Adriana Campani
Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado pela Universidade Federal do Ceará, com Estágio de Doutoramento na Universidade de Lisboa-UL (2008), sob orientação do Prof. Dr. Antonio Nóvoa.Tem Pós-doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho em Portugal. É professora efetiva classe associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Exerceu o cargo de Pró-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação; procuradora Institucional (P.I.) e membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA na mesma Universidade. Foi coordenadora de área do Curso de Pedagogia Intercultural Cuiambá Magistério Indígena Tremembé/Programa PARFOR. Atualmente coordena o Curso de Licenciatura Indígena Tremembé em Linguagens e Códigos ofertado pela UVA no Parfor Equidade. Coordena o OBSERVA-IN - Observatório de Práticas Pedagógicas Inclusivas Interculturais e Inovadoras. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação, Interculturalidade e Inovação Pedagógica - GEPEII/UVA, certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Formação de Professores e Pedagogia Universitária.
Informações coletadas do Lattes em 02/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2004 - 2008
Universidade Federal do Ceará
Título: A racionalidade pedagógica no processo de corporificação do currículo que forma o professor na universidade
com Prof. Dr. Jacques Therrien. Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: Racionalidade Pedagógica; Currículo; formação de professores.
Mestrado em Educação
1997 - 1999
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A Pedagogia que forma o Pedagogo: saberes da prática docente, Ano de Obtenção: 1999
Denise Balarine Leite.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: formação de professores; pedagogia; saber docente.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.
Graduação em Pedagogia
1992 - 1996
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Bolsista do(a): FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, FAPERGS, Brasil.
Pós-doutorado
2017 - 2018
Pós-Doutorado. , Universidade do Minho, UMINHO, Portugal. , Grande área: Ciências Humanas
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: formação de professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Politica Educacional.
Organização de eventos
CAMPANI, A. . IV Parformação: desafios da formação docente para seculo XXI. 2019. (Outro).
CAMPANI, A. . Seminário de Integração das Licencitauras da UVA. 2015. (Outro).
CAMPANI, A. . Seminário de Avaliação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação. 2014. (Outro).
CAMPANI, A. . O espaço pedagógico dentro e fora da escola no Projeto Escola na Universidade. 2010. (Outro).
CAMPANI, A. . Aprendendo Inglês brincando no Projeto Escola na Universidade. 2010. (Outro).
CAMPANI, A. . Áreas de atuação do pedagogo no Projeto Escola na Universidade. 2010. (Outro).
Participação em eventos
Seminário de projeto do Mestrado Acadêmico em Geografia.A Formação de professores e os desafios na pesquisa em Educação. 2019. (Seminário).
VI Encontro do observatório Internacional de Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógigica.O pensar, o sentir e o fazer em contextos educacionais. 2018. (Encontro).
XVIII ENDIPE.Inovação Pedagógica e a Formação do professor na universidade. 2016. (Encontro).
I Coloquio Luso-afro-brasileiro de questões curriculares.inovação curricular e formação docente na universidade. 2014. (Outra).
XVII ENDIPE - Encntro nacional de Didática e prática de Ensino.Racionalidade pedagógica na formação do professor. 2014. (Encontro).
III Fórum Brasileiro do Semiárido: educação contextualizada natureza, técnica, cidadania e diversidade cultural.A ecologia de saberes como prática reinventiva da relação entre universidade e sociedade. 2011. (Encontro).
Jornada pedagógica: A sala de aula em debate: motivação, currículo e prática docente.Currículo em Debate ? a questão multiculturalista. 2011. (Seminário).
XIII Encontro de Iniciação Científica da UVA.membro avaliador dos trabalhos científicos. 2011. (Encontro).
XV Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará.A prática docente numa perspectiva da epistemologia social: contributos para a docência na escola contemporânea. 2010. (Encontro).
A produção historiográfica e o ensino de história no Ceará.IX Encontro Estadual de História. 2004. (Encontro).
I Encontro de Iniciação a Docência da UVA.Saberes pedagógicos e saberes científicos: a superação da dicotomia teoria-prática. 2004. (Encontro).
I Encontro Nacional de Formação Continuada e Certificação de Professores.I Encontro Nacional de Formação Continuada e Certificação de Professores. 2003. (Encontro).
III Encontro Interinstitucional de Estágio Curricular.III Encontro Interinstitucional de Estágio Curricular. 2003. (Encontro).
XV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste.XV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste. 2001. (Encontro).
. II Congreso Internacional: Educación, Crisis y utopias. 2000. (Congresso).
XIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste.XIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste. 1999. (Encontro).
.IX Encontro Nacional de Didática e prática de Ensino. 1998. (Encontro).
V Seminário Internacional de Restruturação Curricular: a escola cidadã no contexto da globalização.V Seminário Internacional de Restruturação Curricular: a escola cidadã no contexto da globalização. 1998. (Seminário).
. 49 Reunião Anual da SPBC. 1997. (Congresso).
.II Semonário de Pedagogia Universitária: Formación del docente Universitario. 1997. (Seminário).
. I Congreso Internacional: Educación, Crisis y Utopias. 1996. (Congresso).
Participação em bancas
FRANCO, M. A. M.;CAMPANI, A.; NUNES, C. M. F.; SILVA, F. A. R. E.; SILVA, F. C.. Perspectivas de Inovação nos Projetos Políticos Pedagógicos e Currículos Voltados ao Ensino de Ciências nos Cursos De Pedagogia:. 2023 - Universidade Federal de Ouro Preto.
GONCAVES, L. A. A.;CAMPANI, A.; TELES, G. A.. DA FORMAÇÃO DOCENTE À IDENTIDADE PROFISSIONAL: OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UVA ATUANTES DA REDE DE ENSINO DE SOBRAL/CE. 2023.
TELES, G. A.; VIDAL, H. M.;CAMPANI, A.; HOLANDA, V. C. C.. A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO ESTADO DO CEARÁ: UM ESTUDO A PARTIR DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.. 2021. Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.; FERREIRA, D. L.; LINHARES, M. I. B.. A Sociologia na Educação Básica brasileira: as reformas educacionais e suas implicações para o ensino de sociologia no Ensino Médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Metrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.; TELES, G. A.; HOLANDA, V.. A Narrativa autobiográfica dos professores de geografia de Nova Russas-CE. 2020. Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Silva J. S.;CAMPANI, A.; FARIAS, I. M. S.. Cenário de desenvolvimento profissional de professores: a escola como locus de formação continua. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.
CAMPANI, A.; ASSIS, L. F.; DINIZ, S. F.. Os reflexos da formação continuada nas práticas de professores de geografia: Uma análise do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.. Inclusão do deficiente no mercado de trabalho: um estudo de caso. 2011. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual do Ceará.
FARIAS, I. M. S.;CAMPANI, A.; VIEIRA, S. L.. Pesquisa e Formação Refelxiva no Curso de História: Visão sobre a docencia universitária. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.
MORAES, S. E. M.;CAMPANI, A.; ALBUQUERQUE, L. B.. Marcas da Identidade docente: vivencia, formação profissional. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.
CAMPANI, A.. Perspectivas de Inovação nos Projetos Políticos Pedagógicos e Currículos Voltados ao Ensino de Ciências nos Cursos De Pedagogia: Um Estudo Envolvendo Universidades Federais do Estado de Minas Gerais. 2023 - Universidade Federal de Ouro Preto.
CUNHA, M. I.;CAMPANI, A.; MICHELON, F. F.; SILVA, M. G. C.; RESCHKE, M. J. D.. O potencial inovador de ações extensionistas refletido nas práticas docentes de cursos de graduação da UVA-CE: o caso das Ligas Acadêmicas. 2023 - Universidade Federal de Pelotas.
CAMPANI, A.. O potencial inovador de ações extensionistas refletido nas práticas docentes de cursos de graduação da UVA-CE: o caso das Ligas Acadêmicas. 2023 - Universidade Federal de Pelotas.
CAMPANI, A.; SILVA, F. A. R. E.; FRANCO, M. A. M.. Práticas Inovadoras no Ensino de Ciências: do currículo à percepção docente nos cursos de Pedagogia. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.
