Tania Brandão da Silva

(Tania Brandão) Possui graduação (Bacharelado) em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). É Livre Docente em Direção Teatral pela UNIRIO. Exerceu a função de crítica de teatro em diversos periódicos. Atualmente, é professora aposentada colaboradora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC - UNIRIO), integra diversas comissões de premiação, curadoria e de organização de eventos teatrais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria do Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: história do teatro brasileiro, teatro brasileiro moderno, encenação brasileira, encenação brasileira moderna. É pesquisadora de História do Teatro Brasileiro e orientadora de pesquisas de Mestrado e Doutorado. É professora de Teoria e História do Teatro. Coordenou o GT Teatro Brasileiro da ABRACE até o VI Congresso (2010). Integrou o Júri do Prêmio Shell de Teatro RJ (2005-2010). Integra os Prêmios APTR de Teatro (2006/), CESGRANRIO e Reverência Musical. Integrou o Forum Mensal de Crítica de Teatro de O Globo (2008-2009). Atuou como crítica de teatro assistente de O Globo (2010/2014).Foi co-curadora do Festival de Teatro de Curitiba (2005/2015). Publica críticas de teatro e crônicas sobre a cultura carioca no Blog Folias Teatrais - http://foliasteatrais.com.br/

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

1994 - 1998

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Peripécias modernas: Companhia Maria Della Costa
Orientador: Francisco José Calazans Falcon
Palavras-chave: Teatro Brasileiro Moderno; Maria della Costa; Encenação moderna; história do teatro brasileiro.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação.

Especialização em Especialização Em Estética

1980 - 1982

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Licenciatura Plena Em História

1974 - 1974

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em História

1970 - 1973

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2004 - 2004

Como escrever para TV. (Carga horária: 20h). , Subtexto Produções, SUBTEXTO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: História do Teatro Brasileiro.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História/Especialidade: Historiografia do Teatro.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Teoria do Teatro.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Crítica da Arte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BRANDÃO, T. ; Gusmão, Henrique ; PARANHOS, K. ; ANDRADE, E. ; SEDREZ, L. . I Seminário de História e Historiografia do Teatro. 2019. (Outro).

BRANDÃO, Tania ; Knopfholz, Leandro ; Camargo, Lúcia ; Curi, Celso . Festival de Teatro de Curitiba. 2015. (Festival).

BRANDÃO, Tania ; Knopfholz, Leandro ; Camargo, Lúcia ; Curi, Celso . Festival de Teatro de Curitiba. 2014. (Festival).

BRANDÃO, Tania ; Knopfholz, Leandro ; Camargo, Lúcia ; Curi, Celso . Festival de Teatro de Curitiba. 2013. (Festival).

BRANDÃO, Tania ; Knopfholz, Leandro ; Camargo, Lúcia ; Curi, Celso . Festival de Teatro de Curitiba. 2012. (Festival).

BRANDÃO, Tania ; Knopfholz, Leandro ; Camargo, Lúcia ; Curi, Celso . Festival de Teatro de Curitiba. 2011. (Festival).

BRANDÃO, Tania ; Knopfholz, Leandro ; Camargo, Lúcia ; Curi, Celso . Festival de Teatro de Curitiba. 2010. (Festival).

Knopfholz, Leandro ; BRANDÃO, Tania ; Camargo, Lúcia ; Curi, Celso . Festival de Teatro de Curitiba. 2009. (Festival).

Knopfholz, Leandro ; BRANDÃO, Tania ; Camargo, Lúcia ; Curi, Celso . Festival de Teatro de Curitiba. 2008. (Festival).

Aronis, Victor ; BRANDÃO, T. ; Camargo, Lúcia ; Abreu, Kil ; Mostaço, E. . Festival de Teatro de Curitiba. 2007. (Festival).

Aronis, Victor ; BRANDÃO, T. ; Camargo, Lúcia ; Abreu, Kil ; Mostaço, E. . Festival de Teatro de Curitiba. 2006. (Festival).

SILVA, T. B. . Teatro, Cidade e Modernidade - Coordenação de Seção de Comunicação livre. 1999. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Ciclo de encontros Humanidades na Saúde Hospital Samaritano.A Sátira à Medicina no Teatro. 2018. (Encontro).

SEMANA CULTURAL CESGRANRIO 2018.Falando sobre direção teatral ? com Amir Haddad e Regina Bertola. 2018. (Outra).

CEFTEM V Seminário Carioca de Teatro Musical. Crítica Teatral Contemporânea. 2017. (Congresso).

Seminário O Teatro e Seus Públicos.O teatro e seus públicos - impasses atuais e históricos. 2017. (Seminário).

