Leonardo de Assis Nunes
Doutor e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/CNPq, 2019), com tese sobre o processo compositivo de Microcanções direcionado à formação de professores de Música. Realizou estágio na Université Laval, em Québec/CA (UL/CAPES, 2019), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisando práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil. Atuou como docente no primeiro curso de licenciatura em Música à distância do Brasil (UFRGS, 2008 e 2012). Integra o Grupo de Pesquisa Proposta Musicopedagógica Cante e Dance com a Gente, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e atualmente é professor efetivo de Música na rede pública municipal de Florianópolis/SC. Os principais campos de pesquisa são Musicalização e Composição de Microcanções.
Informações coletadas do Lattes em 30/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Música
2015 - 2019
Universidade Federal da Bahia
Título: Para além da Composição de Microcanções CDG: desdobrando-as em possibilidades musicopedagógicas
Orientador: em Université Laval ( Francis Dubé)
com , Ano de obtenção: 2019. Helena de Souza Nunes. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Composição musical; Microcanções CDG; Proposta Musicopedagógica CDG.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Musical. Setores de atividade: Educação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Mestrado em Música
2013 - 2015
Universidade Federal da Bahia
Título: COMPOSIÇÃO DE MICROCANÇÕES CDG NO PROLICENMUS - UMA DISCUSSÃO SOBRE O CONFRONTO ENTRE RESPOSTAS POR ANTECIPAÇÃO E LIBERDADE PARA CRIAR
, Ano de Obtenção: 2015.Helena de Souza Nunes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Composição musical; Microcanção; Prolicenmus/UFRGS; Proposta Musicopedagógica CDG; Educação Musical a distância.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação.
Especialização em Informática na Educação
2009 - 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O TUTOR PRESENCIAL NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE
Orientador: Ana Vilma Tijiboy
Formação complementar
2024 - 2024
Formação de Voz e Comunicação: Voz Saudável para Ensinar. (Carga horária: 12h). , Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.
2024 - 2024
Produção Cultural. (Carga horária: 12h). , Lúmina/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, LÚMINA/UFRGS, Brasil.
2024 - 2024
Formação em Artes nos Anos Finais. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica (MEC), SEB/MEC, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em Lab.Inventa; Laboratório Musical Criativo para Professores de Música. (Carga horária: 50h). , Centro de Artes Design e Moda da UDESC, CEART/UDESC, Brasil.
2023 - 2023
Educação integral. (Carga horária: 50h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2023 - 2023
Falar em Público. (Carga horária: 10h). , Prefeitura Municipal de Florianópolis, PMF, Brasil.
2023 - 2023
Percurso nas artes para professores: a música e seus desdobramentos. (Carga horária: 10h). , Escola Itaú Cultural, IC, Brasil.
2023 - 2023
Os Desafios do Ensino e Aprendizagem em Artes. (Carga horária: 48h). , Secretaria Municipal de Florianópolis, SME FLORIPA, Brasil.
2022 - 2022
Educação Musical e Cosmoaudições: ferramentas da audição. (Carga horária: 2h). , Fórum Latinoamericano de Educação Musical, FLADEM BRASIL, Brasil.
2022 - 2022
Arte na Base Comum Curricular 3a ed Chamex. (Carga horária: 40h). , Arte na Escola, ARTE NA ESCOLA, Brasil.
2022 - 2022
Práticas Pedagógicas Criativas, Colaborativas e Inovadoras no Ensino e Apre. (Carga horária: 39h). , Secretaria Municipal de Florianópolis, SME FLORIPA, Brasil.
2021 - 2021
Hiper-Leitura: a máxima performance na habilidade de leitura. (Carga horária: 3h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Isso é arte? Um passeio pela origem e desenvolvimento da Performance Art. (Carga horária: 3h). , Claretiano Centro Universitário (RS), CCU, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em A mágica em sala de aula: um recurso pedagógico inovador. (Carga horária: 2h). , Claretiano Centro Universitário (RS), CCU, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Como ler o audiovisual. (Carga horária: 2h). , Claretiano Centro Universitário (RS), CCU, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Repertório para coro infanto-juvenil: eis a questão. (Carga horária: 2h). , Claretiano Centro Universitário (RS), CCU, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em A canção no Brasil (1964-1974): Diálogos Éticos e Estéticos. (Carga horária: 2h). , Claretiano Centro Universitário (RS), CCU, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Música, educação e formação humana: tramas e alianças sensíveis. (Carga horária: 2h). , Claretiano Centro Universitário (RS), CCU, Brasil.