CAMPANI, A.; RECHKE, M. J.; MICHELON, F.; NORNBERG, M.; CUNHA, M. I.. O potencial inovador de ações extensionistas refletido nas práticas docentes de cursos de graduação da UVA-CE: o caso das Ligas Acadêmicas. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
CAMPANI, A.. CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DOUTOR RIBEIRO RAMOS. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Metrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.; COSTA, O. J. L.; HOLANDA, V. C. C.. OS TERRITÓRIOS SAGRADOS DOS POVOS TRADICIONAIS COMO INSURGÊNCIAS CURRICULARES NO ENSINO DA GEOGRAFIA.. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.; HOLANDA, V.; TELES, G. A.. O percurso formativo dos(as) professores(as) de geografia da rede municipal de ensino de Nova Russas-CE. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.; FORTE, V. L.; FERREIRA, D. L.. Escolas Estaduais de educação profissional e o novo ensino médio: decisão e resistência do ensino da sociologia na rede publica do Ceara em escolas da crede 6. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Metrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional) - Universidade Federal do Ceará.
CAMPANI, A.; TELES, G. A.; LIMA, V. B.. Expansão do ensino superior na modalidade a distancia. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.; ASSIS, L. F.; HOLANDA, V.. O conhecimento geográfico e sua importancia no currículo do ensino médio. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.; FARIAS, I. M. S.. A escola de ensino médio como locus formativo docente: a atuação do professor coordenador de área em foco. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Ceará.
CAMPANI, A.; OLIVEIRA, M. L. V. M.; ASSIS, L. F.. Os reflexos da formação continuada nas práticas de professores de Geografia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.; Martins, V.. A competência leitora à luz da Teoria Psicolingüística de Frank. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação docente para o ensino fundamental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.; Martins, V.. A questão da metodologia em leitura: um relato de experiência. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação docente para o ensino fundamental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.; Martins, V.. Agentes estimuladores da compreensão da leitura. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação docente para o ensino fundamental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.. As representações dos alunos de primeira a quarta série em relação a matemática. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação docente para o ensino fundamental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.. A evasão escolar nas séries iniciais da rede pública municipal de ensino no bienio 1996-1997 em Varjota-Ce. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação docente para o ensino fundamental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.; HOLANDA, V.; OLIVEIRA, M. L. V. Currículo e formação do professor : um estudo da licenciatura da universidade Estadual Vale do Acaraú. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.; Meneses, L.A.; Tabosa, M. N.. Família e escola: um convite a participação e o diálogo para qualificar a aprendizagem escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.. Ensinando Ciências: introduções metodológicas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.. Exclusão e inclusão escolar: a dupla face do processo de ensino-aprendizagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.. Avaliação da aprendizagem escolar: analisando a segunda série da escola Clube da Criança no município de Graça-CE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.. Prática de ensino da leitura e da escrita na primeira série do ensinofundamental da escola Beatriz Sanford no município de Meruoca-CE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.. Um estudo sobre a proposta de Leitura e escrita presente no projeto. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.. Orientação sexual nas séries iniciais do ensino fundamental em Sobral-Ce. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.. Análise de métodos e técnicas em geografia no ensino fundamental I. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.. Professor adjunto. 2016. Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.. Concurso publico para professor da educação básica. 2014. Secretaria da Educação Básica do Ceará.
CAMPANI, A.; J, Jaqueline; Bertoldo, E.. Professor Adjunto. 2008. Universidade Federal do Ceará.
CAMPANI, A.. Concurso público de provas e títulos para professor da rede municipal de ensino da prefeitura de Sobral-Ce. 2001.
CAMPANI, A.. Avaliador no XXI Encontro de Iniciação Científica da Universidade Estadual vale do Acaraú. 2019. Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.; JARDIM, C.. Seleção Pública para cargo de Professor Substituto da Universidade Estadual Vale do Acaráu. 2015. Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.; Craveiro, A. N.; NASCIMENTO, V.. Seleção pública para cargo de professor substituto da UVA. 2012. Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.. Comite Interno de Avaliaçao para seleçao do Programa Institucional de Bolsas de Iniciaçao cientifica PIBIC e CNPq. 2011. Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.. Comitê Interno de Avaliação para seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica nas Ações Afirmativas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico.. 2011. Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.. XIII Encontro de Iniciação Científica da Universidade Estadual Vale do Acaraú. 2011. Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.; Craveiro, A. N.; Souza, M. V.. Seleção de professor substituto. 2008. Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.. Processo seletivo para professor substituto. 2004. Universidade Estadual Vale do Acaraú.
CAMPANI, A.. Processo seletivo para contratação de professor substituto. 2004. Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Orientou
Educação diferenciada indígena Tremembé: contributos para uma educação integral intercultural e includente; ; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
INTERCULTURALIDADE DOS SABERES GEOGRÁFICOS NO CURSO CUIAMBÁ PEDAGOGIA INTERCULTURAL TREMEMBÉ; 2024; Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Adriana Campani;
A COLONIZAÇÃO/DECOLONIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NO CURRÍCULO: ANÁLISE DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UVA; 2023; Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, ; Coorientador: Adriana Campani;
POSSIBILIDADES DECOLONIAIS DA GEOGRAFIA INDÍGENA DA ESCOLA DIFERENCIADA INDÍGENA ABA TAPEBA EM CAUCAIA-CE; 2023; Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, ; Coorientador: Adriana Campani;
OS TERRITÓRIOS SAGRADOS DOS POVOS TRADICIONAIS COMO POTENCIAIS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA:UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DAS CIDADES EDUCADORAS; 2021; Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, ; Coorientador: Adriana Campani;
A extensão universitária como pontencializadora de territórios: um estudo de caso na Universidade Estadual Vale do Acaraú; 2019; Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, ; Coorientador: Adriana Campani;
Formação continuada e qualificação profissional dos professores de Sobral-CE: multiplos olhares; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciencias da educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ; Orientador: Adriana Campani;
Educação infantil no campo e na cidade: um estudo comparativo no município de Bela Cruz-CE; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciencias da educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ; Orientador: Adriana Campani;
Formação de continuada de professores na rede publica estadual de Sobral-CE; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciencias da educação) - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, ; Orientador: Adriana Campani;
Competência Pedagógica Docente nos Cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual Vale do Acaraú/Brasil; 2011; Tese (Doutorado em DOCTORADO EN HUMANIDADES Y ARTES) - Universidad Nacional de Rosario, ; Orientador: Adriana Campani;
AS DIFICULDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação docente para o ensino fundamental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: DESAFIOS PARA A UNIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Docência no Ensino Superior) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
A IMPORTANCIA DO GESTOR NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL PEDRO CONRADO URAÚNA/COREAÚ/CE; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação docente para o ensino fundamental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
O papel do gestor na mediação de conflitos no contexto de violência escolar; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação docente para o ensino fundamental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FILOSOFIA NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão e Docência no Ensino Superior) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
ABORDAGENS NO DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA PÚBLICA DO SEMIÁRIDO IRAUÇUBENSE; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Contextualizada para o semiárido) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Campani;
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SEMIÁRIDO EM IRAUÇUBA CEARÁ: VALORIZANDO EXPRIÊNCIAS E RESSIGNIFICANDOSABERES; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Contextualizada para o semiárido) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
O OLHAR DOCENTE SOBRE O CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADO NO CURSO DE ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ ? UVA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Contextualizada para o semiárido) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Abordagem psicopedagógica; análise das dificuldades em leitura e escrita como construção; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Dificuldades de aprendizagem no processo de Alfabetização na EEEMF José Lira de Maria numa sala de multiseseriaçao; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Contribuições psicopedagógicas frente as dificuldades em leitura encontrada na escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Francisco de Silva; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Reflexões psicopedagógicas sobre dificuldades na leitura e escrita na escola Municipal João Leonel Alves; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Contribuições psicopedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da leitura: analisando atuação docente na E; E; M; F; Manoel Francisco da Silva; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Dificuldades no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Reflexões psicopedagógicas sobre ?motivação no processo de leitura e escrita no 3ª; Ano E; E; M; F João Leonel Alves; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
