Jefferson Gil da Rocha Silva
Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônica - PPGSCA/UFAM. É mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (CCA/UFAM). Possui graduação em: Letras Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Amazonas (2001); Sociologia (UNIP) e Direito (ESBAM). As especializações acadêmicas são: Docência do Ensino Superior, MBA em Gestão Universitária e EAD; Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura; Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e Direito Penal. Foi coordenador do curso de Letras no período de 2008 a 2013, na Universidade Nilton Lins. Assumiu a coordenação da área das Licenciaturas no período de 2010 a 2013. Trabalhou como assessor na Pró-reitoria de Graduação da Universidade Nilton Lins. Desde o anos de 2015 é professor e orientador de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, além dos Estágio da Escola Superior Batista do Amazonas. Em 2021, na Esbam, foi convidado a ministrar disciplinas na área de Direito como Ciência Política, Direitos Humanos, Meios alternativos de Soluções de Conflitos, Direito Penal, IED e Redação Jurídica. Participou como professor, em 2015, do curso de Especialização da SEDUC - Pesquisa e Práticas Docentes: Língua Portuguesa e Literatura. Em 2016 foi professor do PARFOR da UFAM e 2017 da UEA no curso de especialização em Gestão de Currículo e desenvolvimento de Práticas Pedagógicas. Tem experiência docentes nas áreas de Direito, Letras e Literatura, com ênfase em Língua Portuguesa na Educação Básica e Ciência Política. Atua principalmente nos seguintes temas: metodologia da pesquisa e de projetos, pesquisa aplicada, trabalho de conclusão de cursos, literatura, educação a distância, informática educativa, políticas públicas e trabalho, sustentabilidade, educação ambiental, ensino superior, formação, planos e programas educacionais, sistema E-MEC e propostas pedagógicas.
Informações coletadas do Lattes em 03/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia
2012 - 2016
Universidade Federal do Amazonas
Título: SABERES E PRÁTICAS TRADICIONAIS: AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NOS ESTALEIROS NAVAIS Á BEIRA-RIO DA CIDADE DE MANAUS
ELENISE FARIA SCHERER. Palavras-chave: SABER TRADICIONAL; CONHECIMENTO; TRADIÇÃO; CARPINTEIROS NAVAIS; Beira-rio.
Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
2008 - 2010
Universidade Federal do Amazonas
Título: Os canoeiros no Ambiente Urbano-Fluvial: entre o porto da Ceasa e o Careiro da Várzea
, Ano de Obtenção: 2010.Elenise Faria Scherer.Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Políticas Públicas; Porto do Ceasa; Trabalho; Ambiente.
Especialização em andamento em Pós-Graduação, em Nível de Especialização, em Proteção de Pessoas Vulnerabi
2025 - Atual
Especialização em DIREITO PENAL
2016 - 2017
Faculdade do Grupo UNIASSELVI
Título: DIREITO PENAL: Criminologia no espaço urbano da Cidade de Manaus em Janeiro de 2017.
Orientador: Joyce Bonet
Especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
2016 - 2017
Faculdade do Grupo UNIASSELVI
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LITERATURA: o espaço de pertencimento e reconstrução da identidade amazônica na obra relato de um certo oriente, de Milton Hatoum.
Orientador: JOÃO DA SILVA LOPES
Especialização em MBA em Gestão Universitária
2005 - 2006
Universidade Nilton Lins
Título: GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS
Orientador: Vitangelo Plantamura
Graduação em andamento em Licenciatura Plena em Informática
2003 - Atual
Universidade do Estado do Amazonas
Título: O MODELO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA AMAZÔNIA: UMA ANÁLISE SOBRE O PROFORMAR
Orientador: Sem orientador
Graduação em Direito
2015 - 2020
Escola Superior Batista do Amazonas
Título: TERRITÓRIO, PRODUÇÃO DO ESPAÇO E VIOLÊNCIA URBANA: UMA LEITURA CRIMINOLÓGICA SOBRE HOMICÍDIOS NA CIDADE DE MANAUS EM 2019.
Orientador: Paulo Sérgio Lima dos Santos
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Metodologia da Pesquisa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental/Especialidade: Educação Ambiental.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Sociologia Jurídica.