2017 - 2017
Escrita Científica: Produção de Artigos de Alto Impacto. (Carga horária: 36h). , MZO Interativa, MZO, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em 1º Encontro Nacional de Licenciatura em Música - EAD. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Processos de Arranjo Musical para Professores. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2011
Capacitação de Tutores e Professores do PROLICENMUS. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Percepção e Análise Musical. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Itaiópolis, PMI, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Pisando no Palco - prática de performance para mús. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Composição Musical.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Musical.
Organização de eventos
NUNES, LEONARDO DE ASSIS ; RODRIGUES, E. ; BONDEZAN, E. ; STRAMARE, E. S. D. . Arte em Rede. 2021. (Festival).
NUNES, L. A. ; LAVOIE, J. ; GODIN, L. ; CRUZ, F. A. M. G. ; GONCALVES, C. S. ; CUNHA, P. . Bossa-Folk en Concert-bénéfice. 2019. (Concerto).
NUNES, H. S. ; NUNES, L. A. . I Encontro Nacional do Licenciatura em Música EAD da UFRGS. 2012. (Outro).
NUNES, H. S. ; NUNES, L. A. . Seminário Integrador Presencial. 2011. (Outro).
NUNES, H. S. ; NUNES, L. A. . Seminário Integrador Presencial. 2010. (Outro).
NUNES, H. S. ; NUNES, L. A. . Seminário Integrador Presencial. 2009. (Outro).
NUNES, H. S. ; NUNES, L. A. . Seminário Integrador Presencial (SIP). 2008. (Outro).
Participação em eventos
X Encontro nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical.Musicalização em grupo: uma experiência para além do teclado. 2024. (Encontro).
Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Cietífica.Composição de Microcanções CDG: desdobrando-as em possibilidades musicopedagógicas. 2019. (Encontro).
IV Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral. Diálogos do compor: uma experiência de ensino na formação de professores de Música. 2019. (Congresso).
XVII SEMPEM e 1° Seminário Nacional Fladem Brasil.Composição de Microcanções na Educação a Distância: uma proposta de resolução do confronto entre Respostas por Antecipação e Liberdade para Criar. 2017. (Seminário).
IV Seminário da Canção Brasileira.Três Microcanções de Câmara: processo de criação e expectativas de performance. 2015. (Seminário).
VI Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical.A composição de microcanções CDG e seu aproveitamento no ensino de instrumento em grupo. 2014. (Encontro).
9ª Conferência Latinoamericana y 2ª Panamericana de la Sociedad Internacional de Educación Musical, ISME. Microcanções CDG: primeiros registros. 2013. (Congresso).
XV Encontro Regional Sul da ABEM.O tutor presencial na construção de sua identidade. 2012. (Encontro).
I Encontro Nacional dos Tutores da Educação a Distância. 2011. (Encontro).
na Semana de Capacitação de Tutores e Professores do Curso de Licenciatura em Música da UFRGS ? modalidade a Distância (PROLICENMUS).Relatórios e avaliações de Polo. 2011. (Encontro).
Seminário sobre Tutorias na UFRGS.Tutorias no curso de Música EAD: atores na interpretação de suas personagens. 2011. (Seminário).
Simpósio de Ensino de Música na Educação. 2011. (Simpósio).
Simpósio de Ensino de Música na Escola. 2011. (Simpósio).
Rua do Lazer.Oficina de musicalização. 2010. (Oficina).
Semana de Capacitação de Tutores e Professores do Curso de Licenciatura em Música da UFRGS ? modalidade a Distância (PROLICENMUS).Relatórios e avaliações de Polo. 2010. (Encontro).
na Semana de Capacitação de Tutores e Professores do Curso de Licenciatura em Música da UFRGS ? modalidade a Distância (PROLICENMUS).Relatórios e avaliações de Polo. 2009. (Encontro).
Rua do Lazer.Oficina de musicalização. 2009. (Oficina).
XXVII Oficina de Música de Curitiba. 2009. (Oficina).
