Márcio José Mantau
Possui graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011), mestrado em Computação Aplicada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2024). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Colaborativos, atuando principalmente nos seguintes temas: usability, heuristic evaluation, privacy features, migração e abordagem.
Informações coletadas do Lattes em 06/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Computação
2020 - 2024
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: AN AWARENESS ASSESSMENT MODEL FOR COLLABORATIVE INTERFACES
Fabiane Barreto Vavassori Benitti. Palavras-chave: Percepção; Colaboração; Sistemas Colaborativos; Taxonomia; Modelo de avaliação.
Mestrado em Computação Aplicada
2012 - 2013
Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Análise de Requisitos de Percepção em Groupwares Móveis Síncronos
, Ano de Obtenção: 2013.Carla Diacui Medeiros Berkenbrock.Palavras-chave: Requisitos de percepção; Percepção; Visualização e filtragem; Groupware móvel.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas Colaborativos.
Graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação
2008 - 2011
Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: GERENCIAMENTO AGRÍCOLA DA PROPRIEDADE RURAL COM O AUXÍLIO DA APLICAÇÃO MÓVEL
Orientador: Adilson Vahldick
Formação complementar
2011 - 2011
Sustentabilidade no dia-a-dia: orientações para.... (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Diversidade nas Organizações. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Android Básico. (Carga horária: 48h). , Wincomp Informática Ltda, WINCOMP, Brasil.
2011 - 2011
Ética Empresarial. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Gerenciamento de Escopo de Projetos. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Fundamentos da Gestão de TI. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Motivação nas Organizações. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Conhecimento, Saber e Ciência. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Qualidade em Serviços. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Processo de Comunicação e Comunicação Instituciona. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Introdução à Administração Estratégica. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Espaço da Universidade na Sociedade. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Produto, Marca e Serviços. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Balanced Scorecard. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
JEE Avançado. , Wincomp Informática Ltda, WINCOMP, Brasil.
2010 - 2010
Java para a Web Básico. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2010 - 2010
JEE Básico. (Carga horária: 48h). , Wincomp Informática Ltda, WINCOMP, Brasil.
2010 - 2010
Java Fundamentos - JSE. (Carga horária: 48h). , Wincomp Informática Ltda, WINCOMP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas Colaborativos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Móvel.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação.
Organização de eventos
MANTAU, M. J. . Membro do Comitê Científico do Fórum de Graduação da Escola Regional de Engenharia de Software (ERES 2019). 2019. (Outro).
MANTAU, M. J. ; SEVEGNANI, J.A. . II Seminário de Engenharia de Software (II SEMESO). 2015. (Outro).
Participação em eventos
Mecado Virtual & Loja Física (riscos e oportunidades). 2018. (Feira).
Provocações sobre Ciêncoa e Ensino. 2017. (Encontro).
III Semana de Educação Continuada. 2016. (Encontro).
VI Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais (WCAMA 2015).Simulação de Alagamentos sob a Perspectiva do Solo: Uma Extensão da Ferramenta SIGMAOn. 2015. (Outra).
XVI Curso de Qualidade no Ensino da Computação (CQ 2015). 2015. (Oficina).
XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2015). 2015. (Congresso).
X Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos.Visualização e Filtragem de Informações de Percepção em Groupwares Móveis. 2013. (Simpósio).
VI SULCOMP - Congresso Sul Brasileiro de Computação. Simple Question: Uma Extensão da Ferramenta de Colaboração Móvel para tornar Apresentações mais Efetivas. 2012. (Congresso).
XIV Semana da Computação - UDESC. 2012. (Outra).
Competição "Robocup UDESC 2011".Robo GameOver. 2011. (Outra).
Desafio Desenvolvedor do Ano.Gerenciamento Agrícola com Android. 2011. (Outra).
CSBC - XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2010. (Congresso).
III Semana Acadêmica de Sistemas de Informação - CEAVI. 2010. (Outra).
