Joel Marcelino dos Santos Júnior

Mestrando em Administração Pública - PROFIAP NA UFG com Pós-graduação em Comunicação e Marketing (2010), Pós-graduação em Design Thinking (2020), Pós-graduação em Governança e Gestão da Tecnologia da Informação, Pós-graduado em Docência em Administração Pública, Formação em Gestão de Negócios. Com formação incompleta em engenharia civil e Administração de empresas significativa trajetória profissional de mais de 20 anos no mercado goiano de comunicação. Profundo conhecimento de GESTÃO DE PROJETOS E DE POLITICAS PÚBLICAS. Atuando como diretor de criação e arte nas principais agências, TTA comunicação, TYPE propaganda, Identidade comunicação e Cannes entre outras. Atuação ainda como gerente de marketing no Diário da manhã, e na AGECOM (Agência de Comunicação do Estados de Goias) responsável pela gestão de comunicação dos veículos governamentais. Na iniciativa privada atuou como gerente Industrial no Grupo e MT participações, industria metalmecânica de veículos pesados, responsável pelas ações de "branding" e comunicação das seis empresas do grupo. Destaque para uma trajetória marcada pela implementação de melhorias e desenvolvimento de rotinas nas áreas: Administrativa, Financeira, Comercial, Planejamento, Marketing e Comunicação, Conhecimentos em Gestão de projetos e boas práticas, PMBOK, ITIL, COBIT, integrando e viabilizando informações, processos e atividades dos estoques. Como CONSULTOR em industrias do estado de Goiás, atuando em projetos com foco em otimização de rotinas industriais, comerciais e distribuição, e atendimento aos requisitos de órgãos certificadores de qualidade assegurada. Ex-Professor na instituição particular Faculdades Alfa em Goiânia, Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso TCC; Professor nas disciplinas do curso de Administração: Empreendedorismo, Liderança e Chefia; Gestão de Processos; Professor no curso de Propaganda e Publicidade: Planejamento de Campanhas Publicitárias, Propaganda e Marketing Politico, Pesquisa Mercadológica e de Opinião, Administração de Carreira, Atendimento Publicitário, Criação e Concepção de Campanhas, Metodologia Cientifica.; Atualmente compõe a equipe técnica da CPRM - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, SUREG-GO, no setor de hidrologia, auxiliando a gerencia nos processos e planejamento e gestão de informações, e produção de atos normativos, notas técnicas e no gerenciamento de materiais (compras e estoques). Formação especial de Líder Coaching pelo ICA. Domínio do Corel Draw, indesign, ms office, SEI, SIAFI, SIAPE, ASI, Photoshop. Conhecimento das ferramentas do PMBOK, COBIT, ITIL, SCRUN (métodos ágeis), sistemas de BI (PowerBi), entre outros.

Informações coletadas do Lattes em 17/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Profiap - Mestrado Profissional em Administracao Publica

2019 - Atual

Universidade Federal de Goiás
Título: Não informado, Ano de Obtenção:
Orientador: Não informado
Coorientador: Não informado.

Especialização em Pós-Graduação em Governança e Gestão da Tecnologia

2018 - 2020

União Brasileira de Faculdades, UniFB
Título: Não informado
Orientador: Não informado

Especialização em Pós-graduação em Design Thinking

2018 - 2020

União Brasileira de Faculdades
Título: Não informado
Orientador: Não informado

Especialização em MBA em Marketing e Comunicação

2009 - 2010

Faculdade Cambury de Goiânia
Título: Consumerismo - A nova revolução comercial
Orientador: Mitsuru Higuchi Yanaze / Dr. Kleber Markus

Graduação em Gestão Executiva de Negócios

2005 - 2009

Faculdade Cambury de Goiânia
Título: Briefing - O ruído nas relações entre atendimento e criação como fator de perda de produtividade nos projetos publicitários
Orientador: Janete Capel Hernandes

Graduação interrompida em 2007 em Administração de empresas

2001 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ano de interrupção: 2007

Graduação interrompida em 1997 em Engenharia Civil

1993 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ano de interrupção: 1997

Curso técnico/profissionalizante

1984 - 1988

Escola Técnica Federal de Goiás (CEFET-GO)

Formação complementar

2014 - 2014

Modelo de Excelência da Gestão. (Carga horária: 4h). , Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, FPNQ, Brasil.

2014 - 2014

Strategic Management. (Carga horária: 36h). , Open Universities Australia, OUA, Austrália.

2014 - 2014

Innovation for Powerful Outcomes. (Carga horária: 36h). , Open Universities Australia, OUA, Austrália.

