Carlo Sandro de Oliveira Campos

Professor e pesquisador na área de Português e de línguas indígenas. Tem graduação em Letras e mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com experiência de pesquisa em estudos de gramática e léxico nas áreas de descrição, documentação e revitalização linguística. Atua em pesquisa relacionada à descrição linguística do português e de Línguas Indígenas com enfoque teórico formalista.

Informações coletadas do Lattes em 06/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos Lingüísticos

2005 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Morfofonêmica e morfossintaxe do Maxakalí
, Ano de obtenção: 2009. Thaïs Cristófaro Silva. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Mestrado em Estudos Lingüísticos

2003 - 2005

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: abertura vocálica em verbos irregulares da primeira conjugação do português: um caso de reestruturação fonotática por generalização fonológica
, Ano de Obtenção: 2005.Thaïs Cristófaro-Silva.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Fonética e Fonologia, abertura vocálica, Fonologia.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Neurociências.

Graduação em Letras

2001 - 2002

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Bewegungsart und Bewegungsrichtung bei den Verben der Fortbewegung im Deutschen
Orientador: Georg Otte

Graduação em Letras

1998 - 2002

Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorado

2022 - 2023

Pós-Doutorado. , University of Ottawa, U.OTTAWA, Canadá. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

2011 - 2011

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

2010 - 2011

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Formação complementar

2021 - 2021

Fieldwork on Endangered Languages Amazonicas viii. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2021 - 2021

Descrevendo uma língua indígena sob os olhares do linguista indígena. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2021 - 2021

Escola de inverno Amazonicas 8 - Línguas indígenas brasileiras. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Russo

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Esperanto

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Participação em eventos

Amazonicas viii.Ergatividade cindida em Krenak? Uma análise preliminar. 2021. (Outra).

Revitalização de Línguas Indígenas e Minoritárias. Segundo Congresso Internacional sobre Revitalização de Línguas Indígenas e Minorizadas. 2019. (Congresso).

Seminário de Políticas Linguísticas e Promoção das Línguas Indígenas na Universidade.Multimodalidade e produção de materiais em línguas indígenas. 2019. (Seminário).

V Seminário de Pesquisas em Letramento - Letramentos Múltiplos.Práticas de letramento em Português e em Maxakali em um curso de formação de educadores indígenas. 2018. (Seminário).

XII Jogo do Livro e II Seminário Internacional Latino-americano: Palavras em m Derivas.Seres e Territórios Ancestrais da Mata Atlântica: a Língua e os Cantos Maxakali. 2017. (Seminário).

Introdução aos Estudos das músicas ameríndias.Variação Linguística e as Línguas Indígenas de Minas Gerais. 2011. (Outra).

XIII Simpósio nacional de Letras e Linguística e III Simpósio internacional de Letras e Linguística.Sobre a marcação dos Casos ergativo e nominativo em Maxakalí. 2011. (Simpósio).

1 Encontro sobre a Diversidade Linguística de Minas Gerais.Alternância de transitividade e estrutura argumental em Maxakalí. 2010. (Encontro).

1 Encontro sobre Diversidade Linguística de Minas Gerais.Relações lexicais e gramaticais entre as línguas Pataxó e Maxakali. 2010. (Encontro).

Probravo II Sis-Vogais.Variação Fonológica em Verbos com terminações em -ear (chatear) e -iar (variar). 2009. (Simpósio).

VI Encontro de Línguas e CulturasMacro-Jê.Maxakalí: língua ergativa tripartida?. 2008. (Encontro).

V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. 2007. (Oficina).

III Enciontro Nacional do Gelco. Apresentação da comunicação: Marcação de caso em Maxakalí. 2006. (Congresso).

VI Semana de eventos da faculdade de letras da UFMG. Apresentação da comunicação: Cisão de caso na morfossintaxe verbal em Maxakalí. 2006. (Congresso).