II Semana Acadêmica de Sistemas de Informação - CEAVI. 2010. (Outra).
LATINOWARE - VII Conferência Latino-Americana de Software Livre. 2010. (Congresso).
VI Encontro de Monitoria - UDESC. 2010. (Encontro).
LATINOWARE - VI Conferência Latino-Americana de Software Livre. 2009. (Congresso).
I Semana Acadêmica de Sistemas de Informação - CEAVI. 2008. (Outra).
Participação em bancas
BRAZ JR., O. O.;MANTAU, M. J.; SCHMITZ, T. L.. ANÁLISE DE VIABILIDADE DE MÉTODOS ÁGEIS DE DESENVOLVIMENTO COM A FERRAMENTA GENEXUS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BRAZ JR., O. O.;MANTAU, M. J.; SCHMITZ, T. L.. A IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA DE SOFTWARE PARA O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BRAZ JR., O. O.;MANTAU, MARCIO JOSÉ; SOUZA, M.. Schramm. ESTUDO DE CASO: PRÁTICAS DO SCRUM APLICADAS EM UMA EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE LEGADO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
MODRO, N. R.;MANTAU, M. J.; SOUZA, M.. A GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE NA METODOLOGIA ÁGIL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
DALMOLIN, L. C.; SCHMITZ, T. L.;MANTAU, M. J.. Diel. COMPARATIVO DO USO DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO E GERENCADORES DE CÓDIGO NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
MODRO, N. R.;MANTAU, M. J.; FARAH, P. R.. Kleinschmidt. A PREPARAÇÃO DE AMBIENTES DE TESTES NA GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
MANTAU, M. J.; SCHMITZ, T. L.; SOUZA, M.. ESTRATÉGIAS DE COERÊNCIA DE CACHE EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMATIZADA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BRAZ JR., O. O.;MANTAU, M. J.; SOUZA, M.. Aplicativs de Baixa Qualidade: Um Estudo Sobre o Comportamento dos Usuários. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BRAZ JR., O. O.;MANTAU, M. J.; SOUZA, M.. Estudo de Caso: Uso de Mapas Mentais Para o Levantamento de Requisitos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
DALMOLIN, L. C.; SOUZA, M.;MANTAU, M. J.. Acesssibilidadena Web: Diretrizes de Acessibilidade Para COnteúdo Web (WCAG). 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
MANTAU, M. J.; SCHOEFFEL, P.; PASQUALINI, G. L.. Fatores de Sucesso e Desafios na Implementação de Arquitetura Orientada a Serviço nas Organizações: Uma Survey. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
SCHOEFFEL, P.; MOSER, P.;MANTAU, M. J.. Caracterísitcas Influentes na Estimativa por Especialista. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
SCHOEFFEL, P.;MANTAU, M. J.; VARELA, G. M.. Tiro Certeiro: Dinâmica Vivencial para Apoio ao Desenvolvimenot de Competências em Gerenciamento de Projetos Utilizando Paintball. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
SCHOEFFEL, P.;MANTAU, M. J.; BRAZ JR., O. O.. Evolução da Ferramenta de Gerenciamento de Artefatos Aplicando Conceitos de Gamificação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BARTH, C. A.; VARELA, G. M.;MANTAU, M. J.. Ferramenta para execução de testes automatizados em cluster. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
SCHOEFFEL, P.;MANTAU, M. J.; PASQUALINI, G.. Jogo Educacional Para Apoio à Definição de Cronograma e Riscos em Gerência de Projetos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
SCHOEFFEL, P.;MANTAU, M. J.; PASQUALINI, G.. Ferramenta para Especificação de Sequenciamento em Jogos Sérios. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
FARAH, P. R.; VARELA, G. M.;MANTAU, M. J.. Análise de Desempenho: Angular e React. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
VAHLDICK, A.;MANTAU, M. J.; FARAH, P. R.. Realidade Aumentada Aplicada no Aprendizado de Geografia Para os Alunos do Nono Ano da Rede Púlbica de Educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
