Ariane Carla Campos de Melo
Professora Adjunta na Universidade Federal de Pernambuco. Trabalha na interface empresas, universidades e centros de pesquisa. Realizou estágio pós doutoral (2021-2022) na Universidade de São Paulo (USP-IPEN), trabalhou com nanotecnologia, mais especificamente síntese de nanopartículas proteicas e metálicas. Realizou estágio pós doutoral na UFMG (2019-2021), trabalhou com nanopartículas de nióbio para aplicações comerciais. Doutora em química pela Universidade Federal de Minas Gerais, área de concentração química inorgânica (bioinorgânica), trabalhou com síntese e caracterização de compostos metálicos com potencial antitumoral (mecanismo de ação e interação com macromoléculas), bolsista CNPQ. Mestre em química por Universidade Federal de Goiás, onde trabalhou com cristalografia de pequenas moléculas e química medicinal, bolsista CNPQ. Graduação em Química pela Universidade Federal de Goiás. Foi consultora de implementação de laboratório químico na fábrica Newpen. Consultor ad hoc Projetos FACEPE.
Informações coletadas do Lattes em 29/10/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em quimica inorganica
2013 - 2017
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: PREPARO DE NOVOS COMPLEXOS DE Ru(II) COM LIGANTES MISTOS como agentes fotocitotóxicos
, Ano de obtenção: 2017. Elene Cristina Pereira Maia. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em QUÍMICA
2012 - 2013
Universidade Federal de Goiás
Título: Planejamento, preparo, determinação da estrutura cristalina e de propriedades relacionadas ao desempenho farmacêutico de co-cristais de lamivudina e efavirenz, Ano de Obtenção: 2013
Felipe Terra Martins.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em Quimica
2007 - 2010
Universidade Federal de Goiás
Título: Diários de aula : um instrumento de analise acerca do discurso da inclusao
Orientador: Anna Maria Canavarro Benite.
Pós-doutorado
2021 - 2022
Pós-Doutorado. , Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Química Farmacêutica Medicinal.
2019 - 2021
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, FUNDEP, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Formação complementar
2024 - 2024
Extensão universitária em SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PROEXC. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2022 - 2022
Curso de Integração para Docentes. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2017 - 2017
Introdução a catálise heterogênea. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Redação de documentos científicos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2012 - 2012
International Shool on Fundamental Crystallography. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2011 - 2011
?COMPUTADORES Y SOFTWARE EDUCATIVO ENLA ENSEÑANZA. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2009 - 2009
Apresentação e Construção de Jogos Computacionais. (Carga horária: 4h). , ULBRA, ULBRA, Brasil.
2009 - 2009
Química das Sensações. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Quimica, ABQGO, Brasil.
2009 - 2009
Trabalhando o livro "Quimica e Sociedade". (Carga horária: 4h). , ULBRA, ULBRA, Brasil.
2009 - 2009
Indústria de Tintas: Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Quimica, ABQGO, Brasil.
2008 - 2008
Uso do RPG no ensino da Química. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2008 - 2008
Análises Físico-Químicas de Água. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Organização de eventos
MELO, A. C. C. . ORGANIZAÇÃO DE EVENTO DE EXTENSÃO "SIMULADO ENEM TERCEIRÃO 2018". 2018. (Outro).
Participação em eventos
VIII SEMANA DA LICENCIATURA EM QUÍMICA. 2023. (Outra).
18th INTERNATIONAL CONFERENCE ON BIOLOGICAL INORGANIC CHEMISTRY.Interactions of ruthenium(II) compounds with intracellular targets. 2017. (Outra).
Reunião Anual Sociedade Brasileira de Quimica. Two Heteroleptic complexes of Ru(II) as photocytotoxic agents. 2016. (Congresso).
2º Simpósio Temático do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Minas Gerais: Coordination Chemistry: Alfred Werner?s Legacy.. 2013. (Simpósio).
Symposium on nanothechnology and its applications in health -1. 2013. (Simpósio).
I encontro de história da educação do centro oeste. 2011. (Encontro).
XI Seminário Nacional '' O UNO e o diverso na educação escolar". 2011. (Seminário).
33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2010. (Congresso).
X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED CENTRO-OESTE: DESAFIOS DA PRODUAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO CONHECIMENTO. 2010. (Encontro).
XV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA. 2010. (Encontro).
Encontro Centro-Oeste de debates sobre o ensino de quimica.. 2009. (Encontro).
Semana Integrada de Química 2009. 2009. (Outra).
VI Congresso de Pesquisa Ensino e Extansão.. 2009. (Congresso).
Semana da Química Integrada. 2008. (Encontro).
Participação em bancas
DE MELO, ARIANE. C. C; SA, R. A.; OLIVEIRA, R. C. B.; CARVALHO, T. F. G.. DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO REFLEXIVO: AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROBLEMAS PROPOSTOS POR PROFESSORES DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO. 2024.
SANTOS, L. O.; SA, R. A.;DE MELO, ARIANE C.C.. ELEMENTOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM EMENTAS DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.
MELO, A. C. C.; FERREIRA, E. L. F.; DAMASCENO, F. C.. Síntese de filme biodegradáveis a base de polissacarídeos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em química) - Universidade Federal do Vale do São Francisco.
DE MELO, ARIANE C.C.; SANTOS, L. O.; SANTOS, M. B. C. S.. Agrotóxico como uma temática investigativa a ser explorada: relação entre saberes popular e científico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.
DE MELO, ARIANE. C. C; SANTOS, L. O.; SANTOS, S. B. C.. ?GERAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ANALISE A PARTIR DO ENSINO POR PROJETO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.
DE MELO, ARIANE C.C.; SA, R. A.; LEMOS, G. T.. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO REMOTO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA NO AGRESTE DE PERNAMBUCO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.