Semana de Capacitação de Tutores e Professores do Curso de Licenciatura em Música da UFRGS ? modalidade a Distância (PROLICENMUS).Relatórios e avaliações de Polo. 2008. (Encontro).
Colóquio Internacional de Estética - Estética na Sociedade Contemporânea. 2004. (Encontro).
II Encontro Nacional de Compositores Universitários.Espaços Oníricos. 2004. (Encontro).
O Corpo Tecnológico. 2004. (Oficina).
XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS.A identificação da Ópera da Lua de armando Albuquerque como gênero musical através da ordenação e na análise de seus manuscritos. 2004. (Outra).
III Salão de iniciação Científica do instituto de artes da UFRGS.Armando Albuquerque e Augusto Meyer: madrigalismo e direcionalidade na Oração da Estrela Boieira. 2002. (Outra).
IV Salão de iniciação Científica do instituto de artes da UFRGS.Armando Albuquerque e Athos Damasceno: discursividade e through-composition em Serenata Dotrefoá. 2002. (Outra).
XIV Salão de Iniciação Científica.Armando Albuquerque e Athos Damasceno: discursividade e through-composition em Serenata Dotrefoá. 2002. (Outra).
XIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Armando Albuquerque e Augusto Meyer: madrigalismo e direcionalidade na "Oração da Estrela Boieira". 2001. (Outra).
Participação em bancas
NUNES, H. S.; KROGER, M. M.;NUNES, L. A.. O PROCESSO COMPOSITIVO DE MICROCANÇÕES CDG: Aproximação Entre a Música e o Texto. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal da Bahia.
NUNES, LEONARDO DE ASSIS. Bancas diversas. 2021. Legalle Concursos.
NUNES, L. A.. Edital nº1/2017 de Processo Seletivo. 2018. Instituto O Barriga Verde.
NUNES, L. A.. Edital nº 8/2017 de Processo Seletivo. 2018. Instituto O Barriga Verde.
NUNES, L. A.. Edital nº 6/2017 de Concurso Público. 2018. Instituto O Barriga Verde.
NUNES, L. A.. Edital Concurso Público nº 01/2015. 2016. Instituto O Barriga Verde.
NUNES, L. A.. Edital Concurso Público nº 02/2016. 2016. Instituto O Barriga Verde.
NUNES, L. A.. Edital Concurso Público n° 01/2010. 2010. Instituto O Barriga Verde.
Orientou
Assessoramento em Tutoria de Violão; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música, modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo de Assis Nunes;
Assessoramento em Tutoria de Violão; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música, modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo de Assis Nunes;
Assessoramento em Tutoria de Violão; 2010; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música, modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo de Assis Nunes;
Produções bibliográficas
-
NUNES, HELENA DE SOUZA ; NUNES, LEONARDO DE ASSIS ; LEITE, JAQUELINE CÂMARA . Lindembergue e o Navio - pelos mares da musicopedagogia. ORFEU , v. 5, p. 412-577, 2020.
-
NUNES, L. A. ; NUNES, H. S. . Percurso do Processo Compositivo de Microcanções CDG na Matriz Curricular do PROLICENMUS.. MÚSICA E LINGUAGEM , v. 1, p. 1-16, 2015.
-
NUNES, L. A. ; Chaves, Celso Loureiro . Armando Albuquerque e os poetas. PER MUSI (UFMG) , Minas Gerais, v. 8, p. 66-73, 2003.
-
NUNES, L. A. . Composição de Microcanções CDG no Prolicenmus: respostas por antecipação versus liberdade para criar. In: NUNES, Helena de Souza. (Org.). Modelando Pesquisas Musicopedagógicas. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2020, v. 1, p. 57-67.
-
NUNES, L. A. . Para além da composição de Microcanções CDG: desdobrando-as em possibilidades musicopedagógicas. In: NUNES, Helena de Souza. (Org.). Modelando Pesquisas Musicopedagógicas. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2020, v. 1, p. 82-94.
-
NUNES, L. A. ; NUNES, H. S. ; SANTOS, C. E. F. ; LEITE, J. C. . Composição de Microcanções CDG: relato de uma experiência em Estágio Docente Orientado. In: Simone Marques Braga, Mônica Cajazeiras Santana Vasconcelos. (Org.). Tocar, cantar, criar: a composição no ensino musical. 1ed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2018, v. 1, p. 95-110.
