Maureen Koch
Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade Feevale (2007), pós-graduação em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Estimulação Precoce e Assessoria Infantil (SOGIPA) e Psicomotricidade, e mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale (2015). Atualmente é anatomista e taxidermista na Universidade FEEVALE desde 2009. Atua também como docente dos componentes curriculares Anatomia Humana I, Anatomia Humana II, Diagnóstico Diferencial por Imagem, Psicomotricidade, Eletrotermofototerapia Aplicada e Estágio Comunitário (APAE) das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT, onde também integra o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Fisioterapia. Sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA) desde 2011. Atua como fisioterapeuta em estimulação precoce e neuropediatria. Pesquisa as seguintes áreas: Neuroanatomia, Neuropediatria, Equoterapia, Psicomotricidade e Estimulação Precoce, Acessibilidade e Inclusão Social.
Informações coletadas do Lattes em 26/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL
2013 - 2015
Universidade Feevale
Título: SÍNDROME DE DOWN E SEXUALIDADE: PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE NO VALE DO RIO DOS SINOS/RS, Ano de Obtenção: 2015
Denise Regina Quaresma da Silva.Bolsista do(a): Feevale, FEEVALE, Brasil. Palavras-chave: Síndrome de Down; Sexualidade; qualidade de vida; Inclusão social.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Especialização em Psicomotricidade
2021 - 2022
Faculdade Mario Quintana
Título: Desenvolvimento Psicomotor e a Grafomotricidade
Orientador: Marcia Valéria Cruz
Especialização em ESTIMULAÇÃO PRECOCE
2018 - 2020
Faculdade Sogipa de Educação Física
Título: A ESTIMULAÇÃO PRECOCE COMO PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: HÁ A INTERLOCUÇÃO DA FISIOTERAPIA COM A PSICANÁLISE?
Orientador: Joana Martins Costa Bohmgahren
Especialização em Fisiologia do Exercício
2010 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: MÉTODO DE FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA (FNP) NA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA
Orientador: Ronei Silveira Pinto
Graduação em Bacharelado em Fisioterapia
2000 - 2007
Universidade Feevale
Título: O CONTROLE POSTURAL EM IDOSOS PRATICANTES DE DIFERENTES ATIVIDADES FÍSICAS, VINCULADOS A UM PROJETO DE EXTENSÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO VALE DO SINOS ? RS.
Orientador: Patricia Steinner Estivalet
Formação complementar
2020 - 2022
EQUOTERAPIA. (Carga horária: 50h). , Associação Nacional de Equoterapia Ande Brasil, ANDE BRASIL, Brasil.
2020 - 2020
Formação em Posturologia Integrada. (Carga horária: 8h). , PodoStore Posturologia, POSTUROLOGIA, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Fisioterapia Aplicada à Geriatria. (Carga horária: 20h). , Grupo Fisio Work, FISIO WORK, Brasil.
2020 - 2020
LIBRAS: EIXO TEMÁTICO SAÚDE. (Carga horária: 4h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2020 - 2020
PROTOCOLOS DE MANEJO CLÍNICO DO CORONAVÍRUS (COVID-19),. (Carga horária: 4h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2020 - 2020
LIBRAS - Módulo Básico. (Carga horária: 20h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2019 - 2019
Workshop de Hipoterapia. (Carga horária: 12h). , Associação Brasileira de Reabilitação Equestre, ABRE, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em ESTIMULAÇÃO PRECOCE. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E DA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR PARA O DESENVOLVIMENTO. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2018 - 2018
ANATOMIA CLÍNICA. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Anatomia, SBA, Brasil.
2018 - 2018
Descomplicando a Eletroterapia. (Carga horária: 20h). , Moussalle Cursos de Fisioterapia, MOUSSALLE, Brasil.
2018 - 2018
ENSINO EM MORFOLOGIA: EXPERIÊNCIAS E INOVAÇÕES. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Anatomia, SBA, Brasil.
2018 - 2018
Integração Institucional/PPI: caminhos metodológicos da FACCAT. (Carga horária: 9h). , Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, Brasil.
2017 - 2017
Necropsia Forense. (Carga horária: 12h). , Helix Cursos, HELIX, Brasil.
2017 - 2017
ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL PARA O CUIDADO DA SÍNDROME DE DOWN. (Carga horária: 60h). , Escola de Educação Permanente da Faculdade de Medicina USP, EEP USP, Brasil.
2016 - 2016
Técnicas Anatômicas. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário do Rio Grande do Norte, UNI-RN, Brasil.
2016 - 2016
Metodologias Ativas para o Ensino e Aprendizagem da Anatomia. , Centro Universitário do Rio Grande do Norte, UNI-RN, Brasil.
2016 - 2016
Osteotécnicas, Dissecção e Retirada de encéfalo. (Carga horária: 12h). , Sociedade Brasileira de Anatomia, SBA, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Técnicas Anatômicas da Sociedade Brasileira de Anatomia. (Carga horária: 30h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2015 - 2015
Musicoterapia. (Carga horária: 80h). , Associação Brasileira de Formação e Desenvolvimento Social, ABRAFORDES, Brasil.
2014 - 2014
LIBRAS - Módulo Básico. (Carga horária: 30h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2014 - 2014
Tecnologia da Informação Aplicada ao Ensino da Anatomia USP. (Carga horária: 12h). , Sociedade Brasileira de Anatomia, SBA, Brasil.
2012 - 2012
Método de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva. (Carga horária: 20h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2012 - 2012
Pilates Bola. (Carga horária: 20h). , Korpus Centro de Reabilitação e Condicionamento Físico, KORPUS, Brasil.
2011 - 2011
Terapias em Paralisia Cerebral. (Carga horária: 12h). , Instituto de Neuro-ortopedia RS, INORS, Brasil.
2010 - 2010
Dissecação, Anatomia Patológica e Medicina Legal. (Carga horária: 60h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria. (Carga horária: 36h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Anatomia/Especialidade: Anatomia Humana.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Organização de eventos
MALLMANN, A. M. R. ; MORO, C. ; KOCH, M. . Conexão FACCAT Fisioterapia. 2019. .
KOCH, M. ; MALLMANN, A. M. R. ; MARCUZZO, S. . Visita Guiada ao Laboratório de Anatomia e Histologia UFRGS. 2017. (Outro).
MALLMANN, A. M. R. ; MORO, C. ; KOCH, M. . Conexão FACCAT. 2017. .
KARPINSKY, R. ; KEBACH, P. ; KOCH, M. ; MALLMANN, A. M. R. . Valorizando a Vida - Projeto Interdisciplinar. 2017. (Exposição).
