. O projeto envolveu aproximadamente 1.200 alunos.