-
SCHRAMM, R. ; NUNES, H. S. ; NUNES, L. A. ; VISI, F. ; MIRANDA, E. R. . 3MCS: An Interactive Decision System for Live Performance. In: Richard Kronland-Martinet; Mitsuko Aramaki; Sølvi Ystad. (Org.). Music, Mind and Embodiment. 1ed.Londres: Springer, 2016, v. 1, p. 190-227.
-
NUNES, L. A. ; NUNES, H. S. . Composição de Microcanções CDG: Desdobrando-as em Possibilidades Musicopedagógicas. In: XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2019, Pelotas. Música e interculturalidade. Pelotas: ANPPOM, 2019. p. 1-9.
-
NUNES, L. A. ; NUNES, H. S. . Composição de Microcanções na Educação a Distância: uma proposta de resolução do confronto entre Respostas por Antecipação e Liberdade para Criar. In: XVII SEMPEM e 1° Seminário Nacional Fladem Brasil, 2017, Goiânia. Músicas na Contemporaneidade: perspectivas e interações, 2017.
-
SCHRAMM, R. ; NUNES, H. S. ; NUNES, L. A. ; VISI, F. ; MIRANDA, E. R. . One Micro Song, Three Ends: an approach for musical composition and an interactive decision machine based on expressive live performance.. In: 11th international symposium on computer music multidisciplinary research (CMMR), 2015, Plymouth/UK. 11th international symposium on computer music multidisciplinary research (CMMR). Plymouth/UK: ICMMR, 2015. v. 1. p. 190-197.
-
NUNES, L. A. ; NUNES, H. S. . Três Microcanções de Câmara: processo de criação e expectativas de performance. In: IV Seminário da Canção Brasileira, 2015, Belo Horizonte. Os Rumos da Canção. Belo Horizonte: Selo Minas de Som, 2015. v. 1. p. 92-103.
-
NUNES, L. A. ; NUNES, H. S. . A composição de microcanções CDG e seu aproveitamento no ensino de instrumento em grupo. In: VI Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical, 2014, Salvador/BA. VI ENECIM, 2014.
-
NUNES, H. S. ; MENEZES, C. G. ; SANTOS, C. E. F. ; LEITE, J. C. ; SERAFIM, L. L. ; NUNES, L. A. . Microcanções CDG: primeiros registros. In: 9ª Conferencia Latinoamericana y 2ª Panamericana de la Sociedad Internacional de Educación Musical, ISME, 2014, Santiago. Actas 9ª Conferencia Latinoamericana y 2ª Panamericana de la Sociedad Internacional de Educación Musical, ISME. Santiago: ISME, 2014. v. U. p. 641-649.
-
NUNES, L. A. . O tutor presencial na construção de sua identidade. In: XV Encontro Regional da ABEM-SUL, 2012, Montenegro. XV Encontro Regional da ABEM-SUL. Montenegro: Editora da Fundarte, 2012. p. 303-311.
-
NUNES, LEONARDO DE ASSIS ; NUNES, H. S. . Da Microcanção CDG à sua ampliação: uma emersão de possibilidades compositivas. In: XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2021, On line. XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2021.
-
NUNES, L. A. ; Chaves, Celso Loureiro . A identificação da Ópera da Lua de Armando Albuquerque como gênero musical através da ordenação e análise de seus manuscritos.. In: XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira, 2004, Porto Alegre. XVI Salão de Iniciação Científica e XIII Feira. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.
-
NUNES, L. A. ; Chaves, Celso Loureiro . Armando Albuquerque e Athos Damasceno: discursividade e through-composition em Serenata Dotrefoá. In: XIV Salão de iniciação Científica da UFRGS, 2002, Porto Alegre. XIV Salão de iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
-
NUNES, L. A. ; Chaves, Celso Loureiro . Armando Albuquerque e Augusto Meyer: madrigalismo e direcionalidade na Oração da Estrela Boieira. In: XIII Salão de iniciação Científica da UFRGS, 2001, Porto Alegre. XIII Salão de iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2001.
-
NUNES, L. A. ; NUNES, H. S. . Composição de Microcanções no Prolicenmus: princípios musicopedagógicos e modelo compositivo. Per Musi (UFMG) , 2017.