XII Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado.História do Teatro Brasileiro. 2017. (Encontro).

20o.Festival de Teatro do Rio - Encontros de Cultura.A preparação, a construção, a criação e a publicação da crítica teatral carioca em 2016. 2016. (Outra).

Discutindo o panorama atual do teatro carioca.A CENA TEATRAL NOSSA DE TODO DIA. 2016. (Encontro).

IFTR Conference 2016. History of Modern Theatre: A Study on the Brazilian Experience in Theatrical Performance and Theatre History. 2016. (Congresso).

Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado IFCS UFRJ.Arte e Teatro. 2016. (Encontro).

Colóquio internacional TOUROS, TRAGÉDIAS, BAILES E COMÉDIAS ESPECTÁCULOS E DIVERTIMENTOS EM PORTUGAL NO SÉCULO XVIII.Cena Brasil: ecos e impressões do século XVIII na dinâmica teatral brasileira. 2015. (Outra).

critique création Colloque international.Le théâtre de papier et la critique fantôme: formes de la critique théâtrale dans le Brésil contemporain. 2015. (Outra).

I Seminário Internacional Nova Dramaturgia Melanina Acentuada.Impasses poéticos na cena brasileira: negra cena de alma branca. 2015. (Seminário).

O Real em Revista - Primeira Semana de Realizações.Cenas de papel: o jornalismo e a escrita da História do Teatro. 2014. (Encontro).

Ciclo Caminhos do Teatro Brasileiro, Academia Brasileira de Letras..As grandes companhias e a profissionalização do novo. 2011. (Outra).

VI CONGRESSO DA ABRACE - ARTE E CIENCIA: ABISMO DE ROSAS. Passos, letras, notas e interdições - pequeno estudo do teatro musical carioca. 2010. (Congresso).

A crítica cúmplice - Décio de Almeida Prado e a formação do teatro brasileiro moderno.Mesa- redonda. 2005. (Outra).

Debate e lançamento de livro.Debate: Crítica da razçao teatral O teatro no Brasil visto por Ruggero Jacobbi. 2005. (Outra).

Seminário O processo de revitalização e as culturas do entorno da Praça Tiradentes.Seminário O processo de revitalização e as culturas do entorno da Praça Tiradentes Painel Teatro de revista e a construção de uma identidade brasileira. 2005. (Seminário).

I Congresso Brasileiro de Dramaturgia. Participação, com apresentação da comunicação Visão crítica da História do Teatro Brasileiro, do Painel IV - Forma e conteúdo, em mesa integrada por Aimar LAbaki, Bosco Brasil e Eduardo Escalante, sob a coordenação de Hersch Basbaum, no I Congresso Brasileiro de Dramaturgia. 2002. (Congresso).

IX Seminário de Linguagens da Arte - Do moderno ao Contemporâneo.Mesa -redonda Teatro - Palavras e imagens: teatro brasileiro moderno. 2002. (Seminário).

V Colóquio do Programa de Pós-graduação em Teatro da UNIRIO.Apresentação da comunicação Autores, fautores: identidade artística e autoria no teatro de revista carioca no V Colóquio do PPGT UNIRIO.. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maria de Lourdes Cunha de Oliveira

BRANDÃO, T.; Gusmão, Henrique; Santana, Jussilene. O Louco Franco Zampari na Cena Moderna Brasileira. 2019. Dissertação (Mestrado em Program de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Antonio Gilberto Porto Ferreira

BRANDÃO, T.; Gusmão, Henrique; Santana, Jussilene. Texto e Encenação: o Rasto Atrás de Jorge Andrade. 2019. Dissertação (Mestrado em Program de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabella Santos Pinheiro

Gusmão, Henrique; BRANDÃO, T.; Mello, Luiza. O Tempo no Teatro Brasileiro Moderno: disputas, fabricações e inovações na dramaturgia carioca do século XX. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Michele Bicca Rolim

MASSA, D.; FAGUNDES, P.; CARVALHO, A. M.;SILVA, T. B.. Pensamento Curatorial em Artes Cênicas: interação entre o modelo artístico e o modelo de gestão em mostras e festivais brasileiros. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristina De Mello Bethencourt

BRANDÃO, Tania; Andrade, Elza; Gusmão, Henrique; Reis, Angela. A Gaiola das Loucas e Sodoma e Gomorra - ecos de um encenador contemporâneo. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Michele Bicca Rolim

Massa, Clovis; BRANDÃO, T.; FAGUNDES, P.; CARVALHO, A. M.. Pensamento Curatorial em Artes Cênicas: interação entre o modelo artísticos e o modelo de gestão em mostras e festivais brasileiros. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Michele Bicca Rolim

Gil, João;BRANDÃO, Tania. Curadoria em Teatro: notas para uma definição. 2014. Dissertação (Mestrado em PPGAC) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Angélica Ricci Camargo

Ferreira, Marieta Moraes; BRANDÃO, T.; Oliveira, Lúcia Lippi. Em busca de uma política para o desenvolvimento do teatro brasileiro: as experiências da Comissão e do Serviço Nacional de Teatro (1936-1945). 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História Social) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de.