SOARES, M M ; KOCH, M. . Curso Anatomia Humana - 13.º Edição. 2014. (Outro).
Soares, Marcelo Marques ; KOCH, M. . Curso de Anatomia Humana. 2011. (Outro).
KOCH, M. ; Soares, Marcelo Marques . Curso de Anatomia Humana. 2010. (Outro).
Soares, Marcelo Marques ; KOCH, M. . Curso de Anatomia Humana Geral. 2009. (Outro).
Participação em eventos
30° Congresso Brasileiro de Anatomia. A Percepção de Acadêmicos das Ciências da Saúde sobre o Papel da Monitoria de Anatomia Humana. 2024. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Anatomia. ESTUDO ANATÔMICO TRANSLACIONAL DO NERVO DORSAL DA ESCÁPULA PARA ORIENTAÇÃO DE BLOQUEIO ANALGÉSICO SELETIVO EM CASOS DE DOR CRÔNICA MIOFASCIAL DOS MÚSCULOS LEVANTADOR DA ESCÁPULA E ROMBOIDES. 2022. (Congresso).
Fórum Científico SBA: Técnica de Preservação Cadavérica em Temperatura Ambientente. 2021. (Exposição).
Conferência SBA de Metodologias Ativas no Ensino EAD,. 2020. (Seminário).
Encontro Estadual de Docentes e Discentes em Fisioterapia e TO. 2020. (Encontro).
Fórum Científico SBA de Aprendizagem e Avaliação no Ensino Virtualizado. 2020. (Outra).
I Portas Abertas UFPEL para a Ciência e Inclusão no Departamento de Morfologia. 2020. (Seminário).
8ª Jornada Científica do CESEP - SEXUALIDADE NA CONTEMPORANEIDADE.SEXUALIDADE ?MAIS AFLORADA?? A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE SOBRE A SEXUALIDADE DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN. 2019. (Seminário).
EXPOULBRA - XI SALÃO DE EXTENSÃO. ACESSIBILIDADE, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: PERCEPÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA RESIDENTES NA CIDADE DE TAQUARA ? RS. 2019. (Exposição).
Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica - PESQUISA +.Perfil Sociodemográfico de Pessoas com Deficiência residentes no município de Taquara ?RS. 2019. (Seminário).
SEFIC 2019 - Semana Científica da Unilasalle. INCLUSÃO SOCIAL, AUTONOMIA, INDEPENDÊNCIA E ACESSIBILIDADE: PERCEPÇÕES DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA RESIDENTES NO MUNICÍPIO DE TAQUARA-RS. 2019. (Feira).
23.º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE - METODOLOGIAS ATIVAS.O ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS: A INCLUSÃO NA GRADUAÇÃO. 2018. (Seminário).
Feira de Iniciação Científica INOVAMUNDI 2018. O ESTUDO NA MONITORIA E A MÉDIA DAS NOTAS NAS DISCIPLINAS DE ANATOMIA HUMANA. 2018. (Feira).
Feira de Iniciação Científica INOVAMUNDI 2018. A Percepção de Pessoas com Deficiência sobre Aspectos relacionados à Acessibilidade, Saúde e Qualidade de Vida. 2018. (Feira).
Formação Docente - Interdisciplinaridade.Laboratório dos Sentidos - Projeto Interdisciplinar. 2018. (Oficina).
I Congresso Internacional de Responsabilidade Social Universitária. Em Busca de Vida Sustentável: Uma Perspectiva na Formação Integral. 2018. (Congresso).
Mostra de Iniciação Científica e VIII Salão de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação FACCAT.DESAFIOS DA INCLUSÃO DE COLABORADORES COM DEFICIÊNCIAS EM UMA INDÚSTRIA CALÇADISTA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO MUNICÍPIO DE TRÊS COROAS-RS. 2018. (Seminário).
Mostra de Iniciação Científica e VIII Salão de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação FACCAT.O Estudo da Anatomia para Alunos com Deficiências. 2018. (Seminário).
Mostra de Iniciação Científica e VIII Salão de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação FACCAT.As Percepções dos Professores sobre a Monitoria na Graduação. 2018. (Seminário).
Mostra de Iniciação Científica e VIII Salão de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação FACCAT.ACESSIBILIDADE, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: PERCEPÇÕES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS RESIDENTES NA CIDADE DE TAQUARA-RS. 2018. (Seminário).
Seminário Interdisciplinar: A Clínica da Infância e Adolescência. 2018. (Seminário).
Simpósio de Intervenção Motora Precoce UFRGS: Atualidades em Pediatria. 2018. (Simpósio).
V COBRAFIN Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional. Percepções sobre a Sexualidade da Pessoa com Síndrome de Down. 2018. (Congresso).
VIII Seminário Internacional de Quiropraxia.Incluindo Alunos com Deficiências na Graduação. 2018. (Seminário).
XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ANATOMIA. A MONITORIA NA GRADUAÇÃO SOB O PONTO DE VISTA DOCENTE. 2018. (Congresso).
XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ANATOMIA E XXXIX CONGRESSO CHILENO DE ANATOMIA. O Estudo da Anatomia e a Inclusão: Adaptações para Alunos com Deficiência. 2018. (Congresso).
XXXIX CONGRESSO CHILENO DE ANATOMIA E XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ANATOMIA. AVALIADOR DE RESUMOS E POSTERES. 2018. (Congresso).
Encontro Multidisciplinar sobre Acessibilidade.O Olhar do FISIOTERAPEUTA sobre a ACESSIBILIDADE. 2017. (Encontro).
Encontro Regional Educação de Qualidade: Um Direito de Todos!.NAMORO, CASAMENTO E GRAVIDEZ PARA PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN: A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE SOBRE QUESTÕES RELACIONADAS À SEXUALIDADE. 2017. (Encontro).
II JORNADA ESTADUAL SOBRE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E ALTAS HABILIDADES: INTERFACES ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO NA CLÍNICA. 2017. (Simpósio).
II Seminário de Saúde - Sexualidade e os Profissionais da Saúde: Gênero e Sexualidade no Âmbito da Saúde. 2017. (Seminário).
VII Salão de Extensão e Pós-Graduação e Pesquisa FACCAT.Anatomia humana e os efeitos deletérios do álcool e das drogas: a interdisciplinaridade vivenciada na prática pelo acadêmico de fisioterapia. 2017. (Seminário).
IV Seminário sobre Síndrome de Down. 2016. (Seminário).