O papel do psicopedagógico na alfabetização infantil; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Contribuição da teoria construtivista no ensino da leitura e da escrita; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na escola: Desafios e Perspectivas; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação docente para o ensino fundamental) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Currículo e identidade: construção de sujeitos da Escola Flora Queiroz Teles em Coreaú-CE; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Princípios e métodos da formação do professor na Escola Normal de Coreau-CE; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
A política educacional brasileira e as reformas promovidas pelo Banco Mundial na década de 90: um estudo sobre a mercantilização e a privatização do ensino público brasileiro; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração escolar) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adriana Campani;
Projeto Político-Pedagógico nas escolas públicas do município de Turilandia-Ma; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração Escolar) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
APRENDIZAGEM SINGULAR: Desafios e estratégias para crianças autistas no ambiente escolar; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO HOMEM CIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO COM DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS COM TEA PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Colonialidade da Sexualidade na Cultura Acadêmica na UVA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
de Menezes; TECENDO SABERES DECOLONIAIS A PARTIR DA ESCREVIVÊNCIA DE MULHERES-MÃES-ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE RESULTADOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
AUTONOMIA E PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM UM CENÁRIO DE EDUCAÇÃO DE RESULTADOS NO MUNICÍPIO DE SANTA QUITÉRIA ? CE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Educação infantil em tempos de pandemia: processos e desafios; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UVA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Os impactos da BNC formação no curso de Pedagogia da UVA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
O PAPEL DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA JOSÉ ANTONIO DE VASCONCELOS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
A LEITURA E SUA IMPORTÂNCIA NAS SERIES INICIAIS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Educação e Participação social na Escola; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Perspectiva de um curriculo emancipado na escola Arco Iris; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO OLHAR DOS PROFESSORES DO SISTEMA DE ENSINO DO MUNÍCIPIO DE IRAUÇUBA-CE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM RELAÇÃO TEORIA E PRATICA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Metodologia do ensino da leitura na escola José Estevão Vasconcelos; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Análise comparativa entre os procedimentos metodológicos de ensino do curso de Literatura a Distância e Presencial; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
O projeto ?Lendo você fica sabendo? nas salas do 2 ano da EMEF Nossa Senhora do Municipio de Senador Sá; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
O olhar do professor sobre a sua prática de avaliação da aprendizagem; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
A FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Analisando a concepção de formação continuada da escola de formação permanente do magistério - ESFAPEM no município de Sobral; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
As contribuições da Educação a Distancia à formação acadêmica: o olhar discente; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Uma análise do estágio supervisionado do Curso de Pedagogia da UVA: contribuições para a formação profissional do pedagogo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Refeletindo sobre a prática docente dos profissionais de Educação Infantil da escola Walfrido Salmito de Almeida em Pacujá-CE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
A prática docente no ensino de matemática na escola muncipal de Itapajé-CE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Construção da escrita: um processo que a escola precisa compreender; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Os procedimentos teórico-metodológicos do ensino da leitura e da escrita: uma análise comparativa entre as turmas de primeira série básica e primeira série regular de uma escola municipal de Sobral-CE; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
O processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita com crianças não leitoras da segunda série da escola Maria do Carmo Andrade; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
O Rio Contendas do município de Massape-Ce como objeto de ensino nas séries iniciais do ensino fundamental; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
A Cultura Popular no currículo escolar da escola Cenecista do Municipio de Massape-Ce; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Educação e Saúde no ensino da segunda séries da escola municipal de Sobral-ce; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Análise do enfoque multiculturalista dos Parametros Curriculares; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Educação diferenciada indígena Tremembé: contributos para uma educação integral intercultural e includente; 2025; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Saberes e culturas subalternizadas na universidade: Perspectivas para uma pedagogia universitária, includente, intelectual,; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Campani;
Profissionalidade docente e os processos colonizadores da docência no Sistema de Ensino Municipal de Sobral; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Campani;
Saberes e culturas subalternizadas na universidade: perspectivas para uma pedagogia universitária includente, Intercultural e inovadora; 2021; Iniciação Científica - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Docência e profissionalidade no sistema de ensino de Sobral; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Campani;
Educação patrimonial para a inovação pedagógica na universidade: um estudo sobre o potencial do patrimônio cultural da Universidade Estadual Vale do Acaraú; 2020; Iniciação Científica - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Campani;
Diretrizes curriculares para formação de professores pós Base Nacional Comum Curricular -BNCC e seus impactos para a formação de professores na universidade; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Diretrizes curriculares para formação de professores pós Base Nacional Comum Curricular -BNCC e seus impactos para a formação de professores na universidade; 2020; Iniciação Científica - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Campani;
Educação patrimonial para a inovação pedagógica na universidade: um estudo sobre o potencial do patrimônio cultural da Universidade Estadual Vale do Acaraú; 2020; Iniciação Científica - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Campani;
Currículo e Interculturalidade na formação docente; 2017; Iniciação Científica - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Campani;
Inovação pedagógica no processo de formação para a inclusão social no ensino superior: um estudo sobre o curso Magistério Indígena Tremembé Superior ? MITS; 2016; Iniciação Científica - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Inovação Pedagógica na Universidade: um estudo nos cursos de licenciaturas da UVA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Campani;
Inovações curriculares nos cursos de graduação da UVA: o caso das novas tecnologias da informação; 2011; Iniciação Científica - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Inovações Curriculares nos cursos de licenciaturas da UVA; 2011; Iniciação Científica - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Perfil docente da UVA: elementos para formação continuada da docência universitária; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Campani;
Perfil docente dos cursos de licenciaturas da Universidade Estadual Vale do Acaraú: elementos para refletir sobre a formação de professores na universidade; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Campani;
Perfil discente da Universidade Estadual Vale do Acaraú-uva: considerações sobre o curso de pedagogia; 2009; Iniciação Científica - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Avaliação da aprendizagem no Programa Magister-UVA; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Campani;
Avaliação da aprendizagem no Programa Magister-UVA; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
OBSERVATÓRIO DE POLITICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS INTERCULTURAIS, INCLUSIVAS E INOVADORAS ? EDUCA-IN; 2025; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Musealização do Patrimônio Universitário: memória e inovação pedagógica em ambiência digital; 2021; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
A CONTRIBUIÇÃO DA DIDÁTICA PARA A EMANCIPAÇÃO DOS INDIVÍDUOS; 2015; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Educação contextualizada nas escolas de Irauçuba/CE; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Vale do Acaraú; Orientador: Adriana Campani;
Produções bibliográficas
-
CAMPANI, ADRIANA ; CELIDÔNIO, DANILO BARROSO ; ALMEIDA, VINÍCIUS CHAVES ; DE MENEZES, ALDELITE GUIMARÃES . PONTENCIALIDADE DOS SABERES SULBATERNIZADOS PARA UMA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA ANTIRRACISTA, INTERCULTURAL E INOVADORAPONTENTIALITY OF SULBATERNIZED KNOWLEDGE FOR AN ANTI-RACIST, INTERCULTURAL AND INNOVATIVE UNIVERSITY PEDAGOGYPONTENCIALIDAD DEL CONOCIMIENTO SULBATERNIZADO PARA UNA PEDAGOGÍA UNIVERSITARIA ANTIRRACISTA, INTERCULTURAL E INNOVADORA. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 7, p. 30905-30923, 2025.
-
CAMPANI, A. ; LIMA, F. L. S. ; HOLANDA, V. C. C. . INTRATERRITÓRIO TREMEMBÉ: INTERCULTURALIDADE DE SABERES GEOGRAFICOS NO CURSO PEDAGOGIA INTERCULTURAL CUIAMBÁ. Terra Livre , v. 01, p. 345-373, 2024.
-
ANDRADE, LUIZ ANTONIO BOTELHO ; CAMPANI, ADRIANA ; NETO, FELIPE XAVIER . Reflexões sobre a docência intercultural e inclusiva à luz das epistemologias de Freire e Maturana. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 17, p. e023020, 2023.
-
NOGUEIRA NETO, J. M. ; TELES, G. A. ; CAMPANI, A. . SABERES DOS POVOS DE UMBANDA NO TERRITÓRIO DISCIPLINAR DA GEOGRAFIA: TENSIONALIDADES E POTENCIALIDADES. Revista Eletrônica de Geografia Territorium Terram , v. 06, p. 594-611, 2023.
-
ANDRADE, G. M. ; HOLANDA, V. C. C. ; CAMPANI, A. . Alternativas de brecha a decolonização de saberes na geografia indígena da escola Aba Tapeba. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 53021-53035, 2022.
-
ANDRADE, G. M. ; CAMPANI, A. ; HOLANDA, V. . A potencialidade decolonial das narrativas interculturais na docência indígena. Ensino em Perspectivas , v. 2, p. 1-11, 2021.
-
CAMPANI, A. ; SILVA, R. M. G. ; HOLANDA, V. C. C. . ?POLÍTICA DE INCLUSÃO PARA O ENSINO REMOTO?: REFLEXÕES SOBRE AEXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ NO CONTEXTODA COVID-19. REVISTALEPH , v. 1, p. 121-139, 2021.
