Jaqueline Santos Sampaio

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e discente, pela mesma universidade, da graduação em História da Arte, habilitação Bacharel. Especializada em Pedagogia da Arte (UFRGS) e graduada em História Licenciatura pelo Centro Universitário Metodista IPA. Investigou em sua dissertação de mestrado as relações entre ensino de História e Artes Visuais através da análise de reproduções de obras de arte presentes em livros didáticos de História. É professora de História e Sociologia na escolarização básica e professora de História da Arte em cursinhos pré-vestibulares e ENEM

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2015 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Encontros possíveis entre ensino de História, Imagens e Arte: uma análise do livro didático História em Movimento,Ano de Obtenção: 2017
Carla Meinerz.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Livro Didático; Imagem; Reproduções de obras de arte; Ensino de História.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Artes.

Especialização em Pedagogia da Arte

2012 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Entre significados e representações: reflexões sobre a presença de imagens artísticas em livros didáticos de História
Orientador: Luciana Gruppelli Loponte

Graduação em andamento em História da Arte

2013 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em História - Licenciatura

2009 - 2011

Centro Universitário Metodista
Título: Arte Contemporânea e Público: uma esfera de relação a ser discutida
Orientador: Orientador (a): Rossana P. Dela Costa
Bolsista do(a): Programa Universidade Para Todos, PROUNI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Abordagens Pedagógicas Modernas na Educação a Distância. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2019 - 2019

Promover a imaginação sociológica. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2019 - 2019

Educação a distância. (Carga horária: 25h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Artes Visuais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Arte - Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIII Encontro Estadual da ANPUH RS: Ensino, Direitos e Democracia. Seções Olho Vivo e Análise de Imagem: diálogos interdisciplinares entre Ensino de História e História da Arte em livros didáticos. 2016. (Congresso).

23° Seminário de Arte e Educação de Montenegro. 2012. (Congresso).

X Encontro Estadual de História - ANPUHRS. Arqueologia e História: Fronteiras e Aproximações.. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edison Bisso Cruxen

SAMPAIO, Jaqueline;CRUXEN, E. B.. Arte Contemporânea e Público: Uma esfera de relação a ser discutida. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Centro Universitário Metodista.

LUCIANA GRUPPELLI LOPONTE

LOPONTE, Luciana Gruppelli; MEINERZ, Carla; CAIMI, Flávia Eloisa; POSSAMAI, Zita. Sobre encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte: reflexões a partir da coleção História em Movimento (2014). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

LUCIANA GRUPPELLI LOPONTE

LOPONTE, Luciana Gruppelli; POSSAMAI, Zita; MEINERZ, Carla; CAIMI, Flávia Eloisa. Seções Olho Vivo e análise de imagem: diálogos interdisciplinares entre ensino de história e história da arte em livros didáticos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Flávia Eloisa Caimi

CAIMI, F. E.; MEINERZ, Carla.; POSSAMAI, Z.; LOPONTE, L.G.. Sobre encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte: reflexões a partir da coleção História em Movimento (2014). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Flávia Eloisa Caimi

MEINERZ, Carla.;CAIMI, F. E.; POSSAMAI, Z.; LOPONTE, L.G.. Seções Olho Vivo e Análise de Imagem: diálogos interdisciplinares entre Ensino de História e História da Arte em livros didáticos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Zita Rosane Possamai

POSSAMAI, Z. R.; MEINERZ, C.; LOPONTE, L. G.; CAIMI, F. E.. Sobre encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte: relfexões a partir da Coleção História em Movimento (2014). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Zita Rosane Possamai

POSSAMAI, Z. R.; LOPONTE, L. G.; CAIMI, F. E.. Seções Olho Vivo e análise de imagem: diálogos interdisciplinares entre ensino de história e história da arte em livros didáticos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Adriana Fraga da Silva

Projeto de extensão: Percepção ambiental e patrimonial da comunidade escolar do entorno do Parque Municipal Saint'Hilaire em Porto Alegre / RS; 2009; Orientação de outra natureza; (Historia) - Centro Universitário Metodista, Centro Universitário Metodista IPA; Orientador: Adriana Fraga da Silva;

Carla Beatriz Meinerz

; Encontros possíveis entre ensino de história, imagens e arte : uma análise do livro didático história em movimento; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Carla Beatriz Meinerz;

LUCIANA GRUPPELLI LOPONTE

Artes visuais e século XX: reflexões sobre a presença da arte contemporânea nos livros didáticos de História; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Luciana Gruppelli Loponte;

Estêvão da Fontoura Haeser

Arte contemporânea e público: Uma esfera de relação a ser discutida; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário Metodista; Orientador: Estêvão da Fontoura Haeser;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SAMPAIO, J. S. . Seções Olho Vivo e Análise de Imagem: diálogos interdisciplinares entre Ensino de História e História da Arte em livros didáticos. In: XIII Encontro Estadual de História da ANPUH-RS, 2016, Santa Cruz do Sul. Encontro Estadual de História - ANPUH-RS.Ensino, Direito e Democracia: anais, 2016. p. Sem página.