1. Escola de Inverno de Ciência da Fala. 2005. (Outra).

1º Encontro Mineiro de Estudos em Línguas Indígenas.Apresentação da palestra Ergatividade no Maxakali, no 1º Encontro Mineiro de Estudos em Línguas Indígenas, na Faculdade de Letras da UFMG, em novembro de 2005. 2005. (Encontro).

V Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG. "a metafonia em verbos da primeira conjugação do português de Belo Horizonte". 2004. (Congresso).

IV Semana de Letras da UFOP. A abertura de vogais médias em verbos da primeira conjugação: um fenômeno de generalização fonológica. 2003. (Congresso).

VII Congresso Nacional de Fonética e Fonologia/I Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. 2002. (Congresso).

Seminário de Literatura e Lingüística: Dialetos do Alemão à luz do Romance Buddenbrooks de Thomas Mann. 2001. (Seminário).

VIII Encontro Nacional de Tradutores e II Encontro Internacional de Tradutores. Apresentação de comunicação: O Uso de Protocolos Verbais em Traduções do Alemão para o Português: Reflexões sobre o Processo de Tradução. 2001. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: RICARDO SOUZA NETTO

CAMPOS, Carlo Sandro; GUIMARÃES, Daniela Mara; Soares, Ivanete Bernardino; Ferraz, Aderlande Pereira. A APROPRIAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DO PNLD PELO PROFESSOR DE PORTUGUÊS. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: JOÃO HENRIQUE SANTOS DE SOUZA

DUARTE, F. B.;CAMPOS, Carlo Sandro; OLIVEIRA, C. C.; ANDRADE, A. L.. Marcação diferencial do sujeito em línguas do grupo Timbira. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Silvia Siqueira Pereira

MAIA, Marcus; FRANÇA,;CAMPOS, Carlo Sandro. Estrutura e processamento da alternância causativa na língua indígena Maxakalí. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gardênia Barbosa Neubauer

CAMPOS, Carlo Sandro; DUARTE, F. B.; MORI, Angel Corbera. Aspectos gramaticais da língua Terena. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Antonio Marcondes de Araujo

GUIMARÃES, Daniela Mara; CASTILHO, P. T.;CAMPOS, Carlo Sandro. Evidências de incorporação cultural de ouvintes intérpretes de libras a partir do contato com a língua de sinais e com a cultura surda.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

Aluno: Marcela Ferreira Teixeira

MAIA, Marcus; FRANÇA,;CAMPOS, Carlo Sandro. Processamento de Interrogativas QU na Língua Indígena Maxakalí. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Isadora Maria de Barcelos Silva

CAMPOS, Carlo Sandro; DUARTE, F. B.; SOARES, Marília Facó. O Estatuto do Caso Ergativo em Línguas do Tronco Linguístico Macro-Jê. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Gradução em Linguística/UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mariana de Moura Salles Moreira

CRISTÓFARO-SILVA; PERINI, M. A.; GUIMARÃES, Daniela Mara;CAMPOS, Carlo Sandro. Alomorfia de Plural no Português Brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: JOÃO HENRIQUE SANTOS DE SOUZA

CABRAL, A. S. A. C.; MORANDA, M. G.;CAMPOS, Carlo Sandro. Pyhcop Cati Ji Jarcwaa: alinhamentos morfossintáticos e marcação diferencial. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mário André Coelho da Silva

NEVES, R. R.; NEVINS, A.; FREITAS, M. L. A.; MADRUGA, M. R.; CAMPOS, C. S. O.;CAMPOS, Carlo Sandro. Tikmuun yiy ax tinã xahi xi xahinãg, sons e pedaços da língua maxakali: descrição da fonologia e morfologia de uma língua Macro-Jê. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ricardo Campos Castro

DUARTE, F. B.; CABRAL, A. S. A. C.; PEIXOTO, J. S.; CABANA, N. M.;CAMPOS, Carlo Sandro. Morfossintaxe Tenetehára (tupí-guaraní). 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: NARAYNAM VIEIRA SANTOS

