Wagner Barbosa de Lima Palanch

Pós Doutor em Políticas Públicas e Desenvolvimento Curricular pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutor e Mestre em Educação Matemática (PUC-SP). Licenciado em Física (Mackenzie). Professor e Pesquisador nas áreas de Políticas Públicas, Políticas Curriculares, Currículo, Educação, Formação de Educadores e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em "GRUPO DE PESQUISA CURRÍCULO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO". Atualmente é Professor Assistente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP, no Departamento de Fundamentos da Educação, em atuação na Pós-Graduação em Educação: Currículo. Atuou na Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo como Diretor do Núcleo Técnico de Currículo, coordenando o processo de elaboração e reestruturação do Currículo da Educação Básica da Cidade de São Paulo (2017/2020). Vice Coordenador do GT 3 - Currículo e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2018-2021). Tem atuado em Redes Estaduais, Municipais e Privadas como Assessor de Politicas Públicas, Politicas Curriculares, Currículo e Formação de Professores.

Informações coletadas do Lattes em 20/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Matemática

2012 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Mapeamento de pesquisas sobre currículos de Matemática na educação básica brasileira (1987 a 2012)
, Ano de obtenção: 2016. Saddo Ag Almouloud. Coorientador: Célia Maria Carolino Pires. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Currículos; Pesquisas sobre currículos; Currículos de Matemática; Educação Matemática.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Currículos de Matemática. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação Matemática

2010 - 2011

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Ações colaborativas Universidade-Escola: O processo de formação inicial do professor que ensina matemática nos anos iniciais, Ano de Obtenção: 2011
Ana Lúcia Manrique.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Educação Matemática

2006 - 2007

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Título: A Matemática na EJA da Matemática cotidiana à Resolução de Problemas
Orientador: Nelson Arbach

Graduação em Pedagogia

2005 - 2006

Universidade Bandeirante de São Paulo

Graduação em Física

1996 - 1999

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós-doutorado

2020

Pós-Doutorado. , Políticas Públicas e Desenvolvimento Curricular, UNESP, Brasil, UNESP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

Formação complementar

2012 - 2012

Deficiência Intelectual e Transtorno Global. (Carga horária: 12h). , Secretaria Municipal de Educação de São paulo, SME, Brasil.

2012 - 2012

Revisão textual. (Carga horária: 12h). , Secretaria Municipal de Educação de São paulo, SME, Brasil.

2012 - 2012

Educação para as relações Etnicorraciais e para. (Carga horária: 24h). , Secretaria Municipal de Educação de São paulo, SME, Brasil.

2012 - 2012

Discutindo as Práticas: ensino e aprendizagem. (Carga horária: 12h). , Secretaria Municipal de Educação de São paulo, SME, Brasil.

2012 - 2012

História e Cultura Africana - Ciclo I e II. (Carga horária: 24h). , Secretaria Municipal de Educação de São paulo, SME, Brasil.

2011 - 2011

Surdez: intervenções e recursos pedagógicos. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal de Educação de São paulo, SME, Brasil.

2011 - 2011

A Arte no currículo da Educação Infantil. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal de Educação de São paulo, SME, Brasil.

2011 - 2011

Deficiência Visual: intervenções e recursos. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal de Educação de São paulo, SME, Brasil.

2011 - 2011

Deficiência Intelectual: intervenções e recursos. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal de Educação de São paulo, SME, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Curriculares.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.

Organização de eventos

PALANCH, W. B. L. . IV Seminario de Curriculum, Conocimiento y Experiencia Educacional. 2022. (Congresso).

PALANCH, W. B. L. . 4º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática: interlocuções com outras áreas do conhecimento. 2017. (Outro).

PALANCH, W. B. L. ; CERQUEIRA, D. S. ; SILVA, E. A. ; SILVA, M. N. ; ARAUJO, C. O. ; NIFOCI, R, E, M . XII Jornada de Educação Matemática: a importância e Valorização do profissional docente que leciona matemática. 2015. (Outro).

PALANCH, W. B. L. ; JANUARIO, G. ; PIRES, C. M. C. ; LIMA, K. ; ROSEMBAUM, L. S. . 2º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática. 2013. (Outro).

PALANCH, W. B. L. . IV Jornada de Educação da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé. 2012. (Congresso).

PALANCH, W. B. L. . III Jornada de Educação da Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé: Conviver e Aprender na Cidade de São Paulo. 2011. (Congresso).

Participação em eventos

5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática:. ?Estudos comparativos e o currículo de Matemática?. 2021. (Congresso).

II ENOPEM - II Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática.Teoria da Ação Comunicativa de Habermas: resultados parciais de estudos de um grupo de doutorandos. 2021. (Encontro).

I SINEPESTEEM ? I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.REFLEXÕES HABERMASIANAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM DESENHO DOS PROJETOS DE PESQUISA DE UM GRUPO DE DOUTORANDOS. 2021. (Simpósio).

VIII SIPEM - VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.ANÁLISE DE DOCUMENTOS CURRICULARES A PARTIR DA TEORIA HABERMASIANA: UMA CONVERSA ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2021. (Seminário).

VIII SIPEM - VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.PROFESSORES DE MATEMÁTICA COMO AUTORES DO CURRÍCULO: O QUE A TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO NOS REVELA?. 2021. (Seminário).

Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora.Conceitos Orientadores do Currículo da Cidade de São Paulo para uma Educação Integral. 2019. (Outra).

IV Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos. Materiais curriculares como interface entre currículo e ensino. 2019. (Congresso).

Reunião Técnica do Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação.Educação Matemática, Currículo e Formação de Professores. 2019. (Outra).

Seminários de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos - PPGEPF.Processos Formativos e Construção de Currículos em tempos de BNCC. 2019. (Seminário).

XXIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Roda de Conversa intitulada PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÕES CURRICULARES. 2019. (Encontro).

XXIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Grupo de Discussão GD N° 17 ? CURRÍCULO, POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2019. (Encontro).

XXIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Perspectivas Curriculares na Educação Matemática. 2019. (Encontro).

II Reunião Regional Ministros de Educação da América Latina e Caribe.Os ODS no currículo escolar da cidade de São Paulo: educação integral e desenvolvimento sustentável. 2018. (Outra).

XIII EPIEC USP - 2018 Encontro do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP.Diálogos entre a pesquisa e as políticas públicas em formação de professores. 2018. (Encontro).

4º Fórum Nacional Sobre Currículos de Matemática:Interlocuções com outras. 2017. (Outra).

4º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática: interlocuções com outras áreas do conhecimento.Mesa-Redonda: Políticas Públicas para a Educação Básica e Superior. 2017. (Outra).

I EneMAI ? I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais,.A análise de uma sequência didática pelo método ontossemiótico. 2017. (Encontro).

XII Encontro Nacional de Educação Matemática - XII ENEM. Currículos em Matemática: pesquisas desenvolvidas em metodologia de estado da arte. 2016. (Congresso).

3º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática.A implementação de materiais curriculares nas escolas públicas de São Paulo. 2015. (Outra).

4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Mapeamento de produções e identificação de novas demandas de pesquisa sobre Currículos de Matemática. 2015. (Simpósio).

Contribuições da avaliação e dos dados educacionais na formulação e gestão de políticas públicas em Educação. 2015. (Seminário).

III Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil,. 2015. (Outra).

I Jornada Institucional de Educação Matemática.Análise das pesquisas brasileiras sobre Currículos de Matemática. 2015. (Outra).

Investigação na sala de aula de Matemática. 2015. (Seminário).

O ensino de Matemática para alunos surdos. 2015. (Seminário).

Professores que ensinam Matemática e suas relações com materiais curriculares. 2015. (Seminário).

VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática ? SIPEM.MAPA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DAS PESQUISAS CENTRADAS NOS CURRÍCULOS PRESCRITOS E IMPLEMENTAÇÃO DE INOVAÇÕES CURRICULARES NO PERÍODO DE 1987 A 2012. 2015. (Seminário).

VI SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática. 2015. (Seminário).

A aprendizagem de professores de Matemática a partir da participação em grupos colaborativos. 2014. (Seminário).

A importância da Metodologia para o desenvolvimento de Estudos e Pesquisas Científica. 2014. (Encontro).

Análise no século XIX: de ciência mista a saber puro. 2014. (Seminário).

II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais. 2014. (Encontro).

IV Encontro de Produção Discente. 2014. (Seminário).

Pesquisas orientadas por professores do PEPGEM da PUC-SP, que contemplam perspectivas culturais e sócio-hishistórico-culturais. 2014. (Seminário).

Seminário de Estudos I - Discussões Teóricas: Formação de professores, mais especificamente de professores de matemática: demandas institucionais e da Universidade. 2014. (Seminário).

Seminário de Estudos II - Formação de Professores e Educação Matemática. 2014. (Seminário).

Seminário de Estudos III - Questões Relevantes para a Formação de Professores de Matemática Reveladas pela Pesquisa em Sala de Aula. 2014. (Seminário).

Seminário de Estudos IV - Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática: algumas possibilidades de pesquisa. 2014. (Seminário).

Um Dia de Reflexão: encontro de professores e pesquisadores. 2014. (Seminário).

XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2014. (Encontro).

2º Encontro Nacional de Políticas Avaliativas para a Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Encontro).

2º Fórum Nacional Sobre Currículos de Matemática.Estado da Arte das Teses e Dissertações sobre currículos de Matemática: um panorama das pesquisas brasileiras. 2013. (Outra).

3º Encontro Nacional de Políticas Avaliativas para a Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Encontro).

III Seminário de Estudos: Teorias em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

II Seminário de Escritas e Leituras Em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

I V Seminário de Estudos: Teorias em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

Seminário de Estudos III - Teorias em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

Seminário de Estudos VII - Teorias em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

Seminário de Estudos VI - Teorias em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

Seminário de Estudos V - Teorias em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. O Impacto na prática de Professores do 3º Ano do Ensino Fundamental na Utilização de Materiais Estruturados em Modalidades Organizativas de sequências didáticas na área de Educação Matemática. 2013. (Congresso).

VII Seminário de Estudos: Teorias em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

VI Seminário de Estudos: Teorias em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

V Seminário de Estudos: Teorias em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

vSeminário de Estudos IV - Teorias em Educação Matemática. 2013. (Seminário).

XI Encontro Nacional de Educação Matemática.A prática docente e os documentos e materiais de apoio à organização curricular na área de Educação Matemática: uma relação que favorece a aprendizagem. 2013. (Encontro).

1º Seminário Pesquisas e Práticas em Educação Matemática. 2012. (Seminário).

Encontro de Abertura do Curso de Pós Graduação em Educação Matemática. 2012. (Encontro).

II Encontro de Produção Discente. 2012. (Encontro).

III Jornada de Educação DRE Jaçanã-Tremembé: Conviver e Aprender na cidade de São Paulo. 2012. (Outra).

II Jornada de Tecnologias da DRE Jaçanã-Tremenbé. 2012. (Outra).

II Seminário de Estudos: Teorias em Educação Matemática. 2012. (Seminário).

I Jornada de Tecnologia da Educação DRE Jaçanã-Tremenbé: Conviver e Aprender na Cidade de São Paulo. 2012. (Outra).

I Seminário de Estudos: Teorias em Educação Matemática. 2012. (Seminário).

