Thayla de Almeida Silva

Mestra em Educação para Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015) e em Letras Libras pela Faculdades Ideal (2019), Especialização em Libras e em Educação Especial e Inclusiva pela Faveni. Atualmente atua como intérprete de Libras na Câmara Municipal de Goiânia e na Prefeitura de Goiânia. Tem experiência na área de História e na área de Libras. Filha ouvinte de pais surdos (CODA - Children of Deaf Adults).

Informações coletadas do Lattes em 30/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

2017 - 2019

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí
Título: Revolução Científica e a interdisciplinaridade como metodologia para ensinar Surdos e ouvintes, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Rodrigo França Carvalho
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás, FAPEG/GO, Brasil. Palavras-chave: Revolução Científica; Interdisciplinaridade; Educação de Surdos; Libras.

Especialização em Educação Especial e Inclusiva

2017 - 2017

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: Inclusão Educacional dos Surdos
Orientador: Ana Paula Rodrigues

Especialização em LIBRAS

2015 - 2016

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: Identidades Surdas na Pós-Modernidade
Orientador: Ana Paula Rodrigues

Graduação em Letras Libras

2018 - 2019

Faculdade Ideal - Unideal
Título: Marcas do ouvintismo sobre a cultura Surda
Orientador: Marilei Francisca da Silva

Graduação em História

2012 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: Eu sempre me senti sozinha: marcas do ouvintismo sobre a cultura surda
Orientador: Antônio Luiz de Souza
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2003 - 2005

Colégio Estadual Jornalista Luiz Gonzaga Contart

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Curso de Capacitação Profissional em LIBRAS. (Carga horária: 240h). , Faculdade Ideal - Unideal, UNIDEAL, Brasil.

2015 - 2015

Políticas Educacionais e Práticas Inclusivas na Formação de Profissionais. (Carga horária: 60h). , Secretaria Municipal de Aparecida de Goiânia, SMAG, Brasil.

2014 - 2014

Formação dos Profissionais da Educação Inclusiva. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Aparecida de Goiânia, SMAG, Brasil.

2013 - 2013

SUSTENTABILIDADE, UM VALOR PARA A NOVA GERAÇÃO. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2012 - 2012

Capacitação em Educação Inclusiva. (Carga horária: 50h). , Secretaria Municipal da Educação de Aparecida, SMEA, Brasil.

2011 - 2011

Capacitação em Educação Inclusiva. (Carga horária: 60h). , SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE APRECIDA DE GOIÂNIA, SME, Brasil.

2011 - 2011

Capacitação em Educação Inclusiva. (Carga horária: 60h). , Secretaria Municipal da Educação de Aparecida, SMEA, Brasil.

2009 - 2009

CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES - ÁREA DEFICIÊ. (Carga horária: 180h). , CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIENCIA VISU, CAP, Brasil.

2008 - 2008

tradução e interpretação de libras. (Carga horária: 80h). , Associação dos Surdos de Goiânia, ASG, Brasil.

2006 - 2006

língua brasileira de sinais/ nível III. (Carga horária: 40h). , Associação dos Surdos de Goiânia, ASG, Brasil.

2006 - 2006

língua brasileira de sinais/ nível IV. (Carga horária: 40h). , Associação dos Surdos de Goiânia, ASG, Brasil.

2006 - 2006

lìngua brasileira de sinais/ nível I. (Carga horária: 40h). , Associação dos Surdos de Goiânia, ASG, Brasil.

2006 - 2006

língua brasileira de sinais/ nível II. (Carga horária: 40h). , Associação dos Surdos de Goiânia, ASG, Brasil.

2005 - 2006

tradução e interpretação de libras. (Carga horária: 160h). , Associação dos Surdos de Goiânia, ASG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Brasileira de Sinais.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino da Língua de Sinais Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Tradução/Interpretação da Língua Brasileira de Sinais.

Organização de eventos

SILVA, T. A. ; LEMES, K. F. ; SILVA, T. A. ; MARTINS, L. A. . II Encontro Regional em Comemoração ao dia Nacional de Surdos. 2019. (Outro).