CAMPOS, Carlo Sandro. O Jenipapo: Cultura, Ciência e Sustentabilidade Para o Povo Pataxó Hãhãhãe. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: ZEZUEL GOMES DE ARAUJO

CAMPOS, Carlo Sandro; Araújo, Zezuel Gomes. HOMENAGEM ?A MANOEL DE ARAÚJO CARNEIRO? (MEU PAI): PROSSEGUINDO A HISTÓRIA DE RODRIGÃO XAKRIABÁ. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FIEI) - Faculdade de Educação da UFMG.

Aluno: LILIANE RODRIGUES MOTA

Mota, Liliane Rodrigues;CAMPOS, Carlo Sandro. ESTUDO SOBRE O LÉXICO AKWE XAKRIABÁ: UMA PROPOSTA DE ESCRITA E UMA CHAMADA PARA A REVITALIZAÇÃO DA LÍNGUA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Intercultural de Educadores Indígenas) - Faculdade de Educação da UFMG.

Aluno: HUELINGTON JOSÉ NUNES

SOUZA, J. F.;CAMPOS, Carlo Sandro; SOUZA, H.. A tradicional festa de Santo Antônio na comunidade na comunidade de Santo Antônio do Bolas, Jenipapo de Minas: uma perspectiva histórica e cultural. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Elisane Pereira Ramos

CAMPOS, Carlo Sandro. O Dicionário de Língua Portuguesa como potencial instrumento didático em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual José Bernardino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Franciele Fiúza Alves

CAMPOS, Carlo Sandro; CARVALHO, G. T.. Práticas de Escrita na Educação de Jovens e Adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mário André Coelho da Silva

LEE, S. H.; APONTES, S.;CAMPOS, Carlo Sandro. A sílaba em Maxakalí. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Dilma Krenak

DUARTE, F. B.;CAMPOS, Carlo Sandro. Krenak im'a'. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado intercultural) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lílian Ribeiro Pinheiro Jardim

CAMPOS, Carlo Sandro. As dificuldades referentes à aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental da escola estadual Cônego Figueiró em Francisco Badaró. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina.

Aluno: Marcos Alves dos Santos

CAMPOS, Carlo Sandro. A importância da leitura na formação dos alunos do 6. ano da Escola Estadual Comendador Murta. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha.

Aluno: Bethânia Débora Gomes

CAMPOS, Carlo Sandro. A importância do ensino de inglês instrumental e abordagem do ESP. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina.

Aluno: Maria Rozely Dias de Melo

CAMPOS, Carlo Sandro. A indisciplina na Escola Estadual Valdomiro Silva Costa no município de Virgem da Lapa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina.

Aluno: Milza de Fátima Assis Jardim

CAMPOS, Carlo Sandro. A importância da leitura e da interpretação de textos no 6o ano do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina.

Aluno: Lorena Martins Cima

CAMPOS, Carlo Sandro. A perspectiva feminina da autora Patrícia Galvão na década de 30. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina.

Aluno: Gizeli Gracilene Porto

CAMPOS, Carlo Sandro. Coerência da leitura no ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina.

Aluno: Flávia Maria Rocha

CAMPOS, Carlo Sandro. Lucíola: uma dama das camélias à brasileira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina.

Aluno: Ivonice Tarcísia de Oliveira

CAMPOS, Carlo Sandro. Uma análise sócio-literária na obra quarto de despejo de Carolina de Jesus. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina.

Aluno: Victor Dias Santos

CAMPOS, Carlo Sandro. Languages of the world and their case marking - the brazilian language Xavante. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

SARTORI, A. T.; PEREIRA, D. R. M.; RIBEIRO, G. T.;CAMPOS, Carlo Sandro; AMARAL, L. L.. Linguística Aplicada: Ensino de Português como Língua Materna. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

CAMPOS, Carlo Sandro; FRANCHETTO, B.; STEIN, Marília Raquel Albornoz; Alvarenga, Clarisse. Comissão de Avaliação de Mérito do Reconhecimento de Notório Saber de Sueli Maxakali. 2021. Universidade Federal de Minas Gerais.