IV Jornada de Educação da DRE Jaçanã-Tremembé. 2012. (Outra).

IV Jornada de Educação e II Jornada de Tecnologias DRE Jaçanã-Tremembé. 2012. (Outra).

O papel da interação no enfrentamento das dificuldades em Matemática de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. 2012. (Seminário).

Pesquisas e Práticas em Educação Matemática. 2012. (Seminário).

Seminário - O Papel da interação no enfrentamento das dificuldades em Matemática de dos alunos do 4º ano do ensino Fundamental. 2012. (Seminário).

10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Formação inicial e de professores que ensinam Matemática: contribuições iniciais do PIBID. 2011. (Encontro).

Planejamento e ações integradas para o alcance de metas na Educação. 2011. (Seminário).

XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. 2011. (Outra).

Análise da trajetória das Reformas Curriculares de Matemática e suas implicações para a formação de professores da Educação Básica. 2010. (Seminário).

As orientações curriculares para o Ciclo I e sua interface com a escolha do livro didático. 2010. (Seminário).

Ensino de Matemática: currículo e formação de professores. 2010. (Seminário).

Idéias Matemáticas na história e culturas africanas. 2010. (Seminário).

I Encontro da Formação Colaborativa de Jequié. 2010. (Outra).

I Fórum de Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática.Grupo de Estudos sobre Formação e Trabalhos de Professores. 2010. (Encontro).

III Encontro de Produção Discente em Educação Matemática.Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: as contribuições da participação em uma Iniciação Científica. 2010. (Seminário).

III Encontro de Produção Discente em Educação Matemática. 2010. (Seminário).

III Seminário de História e Investigação de/em Aula de Matemática.A Matemática na EJA: Da Matemática Cotidiana à Resolução de Problemas. 2010. (Seminário).

Semana da Pedagogia UNINOVE.Metodologia do ensino de matemática para EJA: uma discussão na perspectiva da formação de professor. 2010. (Outra).

X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Encontro).

X Encontro Paulista de Educação Matemática.Números fracionários: uma análise dos cadernos das Secretarias de Educação da Prefeitura e Estado de São Paulo. 2010. (Encontro).

XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (XIII OBA).Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (XIII OBA). 2010. (Outra).

XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.O papel da pesquisa na formação matemática de professores das séries iniciais. 2010. (Encontro).

XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.Centenário da Astronomia. 2009. (Outra).

III Encontro em Modelagem Matemática em Bio Medicina. 2008. (Encontro).

Curso de Aperfeiçoamento em Tutoria à Distância para o Programa Aluno Monitor Aprender em Parceria. 2006. (Outra).

CABRI II. 2001. (Oficina).

Ciclo de Orientação - ONU Virtual. 1999. (Outra).

Curso de Capacitação no Programa "Educação para a Conservação". 1998. (Outra).

II Jornada Científica - Faculdade de Ciências Exatas e Experimentais da Universidade Mackenzie.Energia Nuclear e a Sociedade. 1998. (Outra).

II Jornada Científica - Faculdade de Ciências Exatas e Experimentais da Universidade Mackenzie.Exobiologia e a Origem da Vida. 1998. (Outra).

II Jornada Científica - Faculdade de Ciências Exatas e Experimentais da Universidade Mackenzie.Energia: Educação e Conservação. 1998. (Outra).

Mini-curso Noções Básicas de Física Médica. 1998. (Outra).

Palestra Dosimetria e Higiene das Radiações. 1998. (Outra).

XVI Semana das Ciências - Universidade Mackenzie. 1997. (Outra).

Mini-curso Pérolas da Matemática Elementar. 1996. (Outra).

Mini-curso Programação Orientada a Objetos Aplicada à Criação de Programas Educativos. 1996. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Handerson Ferreira Gonçalves

PERALTA, D. A.;PALANCH, W. B. L.; GONÇALVES. H.J.L.. Reconhecimento se, e somente se, com Redistribuição: A Lei 10.639/2003 na disciplina de Matemática em Cursos da Etec de Ilha Solteira. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Adriano Amâncio de Oliveira

BORELLI, S. S.;PALANCH, W. B. L.; DALBEN, A.. MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Osmir Santos Macedo

CURI, E.PALANCH, W. B. L.; ENRIQUEZ, J. V.. Tarefas Exploratórias ou Investigativas nos Documentos e Materiais Curriculares de Matemática do Ciclo Autoral da Cidade de São Paulo no período de 2017 a 2019. 2022.

Aluno: Natália Torres Colombo Alves

PERALTA, D. A.;PALANCH, W. B. L.; CARNIO, M. P.. PROFESSORES E POLÍTICAS DE CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR: UMA ANÁLISE DO PROCESSO NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DA CIDADE DE SÃO PAULO NA PERSPECTIVA HABERMASIANA. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fernando Araujo de Oliveira

CUR, E.;PALANCH, W. B. L.; PAVANELLO, R. M.. A Comunicação Matemática nos documentos curriculares da cidade de São Paulo no período de 2017 a 2019. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Ana Maria Duarte Nogueira

PERALTA, D. A.;PALANCH, W. B. L.; SOUZA, T. N.. Culturas da Infância e recursos tecnológicos digitais: um olhar para a transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental no município de São Paulo. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Eliane Pelity Eloi

SANTOS, C. A. B.;PALANCH, W. B. L.; FERRÃO. N. S.. Educação Financeira: algumas revelações expressas em documentos curriculares oficiais. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Bianca Freire do Santos

CURI, E.PALANCH, W. B. L.; BERTINI. L. F.. A Participação de Diferentes Atores no Processo de Atualização do Currículo da Cidade- Matemática nos Anos Iniciais: Possibilidades e Contribuições. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Wellington Gonzaga Brandão

GONÇALVES. H.J.L.;PALANCH, W. B. L.; PERALTA, D. A.. Matemática na Educação do Campo: Experiências e Etnomatemática. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Alessandro Cruz de Lima,

PERALTA, D. A.;PALANCH, W. B. L.; GONÇALVES. H.J.L.. CURRÍCULO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A CONSTITUIÇÃO DE ASSOCIAÇÕES LIVRES E AGIR COMUNICATIVO NA PRÁTICA DOCENTE. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marcos José Traldi

SANTOS, C. A. B.;PALANCH, W. B. L.SILVA, M. N.. Um Mapeamento sobre a Educação Financeira na Educação Básica: indicativos de fragilidades e potencialidades. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Shirrley Conceição Silva da Costa

CURI, E.PALANCH, W. B. L.; SANTOS, S. S.; PIETROPAOLO, R. C.; JESUS, G. B.. Documentos Curriculares de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Salvador: indicações e desafios. 2024. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Paulo Eugênio da Silva

CURI, E.PALANCH, W. B. L.; SANTOS, M. E. K. L.;JANUARIO, G.; LOPES, C. E.. O ensino de Álgebra em documentos de orientações curriculares do Estado de São Paulo de 1975 a 2019. 2024. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Cristiane Boneto de Almeida

MARINQUE, A. L.TINTI, D. S.; ALENCAR, E. S.; PASSOS, L. F.;PALANCH, W. B. L.. A Comunicação Matemática e o Pensamento Algébrico presentes em uma Atividade no 5º ano dos anos iniciais da Educação Básica. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elisângela Nogueira

BOGUS, L. M. M.;PALANCH, W. B. L.; VIEIRA, D. A.; CHAIA, M. W.; WALDMAN, T. C.. A EDUCAÇÃO COM MIGRANTES DE CRISE NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO: SEUS DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2023. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: THAÍS PASCHOAL POSTINGUE

LOPES JUNIOR, J.;PALANCH, W. B. L.; PERALTA, D. A.; CIRIACO, K. T.; CARVALHO, L. M. O.. Avaliações externas e formação continuada de professores de Matemática na Educação Básica: Sobre elementos constitutivos do agir comunicativo.. 2023. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Greyce dos Santos Rodrigues

GROENWALD, C. L. O.;PALANCH, W. B. L.; PIETROPAOLO, R. C.; OLGIN, C. A.; KAIBER, C. T.. CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PODEROSOS COM FOCO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) - NA VISÃO DOS PROFESSORES DA 27° CRE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS). 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Mírian Ferminiano Rodrigues

MACIEL, M. D.;PALANCH, W. B. L.; AMARAL, C. L. C.; ALBRECHT, E.; PENHA, P. X.. Pensamento Crítico e Educação Matemática Crítica nos Cadernos Trilhas de Aprendizagens dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Cidade de São Paulo. 2022. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Ronaldo Gonçalves Pires

AMARAL, C. L. C.;PALANCH, W. B. L.; BARROS, M. P.; GOMES, L. R.; FLORESTA, D. L.. Aspectos Históricos dos Modelos Atômicos nos Livros Didáticos de Química: um mapeamento no período de 1929 a 2018?. 2021. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Simone Dias da Silva

CURI, E.PALANCH, W. B. L.; NASCIMENTO, J. C. P.; BORELLI, S.; PLAZA. E. M. Contribuições do Estudo de Aula (Lesson Study) para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática no 1o ano do Ensino Fundamental utilizando material curricular. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Priscila Bernardo Martins

CURI, E.PALANCH, W. B. L.; ARAUJO JUNIOR, C. F.; BORELLI, S. S.;JANUARIO, G.. Potencialidades dos Estudos de Aula para a formação continuada de um grupo de professores que ensinam Matemática na Rede Municipal de São Paulo no contexto de uma pesquisa envolvendo Implementação Curricular. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Grace Zaggia Utimura

CURI, E.PALANCH, W. B. L.; ALLEVATO, N. S. G.; FIORENTINI, D.; PONTE, J. P. M.. Conhecimento Profissional de Professores de 4º ano Centrado no Ensino dos Números Racionais Positivos no Âmbito do Estudo de Aula. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Suzete de Souza Borelli

CURI, E.PALANCH, W. B. L.; AMARAL, L. H.; PIETROPAOLO, R. C.; SANTOS, V. M.. Esudos de Aula na formação de professores de Matemática em turmas do 7º ano do Ensino Fundamental. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Marcos Vinicius Mendonca Andrade

SILVEIRA, I. F.;PALANCH, W. B. L.; BEZERRA, L. N. M.; BARUJEL, A. G.; BRANDAO, A. A. F.. Aplicação dos Cursos Online Abertos e Massivos - MOOC - em processos de formação continuada para docentes dos cursos de Licenciatura em Matemática. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Marco Aurélio Jarreta Merichelli

CURI, E.PALANCH, W. B. L.; ALLEVATO, N. S. G.; QUEIROZ, L. H.; FERNANDES, V. M. J.. Desenvolvimento Profissional e Implementação de Material Curricular: contribuições e desafios a serem enfrentados a partir da metodologia Estudo de Aula. 2018.