Organização de eventos
ROCHA SILVA, J. G. . VII SEMANA DE LETRAS : A Literatura amazonense no contexto histórico. 2011. (Outro).
ROCHA SILVA, J. G. . VI SEMANA DE LETRAS - FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO ESCOLAR. 2010. (Outro).
ROCHA SILVA, J. G. . III SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE NA AMAZÔNIA - Novos rumos para a Amazônia: mudanças climáticas, políticas públicas e povos da Amazônia. 2009. (Outro).
Participação em eventos
IV Congresso Hispano-Brasileiro de Direito Constitucional. RACISMO: Comportamentos permitidos, facultados ou proibidos? O avesso da pele em debate no curso de Direito, 1º período. 2024. (Congresso).
EFEMÉRIDES-Amazônicas de Letras 2017.CONHECIMENTO E TRADIÇÃO NOS TRABALHOS À BEIRA-RIO DE MANAUS- SÃO RAIMUNDO.. 2017. (Outra).
III ENPROLL - Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas -.O SOFTWARE EDUCATIVO: RECURSO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO EM SALA DE AULA NUMA SOCIEDADE PÓS-MODERNA. 2017. (Encontro).
XV ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada. O ESPAÇO LEMBRADO: PERTENCIMENTO E RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AMAZÔNICA NA OBRA RELATO DE UM CERTO ORIENTE, DE MILTON HATOUM.. 2017. (Congresso).
II ENPROLL - Encontro Amazonense de Professores de Língua Portuguesa e Literatura.O desafio do ensino da Língua Portuguesa na Sociedade da Comunicação. 2016. (Encontro).
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOCIEDADE E CULTURA NA AMAZÔNIA.Condições de Trabalho nos estaleiros tradicionais no bairro do São Raimundo na cidade de Manaus.. 2016. (Seminário).
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOCIEDADE E CULTURA NA AMAZÔNIA.A inclusão produtiva do programa bolsa verde para famílias da Resex médio Purus, Lábrea/AM. 2016. (Seminário).
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA.Diagnóstico sobre a gestão de residuos de serviços de saúde (RSS): um estudo em nível de complexidade de unidades básicas de saúde na cidade de Manaus-AM.. 2016. (Seminário).
IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA.Os carpinteiros navais e a (in)sustentabilidade do trabalho à beira-rio de Manaus no bairro do São Raimundo. 2016. (Seminário).
O II ENCONTRO AMAZONENSE DE PROFESSORES DE LÍNGUAS E LITERATURAS ? II ENPROLL.O DESAFIO DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA SOCIEDADE DA COMUNICAÇÃO. 2016. (Encontro).
I Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Panamazônia.PRECARIZAÇÃO DOS TRABALHADORES NA CONSTRUÇÃO NAVAL À BEIRA-RIO DA CIDADE DE MANAUS. 2014. (Seminário).
1º ENCONTRO DE IDEIAS: Semi-esquecido ou deixado. 2013. (Encontro).
II JORNADA ACADÊMICA DE SERVIÇO SOCIAL.DICAS PARA PRODUÇÃO DE TEXTO CIENTÍFICO. 2013. (Outra).
V SEMINÁRIO INTEGRADO DAS LICENCIATURAS.Linguagem Tecnológica e Educação. 2013. (Seminário).
3o. ENCONTRO NORTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA.O PORTO DO CACAU-PIRERA NO OUTRO LADO DO RIO NEGRO: IMPROVISAÇÃO, DESCASO PÚBLICO E O TRABALHO INFORMAL. 2012. (Encontro).
3o. ENCONTRO NORTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA.OS CANOEIROS NO AMBIENTE URBANO-FLUVIAL: ENTRE O PORTO DA CEASA E CAREIRO DA VÁRZEA. 2012. (Encontro).
ESPAÇO CULTURAL SARAIVA MEGASTORE.AS REDES SOCIAIS PARA A PRODUÇÃO DE ESTILOS DE TEXTOS. 2011. (Outra).
TRABALHO NA AMAZÔNIA.TRABALHO NA AMAZÔNIA. 2011. (Outra).
