Carla Roberta Ferraz Carvalho Bila

Doutorado e Mestrado em Produção Vegetal com ênfase em Economia e Engenharia Agrícola (UENF), com foco nos seguintes temas: Sustentabilidade, Análise de viabilidade econômica de investimentos agropecuários e Análise sócioambiental. Licenciatura em Biologia (UENF), Licenciatura em Matemática (Universidade de Franca), Graduação em Administração (UFRRJ). Especialização em RH e estratégias organizacionais. Especialização em Ciências Biológicas (UFJF).

Informações coletadas do Lattes em 03/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Produção Vegetal

2020 - 2024

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: Análise Agroeconômica da Olericultura Orgânica no distrito de Posse, Petrópolis-RJ
Niraldo José Ponciano.

Mestrado em Produção Vegetal

2012 - 2014

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: Sustentabilidade e análise econômica da tomaticultura de Cambuci/RJ, Ano de Obtenção: 2014
Niraldo José Ponciano.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Especialização em Especialização em Ciências Biológicas

2017 - 2019

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: CONSCIENTIZAÇÃO PARA HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NA ESCOLA
Orientador: Dr. Paulo Henrique Fonseca da Silva.

Especialização em Gestão de Pessoas e Estratégias Organizacionais

2013 - 2013

BATISTA KIDS / COLEGIO BATISTA FLUMINENSE / FABERJ
Título: Análise de viabilidade econômica e de risco para o planejamento da tomaticultura da região Noroeste Fluminense do Rio de Janeiro
Orientador: Vivian F. Pereira

Graduação em Matemática

2014 - 2015

UNIVERSIDADE DE FRANCA

Graduação em Administração

2007 - 2013

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Viabilidade Econômica e de Risco da Produção de Tomate no Município de São José de Ubá - RJ
Orientador: Fabiana Gomes Rodrigues

Graduação em licenciatura em biologia

2005 - 2008

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Título: O ensino da Botânica no Ensino Fundamental em Campos dos Goytacazes/RJ
Orientador: Marcelo Trindade Nascimento

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2003

UICMA OBJETIVO ITAOCARA

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. (Carga horária: 180h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

2019 - 2019

A PRÁTICA EDUCATIVA EXPERIMENTAL E LÚDICA COMO VEÍCULO DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.

2018 - 2018

Curso da Rede Nacional de Certificadores - ENEM. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2017 - 2018

Redescobrindo a Biologia Celular II. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2017 - 2017

Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 120h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.

2017 - 2017

Gestão do tempo. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC, Brasil.

2016 - 2016

Metodologia e Ferramenta para o EAD no Ensino Superior. (Carga horária: 180h). , Faculdade São Fidelis, FSF, Brasil.

2015 - 2015

Como fazer investimentos - básico. (Carga horária: 12h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2015 - 2015

Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o. (Carga horária: 12h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2015 - 2015

Temas transversais. (Carga horária: 40h). , Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.

2014 - 2014

Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2014 - 2014

Fundamentos da Gestão de Custos. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2013 - 2013

Sustentabilidade, um valor para a nova geração. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2013 - 2013

Conhecimento, Saber e Ciência. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2013 - 2013

Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2012 - 2012

Produção Orgânica de Alimentos. , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2012 - 2012

Importância e impacto da Legislação ambiental na a. , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2012 - 2012

Tecnologia de aplicação de agroquímicos. , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2011 - 2011

Atualização complementar em Biotecnologia. , Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.

2007 - 2007

Técnica de coleta e herborização de material bontâ. (Carga horária: 4h). , Sociedade Botânica do Brasil - DF, SBB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

Como fortalecer o papel do coordenador pedagógico para o sucesso da gestão da escola e da sala de aula.. 2024. (Seminário).

Palestra - Programa de Ensino Individualizado (PEI): Estratégias Efetivas para Atender às Diferenças Individuais em Sala de Aula. 2024. (Outra).

Seminário Por uma Educação Antirracista. 2024. (Seminário).

VIII Congresso Internacional do Conhecimento Científico / IX Seminário de Pesquisa e Desenvolvimento dos ISECENSA. 2024. (Congresso).

X Trilha Formativa sobre Educação Especial: A Singularidade da Sindrome de Down. 2024. (Outra).

XVI Congresso Fluminense de Iniciação Ciêntífica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação.. Potencial da Olericultura Orgânica em Posse, Distrito de Petrópolis-RJ, Brasil.. 2024. (Congresso).

Workshop Saúde e Bem-Estar.Saúde e Higiene Bucal. 2022. (Outra).

58º Congresso Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER. GT2. Instituições, governança e gestão do agronegócio.. 2020. (Congresso).

57º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociedade Rural - SOBER. Parecerista de Trabalhos Científicos do Grupo de Trabalho: GT2 INSTITUIÇÕES, GOVERNANÇA E GESTÃO DO AGRONEGÓCIO. 2019. (Congresso).

9º ENCONTRO DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA - IFF.PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA INCENTIVAR HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS. 2019. (Encontro).

9º ENCONTRO DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA - IFF. 2019. (Encontro).

Prêmio Shell de Educação Cientifica.Alimentação saudável na Escola. 2019. (Outra).

56º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER. Parecerista de Trabalhos Científicos do Grupo de Trabalho ?GRUPO 02. INSTITUIÇÕES, GOVERNANÇA E GESTÃO DO AGRONEGÓCIO. 2018. (Congresso).

55º Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER. Parecerista de Trabalhos Científicos do Grupo de Trabalho ?GRUPO 02. ECONOMIA E GESTÃO NO AGRONEGÓCIO?.. 2017. (Congresso).

51º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER. Viabilidade Econômica da Produção de Tomate no município de São José de Ubá/RJ. 2013. (Congresso).

Seminário - UENF.Análise técninca e econômica dos sistemas de produção de tomate convencional no município de Cambuci/RJ.. 2013. (Seminário).

XIII Mostra de Pós-Graduação UENF.Análise da utilização de agrotóxicos na produção de tomate convencional no município de Cambuci/RJ. 2013. (Outra).

Palestra da Waters Technologies do Brasil Ltda. 2012. (Seminário).

III Encontro Acadêmico do Cederj. 2011. (Encontro).

Evento de extensão "Dia Mundial do Meio Ambiente". 2009. (Outra).

27° Jornada Fluminense de Botânica no Jardim Botânica.A botânica no ensino fundamental de Campos dos Goytacazes e o papel do Herbário Uenf como espaço não formal para o ensino de botânica. 2008. (Encontro).

27° Jornada Fluminense de Botânica no Jardim Botânica do Rio de Janeiro. 2008. (Encontro).

I Encontro Acadêmico dos Cursos de Administração e Tecnologia em Sistemas de Computação. 2008. (Encontro).

VI Workshop de Extensão - UENF - Apresentações Orais. 2008. (Encontro).

VI Workshop de Extensão - UENF - Palestra "Origem e Evolução do Cromossomo Y". 2008. (Encontro).

VI Workshop de Extensão - UENF - Participação na palestra "Vida e Costume dos Nossos Animais". 2008. (Encontro).

VI Workshp de Extensão - UENF.O Herbário Uenf como espaço não formal para o ensino da biodiversidade da flora no Norte-Fluminense. 2008. (Encontro).

26° Jornada Fluminese de Botânica. 2007. (Outra).

XII Congresso Latino-Americano de Ciencias do Mar - XII Colacmar. 2007. (Congresso).

Ciclo de Palestras da III Semana da Biologia - "Metamorfose Ambulante: a biologia em busca de alternativas". 2005. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Daniela Melo Andrade

SOUZA, C. L. M.; Fernandes, A. M.;PONCIANO, N. J.CARVALHO, C. R. F.. Análise Econômica da produção de leite bovino em Nova Friburgo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Jaqueline dos Santos Mendonça

VAZQUEZ, M.; ANDRADE, D. R.;CARVALHO, C. R. F.. Análise de custo de produção de peixes ornamentais no município de Patrocínio de Muriaé. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Produções bibliográficas

  • BILA, CARLA ROBERTA FERRAZ CARVALHO ; PONCIANO, Niraldo José ; SOUZA, PAULO MARCELO DE ; SILVA, GERSON ADRIANO ; MACHADO NETO, ANDREZZA DA SILVA ; SANTOS, LUCIANA MORENO DOS . CARACTERIZAÇÃO DA OLERICULTURA ORGÂNICA EM POSSE, DISTRITO DE PETRÓPOLIS - RJ, BRASIL. FOCO (FACULDADE NOVO MILÊNIO) , v. 18, p. e8243-29, 2025.

  • BILA, C. R. F. C. ; PONCIANO, N. J. ; NASCIMENTO, JAOMARA ; COELHO, F. C. . Potencial da Olericultura Orgânica em Posse, Distrito de Petrópolis-RJ, Brasil.. REVISTA GRIFOS , v. 34, p. 1-21, 2024.

  • NASCIMENTO, JAOMARA ; PONCIANO, Niraldo José ; ALFAIATE, MARCELA BRITE ; JUNIOR, MANUEL VAZQUEZ VIDAL ; MATOS, MARIZE BASTOS DE ; JUNIOR, GERALDO PEREIRA ; BILA, CARLA ROBERTA FERRAZ CARVALHO ; ANDRADE, DALCIO RICARDO DE ; GRAVINA, GERALDO DE AMARAL ; DAHER, ROGER FIGUEIREDO . Economic Viability of Cassava Residues in the Nile Tilapia Diet. Journal of Agricultural Science , v. 13, p. 118, 2021.

  • SILVA, JAOMARA NASCIMENTO DA ; PONCIANO, Niraldo José ; SOUZA, PAULO MARCELO ; SOUZA, CLAUDIO LUIZ MELO DE ; VIANA, LEANDRO HESPANHOL ; SILVA, MARCELO GERALDO DE MORAIS ; ALFAIATE, MARCELA BRITE ; BILA, CARLA ROBERTA FERRAZ CARVALHO ; DAHER, ROGÉRIO FIGUEIREDO ; GRAVINA, GERALDO DE AMARAL . Tropical Viticulture Diagnosis in the North and Northwest Fluminense. Journal of Agricultural Science , v. 13, p. 171-178, 2021.

  • CARVALHO, C. R. F. ; Silva, P. H. F. ; GUSMAO, M. A. N. . Conscientização para Hábitos Alimentares Saudáveis na Escola. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 19, p. 3, 2019.

  • CASTRO, J.S. ; PONCIANO, N. J. ; CARVALHO, C. R. F. ; SOUZA, P. M. ; NOGUEIRA, M. A. . Alterações na composição da produção agrícola na mesorregião Noroeste Espirito-Santense, no período 1970-2010. IfesCiência , v. 2, p. 14-37, 2016.

  • CARVALHO, C. R. F. ; PONCIANO, Niraldo José ; SOUZA, Cláudio Luiz Melo de . Levantamento dos Agrotóxicos e Manejo na Cultura do Tomateiro no Município de Cambuci - RJ. CIENCIA AGRICOLA (UFAL) , v. 14, p. 15-28, 2016.

  • CARVALHO, C. R. F. ; PONCIANO, N. J. ; SOUZA, P. M. ; SOUZA, C. L. M. ; SOUSA, E. F. . Viabilidade Econômica e de risco da produção de tomate no município de Cambuci/RJ. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 44, p. 2293-2299, 2014.

  • LIMA, M. S. B. ; SANTOS, E. V. M. ; NEY., V. S. P. ; BILA, CARLA ROBERTA FERRAZ CARVALHO . ANÁLISE DE RESÍDUOS NOS FRUTOS E MANEJO DE AGROTÓXICOS NA CULTURA DO TOMATEIRO EM CAMBUCI - RJ. In: Maria do Socorro Bezerra de Lima, Erika Vanessa Moreira Santos, Vanuza da Silva Pereira Ney.. (Org.). Questão agrária, políticas públicas e desenvolvimento regional.. 1ed.Rio de janeiro: Editora Autografia Edição e Comunicação Ltda., 2021, v. , p. 1-300.