Aluno: Tiago Cardoso Silveira

LOPES, C. E.;PALANCH, W. B. L.; MACIEL, M. D.;TINTI, D. S.; SANTOS, P. C.. NARRATIVAS DE VIDA DE PROFESSORAS FORMADORAS DE PROFESSORES: MEMÓRIA E MARCAS DE PRÁTICAS SUBVERSIVAMENTE RESPONSÁVEIS. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Aluno: Rayane Vital Tavares

PALANCH, W. B. L.SILVA, M. N.; SILVA, E. A.. O ensino da Matemática por meio de jogos de regras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Aluno: Eliel Ramos Barra

PALANCH, W. B. L.SILVA, M. N.; SILVA, E. A.. O ensino da Matemática por meio de jogos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Aluno: Luzia Moreira de Brito

SILVA, M. N.; SILVA, E. A.;PALANCH, W. B. L.. Os jogos matemáticos como facilitados na aprendizagem no Ensino Fundamental Anos Finais - 6º ano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Aluno: Danilo Cesar do Nascimento

SILVA, M. N.; SILVA, E. A.;PALANCH, W. B. L.. Informática e aprendizagem: usando software no ensino de matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Aluno: Willian Wolpe Ramos

SILVA, E. A.;SILVA, M. N.PALANCH, W. B. L.. As dificuldades dos alunos que iniciam na Álgebra. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Aluno: Vanda OLIVEIRA DOS SANTOS

SILVA, E. A.;SILVA, M. N.PALANCH, W. B. L.. Arte: instrumento para geometria. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Aluno: Liane Costa Monte

NIFOCI, R, E, MPALANCH, W. B. L.CERQUEIRA, D. S.. A Matemática do orçamento familiar para a cidadania. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Aluno: Daiane de Freitas Ramos

NIFOCI, R, E, MPALANCH, W. B. L.CERQUEIRA, D. S.. As construções geométricas nos anos finais do Ensino Fundamental II - 9º Ano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Aluno: Marcia Aparecida Rachid Bastos

CERQUEIRA, D. S.PALANCH, W. B. L.NIFOCI, R, E, M. Dificuldade de aprendizagem e uma abordagem sobre Discalculia e Acalculia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Aluno: Katia Beles Guedes

CERQUEIRA, D. S.PALANCH, W. B. L.NIFOCI, R, E, M. A Modelagem Matemática como alternativa para o ensino da Matemática Financeira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Aluno: Joseneide Souza Fontes

ARAGÃO, W.;PALANCH, W. B. L.. As dificuldades em aprender e ensinar Matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Aluno: Lilia Cristina Rodrigues da Silva

GOMES, P. B.;PALANCH, W. B. L.. Matemática inclusiva: como ensinar Matemática para alunos inclusos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Aluno: Rafaela Marcheseli Wiemes

NIFOCI, R, E, MPALANCH, W. B. L.. Qual a importância do ensino de Estatística no Ensino Fundamental nos anos finais? - Introdução a gráficos e média aritmética. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Aluno: Maria Odete David dos Santos

NIFOCI, R, E, MPALANCH, W. B. L.. A Educação Estatística nos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Aluno: Aline Ribeiro da Silva

NIFOCI, R, E, MPALANCH, W. B. L.. Um olhar reflexivo sobre grupos de passagem dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Aluno: Ivan Henrique Vieira Souza

CERQUEIRA, D. S.PALANCH, W. B. L.NIFOCI, R, E, M. Os reflexos da discalculia no ensino-aprendizagem de Matemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Aluno: Patrícia Simões

ROCATO, P. S.PALANCH, W. B. L.; ARAUJO, C. O.. Importância de se trabalhar com sequência didática na aprendizagem matemática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Aluno: Alessandre Santos

ARAUJO, C. O.;PALANCH, W. B. L.ROCATO, P. S.. Poupança: abordagem histórica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Orientou

Alberto Seiji Fukasawa

PERCEPÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DO OUTRO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);

Janaina Poffo Possamai

PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CASOS DE ENSINO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES; Início: 2024; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul; (Orientador);

Lívia Ledier Felix Vieira

NARRATIVAS DE FORMADORES DE PROFESSORES SOBRE A PERSPECTIVA DE UMA REDE; Início: 2024; Tese (Doutorado em Educação (Currículo)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);

Thiago Mascára da Silva

A Participação de Diferentes Atores no Processo de Atualização do Currículo da Cidade de São Paulo Matemática nos Anos Finais: Possibilidades e Contribuições; Início: 2021; Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul; (Orientador);

Priscila Vagione Dobre Ferreira

Processos avaliativos no contexto de Modelagem Matemática: um Estado do Conhecimento de pesquisas de teses e dissertações no período de 2018-2022; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner Barbosa de Lima Palanch;

Alessandra Domingues Doce de Castro

REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NO CURRÍCULO PAULISTA DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, ; Orientador: Wagner Barbosa de Lima Palanch;

Antonio Lucas Carolino Pires

A ÁLGEBRA APRESENTADA AOS PROFESSORES: análise de uma coleção de livros dodáticos para o Ensino Médio; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, ; Orientador: Wagner Barbosa de Lima Palanch;

Maria de Fátima Gimenes Valente Sprogis

As ideias da Educação Matemática Crítica que aparecem no livro didático associados aos conceitos da Matemática Financeira e Educação Financeira; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, ; Orientador: Wagner Barbosa de Lima Palanch;

Marcos Roberto de Oliveira

O Estado da Arte no período de 2011 a 2019: revelações sobre a presença da Educação Financeira no ensino da Matemática; ; 2021; Dissertação (Mestrado em Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, ; Orientador: Wagner Barbosa de Lima Palanch;

Thiago Mascára da Silva

Análise de Documentos Curriculares da Cidade de São Paulo quanto à Utilização do Raciocínio Proporcional; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner Barbosa de Lima Palanch;

Renata Barbosa Ferreira

Análise da Geometria na coleção de livros didáticos de Matemática do Ensino Técnico Integrado ao Médio do Centro Paula Souza; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, ; Orientador: Wagner Barbosa de Lima Palanch;

Marcal Inácio da Silva

AS PESQUISAS SOBRE AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA APRESENTADAS NOS SEMINÁRIOS INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (SIPEM, 2015 ? 2018); 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, ; Orientador: Wagner Barbosa de Lima Palanch;

Tiago Cardoso Silveira

Currículo de Matemática da Cidade de São Paulo: Uma análise da Álgebra para o Ensino Fundamental; 2019; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner Barbosa de Lima Palanch;

Walquiria Daimar Castro de Oliveira

Um olhar para a geometria abordada no material curricular estruturado do projeto de educação matemática nos anos iniciais e os níveis do modelo Van Hiele; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, ; Orientador: Wagner Barbosa de Lima Palanch;

Karen Moreira Dias

Compreensões e Dificuldades Relativas a Intervalos de Confiança por Alunos da Disciplina de Estatística de um Curso de Licenciatura em Matemática; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, ; Orientador: Wagner Barbosa de Lima Palanch;

Fernanda Lisboa Ribeiro

A Geometria nos Materiais Curriculares Brasileiros pelo Enfoque Ontossemiótico; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, ; Orientador: Wagner Barbosa de Lima Palanch;

Yara Patrícia Barral de Queiroz Guimarães

PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A INCLUSÃO DO OUTRO NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO; 2025; Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner Barbosa de Lima Palanch;

Soria Pereira Lima Soares

DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ (IFPA): uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos; ; 2025; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner Barbosa de Lima Palanch;

Rubens Saviano

Registros de Representação Semiótica no Ensino de Geometria: um estado da arte das teses e dissertações (1998 a 2019); 2023; Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, ; Orientador: Wagner Barbosa de Lima Palanch;

Tiago Cardoso Silveira

NARRATIVAS DE VIDA DE PROFESSORAS FORMADORAS DE PROFESSORES: MEMÓRIA E MARCAS DE PRÁTICAS SUBVERSIVAMENTE RESPONSÁVEIS; 2022; Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner Barbosa de Lima Palanch;

Rayane Vital Tavares

O ensino da Matemática por meio de jogos de regras; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos; Orientador: Wagner Barbosa de Lima Palanch;

Eliel Ramos Barra

O ensino da Matemática por meio de jogos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos; Orientador: Wagner Barbosa de Lima Palanch;

Produções bibliográficas

  • GUIMARÃES, YARA PATRÍCIA BARRAL DE QUEIROZ ; PALANCH, WAGNER BARBOSA DE LIMA . Studies of speech acts of a pedagogical project in the light of Habermasian discursive ethics. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM) , v. 14, p. 1-13, 2025.

  • SOARES, S. P. L. ; PALANCH, W. B. L. . MAPEAMENTO DE ESTUDOS SOBRE CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Revista Espaço do Currículo , v. 16, p. 1-13, 2023.

  • GUIMARAES, Y. P. B. Q. ; PALANCH, W. B. L. . Contributions of the Theory of the Inclusion of the Other to Inclusive Mathematics Education. REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 25, p. 177-198, 2023.

  • GUIMARAES, Y. P. B. Q. ; PALANCH, W. B. L. . ESTUDOS SOBRE PUBLICAÇÕES NO PERÍODO DE 2011 A 2021 SOBRE A INCLUSÃO DO OUTRO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. @RQUIVO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO , v. 11, p. 300, 2023.

  • ESCUDERO, CAMILA ; PALANCH, Wagner ; VIEIRA, ALINE . O uso social das mídias pelo campo da educação: uma análise do processo de reformulação da plataforma YouTube Edu (2022-2023). Comunicação & Educação , v. 28, p. 33-48, 2023.

  • GUIMARÃES, YARA PATRÍCIA BARRAL DE QUEIROZ ; PALANCH, WAGNER BARBOSA DE LIMA . Análise da proposta de um curso de capacitação em GeoGebra para professores de Matemática da rede pública de ensino oferecido de forma remota. REVISTA DO INSTITUTO GEOGEBRA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO , v. 11, p. 037-060, 2022.

  • GUIMARAES, YARA PATRICIA B. Q. ; SOARES, SORIA PEREIRA LIMA ; SILVA, THIAGO MASCARA DA ; PALANCH, WAGNER BARBOSA DE LIMA . A inclusão do outro: considerações habermasianas sobre documentos curriculares e o discurso dos professores que ensinam Matemática em uma Instituição pública de ensino. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM) , v. 12, p. 138-151, 2022.

  • OLGIN, C. A. ; GROENWALD, CLAUDIA LISETE OLIVEIRA ; PALANCH, W. B. L. . Editorial. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM) , v. 12, p. 1-8, 2022.

  • PALANCH, W. B. L. ; SILVEIRA, T. C. . Mapeamento de pesquisas sobre como Professores que ensinam Matemática Modelam o Currículo. Revista Espaço do Currículo , v. 14, p. 1-14, 2021.

  • SILVA, T. M. ; PALANCH, W. B. L. . O raciocínio proporcional nas atividades de proporcionalidade do sétimo ano no Caderno da Cidade Saberes e Aprendizagens. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) , v. 12, p. 1-22, 2021.

  • SIMÕES, CLEONIR COELHO ; VOELZKE, MARCOS RINCON ; PALANCH, WAGNER BARBOSA DE LIMA . Ensino de Astronomia: Tendências das Teses e Dissertações Publicadas Entre 2013 e 2019. Abakós , v. 9, p. 108-129, 2021.

  • PALANCH, W. B. L. ; FERREIRA, R. B. . O ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO: uma análise da geometria na coleção de livro didático de Matemática no Ensino Técnico Integrado ao Médio. Revemop , v. 3, p. 1-23, 2021.

  • PALANCH, W. B. L. ; SOARES, S. P. L. ; GUIMARAES, Y. P. B. Q. ; SILVA, T. M. . Reflexões habermasianas de um Grupo de Pesquisa em Educação Matemática: desenvolvimentos curriculares pós BNCC e BNC-Formação. RECCULTI - Revista Currículo, Cultura e Identidade , v. 1, p. 1-20, 2021.

  • PERALTA, D. A. ; PACHECO, J. A. ; PALANCH, W. B. L. . Professores de matemática e currículos: autores ou atores?. REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 23, p. 68-101, 2021.

  • PIRES, A. L. C. ; SPROGIS, M. F. G. ; SCHIMIGUEL, J. ; PALANCH, W. B. L. . Isolamento social e o uso de tecnologias na prática docente. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 1, 2021.

  • PALANCH, W. B. L. ; COSTA, V. A. . Conceitos Orientadores do Currículo da Cidade para uma Educação de Qualidade. Magistério , v. 1, p. 6-13, 2020.

  • SILVA, T. M. ; PALANCH, W. B. L. . O desenvolvimento do raciocínio proporcional no currículo de matemática da cidade de São Paulo (7º ano). Pesquisas e Práticas Educativas , v. 1, p. e202018, 2020.

  • VERSUTI, F. M. ; MARTINS, F. P. ; PERALTA, D. A. ; PALANCH, W. B. L. . EDUCAÇÃO INFANTIL E AGENDA 2030: OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ATUALIZAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE SÃO DE PAULO. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE , v. 4, p. 82-105, 2020.

  • PALANCH, W. B. L. ; PIRES, C. M. C. . Um Panorama das Pesquisas Centradas nos Currículos Praticados na Educação Básica Brasileira na Área da Educação Matemática no período de 1987 a 2012. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 17, p. 51-78, 2019.

  • RIBEIRO, F. L. ; PALANCH, W. B. L. . The Use of the Ontosemiotic Approach to an Analysis of Geometry in Brazilian Curricular Materials. REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 21, p. 18-27, 2019.

  • FERREIRA, N. S. ; ARAUJO JR, C. F. ; PALANCH, W. B. L. . Pesquisas sobre Mobile Learning na Educação Matemática brasileira: o uso de dispositivos móveis no ensino e na aprendizagem da Matemática. ESPACIOS (CARACAS) , v. 40, p. 25-42, 2019.

  • JESUS, A. M. ; SILVEIRA, I. F. ; PALANCH, W. B. L. . Desenvolvimento do Pensamento Computacional por Meio da Colaboração: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) , v. 27, p. 69, 2019.

  • PEREIRA, G. H. A. ; SCHIMIGUEL, J. ; PALANCH, W. B. L. . Mapeamento das pesquisas envolvendo as temáticas livro didático digital e ambiente virtual como mídia alternativa ao livro didático, nos periódicos Qualis A nacionais de ensino no período 2008-2017. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA , v. 12, p. 326-349, 2019.

  • PALANCH, W. B. L. ; FREITAS, A. V. . PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTADO DA ARTE SOBRE QUESTÕES CURRICULARES. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS , v. 1, p. 30-35, 2019.

  • PIRES, R.G. ; AMARAL. C. L.C ; PALANCH, W. B. L. . HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: CARACTERÍSTICAS DAS PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA. REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS , v. 10, p. 178, 2019.

  • OLGIN, CLARISSA DE ASSIS ; GROENWALD, CLAUDIA LISETE OLIVEIRA ; PALANCH, WAGNER BARBOSA DE LIMA . AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELO GRUPO DE TRABALHO DE CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Paranaense de Educação Matemática , v. 8, p. 8-16, 2019.

  • PALANCH, W. B. L. ; PIRES, C. M. C. . Um Panorama das Pesquisas Centradas nas Implementações e Organizações Curriculares no período de 1987 a 2012 An Overview of Research Centered on Implementation and Curriculum Organizations in the period 1987-2012. Educação Matemática Pesquisa , v. 19, p. 105-130, 2017.

  • PALANCH, WAGNER BARBOSA DE LIMA ; MANRIQUE, ANA LÚCIA . Ações colaborativas universidade - escola: formação de professores que ensinam matemática em espaços colaborativos. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 10, p. 188-202, 2016.

  • PALANCH, W. B. L. ; ALMOULOUD, S. A. . Pesquisas sobre currículos de matemática nos programas de pós-graduação do brasil e análise textual discursiva. Educação Matemática Pesquisa , v. 18, p. 1039-1056, 2016.

  • PALANCH, W. B. L. . Elementos Constitutivos do Trabalho Docente e a Formação de Professores que Ensinam Matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 18, p. 398-418, 2016.

  • PALANCH, W. B. L. . Panorama sobre Currículo em Educação Matemática. BOLETIM GEPEM (ONLINE) , p. 52-65, 2016.

  • PALANCH, W. B. L. . Professores que Ensinam Matemática e suas Relações com Materiais Curriculares e Materiais Curriculares Educativos. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 9, p. 1058-1074, 2016.

  • PALANCH, W. B. L. ; FREITAS, A. V. . Estado da Arte como metodologia de trabalho científico na área de Educação Matemática: possibilidades e limitações. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 8, p. 784-802, 2015.

  • PEROVANO, A. P. S. S. ; PALANCH, W. B. L. . A pesquisa na formação matemática de professores das séries iniciais. Revista Ciências em Foco , v. 4, p. 1-10, 2013.

  • PALANCH, W. B. L. ; RIBEIRO, A. . O jogo na Matemática: um grande aliado como recurso didático. Em Pauta: Revista de Formação para Profissionais da Educação , v. 1, p. 28-31, 2012.

  • PALANCH, W. B. L. . Sondagem das ideias do campo aditivo: Resolução de problemas ou aplicabilidade de algoritmos. Educação Matemática em Revista , v. 1, p. 5-15, 2012.

  • PALANCH, W. B. L. . YouTube EDU: guia de utilização para professores. 1. ed. [Place of publication not identified] : YouTube, 2025, 2025. 51p .

  • PALANCH, W. B. L. . CURRÍCULO DA CIDADE - POVOS INDÍGENAS: ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS - Versão Impressa. 1. ed. São Paulo: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 112p .

  • PALANCH, W. B. L. . CURRÍCULO DA CIDADE - POVOS INDÍGENAS: ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS - Versão on line. 1. ed. São Paulo: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 112p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da Cidade de São Paulo: Educação Infantil - Versão on line. 1. ed. São Paulo: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 224p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da Cidade de São Paulo: Educação Infantil - Versão Impressa. 1. ed. São Paulo: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 224p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da Cidade de São Paiulo: Educação de Jovens e Adultos: Ciências Naturais - Versão Impressa. 1. ed. São Paulo: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 144p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da Cidade de São Paulo: Educação de Jovens e Adultos: Ciências Naturais - Versão on line. 1. ed. São Paulo: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 144p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da Cidade de São Paulo: Educação de Jovens e Adultos: Tecnologias para Aprendizagem - Versão Impressa. 1. ed. São Paulo: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 168p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da Cidade de São Paulo: Educação de Jovens e Adultos: Tecnologias para Aprendizagem - Versão on line. 1. ed. São Paulo: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 168p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da Cidade de São Paulo: Educação de Jovens e Adultos: Matemática - Versão Impressa. 1. ed. São Paulo: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 136p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da Cidade de São Paulo: Educação de Jovens e Adultos: Matemática - Versão on line. 1. ed. São Paulo: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 136p .

  • PALANCH, W. B. L. . Guia Didático e Pedagógico de Acolhimento ao Estudante Imigrante na Rede Municipal de Ensino de São Paulo - Versão on line. 1. ed. São Paulo: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 104p .

  • PALANCH, W. B. L. . Guia Didático e Pedagógico de Acolhimento ao Estudante Imigrante na Rede Municipal de Ensino de São Paulo - Versão Impressa. 1. ed. São Paulo: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 104p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da Cidade: Educação especial: Língua Portuguesa para Surdos - Versão Impressa. 1. ed. SÃO PAULO: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 184p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da Cidade: Educação especial: Língua Portuguesa para Surdos - Versão on line. 1. ed. SÃO PAULO: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 184p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da Cidade: Educação Especial: Língua Brasileira de Sinais - Versão Impressa. 1. ed. SÃO PAULO: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 168p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da Cidade: Educação Especial: Língua Brasileira de Sinais - Versão on line. 1. ed. SÃO PAULO: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 168p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da cidade: ensino fundamental: componente curricular: matemática - Versão Impressa - 2 ed.. 2. ed. SÃO PAULO: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 128p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da cidade: ensino fundamental: componente curricular: matemática - Versão on line - 2 ed.. 2. ed. SÃO PAULO: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 128p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da Cidade: ensino fundamental: componente curricular: Tecnologias para Aprendizagem - Versão Impressa - 2 ed.. 2. ed. SÃO PAULO: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 120p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da Cidade: ensino fundamental: componente curricular: Tecnologias para Aprendizagem - Versão on line - 2 ed.. 2. ed. SÃO PAULO: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 120p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da cidade: ensino fundamental: componente curricular: ciências naturais - Versão Impressa - 2 ed.. 2. ed. SÃO PAULO: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 120p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da cidade: ensino fundamental: componente curricular: ciências naturais - Versão on line - 2 ed.. 2. ed. SÃO PAULO: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2019. v. 1. 120p .

  • PALANCH, W. B. L. . Orientações didáticas do currículo da cidade: ciências naturais - Versão Impressa. 1. ed. SÃO PAULO: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2018. v. 1. 128p .

  • PALANCH, W. B. L. . Orientações didáticas do currículo da cidade: ciências naturais - Versão on line. 1. ed. SÃO PAULO: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2018. v. 1. 128p .

  • PALANCH, W. B. L. . Orientações didáticas do currículo da cidade: matemática (volume I) - Versão on line. 1. ed. SÃO PAULO: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2018. v. 2. 184p .

  • PALANCH, W. B. L. . Orientações didáticas do currículo da cidade: matemática (volume I) - Versão Impressa. 1. ed. SÃO PAULO: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2018. v. 2. 184p .

  • PALANCH, W. B. L. . Orientações didáticas do currículo da cidade: matemática (Volume II) - Versão on line. 1. ed. SÃO PAULO: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2018. v. 2. 144p .

  • PALANCH, W. B. L. . Orientações didáticas do currículo da cidade: matemática (Volume II) - Versão Impressa. 1. ed. SÃO PAULO: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2018. v. 2. 144p .

  • PALANCH, W. B. L. . Orientações didáticas do currículo da cidade: tecnologias para aprendizagem - Versão on line. 1. ed. SÃO PAULO: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2018. v. 1. 104p .

  • PALANCH, W. B. L. . Orientações didáticas do currículo da cidade: tecnologias para aprendizagem - Versão Impressa. 1. ed. SÃO PAULO: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2018. v. 1. 104p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da cidade: ensino fundamental: componente curricular: ciências naturais - Versão Impressa. 1. ed. São Paulo: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2017. v. 1. 116p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da cidade: ensino fundamental: componente curricular: ciências naturais - Versão on line. 1. ed. São Paulo: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2017. v. 1. 116p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da cidade: ensino fundamental: componente curricular: matemática - Versão Impressa. 1. ed. São Paulo: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2017. v. 7. 128p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da cidade: ensino fundamental: componente curricular: tecnologias para aprendizagem - Versão Impressa. 1. ed. São Paulo: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2017. v. 1. 128p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da cidade: ensino fundamental: componente curricular: tecnologias para aprendizagem - Versão on line. 1. ed. São Paulo: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2017. v. 1. 128p .

  • PALANCH, W. B. L. . Currículo da cidade: ensino fundamental: componente curricular: matemática - Versão on line. 1. ed. São Paulo: BIBLIOTECA PEDAGÓGICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2017. v. 1. 128p .

  • VAGIONE, P. ; PALANCH, W. B. L. . Avaliação Educacional Contemporânea: De Professor para Professor. In: Hippólyto, L. Q.; Santos, M. G. M; Viana, A. B.. (Org.). Avaliação Educacional Contemporânea: De Professor para Professor. 1ed.Brasília: Editora Comunidade Professor Autor, 2023, v. 3, p. 254-277.

  • SAVIANO, R. ; PALANCH, W. B. L. . UTILIZANDO ATIVIDADES COM O GEOGEBRA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA COM ENFASE NOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA ? O CASO DO ESTUDO DOS TRIÂNGULOS. In: Lima, Eder Joacir de; Moraes, Devacir Vaz de; Campos, Denise Caldas; Cintra, Daniel Dunck.. (Org.). Educação em Ciências e Matemática: Formação, Práticas e Desafios. 1ed.Formiga: Editora Real Conhecer, 2022, v. 1, p. 51-74.

  • SAVIANO, R. ; PALANCH, W. B. L. . O ESTADO DA ARTE DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO ESTUDO DA GEOMETRIA PLANA. In: Adailton Azêvedo Araújo Filho. (Org.). A sociedade do conhecimento e suas tecnologias - estudos em Ciências Exatas e Engenharias. 1ed.São Paulo: Editora Dialética, 2022, v. 3, p. 113-145.

  • COSTA, F. S. ; PALANCH, W. B. L. . Documento curricular e política pública de educação: a experiência do currículo da cidade no município de São Paulo. In: Fabiana Maris Versuti; Rafael Lima Dalle Mulle; Deise Aparecida Peralta; Harryson Júnio Lessa Gonçalves. (Org.). Perspectivas de atuação no caos. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2020, v. 1, p. 234-256.

  • PALANCH, W. B. L. ; FREITAS, A. V. . Considerações sobre Currículos Sob Perspectivas da Educação Matemática. In: Adriano Vargas Freitas. (Org.). Questões curriculares e educação matemática na EJA: desafios e propostas. 1ed.Jundiaí: Paco, 2018, v. 1, p. 57-77.

  • SANTOS, C. A. B. ; PALANCH, W. B. L. . Mapeamento de pesquisas de doutorado em Educação Matemática: produção da primeira década do programa de pós-graduação em ensino de Ciências e Matemática da Unicsul. In: Norma Suely Gomes Allevato; Edda Curi. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática: o legado da pesquisa em 10 anos de doutorado. 1ed.Jundiaí: Paco, 2018, v. 1, p. 89-106.

  • PALANCH, W. B. L. ; FREITAS, A. V. . Políticas Públicas para Educação: A BNCC e os processos de atualização curricular da cidade de São Paulo. In: Elenilton Vieira Godoy; Marcio Antonio da Silva; Vinício de Macedo Santos. (Org.). CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA EM DEBATE: questões para políticas educacionais e para a pesquisa em Educação Matemática. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2018, v. 1, p. 147-163.

  • GUIMARAES, Y. P. B. Q. ; PALANCH, W. B. L. . Estudo dos atos de falas de docentes sobre a inclusão no ensino de matemática. In: IX SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2024, Natal/RN. Anais do IX SIPEM, 2024. v. IX. p. 1-10.

  • GUIMARAES, Y. P. B. Q. ; PALANCH, W. B. L. . Estudo do projeto pedagógico de uma instituição federal de ensino: versões 2016-2020 e 2023-2027. In: III ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA, 2023, Vitória. Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva - ENEMI. Vitoria, 2023. v. 1. p. 1-12.

  • VAGIONE, P. ; PALANCH, W. B. L. . Estudos empíricos e teóricos na avaliação em modelagem matemática: Contribuições a partir de estudos recentes. In: IV Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2023, Diamantina. Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2023. v. 1. p. 1.

  • CASTRO, A. D. D. ; PALANCH, WAGNER BARBOSA DE LIMA . REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO.. In: Seminário Temático Internacional, 2022. Seminário Temático Internacional, 2022. v. 1. p. 1-16.

  • CASTRO, A. D. D. ; PALANCH, WAGNER BARBOSA DE LIMA . A HISTÓRIA, O PENSAMENTO ALGÉBRICO-GEOMÉTRICO E O COMPUTADOR: interdisciplinaridade como proposta de aulas interativas. In: Seminário Temático Internacional, 2022. Seminário Temático Internacional, 2022. v. 1. p. 1-18.

  • CASTRO, A. D. D. ; PALANCH, WAGNER BARBOSA DE LIMA . Reflexões sobre o Currículo Paulista e o desenvolvimento do Pensamento Geométrico segundo a Pesquisa de Van Hiele. In: XIV ENEM - XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022.

  • GUIMARAES, Y. P. B. Q. ; SOARES, S. P. L. ; PALANCH, W. B. L. . Um olhar para a Educação Matemática Inclusiva: publicações nos Anais do ENEM (2011-2021) sobre estudantes com transtornos do desenvolvimento. In: I CIEDUCEM - I Congresso Internacional de Educação em Ciências e Matemática, 2022, Porto Alegre. 1º Congresso Internacional de Educação em Ciências e Matemática e 2º Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Porto Alegre: ediPUCRS, 2022. v. 1. p. 1-11.

  • PIRES, A. L. C. ; AMARAL, C. L. C. ; SCHIMIGUEL, J. ; ROSARIO, T. G. ; BRITO, V. S. ; PALANCH, W. B. L. . Museu Virtual: Prática Docente e as Potencialidades do Uso de Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento de Competências e Habilidades Relacionadas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). In: CIET CIESUD 2022, 2022. Anais do CIET:EnPET/ESUD:CIESUD/2022. São Paulo, 2022.

  • GUIMARAES, Y. P. B. Q. ; SOARES, S. P. L. ; SILVA, T. M. ; PALANCH, W. B. L. . TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA DE HABERMAS: RESULTADOS PARCIAIS DE ESTUDOS DE UM GRUPO DE DOUTORANDOS. In: II ENOPEM - ENCONTRO NACIONAL ONLINE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, 2021, BARRA DO BUGRES. II ENOPEM - ENCONTRO NACIONAL ONLINE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. BARRA DO BUGRES, 2021. p. 151-171.

  • SOARES, S. P. L. ; SILVA, T. M. ; PALANCH, W. B. L. . PROFESSORES DE MATEMÁTICA COMO AUTORES DO CURRÍCULO: O QUE A TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO NOS REVELA?. In: Seminário internacional de pesquisa em Educação Matemática, 2021, Uberlândia. Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2021.

  • GUIMARAES, Y. P. B. Q. ; SILVA, T. M. ; PALANCH, W. B. L. . ANÁLISE DE DOCUMENTOS CURRICULARES A PARTIR DA TEORIA HABERMASIANA: UMA CONVERSA ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2021, Uberlândia. Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2021.

  • PIRES, A. L. C. ; SANTOS, A. K. ; SPROGIS, M. F. G. V. ; SCHIMIGUEL, J. ; PALANCH, W. B. L. . ISOLAMENTO SOCIAL E O USO DE TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE. In: II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia, 2021, Diamantina. Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2021.

  • SILVA, M. I. ; PALANCH, W. B. L. . AS PESQUISAS SOBRE AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA APRESENTADAS NOS SEMINÁRIOS INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: SIPEM 2015 E SIPEM 2018. In: Congresso Internacional de Investigação e Experiência Educativa 2020, 2020, Engenheiro Coelho. Anais do Congresso Internacional de Investigação e Experiência Educativa 2020. Engenheiro Coelho: Evem 3, 2020. v. 1.

  • SILVA, T. M. ; PALANCH, WAGNER BARBOSA DE LIMA . A Faculdade de Predizer que Emerge do Raciocínio Proporcional (Uma Proposta de Enfoque no Estudo de Proporcionalidade). In: XXIII EBRAPEM - XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2019, São Paulo. XXIII EBRAPEM, 2019.

  • PALANCH, W. B. L. ; RIBEIRO, F. L. . UMA ANÁLISE DA GEOMETRIA NOS MATERIAIS CURRICULARES BRASILEIROS PELO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO. In: VII Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu. VII Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática, 2018. p. 1-11.

  • PALANCH, W. B. L. ; FREITAS, A. V. . QUESTÕES CURRICULARES PRESENTES NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTADO DA ARTE. In: VII Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu. VII Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática, 2018. p. 1-12.

  • PALANCH, W. B. L. ; FREITAS, A. V. . Currículos em Matemática: pesquisas desenvolvidas em metodologia de estado da arte. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática - XII ENEM, 2016, São Paulo. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, 2016. v. 1. p. 1-10.

  • PALANCH, W. B. L. ; PACHECO, D. R. ; PIRES, C. M. C. . A implementação de materiais curriculares nas escolas públicas de São Paulo. In: 3º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática, 2015, Ilha Solteira. Anis do 3º FNCM: investigações, políticas e práticas curriculares. Ilha Solteira: Unesp/IS, 2015. v. único. p. 151-161.

  • PALANCH, W. B. L. . Mapeamento de produções e identificação de novas demandas de pesquisa sobre Currículos de Matemática. In: 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Ilhéus. Anis do 4º SIPEMAT: Educação Matemática e contextos d diversidade cultural. Ilhéus: UESC, 2015. v. único. p. 1-14.

  • PALANCH, W. B. L. . O impacto na prática de professores do 3º ano do Ensino Fundamental na utilização de materiais estruturados em modalidades organizativas de sequências didáticas na área de Educação Matemática. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Actas del VII CIBEM. Montevideo: SEMUR, 2013. v. único. p. 5448-5455.

  • PALANCH, W. B. L. ; PIRES, C. M. C. . A prática docente e os documentos e materiais de apoio à organização curricular na área de Educação Matemática: uma relação que favorece a aprendizagem. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais o XI ENEM: Educação Matemática - retrospectivas e perspectivas. Curitiba: PUC-PR, 2013. v. único. p. 1-14.

  • PALANCH, W. B. L. ; PIRES, C. M. C. . Estado da Arte das Teses e Dissertações sobre currículos de Matemática: um panorama das pesquisas brasileiras. In: 2º Fórum Nacional Sobre Currículos de Matemática, 2013, São Paulo. Anais do 2º FNCM: pesquisas e políticas públicas. São Paulo: PUC-SP, 2013. v. único. p. 139-147.

  • MANRIQUE, A. L. ; TINTI, D. S. ; PALANCH, W. B. L. . Formação inicial e de professores que ensinam Matemática: contribuições iniciais do PIBID. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Anais da 10ª Anpedinha: Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: UERJ, 2011. v. único. p. 1-8.

  • PALANCH, W. B. L. ; MANRIQUE, A. L. . O papel da pesquisa na formação matemática de professores das séries iniciais. In: XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2010, Campo Grande. Anais do XIV EBRAPEM: Educação Matemática - diversidades e particularidades no cenário nacional. Campo Grande: Editora da UFMS, 2010. v. único. p. 1-14.

  • PALANCH, W. B. L. ; MONTEIRO, W. ; SILVA, D. . Números fracionários: uma análise dos cadernos das Secretarias de Educação da Prefeitura e Estado de São Paulo. In: X Encontro Paulista de Educação Matemática, 2010, São Carlos. Anais do X EPEM: Os (des)caminhos da educação continuada de professores que ensinam Matemática no Estado de São Paulo. São Carlos: UFSCar e ICMC-USP, 2010. v. único. p. 1-15.

  • SOARES, S. P. L. ; PALANCH, WAGNER BARBOSA DE LIMA . Mapeamento de estudos sobre o currículo de licenciatura em Matemática: 2017 a 2021. In: XII Simposio de Matemática y Educación Matemática, 2022, Bogotá. Acta MEM 2022, 2022. v. 09. p. 197-198.

  • GUIMARAES, Y. P. B. Q. ; PALANCH, WAGNER BARBOSA DE LIMA . O QUANTO SE TEM PUBLICADO SOBRE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ÚLTIMOS 10 ANOS?. In: XII Simposio de Matemática y Educación Matemática, 2022, Bogotá. Acta MEM 2022, 2022. v. 09. p. 198-199.

  • GUIMARAES, Y. P. B. Q. ; SILVA, T. M. ; SOARES, S. P. L. ; PALANCH, W. B. L. . REFLEXÕES HABERMASIANAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM DESENHO DOS PROJETOS DE PESQUISA DE UM GRUPO DE DOUTORANDOS. In: SINEPESTEEM ? I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2021, Florianópolis. CENÁRIOS, TECNOLOGIAS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2021.

  • PALANCH, W. B. L. ; CURI, E. ; BORELLI, S. . POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: como o processo de atualização curricular da cidade de São Paulo desencadeia políticas públicas para o Ensino Fundamental?. In: IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares/ IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo XIII Colóquio sobre Questões Curriculares, 2018, Lisboa. Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade.. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018. v. 1. p. 14-14.

  • PALANCH, W. B. L. . Políticas Públicas Educacionais: formação de professores e currículo uma aproximação possível. In: IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares/ IX Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo XIII Colóquio sobre Questões Curriculares, 2018, Lisboa. Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade. IV Colóquio Luso-AfroBrasileiro de Questões Curriculares. Livro do Colóquio: Conferências e Mesas redondas, Simpósios e Comunicações. Resumos online. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2018. v. 1. p. 100-100.

  • PALANCH, W. B. L. . O impacto na prática de professores do 3º ano do Ensino Fundamental na utilização de materiais estruturados em modalidades organizativas de sequências didáticas na área de Educação Matemática. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Livro de Resumos do VII CIBEM. Montevideo: SEMUR, 2013. v. único. p. 251-251.

  • MANRIQUE, A. L. ; TINTI, D. S. ; PALANCH, W. B. L. . Formação inicial e de professores que ensinam Matemática: contribuições iniciais do PIBID. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2011, Rio de Janeiro. Anais da 10ª Anpedinha: Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões. São Paulo: UERJ, 2011. v. único. p. 191-191.

  • PALANCH, W. B. L. ; MANRIQUE, A. L. . O papel da pesquisa na formação matemática de professores das séries iniciais. In: XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2010, Campo Grande. Caderno de Resumos do XIV EBRAPEM: Educação Matemática - diversidades e particularidades no cenário nacional. Campo Grande: Editora da UFMS, 2010. v. único. p. 59-59.

  • PALANCH, W. B. L. . A Matemática na EJA: da matemática cotidiana à resolução de problemas. In: III Seminário de História e Investigação de/em Aula de Matemática, 2010, Campinas. Caderno de Resumos do III SHIAM. Campinas: FE-Unicamp, 2010. v. único. p. 92-92.

  • GUIMARAES, Y. P. B. Q. ; SOARES, S. P. L. ; SILVA, T. M. ; PALANCH, W. B. L. . Reflexões habermasianas em Educação Matemática: um desenho dos projetos de pesquisas de um grupo de doutorandos. BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , 2024.

  • GUIMARAES, Y. P. B. Q. ; PALANCH, W. B. L. . Estudos dos atos de falas de docentes sobre a inclusão no ensino de matemática. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARAES, Y. P. B. Q. ; PALANCH, W. B. L. . Estudo do projeto pedagógico de uma instituição federal de ensino: versões 2016-2020 e 2023-2027.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOARES, S. P. L. ; PALANCH, WAGNER BARBOSA DE LIMA . MAPEAMENTO DE ESTUDOS SOBRE O CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: 2017 A 2021. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTRO, A. D. D. ; PALANCH, WAGNER BARBOSA DE LIMA . Reflexões sobre o Currículo Paulista e o desenvolvimento do Pensamento Geométrico segundo a Pesquisa de Van Hiele. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTRO, A. D. D. ; PALANCH, WAGNER BARBOSA DE LIMA . REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CASTRO, A. D. D. ; PALANCH, WAGNER BARBOSA DE LIMA . A HISTÓRIA, O PENSAMENTO ALGÉBRICO-GEOMÉTRICO E O COMPUTADOR: interdisciplinaridade como proposta de aulas interativas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARAES, Y. P. B. Q. ; SOARES, S. P. L. ; PALANCH, WAGNER BARBOSA DE LIMA . Um olhar para a Educação Matemática Inclusiva: publicações nos Anais do ENEM (2011-2021) sobre estudantes com transtornos do desenvolvimento. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PIRES, A. L. C. ; AMARAL. C. L.C ; SCHIMIGUEL, J. ; ROSARIO, T. G. ; BRITO, V. S. ; PALANCH, W. B. L. . MUSEU VIRTUAL: PRÁTICA DOCENTE E AS POTENCIALIDADES DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES RELACIONADAS A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARAES, Y. P. B. Q. ; PALANCH, WAGNER BARBOSA DE LIMA . O QUANTO SE TEM PUBLICADO SOBRE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ÚLTIMOS 10 ANOS?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOARES, S. P. L. ; GUIMARAES, Y. P. B. Q. ; SILVA, T. M. ; PALANCH, W. B. L. . Teoria da Ação Comunicativa de Habermas: resultados parciais de estudos de um grupo de doutorandos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARAES, Y. P. B. Q. ; SILVA, T. M. ; PALANCH, W. B. L. . ANÁLISE DE DOCUMENTOS CURRICULARES A PARTIR DA TEORIA HABERMASIANA: UMA CONVERSA ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOARES, S. P. L. ; SILVA, T. M. ; PALANCH, W. B. L. . PROFESSORES DE MATEMÁTICA COMO AUTORES DO CURRÍCULO: O QUE A TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO NOS REVELA?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GUIMARAES, Y. P. B. Q. ; SOARES, S. P. L. ; SILVA, T. M. ; PALANCH, W. B. L. . REFLEXÕES HABERMASIANAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM DESENHO DOS PROJETOS DE PESQUISA DE UM GRUPO DE DOUTORANDOS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PALANCH, W. B. L. ; GONÇALVES. H.J.L. ; PERALTA, D. A. ; DIAS, A. L. B. . Estudos comparativos e o currículo de Matemática. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PALANCH, W. B. L. . A Educação de Jovens e Adultos de São Paulo e a implementação de nova proposta curricular. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PALANCH, W. B. L. . Processos Formativos e Construção de Currículos em tempos de BNCC. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PALANCH, W. B. L. . Educação Matemática, Currículo e Formação de Professores. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PALANCH, W. B. L. . O currículo da Cidade de São Paulo: da concepção à implementação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PALANCH, W. B. L. . Organização e Desenvolvimento Curricular em Matemática. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PALANCH, W. B. L. . Educação em Direitos Humanos, Educação Integral, o Currículo da Cidade de São Paulo e as Comissões de Mediação de Conflitos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PALANCH, W. B. L. . O currículo da Cidade de São Paulo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PALANCH, W. B. L. ; CURI, E. ; BORELLI, S. . POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: como o processo de atualização curricular da cidade de São Paulo desencadeia políticas públicas para o Ensino Fundamental?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PALANCH, W. B. L. . Políticas Públicas Educacionais: formação de professores e currículo uma aproximação possível. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PALANCH, W. B. L. . Os ODS no currículo escolarda cidade de São Paulo: educaão integral e desenvolvimento sustentável. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, F. L. ; PALANCH, W. B. L. . A análise de uma sequência didática pelo método ontossemiótico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PALANCH, W. B. L. . EDUCAÇÃO INTEGRAL NO TERRITÓRIO CEU: diálogos necessários. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PALANCH, W. B. L. ; FREITAS, A. V. . Currículos em Matemática: pesquisas desenvolvidas em metodologia de estado da arte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PALANCH, W. B. L. ; PACHECO, D. R. ; PIRES, C. M. C. . A implementação de materiais curriculares nas escolas públicas de São Paulo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PALANCH, W. B. L. . Mapeamento de produções e identificação de novas demandas de pesquisa sobre Currículos de Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PALANCH, W. B. L. . Formação inicial e continuada de professores de Matemática: demandas emergentes do processo de avaliação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PALANCH, W. B. L. . O impacto na prática de professores do 3º ano do Ensino Fundamental na utilização de materiais estruturados em modalidades organizativas de sequências didáticas na área de Educação Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PALANCH, W. B. L. ; PIRES, C. M. C. . A prática docente e os documentos e materiais de apoio à organização curricular na área de Educação Matemática: uma relação que favorece a aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PALANCH, W. B. L. ; PIRES, C. M. C. . Estado da Arte das Teses e Dissertações sobre currículos de Matemática: um panorama das pesquisas brasileiras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MANRIQUE, A. L. ; TINTI, D. S. ; PALANCH, W. B. L. . Formação inicial e de professores que ensinam Matemática: contribuições iniciais do PIBID. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PALANCH, W. B. L. . Grupo de Estudos sobre Formação e Trabalhos de Professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PALANCH, W. B. L. ; MONTEIRO, W. ; SILVA, D. . Números fracionários: uma análise dos cadernos das Secretarias de Educação da Prefeitura e Estado de São Paulo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PALANCH, W. B. L. . Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: as contribuições da participação em uma Iniciação Científica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PALANCH, W. B. L. . Metodologia do Ensino de Matemática para EJA: Uma discussão na Persperctiva da Formação do Professor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PALANCH, W. B. L. ; MANRIQUE, A. L. . O papel da pesquisa na formação matemática de professores das séries iniciais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PALANCH, W. B. L. . A Matemática na EJA: da matemática cotidiana à resolução de problemas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

PALANCH, W. B. L. ; MONTEIRO, P. ; ZAMBON, A. . Assessoria para construção Curricular de Matemática do colégio EKOA. 2023.

PALANCH, W. B. L. . Assessoria para a Prefeitura de São bernardo do Campo - Currículo de Matemática da EJA. 2022.

PALANCH, W. B. L. ; MONTEIRO, P. ; ZAMBON, A. . Assessoria para construção Curricular de Matemática do colégio EKOA. 2022.

PALANCH, W. B. L. ; MONTEIRO, P. ; ZAMBON, A. . Assessoria para construção Curricular de Matemática do colégio EKOA. 2021.

