Simone de Carvalho Santos
Graduada em Enfermagem pela Universidade de Marília (1999). Especialista em Administração nos Serviços de Saúde (2000), pela UNAERP; Especialista em Saúde da Família pela faculdade de Medicina de Marília, Famema (2006); Aperfeiçoada na Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde (EAD), pela Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Rio de Janeiro (2008) ; Especialista em Pré-Nata (2012); Mestre em Enfermagem Ensino em Saúde, da Faculdade de Medicina de Marília -Famema (2016).Aperfeiçoada em Educação Permanente para Tutores, modalidade á distância na área da Saúde (2020) Professora colaboradora da Unidade Prática Profissional -UPP (Famema) de 2005 a 2011; Preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho - PET-Saúde Ministério da Saúde de 2008 a 2015; Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família Famema, Marília (2006-2014); Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Graduação e Residência Multiprofissional em Saúde da Família- Famema (2011- 2015) ; Enfermeira na ESF desde 2000. Atua como apoiadora na Equipe Técnica Gerencial da Estratégia Saúde da Família de Marília de 2014 até o momento. Tem experiência na área de Educação em Saúde (Metodologia ativa - PBL/Problematização).Concluiu o curso de Formação de Facilitadores EAD com ênfase em Metodologias Ativas e atuou como Facilitadora no curso de Aprendizagem Multiprofissional com enfoque Interdisciplinar em Reabilitação (2017). Atuou como tutora e orientadora de EAD no projeto educacional do CONASEMS " Estratégia de Apoio Integrado a gestores e profissionais de saúde dos municípios no fortalecimento das ações de combate ao Aedes e suas consequências". Atuou como Tutora e Orientadora o curso EAD de Especialização da ESF pela Unifesp (2019 a 2022) . Tutora do curso EAD ImunizaSUS. Docente da Faculdade Estácio- Ourinhos no curso de Enfermagem(2020 a 2022). ) Formação EAD de Supervisor(a) de Tutoria - Projeto Saúde com Agente, realizado entre 23/08/2022 a 21/08/2023. Atuou como Supervisora de Tutoria no Projeto saúde com agente de 23/08/2022 até 21/08/2023. Tutora no Curso de Aperfeiçoamento - Qualificação do Processo de Trabalho e do Cuidado de Pessoas com Condições Crônicas na APS (11/22 a 03/23) . Atuou como Mediadora no Curso de Aperfeiçoamento - Qualificação do Processo de Trabalho e do Cuidado de Pessoas com Condições Crônicas na APS (06/22 a 12/22) . Atua como Tutora do projeto Mais Saúde com Agente; Atua como Tutora do curso de Especialização de Preceptoria em área Profissional de Saúde.
Informações coletadas do Lattes em 30/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em MESTRADO
2014 - 2016
Faculdade de Medicina de Marília
Título: ATENÇÃO AO IDOSO NA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM OLHAR PARA INTEGRALIDADE, Ano de Obtenção: 2016
Orientador: RICARDO SHOITI KOMATSU
Especialização em Especialização de Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital
2021 - 2022
Faculdade Sao Leopoldo Mandic
Título: Fortalecimento das Ações de Imunização nos Territórios Municipais
Especialização em Especialização em Cuidado Pré-Natal
2010 - 2011
Universidade Federal de São Paulo
Título: AVALIAÇÃO DA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO NA ESF
Especialização em Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde
2007 - 2008
Fundação de Assistência ao Trabalhador da Fiocruz
Título: não solicitado pelo curso
Especialização em Especialização em Saúde da Família
2005 - 2006
Faculdade de Medicina de Marília
Título: Avaliação da atenção à saúde do idoso após alta hospitalar nos PSF da Cidade de Marília
Orientador: Maria José Sanches Marin
Especialização em Administração dos Serviços de Saúde
2000 - 2001
Universidade de Ribeirão Preto
Título: Adesão dos Pacientes Hipertensos no tratamento Medicamentoso
Aperfeiçoamento em Formação de Tutores para Curso de Aperfeiçoamento em Atenção Integral em S
2020 - 2020
Fundação Osvaldo Cruz
Título: DOENÇAS NEGLIGENCIADAS. Ano de finalização: 2020
Aperfeiçoamento em Educação Permanente para Tutores de Curso EAD
2019 - 2020
Universidade Federal de São Paulo
Título: Nada Consta. Ano de finalização: 2020
Formação complementar
2012 -
Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde. , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2010 -
Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde. , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2009 -
PET. , Programa de Educação pelo Trabalho Para Saúde, PET, Brasil.