2014 - 2014

Principles of Project Management. (Carga horária: 36h). , Open Universities Australia, OUA, Austrália.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Administração.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidrologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.

Grande área: Outros / Área: Tecnologia da Informação e Comunicação / Subárea: planejamento de produção.

Grande área: Outros / Área: Tecnologias Digitais.

Grande área: Outros / Área: Tecnologia e Inovação.

Participação em bancas

Aluno: Allanne C

SANTOS, Joel. M. Jr.; PAULA, I. L.; ARAUJO, P. S. G.; MORAES, W. L.. F. dos Santos - Fernando A. G - Maykon Gutyelle.A Comunicação de Risco Aplicada à Campanha do DETAN-GO Acenda o Farol.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Isabela Cristina Pereira de Sousa

SANTOS, Joel. M. Jr.; LOPES, P. G.; OLIVEIRA, A. M.. O EMPREENDEDORISMO COMO OPÇÃO PARA OS ALUNOS DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DAS FACULDADES ALFA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Alves Faria.

Orientou

Isabela Cristina Pereira de Sousa

O EMPREENDEDORISMO COMO OPÇÃO PARA OS ALUNOS DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DAS FACULDADES ALFA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Alves Faria; Orientador: Joel Marcelino dos Santos Júnior;

Allanne C

F; dos Santos - Fernando A; G - Maykon Gutyelle; A Comunicação de Risco Aplicada à Campanha do DETAN-GO Acenda o Farol; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Alves Faria; Orientador: Joel Marcelino dos Santos Júnior;

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - Goiânia. , Rua 148, Setor Marista, 74170110 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 74333190, Telefone: (62) 32401400, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - Atual

Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em geociências, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuando na equipe de gerenciamento da CPRM para atendimento aos serviços de campo da RHN - Rede Hidrometeorológica Nacional - e da rede da ADASA: -Auxiliando o gerente no planejamento e controle de informações dos 28 roteiros, bem como dos 47 profissioanais que compõem as equipes de campo; -Atuando junto à gerencia na formulação e produção de documentos, Atos normativos e notas técnicas, gestão de compras e controle de estoques, e no acompanhamento de processos e treinamentos; - Acessando e alimentando os sistemas de gestão, ASI (estoque), SAE (empenho), SGP (projetos e planejamento), SICAC, SIAFI, e SIAPE, para condução da gestão dos projetos da área. Em função de meus conhecimentos de GESTÃO DE PROJETO, atuando na equipe encarregada de planejar as ações da rede para o biênio 2019/2020; Conhecimentos e domínio dos sistemas SEI , SIAFI, SIAPE, ASI (operador cadastrado), SGP e das ferramentas EXCEL(em nível avançado), WORD e POWERPOINT (em nível avançado), CORELDRAW, Photoshop. - Dominio de análises estatisticas e de administração de políticas públicas (mestrado)

2016 - 2016

Faculdades Alves Faria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Orientandor Trabalhos de Conclusão de curso ? TCC 2 PROFESSOR NAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: Introdução ao Empreendedorismo e jogos de empresas (40 h); Liderança de Pessoas e Negócios (40 h); PROFESSOR NAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: Introdução ao Empreendedorismo (40 h); PROFESSOR NO CURSO DE PROPAGANDA E PUBLICIDADE: Campanha e Produção Publicitária (80 h); Propaganda e Marketing Politico (80 h); Pesquisa Mercadológica e de Opinião (80h); Administração de Carreira (40 h); Técnicas de Atendimento e Comunicação (40 h); Metodologia Cientifica (40 h). Trabalho de Conclusão de curso 2 (40 h); Monitor Responsável pela gestão do Projeto ?Agencia Baru?, núcleo de comunicação e propaganda experimental voltado para desenvolvimento de novos talentos (alunos da universidade).

2012 - 2014

KIJOIA PRODUTOS DE LIMPEZA

Vínculo: CONSULTOR, Enquadramento Funcional: CONSULTOR DE PROCESSOS E MARKETING, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável pelo mapeamento dos processos e sistemas e pela implantação de melhorias no mix de produtos. Responsável pelo planejamento e aprovação de campanhas e projetos de comunicação. Responsável pela Inteligência de mercado, com projetos para aperfeiçoar processos já existentes e pelos projetos de reengenharia em grande escala para criar sistemas totalmente novos adequados ás novas exigências do mercado. Atuando para alinhar estratégias, empregados e tecnologia. Planejando ações para alcançar melhores níveis de flexibilidade e agilidade empresarial e ter acesso a melhores práticas empresariais e benchmarks da indústria. Estabelecer e/ou revisar os indicadores de gestão para determinar o nível de qualidade dos processos. Revisar e ajustar os indicadores de ROI (?Return on Investment?), por setor e geral da indústria. Gestão de layouts para processos de produção Gerenciamento da rotina de qualidade e custo Gerenciamento de PCP e Departamento de P&D Consultoria para melhora de rendimento e adequação aos novos parâmetros normativos da Anvisa. Gestão e treinamento de gerentes e operadores para utilização do sistema Microsiga Totvs.