SILVA, T. A. . V Ouvindo Vozes e Promovendo Diálogos. 2018. (Congresso).

SILVA, T. A. ; SILVA, T. A. ; MARTINS, L. A. ; LEMES, K. F. . Relato de Experiência: Libras, Educação e Sociedade. 2017. (Outro).

SILVA, T. A. . IV Ouvindo Vozes e Promovendo Diálogos. 2017. (Congresso).

SILVA, T. A. . III Encontro Ouvindo Vozes e Promovendo Diálogos. 2016. (Congresso).

Participação em eventos

II Encontro Goiano de Educação Matemática.Matemática em Libras: uma proposta de sinalário. 2019. (Seminário).

XVI Semana de Licenciatura e VII seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática.Intérprete de Libras. 2019. (Seminário).

I Diálogos em Foco. 2018. (Seminário).

V Ouvindo Vozes e Promovendo Diálogos. 2018. (Seminário).

XIII SECOMP.Intérprete de Libras. 2018. (Seminário).

IV Ouvindo vozes e Promovendo Diálogos. 2017. (Seminário).

Metodologias para a educação de Surdos.Metodologias para a Educação de Surdos. 2017. (Outra).

Relato de experiência: Libras, Educação e Sociedade.Relato de Experiência: Libras, Educação e Sociedade. 2017. (Outra).

III Encontro Ouvindo Vozes e Promovendo Diálogos. 2016. (Congresso).

Práticas Pedagógicas para a Educação de Surdos e Atuação do Intérprete de Libras. 2016. (Outra).

Dia Nacional das Pessoas com Deficiência - De mãos dadas com as diferenças. 2015. (Seminário).

I Semana Científica de História. 2015. (Congresso).

I SEmana Científica de História. 2015. (Seminário).

As Questões do Ensinar: Reflexões. 2014. (Outra).

8° DIÁLOGO FILOSÓFICO: SOBRE O FILME DOGVILLE: UMA ANÁLISE DO PODER. 2013. (Outra).

COLÓQUIO DE FILOSOFIA E CINEMA- FICÇÃO E REALIDADE. 2013. (Outra).

EDUCAÇÃO INFANTIL: PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA. 2012. (Seminário).

II ENCONTRO INTERNACIONAL PEM-UFG E II ENCONTRO ABREM CENTRO- OESTE INTITULADO FONTES MEDIEVAIS: TIPOLOGIA DOS REGISTROS DA MEMÓRIA. 2012. (Encontro).

II SEMINÁRIO DO NÚCLEO DE PESQUISAS E ESTUDOS SOCIEDADE, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO E DO I SEMINÁRIO DA LINHA DE PESQUISA CULTURA E PROCESSOS EDUCACIONAIS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. 2012. (Seminário).

VII SEMINÁRIO DA ANPAE CENTRO-OESTE E IX SEMINÁRIO DA ANPAE - SEÇÃO GOIÁS COM O TEMA "POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO CENTRO-OESTE DO BRASIL: PESQUISAS E PRÁTICAS". 2012. (Seminário).

Participação em bancas

SILVA, T. A.SILVA, T. A.. Concurso Público para provimento de vagas de Setor Administrativo da Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior. 2016. Centro Universitário de Mineiros.

SILVA, T. A.SILVA, T. A.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para o cargo de Professor Substituto da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás. 2018. Universidade Federal de Goiás.

SILVA, T. A.SILVA, T. A.. Processo Seletivo Simplificado para cargo de Professor Substituto da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás. 2018. Universidade Federal de Goiás.

SILVA, T. A.; SILVA, A. D.; MARTINS, L. A.. Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto/ Temporário. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí.

Produções bibliográficas

  • SILVA, T. A. ; MARTINS, L. A. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DO SOFTWARE TANGRAM PRO NO ESTUDO DE FIGURAS PLANAS. In: XV Semana de Licenciatura VI Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, 2018, Jataí. ANAIS DA SEMANA DE LICENCIATURA, 2018. p. 423-428.