Orientou

Beatriz Engler Barbosa

O gênero tirinha no ensino de Língua Portuguesa: uma análise do livro didático de Cereja e Magalhães (2014); Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Mailson Alves de Barros

A História da Aldeia Riacho do Brejo; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Tania Alves Maciel

A História da Reserva Indígena Pataxó Aratikum; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Cosme Braz dos Santos Filho

Pesca no mar em Barra Velha; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Carolina César Flister Maia

Gramáticas Pedagógicas no ensino de Português; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

LILIANE RODRIGUES MOTA

ESTUDO SOBRE O LÉXICO AKWE XAKRIABÁ: UMA PROPOSTA DE ESCRITA E UMA CHAMADA PARA A REVITALIZAÇÃO DA LÍNGUA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

ZEZUEL GOMES DE ARAUJO

HOMENAGEM ?A MANOEL DE ARAÚJO CARNEIRO? (MEU PAI): PROSSEGUINDO A HISTÓRIA DE RODRIGÃO XAKRIABÁ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

ADREANO PINHEIRO DOS SANTOS

O deslocamento dos Pataxó para Minas Gerais e a formação da Aldeia Imbiruçu dentro da Terra Indígena Fazenda Guarani; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Tania Alves Maciel

Práticas de sustentabilidade e sua relação com a escola; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Cosme Braz dos Santos Filho

Os saberes dos Pataxó de Barra Velha sobre o mar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Mailson Alves de Barros

A história da relação da comunidade Xakriabá com o córrego Riacho do Brejo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação Intercultural Para Educadores Indígenas) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Dilma Krenak

Escrita da língua Krenak; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Narlisson de Jesus Martins

Anglicismo: reflexões contemporâneas sobre o empréstimo linguístico; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Isabelle Alcaraz

A leitura: o conhecimento prévio e o processo inferencial na aprendizágem da leitura em língua estrangeira; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Kátia Aparecida Mota Cordeiro

Análise de erros ortográficos na produção escrita de alunos da 5; série do ensino fundamental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Heráclito Ferreira Gomes Neto

O internetês sob a mira do preconceito; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Gizele Gracilene Porto

Coerência da leitura no ensino fundamental; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Poliana Cristina Fernandes

A desrição do internetês e seus usos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Evânia Flávia Rocha

Clichê: a presença e a função do lugar - comum; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Ana Ribeiro Barbosa

Remanescentes africanos em narrativas orais do ausente: ressonâncias com a obra de Mia Couto; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

[Nome removido após solicitação do usuário]

A textualidade nas redações dos concorrentes ao vestibular da UFVJM; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Bethania Deborah Gomes

A importância do ensino de Inglês Instrumental e abordagem do ESP; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Kelly Cristine Tameirão

Análise Crítica do Discurso em composições de Chico Buarque de Holanda, no contexto histórico da ditadura militar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Christiano Ávila dos Santos

O livro didático e o ensino de uma leitura proficiente; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Lorena Martins Cima

A perspectiva feminina da autora Patrícia Galvão na década de 30; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Juliana Ribeiro Coelho

Redações de vestibulandos da UFVJM: análise de textos argumentativos propostos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Deisimara Silva

A escrita portuguesa: origem e evolução; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Sebastião Silva Costa

Análise literária da obra "Vidas Secas"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Ludmila Fonseca Muniz

Iracema: uma discussão sobre a obra de José de Alencar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Waniamara J

Santos; As funções da ironia na obra literária "orgulho e preconceito" de Jane Austen; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Flávia Maria Rocha