Prefeitura Novo Hamburgo - Unidade de Referência de Assistência Social. Sexualidade da Pessoa com Deficiência. 2016. (Exposição).
XXVII Congresso Brasileiro de Anatomia Humana e III Encontro de Ligas Estudantis de MoMorfologia. Corpo Docente de Anatomia Humana nos 45 anos de Existência de uma Universidade de Novo Hamburgo/RS. 2016. (Congresso).
129º Fórum Permanente da Política EStadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. 2015. (Congresso).
Visita ao Laboratório de Anatomia Humana do Instituto Metodista de Porto Alegre. Visita Técnica Prática ao Laboratório de Anatomia Humana do IPA. 2015. (Exposição).
Seminário de Pós Graduação 2014.Qualidade de Vida de Mulheres Mães e Trabalhadoras da Região Metropolitana de Porto Alegre- RS. 2014. (Seminário).
XXVI Congresso Brasileiro de Anatomia Humana e II Encontro de Ligas Estudantis de Morfologia. 2014. (Congresso).
II Jornada do Instituto de Neuro-ortopedia - RS. 2012. (Seminário).
2.º Seminário de Pesquisa em Gerontologia da UNICAMP.AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO ENVELHECIMENTO DE HOMENS E MULHERES DA REGIÃO DO VALE DO SINOS/RS. 2006. (Seminário).
Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão - trabalho-destaque.A RELAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO NA REGIÃO DO VALE DO SINOS/RS.. 2006. (Simpósio).
Feira de Iniciação Científica - PUCRS.A RELAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E DOS ASPECTOS DE PERSONALIDADE COM O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE INDIVÍDUOS SELECIONADOS NA REGIÃO DO VALE DO SINOS, RS.. 2006. (Seminário).
IV Jornada da ANG/RS "GERONTOLOGIA: ENVELHECER APRENDENDO".Avaliação da Qualidade de Vida no Envelhecimento de Homens e Mulheres da Região do Vale do Sinos/RS. 2006. (Seminário).
Salão de Inciação Científica - UFRGS.PERFIL DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E DO CONSUMO DE LIPÍDEOS EM INDIVÍDUOS SELECIONADOS NA REGIÃO DO VALE DO SINOS, RS.. 2006. (Seminário).
Salão de Iniciação Científica - UFRGS.QUALIDADE DE VIDA NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DE HABITANTES DA REGIÃO DO VALE DO SINOS/RS. 2006. (Seminário).
XXIX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE - CELAFISCS.ÍNDICE DE MASSA CORPORAL, QUALIDADE DE VIDA E ASPECTOS DE PERSONALIDADE DE INDIVÍDUOS SELECIONADOS NA REGIÃO DO VALE DO SINOS, RS.. 2006. (Simpósio).
XXIX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE - CELAFISCS.PERFIL DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E DO CONSUMO DE LIPÍDEOS EM INDIVÍDUOS SELECIONADOS NA REGIÃO DO VALE DO SINOS, RS.. 2006. (Simpósio).
III Jornada da ANG/RS "ENVELHECIMENTO, GÊNERO E RELAÇÕES PESSOAIS".Gênero e qualidade de vida no processo de envelhecimento na região do Vale do Sinos. 2005. (Seminário).
Participação em bancas
KOCH, M.; KAISER, D. E.; CAPELLARI, C.. ENSINO DE ENFERMAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS EMPREENDIDAS POR ESCOLAS FORMADORAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas de Taquara.
KOCH, M.. INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR ANIMAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL INFANTIL SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara.
KOCH, M.. RELAÇÕES DE TRABALHO E NÍVEL DE SATISFAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM AMBIENTE HOSPITALAR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas de Taquara.
MARTINS, E. J.;KOCH, M.; GANZER, M.. USO DE CADEIRA DE RETENÇÃO PARA TRANSPORTE DE CRIANÇAS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas de Taquara.
BASSAN, D.;KOCH, M.; MITTANCK, V.; GEVEHR, D. L.. DIVERSIDADE E INCLUSÃO LGBT NAS ORGANIZAÇÕES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Integradas de Taquara.
KOCH, M.; BASSAN, D.; GUIDOTTI, D.; RODRIGUES, F. R. D.. DESAFIOS DA INCLUSÃO DE COLABORADORES COM DEFICIÊNCIAS EM UMA INDÚSTRIA CALÇADISTA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO MUNICÍPIO DE TRÊS COROAS/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdades Integradas de Taquara.
SECCO, A.; KEGLER, P.;KOCH, M.. TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS (TAA): PERCEPÇÃO E PERFIL DO PROFISSIONAL QUE UTILIZA A PRÁTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdades Integradas de Taquara.
Orientou
A Percepção de Profissionais da Saúde sobre os Efeitos Terapêuticos da Equoterapia; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Maureen Koch;
EDUCAÇÃO ESPECIAL: A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO EDUCANDO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Maureen Koch;
DESAFIOS DA INCLUSÃO DE COLABORADORES COM DEFICIÊNCIAS EM UMA INDÚSTRIA CALÇADISTA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO MUNICÍPIO DE TRÊS COROAS/RS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdades Integradas de Taquara; Orientador: Maureen Koch;
Produções bibliográficas
-
CARMINATTI, J. S. ; PAAZ, A. ; KOCH, M. ; KEBACH, P. F. C. . INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA E PSICOMOTORA EM ACADÊMICOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO SUPERIOR. INTERFACES CIENTÍFICAS - HUMANAS E SOCIAIS , v. 9, p. 572-581, 2021.
-
KOCH, M. ; SILVA, D. R. Q. . Políticas educacionais inclusivas e a Síndrome de Down: Diferentes interações no contexto educacional inclusivo. Revista Diálogo , v. 2016, p. 89-103, 2016.
-
KOCH, M. ; Soares, Marcelo Marques . Hábitos e Estilo de Vida dos Adolescentes: Um estudo sobre as razões para não praticar atividade físico-desportiva. JOURNAL OF AMAZON HEALTH SCIENCE , v. 2, p. 1-15, 2016.
-
Soares, Marcelo Marques ; KOCH, M. . Por que adolescentes praticam esporte? Uma análise sobre quem os motiva a praticar. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 15, p. 01/01, 2010.
-
KOCH, M. ; Mônaco, C. J. ; BULHOES, A. C. ; SANTOS, G. A. ; PICCOLI, J. C. J. . PSYCHOLOGICAL ASPECTS OF AGING IN WOMEN LIVING IN VALE DO SINOS, BRAZIL.. The FIEP Bulletin , v. 78, p. 321-324, 2008.