  • SAMPAIO, J. S. . Arte Contemporânea e Público: uma esfera de relação a ser discutida. In: VI Salão de Iniciação Científica e Extensão, 2011, Porto Alegre. Programa de Resumos - Centro Universitário Metodista, do IPA - VI Salão de Iniciação Científica e Extensão, 2011. p. 101-101.

  • CARLI, B. L. ; REIS, O. ; SAMPAIO, J. S. . Ditadura Civil-Militar x Chico Buarque. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, J. S. . Da Arte Moderna às Linguagens Contemporâneas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARLI, B. L. ; SAMPAIO, J. S. . História e Arte (ENEM): arte concreta e neoconcreta no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, J. S. . Seções Olho Vivo e Análise de Imagem: diálogos interdisciplinares entre Ensino de História e História da Arte em livros didáticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FLOGIATO, F. ; MELNITZKI, M. ; MENEGHETTI, A. ; MEYER, C. ; SAMPAIO, J. S. ; SOSA, L. . Experiências de mediação em espaços expositivos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SAMPAIO, J. S. ; COSTA, R. D. . Arte Contemporânea e Público: uma esfera de relação a ser discutida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FLOGIATO, F. ; MELNITZKI, M. ; MENEGHETTI, A. ; MEYER, C. ; SAMPAIO, J. S. ; SOSA, L. . Práticas de mediação em espaços expositivos. 2015. .

FLORES, M. ; MONTEIRO, C. ; SALVATERRA, B. ; SAMPAIO, J. S. . Marino Marini: do arcaísmo ao fim da forma. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático de exposição de artes visuais).

SAMPAIO, J. S. . Currículo pra quem?. 2019. Fotografia.

SAMPAIO, J. S. . Você recebeu a Jaqueline do azar. 2019. Outra.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Destaque, VI Salão de Iniciação Científica e Extensão - IPA. Sessão Linguística, Letras e Artes.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Resgate Popular

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de História da Arte

Outras informações:
Cursinho popular pré-vestibular Resgate.

2017 - Atual

Colégio Espirito Santo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

2017 - 2017

PARAÍBA CIEP

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 27

2013 - 2017

SANTANDER CULTURAL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Mediador, Carga horária: 30

Outras informações:
Mediador da Ação Educativa do Santander Cultural nas seguintes exposições: Nem eu, nem tu: nós, de Karin Lambrecht; ZBA: Zerbini, Barrão e Afonso; Corpo Santo de Felipe Caldas; O Vento dissipa as memórias de uma realidade anterior, de Leonardo Remor; Plano de Observação, de José Damasceno; Estados Ordinários de Consciência, de Michel Zózimo , Aporia, do duo Ío; Olhar Vertical de Tuca Reinés; Moacyr Scliar: O Centauro do Bom Fim; Vik Muniz: o tamanho do mundo; Narrativas Poéticas - Coleção Santander Brasil e Ascensão do Objeto: Desenho e Instalação, de Nathália Gárcia.

2018 - 2018

Fundação Iberê Camargo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Oficineira, Carga horária: 24

Outras informações:
Oficineira no Projeto Iberê nas Praças.

2014 - 2015

Fundação Iberê Camargo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Coordenação, Carga horária: 36

Outras informações:
Assistente de Coordenação / Agendamento: Atender e orientar professores sobre as atividades do Programa Educativo; realizar e acompanhar o agendamento de grupos e as inscrições em atividades especiais; produzir o levantamento numérico mensal e anual; elaborar relatórios e formulários de avaliação; colaborar na produção de seminários e encontros de educadores; realizar pesquisas sobre as exposições; participar da elaboração e escrita de materiais didáticos.

2015 - 2015

Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de mediação - Projeto Educativo, Carga horária: 30

Outras informações:
Coordenador de mediação do espaço Usina do Gasômetro durante a 10º Bienal do Mercosul - Mensagens de uma Nova América.

2013 - 2013

Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Agendamento, Carga horária: 27

Outras informações:
Agendamento de público visitante para a 9° edição da Bienal do Mercosul - Se o clima for favorável.

2011 - 2011

Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Assistente de Coordenação, Carga horária: 30

Outras informações:
Assistente de Coordenação do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Atividades: Arquivar materiais e documentos referentes arte visual contemporânea e a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Atendimento ao público visitante do acervo da Fundação Bienal do Mercosul, e atendimento ao público visitante da Casa M, no período entre maio e dezembro de 2011, em que parte da biblioteca do Núcleo de Documentação foi transferida para este local.