2008 - 2012

Grupo MT participações

Vínculo: CONSULTOR, Enquadramento Funcional: GERENTE DE MARKETING / GERENTE ADM INDUSTRIAL, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela administração de carteira de clientes do segmento automotivo & industrial com processo de inteligência de mercado e gestão de branding. Responsável pelo cumprimento da avaliação ?delivery? 100%, pela gestão de abastecimento em processo de conversão global de fornecimento, contribuindo também, para a manutenção da empresa em 2 lugar no ranking de vendas de equipamentos coletores compactadores no mercado nacional, pelo segundo ano consecutivo. Responsável pela equipe e pelas estratégias de comunicação, envolvendo materiais gráficos, panfletos, jornal, aprovação e briefings de anúncios, gestão do site e das mídias de rede, bem como pelo planejamento anual de investimentos para as empresas do Grupo (Cimasp, Embrascol, HL Locadora e MT Incorporadora). Execução da análise de dados e pesquisas e inteligência de mercado, operacionalização e organização das funções de mix de produtos, mercado consumidor e pesquisas, buscando melhores resultados de share e brand para as marcas e produtos. Destaque para a transferência do share de uma marca com 19 anos de mercado (Cimel) para a nova empresa (Cimasp), conquistando a segunda posição no ranking do segmento nacional, tal como o crescimento das vendas nos últimos três anos. Expressiva vivência na área de Marketing, atuando na administração de mídias e planos de investimento em propagandas, feiras, eventos internos e externos, patrocínios e ações de relação com a comunidade e órgãos governamentais.

2005 - 2008

Unidas GRaficas e editora Ltda -Unigraf

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Gerente de marketing / Diretor Comercial, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela gerencia de marketing, incluindo a gestão de MRP com clientes, planejamento de ações e gestão do relacionamento com agências de propaganda. Liderança e treinamento de equipes composta de: 30 Vendedores e 24 postos de telemarketing, atuando no treinamento e desenvolvimento, formando grupos de alto desempenho e direcionados ao alcance de metas. Condução ativa no grupo de planejamento estratégico, objetivando a definição de políticas de investimento e desenvolvimento de novos produtos, assim como na equipe de elaboração e modernização visual do jornal e briefings de campanhas para agências. Marcante e satisfatório desempenho no lançamento do primeiro canal de TV por internet do Centro-Oeste, conquistando 67% de vendas na mídia disponível para comercialização, através da implantação de dois planos simultâneos de ações.

2002 - 2003

Governo do Estado de Goiás

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de marketing - AGECOM, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável direto pela criação, planejamento e gestão dos processos de comunicação e marketing das empresas de comunicação ligadas ao governo do estado (Rádios AM e FM, TV Brasil Central, Diários oficiais e grafica). Vivência no planejamento de ações de diversas agências governamentais estaduais, envolvendo a coordenação das mídias, tal como na liderança de equipe comercial das empresas de comunicação (rádios AM e FM Brasil Central e TV Brasil Central). Responsável pelo planejamento e lançamento de novos produtos das empresas de comunicação do governo, atuando na coordenação dos processos de comunicação e marketing, bem como pela avaliação de pesquisas, adequando as ações estratégicas do Governo Estadual. Êxito na reformulação e modernização de 100% do branding, com lançamento de novas marcas dos veículos do governo como: Rádio Brasil Central AM, RBC FM e TV Brasil Central. Destaque para a criação e produção de novos cenários, programação de divulgação e comunicação de 43 novos programas, redesenho de grade de programação da TV e avaliação de pesquisas de audiência e de desempenho de ancoras, apresentadores e programas de TV e rádio.

2000 - 2002

Marília de Araújo Motta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Criação, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuando como diretor de criação e arte, responsável pela gestão da equipe de criação da empresa e pelo planejamento das campanhas para as contas da empresa.

1996 - 1999

Identidade Comunicação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: REDATOR / DIRETOR DE CRIAÇÃO, Carga horária: 40

Outras informações:
Iniciando como redator, responsável pela criação de campanhas para os principais clientes da agência. Assumindo a direção de criação.

1993 - 1996

Type Propaganda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Redator / Diretor de criação, Carga horária: 40