-
PICCOLI, J. C. J. ; KOCH, M. ; WACLAWOSKY, G. ; BERTOLETTI, O. A. . Qualidade de vida, índice de massa corporal e aspectos de personaldiade de indivíduos selecionados na região do Vale do Sinos, RS. The FIEP Bulletin , v. 77, p. 510-512, 2007.
-
ROSA, D. J. ; KOCH, M. . Estimulação Precoce e Assessoria: Discursos em Cena. 01. ed. Porto Alegre: Consultor Editorial, 2021. v. 01. 449p .
-
ROSA, D. J. ; BRAUNER, M. F. ; KOCH, M. . Estimulação Precoce e Assessoria: Discursos em Cena. 1. ed. Porto Alegre: , 2020. v. 1. 76p .
-
FELTES, C. G. (Org.) ; BREITENBACH, T. M. (Org.) ; KOCH, M. (Org.) . MEDICINA E ENFERMAGEM: AS CIÊNCIAS DA VIDA. 01. ed. Piracanjuba - GO: Conhecimento Livre, 2020. v. 01. 150p .
-
BREITENBACH, T. M. ; FELTES, C. G. ; KOCH, M. . MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA PARA ALÉM DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO NA ÁREA DA ANATOMIA. MEDICINA E ENFERMAGEM: AS CIÊNCIAS DA VIDA. 01ed.Piracanjuba - GO: Conhecimento Livre, 2020, v. 01, p. 144-150.
-
KOCH, M. ; SILVA, D. R. Q. . Síndrome de Down e Sexualidade: Um Estudo sobre as Percepções de Profissionais do Vale do Sinos/RS. In: Seminário de Pós Graduação 2016 - INOVAMUNDI, 2016, Novo Hamburgo. INOVAMUNDI. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2016. v. 1. p. 702-709.
-
KOCH, M. ; SOARES, M M ; MIGNONI, L. . Doação de Corpos em Vida para Estudo em uma Universidade do Vale dos Sinos/RS. In: Seminário de Pós Graduação 2016 - INOVAMUNDI, 2016, Novo Hamburgo. INOVAMUNDI. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2016. v. 1. p. 548-554.
-
BERTOLETTI, O. A. ; BULHOES, A. C. ; PICCOLI, J. C. J. ; WACLAWOSKY, G. ; KOCH, M. ; 1 . PERFIL DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E DO CONSUMO DE LIPÍDEOS EM INDIVÍDUOS SELECIONADOS NA REGIÃO DO VALE DO SINOS, RS.. In: XXX - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2006, São Caetano do Sul - SP. A Globalização do Esporte e da Atividade Física. SP, 2006.
-
KOCH, M. ; SANTOS, G. A. ; PICCOLI, J. C. J. . § A RELAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO NA REGIÃO DO VALE DO SINOS/RS.. In: Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão - trabalho-destaque, 2006, Novo Hamburgo-RS. Livro de resumos - trabalhos destaques, 2006.
-
KOCH, M. ; MIGNONI, L. ; SOARES, M M ; BREITENBACH, T. M. ; MITTELSTAEDT, D. C. F. ; FELTES, C. G. . Incluindo Alunos com Deficiências na Graduação. In: VIII Seminário Internacional de Quiropraxia, 2018, Novo Hamburgo. VIII Seminário Internacional de Quiropraxia - Avaliação Musculoesquelética. Novo Hamburgo: Feevale, 2018. v. 2. p. 14-14.
-
KOCH, M. ; MALLMANN, A. M. R. ; PADILHA, L. . INCLUSÃO SOCIAL, AUTONOMIA, INDEPENDÊNCIA E ACESSIBILIDADE: PERCEPÇÕES DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA RESIDENTES NO MUNICÍPIO DE TAQUARA-RS. In: SEFIC 2019, 2019, Canoas. Anais de Eventos do Unilasalle SEFIC 2019, 2019. v. 1. p. 1-2.
-
KOCH, M. ; PADILHA, L. ; MALLMANN, A. M. R. . Perfil Sociodemográfico de Pessoas com Deficiência Residentes no Município de Taquara-RS. In: XVI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica/ PESQUISA +, 2019, São Leopoldo. PESQUISA + UNISINOS. São Leopoldo: Casa Leiria, 2019. p. 326-327.
-
KOCH, M. ; MALLMANN, A. M. R. ; PADILHA, L. . A Percepção de Pessoas com Deficiências sobre Aspectos relacionados à sua Acessibilidade, Saúde e Qualidade de Vida. In: Feira de Iniciação Científica INOVAMUNDI 2018, 2018, Novo Hamburgo. FIC Feira de Iniciação Científica. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2018. v. 10. p. www.feevale.br.
-
KOCH, M. ; FLORES, D. ; MIGNONI, L. ; FELTES, C. G. ; BREITENBACH, T. M. ; SOARES, M M . Atividades Realizadas nos Componentes Curriculares. In: Feira de Iniciação Científica INOVAMUNDI 2018, 2018, Novo Hamburgo. FIC Feira de Iniciação Científica. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2018. v. 10.
-
KOCH, M. ; CAVITCHONI, B. ; CANTERLE, D. B. ; FELTES, C. G. ; BREITENBACH, T. M. ; MIGNONI, L. . O ESTUDO NA MONITORIA E A MÉDIA DAS NOTAS NAS DISCIPLINAS DE ANATOMIA HUMANA. In: FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (FIC) - INOVAMUNDI 2018, 2018, Novo Hamburgo. FIC Feira de Iniciação Científica. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2018. v. 10.
-
KOCH, M. ; MITTELSTAEDT, D. C. F. ; BALDISSERA, V. ; BREITENBACH, T. M. ; FELTES, C. G. ; SOARES, M M ; MIGNONI, L. . A Inclusão na Graduação e o Estudo da Anatomia. In: Feira de Iniciação Científica INOVAMUNDI 2018, 2018, Novo Hamburgo. FIC Feira de Iniciação Científica. Novo Hamburgo: Feevale, 2018. v. 10.
-
KOCH, M. ; SILVA, D. R. Q. . PERCEPÇÕES SOBRE A SEXUALIDADE DA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL, 2018, Florianópolis. ANAIS DO V CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL. Santa Catarina: COBRAFIN, 2018. v. 1/2018.
-
KOCH, M. ; MIGNONI, L. ; SOARES, M M . Projeto de Doação de Corpos em Vida pra Estudo em uma Universidade do Rio Grande do Sul.. In: Congresso Brasileiro de Anatomia, 2016, Natal. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Anatomia, 2016. v. 1.