DE MELO, ARIANE C.C.; SANTOS, L. O.; SANTOS, M. B. C. S.. O Uso da Gamificação na Formação Inicial de Professores de Química do Estado de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.
DE MELO, ARIANE C.C.; ANJOS, J. A. L.; DAMASCENO, F. C.. USO DE SITUAÇÃO PROBLEMA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO INICIAL EM UM CURSO DE QUÍMICA-LICENCIATURA?.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.
DE MELO, ARIANE. C. C; DAMASCENO, F. C.; SANTOS, R. L.; SPINELLI, Y. C. B.. PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DA UNIVASF EDITAL Nº 02 DE 16 DE FEVEREIRO DE 2023. 2023. Universidade Federal do Vale do São Francisco.
DE MELO, ARIANE. C. C; CARVALHO, B. C.; CARVALHO, V. A. N.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR EFETIVO DA UNIVASF EDITAL Nº. 18 DE 16 DE AGOSTO DE 2023. 2023. Universidade Federal do Vale do São Francisco.
DE MELO, ARIANE. C. C. Comissão Científica na VIII SEMANA DA LICENCIATURA EM QUÍMICA. 2023.
DE MELO, ARIANE. C. C. Coordenador (a) das Comunicações Orais apresentadas na VIII SEMANA DA LICENCIATURA EM QUÍMICA. 2023.
DE MELO, ARIANE. C. C. Comissão científica da VII SELIQUI. 2022. Universidade Federal de Pernambuco.
Orientou
? Ações de extensão no curso de licenciatura em química da UFPE-CAA e os impactos na formação docente ?; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Uso de situação problema no contexto da eletroquímica; ; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Cálculo estequiométrico: uso de experimentação no ensino superior; ; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
INSERÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Versatilidade farmacêutica e síntese de sulfonamidas conjugadas; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Complexos metálicos de Ru(II) e atividade antitumoral; ; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Complexos metálicos e sua potencial atividade biológica; ; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Estágio Supervisionado Não obrigatório; Empresa Central de Tratamento de Resíduos Caruaru (CTR Caruaru); Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Estágio Supervisionado Não obrigatório; Empresa Prefeitura Municipal de Caruaru - Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Programa Tempo Certo); Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
; Produção de sabão para estabelecer as relações entre conhecimento científico e conhecimento popular; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pernambuco; Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; (Orientador);
Projeto de extensão bolha de sabão; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Projeto de extensão bolha de sabão; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Projeto de extensão bolha de sabão; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Projeto de extensão bolha de sabão; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Projeto de extensão bolha de sabão; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Projeto de extensão bolha de sabão; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Projeto de extensão bolha de sabão; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Projeto de extensão bolha de sabão; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
Projeto de extensão bolha de sabão; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);
ELEMENTOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM EMENTAS DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Ariane Carla Campos de Melo;
GAMIFICANDO O ENSINO DE QUÍMICA: Investigando o conhecimento dos discentes do curso de química de uma Universidade Federal sobre o uso de gamificação nas aulas de química; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Ariane Carla Campos de Melo;
USO DE SITUAÇÃO PROBLEMA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM FORMAÇÃO INICIAL EM UM CURSO DE QUÍMICA-LICENCIATURA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Ariane Carla Campos de Melo;
Síntese e caracterização de complexos metálicos com potencial farmacêutico; ; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Ariane Carla Campos de Melo;
LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO E AS POLITICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Ariane Carla Campos de Melo;
Química medicinal no ensino de química; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Ariane Carla Campos de Melo;
Estágio Supervisionado Não obrigatório; Empresa NUTRIVIL; 2023; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Ariane Carla Campos de Melo;
Estágio Supervisionado Não obrigatório; Empresa: Nutrivil Nutrição Animal; 2023; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Ariane Carla Campos de Melo;
Estágio Supervisionado Não obrigatório; Empresa Indústria e Comércio De Alimentos Do Nordeste LTDA (ICANE); ; 2023; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Ariane Carla Campos de Melo;
Monitoria em química inorgânica 1; 2023; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Ariane Carla Campos de Melo;
Monitoria em Química Inorgânica 1; 2023; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Ariane Carla Campos de Melo;
Monitoria em Química Inorgânica 1; 2023; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Ariane Carla Campos de Melo;
Monitoria em Físico Química 2; 2023; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Ariane Carla Campos de Melo;
Monitoria em Química Inorgânica 1; 2022; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Ariane Carla Campos de Melo;
Produções bibliográficas
-
DE SOUZA, ÍVINA P. ; DE MELO, ARIANE C.C. ; RODRIGUES, BERNARDO L. ; BORTOLUZZI, ADAILTON ; POOLE, SIMON ; MOLPHY, ZARA ; MCKEE, VICKIE ; KELLETT, ANDREW ; FAZZI, RODRIGO B. ; DA COSTA FERREIRA, ANA M. ; PEREIRA-MAIA, ELENE C. . Antitumor copper(II) complexes with hydroxyanthraquinones and N,N-heterocyclic ligands. JOURNAL OF INORGANIC BIOCHEMISTRY , v. 241, p. 112121, 2023.
-
MELO, A. P. C. ; FERNANDES, P. M. ; SILVA-NETO, C. M. E. ; SOUZA, E. R. B. ; MELO, A. C. C. ; SELEGUINI, A. . Potato genotypes and environments under potato in the Brazilian Cerrado biome. CIÊNCIA RURAL , v. 52, p. 1-10, 2022.
-
COSTA JUNIOR, E. F. ; PINTO, B. S. ; COSTA, A. O. S. ; MELO, A. C. C. . New technologies associated with osmotic dehydration applied to fruit conservation. CIENCIA RURAL , v. 53, p. 1-9, 2022.
-
MELO, A. P. C. ; FERNANDES, P. M. ; SILVA-NETO, C. M. E. ; SOUZA, E. R. B. ; GUIMARAES, R. N. ; SELEGUINI, A. ; MELO, A. C. C. . Substrates and organic sources in the production of seedlings of Physalis peruviana L. REVISTA COLOMBIANA DE CIENCIAS HORTICOLAS , v. 14, p. 1-20, 2020.
-
MELO, A. C. C. ; SANTANA, J. M. S. V. P. ; NUNES, K. J. R. C. ; MAIA, E. C. P. ; MORAES, A. H. . New heteroleptic ruthenium(II) complexes with sulfamethoxypyridazine and diimines as potential antitumor agents.. MOLECULES , v. 24, p. 1-24, 2019.
-
MELO, A. C. C. ; MAIA, E. C. P. ; SANTANA, J. M. S. V. P. ; NUNES, K. J. R. C. ; MORAES, A. H. ; MARQUES, M. A. ; OLIVEIRA, G. A. P. . Interactions of ruthenium(II) compounds with sulfasalazine and N,N′-heterocyclic ligands with proteins. INORGANICA CHIMICA ACTA , v. 467, p. 385-390, 2017.
-
MELO, A. C. C. ; AMORIM, I. ; Cirqueira, M. L. ; Martins, Felipe T. . Toward novel solid state forms of the anti-HIV drug efavirenz: from low screening success to cocrystals engineering strategies and discovery of a new polymorph. Crystal Growth & Design , p. 130214094020004-1569, 2013.
-
AMORIM, I. ; Cirqueira, M. L. ; MELO, A. C. C. ; Martins, Felipe T. . ESTRATÉGIAS DE ENGENHARIA DE CRISTAIS NA SÍNTESE DE CO-CRISTAIS DO FÁRMACO ANTI-HIV EFAVIRENZ. Revista de Biotecnologia & Ciência , v. 1, p. 1858-5393, 2013.
-
MELO, A. C. C. ; da Silva, Cameron C. ; Coelho, Renan R. ; Cirqueira, M. L. ; Landre, I. M. R. ; Ellena, Javier ; Martins, Felipe T. . Salts of the anti-HIV drug lamivudine with phthalic and salicylic acids. CrystEngComm (Cambridge. Online) , v. 14, p. 4562-4566, 2012.
-
OLIVEIRA, W. D. ; MELO, A. C. C. ; BENITE, A.M.C. . Ensino de ciências para deficientes auditivos: um estudo sobre a produção de narrativas em classes regulares inclusivas.. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias (En línea) , v. 7, p. 1-9, 2012.
-
Martins, Felipe T. ; Azarias, L.C ; Abreu, P. J ; Villis, P.C.M ; MELO, A. C. C. ; Ellena, Javier ; Doriguetto, A.C . Form III-like conformation and Form I-like packing in a chloroform channel solvate of the diuretic drug chlortalidone. CrystEngComm (Cambridge. Online) , v. 14, p. 6173, 2012.
-
OLIVEIRA, W. D. ; MELO, A. C. C. ; BENITE, A.M.C. . Inclusão de deficientes auditivos no ensino regular:dilemas de professores de biologia/ciências e intérpretes de libras. Revista da SBEnBIO , v. 3, p. 208-218, 2010.
-
Carla Cristina Braz Louly ; Diana da Nóbrega Silveira ; Sara Fernandes Soares ; Pedro Henrique Ferri ; MELO, A. C. C. ; Lígia Miranda Ferreira Borges . More about the role of 2,6?dichlorophenol in tick courtship: identification and olfactometer bioassay in Amblyomma cajennense and Rhipicephalus sanguineus. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Online) , v. 103, p. 60-65, 2008.
-
DE MELO, ARIANE. C. C ; BAZANTE, T. M. G. D. . NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA PCD, REFLEXÕES ACERCA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO. CAPÍTULO 19. In: Ana Maria de Barros, Ana Maria Tavares Duarte, Kalline Flávia Silva de Lira,Risonete Rodrigues da Silva, Tânia Maria Goretti Donato Bazante.. (Org.). EDUCAÇÃO, POLÍTICA E DIREITOS HUMANOS Diálogos Emancipatórios Volume 7. 1ed.Macéio: Editora Kattleya, 2024, v. 7, p. 428-441.
-
MELO, A. C. C. ; OLIVEIRA, W. D. . Aluno Com TDAH Na Sala De Aula: o que os professores dizem a respeito?. Revist@ Eletrônica do Instituto Consciência GO, Goiania, p. 1 - 15, 26 out. 2011.
-
MELO, A. C. C. ; Martins, Felipe T. . FÁRMACO ANTI-HIV EFAVIRENZ: NOVOS CO-CRISTAIS ISOESTRUTURAIS. In: I SALÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFG e I ENCONTRO GOIANO DE PÓS-GRADUANDOS, 2013, Goiania-GO. I SALÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFG e I ENCONTRO GOIANO DE PÓS-GRADUANDOS, 2013. v. 1. p. 9.
-
C, F. P ; Sousa, L.P ; MELO, A. C. C. . MOVIMENTO ESTUDANTIL: EXPERIÊNCIA E MEMÓRIA. In: I Encontro de História da Educação do Centro-Oeste - I EHECO, 2011, Cuiabá. I Encontro de História da Educação do Centro-Oeste - I EHECO, 2011. v. ´1. p. 1-8.
-
Sousa, L.P ; C, F. P ; MELO, A. C. C. . A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DOS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA COMPREENSÃO DO MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO. In: I Encontro de História da Educação do Centro-Oeste - I EHECO, 2011, Cuiabá. I Encontro de História da Educação do Centro-Oeste - I EHECO, 2011. v. 1. p. 1-8.
-
MELO, A. C. C. ; Melo, A.M.C . UM DESENHO DA CONCEPÇÃO DE INCLUSÃO ESCOLAR : DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. In: IV seminário de educaçao em rede, 2011, Goiania. IV seminário de educaçao em rede, 2011. v. 4. p. 1-12.
-
MELO, A. C. C. ; OLIVEIRA, W. D. ; BENITE, A.M.C. . Narrativas de professores e intérpretes de libras nas aulas de ciências em classes regulares inclusivas.. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. Anais: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010.
-
OLIVEIRA, W. D. ; MELO, A. C. C. ; BENITE, A.M.C. . Dilemas de professores de ciências na educação de surdos.. In: X Encontro de pesquisa em educação da ANPED centro-oeste: desafios da produção e divulgação do conhecimento, 2010, Uberlândia. Anais: X Encontro de pesquisa em educação da ANPED centro-oeste: desafios da produção e divulgação do conhecimento, 2010.
-
OLIVEIRA, W. D. ; MELO, A. C. C. ; BENITE, A.M.C. . O diário de aula coletivo: um recurso para a investigação do ensino de ciências para surdos.. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial., 2010, São Carlos. Anais: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro Da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial., 2010.
-
MELO, A. C. C. ; BENITE, A.M.C. . Diário de aula: um instrumento de análise acerca do discurso da inclusão. In: I seminário de estágio da licenciatura em química. IQ/UFG, 2010, Goiânia. I seminário de estágio da licenciatura em química. IQ/UFG, 2010.
-
SILVA, W. V. S. A. ; MELO, A. C. C. . Complexos de rutênio uso de antibióticos, fenantrolina e bipiridina.. In: 62 Congresso Brasileiro de Química, 2023, Natal. ANAIS DO 62º Congresso Brasileiro de Química, 2023.
-
COSTA, M. V. S. ; SILVA, W. V. S. A. ; MELO, A. C. C. . Versatilidade farmacológica das sulfonamidas em complexos metálicos do ponto de vista estatístico.. In: VIII SEMANA DA LICENCIATURA EM QUÍMICA, 2023, Caruaru. ANAIS DA VIII SEMANA DA LICENCIATURA EM QUÍMICA, 2023.
-
SANTANA, J. M. S. V. P. ; MELO, A. C. C. ; MAIA, E. C. P. . SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE COMPLEXOS DE RU(II) COM DIIMINAS E SULFASSALAZINA. In: XXV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2016, BELO HORIZONTE. XXV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2016.
-
MELO, A. C. C. ; SANTANA, J. M. S. V. P. ; MAIA, E. C. P. . TWO HETEROLEPTIC COMPLEXES OF RU(II) AS PHOTOCYTOTOXIC AGENTS. In: 39ª. Reunião Anual da SBQ, 2016, Goiania. 39ª. Reunião Anual da SBQ, 2016.
-
SANTANA, J. M. S. V. P. ; MELO, A. C. C. ; MAIA, E. C. P. . SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E ATIVIDADE ANTITUMORAL COMPLEXO DE RU(II) COM 2,2´-BIPIRIDINA E A HIDRAZIDA DO ÁCIDO TIOFENOCARBOXÍLICO. In: XXIV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2015, BELO HORIZONTE. XXIV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2015.
-
MELO, A. C. C. ; SANTANA, J. M. S. V. P. ; NUNES, K. J. R. C. ; MAIA, E. C. P. . Photoinduced Cytotoxicity and DNA Cleavage by Novel Ru(II) Complexes. In: 5th LATIN AMERICAN SYMPOSIUM ON COORDINATION AND ORGANOMETALLIC CHEMISTRY, 2015, Angra dos Reis. 5th LATIN AMERICAN SYMPOSIUM ON COORDINATION AND ORGANOMETALLIC CHEMISTR, 2015.
-
SANTANA, J. M. S. V. P. ; MELO, A. C. C. ; MAIA, E. C. P. . SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE UM COMPLEXO DE RU(II) COM A HIDRAZIDA DO ÁCIDO TIOFENOCARBOXÍLICO. In: XXIII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA / PRPQ, 2014, BELO HORIZONTE. XXIII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA / PRPQ, 2014.
-
AMORIM, I. ; Cirqueira, M. L. ; Martins, Felipe T. ; MELO, A. C. C. . Estratégias de engenharia de cristais na síntese de co-cristais do fármaco anti-HIV efavirenz. In: 21 Reunião Da Associação Brasileira de Cristalografia, 2013, GOIANIA. 21 Reunião Da Associação Brasileira de Cristalografia, 2013. v. 21. p. 1-2.
-
MELO, A. C. C. ; AMORIM, I. ; Martins, Felipe T. . Estratégias de planejamento de novas formas cristalinas de efavirenz.. In: III Seminario de Pesquisa da UFG, 2012, Goiania. III Seminario de Pesquisa da UFG, 2012. p. 13658-13662.
-
MELO, A. C. C. ; da Silva, Cameron C. ; Cirqueira, M. L. ; Martins, Felipe T. . Predicting structures of the anti-HIV lamivudine with ortho-phtalic and salicylic acids.. In: International School on Fundamental Crystallography- ISFC, 2012, Uberlandia. International School on Fundamental Crystallography- ISFC, 2012. p. 19-20.
-
MELO, A. C. C. . Dilemas encontrados por professores de química na educação dos deficientes visuais.. In: X Encontro de pesquisa em educação da ANPED centro-oeste: desafios da produção e divulgação do conhecimento., 2010, Uberlândia. ANAIS: X Encontro de pesquisa em educação da ANPED centro-oeste: desafios da produção e divulgação do conhecimento, 2010.
-
MELO, A. C. C. ; OLIVEIRA., W. R. ; OLIVEIRA, W. D. ; BENITE, A.M.C. . Diários coletivos na aula de química: dilemas de professores e intérpretes na educação de surdos.. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. Livro de Resumos da 33ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química, 2010. p. EDU-130-EDU-130.
-
MELO, A. C. C. ; BATISTA, Maria Alciony Rosa da Silva ; SILVA, L. D. ; OLIVEIRA, W. D. ; BENITE, A.M.C. . Mobilização de saberes docentes no contexto do ensino de do ensino de ciências para deficientes visuais. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial., 2010, Sao Carlos. Anais do IV Congresso Brasileiro de Educação Especial / VI Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial., 2010.
-
SILVA, L. D. ; MELO, A. C. C. ; BATISTA, Maria Alciony Rosa da Silva ; BENITE, A.M.C. . Dilema encontrados por professores de quimica na educaçao de deficientes visuais.. In: VII Congresso de pesquisa, ensino e extensão., 2010, Goiânia. Anais VII Congresso de pesquisa, ensino e extensão., 2010. v. 7. p. 4733-4737.
-
OLIVEIRA, W. D. ; MELO, A. C. C. ; BENITE, A.M.C. . Dilemas de professores de ciências/química e interpretes de libras.. In: XVI Encontro Centro-Oeste de Debates sobre Ensino de Química, 2009, Itumbiara. Livro de Resumos do XVI Econtro Centro-Oeste de Debates sobre o Ensino de Química, 2009.
-
MELO, A. C. C. ; OLIVEIRA, W. D. ; OLIVEIRA., W. R. ; BENITE, A.M.C. . Diários de aula: um instrumento de análise acerca do discurso da inclusão.. In: VI CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2009, Goiânia. Anais: VI CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2009. v. 6. p. 5310-5314.
-
SILVA, L. M. ; SILVA, W. V. S. A. ; MELO, A. C. C. . A Coordenação de Íons Metálicos em Sulfonamidas. In: VIII SEMANA DA LICENCIATURA EM QUÍMICA, 2023, Caruaru. ANAIS DA VIII SEMANA DA LICENCIATURA EM QUÍMICA, 2023.
-
MELO, A. C. C. . POLÍTICAS DE ENTRADA E PERMANÊNCIA EM ESPAÇOS PÚBLICOS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DE MELO, ARIANE. C. C . Química Bioinorgânica Medicinal (. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MELO, A. C. C. ; MORAES, A. H. ; MAIA, E. C. P. . Antitumoral and antimicrobial properties of metal compounds with antibiotic drugs.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTANA, J. M. S. V. P. ; MELO, A. C. C. ; MAIA, E. C. P. . SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE COMPLEXOS DE RU(II) COM DIIMINAS E SULFASSALAZINA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELO, A. C. C. . Two heteroleptic complexes of Ru(II) as photocytotoxic agents. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, A. C. C. . Complexos de Rutenio com potencial atividade antitumoral. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTANA, J. M. S. V. P. ; MELO, A. C. C. ; MAIA, E. C. P. . SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E ATIVIDADE ANTITUMORAL COMPLEXO DE RU(II) COM 2,2´- BIPIRIDINA E A HIDRAZIDA DO ÁCIDO TIOFENOCARBOXÍLICO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTANA, J. M. S. V. P. ; MAIA, E. C. P. ; MELO, A. C. C. . SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE UM COMPLEXO DE RU(II) COM A HIDRAZIDA DO ÁCIDO TIOFENOCARBOXÍLICO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AMORIM, I. ; Cirqueira, M. L. ; Martins, Felipe T. ; MELO, A. C. C. . Estratégias de engenharia de cristais na síntese de co-cristais do fármaco anti-HIV efavirenz. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELO, A. C. C. ; Martins, Felipe T. . FÁRMACO ANTI-HIV EFAVIRENZ: NOVOS CO-CRISTAIS ISOESTRUTURAIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELO, A. C. C. ; da Silva, Cameron C. ; Cirqueira, M. L. ; Martins, Felipe T. . Predicting structures of the anti-HIV lamivudine with ortho-phtalic and salicylic acids.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, A. C. C. ; AMORIM, I. ; Martins, Felipe T. . Estratégias de planejamento de novas formas cristalinas de efavirenz.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, A. C. C. ; Melo, A.M.C . UM DESENHO DA CONCEPÇÃO DE INCLUSÃO ESCOLAR : DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Sousa, L.P ; C, F. P ; MELO, A. C. C. . Contribuição da teoria dos novos movimentos sociais para a compreensão do movimento negro unificado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
C, F. P ; Sousa, L.P ; MELO, A. C. C. . Movimento Estudantil: experiência e memória. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, A. C. C. ; OLIVEIRA, W. D. ; BENITE, A.M.C. . Narrativas de professores e intérpretes de libras nas aulas de ciências em classes regulares inclusivas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, W. D. ; MELO, A. C. C. ; BENITE, A.M.C. . Dilemas de professores de ciências na educação de surdos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, A. C. C. . Dilemas encontrados por professores de química na educação dos deficientes visuais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, A. C. C. ; OLIVEIRA., W. R. ; OLIVEIRA, W. D. ; BENITE, A.M.C. . Diários coletivos na aula de química: dilemas de professores e intérpretes na educação de surdos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, A. C. C. ; BENITE, A.M.C. . Diário de aula: um instrumento de análise acerca do discurso da inclusão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, W. D. ; MELO, A. C. C. ; BENITE, A.M.C. . O diário de aula coletivo: um recurso para a investigação do ensino de ciências para surdos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MELO, A. C. C. ; BATISTA, Maria Alciony Rosa da Silva ; SILVA, L. D. ; BENITE, A.M.C. . Mobilização de saberes docentes no contexto do ensino de do ensino de ciências para deficientes visuais.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, W. D. ; MELO, A. C. C. ; BENITE, A.M.C. . Dilemas de professores de ciências/quimica e intérpretes de LIBRAS acerca do discurso da inclusão escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, A. C. C. ; OLIVEIRA, W. D. ; OLIVEIRA., W. R. ; BENITE, A.M.C. . Diários de aula: um instrumento de análise acerca do discurso da inclusão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, A. C. C. . Química das drogas licitas e ilicitas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
OLIVEIRA, W. D. ; MELO, A. C. C. ; Field's, K. A.P. . Minicurso: O uso do Diário como instrumento para reflexão e investigação da prática pedagógica.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Versatilidade farmacológica de Complexos de coordenação, Descrição: Objetivo central explorar a ação terapêutica de complexos de coordenação que possuem múltiplas indicações na clínica médica. Síntese e caracterização estrutura de novos agentes antitumorais, antimicrobianos, antivirais e tripanocidas que possuam um potencial farmacológico mais satisfatório do que os medicamentos disponíveis na clínica médica. Grupo de pesquisa certificado pelo diretório dos grupos de pesquisa no Brasil CNPQ: LABORATORIO DE BIOINORGÂNICA E QUIMICA MEDICIAL DO AGRESTE. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ariane Carla Campos de Melo - Coordenador / Leandro Manoel da Silva - Integrante / Manoela Vitória Silva - Integrante / Wesley Vinicius Soares Araújo Silva - Integrante / Danilo Alves Martins de Faria - Integrante / Andrei Marcelino Sá Pires e Silva - Integrante.
-
2019 - 2021
Mineração urbana de aterros industriais para reciclagem de cromo em rejeitos: produção de insumo com maior valor agregado, Descrição: Mineração urbana de aterros industriais para reciclagem de cromo em rejeitos: produção de insumo com maior valor agregado.A indústria do couro produz uma grande quantidade de resíduos sólidos oriundos do processo de beneficiamento do couro com cromo para a obtenção do couro ?wet blue?. O couro wet blue, é considerado resíduo classe I, de acordo com a norma NBR 10004. Sendo portanto, inviável seu descarte em aterros convencionais, por apresentar perigo ao meio ambiente e aos animais, incluindo o homem. A etapa de curtimento do couro é a que gera a maior quantidade de resíduos sólidos e líquidos, sendo que a produção de couro até o estágio wet blue, produz 85% do resíduo ambiental da cadeia produtiva. Nesse viés, esse resíduo pode ser aproveitado para o desenvolvimento de fertilizantes, biomateriais, alimentação de ruminantes, material adsorventes, contribuindo para diminuição do descarte ambiental das indústrias curtidoras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Ariane Carla Campos de Melo - Integrante / Luiz Carlos Alves Oliveira - Coordenador / Carlos Giovani Bruziquesi - Integrante / José Balena Gabriel Filho - Integrante.
-
2019 - 2021
Desenvolvimento de gel clareador dental via geração in situ de oxigênio reativo empregando nanoestruturas de nióbio., Descrição: Desenvolvimento de gel clareador dental via geração in situ de oxigênio reativo empregando nanoestruturas de nióbio.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariane Carla Campos de Melo - Integrante / Luiz Carlos Alves Oliveira - Coordenador / Poliane Chagas - Integrante / Cinthia Soares Castro Oliveira - Integrante.
-
2019 - 2021
Desenvolvimento de descolorante capilar empregando nanoestruturas de nióbio., Descrição: Desenvolvimento de descolorante capilar com ausência de peroxido de hidrogênio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariane Carla Campos de Melo - Integrante / Luiz Carlos Alves Oliveira - Coordenador / Poliane Chagas - Integrante / Cinthia Soares Castro Oliveira - Integrante.
-
2013 - Atual
COMPLEXOS TERNARIOS DE RU(II) CONTENDO ALFA,ALFA-DIIMINAS: SINTESE E ESTUDO DO POTENCIAL ANTITUMORAL, Descrição: Uma das aplicações mais importantes de complexos metálicos é no tratamento do câncer. Infelizmente, o aparecimento de resistência celular e os efeitos colaterais aos medicamentos atualmente disponíveis têm incentivado a pesquisa de novos compostos. Neste vies, a síntese de complexos ternários de Ru(II) contendo ligantes n-heterocíclicos é uma alternativa. A estratégia adotada é a de aliar as propriedades farmacológicas dos complexos de rutênio às de antibióticos na busca por melhores agentes quimioterápicos. Estudos via ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio- RMN de 1H, podem identificar se o complexo interage com o domínio SH3 homologia de Src da proteína quinase de tirosina Abl envolvida na transdução de sinal, cuja disfunção está implicada no desenvolvimento de leucemia mielóide crônica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ariane Carla Campos de Melo - Integrante / JAIME MURILO SALVO VIDAL PEREIRA SANTANA - Integrante / ELENE CRISTINA PEREIRA MAIA - Coordenador / kelen jorge rodrigues da costa nunes - Integrante / Adolfo Henrique Moraes - Integrante.
-
2011 - 2013
Engenharia de Cristais Moleculares de Fármacos Anti-HIV, Descrição: A biodisponibilidade e, consequentemente, a eficácia e a toxicidade de um fármaco variam de acordo com suas estruturas supramoleculares no estado sólido. A descoberta de novas formas sólidas de um fármaco vislumbra a possiblidade de aperfeiçoamento de suas características farmacocinéticas, potencializando-as como novos insumos farmacêuticos. Devido às políticas que o governo Brasileiro tem adotado com relação aos medicamentos genéricos e a quebra das patentes dos medicamentos antirretrovirais para o tratamento da AIDS, fármacos anti-HIV são convidativos aos estudos de engenharia de cristais moleculares voltados para o aperfeiçoamento farmacocinético, uma vez que novas formas sólidas podem ser consideradas como inovações, e, consequentemente, serem patenteadas. Para a população consumidora, pelo menos, isso seria algo extremamente positivo, pois faria com que ocorresse o barateamento do medicamento devido à concorrência que seria criada. Neste sentido, o projeto de pesquisa é dedicado ao aperfeiçoamento das propriedades de estado sólido relacionadas aos perfis farmacocinéticos de fármacos consolidados na terapêutica anti-HIV. Este melhoramento das características farmacocinéticas se deve, principalmente, à alteração das propriedades de solubilidade e dissolução de acordo com a fase cristalina que se encontra um determinado fármaco. Processo: 472623/2011-7 Edital: Universal CNPq 14/2011 - Faixa A - até R$20.000,00 (valor financiado: R$13.998,81).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ariane Carla Campos de Melo - Integrante / da Silva, Cameron C. - Integrante / Cirqueira, M. L. - Integrante / Martins, Felipe T. - Coordenador / Antônio C. Doriguetto - Integrante / Isadora Amorim - Integrante.
-
2011 - 2012
PROJETO CENTRO MEMÓRIA VIVA DOCUMENTAÇÃO E REFERÊNCIAEM EJA, EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS DO CENTRO OESTE: Movimento de Educação de Base em Goiás (MEB-GO), Descrição: A presente pesquisa é um subprojeto vinculado ao projeto de criação do Centro de Memória, Documentação e Referência em Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Popular e Movimentos Sociais para a Região Centro Oeste, denominado Centro Memória Viva, financiado pela SECAD/MEC e SETEC/MEC. A pesquisa pretende contribuir com a preservação da memória e da história da educação em Goiás, dos anos 1960. Parte desta história dos movimentos de educação popular, da EJA e dos movimentos sociais daquele período está se perdendo, quer seja porque está dispersa , desorganizada ou apagando-se da memória daqueles que a viveram, em função do tempo ou da repressão sofrida. Iniciaremos o trabalho realizando o tratamento de documentos levantados em pesquisas de mestrado e doutorado, sobre o Movimento de Educação de Base em Goiás (MEB-GO) e as influências recebidas por ele dos movimentos de educação popular (Movimento de Cultura Popular e Centro Popular de Cultura), movimentos religiosos (Juventude Universitária Católica, Juventude Estudantil Católica), estudantis (União Nacional dos Estudantes) e movimentos sociais (Ação Popular), na década de 1960, disponibilizando o acervo no Portal do Centro Memória Viva. Posteriormente buscaremos localizar, identificar, catalogar, referenciar, organizar, divulgar e preservar de forma real e virtual o que se produziu na educação popular e na educação de jovens e adultos em Goiás, que ainda não foi identificado, com vistas a disponibilizar o acervo ao público especializado para consulta e pesquisa. Para tanto um dos desafios da pesquisa é convencer os sujeitos da importância dos documentos e depoimentos para a construção e registro da história local. Goiás contava naquele período com a maioria da população vivendo no meio rural e foi para atender aos adultos analfabetos, especialmente os trabalhadores rurais, que o MEB-Goiás direcionou sua ação educativa. Para desenvolver a pesquisa serão utilizados diferentes suportes técnicos, inclusive com a di. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ariane Carla Campos de Melo - Integrante / Maria Emilia de Castro Rodrigues - Integrante / Janaína Cristina de Jesus - Integrante / Maria Tereza Canezim Guimarães - Coordenador / Maria Margarida Machado - - Integrante.
-
2009 - 2010
Rede Goiana de Pesquisa em Educação Inclusiva., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Anna Maria Canavarro Benite em 06/05/2013., Descrição: Considerando que questões de alta complexidade como as abordadas pela educação inclusiva demandam do esforço coletivo de núcleos de formação e pesquisa vinculados às universidades e órgãos oficiais responsáveis por ela, o presente projeto se propõe instituir a Rede Goiana de Pesquisas em Educação Inclusiva; como espaço de formação inicial e continuada do educador na perspectiva da Educação Inclusiva numa parceria entre UFG ,UEG, Associação dos Surdos de Goiânia e Secretaria de Educação do Estado de Goiás... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ariane Carla Campos de Melo - Integrante / Walquiria Dutra de Oliveira - Integrante / Wanessa Rabelo de Oliveira. - Integrante / Anna Maria Canavarro Benite - Coordenador / Karla A. P. Field's - Integrante / lucas dias silva - Integrante / BATISTA, M.A.R da S. - Integrante / Claudio R Machado Benite - Integrante.
-
2009 - 2010
Observatório Nacional de Educação Especial, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Anna Maria Canavarro Benite em 06/05/2013., Descrição: Descrição: Este projeto visa a criação de uma rede nacional de pesquisadores, o Observatório Nacional de Educação Especial (ONEEs), cujo objetivo será o de conduzir estudos integrados sobre políticas de educação inclusiva. Objetiva-se que o ONEEs seja uma rede cooperativa entre pesquisadores que tem como meta produzir informações e conhecimentos necessários para melhor subsidiar decisões em matéria de políticas de educação inclusiva dos sistemas educacionais, além de oportunizar o compartilhamento de experiências entre pesquisadores para o desenvolvimento dos recursos humanos na área. O termo Observatório; tem sido usado para denominar uma rede formada por parceiros colaborativos que se unem com a perspectiva de produzir evidências científicas que embasem a definição de prioridades e estratégias de pesquisa e formação, que permitam fazer o acompanhamento de progressos, identificar as barreiras e promover os avanços, além de ser potencialmente um veículo poderoso de intercâmbio e formação para todos os envolvidos. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ariane Carla Campos de Melo - Integrante / Walquiria Dutra de Oliveira - Integrante / Anna Maria Canavarro Benite - Coordenador / BATISTA, M.A.R da S. - Integrante / Claudio R Machado Benite - Integrante / Karla A. P. Field s - Integrante.
Prêmios
2013
Artigo destaque em Crystal Growth & Design "Top 20 Most Read Articles". No. 11. Ariane C. C. Melo, Isadora F. Amorim, Marilia L. Cirqueira, Felipe T. Martins. Cryst. Growth Des. 2013, 13, 1558.,, American Chemical Society..
2013
O trabalho intitulado por estrategia de engenharia de cristais na sintese de co-cristais do farmaco anti-hiv efavirenz. premiado na forma de poster em primeiro lugar na categoria graduação, CONGRESSO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DO BRASIL CENTRAL.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste da UFPE. , Campus Agreste - Centro Acadêmico do Agreste (UFPE), Nova Caruaru, 55014900 - Caruaru, PE - Brasil, Telefone: (31) 992220702
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2024
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Química Inorgânica Avançada
-
04/2024
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico química 02, Química Inorganica 1
-
02/2024
Direção e administração, Campus do Agreste da UFPE.,Cargo ou função, Vice-coordenadora do curso de licenciatura em química..
-
09/2023
Ensino, Educação em Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologias Ativas de Apredizagem
-
09/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus do Agreste da UFPE.,Cargo ou função, Representante da câmara de pesquisa pelo NFD.
-
06/2023
Extensão universitária , Campus do Agreste da UFPE.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto Bolhas de Sabão.
-
11/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus do Agreste da UFPE.,Cargo ou função, Comissão de Esforço Docente.
-
09/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Campus do Agreste da UFPE.,Linhas de pesquisa
-
09/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus do Agreste da UFPE.,Cargo ou função, Membro do colegiado de química.
-
10/2023 - 03/2024
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Química Inorganica, Química Inorganica 1, Química Inorganica 2
-
06/2023 - 10/2023
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico Química 2, Química Inorganica 1
-
11/2022 - 05/2023
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculos Básicos para Química, Química Inorganica 1, Química Inorganica 2, Fisico Química 2, Laboratório de Inorganica
-
09/2022 - 11/2022
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a química, Química Inorganica 1
2021 - 2022
Instituto de Pesquisas Energéticas e NuclearesVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em nanotecnologia
2019 - 2020
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós doutorado, Carga horária: 40
Outras informações:
Pós doutoranda sob supervisão do professor Luiz Carlos Alves de Oliveira.
FERTILITIS/UFMG/ICEX/DQ/MINERACAO URBANA.
08/2019-12/2019 Ministrou aulas de química geral experimental para o curso de Farmácia.
08/2020-11-2020 Ministrou aulas de química geral experimental para o curso de Aquacultura e Engenharia Civil. (ENSINO REMOTO)
11/2020-03/2021 Ministrou aulas de química geral experimental para o curso de Engenharia Civil. (ENSINO REMOTO)
2013 - 2017
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: CNPQ, Carga horária: 40
Atividades
-
12/2020 - 03/2021
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química geral experimental
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral Experimental
-
08/2020 - 11/2020
Ensino, Aquacultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química geral experimental
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral Experimental
2012 - 2013
Universidade Federal de GoiásVínculo: Bolsista CNPQ, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2012
Universidade Federal de GoiásVínculo: Universidade Federal de Goias, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisa, Carga horária: 20
2009 - 2010
Universidade Federal de GoiásVínculo: Estagiária-bolsista-PROLICEN, Enquadramento Funcional: Estágiaria-bolsista. Iniciação Cientifica, Carga horária: 20
Outras informações:
Projetos desenvolvidos: Diários de aula: um instrumento de análise acerca do discurso da inclusão; .Dilemas encontrados por professores de química na educação dos deficientes auditivos e visuais, sob a orientação da Profª Drª Anna Maria Canavarro Benite.
2007 - 2007
Universidade Federal de GoiásVínculo: Estagiária-voluntária, Enquadramento Funcional: Estagiária-voluntária. Iniciação cientifica, Carga horária: 12
Outras informações:
Desenvolveu atividades de iniciação cientifica no Laboratório de Bioatividade Molecular- IQ/UFG. O plano de trabalho desenvolvido envolveu " Identificação de Componentes volateis emitidos por carrapatos". Os resultados obtidos permitiram o desenvolvimento de estrategias de controle do carrapato em sistemas naturais e no desenvolvimento de compostos modelos com ação repelente.
2021 - 2022
Instituto Federal de Santa CatarinaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de química
Atividades
-
10/2021 - 08/2022
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química geral teórica e experimental
-
10/2021 - 08/2022
Ensino, Engenharia Mecatrônica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química geral teórica e experimental
-
10/2021 - 08/2022
Ensino,,Disciplinas ministradas, Química teórica e experimental
2017 - 2019
Instituto Federal Goiano, IF GoianoVínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrou aulas de química geral no curso superior de Horticultura.
Ministrou aulas de bioquímica agrícola no curso superior de Horticultura.
Ministrou aulas de química para o ensino médio.
Atividades
-
10/2017 - 01/2019
Ensino,,Disciplinas ministradas, Química para ensino médio
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Superior de Tecnologia em Horticultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Superior de Tecnologia em Horticultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral
2019 - 2019
Faculdade de InhumasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9
Outras informações:
Ministrou aulas de química para o curso de farmácia:
química farmacêutica (teórica e prática) 60 HORAS (SEMESTRE)
físico química (teórica e prática) 60 HORAS (SEMESTRE)
química orgânica 60 HORAS (SEMESTRE)
Atividades
-
02/2019 - 07/2019
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico química, organica, introdução a química farmacêutica
2018 - 2018
Faculdade Central de CristalinaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações:
Ministrou aulas de educação inclusiva e psicologia da educação.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ariane Carla Campos de Melo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?