-
NUNES, L. A. . História da Música Ocidental - Escola Municipal Centro Educativo Itaiópolis.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NUNES, H. S. ; MENEZES, C. G. ; SERAFIM, L. L. ; NUNES, L. A. . Tutorias no curso de Música EAD: atores na interpretação de suas personagens. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NUNES, L. A. . Apresentação de relatórios e avaliações de Polo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, L. A. . Apresentação de relatórios e avaliações de Polo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, L. A. . Oficina de Musicalização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NUNES, L. A. . Apresentação de relatórios e avaliações de Polo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, L. A. . Oficina de Musicalização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NUNES, L. A. ; NUNES, H. S. . Três Microcanções de Câmara, versão 1.0. Belo Horizonte/MG: UFMG, 2014. (Partitura Musical/Canto).
Outras produções
NUNES, L. A. . Membro representante regional da Seção Nacional do Fórum Latinoamericano de Educação Musical. 2018.
NUNES, L. A. . Tutoria de Teclado no curso de Licenciatura em Música, modalidade EAD, UFRGS. 2012.
NUNES, L. A. . Tutoria de Teclado no curso de Licenciatura em Música, modalidade EAD, UFRGS. 2011.
NUNES, L. A. . Tutoria de Teclado no curso de Licenciatura em Música, modalidade EAD, UFRGS. 2010.
NUNES, L. A. . Tutoria de Teclado no curso de Licenciatura em Música, modalidade EAD, UFRGS. 2009.
NUNES, L. A. . Projeto Música para Todos. 2008.
NUNES, L. A. ; MOREIRA, M. . A Orquestra. 2010.
NUNES, L. A. . Comitê de Parecerista ad-hoc (membro): Programa Institucional de Apoio ao Desenvolvimento de Projetos de Arte e Cultura do IFPA. 2021.
NUNES, L. A. . Comitê de Pareceristas ad-hoc (membro): XXIV Seminário Latinoamericano de Educação Musical do FLADEM. 2018.
NUNES, L. A. . Apresentação de relatório e avaliação do polo Itaiópolis. 2011.
NUNES, L. A. . Apresentação de relatório e avaliação do polo Itaiópolis. 2010.
NUNES, L. A. . Apresentação de relatório e avaliação do polo Itaiópolis. 2009.
NUNES, L. A. . Apresentação de relatório e avaliação do polo Itaiópolis. 2008.
NUNES, L. A. ; NUNES, H. S. ; LEITE, J. C. . Composição de Microcanções CDG Online. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NUNES, L. A. . Study Jazz: ensaio para um assobio. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de materiais didáticos).
NUNES, L. A. . Del Ángel. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de materiais didáticos para a Interdisciplina Seminário Integrador - Teclado).
NUNES, L. A. . Marcha Alegórica. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de materiais didáticos para a Interdisciplina Seminário Integrador - Teclado).
NUNES, L. A. . Legatti x Stacatti. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de materiais didáticos para a Interdisciplina Seminário Integrador - Teclado).
NUNES, L. A. . Homage to Jaco. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de materiais didáticos para a Interdisciplina Seminário Integrador - Teclado).
NUNES, L. A. . Dançantiga. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de materiais didáticos para a Interdisciplina Seminário Integrador - Teclado).
NUNES, L. A. . Que vas por ahi caminando. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de materiais didáticos para a Interdisciplina Seminário Integrador - Teclado).
NUNES, L. A. . Prelúdio I. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de materiais didáticos).
NUNES, L. A. . Estudo I. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de materiais didáticos).
NUNES, L. A. . Três Invenções Dodecafônicas. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de materiais didáticos).
NUNES, L. A. . Inventive II. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de materiais didáticos).
NUNES, L. A. . Inventive I. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de materiais didáticos).
NUNES, L. A. ; CRUZ, F. A. M. G. ; GONCALVES, C. S. . Baião. 2019. Arranjo.
LAVOIE, J. ; GODIN, L. ; NUNES, L. A. . I lost my baby. 2019. Arranjo.
LAVOIE, J. ; GODIN, L. ; NUNES, L. A. . Mappemonde. 2019. Arranjo.
NUNES, L. A. ; CRUZ, F. A. M. G. . Carinhoso. 2019. Arranjo.