-
SILVA, R. M. G. ; CAMPANI, A. ; NEGREIROS, J. . Contribuição da extensão para uma docência universitária inovadora: um estudo a partir do programa de ligas da enfermagem da Universidade Estadual vale do Acaraú. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 15, p. 1615-1628, 2020.
-
CAMPANI, A. ; NASCIMENTO, N. V. ; SILVA, R. M. G. . INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA UNIVERSIDADE: O SABER DE EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA. REVISTALEPH , v. 35, p. 125-143, 2020.
-
CAMPANI, A. ; HOLANDA, V. C. C. . Os programas de formação de professores da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA): aportes para refletir sobre A interiorização do ensino superior. Revista Uni-pluriversidad , v. 20, p. 1-19, 2020.
-
CAMPANI, A. ; SILVA, R. M. G. ; SOUSA, M. S. . Inovação curricular no ensino superior: desafios e possibilidades. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 23, p. 785-797, 2019.
-
CAMPANI, A. ; SILVA, R. M. G. ; PARENTE, P. M. M. . Inovação curricular no contexto universitário: a experiência do curso Magistério Indígena Tremembé Superior. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 13, p. 1301-1319, 2018.
-
CAMPANI, A. ; SILVA, R. M. G. ; PARENTE, P. M. M. . Inovação pedagógica na universidade. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE , v. 8, p. 18-34, 2018.
-
MORGADO, J. ; CAMPANI, A. . inovar no currículo para melhorar a aprendizagem: o caso do curso de medicina da Universidade do Minho. SENSOS-E REVISTA MULTIMÉDIA DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO , v. V, p. 3-17, 2018.
-
MOURA, D. C. ; CAMPANI, A. . Inovação curricular: uma análise do projeto pedagógico do curso magistério indígena tremembé superior. Revista de Humanidades , v. 32, p. 121-127, 2017.
-
CAMPANI, A. . RACIONALIDADE PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE REFORMA CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURAS NA UNIVERSIDADE. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , v. 16, p. 133/25-163, 2011.
-
CAMPANI, A. ; NASCIMENTO, L. C. . A prática na formação do professor : um estudo sobre o curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Essentia (Sobral/CE) , v. 11, p. 55-68, 2009.
-
NASCIMENTO, L. C. ; CAMPANI, A. . Uma análise do estágio supervisionado do curso de pedagogia da UVA: contribuições para a formação profissional do pedagogo. Revista Homem, Espaço e Tempo , v. II, p. 161-182, 2008.
-
CAMPANI, A. ; HOLANDA, V. . Necessidades e possibilidades do trabalho com a educação patrimonial na cidade de Sobral-CE. Essentia (Sobral/CE) , v. 01, p. 55-74, 2005.
-
CAMPANI, A. ; Silva J. S. ; Brandim M. R. L. . Diretrizes pedagógicas do programa magister - UVA. Revista Essentia, Sobral - CE, 2001.
-
CAMPANI, A. . Trajetórias e contextos: a gênese do curso de pedagogia no Brasil. Revista Essentia, Sobral - CE, 2000.
-
LEITE, D. ; Cunha, M. I. ; LUCARELLI, E. ; VEIGA, I. ; FERNANDES, C. ; Braga A. M. ; GENRO, M. E. ; FERLA, A. ; CAMPANI, A. ; CAMPOS, M. ; ALVES, E. ; NOLASCO, L. . Inovação na Universidade: a pesquisa em parceria. INTERFACE (BOTUCATU. IMPRESSO) , v. 3, p. 41-52, 1999.
-
CAMPANI, A. . Educação patrimonial: uma experiência de inovação no ensinar e no aprender. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasilia-DF, 1997.
-
Leite D. ; Braga A. M. ; GENRO, M. E. ; CAMPANI, A. . Inovação na zona cinzenta de transição. Cadernos de Educação, Pelotas - RS, 1997.
-
Leite D. ; CAMPANI, A. . Inovação como fator de revitalização do ensinar e do aprender na universidade. Cadernos de PPGEDU/UFRGS, Porto Alegre - RS, 1997.
-
CAMPANI, ADRIANA ; NOGUEIRA NETO, J. M. (Org.) ; BATISTA, K. S. A. (Org.) . ?PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS E SABERES DE(S)COLONIAIS. 1. ed. Fortaleza: Parentes, 2024.
-
BRAGA, P. E. T. (Org.) ; CAMPANI, A. (Org.) ; SILVEIRA, E. M. (Org.) ; PARENTE, J. R. F. (Org.) ; ALBURQUERQUE, J. T. P. J. (Org.) ; ALMEIDA, D. C. (Org.) . Anais do XI Encontro de Iniciação à docência da Universidade Estadual Vale do Acaraú. 1a. ed. , 2015. v. 1.
-
BRAGA, P. E. T. (Org.) ; CAMPANI, A. (Org.) . Anais do XI Encontro de Iniciação à docência da Universidade Estadual Vale do Acaraú. 1a. ed. Sobral: Edições UVA, 2014.
-
FALCAO SOBRINHO, J. (Org.) ; CAMPANI, A. (Org.) ; FONSECA, A. N. D. (Org.) ; SILVA, R. M. G. (Org.) . A educação no Ambiente Semiárido. 1a.. ed. , 2012. v. 1. 326p .
-
LIMA, F. L. S. ; CAMPANI, A. ; HOLANDA, V. . Os saberes Geográficos no Curso Cuiamba - Pedagogia Intercultural Tremembé da Universidade Estadual Vale do Acaráu (UVA). In: ÚLIO CÉSAR SUZUKI; HEITOR ANTÔNIO PALADIM JÚNIOR; RITA DE CÁSSIA MARQUES LIMA DE CASTRO. (Org.). Saberes Tradicionais e CiênciasDiálogos TransfronteiriçosFFLCH-USPPROLAM-USP2025Tomo I. 1ed.São Paulo: FFLCH: PROLAM/USP, 2025, v. , p. 191-218.
-
SILVA, R. M. G. ; CAMPANI, A. . Perfil dos egressos da UVA. In: José Osmar Fonteles; Luiz Antônio Araújo Gonçalves; Virginia Célia Cavalcante de Holanda. (Org.). A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e sua inserção socioterritorial no noroeste cearense. 1ed.: , 2022, v. , p. 74-.
-
CAMPANI, A. . Inovação Pedagógica: o reinventar-se na experiencia de si com o outro. In: Monica Pereira dos Santos; José Guilherme de Oliveira Freitas; Angêla Maria Venturine; Jonathan Aguiar. (Org.). Universidade e Participação: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica - desafios e possibilidades e m foco. 1ed.Curitiba: , 2020, v. , p. 13-24.
-
NOUGUEIRA NETO, J. M. ; CAMPANI, A. . A equidade como prática discursiva colonizadora na Base Nacional Comum Curricular. In: José RaymundoF. Lins Junior; Francisco Nataniel de Albuquerque. (Org.). Formação docente, Currículo e materiais didáticos em Geografia. 1ed.: , 2020, v. , p. 157-178.
-
SOUSA, S. ; CAMPANI, A. ; HOLANDA, V. C. C. ; SILVA, R. M. G. . A extensão universitária como componente de inovação curricular no semiárido cearense. In: Glauciana Alves Teles; Antônio Veiga Rodrigues. (Org.). Experiências docentes da educação básica no semiárido. 1ed.: , 2020, v. , p. 08-16.
-
ALBUQUERQUE, R. M. ; CAMPANI, A. ; BRANDAO, J. C. . Ensino de matemática para alunos com baixa visão: um estudo em escolas publicas estaduais do Baixo Acaraú. In: Francisco Ari de Andrade; Ilana Maria de Oliveira Maciel; Antônio Gilvamberto Freitas Felix. (Org.). Educação brasileira: peculiaridades e pluralidades. 1ed.: , 2019, v. , p. 185-196.
-
PARENTE, P. M. M. ; CAMPANI, A. ; SILVA, R. M. G. . A CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE INCLUDENTE, INOVADORA E INTERCULTURAL. In: FRANCO, Marco A. M.; GUERRA, L.B.. (Org.). Práticas pedagógicas em contextos de inclusão: situações de salas de aula. 1ed.: , 2018, v. 3, p. 00-.
-
SILVA, R. M. G. ; CAMPANI, A. ; PARENTE, P. M. M. . A extensão universitária como pilar epistemológico da indissociabilidade na universidade. In: Virginia Célia Cavalcante Holanda; Rejane Maria Gomes da Silva. (Org.). A expansão do ensino superior em debate. 1ed.Sobral: Edições UVA, 2018, v. , p. 95-110.
