João Carlos Damasceno Lima

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Móvel, atuando principalmente nos seguintes temas: computação pervasiva, context-awareness, cognição situada e sensoreamento remoto para irrigação.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento

2008 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Uma Abordagem de Recomendação Sensível ao Contexto para Apoio a Autenticação Implícita em Ambientes Móveis e Pervasivos Baseado em Conhecimento Comportamental do Usuário
Mário Antônio Ribeiro Dantas. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Context-aware authentication; behavioral modeling; computação ubíqua; computação pervasiva; computação sensível ao contexto.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Computação

1994 - 1996

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Ferramenta para Integração de Esquemas Conceituais,Ano de Obtenção: 1997
Orientador: José Palazzo Moreira de Oliveira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Banco de Dados Federados; CORBA; Banco de Dados Heterogeneos.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Informática.

Especialização em Especialização Em Sistemas de Computação

1991 - 1992

Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Engenharia Elétrica

1986 - 1990

Universidade Federal de Santa Maria

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Móvel.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Banco de Dados.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Perasiva.Desenvolvimento de um medidor de umidade e pluviometria baseado em uma arquitetura de sensoriamento remoto sensível ao contexto para agricultura de precisão. 2014. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Patricia Davet

YAMIN, Adenauer Correa; FLEISCHMANN, A. M. P.; CAVALHEIRO, G. G. H.;LIMA, J. C. D.. EXEHDA-IoT: Uma Contribuição à Arquitetura do Middleware EXEHDA Direcionada à Internet das Coisas. 2016. Dissertação (Mestrado em COMPUTAÇÃO) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Alfredo Partelli Gome

CHARAO, A. S.LIMA, J. C. D.TROIS, C.; SICHONANY, O. R.. Análise da Plataforma Zope/Plone Aplicada ao Gerenciamento de Acervos Museológicos via Web. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em em Sistemas de Computação para Web) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Andrei Zanier Borges Medina

AUGUSTIN, I.POZZER, C. T.CHARAO, A. S.LIMA, J. C. D.. TECNOLOGIA E METODOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EM TELEFONES CELULARES. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em em Sistemas de Computação para Web) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Baltazar Fração Schirmer

LIMA, J. C. D.AUGUSTIN, I.CHARAO, A. S.Marcia Pasin. UTILIZAÇÃO DO CÓDIGO DE BARRAS NO TRANSPORTE DE CARGAS.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em em Sistemas de Computação para Web) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Cristian Tales Fagundes Bandeira

AUGUSTIN, I.; NUNES, R. C.;LIMA, J. C. D.. UMA APLICAÇÃO DA COMPUTAÇÃO MÓVEL PARA PESQUISA DE DÉBITOS NA PREFEITURA DE ALEGRETE. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em em Sistemas de Computação para Web) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Everson Luis Rosa Lucion

LIMA, J. C. D.TROIS, C.CHARAO, A. S.Marcia Pasin. Software Livre para Gestão de Informações Documentais sobre Legislação. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em em Sistemas de Computação para Web) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: José Ronaldo Nogueira

AUGUSTIN, I.; SICHONANY, O. R.;LIMA, J. C. D.CHARAO, A. S.. F. Junior. Um Estudo de Caso usando o SPRING Framework para a criação de Aplicações Web com J2EE. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em em Sistemas de Computação para Web) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Josué Marques Passini

SICHONANY, O. R.;LIMA, J. C. D.; BRUCKER, I.;AUGUSTIN, I.. ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A MODELAGEM EXTREME PROGRAMMING E  RATIONAL UNIFIED PROCESS. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em em Sistemas de Computação para Web) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Luciano Moreira Burkhard

LIMA, J. C. D.AUGUSTIN, I.; NUNES, R. C.. Serviços de M-Gov: Estudo de Caso na Administração Tributária. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em em Sistemas de Computação para Web) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marcos Vinícius Birrencourt de Souza

LIMA, J. C. D.TROIS, C.Marcia Pasin. Sistema de WebSites de Concursos Públicos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em em Sistemas de Computação para Web) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Edith dos Santos

LIMA, J. C. D.; LOBATO, C. R.;AUGUSTIN, I.. Uso de Agentes de Interface no Ensino à Distância. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Sistemas de Computação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Alexandre Schuller

AUGUSTIN, I.; ROCHA, R. P.;LIMA, J. C. D.. Tratamento da Mobilidade em Corba e sua Adequação à Computação Móvel.. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Sistemas de Computação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: DIRCE DE FATIMA CATTANI DUTRA

LIMA, J. C. D.AUGUSTIN, I.; NOAL, E. A. C.. A Multimídia e o Turismo, Caso da Quarta Colônia de Imigração Italiana. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Informática) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marlene odete Prade

LIMA, J. C. D.AUGUSTIN, I.; ANDRADE, C. M.. A Multimidia Contando a História da 4a. Colônica de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Informática) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Camila da Luz Nogueira

LIMA, J. C. D.; MARAN, VINÍCIUS; BERNARDI, G.. Uma Proposta de Inclusão de Computação Persuasiva em Aplicativos Móveis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Guilherme Kaminski dos Santos

Librelotto, G. R.; BERNARDI, G.;LIMA, J. C. D.. Sistema Móvel para Gamificar Atividades Domésticas em Ambiente de República. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Isadora Vasconcellos e Souza

LIMA, J. C. D.AUGUSTIN, I.PASIN, MARCIA. SOCIALCOUNT: Um Aplicativo Móvel que Mede as Interações Sociais Realizadas Pelo Usuário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Bernardo Petry Prates

LIMA, J. C. D.STEIN, B. O.; PETRY, M. T.. Sistema para Extração e Processamento de Dados de Estações Meteorológicas Remotas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Douglas Henrique Haubert

LIMA, J. C. D.; PETRY, M. T.;STEIN, B. O.BOUFLEUR, R.. Desenvolvimento de um Modelo Computacional para as Funções de Rendimento das Culturas de Acordo com Aplicação de Água. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Jessica Lasch de Moura

CHARAO, A. S.; BARBOSA, F. P.;LIMA, J. C. D.. Teste Automatizado de Aplicações Executadas em Sistemas de Gestão de Processos de Negócio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Alexandre Cervi Soares

STEIN, B. O.LIMA, J. C. D.FABRO NETO, A.AZEVEDO, B. R.. Prototipação de um Sistema de Automação Residencial de Baixo Custo Focado em Eficiência Energética. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Jéssica Letícia Félix Mouta

LIMA, J. C. D.AUGUSTIN, I.AZEVEDO, B. R.. Desenvolvimento de um Aplicativo na Plataforma Móvel Android para o Acesso ao Portal do Aluno da UFSM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rafael Alessandro Kreutz

AUGUSTIN, I.LIMA, J. C. D.; PIVETA, E.. Desenvolvimento de um protótipo de um Sistema para Gerenciamento e Integração de Bancos de Sangue. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Tiago Antônio Rizzetti

LIMA, J. C. D.TROIS, C.AUGUSTIN, I.. Construção de um Ambiente Distribuído e colaborativo para o projeto PDSCE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rubens Cesar Belusso

AUGUSTIN, I.LIMA, J. C. D.CHARAO, A. S.Marcia Pasin. Serviço de Apresentação Consciente do Dispositivo em um Ambiente Pervasivo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rafael Pereira Pires

AUGUSTIN, I.LIMA, J. C. D.; CANDIA, A. M. O.;Marcia Pasin. Serviço de Comunicação Consciente do Estado da Rede em um Ambiente Pervasivo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marcus Aurelius Cordenunsi Farias

LIMA, J. C. D.; NUNES, R. C.;AUGUSTIN, I.. Framework para Sincronização de Dados entre Workflow e Dispositivos de Computação Móvel:Estudo de Caso em Controle de Inventário. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Liani Coeli

LIMA, J. C. D.; FORNO, G. D.;AUGUSTIN, I.. Ferrementa para Visualização de Perfis Topográficos. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Luis Angelo Barchet Estefanel

LIMA, J. C. D.AUGUSTIN, I.. CSockets - Classes para Comunicação de rede com Encriptação e Autenticação usando java e Corba. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria.

STEIN, B. O.; NUNES, R. C.;Marcia PasinLIMA, J. C. D.. Concurso Público de provas e Títulos para Profesor Assistente na área de Arquitetura de Computadores / UNIPAMPA.. 2006. Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

João Bosco Mangueira Sobral

DANTAS, Mário Antônio Ribeiro; GAUTHIER, F. Á. O.;SOBRAL, J. B. M.; FIALHO, F. A. P.; HIRATA, C. M.; YAMIN, A. C.. Sistema de Recomendação Sensível ao Contexto para Apoio a Autenticação em Ambientes Móveis e Pervasivos Baseado no Conhecimento Comportamental do Usuário. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia do Conhecimento) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

João Bosco Mangueira Sobral

DANTAS, Mário Antônio Ribeiro; FIALHO, F. A. P.; TODESCO, J. L.; HIRATA, C. M.;SOBRAL, J. B. M.. Sistema de Recomendação Sensível ao Contexto para Apoio a Autenticação Implícita em Ambientes Móveis e Pervasivos Baseado no Conheciimento Comportamental do Usuário. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia do Conhecimento) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento.

José Leomar Todesco

Dantas, M.Fialho, F. A. P.Todesco, José Leomar; HIRATA, C. M.; SOBRAL, J. B. M.. Sistema de Recomendação Sensível ao Contexto para Apoio a Autenticação Implícita em Ambientes Móveis e Pervasivos Baseado no Conhecimento Comportamental do Usuário. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Francisco Antonio Pereira Fialho

DANTAS, M. A. R.;GAUTHIER, Fernando Álvaro Ostuni; SOBRAL, J. B. M.;FIALHO, F. A. P.; HIRATA, C. M.; YAMIN, A. C.. Sistema de recomendação sensível ao contexto para apoio a autenticação implícita em ambientes móveis e pervasivos baseado no conhecimento comportamental do usuário. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Francisco Antonio Pereira Fialho

DANTAS, M. A. R.;FIALHO, F. A. P.; TODESCO, J. L.; HIRATA, C. M.; SOBRAL, J. B. M.. Sistema de Recomendação Sensível ao Contexto para Apoio à Autenticação Implícita em Ambientes Móveis e Pervasivos Baseados no Conhecimento Comportamental do Usuário. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Adenauer Correa Yamin

DANTAS, Mario; GAUTHIER, Fernando A. O.; SOBRAL, João Bosco M.; FIALHO, Francisco A. P.; HIRATA, Celso M.;Yamin, Adenauer C.. Sistema de Recomendação Sensível ao Contexto para Apoio a Autenticação Implícita em Ambientes Móveis e Pervasivos Baseado no Conhecimento Comportamental do Usuário. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Mario Antonio Ribeiro Dantas

DANTAS, M. A. R.; Fernando Alvaro Ostuni Gauthier; SOBRAL, João Bosco Mangueira; FIALHO, F. A. P.; HIRATA, C. M.. Uma Abordagem de Recomendação Sensível ao Contexto para Apoio a Autenticação Implícita em Ambientes Móveis e Pervasivos Baseado em Conhecimento Comportamental do Usuário. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Mario Antonio Ribeiro Dantas

DANTAS, M. A. R.; FIALHO, F. A. P.; HIRATA, C. M.; SOBRAL, João Bosco Mangueira;José Leomar Todesco,. Sistema de Recomendação Sensível ao Contexto para Apoio a Autenticação Implicita em Ambientes Móveis e Pervasivos Baseado no Conhecimento Comportamental do Usuário. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

William Bortoluzzi Pereira

Interações Sociais; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

Un Hee Schiefelbein

A Context-Aware Feedback System for Energy Efficiency; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

Isadora Vasconcellos de Souza

Modelo para Identificação de Contexto Social através da Inferência de Interações Sociais; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Douglas Haubert

Modelos de Procesamento de imagens para Irrigação de Precissão; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

Bolivar Menezes

Modelos de Mobilidade; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

Maria Helena Franciscatto

Situation-aware - modelagem; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Everson Luis Rosa Lucion

Software Livre para Gestão de Informações Documentais sobre Legislação; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em em Sistemas de Computação para Web) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Baltazar Fração Schirmer

UTILIZAÇÃO DO CÓDIGO DE BARRAS NO TRANSPORTE DE CARGAS; ; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em em Sistemas de Computação para Web) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Marcos Vinícius Birrencourt de Souza

Sistema de WebSites de Concursos Públicos; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em em Sistemas de Computação para Web) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Luisa Maria Quevedo Fuques