2022 - 2022
Formação de Tutores em Epidemiologia de Campo. , EPISUS FORMAÇÃO DE TUTORES, EPISUS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Capacitação em Preceptoria de Residência Uniprofissional e Multiprofissiona. (Carga horária: 130h). , HCOR INSTITUTO DE ENSINO, HCOR, Brasil.
2020 - 2020
INTRODUTÓRIO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE PARA GESTORES DO SUS. (Carga horária: 20h). , FACULDADE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS A SAÚDE, OSVALDO CRUZ, Brasil.
2020 - 2020
FORMAÇÃO DE TUTORES- APERFEIÇOAMENTO EM ATENÇÃO INTEGRAL A SAUDE DOENÇAS NE. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Saúde Pública Osvaldo Cruz, ENSP, Brasil.
2019 - 2020
Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde. (Carga horária: 120h). , FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO PESQUISA E ASSISTÊNCIA, FAEPA, Brasil.
2019 - 2019
O FAZER DA SAÚDE INDIGENA. (Carga horária: 60h). , UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS, UNASUS, Brasil.
2019 - 2019
Formação de Tutor EAD. (Carga horária: 40h). , Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, CONASEMS, Brasil.
2019 - 2019
Gestão da Clínica na Atenção Básica. (Carga horária: 60h). , UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS, UNASUS, Brasil.
2019 - 2019
Introdução a avaliação em saúde. (Carga horária: 60h). , UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS, UNASUS, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Facilitadora do Curso Presencial e EaD de Aprendizagem Multiprofissional. (Carga horária: 144h). , Faculdade de Medicina de Marília, FAMEMA, Brasil.
2017 - 2017
Formação de Facilitadores com Enfase em Metodologias Ativas. (Carga horária: 36h). , Faculdade de Medicina de Marília, FAMEMA, Brasil.
2013 - 2013
Enfermagem Dermatológica: Tratamento de Feridas. (Carga horária: 40h). , IbacBrasil, IB@C, Brasil.
2013 - 2013
Avaliação da Ferida:uma tecnologia de Cuidado. (Carga horária: 40h). , IbacBrasil, IB@C, Brasil.
2010 - 2010
Aprimoramento Profissional. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.
2009 - 2009
Aprimoramento Profissional. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.
Organização de eventos
SANTOS, S. C. . V Fórum Nacional de Métodos Ativos de Ensino-Aprendizagem. 2008. (Outro).
Participação em eventos
1º Congresso de Enfermagem do Interior Paulista. EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO À DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NO CONTEXTO DA ATUAÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2022. (Congresso).
2 Mostra do PET-Saúde.Escolas Estaduais edolescentes multiplicadores em Saúde: uma potencialidade a ser construída. 2012. (Encontro).
X Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios no XXVI Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. Trabalho Parceria Ensino-Serviço: Experiência dos Profissionais da ESF inseridos no projeto PET-Saúde. 2012. (Congresso).
X Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios no XXVI Congresso dos Secrettários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. Integralidade no Atendimento à Saúde da Mulher: Um relato de experiência. 2012. (Congresso).
2 Mostra Municipal de Produção em Atenção Básica/Saúde da Família.Sala de Espera: Uma Proposta de Educação popular. 2011. (Encontro).
2 Mostra Municipal de Produção em Atenção Básica/ Saúde da Família.Escolas Estaduais de Marília: um cenário de conflitos. 2011. (Encontro).
Organização do Trabalho para Atendimento ao Paciente com Tuberculose. 2011. (Oficina).
II simpósio Regional de Saúde do Trabalhador (Aspectos Jurídocos , de reabilitação e segurança do paciente). 2010. (Simpósio).
II Simpósio Regional de Saúde do Trabalhador LER?DORT: Reflexões. 2010. (Simpósio).
Reflexão do Processo de Trabalho na Assistência Farmacêutica. 2010. (Oficina).
Tratamento de Feridas e Cuidados com Estomias. 2010. (Outra).
XI Reunião do Fórum Nacional de Residentes em Saúde. Grupo de Sala de Espera: uma possibilidade de trabalho em Educação popular. 2010. (Congresso).
Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. 2009. (Oficina).
Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. 2009. (Congresso).
Treinamento em Organização de Serviço para Enfrentamento de Dengue. 2009. (Encontro).
13º Congresso Brasileiro Multidisciplinar e Multiprofissional em Diabetes. 2008. (Congresso).
Assistência de Enfermagem ao Paciente com Suspeita de Dengue. 2008. (Oficina).
I Mostra Municipal de Produção em Atenção Básica Saúde da Família.Educar e Sensiblilizar a Importância do Auto-Cuidado nos Portadores de Diabetes Mellitus. 2008. (Encontro).
V Fórum Nacional de Métodos Ativos de Ensino-Aprendizagem. 2008. (Outra).
Encontro de Infecção Hospitalar. 2007. (Encontro).
Oficina de Formação de Facilitadores de Projetos - Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família - AMQ. 2007. (Oficina).
Oficina de Programação da Unidade de Prática Profissional/Laboratário de Prática Profissional. 2007. (Oficina).
Programa de atividades da Unidade Prática Profissional. 2007. (Oficina).
Um Olhar para o Trabalho em Equipe na UPP 2: o encontro do cenário real para o simulado. 2007. (Oficina).
Capacitação em Saúde do Trabalhador. 2006. (Outra).
Conferência: A Construção da Sociologia Clínica. 2006. (Outra).
Curso de Atualização em Diabetes. 2006. (Outra).
Encontro Regional em Infecção Hospitalar. 2006. (Encontro).
Oficina Introdutória da Unidade Prática Profissional. 2006. (Oficina).
Pré-Fórum - Papel e Participação Docente. 2006. (Oficina).
Pré-Fórum para o Desenvolvimento Curricular da Famema. 2005. (Oficina).
Participação em bancas
SANTOS, S. C.. "Educaçăo permanente e autocuidado para os profissionais de saúde. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PERMANENTE: SAÚDE E EDUCAÇÃO EM UMA PRESPECTIVA INTEGRADORA) - FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ.
SANTOS, S. C.. Projeto de Intervenção: Acolhimento em uma Unidade de Saúde da Família. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PERMANENTE: SAÚDE E EDUCAÇÃO EM UMA PRESPECTIVA INTEGRADORA) - FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ.
SANTOS, SIMONE CARVALHO. ?Educação permanente: uma estratégia de organização do trabalho na unidade ele acolhimento infanto-juvenil. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PERMANENTE: SAÚDE E EDUCAÇÃO EM UMA PRESPECTIVA INTEGRADORA) - FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ.
SANTOS, S. C.. ?Projeto intervenção: ruídos na comunicação. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PERMANENTE: SAÚDE E EDUCAÇÃO EM UMA PRESPECTIVA INTEGRADORA) - FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ.
SANTOS, S. C.. Contribuição da educação permanente e implementação de fluxogramas de violações de direitos de crianças e adolescentes. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PERMANENTE: SAÚDE E EDUCAÇÃO EM UMA PRESPECTIVA INTEGRADORA) - FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ.
SANTOS, S. C.. ?Educação permanente em saúde na atenção primária - Estratégia de matriciamento por um centro de atenção psicossocial". 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO PERMANENTE: SAÚDE E EDUCAÇÃO EM UMA PRESPECTIVA INTEGRADORA) - FUNDAÇÃO OSVALDO CRUZ.
Orientou
IMPLEMENTAÇÃO DE GRUPOS DE PORTADORES DE DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM UMA UNIDADE BÁSICA NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
PLANO DE INTERVENÇÃO PARA REDUÇÃO DO USO DE BENZODIAZEPÍNICOS PELA POPULAÇÃO IDOSA EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE BARUERI; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
DOENÇAS CARDIOMETABÓLICAS EM PAIS ADULTOS E SUA RELAÇÃO COM OBESIDADE INFANTIL EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
CUIDADO DO PACIENTE OBESO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
GRUPO DE INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR PARA PACIENTES PORTADORES DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSIVEIS DIABETES MELITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
ACUPUNTURA AURICULAR NA ATENÇÃO BÁSICA COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR À SAÚDE MENTAL E DOR CRÔNICA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ATENDIMENTO COMPARTILHADO ENTRE NASF E ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
O POTENCIAL DA VISITA DOMICILIAR ESTRATIFICADA COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO À SAÚDE; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
IMPLEMENTAÇÃO DE GRUPO DE ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE DIABETES MELLITUS INSULINODEPENDENTES EM ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
APRIMORAMENTO DO SERVIÇO DE TELEATENDIMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA A PARTIR DA OPINIÃO DOS USUÁRIOS; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
ANÁLISE CLÍNICA DO DESMAME DE BENZODIAZEPÍNICOS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
PROPOSTA DE GRUPO PARA PACIENTES DIABÉTICOS NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DO MANEJO DE PACIENTES IDOSOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: ENFOQUE NA ADESÃO TERAPÊUTICA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
SAÚDE: UM DESAFIO DIÁRIO; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
O OLHAR SENSÍVEL DO MÉDICO DA FAMÍLIA AO PACIENTE NO CONTEXTO DAS VISITAS DOMICILIÁRIAS; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA APÓS A PANDEMIA DE COVID-19 : A CONSTRUÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO PARA MULHERES COM SOFRIMENTO PSÍQUICO; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
ABORDAGEM DOS CASOS CRÔNICOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL PELAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
VISITA DOMICILIAR UM DESAFIO NA PRÁTICA ; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
PLANO DE AÇÃO PARA UM ACOLHIMENTO HUMANIZADO EM UM CENTRO DE SAÚDE; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
GRUPO DE DIABÉTICOS: CONTROLE DA DOENÇA NA ATENÇÃO BÁSCIA; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
ESTRATÉGIA INTERSETORIAL PARA TRIAGEM VISUAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO NO MUNICÍPIO DE VARGEM GRANDE DO SUL - SP; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
ORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES DE PLANEJAMENTO FAMILIAR PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cuidado Pré-Natal) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
AVALIAÇÃO DE CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO ABSENTEÍSMO NAS ESPECIALIDADES MÉDICAS; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
ATENÇÃO DOMICILIAR NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE SÃO PAULO; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
A DESASSISTÊNCIA POPULACIONAL NO CENTRO DE SAÚDE LINDAS FLORES; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
ACOLHIMENTO EM UM CENTRO DE SAÚDE DE CAMPINAS - UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
DIFICULDADE NO ACESSO DO PACIENTE AO ATENDIMENTO MÉDICO POR DEMANDA ESPONTÂNEA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
POLIFARMÁCIA: COMO A FALTA DE ORIENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENTRE MÉDICOS PODEM AFETAR A SAÚDE DO IDOSO; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
O reflexo da deficiência de gestão em reunião de equipe na Estratégia de Saúde da Família; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Sistematização das Visitas Domiciliares na Unidade Saúde da Família Carmelina Silveira Cintra; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Hanseníase: diagnóstico na Atenção Primária à Saúde; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Estratégias para melhor inserção do idoso fragilizado no programa de saúde da família; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Promoção do autocuidado aos pacientes portadores de lombalgia crônica na Estratégia Saúde da Família; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
PROGRAMA DE MELHORIAS DO PROCESSO DE TRABALHO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE PEDRA BELA-SP; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Saúde Mental na Pandemia do COVID 19; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Promoção da saúde e prevenção de doenças na atenção primária; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