I ENCONTRO AMAZÔNICO DE PSICOPEDAGOGIA. 2010. (Encontro).
I SIMPÓSIO AMAZÔNICO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO.ESPAÇO TERRITORIAL E EDUCAÇÃO: A EMANCIPAÇÃO POPULAR NA CIDADE DE MANAUS. 2010. (Simpósio).
VI Congresso de la Asociación Latinoamericana de Sociología del Trabalho. Cagadores de equipaje en los puertos y almacenes de las ciudades amazónicas: trabajo precario y ambiente (in)sostenible. 2010. (Congresso).
I SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E XIII SEMANA DE GEOGRAFIA.O espaço de trabalho no Porto do Ceasa/AM. 2009. (Seminário).
Seminário Questões Sócio-ambientais e Sustentabilidade: desafios e alternativas realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS). 2009. (Seminário).
Desenvolvimento Sustentável: novas abordagens. 2008. (Seminário).
I Encontro da Região Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia. 2008. (Encontro).
I Encontro da Região Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia.O VAI-E-VEM DOS CANOEIROS NO ?PORTO? DO CEASA: Trabalho precário em ambiente (in)sustentável. 2008. (Encontro).
III Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia da Região Norte. 2008. (Encontro).
II Seminário de Ciências do Ambiente na Amazônia. 2008. (Seminário).
I Congresso Ibero-Amazônico de Tecnologia Educacional e Educação a Distância. A Educação a Distância no Centro Universitário Nilton Lins. 2004. (Congresso).
O Desafio da Formação a Distância.O Desafio da Formação a Distância. 2004. (Simpósio).
Semana Pedagógica. 2004. (Oficina).
Participação em bancas
LIMA, O. G.; SANTOS, M. G.;ROCHA SILVA, J. G.. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO APOIO AO TRABALHO DOCENTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA ZONA CENTRO-SUL DE MANAUS.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Normal Superior) - Universidade do Estado do Amazonas.
FEITOSA, M. L. O. F.;ROCHA SILVA, J. G.; CORREA, H. C. O.. ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA PARA O 1º. ANOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE MANAUS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas.
FEITOSA, M. L. O. F.;ROCHA SILVA, J. G.; CORREA, H. C. O.. ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE IDENTIDADE E DIFERENÇAS ENTRE OS PERSONAGENS OMAR E YAQUB, NO ROMANCE DOIS IRMÃOS, DE MILTON HATOUM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas.
FEITOSA, M. L. O. F.;ROCHA SILVA, J. G.; CORREA, H. C. O.. HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO AUXÍLIO NA PRODUÇÃO DE TEXTOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas.
FEITOSA, M. L. O. F.;ROCHA SILVA, J. G.; CORREA, H. C. O.. LITERATURA COMO INCENTIVO À LEITURA DE ALUNOS DO 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE MANAUS/AM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas.
FEITOSA, M. L. O. F.;ROCHA SILVA, J. G.; CORREA, H. C. O.. VARIAÇÕES LINGUÍSICAS EM TEXTOS DISSERTATIVOS DE ALUNOS DO 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLAESTADUAL SÓLON DE LUCENA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas.
FEITOSA, M. L. O. F.;ROCHA SILVA, J. G.; CORREA, H. C. O.. O PAPEL SOCIAL DA MULHER ANA TERR NA OBRA O TEMPO E O VENTO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas.
FEITOSA, M. L. O. F.;ROCHA SILVA, J. G.; CORREA, H. C. O.. AS CRENDICES POPULARES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO POVO AMAZÔNICO PRESENTES NO ROMANCE TERRA FIRME. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Escola Superior Batista do Amazonas.
FEITOSA, M. L. O. F.;ROCHA SILVA, J. G.; CORREA, H. C. O.. ASPECTOS LINGUÍSTICOS SOBRE O CONTO MAL TRAÇADAS LINHAS PARA DEUSILENE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas.
ROCHA SILVA, J. G.; FEITOSA, M. L. O. F.; CORREA, H. C. O.. O FONENA /ɲ/ ANTES DA VOGAL A NOS DIALETOS PARAENSE E AMAZONENSE.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas.
ROCHA SILVA, J. G.; FEITOSA, M. L. O. F.; CORREA, H. C. O.. PRODUÇÃO TEXTUAL DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO PRODUZIDO PELOS ALUNOS DO 1º ANODO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL ALICE SALERMO.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas.
ROCHA SILVA, J. G.; FEITOSA, M. L. O. F.; CORREA, H. C. O.. A LITERATURA INFANTO-JUVENIL COMO INCENTIVO À LEITURA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas.
ROCHA SILVA, J. G.; FEITOSA, M. L. O. F.; CORREA, H. C. O.. AS FACES FEMININAS NOS POEMAS DE CORA CORALINA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas.
ROCHA SILVA, J. G.. A FÁBULA DA CHAPEUZINHO VERMELHO ATRAVÉS DOS TEMPOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Nilton Lins.
ROCHA SILVA, J. G.. Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE) 2014. 2014. Editora Abril.
ROCHA SILVA, J. G.. Participação em Banca de Processo de Seleção de Docente. 2011. Universidade Nilton Lins.
ROCHA SILVA, J. G.. Participação em Banca de Processo de Seleção de Docente. 2011. Universidade Nilton Lins.
ROCHA SILVA, J. G.. Participação em Banca de Processo de Seleção de Docente. 2011. Universidade Nilton Lins.
ROCHA SILVA, J. G.. Participação em Banca de Processo de Seleção de Docente. 2010. Universidade Nilton Lins.
ROCHA SILVA, J. G.. Participação em Banca de Processo de Seleção de Docente. 2010. Universidade Nilton Lins.
ROCHA SILVA, J. G.. Participação em Banca de Processo de Seleção de Docente. 2009. Universidade Nilton Lins.
ROCHA SILVA, J. G.. Participação em Banca de Processo de Seleção de Docente. 2009. Universidade Nilton Lins.
ROCHA SILVA, J. G.. Participação em Banca de Processo de Seleção de Docente. 2009. Universidade Nilton Lins.
Orientou
O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE ENSINO SUPERIOR; Início: 2006; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática do Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Serra; (Orientador);
O uso do EPI como prevenção primária dentro de um laboratório de análise clínica; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Hospitalar) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Participação popular no combate à Dengue; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Pública) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A qualificação de recursos humanos com objetivo de humanizar o atendimento hospitalar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Pública) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Gerenciamento humanizado aos pacientes faltosos do programa hiperdia na unidade básica Morro da Liberdade em Manaus-Amazonas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Pública) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Gerenciamento das infecções hospitalares nas enfermarias; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Pública) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Saúde do trabalhador na educação: o professor e os transtornos patológicos e sociais em relação à utilização da voz em sala de aula; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Pública) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A importância da higienização da colostomia; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Hospitalar) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A importância da informática para o administradora hospitalar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Pública) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A importância do marketing na administração hospitalar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Hospitalar) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
O hábito da leitura e a formação do pensamento crítico na 5a; série do ensino fundamental; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática do Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Leitura: Relações interpessoais que dificultam a aprendizagem da leitura; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática do Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Educação Ambiental: Estudo de caso sobre a importância do ambiente para a formação dos alunos do segundo segmento de EJA do Ensino Fundamental; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática do Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Produção textual no processo de aprimoramento da linguagem na 5a; e 6a; série do ensino fundamental; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática do Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A intervenção Psicopedagógica nas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da leitura na 1a; série do ensino fundamental; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A atuação do psicopedagogo na inclusão escolar para deficientes físicos; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Dislexia: Um desafio à escola contemporânea; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Inteligência e Ludicidade - Inteligências Múltiplas sob influencia no processo de ensino-aprendizagem; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A motivação como instrumento facilitador no processo ensino-aprendizagem da EJA em Benjamin Constant-AM; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática do Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A intervenção da Psicopedagogia na Dislexia no processo ensino-aprendizagem; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática do Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Um estudo sobre a evasão escolar realizado na escola municipal francisco chagas de almeida; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática do Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A importância da didática na avaliação do curso superior do ensino a distância; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática do Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A importância da didática da leitura para o desenvolvimento intelectual dos alunos de graduação do ensino público superior no município de Urucará/AM; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática do Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Avaliação: Instrumento e comunicação de resultado do ensino superior; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática do Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A importância da avaliação no sistema de transposição de conteúdo do ensino superior; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática do Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Educação Especial: O papel da família e da escola no processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Educação Inclusiva: Um desafio para os professores de um centro educacional infantil na cidade de Parintins-AM; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Família na escola: Uma parceria no processo educacional da escola da áudio comunicação padre Paulo Manna, na 1a; série, turma A; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática do Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Dificuldade de Leitura e Interpretação de textos dos jovens e adultos da Comunidade Nossa Senhora da Conceição do Paraná do Paratí-Manacapuru; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática do Ensino Superior) - Faculdade de Educação da Serra; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL LITERÁRIO LENDAS AMAZÔNICAS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
NOVAS TECNOLOGIAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO APRENDIZADO DA LÍNGUA PORTUGUESA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A IMPORTÂNCIA DA LINGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICA DOCENTE E INCLUSÃO DE ALUNOS ESPECIAIS, EM ESCOLAS PÚBLICAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
O USO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOVENS E ADULTOS EM MANAUS (EJA); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Nuances da Literatura Gótica nas obras de Aníbal Beça, Noite Desmedida (1987) e Suíte para os Habitantes da Noite (1995); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A Romantização do Índio na obra ?O Guarani?, de José de Alencar; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
O ensino da Literatura Grega através dos jogos ?Deus da Guerra?; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A importância da Saga dos livros ?Herry Potter? de J; K; Rowling na Literatura Infato-Juvenil no Brasil para alunos do ensino Médio; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A importância da Leitura do Ensino da Língua Portuguesa dos alunos do 6º ano: aprimoramento na compreensão e interpretação de textos; ; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Uma análise reflexiva sobre os prós e contra da sala de aula invertida na docência em Letras; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A estética da recepção na obra Os sertões de Euclides da cunha, sobre o aluno leitor do 3º ano Ensino Médio; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
AS HABILIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA E O PERFIL DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM M INSTITUTO FEDERAL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Desconcerto entre conhecimento inerente à produção de textos dissertativos argumentativos, nos alunos(as) do Ensino Médio; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
O TEXTO ARGUMENTATIVO: A PRODUÇÃO TEXTUAL NA PETIÇÃO INICIAL POR ACADÊMICOS DO CURSO DE DIREITO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
O USO DO JORNAL IMPRESSO COMO RECURSO NAS AULAS DE LITERATURA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO?; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Adriana Viana Albuquerque; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Diversidade linguística: a língua em movimento, um estudo sobre a comunicação em sala de aula; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A utilização do StoryTelling para o ensino da Língua Portuguesa para alunos do Ensino Fundamental II; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Interação Didática-Pedagógica no uso dos gêneros orais no ensino da Língua Portuguesa no 3 ano do Ensino Médio; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A inclusão do aluno surdo nas aulas de língua portuguesa; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Os contos como recurso pedagógico para aprendizagem da leitura e escrita no ensino da língua portuguesa dos alunos de 6º ano de uma escola estadual da zona norte de Manaus; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Literatura Amazônica: O ensino de Língua Portuguesa através de lendas amazônicas em turmas de 2° ano do ensino médio; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Ancestralidade e Memória; Em ?A Dolorosa Raiz do Micondó? de Conceição Lima; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Leitura do Mundo: A literatura infantojuvenil na construção de leitores críticos; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Literatura Brasileira - A visão feminina sob a obra de Aluísio de Azevedo; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Lúcia, Emília e Aurélia: considerações sobre o perfil dessas três mulheres nas obras de José de Alencar; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A relação da oralidade e escrita na sala de aula; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Dificuldades de aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