-
SILVA, R. M. G. ; CAMPANI, A. . A extensão no currículo universitário. In: Francisco Ullissis Paixão Vasconcelos; Kelvya Maria de Vasconcelos Moreira. (Org.). PARFOR/UVA: Reflexões de uma experiencia compartilhada. 1ed.Sobral: Edições UVA, 2016, v. , p. 27-41.
-
CAMPANI, A. ; Astigarraga, A. A. . A relação entre universidade e Sociedade: a ecologia dos saberes como prática reiventiva. In: Francisco Ullissis Paixão Vasconcelos; Kelvya Maria de Vasconcelos Moreira. (Org.). PARFOR/UVA: Reflexões de uma experiencia compartilhada. 1ed.Sobral: Edições UVA, 2016, v. , p. 43-57.
-
CAMPANI, A. . Racionalidade Pedagógica na Formação do Professor. In: Maria Marina Dias Cavalcante; José Abio Moreira Sales; Isabel Maria Sabino de Farias; Maria Socorro Lucena Lima. (Org.). Didática e prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade. 1aed.Fortaleza: EDUECE, 2015, v. , p. 368-387.
-
GOMES, T. O. ; CAMPANI, A. . O olhar docente sobre o conhecimento contextualizado no curso de Zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú. In: Andrews Rafael Bruno de Araújo Cunha; Ana Paula Silva dos Santos; Aldrin MarƟn Perez-Marin. (Org.). EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO BRASILEIRO: debates e estudos de caso. 1ed.Campina Grande: INSA, 2014, v. , p. 132-147.
-
NEGREIROS, J. ; CAMPANI, A. . Formação de Professores no semiárido em Irauçuba Ceará: valorizando experiencias e ressignificando saberes. In: Betânia Moreira de Moraes; José Reginaldo Feijão Parente; Israel Rocha Brandão. (Org.). Interdisciplinaridade e inovação na pesquisa e na Pós-Graduação. 1aed.Fortaleza: Edições UVA.expressão gráfica editora, 2014, v. , p. 413-424.
-
CAMPANI, A. ; Astigarraga, A. A. . EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E PROTAGONISMO JUVENIL: Uma contribuição ao processo formativo do PIBID de 2009 DA UVA. In: Antonio Glaudenir Brasil Maia; Herminio de Sousa Nascimento. (Org.). Iniciação a docẽncia: práticas PIBID. 1ed.: , 2013, v. , p. 19-34.
-
CAMPANI, A. ; NEGREIROS, J. ; MARIANO, R. C. ; CARVALHO, T. H. M. . Inovação pedagógica na Universidade. In: José Falcão Sobrinho, Adriana Campani, Adauto Neto Duque Fonseca, Rejane Maria Gomes da Silva. (Org.). Educação contextualizada para o semiárido brasileiro. 1ed.Mossoró: Edições Universitárias Mossoroense, 2012, v. , p. 163-178.
-
CAMPANI, A. . Currículo e docencia na universidade: novos desafios para a pedagogia universitária na Uiversidade Estadual Vale do Acaraú. In: Ana Maria Iório Dias; Betânia Leite Ramalho; Ilma Passos Alencastro Veiga; Zenilda Botti Fernandes. (Org.). Desenvolvimento profissional docente na educação superior: entre redes e sentidos. Fortaleza: Edições UFC, 2009, v. , p. 89-100.
-
CAMPANI, A. . Reforma educacional na formação inicial de professores na Universidade Portuguesa pós. In: Silvia Elizabeth Moraes. (Org.). Currículo, formação docente e avaliação 978-85-7591-097-9.. São Paulo: Companhia da Letras, 2008, v. , p. -.
-
CAMPANI, A. ; HOLANDA, V. . Educação Patrimonial e os. In: José Gerardo Vasconcelos; Shara Jane Holanda Costa Adad. (Org.). Coisas de Cidade. Fortaleza: Editora da UFC, 2005, v. , p. -.
-
CAMPANI, A. . O currículo universitário na formação do professor. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho. (Org.). Currículos Contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Edições UFC, 2005, v. , p. 17-36.
-
CAMPANI, A. . O saber docente e o projeto neoliberal de educação. In: Iduína Mont´Alvernne Chaves; Patricia Carvalho Holanda. (Org.). Formação de Professores e o reencantamento da escola. : , 2000, v. , p. -.
-
Leite D. ; CAMPANI, A. . Inovação como fator de revitalização do ensinar e do aprender na universidade. Pedagogia Universitária: conhecimento, ética e política no ensino superior. Porto Alegre - RS: Editora da Universidade/UFRGS, 1999, v. , p. -.
-
Steffenn A. ; CAMPANI, A. ; Leite D. ; Cunha, M. I. . Currículo, pedagogia e estrutura de poder na universidade. Pedagogia Universitária: conhecimento, ética e política no ensino superior. Porto Alegre - RS: Editora da Universidade/UFRGS, 1999, v. , p. -.
-
CAMPANI, A. ; MORGADO, J. . Realidades Curriculares no Brasil e em Portugal. In: Seminário sobre Currículo, Inovação e Flexibilização, 2018, Braga, Portugal. Currículo, Inovação e Flexibilização, 2018.
-
CAMPANI, A. . INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA UNIVERSIDADE. In: XVIII ENDIPE, 2016, Cuiabá. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação brasileira, 2016. p. 8183-8192.
-
CAMPANI, A. . INOVAÇÃO CURRICULAR E A FORMAÇÃO DOCENTE NO PROGRAMA PIBID DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. In: I Coloquio Luso-afro-brasileiro de questões curriculares, 2014, Braga - Portugal. Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais, 2014.
-
CAMPANI, A. . Inovação Curricular e a formação do docente na universidade. In: VII coloquio Lusobrasileiro de currículo, 2014, Braga. Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais, 2014.
-
CAMPANI, A. . A contribuição do currículo extensionisa para o currículo universitário. In: VII Coloquio Lusobrasileiro sobre questões curriculares, 2014, Braga. Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais, 2014.
-
CAMPANI, A. ; Astigarraga, A. A. ; Gomes, R. M . Da razão instrumental a prática reiventiva do ensino e da pesquisa na universidade. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Convergencias e tensões no campo da formação e do trbalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.
-
CAMPANI, A. . Mediação pedagógica e formação de professor nos cursos de licenciaturas específicas da UVA. In: XVI Colóquio da AFIRSE/AIPELF, 2009, Lisboa. Tutoria e Mediação em Educação: Novos Desafios à Investigação Educacional, 2009.
-
CAMPANI, A. ; NASCIMENTO, L. C. . A prática na formação do professor: um estudo sobre o curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú. In: XIX Encontro de Pesquisa em Educação Norte Nordeste, 2009, João Pessoa - PB. Educação, Direitos Humanos e Inclusão social, 2009.
-
CAMPANI, A. . Autobiografia de formação docente: referenciais para análise do discurso pedagógico dos docentes universitários. In: XV AFIRSE/AIPELF, 2007, Lisboa. Complexidade: um novo paradgma para investigar e intervir em educação, 2007.
-
CAMPANI, A. . O discurso pedagógico das Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores no Brasil. In: III Colóquio Internacional de Políticas e práticas curriculares, 2007, João Pessoa. Globalização e interculturalidade: currículo,espaço em letígio?, 2007.
-
CAMPANI, A. . Racionalidade pedagógica e formação de professores na universidade. In: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006. XIII ENDIPE.
-
CAMPANI, A. . O discurso pedagógico da reforma educacional para formação de professores no Brasil pós década de 1990: reiventando formas de sobrevivência do cárcere docente. In: II Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2006, Canoas-RS. II Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação. Canoas-RS: ULBRA.
-
CAMPANI, A. . Premissas de uma prática auformativa dos professores-alunos do programa magister-UVA. In: Congresso Internacional de Formação Continuada e Profissionalização Docente, 2005, Natal. Anais do Congresso Internacional de Formação Continuada e Proficionalização Docente. Natal, 2005.
-
CAMPANI, A. . A Dimensão pedagógica do projeto político pedagógico dos cursos de licenciaturas da UVA: fragilidades e conflitos. In: XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2005, Belém. Educação Ciência e desenvolvimento social, 2005.
-
CAMPANI, A. ; Galvão M. N. C. . Prática docente como prática social na formação do pedagogo. In: XV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 2001, São Luiz - MA. Prática docente como prática social na formação do pedagogo, 2001.