  • CRUZ, I. B. ; BILA, CARLA ROBERTA FERRAZ CARVALHO ; PRINS, C. L. . Pendoamento precoce da alface. Como evitar?. Revista Campo & Negócios Hortifrúti, Minas Gerais, p. 1 - 85, 01 abr. 2022.

  • CARVALHO, C. R. F. ; PONCIANO, N. J. ; SOUZA, C. L. M. ; BASÍLIO, S. P. V. ; MACHADO NETO, A. S. . Análise de resíduos de agrotóxicos em tomates cultivas 'Dominador' em Cambuci-RJ. In: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2015, João Pessoa. SOBER - Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2015.

  • CARVALHO, C. R. F. ; PONCIANO, N. J. ; SOUSA, E. F. ; SOUZA, C. L. M. ; MACHADO NETO, A. S. . Viabilidade Econômica da Produção de Tomate no município de São José de Ubá/RJ. In: 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2013, Belém - PA. 51º Congresso da SOBER 2013, 2013.

  • CARVALHO, C. R. F. ; PONCIANO, N. J. . Análise da utilização de agrotóxicos na produção de tomate convencional no município de Cambuci/RJ. In: XIII Mostra de Pós-graduação - UENF, 2013, Campos dos Goytacazes. XIII Mostra de pós-graduação - UENF, 2013.

  • BILA, C. R. F. C. ; PONCIANO, N.J. . Caracterização da olericultura orgânica em Posse, distrito de Petrópolis - RJ, Brasil.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, C. R. F. ; Silva, P. H. F. . Prática Pedagógica para incentivar hábitos alimentares saudáveis. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, C. R. F. ; PONCIANO, N. J. ; SOUZA, C. L. M. ; BASÍLIO, S. P. V. ; MACHADO NETO, A. S. . Análise de resíduos de agrotóxicos em tomates cultivas 'Dominador' em Cambuci-RJ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, C. R. F. ; PONCIANO, N. J. . Utilização de agrotóxicos na produção de tomate convencional no município de Cambuci/RJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, C. R. F. ; PONCIANO, N. J. . Análise técnica e econômica do sistema de produção de tomate convencional do município de Cambuci/RJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, C. R. F. ; PONCIANO, N. J. ; SOUZA, C. L. M. ; MACHADO NETO, A. S. . Viabilidade Econômica da Produção de Tomate no município de São José de Ubá/RJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    Análise técninca e econômica dos sistemas de produção de tomate convencional no município de Cambuci/RJ., Descrição: Objetivos: Acompanhamento e caracterização das práticas e manejos utilizados na produção de tomate no sistema convencional na cidade de Cambuci/RJ. Avaliar a rentabilidade da produção de tomate no município de Cambuci/RJ. Identificar e examinar a presença de resíduos de agrotóxicos nos tomates produzidos pelos dois sistemas de cultivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Carla Roberta Ferraz Carvalho Bila - Coordenador / Niraldo José Ponciano - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

Prêmios

2019

Melhor trabalho apresentando oralmente na Sessão E: Ambiente de aprendizagem para o Ensino de Ciências" da Roda de Conversa durante o 9 Encontro de Licenciatura em Ciências da Natureza., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFF/Campos dos Goytacazes..

2013

Melhor trabalho de Mestrado do programa de Produção Vegetal da XIII Mostra de Pós-graduação da UENF, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de apoio ao ensino, Carga horária: 10

Outras informações:
Bolsista de apoio acadêmico lecionando aulas de ECONOMIA AGRÍCOLA e ADMINISTRAÇÃO RURAL.

2012 - 2014

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2013

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor - Pré-Vestibular Social Teorema, Carga horária: 6

2008 - 2009

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 12

Atividades

  • 04/2012 - 04/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias.,Linhas de pesquisa

2009 - 2010

pré vestibular social do CEDERJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pré-vestibular - Professor Biologia, Carga horária: 8

Outras informações:
.

2015 - 2017

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20