O USO DO GÊNERO TEXTUAL CHARGE COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DO 1oANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Redação no vestibular: Dificuldades do vestibulando na elaboração da redação; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A DIFICULDADE NA COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
LITERATURA INFANTO JUVENIL E O CONTO DE FADAS A BELA ADORMECIDA COMO COMPREENSÃO DA ADOLESCÊNCIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
O FONENA /ɲ/ ANTES DA VOGAL A NOS DIALETOS PARAENSE E AMAZONENSE; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
AS FACES FEMININAS NOS POEMAS DE CORA CORALINA; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
PRODUÇÃO TEXTUAL DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO PRODUZIDO PELOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL ALICE SALERMO; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A LITERATURA INFANTO-JUVENIL COMO INCENTIVO À LEITURA; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
INTERPRETAÇÃO DE TIRAS DE HUMOR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
PRODUÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL DISSERTATIVO DOS ALUNOS DO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A TRANSPOSIÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A LITERATURA INFANTO-JUVENIL DO POVO BANIWA NA TRADIÇÃO ORAL; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
LER E ESCREVER, UMA RELAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR NO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A VIDA EM SOCIEDADE EXPOSTA POR MEIO DA NARRATIVA EM CRÔNICA E SUA RELAÇÃO COM A LÍNGUA PORTUGUESA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA E CIDADANIA COM A SÉTIMA ARTE EM SALA DE AULA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
ARTIGO DE OPNIÁO: UMA REFLEXÃO POR MEIO DO USO DA LINGUAGEM E DO LETRAMENTO NA PRODUÇÃO DE TEXTO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTOS DE ENSINO NA PRODUÇÃO DE TEXTO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
ENSINO DA LITERATURA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES COMPETENTES; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
O REGIONALISMO NA LITERATURA: UMA ANÁLISE DO REGIONALISMO NAS OBRAS DE GRACILIANO RAMOS E MILTON HATOUM; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A RECREAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM EDUCACIONAL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES, NO PERÍODO DE 2000 A 2010; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Freitas; COLETA SELETIVA NO AMBIENTE ESCOLAR; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA: IMPACTO E EMISSAO DE GASES COMO FATOR PRIMORDIAL DE CONTEÚDO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A IMPORTANCIA DE ALFABETIZAR ATRAVES DE JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA COMO ALTERNATIVA EDUCACIONAL NO ÂMBITO HOSPITALAR; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
JOGOS E BRINCADEIRAS NA MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DE CRIANÇAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS INCLUÍDAS NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
ENSINO DA CIÊNCIA NA PRÁTICA EDUCATIVA: NOVOS CONCEITOS, NOVOS PARADIGMAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
O PAPEL DA INFORMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ESCOLA, COMO FERRAMENTA DE SOCIALIZAÇÃO E CONSCIÊNCIA ECOLOGICA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM, NO DESTINO E NO MANUSEIO DE LIXO RECOLHIDO NUMA ESCOLA DA CIDADE DE MANAUS; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
NCLUSÃO DIGITAL E SUA RELAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Van Rij; As Práticas educativas na construção de leitura e escrita para transformação social na educação de jovens e adultos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EJA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
A DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE NA PEDAGOGIA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS PORTADORAS DA SÍNDROME DE DOWN NAS ESCOLAS PÚBLICA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA ESCOLA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Nilton Lins; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Agravos ético-sociais em território indígenas Yanomami - Impactos sociais graves do garimpo ilegal; ; 2024; Orientação de outra natureza; (Direito) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Racismo Ambiental - Descriminalização social às minorias; 2024; Orientação de outra natureza; (Direito) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
EXPLORAÇÃO SEXUAL: um retrato sobre o abuso sexual sofrido pelas crianças e adolescentes da Ilha de Marajó; 2024; Orientação de outra natureza; (Direito) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
DIREITOS HUMANOS NO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO; 2024; Orientação de outra natureza - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
DIREITOS HUMANOS NO AMBIENTE DE TRABALHO; 2024; Orientação de outra natureza; (Direito) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Jefferson Gil da Rocha Silva;
Produções bibliográficas
-
LUCIANO, ROSENILDA RODRIGUES DE FREITAS ; SIMAS, HELLEN CRISTINA PICANÇO ; SILVA, JEFFERSON GIL DA ROCHA . A literatura do Povo Baniwa na tradição oral (The literature of The Baniwa People in oral tradition). REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 14, p. 3380084-17, 2020.