MANTAU, M. J.; MOSER, P.; VAHLDICK, A.. Aplicação de Gamificação em uma Ferramenta de Acompanhamento Acadêmico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
MANTAU, M. J.; VARELA, G. M.; FARAH, P. R.. Computação em Nuvem Verde: Um Estudo Sistemático sobre a Tecnologia que Reduz o Consumo de Energa Nos Centros de Dados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
FARAH, P. R.; VAHLDICK, A.;MANTAU, M. J.. Caracterização e Comparação de Desempenho das Abordagens Pre-Rendering e Javascript Isomórfico como complemento da Arquitetura Single Page Application. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
SCHMITZ, T. L.; VARELA, G. M.;MANTAU, M. J.. Navegação e Interação em Sistemas Web Atravéz da Voz. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
FARAH, P. R.; SOUZA, M.;MANTAU, M. J.. A Popularização de Meis Alternativos de Deslocamento Para a Falta de Mobilidade Urbana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
SOUZA, M.; SCHMITZ, T. L.;MANTAU, M. J.. Estudo de Políticas para Mobilidade Urbana Atravéz de Simulação Computacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
SCHMITZ, T. L.; SOUZA, M.;MANTAU, M. J.. Dsenvolvimento de Software Para Análise Estatística de Código Fonte Utilizando Sistema Imunológico Artificial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
SCHMITZ, T. L.; FARAH, P. R.;MANTAU, M. J.. Utilizando a Pataforma Arduino Como Ferramenta de Auxílio à Mobilidade de Deficientes Visuais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
VARELA, G. M.; PERFOLL JUNIOR, A.;MANTAU, M. J.. Projeto de Software Para Integração Entre Usuários e Ambientes de Gastronomia e Entretenimento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
VARELA, G. M.; BRAZ JR., O. O.;MANTAU, M. J.. Ferramenta Para a Atualização Automática de um Sistema Web Utilizando FTP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
SCHOEFFEL, P.;MANTAU, M. J.; SCHWARZROCK, J.. Protótipo de Ferramenta para o Gerenciamento de Riscos de Projeto Focado na Colaboração das Partes Interessadas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BRAZ JR., O. O.; PASQUALINI, G.;MANTAU, M. J.. Comparativo de Desempenho Peedup Entre Crivos de Primalidade Monoprocessados Sequenciais, Multiprocessados Homogêneos e Multiprocessados Heterogêneos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
BARTH, C. A.;MANTAU, M. J.; PEREIRA, G. V.. OrcPub: Ferramenta e Serviços para Geração de Orçamentos de Obras Públicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
SANTOS, F.; VARELA, G. M.;MANTAU, M. J.. Extensão do SIGMAON para realizar simulação de alagamentos sob a perspectiva do solo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
SANTOS, F.; VAHLDICK, A.; BARTH, C. A.;MANTAU, M. J.. Membro da Banca Examinadora para a área de Programação do Processo Seletivo nº 04/2019 para Professor Substituto da UDESC/CEAVI. 2019. Universidade do Estado de Santa Catarina.
MANTAU, M. J.; VAHLDICK, A.; VARELA, G. M.; SCHMITZ, T. L.. Presidente da Banca Examinadora para a área de Engenharia de Software do Processo Seletivo nº 06/2018 para Professor Substituto da UDESC/CEAVI. 2018. Universidade do Estado de Santa Catarina.
MANTAU, M. J.; FARAH, P. R.; SOUZA, M.; MOSER, P.. Presidente da Banca Examinadora para a área de Engenharia de Software do Processo Seletivo nº 01/2017 para Professor Substituto da UDESC/CEAVI. 2017. Universidade do Estado de Santa Catarina.
MANTAU, M. J.; FARAH, P. R.; VARELA, G. M.; MOSER, P.. Presidnete da Banca Examinadora para a área de Engenharia de Software do Processo Seletivo nº 04/207 para Professor Substituto da UDESC/CEAVI. 2017. Universidade do Estado de Santa Catarina.