O uso de benzodiazepínicos em idosos da Unidade Básica de Saúde São Camilo; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Medicina Integrativa na Saúde Brasileira: a prática que promove o bem-estar do paciente; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Utilização da Escala de Coelho e do Protocolo de atenção domiciliar para Sistematização da visita domiciliária na Estratégia Saúde da Família; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
A atuação multiprofissional em equipes de trabalho na Atenção Primária; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Manejo das filas de neurologia e cardiologia em unidade de saúde da família de Atibaia; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cuidado Pré-Natal) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
PERCEPÇÕES E DESAFIOS NO MANEJO DE CASOS QUE COMPÕEM O CAMPO DA SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Abordagem das desordens Psiquiátricas da Infância na Atenção Primária; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Um novo olhar sobre o Acolhimento na Unidade Básica de Saúde; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Importância da contrarreferência na continuidade do tratamento na atenção básica; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Interação e comunicação da equipe multidisciplinar na Estratégia Saúde da Família; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Visita domiciliar: prática do cuidado; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
PLANO DE AÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ATENÇÃO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA JARDIM IMPERIAL, EM ATIBAIA - SP; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Saúde Mental na Atenção Primária - Manejo de pacientes críticos; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
A Estratégia de Saúde de Família no processo de Matriciamento; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
USO EXCESSIVO DE MEDICAMENTOS PSICOTRÓPICOS E A ALTA DEMANDA DE CONSULTAS NA ATENÇÃO BÁSICA PARA RENOVAÇÃO DESTAS RECEITAS; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
IMPLEMENTAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Melhorias no controle dos pacientes portadores de doenças crônicas na Unidade Básica de Saúde; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Instalação da Estratégia Saúde da Família em um município do interior paulista-Piracaia; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Estimativa da prevalência de infecção por SARS -CoV-2 na população de Bragança Paulista; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Ressignificação da atuação do Agente Comunitário de Saúde como peça central na Estratégia de Saúde da Família; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
PROTOCOLO PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE FERIDAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Território e Poder: Desafios da construção do SUS em uma terra dividid; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde da Família) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
MOTIVOS DA BAIXA COBERTURA DE PAPANICOLAOU NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissioanl em Saúde da Família) - Faculdade de Medicina de Marília; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Análise do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família: Olhar dos Residentes; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissioanl em Saúde da Família) - Faculdade de Medicina de Marília; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO NORTEADORA NO CUIDADO DE ENFERMAGEM; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos; Orientador: Simone de Carvalho Santos;
Produções bibliográficas
-
DE CARVALHO SANTOS, SIMONE ; FRANCO DA ROCHA TONHOM, SÍLVIA ; SHOITI KOMATSU, RICARDO . Saúde do idoso: reflexões acerca da integralidade do cuidado. RECCS. Revista do Centro de Ciências da Saúde, Universidade de Fortaleza , v. 29, p. 118-127, 2016.
-
ASSO, RIE NADIA ; AFFONSO, VIVIAN REGINA ; SANTOS, SIMONE CARVALHO ; CASTANHEIRA, BRUNA EULÁLIO ; ZAHA, MARIANA SAYURI ; LOSADA, DANIELE MORAES ; SANTOS, JANIELE DOS . Avaliação das visitas domiciliárias por estudantes e pelas famílias: uma visão de quem as realiza e de quem as recebe. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso) , v. 37, p. 326-332, 2013.
-
MARIN, MARIA JOSÉ SANCHES ; MORACVICK, MARIA YVETTE AGUIAR DUTRA ; RODRIGUES, LUCIANE CRISTINE RIBEIRO ; SANTOS, SIMONE DE CARVALHO ; SANTANA, FLÁVIO HENRIQUE DA SILVA ; AMORIN, DÉBORA MEIRA RAMOS . Knowing the reasons for nonadherence to health educacional actions. REME. Revista Mineira de Enfermagem , v. 17, p. 500, 2013.
-
MARIN, M.J.S. ; BAZACLIA, F.C. ; MASSARICO, A. ; SILVA, C. B. A. S. ; CAMPOS, R. T. ; SANTOS, S. C. . Características sócio-demográficas do atendimento ao idoso após alta hospitalar na Estratégia da Saúde da Família. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 44, p. 962-968, 2010.
-
MARIN, M.J.S. ; SANTOS, S. C. ; GONÇALVES . O Problema de Má Nutrição em Face do Planejamento Estratégico Simplificado em Uma Unidade Saúde da Família. REME. Revista Mineira de Enfermagem , v. 10, p. 213-217, 2006.