-
CAMPANI, A. . Los Nuevos Caminos de la formación superior. In: Congresso Internacional: Educación, Crisis y Utopías, 2000, Buenos Aires - Argentina. Los Nuevos Caminos de la formación superior, 2000.
-
Chaves B. M. E. I. ; Holanda P. H. C. ; CAMPANI, A. . O curso de formação de professores para o ensino fundamental da UVA: um estudo psico-sócio-antropológico. In: XIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 1999, Salvador - BA. O curso de formação de professores para o ensino fundamental da UVA: um estudo psico-sócio-antropológico, 1999.
-
CAMPANI, A. . Avaliação institucional e os desafios da formação do docente na universidade pós-moderna. In: II Seminário de Pedagogia Universitária: Formación del Docente Universitario - AUG/UNESCO, 1997, Montevidéo - Uruguai. Avaliação institucional e os desafios da formação do docente na universidade pós-moderna, 1997.
-
CAMPANI, A. . Educação popular: um caso de inovação na universidade. In: VIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1996, Porto Alegre - RS. Educação popular: um caso de inovação na universidade, 1996.
-
CAMPANI, A. . Decisões Pedagógicas e Estrutura de Poder na Universidade. In: VIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1996, Porto Alegre - RS. Decisões Pedagógicas e Estrutura de Poder na Universidade, 1996.
-
CAMPANI, A. . Educação Patrimonial: espaços educativos além da escola. In: Congresso Internacional: Educación, Crisis e Utopias, 1996, Bueno Aires - Argentina. Educação Patrimonial: espaços educativos além da escola, 1996.
-
CAMPANI, A. . Educação Patrimonial: uma experiencia de inovação no ensinar e no aprender. In: VIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 1996, Florianópoles - SC. Educação Patrimonial: uma experiencia de inovação no ensinar e no aprender, 1996.
-
NEGREIROS, J. ; CAMPANI, A. ; SILVA, A. G. R. . Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, 2020.
-
CAMPANI, A. ; MORGADO, J. . Inovação Curricular: para uma Prática Intercultural e Includente. In: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação - COLBEDUCA, 2017, Florianópolis. III COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2017. v. 2.
-
MELO, B. ; CAMPANI, A. . ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS PRINCÍPIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONTIDOS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS NAS RESOLUÇÕES CNE/CP 02/2015 E 02/2019. In: IX Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior - IX ENFORSUP IV Encontro Internacional sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior - IV INTERFOR, 2021, Belém do Pará. Formação Docente, Interculturalidade e Qualidade Social na Educação Básica e Superior: Novos tempos, Velhos problemas!, 2021.
-
ANDRADE, G. M. ; CAMPANI, A. ; HOLANDA, V. C. C. . CAMINHOS INTERCULTURAIS DA GEOGRAFIA INDÍGENA DA ESCOLA DIFERENCIADA ABA TAPEBA EM CAUCAIA-CE. In: IX Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior - IX ENFORSUP IV Encontro Internacional sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior - IV INTERFOR, 2021, Belém do Pará. Formação Docente, Interculturalidade e Qualidade Social na Educação Básica e Superior: Novos tempos, Velhos problemas!, 2021.
-
FERREIRA, J. M. P. ; CAMPANI, A. ; TELES, G. A. . A LEI 10. 639/03 COMO FERRAMENTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA ESCOLA. In: IX Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior - IX ENFORSUP IV Encontro Internacional sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior - IV INTERFOR, 2021, Belém do Pará. Formação Docente, Interculturalidade e Qualidade Social na Educação Básica e Superior: Novos tempos, Velhos problemas!, 2021.
-
MORGADO, J. ; CAMPANI, A. . Formação inicial e inovação curricular no curso de Medicina da Universidade do Minho. In: IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2018, Lisboa. Decisões curriculares ensinar e aprender na escola e na sociedade, 2018. p. 275-275.
-
CAMPANI, A. . Currículo e docencia: novos desafios para a pedagogia universitária na Universidade estadual Vale do Acaraú. In: I Encontro Norte Nordeste e Centro-oeste sobre formação docente para educação superior, 2008, Fortaleza. I ENFORSUP, 2008.
-
CAMPANI, A. ; THERRIEN, J. . Diagnosticando a dimensão pedagógica nos projetos dos cursos de licenciaturas de uma universidade pública no interior do Estado do Ceará. In: 57 Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. Do sertão olhando o mar: cultura e ciência, 2005.
-
CAMPANI, A. ; SILVA, J. S. E. ; BRANDIM, M. R. L. . Los Nuevos caminos de formación educativa en la educación superior. In: Congreso Internacional de educación, 2000, Buenos Aires. I Congreso Internacional de Educación, 2000.
-
CAMPANI, A. . A trajetória acadêmica e profissional enquanto objeto de reflexão teórica. In: Encontro Regional de Didática e Prática de Ensino, 1999, Sobral - CE. A trajetória acadêmica e profissional enquanto objeto de reflexão teórica, 1999.
-
CAMPANI, A. . O saber da prática docente na Universidade detectado pela Avaliação Institucional. In: VI Jornadas de Jóvenes Investigadores Grupo Montevideo, 1998, Santa Fé. VI Jornadas de Jóvenes Investigadores Grupo Montevideo, 1998.
-
GENRO, M. E. ; CHAVIER, M. L. ; CAMPANI, A. . A dupla ruptura epistemológica em Boaventura Santos: Implicações em práticas sociais emancipatórias. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998, Águas de Lindóia - SP. A dupla ruptura epistemológica em Boaventura Santos: Implicações em práticas sociais emancipatórias, 1998.
-
CAMPANI, A. ; LEITE, D. . Inovação na Universidade - o caso da educação popular. In: 49 Reunião Anual do SBPC, 1997, Belo Horizonte. 49 Reunião Anual do SBPC, 1997.
-
CAMPANI, A. ; THERRIEN, J. . Diagnosticando a dimensão pedagógico nos cursos de licenciaturas de uma universidade pública no interior do Ceará. 57 Reunião Anual da SBPC, 2005.
-
CAMPANI, A. . A BNCC e as competencias gerais: entre o sentir, o saber e o fazer pedagógico. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAMPANI, A. . Entre-vistas: Inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Gomes, R. M ; CAMPANI, A. . CURRICULO E DECOLONIALIDADE DO SABER: A EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA INTERCULTURAL CUIAMBÁ. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAMPANI, A. . Curricularização da extensão universitária. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAMPANI, A. . A contribuição dos programas de iniciação a docência nos processos formativos dos professores na universidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAMPANI, A. . Inclusão em Educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAMPANI, A. ; MORGADO, J. C. . Inovação Curricular: para uma Prática Intercultural e Includente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAMPANI, A. ; SILVA, R. M. G. ; PARENTE, P. M. M. . A contribuição da extensão universitária para uma docencia inovadora na universidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAMPANI, A. . A identidade e valorização do pedagogono contexto atual da educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAMPANI, A. . Docência Inovadora no Ensino Superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAMPANI, A. . Inovação Pedagógica e a Formação do professor na universidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CAMPANI, A. . A monitoria como espaço de iniciação à docencia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAMPANI, A. . Inovação pedagógica na universidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAMPANI, A. . A PEDAGOGIA COMO RACIONALIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAMPANI, A. . Conversas com quem gosta de ensinar e aprender: uma homenagem a Rubens Alves. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAMPANI, A. . Interiorização do ensino superior: desafios e perspectivas para UVA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAMPANI, A. . INOVAÇÃO CURRICULAR E A FORMAÇÃO DOCENTE NO PROGRAMA PIBID DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAMPANI, A. . A CONTRIBUIÇÃO DO CONHECIMENTO EXTENSIONISTA PARA O CURRÍCULO UNIVERSITÁRIO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAMPANI, A. . Desafios da Interdisciplinaridade na formação do professor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAMPANI, A. . Reforma Currícular no Curso de pedagogia: desafios e perspectivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAMPANI, A. ; MORAIS, K. . Insituição universitária e Currículo: cenário de conflito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAMPANI, A. . A ecologia dos saberes como prática reinvertida da relação entre a universidade e sociedade.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Ulissis Paixão ; Benevides ; CAMPANI, A. . Educação para o século XXI: o Aprender a ser como processo de subjetivação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VASCONCELOS, F. U. P. ; BENEVIDES, P. S. ; CAMPANI, A. . Educação para o século XXI: o aprender a ser como processo de subjetivação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAMPANI, A. . Perfil docente dos cursos de licenciaturas de Universidade Estadual Vale do Acaraú: elementos para refletir sobre a formação de professores na Universidade.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAMPANI, A. . Perfil docente e a profissionalização da docência universitária: contribuições para a Universidade Estadual Vale do Acaraú. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAMPANI, A. . Avaliação curricular na construção da identidade docente do professor de geografia da UVA- Sobral: primeiras aproximações.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAMPANI, A. . Perfil discente da Universidade Estadual Vale do Acaraú: considerações sobre o curso de pedagogia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAMPANI, A. . Formação e atuação do pedagogo no contexto atual: perspectivas para o século XXI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAMPANI, A. . Desafios de ser professor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAMPANI, A. . Currículo e docencia na universidade: novos desafios para a pedagogia universitária na UVA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAMPANI, A. . Mediação pedagógica e formação do professor nos cursos de licenciaturas específicas da UVA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAMPANI, A. . Autobiografia de formação docente: referenciais para análise do discurso pedagógico dos docentes universitários. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAMPANI, A. . Racionalidade Pedagógica e formação de professores na Universidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CAMPANI, A. . Diagnosticando a dimensão pedagógica nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas de uma univerisdade pública do Ceará. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAMPANI, A. . Dimensão pedagógica do projeto político pedagógico dos cursos de licenciaturas da UVA: fragilidades e conflitos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAMPANI, A. . Reforma Curricular, poder e saber docente na formação de professores na universidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, R. M. G. ; CAMPANI, A. ; FURTADO, A. P. M. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM FOCO 2023 (Apresentação de Dossiê).