Uma aplicação para Palm: Automação dos Diários de classe dos professores; 2003; 58 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Computação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

MARCUS BATISTA ETHUR

Estudo da aplicabilidade do software REUNI@O em projetos de educação à distância via Internet; 2002; 65 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Alexandre Schimidt Cortez

Estudo de caso da informatização de controle do processo do projeto da engenharia civilcom vista a ISO 9001; 2002; 79 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Walmir Kloechner Pires

WAP - Formas de implementação para computação móvel; 2002; 45 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Fernando Monteiro Silva

O sistema do colégio militar: Uma nova abordagem utilizando UML; 2002; 57 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Eliana Fátima de Zorzi

Estudo para criação de uma organização virtual com o fomento do governo municipal; 2001; 70 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Sistemas de Computação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Solange Capaverde Santos

Cenários informatizados de aprendizagem: Reflexões sobre as possibilidades de construção de conhecimentos; 2001; 71 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Camila da Luz Nogueira

UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO DE COMPUTAÇÃO PERSUASIVA EM APLICATIVOS MÓVEIS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Isadora Vasconcellos e Souza

SOCIALCOUNT: Um Aplicativo Móvel que Mede as Interações Sociais Realizadas Pelo Usuário; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Gustavo Karkow

Desenvolvimento de uma Aplicação Sensível ao Contexto para Controle Térmico de Ambientes Climatizados; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Bernardo Petry Prates

Sistema para Extração e Processamento de Dados de Estações Meteorológicas Remotas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Douglas Henrique Haubert

Desenvolvimento de um Modelo Computacional para as Funções de Rendimento das Culturas de Acordo com Aplicação de Água; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Jéssica Felix Mouta

Desenvolvimento de um aplicativo na plataforma Android para o acesso ao portal do aluno da UFSM; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Tiago Antônio Rizzetti

Construção de um Ambiente Distribuído e colaborativo para o projeto PDSCE; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria, Financiadora de Estudos e Projetos; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Marcus Aurelius Farias

Aplicação de sincronização de dados entre workflow e dispositivos de computação móvel; 2003; 58 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Patrícia Eismann

Componentes Reutilizável em uma aplicação para Palmtop; 2002; 59 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Francielli Quatrin Piccinin

Aperfeiçoamento do Sistema de Cálculo e Framework para integração de sistemas externos; 2002; 43 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Wagner Moares

Um sistema de análise e apresentação de dados que descrevem uma linha férrea utilizando a metodologia de processos ágeis; 2002; 57 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Andreia Farencena Viero

Ferramenta de Apoio ao Docente - FADO Sincronização e Replicação de Banco de Dados Corporativo e Pessoal; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Andrigo Spall Gomes

Implementação de Uma Ferramenta de Groupware com Suporte a Awareness; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Cristiano Moraes da Silva

Projeto e Implementação de um Framework para Extração de Informações Gerenciais em um Ambiente Três Camadas; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Fabiana de Melo Dutra

Sistema de Informações Geográficas na Internet: Uma Proposta Utilizando XML; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Giana Lucca

FADO - Ferramenta de Apoio ao Docente: Uma proposta para Dispositivo Móveis; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

José Germano Haab

Acesso a Aplicações Distribuídas 3 Camadas Via Internet Utilizando XML; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Marisa Munareto Amaral

Projeto de um Visualizador Gráfico de Data Warehouse; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Michelle Bonella

Ferramenta de Apoio ao Docente - FADO - Uma versão para computador pessoal; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Pablo Costa Beber

Projeto e Implemetação de Acesso a um Framework Três Camadas Usando o Protocolo WAP; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Rodrigo Giacomini Moro

Projeto e Implementação de uma Ferramenta de Grupware Baseada no Modelo IBIS para Reuniões Virtuais; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Carla Moema Hartstein

Algoritmo de Suavização das Curvas para Visualização do Modelado Topográfico; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Fernando Pires Barbosa

Projeto e Implementação de um Framework para Desenvolvimento em 3 Camadas; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Mauro Garcia Angonesi

Sistema de Relatório para Ambiente em 3 Camadas; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Marcos Didonet Del Fabro

Implementação de Um Adaptador de Objetos de Sistemas Financeiros Utilizando o Padrão de Objetos Corba/OMG; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Eder Nicoletti Mathias

Sistema de Gerenciamento de Estocagem, comercialização e Escoamento de Grãos: Uma Solução para Produção Gaúcha; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Luiz Angelo Barchet Estefanel

Biblioteca de Classes para comunicação de rede com encriptação e autoindicação utilizando Java e Corba; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Liane Coeli

Ferramenta para visualização de perfis topográficos; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Mauricio G

Trevisan; Análise e implementação de um agente de coleta de informações em servidores WWW; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Cristian Feltrin Flores

Projeto e Desenvolvimento de Data Warehouse Hospitalar; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Rafael Felkl Barchet

Análise e Avaliação das ferramentas de Desenvolvimento Rápido; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Luis Fernando Pollo

Software para a Geração Automática de Modelos 3D em VRML; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Márcia Froehlich

Implementação de um Pacote de Classe java para Geração de Gráficos; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Andre Zanki Cordenonsi

Desenvolvimento de um Driver ODBC para Linguagem JAVA; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Rogerio S

dos Santos; Integeração de Banco de Dados Corporativos e World Web; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Fabrício Andre Rubin

Uma Ferramenta para Simulação de Métodos de Recuperação de Falhas em Banco de Dados e Gerenciamento de Arquivos de Log; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Lara V

Thomas Goulart; Arquitetura de Segurança em Rede UNIX Utilizando Firewalls; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Alexandre Port Debeluck

Elaboração de Um Plano Diretor de Informática para a Prefeitura Municipal de São Pedro do Sul; 1993; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Informática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Alberto Francisco Kummer Neto

Gerenciando e Monitorando a Administração de Medicação de Uso Contínuo Com Android: mAlerta!; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Douglas Henrique Haubert Cerutti

Projeto de desenvolvimento de aplicativo para consultas a partir de dados meteorológicos; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Fernanda Cortez da Rocha

NutriAnywhere; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Gustavo Karkow

Quizzle para EAD; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Adriano Canofre

Monitoria Não-Subsidiada da Disciplina de Sistemas de Computação Móvel; 2014; Orientação de outra natureza; (Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Cesar Frantz Arend

UFSMConsulta; 2014; Orientação de outra natureza; (Sistema de Informação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Felipe Pedrozo Maia

Projeto e Desenvolvimento do aplicativo Medicine Report; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Fernando Albiero

Chamada Digital - App do Professor; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Jéssica Augusti Bonini

Monitoria em Fundamentos de Banco de Dados; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Isadora Vasconcellos e Souza

Coordenação da Monitoria em Laboratório de Programação I; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Guilherme Peripolli dos Santos

Coordenação da Monitoria em Pesquisa e Ordenação de Dados; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Paulo Vinicius Medonça Cardoso

Coordenação da Monitoria em Paradigmas de Programação; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Mateus Concicovski

Coordenação da Monitoria em Paradigmas de Programação; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Guilherme Freitas Hoffmann

Coordenação da Monitoria em Estrutura de Dados A; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Eder John Scheid

Coordenação da Monitoria em Laboratório de Programação I; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Joao Carlos Damasceno Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FRANCISCATTO, MARIA HELENA ; AUGUSTIN, IARA ; LIMA, J. C. D. ; MARAN, V. . Situation Awareness in the Speech Therapy Domain: A Systematic Mapping Study. COMPUTER SPEECH AND LANGUAGE , v. 53, p. 92-120, 2019.

  • SCHIEFELBEIN, UN HEE ; SOLIGO, DIOVANE ; MARAN, V. ; OLIVEIRA, JOSÉ PALAZZO M. DE ; LIMA, J. C. D. ; MACHADO, ALENCAR . Internet of Things Based on Situation-Awareness for Energy Efficiency.. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação , v. 12, p. 28-53, 2019.

  • GIGLIO, K. ; LIMA, J. C. D. ; Ribeiro Dantas, Mario Antonio . Uma aborgadem sistêmica sobre os padrões de TV digital. Comunicação & Sociedade (Online) , v. 35, p. 263-289, 2014.

  • AZEVEDO, BRUNO ROMERO DE ; NETO, ALFREDO DEL FABRO ; BOUFLEUER, RAFAEL ; LIMA, JOÃO CARLOS D. ; Augustin, Iara . A proposal of a classification model for the cognitive workload of human activity in a context-aware system. Journal of Applied Computing Research , v. 4, p. 13-22, 2014.

  • AUGUSTIN, I. ; VICENTINI, Caroline F. ; AVELAR, Francisco Tiago ; LIMA, J. C. D. . Emprego de Código de Barras Bidimensionais para Conferência da Autenticidade de Certificados Digitais. Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas , v. 1, p. 1-8, 2008.

  • ROCHA, Cristiano Cortez da ; VIEIRA, Matheus Anversa ; OLIVEIRA, Rodolfo Leffa ; STEIN, B. O. ; AUGUSTIN, I. ; LIMA, J. C. D. . Projeto CONVERGE UFSM: Rede de Sensores-Atuadores para Controle de Acesso em Laboratórios Usando VoIP e Rede Sem Fio. Disciplinarum Scientia. Série Ciências Exatas , v. 1, p. 9-14, 2008.

  • MACHADO, ALENCAR ; Maran, Vinicius ; Augustin, Iara ; LIMA, JOÃO CARLOS ; WIVES, LEANDRO KRUG ; DE OLIVEIRA, JOSÉ PALAZZO MOREIRA . Ambient Assisted Living Systems: A Model for Reasoning Under Uncertainty. In: Hammoudi S., Maciaszek L., Missikoff M., Camp O., Cordeiro J.. (Org.). Lecture Notes in Business Information Processing. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. 291, p. 338-363.

  • Damasceno Lima, Joao Carlos ; da Rocha, Cristiano Cortez ; Augustin, Iara ; Ribeiro Dantas, Mario Antonio . CARS-AD Project: Context-Aware Recommender System for Authentication Decision in Pervasive and Mobile Environments. Advances and Applications in Mobile Computing. 1ed.Rijeka: Intech, 2012, v. , p. 201-224.

  • AUGUSTIN, I. ; LIMA, J. C. D. ; SILVA, Fábio Lorenzi da ; RIZZETTI, Thiago Antonio ; Ferreira, Giuliano Lopes . Sistemas de Computação Móvel: da mobilidade à ubiquidade. In: Universidade Federal de Santa Maria, SBC. (Org.). V Escola Regional de Redes de Computadores (ERRC). : , 2007, v. , p. -.

  • FRANCISCATTO, MARIA HELENA ; LIMA, JOÃO CARLOS DAMASCENO ; TROIS, CELIO ; MARAN, VINÍCIUS ; SOARES, MÁRCIA KESKE ; ROCHA, Cristiano Cortez da . Applying situation-awareness for recommending phonological processes in the children's speech. In: the 34th ACM/SIGAPP Symposium, 2019, Limassol. Proceedings of the 34th ACM/SIGAPP Symposium on Applied Computing - SAC '19. New York: ACM Press, 2019. p. 739-746.

  • FRANCISCATTO, MARIA HELENA ; LIMA, JOÃO CARLOS DAMASCENO ; TROIS, CELIO ; MARAN, VINÍCIUS ; SOARES, MÁRCIA KESKE ; ROCHA, Cristiano Cortez da . A case-based approach using phonological knowledge for identifying error patterns in children's speech. In: the 34th ACM/SIGAPP Symposium, 2019, Limassol. Proceedings of the 34th ACM/SIGAPP Symposium on Applied Computing - SAC '19. New York: ACM Press, 2019. p. 968-975.

  • SCHIEFELBEIN, UN ; PEREIRA, WILLIAM ; LÍRIO DE SOUZA, RENAN ; LIMA, JOAO ; CORTEZ DA ROCHA, CRISTIANO . The Use of Persuasive Strategies in Systems to Achieve Sustainability in the Fields of Energy and Water: A Systematic Review. In: 21st International Conference on Enterprise Information Systems, 2019, Heraklion. Proceedings of the 21st International Conference on Enterprise Information Systems, 2019. v. 1. p. 258-265.

  • CORTEZ DA ROCHA, CRISTIANO ; SOUZA, RENAN ; LIMA, JOÃO ; SCHIEFELBEIN, UN ; MENEZES DA SILVA, BOLÍVAR ; PEREIRA, WILLIAM . Systematic Review of Bibliography on Social Interactions using the Meta-analytical Approach. In: 21st International Conference on Enterprise Information Systems, 2019, Heraklion. Proceedings of the 21st International Conference on Enterprise Information Systems, 2019. v. 1. p. 261-268.

  • LIMA, JOÃO ; SILVA, BOLÍVAR ; PEREIRA, WILLIAM ; TROIS, CELIO ; DA ROCHA, CRISTIANO . No More Hiding! WALDO: Easily Locating with a Wi-Fi Opportunistic Approach. In: 21st International Conference on Enterprise Information Systems, 2019, Heraklion. Proceedings of the 21st International Conference on Enterprise Information Systems, 2019. v. 1. p. 571-578.

  • MORO, AUGUSTO ; MARAN, VINÍCIUS ; CORTEZ DA ROCHA, CRISTIANO ; KESKE SOARES, MÁRCIA ; FRANCISCATTO, MARIA HELENA ; Augustin, Iara ; LIMA, JO'AO CARLOS DAMASCENO . A Case-Based System Architecture based on Situation-Awareness for Speech Therapy. In: 20th International Conference on Enterprise Information Systems, 2018, Funchal. Proceedings of the 20th International Conference on Enterprise Information Systems, 2018. v. 1. p. 461-468.

  • PEREIRA, WILLIAM B. ; SCHIEFELBEIN, UN HEE ; ROCHA, CRISTIANO C. DA ; SOUZA, RENAN L. ; STABEL, EDUARDO C. ; LIMA, JOÃO C. D. ; MACHADO, ALENCAR . A Study on Persuasive Applications for Electric Energy Saving. In: 20th International Conference on Enterprise Information Systems, 2018, Funchal. Proceedings of the 20th International Conference on Enterprise Information Systems, 2018. v. 1. p. 190-197.

  • DAMASCENO LIMA, JOÃO CARLOS ; FRANCISCATTO, MARIA HELENA ; PUNTEL, FERNANDO EMILIO ; CHARÃO, ANDREA ; CORTEZ DA ROCHA, CRISTIANO . A Systematic Review of Scheduling Algorithms and Resource Management in Context-aware Applications: A Meta-analytic Approach. In: 20th International Conference on Enterprise Information Systems, 2018, Funchal. Proceedings of the 20th International Conference on Enterprise Information Systems, 2018. v. 1. p. 664-670.

  • D. LIMA, JOÃO CARLOS ; SCHWERTNER CHARÃO, ANDREA ; CORTEZ DA ROCHA, CRISTIANO ; STEFFENEL, LUIZ ANGELO ; MARIN, FELIPE . On the Performance of Cloud-based Spreadsheets as a Backend for View-only Web Applications. In: 20th International Conference on Enterprise Information Systems, 2018, Funchal. Proceedings of the 20th International Conference on Enterprise Information Systems, 2018. v. 1. p. 642-647.

  • MARAN, VINÍCIUS ; SCHWERTNER CHARÃO, ANDREA ; PARISE BOUFLEUR, MÁRCIO ; O. STEIN, BENHUR ; CÉSAR NARCISO, JÚLIO ; CORTEZ DA ROCHA, CRISTIANO ; DA SILVA FORNASIER, LEANDRO ; D. LIMA, JOÃO CARLOS . SQL Query Performance on Hadoop: An Analysis Focused on Large Databases of Brazilian Electronic Invoices. In: 20th International Conference on Enterprise Information Systems, 2018, Funchal. Proceedings of the 20th International Conference on Enterprise Information Systems, 2018. v. 1. p. 29-37.

  • TROIS, CELIO ; BONA, LUIS C. ; S. OLIVEIRA, LUIZ ; MARTINELLO, MAGNOS ; HAREWOOD-GILL, DOUGLAS ; D. DEL FABRO, MARCOS ; NEJABATI, REZA ; SIMEONIDOU, DIMITRA ; D. LIMA, JOAO C. ; STEIN, BENHUR . Exploring Textures in Traffic Matrices to Classify Data Center Communications. In: 2018 IEEE 32nd International Conference on Advanced Information Networking and Applications (AINA), 2018, Krakow. 2018 IEEE 32nd International Conference on Advanced Information Networking and Applications (AINA), 2018. p. 1123.

  • SCHIEFELBEIN, UN HEE ; SOLIGO, DIOVANE ; MARAN, VINÍCIUS ; DE OLIVEIRA, JOSÉ PALAZZO M. ; LIMA, JOÃO CARLOS DAMASCENO ; MACHADO, ALENCAR . Pervasive System Based on Situation-Awareness for Feedback of Energy Efficiency. In: the XIV Brazilian Symposium, 2018, Caxias do Sul. Proceedings of the XIV Brazilian Symposium on Information Systems - SBSI'18, 2018. p. 1.

  • VASCONCELLOS E SOUZA, ISADORA ; DAMASCENO LIMA, JOÃO CARLOS ; DE OLIVEIRA STEIN, BENHUR ; CORTEZ DA ROCHA, CRISTIANO . SocialCount - Detecting Social Interactions on Mobile Devices. In: 20th International Conference on Enterprise Information Systems, 2018, Funchal. Proceedings of the 20th International Conference on Enterprise Information Systems, 2018. p. 511.

  • FRANCISCATTO, MARIA HELENA ; TROIS, CELIO ; LIMA, JOAO CARLOS DAMASCENO ; AUGUSTIN, IARA . Blending Situation Awareness with Machine Learning to Identify Children?s Speech Disorders. In: 2018 IEEE 12th International Conference on Application of Information and Communication Technologies (AICT), 2018, Almaty. 2018 IEEE 12th International Conference on Application of Information and Communication Technologies (AICT), 2018. p. 1.

  • MACHADO, ALENCAR ; Maran, Vinicius ; SANTOS TEIXEIRA, MILENE ; D. LIMA, JOÃO CARLOS ; Augustin, Iara . Fuzzy Based Model to Detect Patient?s Health Decline in Ambient Assisted Living. In: 19th International Conference on Enterprise Information Systems, 2017, Porto. Proceedings of the 19th International Conference on Enterprise Information Systems, 2017. p. 659-666.

  • DE MOURA, JESSICA LASCH ; CHARAO, ANDREA SCHWERTNER ; LIMA, JOAO CARLOS DAMASCENO ; DE OLIVEIRA STEIN, BENHUR . Test case generation from BPMN models for automated testing of Web-based BPM applications. In: 2017 17th International Conference on Computational Science and Its Applications (ICCSA), 2017, Trieste. 2017 17th International Conference on Computational Science and Its Applications (ICCSA), 2017. p. 1-7.

  • J. L. de Moura ; CHARAO, A. S. ; LIMA, J. C. D. . Geração de Cenários de Testes a partir de Modelos em BPMN para Aplicações Web Criadas com Sistemas de Gerenciamento de Processos de Negócio. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2017, Lavras - MG. XIII Brazilian Symposium on Information Systems SBSI 2017, 2017. v. 1. p. 253-260.

  • MARAN, VINÍCIUS ; MACHADO, GUILHERME MEDEIROS ; MACHADO, ALENCAR ; Augustin, Iara ; LIMA, JOÃO CARLOS DAMASCENO ; OLIVEIRA, JOSÉ PALAZZO M. DE . Database Ontology-Supported Query for Ubiquitous Environments. In: the 23rd Brazillian Symposium, 2017, Gramado. Proceedings of the 23rd Brazillian Symposium on Multimedia and the Web - WebMedia '17, 2017. v. 1. p. 185-6.

  • ALBIERO, FERNANDO ; LIMA, JOÃO CARLOS ; ALBIERO, FÁBIO . BlueTApp Um Aplicativo Móvel para Registro da Frequência Acadêmica através da Tecnologia Bluetooth. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017, Recife. org.crossref.xschema._1.Title@3d1d95d9, 2017. v. 1. p. 1289-1300.

  • MACHADO, ALENCAR ; WIVES, LEANDRO KRUG ; MARAN, VINÍCIUS ; Augustin, Iara ; LIMA, JOÃO CARLOS ; DE OLIVEIRA, JOSÉ PALAZZO MOREIRA . Reasoning on Uncertainty in Smart Environments. In: 18th International Conference on Enterprise Information Systems, 2016, Rome. Proceedings of the 18th International Conference on Enterprise Information Systems, 2016. p. 240.

  • NETO, ALFREDO DEL FABRO ; AZEVEDO, BRUNO ROMERO DE ; BOUFLEUER, RAFAEL ; LIMA, JOÃO CARLOS D. ; MACHADO, ALENCAR ; Augustin, Iara ; PASIN, MÁRCIA . Recognition of Human Activities using the User?s Context and the Activity Theory for Risk Prediction. In: 18th International Conference on Enterprise Information Systems, 2016, Rome. Proceedings of the 18th International Conference on Enterprise Information Systems, 2016. p. 282.

  • SOUZA, Isadora. V. ; LIMA, J. C. D. . SocialCount: Um aplicativo móvel que mede as Interações Sociais realizadas pelo usuário. In: CISTI'2016 - 11ª Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información, 2016, Cran Canaria. Actas de la 11a Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información, 2016. v. 1. p. 357-362.

  • BOUFLEUER, RAFAEL ; FABRO NETO, A. ; AZEVEDO, B. R. ; AUGUSTIN, I. ; LIMA, J. C. D. ; PETRY, M. T. ; CARLESSO, R. ; BASSO, L. J. . Evaluation of a Remote Sensing Architecture for Precision Irrigation Using Open Hardware Technologies. In: The 14th International Conference on Wireless Networks (ICWN'15), 2015, Las Vegas, USA. ICWN'15 Proceedings. Las Vegas: IEEE Publisher, 2015. v. 1. p. 8-15.

  • FABRO NETO, A. ; AZEVEDO, B. R. ; BOUFLEUER, RAFAEL ; LIMA, J. C. D. ; AUGUSTIN, I. . Model for Action Prediction and Inference of Risk Situation in Smart Environments. In: The 14th International Conference on Wireless Networks (ICWN'15), 2015, Las Vegas, USA. ICWN'15 Proceedings. Las Vegas: IEEE Publisher, 2015. v. 1. p. 1-7.

  • FABRO NETO, A. ; AZEVEDO, B. R. ; BOUFLEUER, RAFAEL ; LIMA, J. C. D. ; AUGUSTIN, I. . Modelo para predição de ações e inferência de situações de risco em ambientes sensíveis ao contexto. In: VII Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva, 2015, Recife, PE. Anais SBCUP 2015. Porto Alegre, RS: SBC Editora, 2015. v. 1. p. 1-8.

  • CHARAO, A. S. ; BARCELOS, P. P. A. ; AZEVEDO, B. R. ; LIMA, J. C. D. . Clube de Computação para Alunos de Ensino Médio: um Relato de Experiência. In: XXIII - Workshop de Educação em Computação (WEI'2015), 2015, Recife, PE. Anais WEI 2015. Porto Alegre, RS: SBC Editora, 2015. v. 1. p. 1-10.

  • BARCELOS, P. P. A. ; CHARAO, A. S. ; BOUFLEUR, R. ; LIMA, J. C. D. . Analysis of Fault Injection Approaches in Apache Hadoop. In: The 21st International Conference on Parallel and Distributed Processing Techniques and Applications (PDPTA'15), 2015, Las Vegas, USA. PDPTA'15 Proceedings. Las Vegas: IEEE Publisher, 2015. v. 1. p. 1-7.

  • BOUFLEUR, R. ; FABRO NETO, A. ; AZEVEDO, B. R. ; LIMA, J. C. D. ; AUGUSTIN, I. ; CARLESSO, R. ; PETRY, M. T. . Desenvolvimento de um medidor de umidade e pluviometria baseado em uma arquitetura de sensoriamento remoto sensível ao contexto para agricultura de precisão. In: VI Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva, 2014, Brasilia. Anais SBCUP 2014. Porto Alegre: SBC Editora, 2014. v. 1. p. 1-8.

  • AZEVEDO, B. R. ; FABRO NETO, A. ; BOUFLEUR, R. ; LIMA, J. C. D. ; AUGUSTIN, I. . Modelo para classificação do esforço cognitivo de atividades humanas em um sistema sensível ao contexto. In: VI Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Perasiva, 2014, Brasilia. Anais SBCUP 2014. Porto Alegre: SBC Editora, 2014. v. 1. p. 1-8.

  • NETO, ALFREDO DEL FABRO ; DE AZEVEDO, BRUNO ROMERO ; BOUFLEUER, RAFAEL ; LIMA, JOÃO CARLOS D. ; Augustin, Iara ; PASIN, MARCIA . An approach based on activity theory and the SRK model for risk and performance evaluation of human activities in a context-aware middleware. In: the 13th International Conference, 2014, Melbourne. Proceedings of the 13th International Conference on Mobile and Ubiquitous Multimedia - MUM '14, 2014. p. 40-47.

  • TRUGILLO DA SILVEIRA, THIAGO LOPES ; PASIN, MARCIA ; Damasceno Lima, Joao Carlos . Experimental evaluation of intersection control policies: A simulation based on ubiquitous computing and VANETs. In: 2014 XL Latin American Computing Conference (CLEI), 2014, Montevideo. 2014 XL Latin American Computing Conference (CLEI), 2014. p. 1-9.

  • FABRO NETO, A. ; BOUFLEUR, R. ; AZEVEDO, B. R. ; AUGUSTIN, I. ; LIMA, J. C. D. ; ROCHA, Cristiano C. . Towards a Middleware to Infer the Risk Level of an Activity in Context-Aware Environments Using the SRK Model. In: The Seventh International Conference on Mobile Ubiquitous Computing, Systems, Services and Technologies, 2013, Porto. UBICOMM13, 2013. p. 38-42.

  • ROCHA, Cristiano Cortez da ; LIMA, J. C. D. ; Mário Antônio Ribeiro dantas ; AUGUSTIN, I. . A2BeST: An Adaptive Authentication Service Based on Mobile User's Behavior and Spatio-Temporal Context. In: 16th IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC'11), 2011, Kerkyra (Corfu). 16th IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC'11), 2011. p. 771-774.

  • LIMA, J. C. D. ; ROCHA, Cristiano Cortez da ; VIEIRA, Matheus Anversa ; AUGUSTIN, I. ; Mário Antônio Ribeiro dantas . CARS-AD: a context-aware recommender system to decide about implicit or explicit authentication in ubihealth. In: 9th ACM international symposium on Mobility management and wireless access, 2011, Miami. Proceedings of the 9th ACM international symposium on Mobility management and wireless access, 2011. p. 83-92.

  • LIMA, JOAO CARLOS D. ; ROCHA, Cristiano C. ; Augustin, Iara ; DANTAS, M´RIO A.R. . A Context-Aware Recommendation System to Behavioral Based Authentication in Mobile and Pervasive Environments. In: 2011 IEEE/IFIP 9th International Conference on Embedded and Ubiquitous Computing (EUC), 2011, Melbourne. 2011 IFIP 9th International Conference on Embedded and Ubiquitous Computing. p. 312-319.

  • LIMA, J. C. D. ; ROCHA, Cristiano Cortez da ; Mário Antônio Ribeiro dantas . Uma Arquitetura de Autenticação Baseada em Perfis Comportamentais. In: 5th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2010, Santiago de Compostela. 5th Iberian Conference on Information Systems and Technologies. Cidade do Porto - Portugal: AISTI ( Asociación Ibérica de Sistemas y Tecnologias de Informacion), 2010. v. 1. p. 598-601.

  • ROCHA, Cristiano Cortez da ; LIMA, J. C. D. ; VIEIRA, Matheus Anversa ; Mirian Capretz ; Michael A Bauer ; AUGUSTIN, I. ; Mário Antônio Ribeiro dantas . A Context-Aware Authentication Approach Based on Behavioral Definitions. In: The 2010 International Conference on Information and Knowledge Engineering (IKE'10), 2010, Las Vegas, Nevada, USA. The 2010 International Conference on Information and Knowledge Engineering (IKE'10), 2010. v. 1.

  • ROCHA, Cristiano Cortez da ; LIMA, J. C. D. ; AUGUSTIN, I. ; Mário Antônio Ribeiro dantas . Uma Abordagem de Autenticação Sensível ao Contexto Baseada em Definições Comportamentais. In: 9th International Information and Telecommunication Technologies Symposium, 2010, Rio de Janeiro - Brasil. 9th International Information and Telecommunication Technologies Symposium, 2010.

  • Vicentine, Caroline F. ; Francisco Tiago Machado de Avelar ; LIMA, J. C. D. ; AUGUSTIN, I. . Emprego de Código de Barras Bidimensionais para Conferência da Autenticidade de Certificados Digitais. In: VI Simpósio de Informática da Região Centro/RS, 2007, Santa Maria. Anais SIRC. Santa Maria: UNIFRA, 2007.

  • ROCHA, Cristiano Cortez da ; OLIVEIRA, Rodolfo Leffa ; VIEIRA, Matheus Anversa ; AUGUSTIN, I. ; STEIN, B. O. ; LIMA, J. C. D. . Projeto CONVERGE UFSM - Rede de Sensores-Atuadores para Controle de Acesso em Laboratórios Usando VoIP e Wireless. In: VI Simpósio de Informática da Região Centro/RS (SIRC), 2007, Santa Maria. VI Simpósio de Informática da Região Centro/RS (SIRC). Santa Maria: UNIFRA, 2007.

  • AUGUSTIN, I. ; YAMIN, Adenauer Correa ; LIMA, J. C. D. . Computação Pervasiva: como programar aplicações.. In: X Simposio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP), 2006, Itatiaia RJ. Anais SBLP 2006, 2006.

  • AUGUSTIN, I. ; LIMA, J. C. D. ; ARAUJO NETO, Edmar Pessoa ; SILVA, Fábio Lorenzi da ; TIETBOHL, Luzandro Candido ; ROCHA, Cristiano Cortez da ; Francisco Tiago Machado de Avelar . Serviço de Autenticação em Espaços Pervasivos, o caso do projeto pBuy.. In: V Simpósio de Informática da Região Centro do RS, 2006, Santa Maria. Anais SIRC 2006, 2006.

  • LIMA, J. C. D. ; RIZZETTI, Thiago Antonio ; AUGUSTIN, I. ; TROIS, C. . Ambiente Colaborativo P2P parao projeto PDCSE. In: V Simpósio de Informática da Região Centro do RS, 2006, Santa Maria. Anais SIRC 2006, 2006.

  • LIMA, J. C. D. ; AUGUSTIN, I. ; CORREA, Julio ; RISS, Marcelo Aita ; ARAUJO NETO, Edmar Pessoa ; RIZZETTI, Thiago Antonio . JWebTester - Ferramenta para Testes de Aceitação Automatizados em Aplicações Web.. In: V Simpósio de Informática da Região Centro do RS, 2006, Santa Maria. Anais SIRC 2006, 2006.

  • PIRES, Rafael Pereira ; AUGUSTIN, I. ; LIMA, J. C. D. . Comunicação entre Coponentes da Aplicação em Ambiente Pervasivo.. In: VIII Forum de Tecnologias e XV Seminário Regional de Informática (SRI 2005), 2005, Santo Angelo, RS. Anais SRI 2005, 2005.

  • BELUSSO, Rubens Cesar ; AUGUSTIN, I. ; LIMA, J. C. D. . Análise de Alternativas a Apresentação Consciente do Dispositivo em um Ambiente Pervasivo. In: VIII Forum de Tecnologias e XV Seminário Regional de Informática (SRI 2005), 2005, Santo Angelo, RS. Anais SRI 2005, 2005.

  • PIRES, Rafael Pereira ; BELUSSO, Rubens Cesar ; REDIN, Ricardo Miotto ; LIMA, J. C. D. ; AUGUSTIN, I. . Arquitetura de Serviços para o Portal de Compras Pervasivo.. In: IV SImpósio da Região Centro do RS (SIRC 2005), 2005, Santa Maria, RS. Anais SIRC 2005, 2005.

  • RIZZETTI, Thiago Antonio ; TROIS, C. ; LIMA, J. C. D. ; AUGUSTIN, I. . Análise de Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo para o Projeto EPOS. In: IV SImpósio da Região Centro do RS (SIRC 2005), 2005, Santa Maria, RS. Anais SIRC 2005, 2005.

  • REDIN, Ricardo Miotto ; PIRES, Rafael Pereira ; BELUSSO, Rubens Cesar ; LIMA, J. C. D. ; AUGUSTIN, I. . Análise de Alternativas de Entrega de Dados Independente de Dispositivo em Ambiente de Computação Pervasiva.. In: JITEC 2005 - Jornada Integrada de Tecnologia e Computação, 2005, Torres, RS. Anais, 2005.

  • AUGUSTIN, I. ; YAMIN, Adenauer Correa ; LIMA, J. C. D. ; GEYER, Cláudio F Resin ; SILVA, Luciano Cavalheiro . ISAMadapt - um ambiente de desenvolvimento de aplicações para a Computação Pervasiva.. In: 8th Brazilian Symposium on Programming Language (SBLP), 2004, Niterói, ES. Anais SBLP 2004, 2004.

  • AUGUSTIN, I. ; SILVA, Marcus Lucas da ; PIRES, Rafael Pereira ; REDIN, Ricardo Miotto ; LIMA, J. C. D. ; GEYER, Cláudio F Resin . Explorando Adaptação Dinâmica ao Contexto no Projeto de Aplicações da Computação Pervasiva.. In: III SImpósio da Região Centro do RS (SIRC 2004), 2004, Santa Maria, RS. Anais SIRC 2004, 2004.

  • BOCK, M. ; MORAES, W. ; TROIS, C. ; LIMA, J. C. D. . PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE FISCALIZAÇÃO NAS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS. In: CONIP - IX Congresso de Infomática Pública, 2003, São Paulo. Premio CONIP 2003, 2003.

  • LIMA, J. C. D. ; Ribeiro, C.H.F.P ; Oliveira, J.P.M. . Acesso Integrado a Banco de Dados Distribuídos Heterogêneos Utilizando CORBA. In: XII Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, SBBD'97, 1997, Fortaleza. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Banco de Dados, SBBD'97, 1997. p. 333-348.

  • ALBIERO, F. W. ; ALBIERO, F. W. ; LIMA, J. C. D. ; AUGUSTIN, I. . BlueTApp - Um Aplicativo Móvel para Registro Automático da Presença Acadêmica via Bluetooth. In: 13a Escola Regional de Redes de Computadores (ERRC 2015), 2015, Passo Fundo. 13a Escola Regional de Redes de Computadores (ERRC 2015), 2015.

  • KREUTZ, D. L. ; Silva, G. J. ; Silva, H. A. M. ; LIMA, J. C. D. . Análise de Desempenho de um SGBD para Aglomerado de Computadores. In: Terceiro Workshop em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho, 2002, Vitória, ES. WSCAD 2002, 2002.

  • J. L. de Moura ; CHARAO, A. S. ; LIMA, J. C. D. . Geração de Cenários de Testes a partir de Modelos em BPMN para Aplicações Web Criadas com Sistemas de Gerenciamento de Processos de Negócio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, J. C. D. . Modelo para classificação do esforço cognitivo de atividades humanas em um sistema sensível ao contexto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, J. C. D. . Desenvolvimento de um medidor de umidade e pluviometria baseado em uma arquitetura de sensoriamento remoto sensível ao contexto para agricultura de precisão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LIMA, J. C. D. . Comitê de Programa CSBC/SBCUP 2016. 2016.

LIMA, J. C. D. . Colegiado Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação. 2016.

LIMA, J. C. D. . Colegiado Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação. 2015.

LIMA, J. C. D. . Colegiado do curso de Ciência da Computação. 2014.

LIMA, J. C. D. . Colegiado Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação. 2014.

LIMA, J. C. D. ; CHARAO, A. S. ; BARBOSA, F. P. ; RASCH, E. ; FELDENS, L. ; DONATTO, M. ; CASADO, F. ; KANTORSKI, G. . SmartCPC. 2016.

LIMA, J. C. D. ; PRATES, B. P. . Programa de Extração e Processamento de Dados de Estações Meteorológicas Remotas. 2014.

LIMA, J. C. D. ; HAUBERT, D. H. . Ferramenta Computacional para as Funções de Rendimento das Culturas de Acordo com Aplicação de Água. 2014.

LIMA, J. C. D. ; AUGUSTIN, I. ; ROCHA, Cristiano C. ; SILVA, Fábio Lorenzi da ; MACHADO, A. . REMOA - rede cidadã para cidades inteligentes. 2012.

LIMA, J. C. D. ; DUTRA, F. M. ; SILVA, C. M. ; MORO, R. G. . Exame Nacional de Cursos 2000. 2000.

LIMA, J. C. D. ; GOMES, A. S. ; POLLO, L. F. ; MORO, R. G. ; LOBATO, C. R. . Reuni@o. 2000.

LIMA, J. C. D. ; VIERO, A. F. ; LUCCA, G. ; BONELLA, M. . Fado - Ferramenta de Apoio ao Docente. 2000.

LIMA, J. C. D. ; SILVA, C. M. ; MORO, R. G. . Exame Nacional de Cursos 1999. 1999.

LIMA, J. C. D. ; LOBATO, C. R. ; SILVA, C. M. ; MORO, R. G. . Exame Nacional de Cursos 1998. 1998.

LIMA, J. C. D. ; ROCHA, R. P. ; LOBATO, C. R. . Exame Nacional de Cursos 1997. 1997.

LIMA, J. C. D. ; LOBATO, C. R. ; ROCHA, R. P. ; RUBIN, F. A. . Programa de Legislação Educacional Integrada - Prolei / Mec. 1997.

LIMA, J. C. D. . Revisão de Prova de Concurso Público - Auxiliar Administrativo. 2014.

LIMA, J. C. D. . Revisão de Prova de Concurso Público - Técnico em Microfilmagem. 2014.

LIMA, J. C. D. . Revisão de Prova de Concurso Público - Assistente Administrativo. 2013.

AUGUSTIN, I. ; LIMA, J. C. D. ; YAMIN, Adenauer Correa . Computacao pervasiva: como programar aplicações. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Autor).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Explorando o uso de técnicas de recomendação na Computação Ubíqua e Pervasiva, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 23/07/2014., Descrição: Sistemas de recomendação procuram auxiliar na identificação de itens (artigos, filmes, músicas, piadas, livros, restaurantes, atrações turísticas, etc.) que possam ter valor para seus usuários. O advento da Computação Ubíqua/Pervasiva trouxe novas possibilidades para o desenvolvimento destes sistemas. A partir disto, a proposta deste projeto é explorar o uso de técnicas de recomendação em sistemas ubíquos/pervasivos. Além do desenvolvimento de sistemas de recomendação, o projeto irá avaliar o uso de algumas de suas técnicas em sistemas relacionados como, por exemplo, Smart Homes, Ambient Assisted Living e sistemas para monitoramento de equipamentos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Iara Augustin - Integrante / Alencar Machado - Integrante / Daniel Lichtnow - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Activity project - recognition of daily activities in ubicomp scenario, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 20/01/2015., Descrição: O projeto Activity objetiva desenvolver algoritmos e técnicas de reconhecimento de atividades humanas dentro do cenário da Computação Ubíqua. O modelo que embasa a solução, utilizado inicialmente, é o SRK para detecção de ações que são habilidades natas ou adquiridas, uso de regras adaptadas ou uso necessário de novo conhecimento associado à context and situation-aware computing e sistemas de recomendação. Com base em novos algoritmos está-se estabelecendo um middleware para dar suporte ao reconhecimento automático das atividades. As provas de conceito utiliza aplicações-protótipo de HomeCare (detecção de riscos), ubihealth e Agricultura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Iara Augustin - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    PERTMED, TELEMEDICINA MÓVEL, disponibilizando a informação onde ela é necessária, Descrição: Estudos anteriores demonstram que médicos requerem informações sobre pacientes (para tomada de decisão) em diferentes localizações e situações. Sistemas automatizados, em uso na maioria dos hospitais, permitem que essas sejam acessadas somente em determinadas localizações - dentro da área de atuação da rede local do hospital, por exemplo. Utilizando a experiência da equipe de pesquisa em computação, propõem-se disponibilizar uma solução que permita o acesso à informação do paciente no local (onde) e momento (quando) em que ela é necessária - acesso pervasivo. Para tal, serão utilizadas técnicas e tecnologias da computação pervasiva/ubíqua para fornecer "independência de lugar, tempo e dispositivo" no acesso às informações contextualizadas. Procura-se tirar vantagem da telefonia móvel, pois celulares estão/serão mais presentes do que computadores pessoais e Internet, e tendem a substituí-los nas tarefas diárias. Prevê-se, então, introduzir conceitos de TeleMedicina Móvel na rede RUTE. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / iara augustin - Coordenador / adenauer correa - Integrante / Giovani Rubert Librelotto - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2013

    ClinicSpaces: auxílio às tarefas clínicas em um ambiente hospitalar do futuro baseado em tecnologias da Computação Ubíqua/Pervasiva., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 08/01/2013., Descrição: Usando a experiência dos grupos de pesquisa participantes da equipe técnica, que já trabalham há vários anos de forma integrada no desenvolvimento de sistemas móveis e pervasivos, propõe-se a definição de uma ferramenta-piloto para a personalização de tarefas clínicas, realizada pelo próprio usuário (médicos) com vistas ao gerenciamento de suas atividades profissionais, relativas a diagnóstico, tratamento, laboratorial e administrativas. Em termos científicos, o objetivo do projeto é pesquisar o potencial de uso de técnicas da programação orientada a usuários-finais na Computação Orientada a Atividades Humanas, para permitir ao médico adequar a ferramenta que o auxilia em suas tarefas ao seu jeito de fazer, as quais serão gerenciadas e executadas em um ambiente ubíquo/pervasivo. Permitir que um médico combine, configure, controle, defina e contextualize suas tarefas de forma intuitiva (sem conhecimento de programação), as quais serão executadas com auxilio do sistema ubíquo, traz novos desafios para a pesquisa, grande parte desses são relativos à definição de novos conceitos de aplicação considerando atividades humanas reais, com vistas ao hospital do futuro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Giovani Rubert Librelotto - Integrante / Iara Augustin - Coordenador.

  • 2005 - 2007

    pBUY, portal de compras pervasivo, Descrição: O projeto é um consórcio com a empresa SIG - Soluções de Informática e Gestão que objetiva adequar o software Portal de Compras da empresa às novas tecnologias da computação móvel, tornando-o mais competitivo no mercado nacional e internacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Fernando Pires Barbosa - Integrante / Rodrigo Giacomini Moro - Integrante / iara augustin - Coordenador / RISS, Marcelo Aita - Integrante / Sergio João Limberger - Integrante / Gustavo Zanini Kantorski - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2014 - Atual

    N2N - framework para criação automática de redes sociais orientadas à saúde e bem-estar, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 20/01/2015., Descrição: A linha de pesquisa relativa ao projeto é Informática na Saúde (TeleSaúde), sendo caracterizado como um projeto de pesquisa tecnológica e de inovação. A motivação para essa proposta surge da necessidade de novos mecanismos para o acompanhamento e cuidados de pacientes de forma mais ativa, utilizando os mecanismos que a tecnologia possibilita. Em seminário de acompanhamento de projetos da rede RUTE (Rede de Telemedicina) para os Hospitais Universitários, realizado na FINEP, foi manifestada, por médicos cardiologistas do Instituto de Cardiologia do RS (http://www.cardiologia.org.br), a necessidade de lembrar aos pacientes crônicos, como os hipertensos, o horário da medicação e a importância de seguir o tratamento corretamente para evitar problemas cardíacos mais graves, como o infarto. Assim, o grupo GMOB (Grupo de Pesquisa em Sistemas de Computação Móvel) da UFSM que tem expertise no desenvolvimento de aplicações móveis e já desenvolveu projetos ligados à área de Telemedicina (mAlerta, ClinicSpace, pEHS, pertmed) propõe o desenvolvimento de uma ferramenta, na forma de framework, que permite criar redes sociais e adicionar dinamicamente novos serviços à rede. Os serviços previstos como Caso de Uso são orientados à saúde e bem-estar que podem prover informação útil e contextualizada e cuidados dos participantes (pacientes, cuidadores, familiares e agentes da área de Saúde). Um exemplo de serviço da rede é o n2n:: alerta para medicação. O desafio de pesquisa é encontrar formas intuitivas e pervasivas de disponibilizar a informações aos variados perfis de pacientes com diferentes capacidades cognitivas. Essa aplicação deve contemplar o acesso com as duas principais plataformas de telefones smartphones disponíveis no mercado, AndroidOS (plataforma da Google com grande potencial de domínio num futuro próximo) e iPhoneOS (plataforma da Apple com penetração no mercado para usuários de maior poder aquisitivo). O projeto se desenvolverá utilizando a infraestrutura do grupo GMOB, que conta com professores pesquisadores do Mestrado em Ciência da Computação (PPGI/UFSM) com experiência no desenvolvimento de aplicações móveis e softwares distribuídos. O Caso de Uso do framework poderá, no futuro, ser um produto disponível na web para uso da população via projeto de extensão da UFSM.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Iara Augustin - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    REMOA - rede cidadã para cidades inteligentes, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 08/01/2013., Descrição: Este projeto propõe um conjunto de ferramentas que explora a participação do cidadão em uma cidade inteligente baseada na Internet das Coisas através do conceito de Redes de Monitoramento do Ambiente em que o cidadão vive. A participação-cidadã é abordada sob dois aspectos: a participação anônima (pública) e a participação personalizada. A participação anônima, dentro do conceito de democracia participativa do e-gov, é baseado em uma rede ubíqua para o cidadão partilhar os fatos por ele presenciado/vivido e obter informações integradas em categorias diversas que definem o status do cotidiano de serviços prestados pelo governo de sua cidade. A participação personalizada oferece serviços de e-gov para o cidadão a partir do monitoramento de aspectos ambientais e/ou pessoais. O protótipo a ser desenvolvido aborda questões inovadoras envolvidas no desenvolvimento de (i) uma infra-estrutura de suporte à rede-cidadã na forma de um framework e de soluções de rede, (ii) aplicações de acesso móvel e ubíquo à rede-cidadã usando tecnologias como smartphones e QRCodes; (iii) aplicações que ilustram possíveis serviços personalizados a serem oferecidos aos cidadãos, tais como monitoramento de aspectos de Saúde pessoal doenças crônicas, e agendamento de consultas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / adenauer correa - Integrante / Dantas, M. A. R. - Integrante / Cristiano Cortez da Rocha - Integrante / MATHEUS ANVERSA VIERA - Integrante / Iara Augustin - Coordenador / Eduardo Piveta - Integrante.

  • 2005 - 2008

    PDSCE - Plataforma de Desenvolvimento de Sistamas Computacionais Embutidos, Descrição: O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de uma plataforma para permitir a construção de sistemas computacionais embarcados segundo a metodologia de Projeto de Sistemas Orientado a Aplicação. Esta plataforma consiste em um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de software e um sistema piloto para demonstrar e expandir os conceitos por traz da metodologia e das próprias ferramentas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Antonio Augusto Medeiros Fröhlich - Coordenador / Benhur de Oliveira Stein - Integrante / Fabiano Passuelo Hessel - Integrante / Valter Roesler - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2014 - Atual

    N2N - framework para criação automática de redes sociais orientadas à saúde e bem-estar, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 20/01/2015., Descrição: A linha de pesquisa relativa ao projeto é Informática na Saúde (TeleSaúde), sendo caracterizado como um projeto de pesquisa tecnológica e de inovação. A motivação para essa proposta surge da necessidade de novos mecanismos para o acompanhamento e cuidados de pacientes de forma mais ativa, utilizando os mecanismos que a tecnologia possibilita. Em seminário de acompanhamento de projetos da rede RUTE (Rede de Telemedicina) para os Hospitais Universitários, realizado na FINEP, foi manifestada, por médicos cardiologistas do Instituto de Cardiologia do RS (http://www.cardiologia.org.br), a necessidade de lembrar aos pacientes crônicos, como os hipertensos, o horário da medicação e a importância de seguir o tratamento corretamente para evitar problemas cardíacos mais graves, como o infarto. Assim, o grupo GMOB (Grupo de Pesquisa em Sistemas de Computação Móvel) da UFSM que tem expertise no desenvolvimento de aplicações móveis e já desenvolveu projetos ligados à área de Telemedicina (mAlerta, ClinicSpace, pEHS, pertmed) propõe o desenvolvimento de uma ferramenta, na forma de framework, que permite criar redes sociais e adicionar dinamicamente novos serviços à rede. Os serviços previstos como Caso de Uso são orientados à saúde e bem-estar que podem prover informação útil e contextualizada e cuidados dos participantes (pacientes, cuidadores, familiares e agentes da área de Saúde). Um exemplo de serviço da rede é o n2n:: alerta para medicação. O desafio de pesquisa é encontrar formas intuitivas e pervasivas de disponibilizar a informações aos variados perfis de pacientes com diferentes capacidades cognitivas. Essa aplicação deve contemplar o acesso com as duas principais plataformas de telefones smartphones disponíveis no mercado, AndroidOS (plataforma da Google com grande potencial de domínio num futuro próximo) e iPhoneOS (plataforma da Apple com penetração no mercado para usuários de maior poder aquisitivo). O projeto se desenvolverá utilizando a infraestrutura do grupo GMOB, que conta com professores pesquisadores do Mestrado em Ciência da Computação (PPGI/UFSM) com experiência no desenvolvimento de aplicações móveis e softwares distribuídos. O Caso de Uso do framework poderá, no futuro, ser um produto disponível na web para uso da população via projeto de extensão da UFSM.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Iara Augustin - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    REMOA - rede cidadã para cidades inteligentes, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 08/01/2013., Descrição: Este projeto propõe um conjunto de ferramentas que explora a participação do cidadão em uma cidade inteligente baseada na Internet das Coisas através do conceito de Redes de Monitoramento do Ambiente em que o cidadão vive. A participação-cidadã é abordada sob dois aspectos: a participação anônima (pública) e a participação personalizada. A participação anônima, dentro do conceito de democracia participativa do e-gov, é baseado em uma rede ubíqua para o cidadão partilhar os fatos por ele presenciado/vivido e obter informações integradas em categorias diversas que definem o status do cotidiano de serviços prestados pelo governo de sua cidade. A participação personalizada oferece serviços de e-gov para o cidadão a partir do monitoramento de aspectos ambientais e/ou pessoais. O protótipo a ser desenvolvido aborda questões inovadoras envolvidas no desenvolvimento de (i) uma infra-estrutura de suporte à rede-cidadã na forma de um framework e de soluções de rede, (ii) aplicações de acesso móvel e ubíquo à rede-cidadã usando tecnologias como smartphones e QRCodes; (iii) aplicações que ilustram possíveis serviços personalizados a serem oferecidos aos cidadãos, tais como monitoramento de aspectos de Saúde pessoal doenças crônicas, e agendamento de consultas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / adenauer correa - Integrante / Dantas, M. A. R. - Integrante / Cristiano Cortez da Rocha - Integrante / MATHEUS ANVERSA VIERA - Integrante / Iara Augustin - Coordenador / Eduardo Piveta - Integrante.

  • 2005 - 2008

    PDSCE - Plataforma de Desenvolvimento de Sistamas Computacionais Embutidos, Descrição: O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de uma plataforma para permitir a construção de sistemas computacionais embarcados segundo a metodologia de Projeto de Sistemas Orientado a Aplicação. Esta plataforma consiste em um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de software e um sistema piloto para demonstrar e expandir os conceitos por traz da metodologia e das próprias ferramentas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Antonio Augusto Medeiros Fröhlich - Coordenador / Benhur de Oliveira Stein - Integrante / Fabiano Passuelo Hessel - Integrante / Valter Roesler - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2014 - Atual

    N2N - framework para criação automática de redes sociais orientadas à saúde e bem-estar, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 20/01/2015., Descrição: A linha de pesquisa relativa ao projeto é Informática na Saúde (TeleSaúde), sendo caracterizado como um projeto de pesquisa tecnológica e de inovação. A motivação para essa proposta surge da necessidade de novos mecanismos para o acompanhamento e cuidados de pacientes de forma mais ativa, utilizando os mecanismos que a tecnologia possibilita. Em seminário de acompanhamento de projetos da rede RUTE (Rede de Telemedicina) para os Hospitais Universitários, realizado na FINEP, foi manifestada, por médicos cardiologistas do Instituto de Cardiologia do RS (http://www.cardiologia.org.br), a necessidade de lembrar aos pacientes crônicos, como os hipertensos, o horário da medicação e a importância de seguir o tratamento corretamente para evitar problemas cardíacos mais graves, como o infarto. Assim, o grupo GMOB (Grupo de Pesquisa em Sistemas de Computação Móvel) da UFSM que tem expertise no desenvolvimento de aplicações móveis e já desenvolveu projetos ligados à área de Telemedicina (mAlerta, ClinicSpace, pEHS, pertmed) propõe o desenvolvimento de uma ferramenta, na forma de framework, que permite criar redes sociais e adicionar dinamicamente novos serviços à rede. Os serviços previstos como Caso de Uso são orientados à saúde e bem-estar que podem prover informação útil e contextualizada e cuidados dos participantes (pacientes, cuidadores, familiares e agentes da área de Saúde). Um exemplo de serviço da rede é o n2n:: alerta para medicação. O desafio de pesquisa é encontrar formas intuitivas e pervasivas de disponibilizar a informações aos variados perfis de pacientes com diferentes capacidades cognitivas. Essa aplicação deve contemplar o acesso com as duas principais plataformas de telefones smartphones disponíveis no mercado, AndroidOS (plataforma da Google com grande potencial de domínio num futuro próximo) e iPhoneOS (plataforma da Apple com penetração no mercado para usuários de maior poder aquisitivo). O projeto se desenvolverá utilizando a infraestrutura do grupo GMOB, que conta com professores pesquisadores do Mestrado em Ciência da Computação (PPGI/UFSM) com experiência no desenvolvimento de aplicações móveis e softwares distribuídos. O Caso de Uso do framework poderá, no futuro, ser um produto disponível na web para uso da população via projeto de extensão da UFSM.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Iara Augustin - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    REMOA - rede cidadã para cidades inteligentes, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 08/01/2013., Descrição: Este projeto propõe um conjunto de ferramentas que explora a participação do cidadão em uma cidade inteligente baseada na Internet das Coisas através do conceito de Redes de Monitoramento do Ambiente em que o cidadão vive. A participação-cidadã é abordada sob dois aspectos: a participação anônima (pública) e a participação personalizada. A participação anônima, dentro do conceito de democracia participativa do e-gov, é baseado em uma rede ubíqua para o cidadão partilhar os fatos por ele presenciado/vivido e obter informações integradas em categorias diversas que definem o status do cotidiano de serviços prestados pelo governo de sua cidade. A participação personalizada oferece serviços de e-gov para o cidadão a partir do monitoramento de aspectos ambientais e/ou pessoais. O protótipo a ser desenvolvido aborda questões inovadoras envolvidas no desenvolvimento de (i) uma infra-estrutura de suporte à rede-cidadã na forma de um framework e de soluções de rede, (ii) aplicações de acesso móvel e ubíquo à rede-cidadã usando tecnologias como smartphones e QRCodes; (iii) aplicações que ilustram possíveis serviços personalizados a serem oferecidos aos cidadãos, tais como monitoramento de aspectos de Saúde pessoal doenças crônicas, e agendamento de consultas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / adenauer correa - Integrante / Dantas, M. A. R. - Integrante / Cristiano Cortez da Rocha - Integrante / MATHEUS ANVERSA VIERA - Integrante / Iara Augustin - Coordenador / Eduardo Piveta - Integrante.

  • 2005 - 2008

    PDSCE - Plataforma de Desenvolvimento de Sistamas Computacionais Embutidos, Descrição: O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de uma plataforma para permitir a construção de sistemas computacionais embarcados segundo a metodologia de Projeto de Sistemas Orientado a Aplicação. Esta plataforma consiste em um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de software e um sistema piloto para demonstrar e expandir os conceitos por traz da metodologia e das próprias ferramentas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Antonio Augusto Medeiros Fröhlich - Coordenador / Benhur de Oliveira Stein - Integrante / Fabiano Passuelo Hessel - Integrante / Valter Roesler - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2014 - Atual

    N2N - framework para criação automática de redes sociais orientadas à saúde e bem-estar, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 20/01/2015., Descrição: A linha de pesquisa relativa ao projeto é Informática na Saúde (TeleSaúde), sendo caracterizado como um projeto de pesquisa tecnológica e de inovação. A motivação para essa proposta surge da necessidade de novos mecanismos para o acompanhamento e cuidados de pacientes de forma mais ativa, utilizando os mecanismos que a tecnologia possibilita. Em seminário de acompanhamento de projetos da rede RUTE (Rede de Telemedicina) para os Hospitais Universitários, realizado na FINEP, foi manifestada, por médicos cardiologistas do Instituto de Cardiologia do RS (http://www.cardiologia.org.br), a necessidade de lembrar aos pacientes crônicos, como os hipertensos, o horário da medicação e a importância de seguir o tratamento corretamente para evitar problemas cardíacos mais graves, como o infarto. Assim, o grupo GMOB (Grupo de Pesquisa em Sistemas de Computação Móvel) da UFSM que tem expertise no desenvolvimento de aplicações móveis e já desenvolveu projetos ligados à área de Telemedicina (mAlerta, ClinicSpace, pEHS, pertmed) propõe o desenvolvimento de uma ferramenta, na forma de framework, que permite criar redes sociais e adicionar dinamicamente novos serviços à rede. Os serviços previstos como Caso de Uso são orientados à saúde e bem-estar que podem prover informação útil e contextualizada e cuidados dos participantes (pacientes, cuidadores, familiares e agentes da área de Saúde). Um exemplo de serviço da rede é o n2n:: alerta para medicação. O desafio de pesquisa é encontrar formas intuitivas e pervasivas de disponibilizar a informações aos variados perfis de pacientes com diferentes capacidades cognitivas. Essa aplicação deve contemplar o acesso com as duas principais plataformas de telefones smartphones disponíveis no mercado, AndroidOS (plataforma da Google com grande potencial de domínio num futuro próximo) e iPhoneOS (plataforma da Apple com penetração no mercado para usuários de maior poder aquisitivo). O projeto se desenvolverá utilizando a infraestrutura do grupo GMOB, que conta com professores pesquisadores do Mestrado em Ciência da Computação (PPGI/UFSM) com experiência no desenvolvimento de aplicações móveis e softwares distribuídos. O Caso de Uso do framework poderá, no futuro, ser um produto disponível na web para uso da população via projeto de extensão da UFSM.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Iara Augustin - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    REMOA - rede cidadã para cidades inteligentes, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 08/01/2013., Descrição: Este projeto propõe um conjunto de ferramentas que explora a participação do cidadão em uma cidade inteligente baseada na Internet das Coisas através do conceito de Redes de Monitoramento do Ambiente em que o cidadão vive. A participação-cidadã é abordada sob dois aspectos: a participação anônima (pública) e a participação personalizada. A participação anônima, dentro do conceito de democracia participativa do e-gov, é baseado em uma rede ubíqua para o cidadão partilhar os fatos por ele presenciado/vivido e obter informações integradas em categorias diversas que definem o status do cotidiano de serviços prestados pelo governo de sua cidade. A participação personalizada oferece serviços de e-gov para o cidadão a partir do monitoramento de aspectos ambientais e/ou pessoais. O protótipo a ser desenvolvido aborda questões inovadoras envolvidas no desenvolvimento de (i) uma infra-estrutura de suporte à rede-cidadã na forma de um framework e de soluções de rede, (ii) aplicações de acesso móvel e ubíquo à rede-cidadã usando tecnologias como smartphones e QRCodes; (iii) aplicações que ilustram possíveis serviços personalizados a serem oferecidos aos cidadãos, tais como monitoramento de aspectos de Saúde pessoal doenças crônicas, e agendamento de consultas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / adenauer correa - Integrante / Dantas, M. A. R. - Integrante / Cristiano Cortez da Rocha - Integrante / MATHEUS ANVERSA VIERA - Integrante / Iara Augustin - Coordenador / Eduardo Piveta - Integrante.

  • 2005 - 2008

    PDSCE - Plataforma de Desenvolvimento de Sistamas Computacionais Embutidos, Descrição: O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de uma plataforma para permitir a construção de sistemas computacionais embarcados segundo a metodologia de Projeto de Sistemas Orientado a Aplicação. Esta plataforma consiste em um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de software e um sistema piloto para demonstrar e expandir os conceitos por traz da metodologia e das próprias ferramentas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Antonio Augusto Medeiros Fröhlich - Coordenador / Benhur de Oliveira Stein - Integrante / Fabiano Passuelo Hessel - Integrante / Valter Roesler - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2014 - Atual

    N2N - framework para criação automática de redes sociais orientadas à saúde e bem-estar, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 20/01/2015., Descrição: A linha de pesquisa relativa ao projeto é Informática na Saúde (TeleSaúde), sendo caracterizado como um projeto de pesquisa tecnológica e de inovação. A motivação para essa proposta surge da necessidade de novos mecanismos para o acompanhamento e cuidados de pacientes de forma mais ativa, utilizando os mecanismos que a tecnologia possibilita. Em seminário de acompanhamento de projetos da rede RUTE (Rede de Telemedicina) para os Hospitais Universitários, realizado na FINEP, foi manifestada, por médicos cardiologistas do Instituto de Cardiologia do RS (http://www.cardiologia.org.br), a necessidade de lembrar aos pacientes crônicos, como os hipertensos, o horário da medicação e a importância de seguir o tratamento corretamente para evitar problemas cardíacos mais graves, como o infarto. Assim, o grupo GMOB (Grupo de Pesquisa em Sistemas de Computação Móvel) da UFSM que tem expertise no desenvolvimento de aplicações móveis e já desenvolveu projetos ligados à área de Telemedicina (mAlerta, ClinicSpace, pEHS, pertmed) propõe o desenvolvimento de uma ferramenta, na forma de framework, que permite criar redes sociais e adicionar dinamicamente novos serviços à rede. Os serviços previstos como Caso de Uso são orientados à saúde e bem-estar que podem prover informação útil e contextualizada e cuidados dos participantes (pacientes, cuidadores, familiares e agentes da área de Saúde). Um exemplo de serviço da rede é o n2n:: alerta para medicação. O desafio de pesquisa é encontrar formas intuitivas e pervasivas de disponibilizar a informações aos variados perfis de pacientes com diferentes capacidades cognitivas. Essa aplicação deve contemplar o acesso com as duas principais plataformas de telefones smartphones disponíveis no mercado, AndroidOS (plataforma da Google com grande potencial de domínio num futuro próximo) e iPhoneOS (plataforma da Apple com penetração no mercado para usuários de maior poder aquisitivo). O projeto se desenvolverá utilizando a infraestrutura do grupo GMOB, que conta com professores pesquisadores do Mestrado em Ciência da Computação (PPGI/UFSM) com experiência no desenvolvimento de aplicações móveis e softwares distribuídos. O Caso de Uso do framework poderá, no futuro, ser um produto disponível na web para uso da população via projeto de extensão da UFSM.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Iara Augustin - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    REMOA - rede cidadã para cidades inteligentes, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 08/01/2013., Descrição: Este projeto propõe um conjunto de ferramentas que explora a participação do cidadão em uma cidade inteligente baseada na Internet das Coisas através do conceito de Redes de Monitoramento do Ambiente em que o cidadão vive. A participação-cidadã é abordada sob dois aspectos: a participação anônima (pública) e a participação personalizada. A participação anônima, dentro do conceito de democracia participativa do e-gov, é baseado em uma rede ubíqua para o cidadão partilhar os fatos por ele presenciado/vivido e obter informações integradas em categorias diversas que definem o status do cotidiano de serviços prestados pelo governo de sua cidade. A participação personalizada oferece serviços de e-gov para o cidadão a partir do monitoramento de aspectos ambientais e/ou pessoais. O protótipo a ser desenvolvido aborda questões inovadoras envolvidas no desenvolvimento de (i) uma infra-estrutura de suporte à rede-cidadã na forma de um framework e de soluções de rede, (ii) aplicações de acesso móvel e ubíquo à rede-cidadã usando tecnologias como smartphones e QRCodes; (iii) aplicações que ilustram possíveis serviços personalizados a serem oferecidos aos cidadãos, tais como monitoramento de aspectos de Saúde pessoal doenças crônicas, e agendamento de consultas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / adenauer correa - Integrante / Dantas, M. A. R. - Integrante / Cristiano Cortez da Rocha - Integrante / MATHEUS ANVERSA VIERA - Integrante / Iara Augustin - Coordenador / Eduardo Piveta - Integrante.

  • 2005 - 2008

    PDSCE - Plataforma de Desenvolvimento de Sistamas Computacionais Embutidos, Descrição: O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de uma plataforma para permitir a construção de sistemas computacionais embarcados segundo a metodologia de Projeto de Sistemas Orientado a Aplicação. Esta plataforma consiste em um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de software e um sistema piloto para demonstrar e expandir os conceitos por traz da metodologia e das próprias ferramentas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Antonio Augusto Medeiros Fröhlich - Coordenador / Benhur de Oliveira Stein - Integrante / Fabiano Passuelo Hessel - Integrante / Valter Roesler - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2014 - Atual

    N2N - framework para criação automática de redes sociais orientadas à saúde e bem-estar, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 20/01/2015., Descrição: A linha de pesquisa relativa ao projeto é Informática na Saúde (TeleSaúde), sendo caracterizado como um projeto de pesquisa tecnológica e de inovação. A motivação para essa proposta surge da necessidade de novos mecanismos para o acompanhamento e cuidados de pacientes de forma mais ativa, utilizando os mecanismos que a tecnologia possibilita. Em seminário de acompanhamento de projetos da rede RUTE (Rede de Telemedicina) para os Hospitais Universitários, realizado na FINEP, foi manifestada, por médicos cardiologistas do Instituto de Cardiologia do RS (http://www.cardiologia.org.br), a necessidade de lembrar aos pacientes crônicos, como os hipertensos, o horário da medicação e a importância de seguir o tratamento corretamente para evitar problemas cardíacos mais graves, como o infarto. Assim, o grupo GMOB (Grupo de Pesquisa em Sistemas de Computação Móvel) da UFSM que tem expertise no desenvolvimento de aplicações móveis e já desenvolveu projetos ligados à área de Telemedicina (mAlerta, ClinicSpace, pEHS, pertmed) propõe o desenvolvimento de uma ferramenta, na forma de framework, que permite criar redes sociais e adicionar dinamicamente novos serviços à rede. Os serviços previstos como Caso de Uso são orientados à saúde e bem-estar que podem prover informação útil e contextualizada e cuidados dos participantes (pacientes, cuidadores, familiares e agentes da área de Saúde). Um exemplo de serviço da rede é o n2n:: alerta para medicação. O desafio de pesquisa é encontrar formas intuitivas e pervasivas de disponibilizar a informações aos variados perfis de pacientes com diferentes capacidades cognitivas. Essa aplicação deve contemplar o acesso com as duas principais plataformas de telefones smartphones disponíveis no mercado, AndroidOS (plataforma da Google com grande potencial de domínio num futuro próximo) e iPhoneOS (plataforma da Apple com penetração no mercado para usuários de maior poder aquisitivo). O projeto se desenvolverá utilizando a infraestrutura do grupo GMOB, que conta com professores pesquisadores do Mestrado em Ciência da Computação (PPGI/UFSM) com experiência no desenvolvimento de aplicações móveis e softwares distribuídos. O Caso de Uso do framework poderá, no futuro, ser um produto disponível na web para uso da população via projeto de extensão da UFSM.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Iara Augustin - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    REMOA - rede cidadã para cidades inteligentes, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 08/01/2013., Descrição: Este projeto propõe um conjunto de ferramentas que explora a participação do cidadão em uma cidade inteligente baseada na Internet das Coisas através do conceito de Redes de Monitoramento do Ambiente em que o cidadão vive. A participação-cidadã é abordada sob dois aspectos: a participação anônima (pública) e a participação personalizada. A participação anônima, dentro do conceito de democracia participativa do e-gov, é baseado em uma rede ubíqua para o cidadão partilhar os fatos por ele presenciado/vivido e obter informações integradas em categorias diversas que definem o status do cotidiano de serviços prestados pelo governo de sua cidade. A participação personalizada oferece serviços de e-gov para o cidadão a partir do monitoramento de aspectos ambientais e/ou pessoais. O protótipo a ser desenvolvido aborda questões inovadoras envolvidas no desenvolvimento de (i) uma infra-estrutura de suporte à rede-cidadã na forma de um framework e de soluções de rede, (ii) aplicações de acesso móvel e ubíquo à rede-cidadã usando tecnologias como smartphones e QRCodes; (iii) aplicações que ilustram possíveis serviços personalizados a serem oferecidos aos cidadãos, tais como monitoramento de aspectos de Saúde pessoal doenças crônicas, e agendamento de consultas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / adenauer correa - Integrante / Dantas, M. A. R. - Integrante / Cristiano Cortez da Rocha - Integrante / MATHEUS ANVERSA VIERA - Integrante / Iara Augustin - Coordenador / Eduardo Piveta - Integrante.

  • 2005 - 2008

    PDSCE - Plataforma de Desenvolvimento de Sistamas Computacionais Embutidos, Descrição: O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de uma plataforma para permitir a construção de sistemas computacionais embarcados segundo a metodologia de Projeto de Sistemas Orientado a Aplicação. Esta plataforma consiste em um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de software e um sistema piloto para demonstrar e expandir os conceitos por traz da metodologia e das próprias ferramentas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Antonio Augusto Medeiros Fröhlich - Coordenador / Benhur de Oliveira Stein - Integrante / Fabiano Passuelo Hessel - Integrante / Valter Roesler - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2014 - Atual

    N2N - framework para criação automática de redes sociais orientadas à saúde e bem-estar, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 20/01/2015., Descrição: A linha de pesquisa relativa ao projeto é Informática na Saúde (TeleSaúde), sendo caracterizado como um projeto de pesquisa tecnológica e de inovação. A motivação para essa proposta surge da necessidade de novos mecanismos para o acompanhamento e cuidados de pacientes de forma mais ativa, utilizando os mecanismos que a tecnologia possibilita. Em seminário de acompanhamento de projetos da rede RUTE (Rede de Telemedicina) para os Hospitais Universitários, realizado na FINEP, foi manifestada, por médicos cardiologistas do Instituto de Cardiologia do RS (http://www.cardiologia.org.br), a necessidade de lembrar aos pacientes crônicos, como os hipertensos, o horário da medicação e a importância de seguir o tratamento corretamente para evitar problemas cardíacos mais graves, como o infarto. Assim, o grupo GMOB (Grupo de Pesquisa em Sistemas de Computação Móvel) da UFSM que tem expertise no desenvolvimento de aplicações móveis e já desenvolveu projetos ligados à área de Telemedicina (mAlerta, ClinicSpace, pEHS, pertmed) propõe o desenvolvimento de uma ferramenta, na forma de framework, que permite criar redes sociais e adicionar dinamicamente novos serviços à rede. Os serviços previstos como Caso de Uso são orientados à saúde e bem-estar que podem prover informação útil e contextualizada e cuidados dos participantes (pacientes, cuidadores, familiares e agentes da área de Saúde). Um exemplo de serviço da rede é o n2n:: alerta para medicação. O desafio de pesquisa é encontrar formas intuitivas e pervasivas de disponibilizar a informações aos variados perfis de pacientes com diferentes capacidades cognitivas. Essa aplicação deve contemplar o acesso com as duas principais plataformas de telefones smartphones disponíveis no mercado, AndroidOS (plataforma da Google com grande potencial de domínio num futuro próximo) e iPhoneOS (plataforma da Apple com penetração no mercado para usuários de maior poder aquisitivo). O projeto se desenvolverá utilizando a infraestrutura do grupo GMOB, que conta com professores pesquisadores do Mestrado em Ciência da Computação (PPGI/UFSM) com experiência no desenvolvimento de aplicações móveis e softwares distribuídos. O Caso de Uso do framework poderá, no futuro, ser um produto disponível na web para uso da população via projeto de extensão da UFSM.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Iara Augustin - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    REMOA - rede cidadã para cidades inteligentes, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 08/01/2013., Descrição: Este projeto propõe um conjunto de ferramentas que explora a participação do cidadão em uma cidade inteligente baseada na Internet das Coisas através do conceito de Redes de Monitoramento do Ambiente em que o cidadão vive. A participação-cidadã é abordada sob dois aspectos: a participação anônima (pública) e a participação personalizada. A participação anônima, dentro do conceito de democracia participativa do e-gov, é baseado em uma rede ubíqua para o cidadão partilhar os fatos por ele presenciado/vivido e obter informações integradas em categorias diversas que definem o status do cotidiano de serviços prestados pelo governo de sua cidade. A participação personalizada oferece serviços de e-gov para o cidadão a partir do monitoramento de aspectos ambientais e/ou pessoais. O protótipo a ser desenvolvido aborda questões inovadoras envolvidas no desenvolvimento de (i) uma infra-estrutura de suporte à rede-cidadã na forma de um framework e de soluções de rede, (ii) aplicações de acesso móvel e ubíquo à rede-cidadã usando tecnologias como smartphones e QRCodes; (iii) aplicações que ilustram possíveis serviços personalizados a serem oferecidos aos cidadãos, tais como monitoramento de aspectos de Saúde pessoal doenças crônicas, e agendamento de consultas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / adenauer correa - Integrante / Dantas, M. A. R. - Integrante / Cristiano Cortez da Rocha - Integrante / MATHEUS ANVERSA VIERA - Integrante / Iara Augustin - Coordenador / Eduardo Piveta - Integrante.