  • SILVA, T. A. . O trabalho docente na sociedade do capital. In: XV Semana de Licenciatura VI Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, 2018, Jataí. ANAIS DA SEMANA DE LICENCIATURA, 2018. p. 288-290.

  • SILVA, T. A. ; LEMES, K. F. ; SILVA, T. A. ; MATOS, J. D. N. . Monitoria como intervenção metodológica para educação de Surdos. In: XIII Semana de Licenciatura e IV Seminário da Pós-Graduação em Ciências e Matemática, 2016, Jataí. anais da XIII Semana de Licenciatura e IV Seminário da Pós-Graduação em Ciências e Matemática, 2016. p. 362-367.

  • LEMES, K. F. ; SILVA, T. A. ; SILVA, T. A. ; SOUZA JUNIOR, I. Q. . Sinais Específicos em Libras: Curso Técnico em Edificações e Superior em Engenharia civil. In: XIII Semana de Licenciatura e IV Seminário da Pós-Graduação em Ciências e Matemática, 2016, Jataí. Anais da XIII Semana de Licenciatura e IV Seminário da Pós-Graduação em Ciências e Matemática, 2016. p. 396-401.

  • SILVA, T. A. . Eu sempre me senti sozinha: marcas do ouvintismo sobre a cultura surda. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, T. A. . Políticas Públicas e a inserção social dos surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SILVA, T. A. ; CARVALHO, R. F. . Educação de Surdos e ouvintes: ensinando o conteúdo de Revolução Científica de forma interdisciplinar com o uso da hipermídia. 2019.

SILVA, T. A. . XII Semalet: Pesquisando em Letras: Caminhos do Pensamento. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SILVA, T. A. ; MARTINS, L. A. . Sentindo na pele: Surdez. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, T. A. ; MARTINS, L. A. . Libras para o Ensino de Ciências. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, T. A. ; SILVA, T. A. ; LEMES, K. F. . Conceito de surdez, deficiência auditiva, surdo-mudo e bilinguismo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Revolução Científica e uma abordagem didática adequada para ensinar alunos Surdos e ouvintes, Descrição: O projeto é fruto da dissertação de Mestrado onde desenvolvemos uma Sequência Didática aliada a utilização de uma Hipermídia para ensinar o conteúdo de Revolução Científica para Surdos e ouvintes em uma perspectiva interdisciplinar e Inclusiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Thayla de Almeida Silva - Coordenador / Thábio de Almeida Silva - Integrante / Kamilla Fonseca Lemes - Integrante / Leila Alves Martins - Integrante / Rodrigo França Carvalho - Integrante.

  • 2018 - 2018

    Sinais específicos em Libras: disciplina de algoritmo do Curso de Tecnologia em análise e Desenvolvimento de Sistemas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thayla de Almeida Silva - Integrante / Thábio de Almeida Silva - Coordenador / Kamilla Fonseca Lemes - Integrante / Leila Alves Martins - Integrante.

Prêmios

2015

Melhores monografias de História 3° lugar - 2015.2, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí. , Rua Maria Vieira Cunha, Residencial Flamboyant, 75804714 - Jataí, GO - Brasil, Telefone: (64) 36050800

Experiência profissional

2016 - 2020

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 40

2007 - 2015

Associação dos Surdos de Goiânia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora do ensino da Libras, Carga horária: 30

2007 - 2016

Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 30

2007 - 2011

Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Assistente C, Carga horária: 30

2014 - 2015

Colégio Estadual Cultura e Cooperativismo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: DOCÊNCIA, Carga horária: 6

2019 - 2020

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí

Vínculo: Conselhos e Comissões, Enquadramento Funcional: NAPNE, Carga horária: 5

2020 - Atual

Câmara Municipal de Goiânia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tradutor e Intérprete de Libras, Carga horária: 30

2023 - Atual

Prefeitura de Goiânia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Libras, Carga horária: 30