PALANCH, W. B. L. . Assessoria para a Prefeitura de São bernardo do Campo - Currículo de Matemática da EJA. 2021.

PALANCH, W. B. L. . Assessor da Organização Curricular da Prefeitura de São José dos Campos. 2020.

PALANCH, W. B. L. . Assessor para a reorganização curricular de Matemática da Cidade de Juazeiro. 2019.

PALANCH, W. B. L. . Assessor para a reorganização curricular do Colégio São Luís. 2018.

PALANCH, W. B. L. . Reformulação do canal de vídeos educacionais YouTube Edu.. 2024.

PALANCH, W. B. L. . Reformulação do canal de vídeos educacionais You Tube Edu. 2023.

PALANCH, W. B. L. . Coordenador Adjunto na equipe de matemática do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - PNLD 2023, Objeto 1.. 2022.

PALANCH, W. B. L. . Leitor crítico do Referencial Curricular Municipal de Matemática da cidade de Camaçari. 2018.

PALANCH, W. B. L. . Parecerista do 4º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2015.

PALANCH, W. B. L. . Parecerista do 3º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática. 2015.

PALANCH, W. B. L. . Parecerista do XII Encontro Paranaense de Educação Matemática. 2014.

PALANCH, W. B. L. . Parecerista da 3ª Semana da Ciência e Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Guarulhos. 2014.

PALANCH, W. B. L. . Parecerista do Departamento de Química e Exatas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 2013.

PALANCH, W. B. L. . Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) da EJA 2014. 2013.

PALANCH, W. B. L. . 2º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática: pesquisas e políticas públicas. 2013.

PALANCH, W. B. L. . Materiais Curriculares. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PALANCH, W. B. L. . Construção do curriculo Escolar. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PALANCH, W. B. L. . Progressão Continuada. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PALANCH, W. B. L. . Arranjos curriculares e os desafios da educação no século XXI. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PALANCH, W. B. L. . Materiais curriculares como interface entre professores e o currículo. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PALANCH, W. B. L. . Educação e Contemporaneidade: reflexões sobre a Base nacional Comum Curricular - BNCC. 2017. .

PALANCH, W. B. L. . Reflexões sobre o uso do livro didático. 2014. .

PALANCH, W. B. L. . Professores de Matemática e sua relação com materiais curriculares. 2014. (Palestra).

PALANCH, W. B. L. . O Ensino e Aprendizagem dos Números Racionais no 5º Ano do Ensino Fundamental. 2013. .

PALANCH, W. B. L. . O Trabalho com Números Racionais no Ensino Fundamental. 2013. .

PALANCH, W. B. L. . Discutindo Práticas da sala de Aula: Números, operações e resolução de problemas. 2012. .

PALANCH, W. B. L. . Discutindo práticas de Matemática para crianças pequenas. 2012. .

PALANCH, W. B. L. . Desenvolvimento Curricular em Matemática. 2012. (Palestra).

PALANCH, W. B. L. . Formação de Coordenadores Pedagógicos envolvidos no Programa Ler e Escrever no Ciclo I - na área de Matemática. 2011. .

PALANCH, W. B. L. . Formação de Coordenadores Pedagógicos envolvidos no Programa Ler e Escrever no Ciclo II - na área de Matemática. 2011. .

PALANCH, W. B. L. . Recuperando as aprendizagens em Matemática - Fase II. 2011. .

PALANCH, W. B. L. . Discutindo práticas da sala de aula - como ensinar Matemática?. 2011. .

PALANCH, W. B. L. . Discutindo práticas da sala de aula II: os alunos e a Geometria. 2011. .

PALANCH, W. B. L. . Recuperação Paralela em Matemática. 2011. .

PALANCH, W. B. L. . Ensino e Aprendizagem dos Números Racionais do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. 2011. .

PALANCH, W. B. L. . A criança de 6 anos no Ensino Fundamental: subsídios teóricos e práticos para a ação docente. 2011. .

PALANCH, W. B. L. . Metodologia do Ensino de Matemática ara a EJA: uma discussão na perspectiva da formação do professor. 2010. (Palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    POLÍTICAS PÚBLICAS E POLÍTICAS CURRICULARES: uma análise dos processos de concepções, elaborações e implementações dos Currículos, Descrição: Enquanto as políticas curriculares aderem à ideia do Currículo Nacional, tendo o Estado como principal unidade de análise e prescrição no e do currículo, o estabelecimento de estruturas curriculares locais obrigatórias é algo relativamente novo. Nesse sentido, parece pertinente salientar o papel dos professores nas experiências e práticas locais de construção de currículo, pois assumimos que o professor, agente por excelência em desenvolvimento curricular. Desta maneira, este projeto de pesquisa pretende investigar processos de formulação, implantação e implementação de Políticas Curriculares. Privilegia temáticas voltadas para a gestão de sistemas, redes e unidades de ensino, abrangendo diferentes níveis, etapas e modalidades, analisando os processos de concepções, elaborações e implementações das reformas curriculares, discutindo diretrizes de políticas, programas, projetos e planos educacionais de diferentes esferas administrativas. Pesquisando meios de aprimoramento dos processos de elaboração, implementação e avaliação das políticas educacionais. O Projeto propõe instrumentos de planejamento, acompanhamento e avaliação para subsidiar a intervenção e a reorganização das políticas curriculares. Os estudos realizados voltam-se também às concepções no campo do currículo e da formação de professores. Abrange discussões sobre diferentes perspectivas teóricas que embasam as pesquisas sobre o tema, as análises sobre currículos em seus diferentes níveis de desenvolvimento (prescritos, apresentados ao professor, moldados pelo professor, realizados em sala de aula ou avaliados), relativos as diferentes etapas da escolaridade básica e superior e a diferentes modalidades de ensino. As pesquisas desenvolvidas analisam as políticas curriculares e contemplam ainda estudos sobre elaboração e uso de materiais curriculares (livros didáticos, materiais elaborados por secretarias, apostilas, materiais on-line, dentre outros). Além disso, também constrói referenciais de análise sobre a formação de professores voltados ao estudo da articulação currículo e cultura na contemporaneidade, desenvolvendo reflexões de como diferentes concepções e perspectivas se realizam na prática docente, em todos os níveis de ensino.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . , Integrantes: Wagner Barbosa de Lima Palanch - Coordenador / DEISE APARECIDA PERALTA - Integrante.

  • 2021 - Atual

    PROFESSORES E POLÍTICAS CURRICULARES: uma análise dos processos de concepções, elaborações e implementações dos Currículos em uma perspectiva habermasiana, Descrição: Temos posto que, as Reformas Curriculares caracterizam-se como políticas que, de forma constante durante as primeiras décadas do século XXI, têm, consistentemente e globalmente, abarcado um nível crescente de centralização e se definido como contextos para a atuação de profissionais da educação em diversos países. Contextos estes que ora se implantam e/ou se renovam sempre mantendo um elo entre suas ações de implementação e seus impactos nas atividades dos professores. (PERALTA, 2012). Ao professor, particularmente, é imposta a tarefa de, em termos de uma rotina diária, lidar com a interpretação e a execução de diretrizes (legislações, materiais curriculares e políticas de implantação) para implementação de novos currículos. Tal tarefa é evidenciada quando o professor se depara com a necessidade de assumir, em suas atividades, a identidade do novo currículo, incorporando novas ações. Enquanto as políticas curriculares aderem à ideia do Currículo Nacional, tendo o Estado como principal unidade de análise e prescrição no e do currículo, o estabelecimento de estruturas curriculares locais obrigatórias é algo relativamente novo. Nesse sentido, parece pertinente salientar o papel dos professores nas experiências e práticas locais de construção de currículo, pois assumimos que o professor, agente por excelência em desenvolvimento curricular, deva ser entendido como alguém em relação de autoria nos processos de construção curricular. Sendo assim, o nível e a dimensão, de tal envolvimento, necessitam ser proporcionais à amplitude e ao alcance da reforma, ou nova implantação, de currículos. Consonante a isso, os esforços despendidos, oficialmente, em processos formativos precisam considerar os professores sujeitos de sua formação em condições de participar como autores na construção de políticas públicas, particularmente, àquelas relativas à construção e implantação de currículos para além do Currículo Nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Wagner Barbosa de Lima Palanch - Coordenador / Thiago Mascára da Silva - Integrante / DEISE APARECIDA PERALTA - Integrante / Sória Pereira Lima Soares - Integrante / Yara Patrícia Barral de Queiroz Guimarães - Integrante.

  • 2019 - Atual

    A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores que ensinam matemática, Descrição: Os estudos realizados voltam-se às concepções no Campo do Currículo e da Formação de Professores que ensinam Matemática, desenvolvidos junto ao Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Estrutura Curricular e Formação de Professores (EMECForM) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Incluem-se investigações teóricas e práticas que envolvam o tema do Currículo e Formação de Professores inseridos no campo da Educação Matemática. Abrange discussões sobre diferentes perspectivas teóricas que embasam as pesquisas sobre o tema, as análises sobre currículos em seus diferentes níveis de desenvolvimento (prescritos, apresentados ao professor, moldados pelo professor, realizados em sala de aula ou avaliados), relativos as diferentes etapas da escolaridade básica e superior e a diferentes modalidades de ensino (regular, EJA, técnico etc). As pesquisas desenvolvidas analisam as Políticas Curriculares e contemplam ainda estudos sobre elaboração e uso de materiais curriculares (livros didáticos, materiais elaborados por secretarias, apostilas, materiais on-line, dentre outros). O grupo investiga o papel que a Matemática desempenha na estrutura curricular do ensino básico e médio com ênfase nas pesquisas sobre as representações dos professores feitas de sua prática e sobre as relações professor - aluno - saber matemático. Além disso, também constrói referenciais de análise sobre a formação de professores voltados ao estudo da articulação currículo e cultura na contemporaneidade, desenvolvendo reflexões de como diferentes concepções e perspectivas se realizam na prática docente, em todos os níveis de ensino.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (8) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Wagner Barbosa de Lima Palanch - Coordenador / Fernanda Lisboa Ribeiro - Integrante / Thiago Mascára da Silva - Integrante / Renata Barbosa Ferreira - Integrante / Walquiria Daimar Castro de Oliveira - Integrante / Karen Moreira Dias - Integrante / Andreia Hoffmann - Integrante / Marçal Inácio da Silva - Integrante / Alessandra Domingues Doce de Castro - Integrante / Rubens Saviano - Integrante / Maria de Fátima Gimenes Valente Sprogis - Integrante / Marcos Roberto de Oliveira - Integrante.