MANTAU, M. J.; FARAH, P. R.; SOUZA, M.; SCHMITZ, T. L.. Presidnete da Banca Examinadora para a área de Engenharia de Software do Processo Seletivo nº 06/2016 para Professor Substituto da UDESC/CEAVI. 2016. Universidade do Estado de Santa Catarina.
MANTAU, M. J.. Presidente da Banca Examinadora para a área de Programação de Computadores do Processo Seletivo nº 07/2015 para Professor Substituto da UDESC/CEAVI. 2015. Universidade do Estado de Santa Catarina.
MANTAU, M. J.. Membro da Banca Examinadora para a área de Banco de Dados do Processo Seletivo nº 07/2015 para Professor Substituto da UDESC/CEAVI. 2015. Universidade do Estado de Santa Catarina.
MANTAU, M. J.. Presidente da Banca Examinadora para a área de Programação de Computadores do Processo Seletivo nº 06/2015 para Professor Substituto da UDESC/CEAVI. 2015. Universidade do Estado de Santa Catarina.
MANTAU, M. J.. Membro da Banca Examinadora para a área de Engenharia de Software do Concurso Público nº 01/2015 para Professor Efetivo da UDESC/CEAVI. 2015. Universidade do Estado de Santa Catarina.
MOSER, P.;MANTAU, M. J.; SCHOEFFEL, P.; WENDHAUSEN, A.P.C.. Membro da Comissão Eleitoral para proceder as Eleições para Representação do Colegiado Pleno do Departamento de Engenharia de Software do CEAVI, conforme Edital 01/2015. 2015. Universidade do Estado de Santa Catarina.
BARTH, C. A.; VARELA, G. M.;MANTAU, M. J.. Menbro de Banca Examinadora Professor Substituto para a área de Engenharia de Software, do Processo Seletivo nº 01/2015. 2015. Universidade do Estado de Santa Catarina.
BARTH, C. A.;MANTAU, M. J.; MOSER, P.. Menbro de Banca Examinadora Professor Substituto para a área de Portugês do Processo Seletivo nº 10/2014. 2014. Universidade do Estado de Santa Catarina.
Orientou
Comparativo dos Frameworks PHP Laravel e Zend Framework; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);
Software para Gerenciamento de Clínicas Odontológicas; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);
Aplicativo Para Dispositivos Móveis Voltado Para Workflow de Aprovação; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);
Análise da Experiência do Usuário Interagindo com Interfaces que adotam o Material Design como Design Visual; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);
Aplicativo para auxiliar a comunicação de indivíduos autistas; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);
Um Estudo da Experiência do Usuário na Plataforma Moodle; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);
Design Thinking No Desenvolvimento de SOftware Inovador: Uma Revisão SIstemática; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; (Orientador);
Estratégias de Coerência de Cache em Sistemas Distribuídos: Uma Revisão Bibliográfica Sistematizada; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Márcio José Mantau;
Fatores de Sucesso e Desafios na Implementação de Arquitetura Orientada a Serviço nas Organizações: Uma Survey; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Márcio José Mantau;
Jogo Educacional para Apoio à Definição de Cronograma e Riscos em Gerência de Projetos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Márcio José Mantau;
Ferramenta para Especificação de Sequenciamento em Jogos Sérios; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Márcio José Mantau;
Ferramenta para Especificação de Sequenciamento em Jogos Sérios; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Márcio José Mantau;
Computação em Nuvem Verde: Um Estudo Sistemático sobre a Tecnologia que Reduz o Consumo de Energa Nos Centros de Dados; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Márcio José Mantau;
Aplicação de Gamificação em uma Ferramenta de Acompanhamento Acadêmico; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Márcio José Mantau;