NUNES, L. A. ; CRUZ, F. A. M. G. ; GONCALVES, C. S. . A natureza. 2019. Arranjo.
NUNES, L. A. ; CRUZ, F. A. M. G. ; GONCALVES, C. S. . Chuvisco. 2019. Arranjo.
NUNES, L. A. ; GODIN, L. . Astronauta. 2019. Arranjo.
NUNES, L. A. ; GODIN, L. ; CUNHA, P. . Samba de uma nota só. 2019. Arranjo.
NUNES, L. A. ; GODIN, L. ; CRUZ, F. A. M. G. ; GONCALVES, C. S. ; CUNHA, P. . Água de beber. 2019. Arranjo.
NUNES, L. A. ; GODIN, L. ; CRUZ, F. A. M. G. ; GONCALVES, C. S. ; CUNHA, P. . Chega de Saudade. 2019. Arranjo.
NUNES, L. A. ; LAVOIE, J. ; CUNHA, P. . La saison de pluies. 2019. Arranjo.
NUNES, L. A. ; LAVOIE, J. ; CUNHA, P. . As Praias Desertas. 2019. Arranjo.
NUNES, L. A. ; GODIN, L. ; CRUZ, F. A. M. G. ; GONCALVES, C. S. ; CUNHA, P. . Garota de Ipanema. 2019. Arranjo.
NUNES, L. A. ; LAVOIE, J. ; GODIN, L. ; CRUZ, F. A. M. G. ; GONCALVES, C. S. ; CUNHA, P. . Você Abusou. 2019. Arranjo.
NUNES, L. A. ; LUIZ, E. . Concerto Coral e Orquestra Filarmônica Santa Cecília. 2017. Arranjo.
NUNES, L. A. ; LUIZ, E. . Concerto Coral e Orquestra Filarmônica Santa Cecília. 2017. Arranjo.
NUNES, L. A. . XX Bienal de Música Contemporânea Brasileira. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).
NUNES, L. A. ; SILVA, W. G. . Concerto Compositores EMUS - Orquestração. 2013. Arranjo.
NUNES, L. A. . Encontro Nacional de Licenciatura em Música EAD - Recital de Abertura. 2012. Arranjo.
NUNES, L. A. . Encontro Nacional de Licenciatura em Música EAD - Recital de Abertura. 2012. Arranjo.
NUNES, L. A. . XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).
NUNES, L. A. . 2º Concerto da Solidariedade. 2011. Interpretação.
NUNES, L. A. . II Recital da Oficina de Música Dó Maior. 2010. Arranjo.
NUNES, L. A. . Missa Solene. 2010. Interpretação.
NUNES, L. A. . Sarau Dominical. 2010. Interpretação.
NUNES, L. A. . Rua do Lazer. 2009. Interpretação.
NUNES, L. A. . Noite Cultural. 2008. Interpretação.
NUNES, L. A. . Música Contemporânea - RS Ano II/4. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).
NUNES, L. A. . Música Contemporânea - RS Ano II/1. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).
NUNES, L. A. . Concerto Compositores do IA. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).
NUNES, L. A. . Projeção Sonora de Composições Computacionais. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).
NUNES, L. A. . II ENCU - Encontro Nacional de Compositores universitários. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).
NUNES, L. A. ; GOMES, T. . Concerto de Violão e Piano. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).
NUNES, L. A. . Concerto de Música Contemporânea. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).
NUNES, L. A. ; ABREU, M. F. . Semeadura. 2004. Arranjo.
NUNES, L. A. . Contemporâneo 12 e 30 - Peça para piano e clarinete. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).
NUNES, L. A. ; ABREU, M. F. . Semeadura. 2003. Arranjo.