-
KOCH, M. ; SOARES, M M ; MIGNONI, L. . CORPO DOCENTE DE ANATOMIA HUMANA NOS 45 ANOS DE EXISTÊNCIA DE UMA UNIVERSIDADE DA CIDADE DE NOVO HAMBURGO/RS. In: Congresso Brasileiro de Anatomia, 2016, Natal. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Anatomia, 2016. v. 1.
-
WACLAWOSKY, G. ; KOCH, M. ; 1 ; BERTOLETTI, O. A. ; PICCOLI, J. C. J. ; BULHOES, A. C. . PERFIL DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E DO CONSUMO DE LIPÍDEOS EM INDIVÍDUOS SELECIONADOS NA REGIÃO DO VALE DO SINOS, RS.. In: Salão de Inciação Científica - UFRGS, 2006, Porto Alegre. XVIII Salão de Inciação Científica. Porto Alegre: UFRGS SIC PROPESQ, 2006.
-
KOCH, M. ; WACLAWOSKY, G. ; BLUMM, C. ; SANTOS, G. A. ; PICCOLI, J. C. J. ; REPPOLD, C. T. . QUALIDADE DE VIDA NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DE HABITANTES DA REGIÃO DO VALE DO SINOS/RS. In: Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2006, Porto Alegre. XVIII Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: UFRGS SIC PROPESQ, 2006.
-
PICCOLI, J. C. J. ; SANTOS, G. A. ; BERTOLETTI, O. A. ; REPPOLD, C. T. ; KOCH, M. ; WACLAWOSKY, G. ; OLIVEIRA, G. T. . ÍNDICE DE MASSA CORPORAL, QUALIDADE DE VIDA E ASPECTOS DE PERSONALIDADE DE INDIVÍDUOS SELECIONADOS NA REGIÃO DO VALE DO SINOS, RS.. In: XXIX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE - CELAFISCS, 2006, São Caetano do Sul- SP. A Globalização do Esporte e da Atividade Física. SP, 2006.
-
KOCH, M. ; WACLAWOSKY, G. ; BLUMM, C. ; PICCOLI, J. C. J. ; SANTOS, G. A. ; REPPOLD, C. T. . Avaliação da Qualidade de Vida no Envelhecimento de Homens e Mulheres da Região do Vale do Sinos- RS. In: IV Jornada da ANG/RS, 2006, Porto Alegre. "GERONTOLOGIA: ENVELHECENDO APRENDENDO". Porto Alegre: ANG-RS e FACED/UFRGS apoio: SESC-RS, 2006. p. 33-33.
-
KOCH, M. ; OLIVEIRA, G. T. ; KILPP, D. S. ; CALLEGARI, G. ; MOSMANN, F. ; PICCOLI, J. C. J. ; SANTOS, G. A. ; BULHOES, A. C. ; BERTOLETTI, O. A. ; REPPOLD, C. T. . A percepção da qualidade de vida de homens e mulheres no processo de envelhecimento em cidades do Vale dos Sinos. In: Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão - 2005, 2005, Novo Hamburgo- RS. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão - 2005 - Resumos, 2005.
-
OLIVEIRA, G. T. ; KOCH, M. ; KILPP, D. S. ; CALLEGARI, G. ; MOSMANN, F. ; PICCOLI, J. C. J. ; SANTOS, G. A. ; BULHOES, A. C. ; BERTOLETTI, O. A. ; REPPOLD, C. T. . Nível de atividade física, qualidade de vida e auto-estima no processo de envelhecimento na região do Vale dos Sinos. In: Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão - 2005, 2005, Novo Hamburgo- RS. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão - 2005 - Resumos, 2005.
-
OLIVEIRA, G. T. ; KOCH, M. ; KILPP, D. S. ; CALLEGARI, G. ; MOSMANN, F. ; PICCOLI, J. C. J. ; BERTOLETTI, O. A. ; SANTOS, G. A. ; BULHOES, A. C. ; REPPOLD, C. T. . Correlação da composição corporal, tempo sentado e gasto energético de moradores do Vale dos Sinos- RS. In: Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão - 2005, 2005, Novo Hamburgo- RS. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão - 2005 - Resumos, 2005.
-
KILPP, D. S. ; KOCH, M. ; OLIVEIRA, G. T. ; CALLEGARI, G. ; MOSMANN, F. ; PICCOLI, J. C. J. ; BULHOES, A. C. ; SANTOS, G. A. ; BERTOLETTI, O. A. ; REPPOLD, C. T. . Perfil do estado nutricional e da ingestão de macronutrientes das cidades de Ivoti, Dois Irmãos e Estância Velha, RS. In: Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão - 2005, 2005, Novo Hamburgo -RS. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão - 2005- Resumos, 2005.
-
MOSMANN, F. ; KOCH, M. ; KILPP, D. S. ; OLIVEIRA, G. T. ; CALLEGARI, G. ; PICCOLI, J. C. J. ; SANTOS, G. A. ; REPPOLD, C. T. ; BULHOES, A. C. ; BERTOLETTI, O. A. . A relação entre ajustamento emocional/ neuroticismo e a dependência medicamentosa. In: Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão - 2005, 2005, Novo Hamburgo -RS. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão - 2005- Resumos, 2005.
-
CALLEGARI, G. ; KOCH, M. ; OLIVEIRA, G. T. ; KILPP, D. S. ; MOSMANN, F. ; PICCOLI, J. C. J. ; REPPOLD, C. T. ; SANTOS, G. A. ; BULHOES, A. C. ; BERTOLETTI, O. A. . Relações entre ajustamento emocional/ neuroticismo e ocorrência de dor física. In: Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão - 2005, 2005, Novo Hamburgo- RS. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão - 2005- Resumos, 2005.
-
KOCH, M. ; OLIVEIRA, G. T. ; SANTOS, G. A. ; REPPOLD, C. T. ; PICCOLI, J. C. J. . Gênero e qualidade de vida no processo de envelhecimento na região do Vale dos Sinos. In: III Jornada da Associação Nacional de Gerontologia - ANG, RS, 2005, Porto Alegre- RS. ANG, 2005. p. 23-23.
-
KOCH, M. ; OLIVEIRA, G. T. ; REPPOLD, C. T. ; PICCOLI, J. C. J. ; SANTOS, G. A. . Qualidade de vida, auto-estima e nível de atividade física no processo de envelhecimento na região do Vale dos Sinos. In: III Jornada da Associação Nacional de Gerontologia - ANG, RS, 2005, Porto Alegre. ANG, 2005. p. 49-49.