-
ROCHA SILVA, JEFFERSON GIL DA ; SCHERER, ELENISE FARIA . TRABALHADORES NAVAIS: UM SABER-FAZER ARTESANAL EM ESTALEIROS TRADICIONAIS À BEIRA-RIO DE MANAUS. Pegada (UNESP. Impresso) , v. 19, p. 294-318, 2019.
-
ROCHA SILVA, J. G. ; PANTOJA, A. R. . OS SERINGUEIROS E CARPITEIROS NAVAIS: A REALIDADE DA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO NA AMAZÔNIA. Literatura, cultura e identidade na/da Amazônia: experiências literárias, textualidades contemporâneas , v. único, p. 202-216, 2018.
-
ROCHA SILVA, J. G. ; PORTO, R. L. A. . ESPAÇO TERRITORIAL E EDUCAÇÃO: A EMANCIPAÇÃO POPULAR NA CIDADE DE MANAUS. Amazônida (UFAM) , v. 16, p. 87-98, 2011.
-
MATOS, L. J. S. ; ROCHA SILVA, J. G. . A IMPORTÂNCIA DA LINGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICA DOCENTE E INCLUSÃO DE ALUNOS ESPECIAIS, EM ESCOLAS PÚBLICAS. In: Rocha Silva; Matos. (Org.). A IMPORTÂNCIA DA LINGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICA DOCENTE E INCLUSÃO DE ALUNOS ESPECIAIS, EM ESCOLAS PÚBLICAS. 1ed.Rio Janeiro: e-Publicad, 2022, v. 2, p. 145-159.
-
ROCHA SILVA, J. G. ; PANTOJA, A. R. . CRIMINOLOGIA NO ESPAÇO URBANO DA CIDADE DE MANAUS EM JANEIRO DE 2017. In: Rocha Silva; Pantoja. (Org.). CRIMINOLOGIA NO ESPAÇO URBANO DA CIDADE DE MANAUS EM JANEIRO DE 2017. 1ed.São Paulo: Editora Científica Digital, 2022, v. 8, p. 884-898.
-
ROCHA SILVA, J. G. ; PANTOJA, A. R. . O ESPAÇO LEMBRADO: PERTENCIMENTO E RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AMAZÔNICA NA OBRA RELATO DE UM CERTO ORIENTE, DE MILTON HATOUM. In: XV CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC, 2017, Rio de Janeiro. Textualidades Contemporaneas. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2017. v. único. p. 3383-3394.
-
Marques ; ROCHA SILVA, J. G. ; Schere . O PORTO DO CACAU-PIRERA NO OUTRO LADO DO RIO NEGRO: IMPROVISAÇÃO, DESCASO PÚBLICO E O TRABALHO INFORMAL. In: 3o. Encontro Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia, 2012, Manaus. Amazônia e Sociologia Fronteiras do Século XXI. Manaus: EDUA/UFAM, 2012.
-
ROCHA SILVA, J. G. ; Marques ; Schere . OS CANOEIROS NO AMBIENTE URBANO-FLUVIAL: ENTRE O PORTO DA CEASA E CAREIRO DA VÁRZEA. In: 3o. Encontro Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia, 2012, Manaus. Amazônia e Sociologia Fronteiras do Século XXI. Manaus: EDUA/UFAM, 2012.
-
ROCHA SILVA, J. G. ; PANTOJA, A. R. . RACISMO: Comportamentos permitidos, facultados ou proibidos? O avesso da pele em debate no curso de Direito, 1º período.. In: IV Congresso Hispano-Brasileiro de Direito Constitucional, 2024, Recife. IV Congresso Hispano-Brasileiro de Direito Constitucional, 2024.
-
ROCHA SILVA, J. G. . A Educação a Distância na Uninilton Lins. In: Reunião Regional da SBPC/AM, 2004, Manaus. Reunião Regional da SBPC/AM, 2004.
-
ROCHA SILVA, J. G. ; PANTOJA, A. R. . O ESPAÇO LEMBRADO: PERTENCIMENTO E RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AMAZÔNICA NA OBRA RELATO DE UM CERTO ORIENTE, DE MILTON HATOUM. REVISTA BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA , 2017.