Sistema de Informação Geográfica para Monitoramento de Alagamentos Online ? SIGMAON; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Márcio José Mantau;
Sistema de Informação Geográfica para Monitoramento de Alagamentos Online ? SIGMAON; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Márcio José Mantau;
Sistema de Informação Geográfica para Monitoramento de Alagamentos Online ? SIGMAON; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Márcio José Mantau;
Sistema de Informação Geográfica para Monitoramento de Alagamentos Online ? SIGMAON; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Márcio José Mantau;
Sistema de Informação Geográfica para Monitoramento de Alagamentos Online ? SIGMAON; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Márcio José Mantau;
Estágio Obrigatório; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Márcio José Mantau;
Estágio Obrigatório; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Márcio José Mantau;
Estágio Obrigatório; 2017; Orientação de outra natureza; (Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Márcio José Mantau;
Estágio Obrigatório; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Software) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Márcio José Mantau;
Orientação Estágio Curricular; Título: Desenvolvimento de Software em Agência Digital; 2015; Orientação de outra natureza; (Sistema de Informação) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Márcio José Mantau;
Produções bibliográficas
-
MANTAU, MÁRCIO JOSÉ ; BENITTI, FABIANE BARRETO VAVASSORI . The awareness assessment model: measuring awareness and collaboration support over participant?s perspective. Universal Access in the Information Society , v. 23, p. 1, 2024.
-
MANTAU, M. J. ; RIZZATTI, R. ; BERKENBROCK, G.R. ; BERKENBROCK, C. D. M. . Análise de Requisitos de Percepção em um Groupware móvel síncrono. Revista de Sistemas de Informação da FSMA , v. 1, p. 16, 2018.
-
CAMARGO, M. R. ; MELO, D. K. R. ; SANTOS, F. ; MANTAU, M. J. . Sistema de Simulação de Alagamentos: SIGMAOn. REVISTA DE INFORMÁTICA APLICADA , v. 11, p. 25, 2016.
-
ARAÚJO, LUCIANA PEREIRA DE ; MANTAU, MARCIO JOSÉ ; CITADIN, JUCILANE ROSA ; BERKENBROCK, CARLA DIACUI MEDEIROS ; KEMCZINSKI, AVANILDE ; BERKENBROCK, GIAN RICARDO ; MATTOS, MAURO MARCELO . Heuristic Evaluation for Mobile Groupware: Evaluating Two Audience Response Systems. Journal of Applied Computing Research , v. 3, p. 64-77, 2014.
-
MANTAU, M. J. ; BERKENBROCK, C. D. M. . Requisitos de Percepção em CSCW: Avaliando um Jogo Colaborativo Móvel. 1. ed. Nova Edições Acadêmicas, 2018. v. 1.
-
MANTAU, M. J. ; KIMURA, M. H. ; GASPARINI, I. ; BERKENBROCK, C. D. M. ; KEMCZINSKI, A. . An Usability Evaluation of Facebook's Privacy Features based on the Perspectives of Experts and Users. In: Pedro Isaías, Piet Kommers, Tomayess Issa. (Org.). The Evolution of the Internet in the Business Sector: Web 1.0 to Web 3.0. 1ed.Hershey, Pennsylvania: IGI Global, 2014, v. 1, p. 74-98.
-
MANTAU, MARCIO JOSE ; BENITTI, FABIANE BARRETO VAVASSORI . An Awareness Assessment Model for Collaborative Interfaces. In: XX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2025. Concurso de Tese, Dissertação e TCC?s -- SBSC'25, 2025.
-
VILLA, A. A. ; BERKENBROCK, C. D. M. ; MANTAU, MARCIO JOSE . Aplicação e Análise de um Modelo para Avaliação da Percepção em Sistemas Colaborativos. In: XX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2025, Manaus. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2025.
-
MANTAU, MARCIO JOSE ; BENITTI, FABIANE BARRETO VAVASSORI . The Awareness Assessment Process. In: XX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2025, Manaus. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2025.
-
Concentius, S. ; MANTAU, MARCIO JOSE . Avaliação do Suporte à Percepção em Ferramentas Colaborativas de Apoio ao Desenvolvimento de Software. In: XX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2025, Manaus. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2025.
-
MANTAU, MÁRCIO J. ; BENITTI, FABIANE B. V. . The Awareness Assessment Model: measuring the awareness and collaboration support over the participant?s perspective. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2023, Brasil. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2023), 2023. p. 30.
-
MANTAU, MARCIO JOSE ; BARRETO VAVASSORI BENITTI, FABIANE . Awareness Support in Collaborative System: Reviewing Last 10 Years of CSCW Research. In: 2022 IEEE 25th International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design (CSCWD), 2022, Hangzhou. 2022 IEEE 25th International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design (CSCWD), 2022. p. 564.
-
MANTAU, MARCIO JOSE ; BENITTI, FABIANE BARRETO VAVASSORI . Towards an Awareness Taxonomy. In: 2022 IEEE 25th International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design (CSCWD), 2022, Hangzhou. 2022 IEEE 25th International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design (CSCWD), 2022. p. 495.
-
REINER, T.S. ; BERKENBROCK, C. D. M. ; MANTAU, M. J. . Um Estudo sobre os Aspectos Importantes para Colaboração no Jogo Warming Up The Brain. In: Computer on the Beach, 2015, Florianópolis - SC. Aniais do Computer on the Beach 2015, 2015. p. 61-70.
-
MELO, D. K. R. ; SCOZ, D. P. ; SANTOS, F. ; MANTAU, M. J. . Simulação de Alagamentos sob a Perspectiva do Solo: Uma Extensão da Ferramenta SIGMAOn. In: VI Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais (WCAMA 2015)), 2015, Recife - PE. Anais do VI Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais, 2015. v. 1.
-
MANTAU, M. J. ; BERKENBROCK, C. D. M. ; BERKENBROCK, G.R. . Visualization and Filtering Awareness Informations im Mobile Groupwares: An Action Research Approach. In: 18th IEEE International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design, 2014, Hsinchu, Twain. Proceedings of 18th IEEE International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design, 2014.
-
TRINDADE, F. ; MANTAU, M. J. ; BERKENBROCK, C. D. M. . Desenvolvimento e Avaliação de uma Ferramenta Móvel para Controle Nutricional. In: Congresso Sul Brasileiro de Computação, 2013, Criciúma - SC. Anais do VI Congresso Sul Brasileiro de Computação (Sulcomp), 2013. v. 1.
-
FURQUIM, A. ; MANTAU, M. J. ; BERKENBROCK, C. D. M. . Simple Question: Uma Extensão da Ferramenta de Colaboração Móvel para tornar Apresentações mais Efetivas. In: Congresso Sul Brasileiro de Computação, 2013, Criciúma - SC. Anais do VI Congresso Sul Brasileiro de Computação (Sulcomp), 2013. v. 1.
-
MANTAU, M. J. ; BERKENBROCK, C. D. M. ; BERKENBROCK, G.R. . Visualização e Filtragem de Informações de Percepção em Groupwares Móveis. In: X Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2013, Manaus - AM. Anais do X Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2013. p. 9-15.
-
MANTAU, M. J. ; BERKENBROCK, C. D. M. ; VAHLDICK, A. ; EYERKAUFER, M. L. . Gerenciamento Agrícola com Suporte à Mobilidade: Uma Ferramenta Móvel para Automatizar Cálculos de Plantio. In: IX Congresso Brasileiro de Agroinformática, 2013, Cuiabá - MT. Anais do IX Congresso Brasileiro de Agroinformática, 2013.
-
MANTAU, M. J. ; ARAUJO, L. P. ; CITADIN, J. R. ; BERKENBROCK, C. D. M. . Avaliação Heurística Para Groupwares Móveis: Um Estudo de Caso Utilizando um Audience Response System. In: Conferencia Ibero Americana Computacion Aplicada, 2013, Porto Alegre - RS. Proceedings of Conferencia Ibero Americana Computacion Aplicada 2013, 2013. p. 158-165.
-
KIMURA, M. H. ; MANTAU, M. J. ; KEMCZINSKI, A. ; GASPARINI, I. ; BERKENBROCK, C. D. M. . Usability evaluation of Facebook's privacy features: comparison of experts and users. In: IADIS International Conference WWW/INTERNET 2012 (ICWI2012), 2012, Madrid. Proceedings of the IADIS International Conference WWW/INTERNET 2012 (ICWI2012), 2012. v. 1. p. 311-318.
-
KIMURA, M. H. ; MANTAU, M. J. ; KEMCZINSKI, A. ; GASPARINI, I. . Avaliação de usabilidade das funcionalidades assíncronas de privacidade do Facebook. In: IV Workshop de Aspectos da Interação Humano-Computador na Web Social. IHC'12 -Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas COmputacionais, 2012, Cuiabá - MT. IHC'12 -Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas COmputacionais, 2012.
-
MANTAU, M. J. ; BERKENBROCK, C. D. M. . Visualização e Filtragem de Informações de Percepção em Groupwares Móveis. In: X Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2013, Manaus - AM. III Workshop de Teses e Dissertações em Sistemas Colaborativos (WTD-SC 2013), 2013.
-
MANTAU, M. J. ; VARELA, G. M. ; SCHWARZROCK, J. ; BRAZ JR., O. O. . Proposta de Ferramenta Open Source para Gerenciamento de Trabalho de Conclusão de Curso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MANTAU, M. J. ; PASQUALINI, G. ; BRAZ JR., O. O. ; SCHWARZROCK, J. . Uso da Plataforma Arduíno no Apoio ao Ensino de Arquitetura de Computadores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MANTAU, M. J. . A tecnologia e suas aplicações em diferentes áreas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MANTAU, M. J. ; BERKENBROCK, C. D. M. . Requisitos de Usabilidade para o Desenvolvimento de Sistemas Colaborativos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FURQUIM, A. ; MANTAU, M. J. ; BERKENBROCK, C. D. M. . Simple Question: Uma Extensão da Ferramenta de Colaboração Móvel para tornar Apresentações mais Efetivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TRINDADE, F. ; MANTAU, M. J. ; BERKENBROCK, C. D. M. . Desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta móvel para controle nutricional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
MANTAU, M. J. ; BERKENBROCK, C. D. M. . Extensão do Jogo colaborativo Warming up the Brain. 2013.
MANTAU, M. J. ; VAHLDICK, A. . MobileSys: Aplicativo móvel para automatizar cálculos de plantio. 2011.
MANTAU, M. J. ; SANTOS, F. ; VAHLDICK, A. . Sistema Web para gerenciamento de Plano de Trabalho Individual (PTI). 2011.
MANTAU, M. J. . Minicurso Android Básico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Modelo de avaliação para ambientes colaborativos baseado no suporte à percepção, Descrição: O trabalho consiste em estender o modelo de avaliação de percepção para interfaces colaborativas, proposto por Mantau e Benitti (2023a, 2023b, 2024), a partir da perspectiva dos participantes, por meio da análise de informações de percepção fornecidas pela aplicação. O modelo considera a habilidade do participante em compreender as informações de percepção fornecidas pelo aplicativo e a dificuldade envolvida na percebendo cada peça de percepção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Márcio José Mantau - Coordenador / Suelyn Concentius - Integrante.
-
2018 - Atual
Um framework de suporte à percepção para groupwares móveis, Descrição: O objetivo geral da pesquisa é definir um framework de superte à percepção que auxilie o desenvolvimento de groupwares móveis, considerando as limitações dos dispositivos móveis (e.g. capacidade de processamento, limitação de tela, e mobilidade), do ambiente colaborativo (e.g. aprendizado, comunicação, coordenação, cooperação, eficiência), do usuário (e.g. privacidade e segurnaça), e de percepção (e.g sobrecarga de informação, nível de atenção, retroalimentação, context-aware, intrusividade).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcio José Mantau - Coordenador.
-
2014 - 2017
Sistema de Informação Geográfica para Monitoramento de Alagamentos Online ? SIGMAON, Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver um sistema de informação geográfica que possibilite ao cidadão monitorar, por meio da web, os alagamentos em sua cidade ou região. O sistema, denominado SIGMAOn, oferecerá monitoramento visual, utilizando mapas com imagens de satélite e também fotos de locais no município. A partir das quotas de alagamentos e de estações de medição automatizadas, o sistema exibirá ao usuário as ruas e áreas alagadas em função do nível atual do(s) rio(s) da cidade. Em caso de evacuação, ou de necessidade de transpassar pelo município o sistema poderá oferecer rotas alternativas, livres do perigo dos alagamentos. Em caso de investimentos em terrenos, será possível ter-se uma dimensão das áreas que sofrem com alagamentos, podendo servir de alerta ou de ajustes em possíveis obras. O SIGMAOn será disponibilizado como software livre, hospedado em servidor da Universidade e estará disponível para acesso gratuito por qualquer cidadão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Márcio José Mantau - Coordenador / Carlos Alberto Barth - Integrante / Jaison Ademir Sevegnani - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2012
Certificado de desempenho acadêmico do curso de Sistemas de Informação, com média geral de 8,67 em todas as disciplinas cursadas, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2013 - 2014
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 8
2011 - 2011
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações:
Desenvolveu 276 horas/atividade como bolsa de monitoria na disciplina de Programação Orientada a Objetos.
2010 - 2010
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações:
Desenvolveu 440 horas/atividade como bolsa de monitoria na disciplina de Programação Orientada a Objetos.
Atividades
-
08/2019
Ensino, Engenharia de Software, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho e Projeto de Software, Modelagem de Banco de Dados, Projeto Integrador III
-
10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí.Cargo ou função, Membro da Comissão de Ensino do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí.
-
02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Supoerior do Alto Vale do Itajaí.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação e Bacharelado em Engenharia de Software.
-
02/2018 - 07/2019
Ensino, Engenharia de Software, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho e Projeto de Software, Engenharia de Requisitos, Gerenciamento de Projetos I, Programação II
-
02/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia de Software, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho e Projeto de Software, Engenharia de Requisitos, Gerenciamento de Projetos I, Gerenciamento de Projetos II
-
04/2015 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Supoerior do Alto Vale do Itajaí.Cargo ou função, Coordenador do Curso de Pós Graduação em Engenharia de Software.
-
07/2014 - 12/2016
Ensino, Engenharia de Software, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processo de Software
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Engenharia de Software, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processo de Software, Modelagem de Banco de Dados, Desenho e Projeto de Software, Padrões de Projeto, Gerenciamento de Projetos I
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Engenharia de Software, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processo de Software, Padrões de Projeto
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Sistema de Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Engenharia de Software Aplicada, Gerência de Projetos
-
08/2015 - 07/2016
Ensino, Sistema de Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Engenharia de Software, Engenharia de Software Aplicada, Gerência de Projetos
-
07/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Supoerior do Alto Vale do Itajaí.Cargo ou função, Membro da Comissão Setorial Eleitoral do Centro de Educação Superior do Alto Vale do itajaí (CEAVI) para Eleição de Reitor e Vice-Reitor da UDESC.
-
07/2014 - 07/2015
Ensino, Sistema de Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Engenharia de Software, Ergonomia e Saúde na Informática, Gerencia de Projetos
-
03/2015 - 05/2015
Ensino, Engenharia de Software, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Engenharia de Requisitos
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Sistema de Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Engenharia de Software, Gerencia de Projetos, Ergonomia e Saúde na Informática
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Sistema de Informação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Engenharia de software, Ergonomia e saúde na informática
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Márcio José Mantau e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?