Aluno: Rummenigge Medeiros de Araujo

Costa, Maria Helena B e V da; Cavalcanti, Alex beigui; BRANDÃO, T.. Gerald Thomas ea (des)encenação do mundo. 2011. Dissertação (Mestrado em PPGArc) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Flavio Almeida ribeiro da Silva

Maciel, Kátia; BRANDÃO, T.. Outro Cinema. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduacão em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Dias de Carvalho

Almeida, Maria Christina Barbosa de; BRANDÃO, T.; SMIT, J. W.. A constituição de coleções especializadas em artes cênicas: do imaterial ao documental. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Christina Barros Riego

FARIA, J. R.; BRANDÃO, T.; Levin, Orna M.. Do futuro e da morte do teatro brasileiro: u,a viagem pelas revistas literárias e culturais do período modernista (1922-1942). 2008. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Christina Barros Riego

FARIA, J. R.; Levin, Orna M.;BRANDÃO, Tania. Do Futuro e da morte do Teatro Brasileiro: uma viagem pelas Revistas Litereariasa e Culturais do Período Modernista (1922-1942). 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduacão em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thiago Herzog

BRANDÃO, T.; Gusmão, Henrique; Gherman, Michel; Andrade, Elza; Furquim, Evelyn. Um Encenador Em Busca de Um Palco: Zygmunt Turkow e o Teatro de Arte no Brasil. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luis Gonzalo Medina Pérez

OSORIO, R.; BRANDÃO, T.. Calabar: el cadáver que revivió la historia de Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Doctorado em Literatura) - Universidad de Antioquia.

Aluno: Valmir Aleixo Ferreira

BRANDÃO, Tania; Luca, Tania Regina de; Knauss, Paulo; Reis, Angela; SILVA, Adilson F.. Revista Comoedia (1946-1952), a fortaleza do velho: entre materialidade e bem cultural, disputas e conflitos no processo de especialização da imprensa carioca e sua inserção no sistema teatral. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Francisco Geraldo de Magela Lima Filho

Mendes, Cleise; Leão, Raimundo; Marfuz, Luiz; Sobreira, Sérgio;BRANDÃO, Tania. Os Nordestes e o Teatro Brasileiro. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Angélica Ricci Camargo

Ferreira, Marieta Moraes; CALABRE, L.;BRANDÃO, Tania; Oliveira, Lúcia Lippi; Araújo, Maria Paula. Por um Serviço Nacional de Teatro: debates, projetos e amparo oficial ao teatro no Brasil (1946-1964). 2017. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiana Siqueira Fontana

BRANDÃO, Tania; Vilhena, D.; Heymann, Luciana; Reis, Angela; Werneck, Maria Helena. Por um sonho de nação - Pachoal Carlos Magno e o Teatro do Estudante do Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Amarante Simoes

BRANDÃO, Tania; Reis, Angela; Andrade, Elza; Vannucci, Alessandra; Gadelha, Carmen; Rodrigues, M. Maria Jacintha: A mulher de teatro nos bastidores da cena moderna brasileira. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marta Metzler

BRANDÃO, T.; Reis, Angela; Veneziano, Neyde; GIANNELLA, M. L. R.; Maia, Luciano. Alda Garrido as mil faces de uma atriz popular brasileira. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Filomena Vilela Chiaradia

Werneck, Maria Helena; BRILHANTE, M. J.; BRANDÃO, T.; Lima, Solange Ferraz de; GIANNELLA, M. L. R.. Iconografia Teatral: estudo da imagem de cena nos arquivos fotograficos de Walter Pinto (Brasil) e Eugênio Salvador (Portugal). 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosyane Trotta

Kosovski, Ricardo; KOSOSVSKI, L.; TELESI, S. F.; Carvalho, Sérgio de; BRANDÃO, T.. A autoria coletiva no processo de criação teatral. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luís Augusto da Veiga Pessoa Reis

VIEIRA, A. M. T.; BRANDÃO, T.; SA, M. P. M.; RODRIGUES, L. N.; