Vinícius Eduardo Simionato

Profissional com formação sólida em exatas (graduação em Engenharia Civil pela UFRGS (2015) e intercâmbio pelo programa ciências sem fronteiras (University of Melbourne,2014) , mestrado em engenharia de produção (2019), com experiência em gestão de projetos (tradicional e ágil) e produtos em diferentes segmentos, análise de dados, monitoramento de indicadores, mapeamento de processos, análise de eficiência, planejamento e acompanhamento de cronogramas e orçamentos. Áreas de interesse: Data Science, métodos ágeis, transformação digital, indústria 4.0. Email para contato: vesimionato@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 04/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Engenharia de Produção

2016 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Análise envoltória de dados (DEA) como ferramenta para melhoria de processos baseado na eficiência dos agentes: estudo de caso em uma instituição financeira, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Ricardo Augusto Cassel
Palavras-chave: DEA; Eficiência; Análise envoltória de dados; benchmarking; melhoria de processos; eficiência operacional. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional / Especialidade: Programação Linear, Não-Linear, Mista e Dinâmica.

Graduação em Engenharia Civil

2009 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: CONCESSÃO AUTOPISTA LITORAL SUL (BR -116/376/101 CURITIBA ? PALHOÇA): ANÁLISE ECONÔMICA DE SUA IMPLEMENTAÇÃO
Orientador: Luiz Afonso dos Santos Senna
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio La Salle Xanxerê

Formação complementar

2020 -

Python Fundamentos para Análise de Dados. (Carga horária: 54h). , Data Science Academy, DSA, Brasil.

2020 -

Become a Product Manager. (Carga horária: 13h). , Udemy, UDEMY, Estados Unidos.

2019 - 2019

Introdução ao teste de software. (Carga horária: 13h). , Coursera, COURSEA, Estados Unidos.

2019 - 2019

Machine learning em R. (Carga horária: 41h). , Udemy, UDEMY, Estados Unidos.

2019 - 2019

Projects in machine learning. (Carga horária: 15h). , Udemy, UDEMY, Estados Unidos.

2019 - 2019

Power BI Completo - Do Básico ao Avançado. (Carga horária: 8h). , Udemy, UDEMY, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Gerência do Projeto e do Produto.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Avaliação de Projetos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Processos Construtivos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Infra-Estrutura de Transportes.

Produções bibliográficas

  • SIMIONATO, V. E. ; ESPARTEL, L. . Instalações Hidráulicas. 1. ed. Porto Alegre: Grupo A, 2017.

  • SIMIONATO, V. E. ; ESPARTEL, L. ; CUNHA, A. M. ; ABITANTE, A. L. ; LUCIO, C. S. ; STEIN, R. T. . Construção civil. 1. ed. Porto Aelgre: Grupo A, 2017.

  • SIMIONATO, VINICIUS EDUARDO ; CASSEL, RICARDO AUGUSTO . AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE AGÊNCIAS DE CRÉDITO NO PROCESSO DE CONCESSÃO POR MEIO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA). In: ENEGEP 2019 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2019, SANTOS/SP - BRASIL, 2019.

  • SIMIONATO, V. E. ; CASSEL, R. A. ; LACERDA, D. P. . Data Envelopment Analysis As a Tool For Process Improvement Based On Agents Efficiencies. In: INFORMS, 2019, Seattle. Anais INFORMS 2019, 2019.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

DOC9 Gestão de Dados Empresariais

Vínculo: Analista, Enquadramento Funcional: Especialista de Produtos, Carga horária: 44

Outras informações:
Estruturação do setor de produtos (frameworks, escopo, responsabilidades); Onboarding e mentoria dos novos membros do setor; Implementar ferramentas ágeis (scrum e kanbam) e lean; Desdobrar a visão do produto em estratégias e ações. Mapear, analisar e propor melhorias nos fluxos operacionais dos produtos; Definir, desenvolver e acompanhar métricas de gestão de produto (firebase, SQL e Power BI); Análise, detalhamento, homologação e acompanhamento em produção de novas features (sistemas web e mobile); Condução de dinâmicas de discovery e delivery de novos produtos/features; Entrevistas com clientes e demais stakeholders para identificar novas oportunidades de negócios;

2017 - 2019

Agibank

Vínculo: Analista, Enquadramento Funcional: Analista Estratégico/Product Owner, Carga horária: 40

Outras informações:
Product Owner (PO) ? Analista de Negócios ? Implementação de modelos estatísticos e de ML nos fluxos operacionais; ? Definir, manter e priorizar os itens que compõem o backlog para o desenvolvimento do produto (Product Development); ? Desenvolver e aplicar métricas para avaliação dos resultados dos produtos e projetos desenvolvidos (ROI e OKRs); ? Atuar como um facilitador entre as áreas de negócio da empresa para trazer clareza às tarefas do time de desenvolvimento (elaboração de User Stories); ? Interagir com as áreas de negócio da empresa, entendendo suas necessidades e demandas e reportando evoluções; ? Desenhar e modelar o fluxo dos processos (BPM), identificando oportunidades de melhoria; ? Monitorar as entregas dos times de TI através dos artefatos de métodos ágeis de planejamento (VSO e Jira); Analista de Estratégia e Risco de Crédito ? Principais entregas: mapeamento do processo e criação de indicadores de eficiência operacional do processo de concessão de crédito e análise documental; ? Identificar melhorias para os processos de crédito; ? Avaliação dos parâmetros da Política de Crédito e Risco nos Sistemas Operacionais; ? Análise dos contratos já efetivados para realizar controle de qualidade das operações; ? Análise de banco de dados; ? Monitoramento da carteira de crédito; ? Elaboração de treinamentos EAD; ? Implementação de métricas para avaliação de eficiência dos pontos de atendimento;

2017 - 2017

Grupo A ? Sagah Soluções Educacionais

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor elaborador de conteúdo de disciplinas de construção civil ? Elaborar conteúdo para livros didáticos com conteúdo específico das disciplinas; ? Elaborar questões, infográficos, vídeos com sugestões e recomendações de leituras complementares para plataforma online de ensino;

2016 - 2017

Me Salva!

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor de matemática ensino médio/matemática financeira graduação ? Resolução, criação e revisão de exercícios de matemática para o ENEM e 2ª fase de vestibulares ? Elaboração de plano de ensino e vídeo aulas para curso de matemática financeira, voltada para alunos de graduação nas áreas de administração, negócios e engenharias;

2012 - 2013

Andrade Gutierrez Telecomunicações

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Principais atividades: atualização do cronograma , acompanhamento de produtividade, detalhamento e desdobramento do planejamento de longo prazo, controle de medição de subempreiteiros, relatórios mensais de acompanhamentos de obras, detalhamento das frentes de serviços críticas, estudos de planos de ataque;

2012 - 2012

Cyrela Brazil Realty Empreendimentos e Participacões

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Principais atividades: Planejamento de curto e médio prazo, medição de subempreiteiros, quadros de concorrência, estudos de custos, acompanhamento do histograma, lançamentos de gastos, controle de estoques e perdas de materiais, controle de qualidade e de execução de serviços

2010 - 2011

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Principais atividades: desenho de projetos arquitetônicos em CAD, controle de documentação e memorial descritivo para licitações.