  • 2017 - 2020

    Discussões Curriculares: contribuições de grupos colaborativos para a consecução e implementação de um novo currículo de Matemática e uso de materiais curriculares de apoio a alunos e professores da rede pública municipal de São Paulo por meio de Estudos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Edda Curi em 24/10/2017., Descrição: O objetivo é promover discussões curriculares na área de Educação Matemática que possam contribuir para a consecução e a implementação de um novo currículo de Matemática na rede municipal de São Paulo e para o uso de materiais curriculares de Matemática em cada ano de escolaridade do ensino fundamental. O Projeto se desenvolverá a partir da formação de grupos colaborativos, por meio de Estudos de Aulas? e se desenvolverá em 3 fases com início em março de 2017. A primeira fase destina-se à formação de um Gt colaborativo com professores que ensinam Matemática do 1º ao 9º ano indicados pelas diretorias de Ensino para participar de discussões curriculares junto a técnicos da SME e assessores. A segunda fase será realizada no ano de 2018 com grupos colaborativos formados por 39 professores que ensinam Matemática, 3 de cada Diretoria de Ensino que discutirão os materiais curriculares produzidos, usando Estudos de Aulas?, destacando pontos fortes e vulneráveis que necessitam de mudanças. A terceira fase acontecerá em 2019 em que esse mesmo grupo compatibilizará as indicações advindas da pesquisa realizada em 2018 e farão propostas para mudanças nos materiais curriculares... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . , Integrantes: Wagner Barbosa de Lima Palanch - Integrante / Edda Curi - Coordenador / Simone Dias da Silva - Integrante / Janaina Pinheiro Vece - Integrante / Márcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos - Integrante / Suzete Borelli - Integrante / Julia de Cassia Pereira do Nascimento - Integrante / Susan Quiles Quilberst - Integrante / Claudia Alves de Castro - Integrante / Priscila Bernardo Martins - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Investigação sobre a relação professor-currículo em Educação Matemática, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gilberto Januario em 28/05/2017., Descrição: A publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais trouxe implicações para a produção de documentos curriculares e materiais didáticos na área de Educação Matemática. Esses materiais, como livros didáticos, têm se constituído o recurso que melhor traduz as prescrições para os professores, além de atuarem como indutores do currículo desenvolvido em situações de aula. Como elo fundamental entre as proposições oficiais e as situações de aprendizagem, a relação professor-currículo tem se constituído importante objeto de pesquisa no sentido de compreender como esses profissionais colocam em prática as determinações, orientações, sugestões e decisões curriculares. Nessa perspectiva, ao propor este projeto, o nosso objetivo é o de mapear, analisar e discutir proposições analíticas e conceituais para compreender e direcionar estudos sobre a relação professor-currículo em Educação Matemática. Para seu desenvolvimento, foi desenhada uma pesquisa bibliográfica, na perspectiva da pesquisa qualitativa, em que será realizado estudo sobre currículos; análise de propostas curriculares publicadas pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais; mapeamento, tradução e análise de pesquisas, sobre a temática, no cenário internacional; e produção de artigos para publicação em periódicos e congressos no contexto nacional brasileiro. Espera-se, com a investigação ora proposta, fomentar e inserir a comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Montes Claros no estudo, discussão e pesquisa sobre currículos de Matemática, propondo reflexões e ações de intervenção no processo de formação inicial de professores que ensinarão Matemática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wagner Barbosa de Lima Palanch - Integrante / Célia Maria Carolino Pires - Integrante / Kátia Cristina Lima Santana - Integrante / Gilberto Januario - Coordenador / Edson Crisostomo dos Santos - Integrante / Warley Mendes Batista - Integrante / Shirley Patricia Nogueira de Castro Almeida - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Relações entre professores e materiais que apresentam o currículo de Matemática: um campo emergencial, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Célia Maria Carolino Pires em 11/07/2015., Descrição: O Projeto tem como objetivos realizar estudos sobre materiais que apresentam o currículo de Matemática, com o foco na relação que o professor estabelece com eles; identificar características dos materiais que favorecem e que dificultam melhor interação com os professores. Para esse estudo, em função de estarem sendo usados atualmente por um grande contingente de professores, selecionamos alguns materiais: os Cadernos de Apoio e Aprendizagem da Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, destinado a alunos de 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental e os materiais de Alunos e Diários do Professor - Secretaria Estadual da Educação de São Paulo - destinado a alunos de 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental. A pesquisa é direcionada pelas seguintes questões: Que tipos de uso professores fazem de materiais curriculares? Quais são os recursos dos professores mobilizados ao usarem materiais curriculares? Quais as características dos recursos curriculares disponibilizados aos professores e suas potencialidades e limitações? Quais os resultados decorrentes da inter-relação entre recursos do professor e dos materiais curriculares no processo de sua utilização e, em especial, na aprendizagem dos estudantes?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (5) . , Integrantes: Wagner Barbosa de Lima Palanch - Integrante / Célia Maria Carolino Pires - Coordenador / Kátia Cristina Lima Santana - Integrante / Gilberto Januario - Integrante / Débora Reis Pacheco - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Avaliação de Professores do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em relação a documentos e materiais de apoio à organização curricular na área de Educação Matemática, Descrição: Trata-se da realização de pesquisa que tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público da rede municipal de São Paulo, na área de Matemática. A pesquisa será desenvolvida buscando compreender quais são as contribuições que os materiais produzidos têm trazido para as experiências pedagógicas inovadoras das escolas dessa rede. O projeto tem como objetivo analisar os impactos de documentos curriculares e os Cadernos de Apoio e aprendizagem de Matemática, elaborados pela SME na prática e no desenvolvimento profissional de professores e apontar ajustes necessários a serem feitos para potencializar a aprendizagem dos alunos. Tem como objetivos específicos: envolver e dar a voz aos professores da rede municipal de São Paulo no processo de implementação curricular; identificar como os professores incorporam à sua prática sugestões de atividades para a consecução de expectativas de aprendizagem; analisar o impacto da oferta de Cadernos de Apoio e Aprendizagem e Vídeos (material de Matemática) na prática docente; identificar como o professor avalia o efeito do material de Matemática na aprendizagem de seus alunos; avaliar a contribuição desse material no desenvolvimento profissional do professor; buscar elementos para a reformulação do referido material. Em financiamento no âmbito do Programa de Melhoria do Ensino Público da FAPESP, é coordenado pelas professoras Drª Célia Maria Carolino Pires (PUC/SP) e Drª. Edda Curi (UNICSUL) e abrange 54 professores-pesquisadores vinculados às escolas públicas da rede municipal de São Paulo, mais uma equipe de pesquisadores-colaboradores. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Wagner Barbosa de Lima Palanch - Integrante / Célia Maria Carolino Pires - Coordenador / Edda Curi - Integrante / Kátia Cristina Lima Santana - Integrante / Gilberto Januario - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.

  • 2010 - 2014

    Pesquisas comparativas sobre organização e desenvolvimento curricular na área de Educação Matemática, em países da América Latina e norte americanos, Descrição: Este projeto tem como finalidade desenvolver análises comparativas sobre Currículos de Matemática para a Educação Básica em países latino americanos e norte americanos. Considerando possíveis similaridades, o Projeto tem como meta envolver Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, Estados Unidos, e buscar soluções para problemas desafiadores traduzidos por questões tais como: Que Matemática está sendo proposta a ser ensinada a crianças e jovens de países latino-americanos e norte-americanos neste início de milênio? Que pressupostos norteiam os documentos curriculares nesses países? Como se dá o processo de implementação curricular nesses países? Que currículos estão de fato sendo realizados em sala de aula? São objetivos dos proponentes do Projeto de Pesquisa: (1) identificar aspectos comuns e especificidades dos currículos de Matemática organizados em cada um desses países e as formas de organização; (2) buscar dados que evidenciem a adesão ou a rejeição dos professores de Matemática às orientações curriculares prescritas nos documentos oficiais; (3) buscar dados referentes aos currículos que realmente se efetivem nas salas de aula; (4) identificar semelhanças e diferenças entre materiais didáticos utilizados nesses países. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (6) . , Integrantes: Wagner Barbosa de Lima Palanch - Integrante / Célia Maria Carolino Pires - Coordenador / Miguel Fortunato Athias - Integrante / Luciane Santos Rosembaum - Integrante / Emílio Celso de Oliveira - Integrante / Dermeval Santos Cerqueira - Integrante / Marcelo Oliveira Dias - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Cruzeiro do Sul, Conselhlo de Ensino, Pesquisa e Extensão, Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. , Rua Galvão Bueno, Liberdade, 01506000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 33853000, Ramal: 341

Experiência profissional

2023 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

2012 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Carga horária: 20

2010 - 2011

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2010 - 03/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática.,Linhas de pesquisa

2017 - Atual

Universidade Cruzeiro do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 28

Outras informações:
Líder do Grupo de Pesquisa em "Educação Matemática, Estrutura Curricular e Formação de Professores"

2016 - 2017

Universidade Cruzeiro do Sul

Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 4

Atividades

  • 08/2021

    Outras atividades técnico-científicas , Conselhlo de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselhlo de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade realizada, Editor Executivo da Revista de Ensino de Ciências e Matemática.

  • 08/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Conselhlo de Ensino, Pesquisa e Extensão, Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.,Linhas de pesquisa

  • 07/2021 - 12/2021

    Ensino, Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Docentes e Pesquisa em Educação

  • 02/2021 - 06/2021

    Ensino, Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas para a Área de Educação, Ciência e Tecnologias

  • 02/2021 - 06/2021

    Ensino, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Avaliação

  • 02/2021 - 06/2021

    Ensino, Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Currículos para Área de Educação Ciências e Tecnologias

  • 07/2020 - 12/2020

    Ensino, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Currículo

  • 08/2018 - 12/2020

    Ensino, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Álgebra e Geometria

  • 02/2020 - 06/2020

    Ensino, Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Currículos para Área de Educação Ciências e Tecnologias

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Currículo, Práticas Docentes e Pesquisa em Educação

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Currículo

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Docentes e Pesquisa em Educação

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ideias Fundamentais da Matemática

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tenências de pesquisas no Ensino de Ciências e Matemática

  • 02/2017 - 06/2017

    Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas para a Área de Educação Ciências e Tecnologias

2021 - Atual

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Formador de Prof. que Ensinam Matemática, Carga horária: 40

2017 - 2021

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor do Núcleo Técnico de Currículo, Carga horária: 40

2013 - 2017

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente de Direção, Carga horária: 40

2010 - 2013

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Técnico de Educação I, Carga horária: 40

2003 - 2010

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 40

2019 - 2019

Instituto Superior de Educação Vera Cruz, ISE Vera Cruz

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina Ministrada: Currículos de Matemática A disciplina propõe uma análise histórica das transformações e concepções acerca de decisões curriculares na área de Matemática para os anos iniciais da escolaridade.

2013 - 2015

Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Equações Diferenciais Ordinárias, Estágio Supervisionado I, Geometria Euclidiana Axiomática, Pratica: A aula, Trabalho de Conclusão de Curso I

  • 02/2014 - 12/2015

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Matemática.,Serviço realizado, Membro do Núcleo Docente Estruturante.

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Investigações em Educação Matemática, Metodologia de Pesquisa, Prática: avaliação do rendimento escolar, Prática: metodologia de ensino, Trabalho de Conclusão de Curso II, Estágio Supervisionado

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geometria Euclidiana Axiomática, Prática: a aula, Prática: novas tecnologias, Trabalho de Conclusão de Curso I, Estágio Supervisionado

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Geral, Investigações em Educação Matemática, Metodologia de Pesquisa, Estágio Supervisionado

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geometria Euclidiana Axiomática, Estágio Supervisionado

2016 - 2018

Universidade Estadual de Montes Claros

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

2000 - 2010

Colégio Anglo Brasileiro

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

2003 - 2005

Colégio Imperatriz Leopoldina

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14

1997 - 2002

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20