-
SANTOS, S. C. ; LOPES, C. S. . Integralidade no Atendimento à Saúde da Mulher: Um Relato de Experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NABÃO,F.Z. ; NOGUEIRA,C. ; SANTOS, S. C. ; MIORALI, V. C. ; CAZANAS, E. ; RAMOS, D. M. . Educação Permanente:Ferramenta Potencial no Processo de Trabalho dos Enfermeiros no Municìpio de Marília. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALTAFIM, C. A. C. ; NAKADATE, S.I. ; SANTOS, S. C. ; SANTOS, F.F. ; STROPPA, L. S. ; CAVALHIERI, F. B. ; OLIVEIRA, E. T. L. R. . Parceria Ensino Serviço:Experiência dos Profissionais da ESF Inseridos no Projeto PET_Saúde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, G. C. ; PEREIRA, A.C.V.P. ; FAKHOURI, A.P. ; SHIMOCOMAQUI, G.B. ; SANTOS, S. C. . Sala de Espera: Uma Proposta de Educação popular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SHIMOCOMAQUI, G.B. ; OLIVEIRA, G. C. ; PEREIRA, A.C.V.P. ; FAKHOURI, A.P. ; SANTOS, S. C. . Grupo de Sala de Espera: Uma possibilidade de Trabalho em Educação popular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SUGAHARA,M.T. ; SHIMOCOMAQUI, G.B. ; PEREIRA, A.C.V.P. ; OLIVEIRA, G. C. ; FAKHOURI, A.P. ; SANTOS, S. C. . Prevençaõ e Práticas na Saúde: Psicodrama como meio de Intervenção na Saúde da Família. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SUGAHARA,M.T. ; OLIVEIRA, G. C. ; SHIMOCOMAQUI, G.B. ; PEREIRA, A.C.V.P. ; FAKHOURI, A.P. ; SANTOS, S. C. . O Ser Residente na Faculdade de Medicina de Marília: a experiência da metodologia aiva de ensino aprendizagem na formação profissional de saúde da família. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTANA, F.H.S. ; SANTOS, S. C. ; MARIN, M.J.S. ; RODRIGUES, L.C.R. ; AMORIN, D.M.R. ; MORACVICK, M.Y.A.D. . Análise da não-adesão da População em Atividades Comunitárias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, S. C. . Educar e Sensibilizar a Importância do Auto-Cuidado nos Portadores de Diabetes Mellitus. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, S. C. . Importância do Olhar Para Angústias e Anseios do Cuidador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, S. C. ; GONÇALVES ; MARIN, M.J.S. . Enfrentando o Problema de Má Nutrição: Uma Parceria Ensino e Serviço. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2014
MOTIVOS DE BAIXA COBERTURA DE PAPANICOLAOU NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMILIA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Simone de Carvalho Santos - Coordenador / Dayane dos Santos Paixão - Integrante.
-
2010 - 2011
AVALIAÇÃO DAS VISITAS DOMICILIÁRIAS POR ESTUDANTES E PELAS FAMÍLIAS: UMA VISÃO DE QUEM AS REALIZA E DE QUEM AS RECEBE, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Simone de Carvalho Santos - Coordenador / Rie Nadia Asso - Integrante / Vivian Regina Affonso - Integrante / Bruna Eulália Castanheira - Integrante / Mariana Sayuri Zaha - Integrante / Daniele Losada - Integrante / Janiele dos Santos - Integrante.
-
2005 - 2006
AVALIAÇÃO DA ATENÇÃ À SAÚDE DO IDOSO APÓS ALTA HOSPITALAR NOS PSF DA CIDADE DE MARÍLIA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Simone de Carvalho Santos - Coordenador / Maria José Sanches Marin - Integrante.
-
2003 - 2004
ENFRENTANDO O PROBLEMA DE MÁ NUTRIÇÃO: UMA PARCERIA ENSINO SERVIÇO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Simone de Carvalho Santos - Integrante / Maria José Sanches Marin - Coordenador / Thais \mendes Gonçalves - Integrante.