Lucíola: uma dama das camélias à brasileira; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Ivonice Tarcísia de Oliveira

Uma análise sócio-literária na obra quarto de despejo de Carolina de Jesus; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Kássia Jaqueline Mota

Dom Casmurro: uma obra de fôlego; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha - Diamantina; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Miryã Carvalho Carneiro

Mapeamento de campos semânticos como metodologia de seleção lexical para vocabulário bilíngue maxakali ? português ? maxakali; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Luísa Souza de Moura Lima

Gramáticas pedagógicas no ensino de Português; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Gabriel Gonçalves Santos

Padrões Silábicos do Português Falado em Minas Gerais; 2011; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Victor de Oliveira Galvão

Padrões Silábicos do Português Falado em Minas Gerais; 2011; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Beatriz Engler Barbosa

O gênero titinha no ensino de Língua Portuguesa: uma análise do livro didático de Cereja e Magalhães; 2018; Orientação de outra natureza; (Educação) - Faculdade de Educação; Orientador: Carlo Sandro de Oliveira Campos;

Produções bibliográficas

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Tradução de um artigo da Constituição Federal para a língua Maxakali: limitações e desafios do processo de tradução para uma língua indígena. Njinga Sepé , v. 3, p. 543-556, 2023.

  • CAMPOS, CARLO SANDRO . Revitalização e Retomada De Línguas. Percursos Linguísticos (UFES) , v. 13, p. 96-116, 2023.

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Características morfofonêmicas, morfossintáticas e léxico-semânticas da zoonímia e da fitonímia em Maxakalí. Revista brasileira de linguística antropológica , v. 4, p. 81-88, 2012.

  • CRISTÓFARO-SILVA ; CAMPOS, Carlo Sandro . Gradiência fonética e generalização fonológica. Leitura (UFAL) , v. 46, p. 83-100, 2011.

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Transitivigo kaj netransitivigo en Masxakalia lingvo. teleskopo internacilingva revuo , v. 2, p. 24-35, 2010.

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Cisão na marcação de caso na língua Maxakalí e sua relação com aspecto. GUAVIRA LETRAS , v. 8, p. 64-81, 2009.

  • CAMPOS, Carlo Sandro ; CRISTÓFARO SILVA, Thaïs . Variação fonológica em verbos com terminações em ?ear (chantagear) e ?iar (variar). FÓRUM LINGUÍSTICO (UFSC. IMPRESSO) , v. 5, p. 13-27, 2009.

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Ortografia Maxakalí. tabebuia , v. 1, p. 02-180, 2009.

  • CAMPOS, Carlo Sandro ; CRISTÓFARO SILVA, Thaïs . Abertura vocálica em verbos irregulares do português. ALFA: REVISTA DE LINGUÍSTICA (UNESP. ONLINE) , v. 2, p. 371-390, 2008.

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Pequena Gramática Maxakali. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019.

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Xokxop xohi xi mimxop xohi yõg tappet. 1. ed. Rio de Janeiro: Museu do Índio (FUNAI), 2014. v. 1. 216p .

  • CAMPOS, Carlo Sandro . A manifestação da ergatividade em Maxakali no período simples e no período composto. In: Quesler Fagundes Camargos; Fábio Bonfim Duarte. (Org.). Descrição e análise gramatical de línguas indígenas amazônicas. 1ed.Porto Velho: , 2021, v. , p. 205-229.

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Considerações sobre a língua usada nos cantos Maxakalí. In: Ana Suelly Arruda Câmara Cabral et al.. (Org.). Línguas e culturas Macro-Jê - Vol. 2.. Brasília/Campinas: Nimuendajú, 2011, v. 2, p. 171-193.

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Maxakalí: Língua ergativa tripartida?. In: Silvia Lucia Bigonjal Braggio, Sinval Martins de Sousa Filho. (Org.). Línguas e culturas Macro-Jê. 1ed.Goiânia: Vieira, 2009, v. , p. 1-348.