NUNES, L. A. . Música Alopática. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2019
Estudo sobre práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no Brasil: formação humana e desenvolvimento através da Educação Musical em comunidades de situação de vulnerabilidade social, Descrição: Projeto de Cooperação Internacional com a Universidade Laval (Quebec/Canadá) através do Laboratório de Pesquisa em Formação Auditiva e Didática Instrumental (LaRFADI) e o Grupo de Pesquisa em Educação, Artes e Música (PesquisaMus/UFC-Campus de Sobral). Este projeto visa constituir uma equipe interdisciplinar de pesquisa composta por estudantes de pós-graduação e pesquisadores canadenses e brasileiros onde a missão será de estudar as práticas musicais, pedagógicas, culturais e sociais de espaços não institucionalizados que utilizam a educação musical como fator significativo para a formação humana e motivação ao desenvolvimento social de jovens oriundos de comunidades de vulnerabilidade social no Canadá e no Brasil com o objetivo de realizar um estudo etnográfico internacional (Canadá e Brasil) que permita elaborar, a partir de um corpus variado de dados emergentes do campo, uma metodologia original, permitindo assim, estudar este campo em uma perspectiva intercultural e interdisciplinar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Leonardo de Assis Nunes - Integrante / Marco Antonio Toledo Nascimento - Integrante / Francisca Antonia Marcilane Gonçalves Cruz - Integrante / Cristiane Soares Gonçalves - Integrante / Obadias de Oliveira Cunha - Integrante / Davi Bronguel - Integrante / Francis Dubé - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2015 - 2020
Composição de Microcanções CDG: desdobrando-as em possibilidades musicopedagógicas, Descrição: Diante de massivas propostas de ensino musical por meio de repertórios escolares infantis provenientes do sistema tonal pretende-se, a partir desses, realizar uma investigação sobre repertórios pós-tonais, de caráter reconhecidamente artístico e pedagógico, contemplando obras pouco divulgadas e valorizadas por professores de música. Assim, é admissível questionar como o repertório pós-tonal vem sendo inserido na formação de professores em música? Quais são seus potenciais artísticos e pedagógicos? Que ferramentas de análise e composição são empregadas para aplicação desse tipo de música em sala de aula? E o que tudo isso implica na prática de compor e ensinar para adultos na modalidade EAD?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Leonardo de Assis Nunes - Integrante / Helena de Souza Nunes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2013 - 2015
Composição de Microcanções CDG no PROLICENMUS: uma discussão sobre o confronto entre respostas por antecipação e liberdade para criar, Descrição: Este trabalho propõe uma discussão sobre o confronto entre limites que cerceiam e limites que libertam, no ensino de Música na modalidade a distância mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Seu objeto de estudo é formado pelo conjunto de ações educativas pertinentes a um processo específico para formação de professores de Música para a Escola Básica brasileira. Trata-se, esse, do ensino para composição de Microcanções CDG (Cante e Dance com a Gente), conforme ocorrido no curso pioneiro no país na área de Licenciatura em Música, em modalidade a distância mediada pela internet, da UFRGS e Universidades Parceiras (PROLICENMUS), ao longo dos semestres 2008/01 a 2011/02, no âmbito de cinco interdisciplinas de seu currículo. Constatou-se, por um lado, que à Educação a Distância (EAD), processo predominantemente assíncrono, é inerente a necessidade de antecipar respostas, antes mesmo que os alunos tenham enunciado suas dúvidas, o que tende a tornar a comunicação estruturada, consequente e previsível; por outro, que o desejável num processo de criação, como o que conduz à composição musical e se realiza tradicionalmente de modo síncrono, é que ele seja aberto, flexível e surpreendente. Espera-se, desse modo, ampliar a discussão sobre a oferta de formação profissional para professores de Música nessa modalidade de ensino, mundo esse globalizado e informatizado que, para além do aproveitamento tecnicista e instrumental dos sempre novos recursos tecnológicos colocados à disposição das pessoas, busca perceber também o que eles produzem de novos sentidos para elas, e essas, por meio deles.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Leonardo de Assis Nunes - Integrante / Helena de Souza Nunes - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2013 - Atual
Suportes Tecnológicos e Fundamentos Musicopedagógicos para Formação de Professores de Música EAD, Descrição: Integração de investigações e atualização de Produções referentes à formação musical de professores e à formação de professores de Música, fundamentadas na base teórica da Proposta Musicopedagógica CDG e realizadas em modalidade à distância mediada pela internet. O conjunto dessa experiência pioneira, da qual a UFBA fez parte, transcorreu em todo o território brasileiro, entre 2004 e 2012. Restou, dela, um acervo raro, importante e de interesse para a Educação Musical brasileira e internacional, que vem sendo estudado desde 2012. Tais pesquisam merecem ser aprofundadas e divulgadas, junto ao meio acadêmico. Este Projeto Gerenciador é atual e está em andamento, aprovado para ingresso de sua autora como professora-convidada do PPG_Música da UFBA, em 2019. Seu caráter é o de um sistema integrado de produções anteriores, atuais e futuras sobre os temas referidos. Sua organizado prevê três Linhas de Pesquisa internas (Formação de Professores EAD, Modelo Teórico CDG e Repertório para Sala de Aula), sob as quais se abrigam projetos de Pesquisa, Dissertações e Teses, orientadas pela líder do GP.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leonardo de Assis Nunes - Integrante / Helena de Souza Nunes - Coordenador / Clarissa de Godoy Menezes - Integrante / Cláudia Elisiane Ferreira dos Santos - Integrante / Jaqueline Câmara Leite - Integrante / Edilson Schultz - Integrante / Rafael Guerini Atolini - Integrante / Patrick André de Amorin Lima - Integrante / Kátia Sirlene de Moraes Duarte da Silva - Integrante / Natanaell de Souza Ourives - Integrante / Obadias de Oliveira Cunha - Integrante / Michele Girardi - Integrante.