Prêmios
2008
Educar e Sensibilizar a Importância do Auto-Cuidado nos Portadores de Diabetes Mellitus, Secretaria municipal de Saúde.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria Municipal de Saúde de Marília, Maternidade e Gota de Leite. , Avenida Nelson Spielmann - de 322/323 a 1140/1141, Palmital, 17509001 - Marília, SP - Brasil, Telefone: (14) 33031242
Experiência profissional
2013 - Atual
Prefeitura Municipal de MaríliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: EQUIPE TÉCNICA GERENCIAL DA ESF, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2003 - Atual
Prefeitura Municipal de MaríliaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Enfermeira da Estratégia Saúde da Família
2022 - 2023
FACULDADE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS A SAÚDEVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora EAD
2022 - 2022
FACULDADE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS A SAÚDEVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MEDIADOR, Carga horária: 20
2021 - 2023
Universidade Estácio de SáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 8
2024 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora EAD
2022 - 2023
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Tutoria, Carga horária: 20
2021 - 2022
Universidade Federal de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR/ORIENTADOR
Outras informações:
TUTORA NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
2019 - 2020
Universidade Federal de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor / Orientador, Carga horária: 20
2021 - 2022
Faculdade Sao Leopoldo MandicVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR NO CURSO APERFEIÇOAMENTO EAD, Carga horária: 10
Outras informações:
Tutora no curso de Aperfeiçoamento em Fortalecimento das Ações de Imunização nos Territórios Municipais, com carga horária de 180 horas;
2021 - 2022
Faculdade Sao Leopoldo MandicVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTOR CURSO DE EXTENSÃO EAD, Carga horária: 10
2012 - 2014
Faculdade de Medicina de MaríliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Preceptor da Residência Multiprofissional, Carga horária: 40
2012 - 2014
Faculdade de Medicina de MaríliaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Preceptora do Projeto PET -Saúde
2013 - 2013
Faculdade de Medicina de MaríliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações:
Professor Colaborador da Faculdade de Medicina de Marília
2012 - 2012
Faculdade de Medicina de MaríliaVínculo: colaboradora, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações:
Facilitadora da Unidade Prática Profissional da Faculdade de Medicina de Marília
2012 - 2012
Faculdade de Medicina de MaríliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações:
Facilitador da Unidade Prática Profissional da Faculdade de Medicina de Marília
2010 - 2012
Faculdade de Medicina de MaríliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Preceptora Bolsista do PET-SAÙDE
2010 - 2011
Faculdade de Medicina de MaríliaVínculo: colaboradora, Enquadramento Funcional: Tutora da residência Multiprofissional
2009 - 2011
Faculdade de Medicina de MaríliaVínculo: Famema, Enquadramento Funcional: Preceptora da Residência Multiprofissional
2010 - 2010
Faculdade de Medicina de MaríliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pofessora Colaboradora
Outras informações:
Facilitadora da Unidade Prática Profissional I
2009 - 2010
Faculdade de Medicina de MaríliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Preceptora do PET-SAÚDE, Carga horária: 8
2008 - 2008
Faculdade de Medicina de MaríliaVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Outras informações:
Facilitador da Unidade Prática Profissional 2
2007 - 2007
Faculdade de Medicina de MaríliaVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Outras informações:
Facilitador da Unidade Prática Profissional 1
2005 - 2007
Faculdade de Medicina de MaríliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora da Residência Miultiprofissional
Outras informações:
Preceptora da residência multiprofissional
2006 - 2006
Faculdade de Medicina de MaríliaVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Outras informações:
Faciliatador da Unidade Prática Profissional 2
2005 - 2005
Faculdade de Medicina de MaríliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora
Outras informações:
Facilitadora da Unidade Prática Profissional 1 do curso de enfermagem e medicina
2005 - 2005
Faculdade de Medicina de MaríliaVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Outras informações:
Facilitadora da Unidade de Prática Profissional 1
2018 - 2019
Conselho Nacional de Secretários Municipais de SaúdeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor ead, Carga horária: 20
2017 - 2017
Instituto de Reabilitação Lucy MontoroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor curso EAD e presencial
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Simone de Carvalho Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?