-
KOCH, M. ; OLIVEIRA, G. T. ; PICCOLI, J. C. J. ; SANTOS, G. A. ; REPPOLD, C. T. . Gênero e qualidade de vida no processo de envelhecimento na região do Vale do Sinos. In: III Jornada da ANG/RS, 2005, Porto Alegre. "ENVELHECIMENTO, GÊNERO E RELAÇÕES PESSOAIS". Porto Alegre: ANG-RS, 2005. p. 23-23.
-
KOCH, M. ; SCORTEGAGNA, J. T. ; SOARES, M M ; LUDWIG, G. M. ; RIBEIRO, M. L. F. ; CANTERLE, D. B. . ANÁLISE DOS TIPOS DE ACRÔMIO EM ESCÁPULAS HUMANAS DE UM LABORATÓRIO DE ANATOMIA DO RIO GRANDE DO SUL-RS). 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KOCH, M. ; SOARES, M M ; MEJLER, V. P. ; THOMAZ, R. J. G. ; LUDWIG, G. M. ; ORLANDINI, M. S. G. . ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS DO PRÉ-NATAL NA SÍNDROME DE DOWN: ESTUDO DE CASO EM UMA ASSOCIAÇÃO DO VALE DO SINOS-RS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KOCH, M. ; RANZOLIN, R. B. ; ORLANDINI, M. S. G. ; LUDWIG, G. M. ; SOARES, M M ; CANTERLE, D. B. . DISSECAÇÃO DE UM FETO COM SÍNDROME DE EDWARDS EM UM LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KOCH, M. ; LUDWIG, G. M. ; SOARES, M M ; SCORTEGAGNA, J. T. ; MELO, C. M. S. ; GONSALVES, M. V. M. . PONTICULUS POSTICUS EM VÉRTEBRAS C1 EM UM LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KOCH, M. ; SCORTEGAGNA, J. T. ; MELO, C. M. S. ; HEINZMANN, S. ; CARVALHO FILHO, L. R. R. ; SALDANHA, T. . A Percepção de Acadêmicos das Ciências da Saúde sobre o Papel da Monitoria de Anatomia Humana. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KOCH, M. ; LUDWIG, G. M. ; HEINZMANN, S. ; SALDANHA, T. ; KUHN, J. P. S. ; MARIANI, R. V. . O Estudo Extraclasse em um Laboratório de Anatomia Humana de uma Universidade do Rio Grande do Sul - RS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GONSALVES, M. V. M. ; LUDWIG, G. M. ; KOCH, M. ; SOARES, M M ; SCORTEGAGNA, J. T. . PREVALÊNCIA DE PONTICULUS POSTICUS EM VÉRTEBRAS C1 EM UM LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
HEINZMANN, S. ; KOCH, M. ; SOARES, M M ; SALDANHA, T. ; MARIANI, R. V. ; KUHN, J. P. S. . O ESTUDO PRÁTICO DE ANATOMIA HUMANA EM UMA UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO SUL. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, L. N. ; KOCH, M. . A Percepção de Profissionais da Saúde sobre os Efeitos Terapêuticos da Equoterapia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, L. N. ; KOCH, M. . Efeitos Terapêuticos da Equoterapia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KOCH, M. ; MALLMANN, A. M. R. ; PADILHA, L. . INCLUSÃO SOCIAL, AUTONOMIA, INDEPENDÊNCIA E ACESSIBILIDADE: PERCEPÇÕES DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA RESIDENTES NO MUNICÍPIO DE TAQUARA-RS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KOCH, M. ; PADILHA, L. ; MALLMANN, A. M. R. . Acessibilidade e Qualidade de Vida: Percepções de Pessoas com Deficiência Residentes na Cidade de Taquara-RS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KOCH, M. ; SILVA, D. R. Q. . SEXUALIDADE ?MAIS AFLORADA?? A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE SOBRE A SEXUALIDADE DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KOCH, M. ; PADILHA, L. ; MALLMANN, A. M. R. . ACESSIBILIDADE, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: PERCEPÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA RESIDENTES NA CIDADE DE TAQUARA ? RS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KOCH, M. . O ESTUDO DA ANATOMIA E A INCLUSÃO: ADAPTAÇÕES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KOCH, M. ; MALLMANN, A. M. R. ; ROTHMANN, L. . A MONITORIA NA GRADUAÇÃO SOB O PONTO DE VISTA DOCENTE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FELTES, C. G. ; KOCH, M. ; CANTERLE, D. B. ; MIGNONI, L. ; BREITENBACH, T. M. ; SOARES, M M . A FREQUÊNCIA DO ESTUDO NA MONITORIA E A MÉDIA DAS NOTAS DOS ESTUDANTES DE ANATOMIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KOCH, M. ; BREITENBACH, T. M. ; FELTES, C. G. ; MIGNONI, L. ; SOARES, M M . MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA PARA ALÉM DO CONHECIMENTO ESPECIFICO NA ÁREA DA ANATOMIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KOCH, M. ; MITTELSTAEDT, D. C. F. ; SOARES, M M . O ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS: A INCLUSÃO NA GRADUAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MIGNONI, L. ; KOCH, M. ; SOARES, M M ; MITTELSTAEDT, D. C. F. ; BREITENBACH, T. M. ; FELTES, C. G. . Incluindo Alunos com Deficiências na Graduação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KOCH, M. ; SILVA, D. R. Q. . Namoro 'até vai', Casamento já não sei!: A Percepção de Profissionais de Educação e Saúde sobre a Sexualidade da Pessoa com Síndrome de Down. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KOCH, M. ; MALLMANN, A. M. R. ; KARPINSKY, R. . ANATOMIA HUMANA E OS EFEITOS DELETÉRIOS DO ALCOOL E DAS DROGAS: A INTERDISCIPLINARIDADE VIVENCIADA NA PRÁTICA PELO ACADÊMICO DE FISIOTERAPIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KOCH, M. ; MALLMANN, A. M. R. . O Olhar do FISIOTERAPEUTA sobre a ACESSIBILIDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KOCH, M. . Sexualidade da Pessoa com Deficiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KOCH, M. ; Soares, Marcelo Marques ; MIGNONI, L. . Projeto de Doação de Corpos em Vida pra Estudo em uma Universidade do Rio Grande do Sul. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KOCH, M. ; Soares, Marcelo Marques ; MIGNONI, L. ; BALDISSERA, C. ; OLIVEIRA, M. J. . Estudo sobre os Monitores de Anatomia Humana de uma Universidade do Rio Grande do Sul-RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KOCH, M. ; SILVA, D. R. Q. . SÍNDROME DE DOWN E SEXUALIDADE: PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE NO VALE DO SINOS/RS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KOCH, M. ; HEIDRICH, R. O. ; MARTINS, M. B. R. . Inclusão Educativa: A Necessidade de Transformação no Ãmbito Escolar frente às Diferenças. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KOCH, M. ; ESTIVALET, P. S. ; FAGUNDES, S. L. . O Controle Postural em idosos praticantes de diferentes atividades físicas, vinculados a um projeto de Extensão de uma Instituição do Vale do Sinos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KOCH, M. ; WACLAWOSKY, G. ; Mônaco, C. J. ; OLIVEIRA, C. D. S. ; FERRAREZE, M. E. ; PITHAN, L. . O Índice de Massa Corporal e sua Relação com a Dependência Medicamentosa em Habitantes da Região do Vale do Sinos-RS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KOCH, M. ; PICCOLI, J. C. J. ; SANTOS, G. A. ; REPPOLD, C. T. . QUALIDADE DE VIDA NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO DE HABITANTES DA REGIÃO DO VALE DO SINOS/RS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KOCH, M. ; OLIVEIRA, G. T. ; SOUZA, R. M. ; PICCOLI, J. C. J. ; BERTOLETTI, O. A. . Perfil antropométrico, composição corporal e nível de atividade física de cidades do Vale do Sinos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KOCH, M. ; OLIVEIRA, G. T. ; REPPOLD, C. T. ; PICCOLI, J. C. J. ; SANTOS, G. A. . Gênero e qualidade de vida no processo de envelhecimento na região do Vale do Sinos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
KOCH, M. . Avaliação de Trabalhos Científicos em Congresso Brasileiro de Anatomia. 2024.
KOCH, M. . Avaliação de Artigo Científico para a Revista Redin - Revista Educacional Interdisciplinar. 2023.
KOCH, M. . Avaliação de Artigo Científico para a Revista Redin - Revista Educacional Interdisciplinar. 2022.
KOCH, M. . Parecer de Artigo Científico 4617 - Revista Diálogo. 2018.
KOCH, M. . Parecer de Artigo Científico 3613 - Revista Diálogo. 2017.
KOCH, M. . Diagnóstico por Imagem para estudantes de Fisioterapia. 2022. .
KOCH, M. . Diagnóstico por Imagem na Prática Clínica. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
KOCH, M. ; MALLMANN, A. M. R. . O Papel do Fisioterapeuta na Equoterapia. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
KOCH, M. ; MALLMANN, A. M. R. ; PADILHA, L. . ACESSIBILIDADE, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: PERCEPÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA RESIDENTES NA CIDADE DE TAQUARA ? RS. 2019. (Relatório de pesquisa).
KARPINSKY, R. ; KOCH, M. ; CARMINATTI, J. . Atendimento Educacional Especializado - Estimulação Precoce. 2018. .
KOCH, M. ; MALLMANN, A. M. R. . Estimulação Precoce: Noções sobre a Intervenção e sua Importância no Desenvolvimento Infantil. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
KOCH, M. . Anatomia Palpatória. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OLIVEIRA, G. T. ; KOCH, M. ; REPPOLD, C. T. ; SANTOS, G. A. ; PICCOLI, J. C. J. . Qualidade de vida, auto-estima e nível de atividade física no processo de envelhecimento na região do Vale do Sinos. 2005. (Apresentação de Pôster).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2020
A Inclusão de Alunos com Deficiência Intelectual no Ensino Superior: uma Proposta de Avaliação e Intervenção Neuropsicológica, Descrição: A inclusão no ensino superior é uma realidade adentrando, nestas instituições, de forma lenta e gradual. As faculdades e universidades encontram-se no processo de se adequarem a este novo panorama inclusivo. Em meio a estas alterações, temos observado que as mudanças na estrutura física dos Campus parecem estar sendo as mais visíveis. Contudo, as mudanças na forma de agir, pensar e educar são igualmente necessárias e indispensáveis. Dentro desta nova realidade inclusiva das múltiplas deficiências que se instala no Brasil, por que trabalhar a deficiência intelectual neste projeto? Observando dados de pesquisas e a realidade vivenciada dentro de uma instituição de ensino superior, fica explicito que aceitar o aluno com deficiência intelectual na graduação tem sido um fato bastante desafiador para os docentes, assim como para o próprio discente e colegas. Fato que nos pareceu relevante socialmente ser pesquisado a fim de desenvolver estratégias que otimizem a passagem destes alunos pelos bancos universitários. Para contextualizar um pouco mais a escolha da temática é necessário falar do trabalho desenvolvido pela mestranda como psicóloga no Núcleo de Apoio Psicopedagógico das Faculdades Integradas de Taquara (NAP/FACCAT). Este setor apreende, entre as suas múltiplas demandas, orientar, assessorar e acompanhar ações de intervenção pedagógica e/ou psicológica nos casos de inclusão, contribuindo para o aprimoramento da ação educativa dos docentes. O trabalho está voltado as demandas inter-relacionais, psicológicas e pedagógicas em sala de aula, para todos os alunos matriculados. Desta forma, trabalha-se para contribuir com a crescimento acadêmico e social dos discentes. Em meio as múltiplas demandas atendidas, o acompanhamento de alunos com deficiência intelectual vem aumentando em número e complexidade, assim como se modificando ao longo dos anos. Nos primeiros tempos, os professores encontravam-se bastante mobilizados com estes alunos, chegando a interferir no andamento da aula e no relacionamento com o aluno. Através de trabalhos de conscientização e acompanhamento direto com o professor ao longo dos semestres, gradualmente os docentes estão mostrando-se mais flexíveis em seu papel de educador, embora ainda pairam questionamentos sobre o futuro profissional deste público específico.Desta forma, acreditamos ser relevante estender um olhar cuidadoso sobre estes alunos com deficiência intelectual, um olhar que se transforme em ação e que esta ação produza nestes alunos transformação, para que eles possam se empoderar das suas capacidades e desenvolver habilidades até então subdesenvolvidas. Assim, pensamos que as instituições de nível superior estarão cumprindo com o compromisso social de produzir e difundir conhecimento socialmente responsável, promovendo a formação integral do ser humano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Maureen Koch - Integrante / Juliana da Silva Carminatti - Coordenador / Gabriela Peretti Wagner - Integrante / Luiza Maria de O. Braga Silveira - Integrante.
-
2018 - 2019
ACESSIBILIDADE, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: PERCEPÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA RESIDENTES NA CIDADE DE TAQUARA ? RS, Descrição: O número de pessoas com deficiência (PcD) no Brasil e no mundo tem crescido de forma significante nas últimas décadas. Com isso, os estudos sobre aspectos referentes à saúde, acessibilidade e qualidade de vida das PcD tornam-se cada vez mais importantes na tentativa de levar equidade social, educacional e de saúde, resgatar a cidadania e garantir a acessibilidade, sem exceções. Além disso, para a criação de políticas públicas, assim como projetos e ações institucionais direcionados à essa parcela da população, faz-se necessário que as demandas e necessidades das PcD sejam elencadas, em busca de acesso pleno a seus direitos. Nesse sentido, o estudo objetiva analisar a percepção das pessoas com deficiência residentes na cidade de Taquara-RS, sobre a sua própria acessibilidade, saúde e qualidade de vida, além de caracterizar o perfil da amostra e identificar as principais demandas e necessidades das pessoas com deficiência no contexto local, para análise e futura atuação de acadêmicos e profissionais, em especial da área da saúde, da Instituição de Ensino Superior (IES) pesquisadora. Assim, busca-se contribuir e somar forças ao bem-estar e à inclusão social desta parcela expressiva da população. Propõe-se que a presente pesquisa seja caracterizada, quanto à abordagem, como quantitativa, do tipo transversal, descritiva observacional. A amostra do estudo caracteriza-se como sendo não probabilística ? por conveniência, visto que as pessoas com deficiência visual, auditiva e/ou motora, residentes na cidade de Taquara-RS serão contatadas através de referências obtidas nas Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Referência de Assistência Social, as quais serão convidadas a participar do estudo. Em relação aos instrumentos de coleta de dados, serão utilizados dois questionários, aplicados através de entrevista individual, com as adaptações que forem necessárias - transcrição em braile para a PcD visual e na linguagem brasileira de sinais (Libras) para a PcD auditiva. Inicialmente, pretende-se aplicar o Questionário para Caracterização do Perfil da Amostra, composto por questões fechadas pertinentes à faixa etária, escolaridade, estado civil, renda mensal aproximada, tipo e grau de deficiência, número de filhos e questões direcionadas à acessibilidade, elaborado pela autora do estudo; e o World Health Organization Quality of Life - Disabilities Module: o WHOQOL-DIS, instrumento de avaliação da qualidade de vida para PcD. A partir dos dados coletados, estes serão tabulados e analisados quanto à frequência, sendo os resultados sobre o perfil da amostra apresentados através de gráficos. Os dados referentes ao WHOQOL-DIS serão analisados com auxílio de testes estatísticos, através do Programa SPSS versão 25. Com a realização da pesquisa, espera-se obter dados atualizados sobre as pessoas com deficiências residentes na cidade pesquisada, para análise e futura atuação de acadêmicos em formação e profissionais da IES pesquisadora, visando atuação nas áreas de promoção, prevenção e tratamento da comunidade, bem como dos órgãos públicos interessados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maureen Koch - Coordenador / Ana Melissa Rodrigues Mallmann - Integrante / Luana Padilha - Integrante.
-
2005 - 2007
A prática da atividade física e a sua relação com variáveis antropométricas, de composição corporal, de saúde nutricional e mental de indivíduos selecionados na Região do Vale dos Sinos, RS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maureen Koch - Integrante / João Carlos Jaccottet Piccoli - Coordenador / Andréa Cristina Bulhões - Integrante / Caroline Tozzi Reppold - Integrante / Otávio Azevedo Bertoletti - Integrante / Débora Simone Kilpp - Integrante / Carla Juliana Mônaco - Integrante / Matheus Elias Ferrareze - Integrante.
Prêmios
2005
Prêmio-destaque pela apresentação oral, Associação Nacional de Gerontologia ANG- RS.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Feevale, Feevale. , RS 239, 2755, Vila Nova, 93352000 - Novo Hamburgo, RS - Brasil, Telefone: (051) 5868800, Ramal: 8744, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - Atual
Faculdades Integradas de TaquaraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
2018 - 2019
Faculdades Integradas de TaquaraVínculo: Professor Responsável, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 8
Outras informações:
Projeto: ACESSIBILIDADE, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: PERCEPÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA RESIDENTES NA CIDADE DE TAQUARA ? RS.
Atividades
-
01/2022
Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado II
-
08/2018
Ensino, Bacharelado em Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Acessibilidade, Anatomia Humana II, Psicomotricidade, Diagnóstico Diferencial por Imagem
-
05/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Superior de Educação de Taquara.Linhas de pesquisa
-
10/2018 - 10/2018
Extensão universitária , Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT.Atividade de extensão realizada, Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Física e Mobilidade Reduzida.
-
06/2018 - 07/2018
Extensão universitária , Instituto Superior de Educação de Taquara.Atividade de extensão realizada, Atendimento Educacional Especializado - Disciplina Estimulação Precoce.
-
05/2018 - 05/2018
Extensão universitária , Instituto Superior de Educação de Taquara.Atividade de extensão realizada, Curso de Estimulação Precoce e Desenvolvimento Infantil.
2015 - 2015
Faculdade de Tecnologia Saint PastousVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 8
2008 - Atual
Fisioterapia DomiciliarVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta em pediatria, Carga horária: 10
2015 - Atual
Associação dos Familiares e Amigos do Down - 21Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Profissional de Estimulação Precoce, Carga horária: 4
2005 - 2007
Calçados Dilly S.A.Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Fisioterapia, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2005
Estágios , Calçados Dilly S.A.Estágio realizado, Estagiário de Fisioterapia em Lesões do Trabalho.
2008 - 2010
Clinivida Clínica de Fisioterapia Ltda.Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Laboral, Carga horária: 10
2008 - 2011
Fisiomed Clínica de Fisioterapia Ltda.Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
2011 - 2016
Korpus Centro de Condicionamento Físico e ReabilitaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 10
2009 - Atual
Universidade FeevaleVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica em Anatomia Humana, Carga horária: 40
2014 - 2016
Universidade FeevaleVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 4
Outras informações:
Ministrante de Cursos de Extensão de Anatomia Humana
Frequência: Semestral
Público: Acadêmicos de diversos cursos da Saúde e alunos do Ensino Médio e Técnico.
2007 - 2007
Universidade FeevaleVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário de Iniciação Científica, Carga horária: 12
2005 - 2007
Universidade FeevaleVínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
2002 - 2004
Universidade FeevaleVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria Anatomia Humana, Carga horária: 21, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2005
Pesquisa e desenvolvimento, Centro Universitário Feevale - FEEVALE.Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maureen Koch e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?