Prêmios
2012
Prêmio Funarte de Composição Clássica, Fundação Nacional de Artes (FUNARTE).
2010
Prêmio Funarte de Composição Clássica, Fundação Nacional de Artes (FUNARTE).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Educação. , Prefeitura Municipal de Florianópolis, Centro, 88010914 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 32515952
Experiência profissional
2022 - Atual
Prefeitura Municipal de FlorianópolisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Música no quadro de magistério, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2019
Universite LavalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador assistente, Carga horária: 30
Outras informações:
Bolsista CAPES. Programa DFATD. Edital PGCI 02/2015
Atividades
-
01/2019 - 06/2019
Estágios , LaRFADI.,Estágio realizado, Estudo sobre práticas musicais em espaços não institucionalizados no Canadá e no brasil: formação humana e desenvolvimento através da educação musical em comunidades de situação de vulnerabilidade social.
2008 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Músico de Mídias Digitais, Carga horária: 40
Outras informações:
Eixos e suas disciplinas relacionadas a atuação docente:
EXECUÇÃO MUSICAL: Teclado, Violão, Práticas Vocais, Espetáculos Escolares e Música Aplicada;
ESTRUTURAÇÃO MUSICAL: Harmonia, Contraponto, Análise Musical e História da Música;
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO: Didática da Música, Educação inclusiva, Filosofia, Psicologia e Sociologia;
FORMAÇÃO GERAL: Instrumentalização para EAD e Acesso à Informação;
CONDUÇÃO E FINALIZAÇÃO: Seminário Integrador, Projeto Individual Progressivo, Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso.
2000 - 2004
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica
Outras informações:
Pesquisa sobre a genealogia das obras vocais do compositor brasileiro Armando Albuquerque (1901 - 1986)
Atividades
-
04/2008 - 08/2012
Ensino, Licenciatura em Música, modalidade EAD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplinas dos eixos Execução Musical, Estruturação Musical, Tópicos em Educação, Formação Geral e Condução e Finalização
2015 - 2019
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado CNPq-UFBA, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2015
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado - CAPES/UFBA, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
09/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-graduação em Música da UFBA.,Linhas de pesquisa
2020 - 2022
Serviço Social do Comércio/PRVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Atividades (Cultura), Carga horária: 40
Outras informações:
Gestor de projetos em Cultura e Ação Social; Professor de Música; Curador de projetos em Música
2017 - 2018
Prefeitura Municipal de ItaiópolisVínculo: Professor autônomo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
2009 - 2009
Prefeitura Municipal de ItaiópolisVínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Professor e coordenador do projeto, Carga horária: 10
Outras informações:
Atuou como coordenador e professor do projeto Música para Todos junto às escolas Bom Jesus e Centro Educativo Itaiópolis, pertencente à rede de ensino municipal de Itaiópolis/SC; e na Escola Estadual Virgiío Várzea, em Itaiópolis. O projeto tinha como objetivo ministrar aulas de Música, por intermédio dos instrumentos teclado e violão, a alunos matriculados na Educação Básica - Ensino Fundamental.
2005 - 2006
Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, PM/CachoeirinhaVínculo: Professor autônomo, Enquadramento Funcional: Professor de Teclado, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor de Teclado em grupo
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leonardo de Assis Nunes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?