  • 2005 - 2008

    PDSCE - Plataforma de Desenvolvimento de Sistamas Computacionais Embutidos, Descrição: O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de uma plataforma para permitir a construção de sistemas computacionais embarcados segundo a metodologia de Projeto de Sistemas Orientado a Aplicação. Esta plataforma consiste em um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de software e um sistema piloto para demonstrar e expandir os conceitos por traz da metodologia e das próprias ferramentas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Antonio Augusto Medeiros Fröhlich - Coordenador / Benhur de Oliveira Stein - Integrante / Fabiano Passuelo Hessel - Integrante / Valter Roesler - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2014 - Atual

    N2N - framework para criação automática de redes sociais orientadas à saúde e bem-estar, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 20/01/2015., Descrição: A linha de pesquisa relativa ao projeto é Informática na Saúde (TeleSaúde), sendo caracterizado como um projeto de pesquisa tecnológica e de inovação. A motivação para essa proposta surge da necessidade de novos mecanismos para o acompanhamento e cuidados de pacientes de forma mais ativa, utilizando os mecanismos que a tecnologia possibilita. Em seminário de acompanhamento de projetos da rede RUTE (Rede de Telemedicina) para os Hospitais Universitários, realizado na FINEP, foi manifestada, por médicos cardiologistas do Instituto de Cardiologia do RS (http://www.cardiologia.org.br), a necessidade de lembrar aos pacientes crônicos, como os hipertensos, o horário da medicação e a importância de seguir o tratamento corretamente para evitar problemas cardíacos mais graves, como o infarto. Assim, o grupo GMOB (Grupo de Pesquisa em Sistemas de Computação Móvel) da UFSM que tem expertise no desenvolvimento de aplicações móveis e já desenvolveu projetos ligados à área de Telemedicina (mAlerta, ClinicSpace, pEHS, pertmed) propõe o desenvolvimento de uma ferramenta, na forma de framework, que permite criar redes sociais e adicionar dinamicamente novos serviços à rede. Os serviços previstos como Caso de Uso são orientados à saúde e bem-estar que podem prover informação útil e contextualizada e cuidados dos participantes (pacientes, cuidadores, familiares e agentes da área de Saúde). Um exemplo de serviço da rede é o n2n:: alerta para medicação. O desafio de pesquisa é encontrar formas intuitivas e pervasivas de disponibilizar a informações aos variados perfis de pacientes com diferentes capacidades cognitivas. Essa aplicação deve contemplar o acesso com as duas principais plataformas de telefones smartphones disponíveis no mercado, AndroidOS (plataforma da Google com grande potencial de domínio num futuro próximo) e iPhoneOS (plataforma da Apple com penetração no mercado para usuários de maior poder aquisitivo). O projeto se desenvolverá utilizando a infraestrutura do grupo GMOB, que conta com professores pesquisadores do Mestrado em Ciência da Computação (PPGI/UFSM) com experiência no desenvolvimento de aplicações móveis e softwares distribuídos. O Caso de Uso do framework poderá, no futuro, ser um produto disponível na web para uso da população via projeto de extensão da UFSM.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Iara Augustin - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    REMOA - rede cidadã para cidades inteligentes, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 08/01/2013., Descrição: Este projeto propõe um conjunto de ferramentas que explora a participação do cidadão em uma cidade inteligente baseada na Internet das Coisas através do conceito de Redes de Monitoramento do Ambiente em que o cidadão vive. A participação-cidadã é abordada sob dois aspectos: a participação anônima (pública) e a participação personalizada. A participação anônima, dentro do conceito de democracia participativa do e-gov, é baseado em uma rede ubíqua para o cidadão partilhar os fatos por ele presenciado/vivido e obter informações integradas em categorias diversas que definem o status do cotidiano de serviços prestados pelo governo de sua cidade. A participação personalizada oferece serviços de e-gov para o cidadão a partir do monitoramento de aspectos ambientais e/ou pessoais. O protótipo a ser desenvolvido aborda questões inovadoras envolvidas no desenvolvimento de (i) uma infra-estrutura de suporte à rede-cidadã na forma de um framework e de soluções de rede, (ii) aplicações de acesso móvel e ubíquo à rede-cidadã usando tecnologias como smartphones e QRCodes; (iii) aplicações que ilustram possíveis serviços personalizados a serem oferecidos aos cidadãos, tais como monitoramento de aspectos de Saúde pessoal doenças crônicas, e agendamento de consultas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / adenauer correa - Integrante / Dantas, M. A. R. - Integrante / Cristiano Cortez da Rocha - Integrante / MATHEUS ANVERSA VIERA - Integrante / Iara Augustin - Coordenador / Eduardo Piveta - Integrante.

  • 2005 - 2008

    PDSCE - Plataforma de Desenvolvimento de Sistamas Computacionais Embutidos, Descrição: O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de uma plataforma para permitir a construção de sistemas computacionais embarcados segundo a metodologia de Projeto de Sistemas Orientado a Aplicação. Esta plataforma consiste em um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de software e um sistema piloto para demonstrar e expandir os conceitos por traz da metodologia e das próprias ferramentas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Antonio Augusto Medeiros Fröhlich - Coordenador / Benhur de Oliveira Stein - Integrante / Fabiano Passuelo Hessel - Integrante / Valter Roesler - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2014 - Atual

    N2N - framework para criação automática de redes sociais orientadas à saúde e bem-estar, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 20/01/2015., Descrição: A linha de pesquisa relativa ao projeto é Informática na Saúde (TeleSaúde), sendo caracterizado como um projeto de pesquisa tecnológica e de inovação. A motivação para essa proposta surge da necessidade de novos mecanismos para o acompanhamento e cuidados de pacientes de forma mais ativa, utilizando os mecanismos que a tecnologia possibilita. Em seminário de acompanhamento de projetos da rede RUTE (Rede de Telemedicina) para os Hospitais Universitários, realizado na FINEP, foi manifestada, por médicos cardiologistas do Instituto de Cardiologia do RS (http://www.cardiologia.org.br), a necessidade de lembrar aos pacientes crônicos, como os hipertensos, o horário da medicação e a importância de seguir o tratamento corretamente para evitar problemas cardíacos mais graves, como o infarto. Assim, o grupo GMOB (Grupo de Pesquisa em Sistemas de Computação Móvel) da UFSM que tem expertise no desenvolvimento de aplicações móveis e já desenvolveu projetos ligados à área de Telemedicina (mAlerta, ClinicSpace, pEHS, pertmed) propõe o desenvolvimento de uma ferramenta, na forma de framework, que permite criar redes sociais e adicionar dinamicamente novos serviços à rede. Os serviços previstos como Caso de Uso são orientados à saúde e bem-estar que podem prover informação útil e contextualizada e cuidados dos participantes (pacientes, cuidadores, familiares e agentes da área de Saúde). Um exemplo de serviço da rede é o n2n:: alerta para medicação. O desafio de pesquisa é encontrar formas intuitivas e pervasivas de disponibilizar a informações aos variados perfis de pacientes com diferentes capacidades cognitivas. Essa aplicação deve contemplar o acesso com as duas principais plataformas de telefones smartphones disponíveis no mercado, AndroidOS (plataforma da Google com grande potencial de domínio num futuro próximo) e iPhoneOS (plataforma da Apple com penetração no mercado para usuários de maior poder aquisitivo). O projeto se desenvolverá utilizando a infraestrutura do grupo GMOB, que conta com professores pesquisadores do Mestrado em Ciência da Computação (PPGI/UFSM) com experiência no desenvolvimento de aplicações móveis e softwares distribuídos. O Caso de Uso do framework poderá, no futuro, ser um produto disponível na web para uso da população via projeto de extensão da UFSM.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Iara Augustin - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    REMOA - rede cidadã para cidades inteligentes, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Iara Augustin em 08/01/2013., Descrição: Este projeto propõe um conjunto de ferramentas que explora a participação do cidadão em uma cidade inteligente baseada na Internet das Coisas através do conceito de Redes de Monitoramento do Ambiente em que o cidadão vive. A participação-cidadã é abordada sob dois aspectos: a participação anônima (pública) e a participação personalizada. A participação anônima, dentro do conceito de democracia participativa do e-gov, é baseado em uma rede ubíqua para o cidadão partilhar os fatos por ele presenciado/vivido e obter informações integradas em categorias diversas que definem o status do cotidiano de serviços prestados pelo governo de sua cidade. A participação personalizada oferece serviços de e-gov para o cidadão a partir do monitoramento de aspectos ambientais e/ou pessoais. O protótipo a ser desenvolvido aborda questões inovadoras envolvidas no desenvolvimento de (i) uma infra-estrutura de suporte à rede-cidadã na forma de um framework e de soluções de rede, (ii) aplicações de acesso móvel e ubíquo à rede-cidadã usando tecnologias como smartphones e QRCodes; (iii) aplicações que ilustram possíveis serviços personalizados a serem oferecidos aos cidadãos, tais como monitoramento de aspectos de Saúde pessoal doenças crônicas, e agendamento de consultas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / adenauer correa - Integrante / Dantas, M. A. R. - Integrante / Cristiano Cortez da Rocha - Integrante / MATHEUS ANVERSA VIERA - Integrante / Iara Augustin - Coordenador / Eduardo Piveta - Integrante.

  • 2005 - 2008

    PDSCE - Plataforma de Desenvolvimento de Sistamas Computacionais Embutidos, Descrição: O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de uma plataforma para permitir a construção de sistemas computacionais embarcados segundo a metodologia de Projeto de Sistemas Orientado a Aplicação. Esta plataforma consiste em um conjunto de ferramentas de desenvolvimento de software e um sistema piloto para demonstrar e expandir os conceitos por traz da metodologia e das próprias ferramentas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Joao Carlos Damasceno Lima - Integrante / Antonio Augusto Medeiros Fröhlich - Coordenador / Benhur de Oliveira Stein - Integrante / Fabiano Passuelo Hessel - Integrante / Valter Roesler - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Best Poster Award Certificate., 18th International Conference on Enterprise Information Systems..

2015

Best Paper Award Certificate, 7º SBCUP - Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Departamento de Eletrônica e Computação. , Avenida Roraima - Campus Universitário, Camobi, 97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 32208849, Ramal: 20, Fax: (55) 32208849, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1993 - Atual

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2014

      Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas de Computação Móvel

    • 03/2013

      Direção e administração, Centro de Tecnologia, Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação.,Cargo ou função, Chefe do Departamento.

    • 03/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia, .,Cargo ou função, Membro do Conselho do Centro de Tecnologia.

    • 03/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso.

    • 03/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia, Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação.,Cargo ou função, Presidente do Conselho Departamental.

    • 11/2012

      Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Banco de Dados

    • 03/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Tecnologia, Departamento de Eletrônica e Computação.,Linhas de pesquisa

    • 11/1993

      Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e Projeto de Sistemas, Banco de Dados, Estrutura de Dados I, Estrutura de Dados II, Implementação de Banco de Dados, Fundamentos de Banco de Dados, Pesquisa e Ordenação de Dados

    • 06/2001 - 02/2003

      Direção e administração, Centro de Tecnologia, Departamento de Eletrônica e Computação.,Cargo ou função, Coordenador de curso de especialização em sistema de computação.

    • 09/1999 - 01/2001

      Direção e administração, Centro de Tecnologia, Departamento de Eletrônica e Computação.,Cargo ou função, Coordenador de curso de especialização em Informática.

    • 09/1999 - 01/2001

      Direção e administração, Centro de Tecnologia, Departamento de Eletrônica e Computação.,Cargo ou função, Coordenador de curso de Especialização em Sistemas de Informação.

    • 06/1999 - 06/2000

      Direção e administração, Centro de Tecnologia, Departamento de Eletrônica e Computação.,Cargo ou função, Diretor de unidade - Núcleo de Ciência da Computação.

    • 06/1997 - 06/1999

      Direção e administração, Centro de Tecnologia, Departamento de Eletrônica e Computação.,Cargo ou função, Coordenador Substituto do curso de Informática.

  • 1992 - 1993

    Planalto Transporte Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Suporte, Carga horária: 30

    Atividades

    • 01/1992 - 07/1993

      Serviços técnicos especializados , Centro de Processamento de Dados, .,Serviço realizado, Análise e Desenvolvimento de Sistemas.