-
Schere ; ROCHA SILVA, J. G. . Cargadores de equipaje en los puertos y almacenes de las ciudades amazónicas: trabajo precario y ambiente (in)sostenible. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA SILVA, J. G. ; PORTO, R. L. A. . ESPAÇO TERRITORIAL E EDUCAÇÃO: A EMANCIPAÇÃO POPULAR NA CIDADE DE MANAUS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ROCHA SILVA, J. G. ; PORTO, R. L. A. . ESPAÇO TERRITORIAL E EDUCAÇÃO: A EMANCIPAÇÃO POPULAR NA CIDADE DE MANAUS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA SILVA, J. G. ; CHAVES, M. P. S. R. . A (In)Sustentabilidade do Ambiente no Espaço Urbao do Bairro de Puraquequara na Cidade de Manaus: Reflexões sobre o mundo vivido. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROCHA SILVA, J. G. ; Schere . O porto da Ceasa: Os canoeiros e a (in)sustentabilidade urbana-fluvia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA SILVA, J. G. ; Schere ; Marques . O espaço de trabalho no Porto do Ceasa/AM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROCHA SILVA, J. G. ; Schere ; Marques . O espaço de trabalho no Porto do Ceasa/AM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROCHA SILVA, J. G. . O vai-e-vem dos canoeiros no porto do Ceasa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA SILVA, J. G. ; JUNNYOR, V. P. F. . O ENSINO DA LITERATURA GREGA ATRAVÉS DOS JOGOS DEUS DA GUERRA. Manaus: ESBAM, 2023 (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC).
-
ROCHA SILVA, J. G. ; OLIVEIRA FILHO, S. M. . A IMPORTÂNCIA DA SAGA DOS LIVROS HARRY POTTER DE J.K. ROWLING NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NO BRASIL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Manaus: ESBAM, 2023 (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC).
-
ROCHA SILVA, J. G. ; FLORENCIO, V. F. . A Romantização do Índio na Obra ?O Guarani? de José de Alencar. Manaus: ESBAM, 2023 (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC).
-
ROCHA SILVA, J. G. ; SOUZA, D. M. . Novas tecnologias e suas implicações no aprendizado da língua portuguesa: como a linguagem da internet afeta a escrita de alunos do 3° ano do ensino médio em uma escola pública de jovens e adultos (EJA). Manaus: ESBAM, 2023 (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC).
-
ROCHA SILVA, J. G. . Língua Portuguesa. Manaus: ESBAM, 2020 (Apostila).
Outras produções
ROCHA SILVA, J. G. . Projeto Pedagógico de Graduação em Pedagogia a Distância. 2005.
ROCHA SILVA, J. G. . Formação de Tutores para EAD. 2005.
ROCHA SILVA, J. G. . Manual do Aluno de EAD. 2004.
ROCHA SILVA, J. G. . Roteiro de Trabalho do Professor de EAD. 2004.
ROCHA SILVA, J. G. . Netiqueta. 2021. (Manual Técnico).
ROCHA SILVA, J. G. ; PANTOJA, A. R. ; ALVES, V. A. . Análise fílmica em situação de ensino e aprendizagem de Literatura. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
1994 - 2004
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL NO AMAZONASVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico em Editoração Eletrônica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Produção de materiais de divulgação interna e externa da empresa;
Elaboração e diagramação de relatórios anuais estatísticos;
Formatação de livros e apostilas usadas pelos alunos presenciais e a distância;
Treinamento e participação em cursos de Educação a Distância.
2005 - 2009
Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do EnsinoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2004 - 02/2009
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
2005 - 2015
Universidade Nilton LinsVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE NÍVEL I, Carga horária: 40
2004 - 2007
Universidade Nilton LinsVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico, Carga horária: 20
Outras informações:
Exercendo a atividade de Docente nas discplinas de Educação a Distância;
Treinamento para capacitaçao de docentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA;
Experiência em diagramação de materiais didáticos disponibilizados pelos professores aos alunos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jefferson Gil da Rocha Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?