-
SILVA, R. M. G. ; CAMPANI, A. ; FURTADO, A. P. M. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM FOCO, 2023. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
DAMAZIO, M. F. M. ; CAMPANI, A. ; ANTUNES, K. C. V. . DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
CAMPANI, A. ; HOLANDA, V. . Educação Patrimonial da cidade de Sobral: Necessidades e possibilidades 2003 (Pesquisa Ciêntífica).
Outras produções
CAMPANI, A. . Avaliação de artigo na Revista Eletronica de Educação da UFScar - Reveduc. 2021.
CAMPANI, A. . Avaliação de artigo na Revista Expressa Extensão. 2021.
CAMPANI, A. . Avaliação de artigo na Revista Eletrônica de Educação - Reveduc. 2020.
CAMPANI, A. . Avaliação de artigo na Revista Aleph. 2020.
DAMAZIO, M. F. M. ; CAMPANI, A. ; ANTUNES, K. C. V. . Organização do Dossiê Docência no Ensino Superior publicado Revista Riaee edicao esp 2. 2020.
CAMPANI, A. . Avaliação de artigo na Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. 2019.
CAMPANI, A. . Artigo avaliado para a Revista on line de Política e Gestão Educacional. 2019.
CAMPANI, A. . Avaliação dos programas e instituições de formação de docentes para as séries iniciais do ensino fundamental. 2004.
CAMPANI, A. ; CANDAU, V. ; LIMA, G. H. . Diálogos Decoloniais na Educação. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
CUNHA, M. I. ; CAMPANI, A. . Pedagogia Universitária em tempos de Covid19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CAMPANI, A. ; CHAVES, V. . Oficinas de letramento intercultural. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
CAMPANI, A. ; HENRIQUES, E. ; MONTEIRO, F. A. ; RIOS, J. A. V. P. . Coleção Escritas de Professores. 2016. (Editoração/Coletânea).
CAMPANI, A. ; NEGREIROS, J. . O espaço pedagógico dentro e fora e da escola. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CAMPANI, A. . O espaço pedagógico dentro e fora da sala de aula. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CAMPANI, A. . Aprendendo Inglês brincando. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CAMPANI, A. . Areas de atuação do pedagogo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CAMPANI, A. ; MARQUES, S. ; Pereira, Rosimar ; VIEIRA, R. B . Perfil docente e discente dos cursos de licenciaturas da Universidade Estadual Vale do Acaraú. 2010. (Relatório de pesquisa).
MARTINS, C. C. ; CAMPANI, A. ; Ciasca, M. I. L. ; Holanda, M. L. O. . Relatório final do comitê cearense para a eleminação do analfabetismo escolar. 2006. (Relatório de pesquisa).
CAMPANI, A. ; HOLANDA, V. . Educação Patrimonial da cidade de Sobral: necessidades e possibilidades. 2003. (Relatório de pesquisa).
CAMPANI, A. . Pedagogias. 2024. Vídeo.
CAMPANI, A. . O coletivo negro da UVA. 2022. Vídeo.
CAMPANI, A. . Curta Universidade: jornada Trmemebé na UVA. 2021. Vídeo.
CAMPANI, A. . II Congresso Internacional em Avaliação Educacional. 2005 (Participação em mesa redonda) .
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Educação diferenciada indígena Tremembé: contributos para uma educação integral intercultural e includente, Descrição: Educação intercultural são processos que valorizam as diferenças, que promovem o diálogo, construção de justiça, articula igualde e diferença na construção de uma democracia onde diferentes sujeitos e os diferentes saberes sejam reconhecidos. O princípio da interculturalidade sustenta as diretrizes da educação diferenciada indígena Tremembé somados aos princípios da autonomia e da coletividade. Nesse sentido, propomos nesse projeto de pesquisa conhecer os saberes que sustentam esses princípios para que a escola indígena Tremembé desenvolva uma educação diferenciada. Conheceremos esses saberes por meio da análise documental, das observações das atividades nas escolas e das narrativas dos sujeitos da escola. Compreendemos que a visibilidade dos princípios e processos que sustentam a educação diferenciada indígena Tremembé qualificará o debate sobre educação integral prevista na legislação educacional brasileira.Palavras-chave: Educação diferenciada indígena Tremembé. Educação integral. Interculturalidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Adriana Campani - Coordenador / Vinicius Chaves - Integrante / Cristina Cabral - Integrante., Número de produções C, T & A: 4
-
2021 - Atual
Profissionalidade docente e os processos colonizadores da docência no Sistema de Ensino Municipal de Sobra, Descrição: O sistema de ensino municipal de Sobral tem fortalecido a política do gerenciamento educacional com o propósito de garantir resultados satisfatórios às políticas de avalição externa e ao programa de alfabetização na idade certa (PAIC). Os números atestam que essa política apresenta resultados positivos sobre as metas estabelecidas, no entanto cabe perguntar qual o lugar da docência nessa política do gerenciamento? Em que medida a profissionalidade docente está sendo fortalecida nessa política de sistema? Nesse sentido, o presente projeto objetiva analisar os processos de construção da profisisonalidade docente dos professores e professoras do sistema de ensino municipal de Sobral. Compreendemos que a profissionalidade docente é uma construção sócio-histórica em um movimento indentitário que precisa ser evidenciado para resistir processos colonizadores da docência. A pesquisa será qualitativa, a luz de uma abordagem analítica decolonial, ancorada em narrativas docentes produzidas pela Escrevivência. Essa pesquisa permitirá compreender os marcadores dos processos colonizadores da docência, assim como evidenciar a sua pluralidade e pontencialidade para construir uma profisisonalidade decolonial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adriana Campani - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4
-
2021 - Atual
Musealização virtual das formas de expressão e inclusão dos coletivos na cultura acadêmica e sua contribuição para uma pedagogia universitária includente, intercultural e inovadora, Descrição: Nossos estudos e pesquisas dedicam-se a problematizar os processos educativosproduzidos no contexto universitário que favoreçam ou desfavoreçam o fortalecimentode uma educação intercultural, includente e inovadora. Nesse sentido, propomos nesseprojeto de pesquisa analisar a contribuição dos saberes que emergem das culturas doscoletivos existentes na universidade recorrendo a musealização virtual das formas deexpressão e inclusão desses saberes na cultura acadêmica. A musealização virtual,Patrimônio Digital intangível de Bens Culturais, é um recurso de conhecimento eexpressão sociocultural representado em linguagem binária, registrados em suportesque dependem de contextos tecnológicos específicos para o seu acesso, disseminaçãoe preservação (UNESCO, 2003, online ). Nessa pesquisa, trabalhamos a perspectivaconceitual de Virtual e Virtualidade (Levy, 1996) que insere os Museus na dinâmica daslinguagens binarias e interações sociais que sustentam o Ciberespaço, ahipertextualidade do protocolo Web e, por conseguinte, a infraestrutura operacional dainternet. Os saberes produzidos pelas culturas dos coletivos que acessam a universidadesão patrimônios culturais imateriais e espaços de memória que oferecem umaperspectiva histórica e cultural, muitas vezes desapercebida pela rotina da universidadee invisíveis aos processos educativos, mas fundamentais para uma pedagogiauniversitária includente e intercultural. Como princípio teórico-metodológico depesquisa, recorremos a musealização virtual dos saberes culturais dos coletivos queacessam a universidade por proporcionar formas de registro, preservação e visibilidadedos seus saberes como patrimônio do conhecimento universitário. Compreendemosque a realização desse projeto de pesquisa contribuirá com o fortalecimento da políticade inclusão social na universidade e o fortalecimento das práticas e experiências quepotencializam os processos indenitários dos sujeitos que habitam os territórios em quea interiorização do ensino superior atinge.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriana Campani - Coordenador / Rejany dos Santos Dominic - Integrante / Luiz Antonio Botelho Andrade - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 10
-
2019 - 2021
Diretrizes curriculares para formação de professores pós Base Nacional Comum Curricular -BNCC e seus impactos para a formação de professores na universidade., Descrição: O presente projeto analisa os propósitos das diretrizes curriculares para formação de professores pós Base Nacional Comum Curricular -BNCC e seus impactos para a formação de professores na universidade. Compreendemos ser relevante analisarmos os impactos das políticas curriculares nos cenários dos cursos de licenciaturas, como uma forma de aprofundarmos o debate sobre os projetos pedagógicos dos cursos, à docência universitária e compromisso da universidade com a escola pública. Estamos em um cenário em que os cursos de licenciaturas da UVA precisam reformular seus projetos pedagógicos para atender as políticas curriculares para educação básica. Nesse processo analisaremos as diretrizes curriculares para formação do professor a partir da BNCC e da Resolução CNE 02/2015 e o como os docentes estão concebendo essas diretrizes nos processos formativos dos professores nas licenciaturas. Também identificaremos as possibilidades inovadoras nesse processo de mudança.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Adriana Campani - Coordenador.