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Verbos transitivos, inergativos e inacusativos em Maxakalí. Viva Voz, Belo Horizonte, p. 34 - 49, 23 maio 2007.

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Práticas de letramento em português e em maxakali em um curso de formação de educadores indígenas. In: Seminário de Pesquisa em Letramento, 2020, Natal. Anais do V Seminário de Pesquisa em Letramento. Natal: UFRN, 2018. p. 36-47.

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Contribuições da língua Maxakalí para a descrição léxico-gramatical da língua Pataxó. In: I Congresso Nacional de Estudos Linguísticos (CONEL), 2011, Vitória (ES). Anais do Congresso Nacional de Estudos Linguísticos - CONEL, 2011.

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Maxakalí: Língua ergativa tripartida?. In: 6. Encontro de Línguas e Culturas Macro-Jê, 2009, Goiânia, GO. Línguas e Culturas Macro-Jê. Goiânia, 2009. v. 1. p. 15-347.

  • CAMPOS, Carlo Sandro ; CAMPOS, Carlo Sandro de O ; LIPARINI CAMPOS, Tânia . Análise do processo de tradução através da técnica de protocolos verbais. In: Encontro da ANPOLL, 2006, Pelotas. Textos em Psicolingüistica - Publicação Eletrônica do GT de Psicolingüistica da ANPOLL. Pelotas: Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2006. v. 1.

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Relações lexicais e gramaticais entre as línguas pataxó e maxakalí. In: I Encontro sobre a Diversidade Linguística de Minas Gerais: Cultura e Memória, 2010, Ouro Preto. I Encontro sobre a Diversidade Linguística de Minas Gerais: Cultura e Memória. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, 2010. v. 1. p. 24-25.

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Alternância de transitividade e estrutura argumental em Maxakalí. In: I Encontro sobre a Diversidade Linguística de Minas Gerais: Cultura e Memória, 2010, Ouro Preto. I Encontro sobre a Diversidade Linguística de Minas Gerais: Cultura e Memória. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, 2010. v. 1. p. 23-24.

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Considerações sobre a língua usada nos cantos Maxakalí. In: VII Macro-Jê, 2010, Brasília. VII Macro-Jê. Brasília: UNB, 2010. v. 1. p. 25-26.

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Características morfofonêmicas, morfossintáticas e léxico-semânticas da zoonímia e da fitonímia em Maxakalí. Revista Brasileira de Linguística Antropológica , 2012.

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Switch Reference and Ergativity in Maxakali. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Ergatividade cindida em Krenak?: uma análise preliminar. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Práticas de letramento em português e em maxakali em um curso de formação de educadores indígenas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Contribuições da língua Maxakalí para a descrição léxico-gramatical da língua Pataxó. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Variação linguística e as línguas indígenas de Minas Gerais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Língua e cantos tikmû'ûn: documentação e tradução. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Considerações sobre a língua usada nos cantos Maxakalí. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Relações lexicais e gramaticais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Alternância de transitividade e estrutura argumental em Maxakalí. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Variação fonológica em verbos com terminações em -ear (chatear) e -iar (variar). 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAMPOS, Carlo Sandro . On the nature of absolutive and ergative cases in Maxakalí language. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Maxakalí: Língua ergativa tripartida?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Marcação de Caso em Maxakalí. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Cisão de Caso na morfossintaxe verbal em Maxakalí. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Ergatividade no Maxakalí. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Abertura vocálica em verbos da primeira conjugação do português. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, Carlo Sandro . A abertura de vogais médias em verbos da primeira conjugação: um fenômeno de generalização fonoógica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAMPOS, Carlo Sandro . O uso de protocolos verbais em traduções do alemão para o português: reflexões sobre o processo de tradução. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAXAKALI, I. ; CAMPOS, Carlo Sandro . Yãy pop yãyhi' yõg hãm kax 'ãmix xux kîy (Dicionário de verbos supletivos). Belo Horizonte: Fino Traço, 2016 (Organização de livro).

  • MAXAKALI, Índios ; CAMPOS, Carlo Sandro . Xokxop xohi xi mîm xohi yõg tappet (livro sobre animais e plantas). Rio de Janeiro: Museu do Índio/Funai, 2014 (Organização de livro).

  • CAMPOS, Carlo Sandro . A ortografia da língua Maxakalí vol. 1. Rio de Janeiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • CAMPOS, Carlo Sandro . A ortografia da língua Maxakalí vol. 2. Rio de Janeiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • CAMPOS, Carlo Sandro . Da escrita Maxakalí. Belo Horizonte, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

Outras produções

CAMPOS, Carlo Sandro . Tradução avaliação de vestibular para língua maxakali. 2014.

MAXAKALI, Professores ; CAMPOS, Carlo Sandro . Assessoria técnica e linguística. 2014.

CAMPOS, Carlo Sandro . Assessoria técnica e linguística junto aos professores maxakali. 1999.

CAMPOS, Carlo Sandro . Hitup mã' ax: curar (Livro de saúde Maxakalí). 2008.

CAMPOS, Carlo Sandro . yãmîyxop xohi yõg tappet: livro de cantos rituais Maxakali. 2004.

CAMPOS, Carlo Sandro . Prática de ensino de produção de textos. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro . Análise da Prática e Estágio de Português. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro . Multilinguismo e políticas de línguas no Brasil. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro . Tópicos em Línguas. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro . Variação Línguística e Ensino de Línguas em Escolas do Campo. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro . Projeto de Pesquisa e Intervenção III. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro . Análise Prática de Estágio I. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro . O ensino de Gramática e dos conhecimentos linguísticos na escola. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro . Laboratório Intercultural I. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro . Análise Prática de Estágio. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro . Estudo Orientado C. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro . Tópicos Especiais em Linguística. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro . Oficina sobre temas Territoriais e Ambientais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro . Multilinguismo e políticas das línguas no Brasil. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro ; TRIEGLI, G. . Laboratório Intercultural I. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro . Curso de Língua Maxakali. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMPOS, Carlo Sandro . Seres e territórios ancestrais da Mata Atlântica: a língua e os cantos Maxakali. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMPOS, Carlo Sandro . Fundamentos Metodológicos de Ensino de Língua Portuguesa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro . Análise Prática de Estágio. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro . Fundamentos Metodológicos de Ensino de Língua Portuguesa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro . Análise Prática de Estágio. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro . Fundamentos Metodológicos de Ensino de Português. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAMPOS, Carlo Sandro . Oficina de Introdução à Documentação Linguística. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMPOS, Carlo Sandro . Oficina de vídeo e fotografia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMPOS, Carlo Sandro ; TUGNY, Rosângela ; MAXAKALI, Índios . Oficina de Transcrição e tradução de sessões de vídeos Maxakalí. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAMPOS, Carlo Sandro . Novas regras ortográficas do português. 2010. .

CAMPOS, Carlo Sandro ; CRISTOFARO-SILVA, T. . Seminário de Tópico Variável em Fonologia: Documentação linguística de línguas minoritárias. 2010. .

CAMPOS, Carlo Sandro ; DUARTE, F. B. . Seminário de Métodos de Pesquisa: Metodologia de trabalho de campo com línguas indígenas minoritárias. 2010. .

CAMPOS, Carlo Sandro . Novas Regras Ortográficas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CAMPOS, Carlo Sandro . Curso de capacitação de professores: português para os anos finais do ensino fundamental II. 2009. .

CAMPOS, Carlo Sandro . Curso de Capacitação de Professores de Português para os anos finais do Ensino Fundamental II. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAXAKALI, Professores ; CAMPOS, Carlo Sandro . yohnãm maxakani yõg. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - jornal).

CAMPOS, Carlo Sandro ; BICALHO, Charles . elaboração de Cartilha de alfabetização Maxakalí. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha de alfabetização Maxakalí).

CAMPOS, Carlo Sandro . Tradução de textos Maxakalí para o português no livro Penãhã. 2005. (Tradução).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2014

    Documentação da Língua Maxakali, Descrição: Documentação da Língua Maxakali no âmbito do Projeto de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas (Prodoclin) do Museu do índio (RJ). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlo Sandro de Oliveira Campos - Coordenador / Isael Maxakali - Integrante / Marilton Maxakali - Integrante., Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Bolsa.

  • 2005 - Atual

    Projeto Aspa, Descrição: O Projeto ASPA é um empreendimento conjunto entre pesquisadores que atuam em áreas diversas do conhecimento e que necessitam de um conhecimento sólido da organização sonora do Português contemporâneo. O entrelace maior entre estes pesquisadores é a concepção teórica de que o conhecimento lingüístico é organizado probabilisticamente. Os resultados do Projeto ASPA oferecem subsídios a pesquisas em diversas áreas do conhecimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlo Sandro de Oliveira Campos - Integrante / Daniela Mara Guimarães - Integrante / Thaïs Cristófaro Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras. , Avenida Antônio Carlos, 6627, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 34096025, Fax: (031) 34095120

Experiência profissional

2013 - Atual

Colégio Santa Dorotéia BH

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 19

Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II

2012 - 2013

Colégio Magnum

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa para o 9o ano do Ensino Fundamental e 2a e 3a séries do Ensino Médio.

2010 - 2014

Museu do índio

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário (bolsista de pós-doutorado), Carga horária: 30

Outras informações:
Ministrou a disciplina Seminário de Métodos de Pesquisa: Metodologia de trabalho de campo com línguas minoritárias no Programa de Pós-Graduação em Línguística da UFMG.

2010 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário (bolsista de Pós-Doutorado), Carga horária: 30

Outras informações:
Ministrou a disciplina "Seminário de Métodos de Pesquisa: Metodologia de trabalho de campo com línguas indígenas minoritárias no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFMG.

2013 - 2014

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor formador, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor formador na ação Saberes Indígenas.

2009 - 2013

Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenador do projeto Maxakalí, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador de Projeto de documentação da língua Maxakalí no Projeto Documentação de Línguas e Culturas Indígenas Brasileiras (Prodoclin) do Museu do índio (RJ)/FUNAI em cooperação com a UNESCO.

2009 - 2009

Centro de Estudos e Pesquisas Eduacacionais de Minas Gerais

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 40

Outras informações:
Curso de pós-graduação em Pedagogia sobre a ortografia de 1990 (Novo Acordo Ortográfico).

2009 - 2009

Palas Atena

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 15

Outras informações:
Curso de capacitação de professores de Português em Divisa Alegre, MG

2005 - 2009

Fundação Educacional Vale do Jequitinhonha

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor de ensino superior em curso de Letras. Língua Portuguesa e Linguística. Atuou nos cursos da Fevale/Fafidia em Diamantina e em polos existentes nos vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Atividades

  • 08/2005

    Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Materna, Fonética e Fonologia, Iniciação à Pesquisa do Inglês, Iniciação à Pesquisa Lingüística, Introdução à Lingüística, Leitura e Produção de Textos, Lingüística Aplicada à Alfabetização

1999 - 2004

Secretaria de Educação

Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: professor/consultor de português e linguíst, Carga horária: 0

Outras informações:
Atuação como professor de português no Programa de Formação de Professores Indígenas (PIEI-MG) nas aldeias Maxakalí e como consultor de linguística.

Atividades

  • 07/1999

    Serviços técnicos especializados , Núcleo de Educação Escolar Indígena, Belo Horizonte.Serviço realizado, Ensino de Português como língua estrangeira aos professores indígenas e elaboração de cartilhas e jornais.