-
2019 - 2020
Educação patrimonial para a inovação pedagógica na universidade: um estudo sobre o potencial do patrimônio cultural da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Descrição: O presente projeto objetivo analisar o potencial do patrimônio cultural universitário (acervos científicos, tecnológicos históricos, culturais, artísticos entre outros) para uma pedagogia inovadora na Universidade Estadual Vale do Acaraú. Compreendemos ser relevante essa pesquisa para elucidar e ilustrar estratégias educativas que possam contribuir com o processo inovador das práticas de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da universidade, ao mesmo tempo em que, fortalece a universidade como produtora de saberes culturais, que, por sua vez são alimentadores de identidades, memórias e pertencimentos que promovem a inclusão e a interculturalidade no Ensino Superior. A metodologia de trabalho é colaborativa, ou seja, as atividades serão realizadas conjuntamente na interação com os sujeitos envolvidos, em cooperação. Os instrumentos metodológicos serão questionário paracatalogar e classificar os acervos, entrevista semiestruturada com docentes responsáveis pelos acervos e observações realizadas durantes as reuniões com grupo focal. Os resultados dessa pesquisa contribuirá com o desenvolvimento do Programa de extensão Educação Patrimonial denominado Musealização do Patrimônio Universitário: memória e inovação pedagógica que objetiva desenvolver ações para conhecer, reconhecer, preservar e conservar o patrimônio cultural (material e imaterial) produzido e gestado pela universidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Adriana Campani - Coordenador / Jaqueline Negreiros - Integrante / Rejane Maria Gomes da Silva - Integrante / Regina Raick - Integrante.
-
2015 - 2017
Inovação pedagógica no processo de formação para a inclusão social no ensino superior: um estudo sobre o curso Magistério Indígena Tremembé Superior - MITS, Descrição: Objetiva analisar os elementos que caracterizam a inovação pedagógica no processo de formação docente realizado pelo Magistério Indígena Tremembé Superior - MITS por meio da pesquisa colaborativa e suas potencialidades para inclusão social no ensino superior. Este projeto integra a pesquisa Interinstitucional "Formação de educadores: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica em contextos internacionais de ensino superior" do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica da Universidade Federal do Rio de Janeiro ? UFRJ que congrega pesquisadores do Brasil, Espanha, Portugal, Cabo Verde e Grã-Bretanha entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriana Campani - Coordenador / Rejane Maria Gomes da Silva - Integrante / Paulina Maria Mendes Parente - Integrante / Socorro Sousa - Integrante / José Mendes Fonteneles Filho - Integrante.
-
2010 - 2012
INOVAÇÕES CURRICULARES NAS PRÁTICAS FORMATIVAS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UVA, Descrição: Os currículos de formação de professores, seja no âmbito das políticas educacionais; dos sistemas de ensino, ou mesmo aqueles pensados pelas Universidades, tem sido historicamente concebidos dentro de um determinado discurso pedagógico, da tecnicização, disciplinarização e despolitização da identidade docente. A critica a esse modelo de formação é revitalizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação do Professor da Educação Básica, que em forma de dispositivo legal, obriga todos os cursos de licenciaturas a reestruturarem seus currículos. As questões colocadas por esse dispositivo suscitam uma redefinição curricular nos cursos de licenciaturas pautada na racionalidade da prática em detrimento de uma racionalidade instrumental e vem reabrir um debate sobre a estrutura e organização dos currículos desses cursos. Trata-se de uma mudança curricular que acena para uma nova compreensão epistemológica da docência e do trabalho pedagógico na universidade. Considerando que Universidade Estadual Vale do Acaraú está desenvolvendo os novos projetos pedagógico dos seus cursos de licenciaturas, cujo objetivo é ofertar uma formação qualificada para atender os desafios da sociedade contemporânea, o presente estudo objetiva analisar e contribuir no desenvolvimento de práticas curriculares inovadoras na formação do professor para educação básica e as suas implicações na gestão dos processos educativos na universidade. Para tanto, se utilizará do método pesquisa colaborativa, com intuito de promover e analisar a pedagogia universitária mediada por ações curriculares inovadoras no processo de formação do professor. Acredita-se que este estudo contribuirá para a criação e o fortalecimento de uma pedagogia universitária frente aos desafios da sociedade do conhecimento e das demandas da escola contemporânea. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Adriana Campani - Coordenador.
-
2008 - 2010
Mudanças e impactos na docencia do ensino superior pós reforma curricular nas licenciaturas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriana Campani - Coordenador / Jacques Therrien - Integrante / Lidia Azevedo de Meneses - Integrante.
-
2004 - 2007
O processo de aquisição e alteração de conhecimento nos curriculos dos cursos de formação de professores da Universidade Estadual Vale do Acaraú., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Campani - Coordenador.
-
2002 - 2004
Necessidades e possibilidades da educação patrimonial em Sobral-CE, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Campani - Coordenador / Virgnia Holanda - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual Vale do Acaraú, Curso de pedagogia. , Av. Dr. Guarany - Campus Cidao, Derby, 62020700 - Sobral, CE - Brasil, Telefone: (088) 6774251
Experiência profissional
2003 - Atual
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora credenciada na linha Ensino de Geografia do Programa de Mestrado Acadêmico em Geografia -UVA.
2002 - 2003
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituto, Carga horária: 40
2000 - 2002
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Visitante, Carga horária: 40
1998 - 1999
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora bolsista, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2016
Ensino, GEOGRAFIA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Docência e profissionalidade docente
-
07/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Curso de pedagogia.Linhas de pesquisa
-
08/1998
Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Principios e Métodos da Pesquisa em educação, Teoria e organização curricular, Planejamento de Ensino e Curriculo, Metodologia do Ensino Superior
-
04/2014 - 06/2017
Direção e administração, Pro-Reitoria de Ensino de Gradução.Cargo ou função, Pro-Reitora Adjunta.
-
01/2005 - 11/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.Cargo ou função, Representante do Centro de Ciências da Educação.
-
01/2005 - 11/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário.Cargo ou função, Representante do Centro de Ciências da Educação.
-
07/2003 - 11/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pro-Reitoria de Ensino de Gradução.Cargo ou função, Comissão de Reformulação Curricular dos Cursos de Graduação.
-
09/2000 - 12/2004
Direção e administração, Programa Magister.Cargo ou função, Coordenadora Pedagogica.
-
03/2000 - 11/2001
Direção e administração, Curso de pedagogia.Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
08/1998 - 12/1999
Direção e administração, Curso de Formação de Professores.Cargo ou função, Coordenadora Adjunta.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adriana Campani e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?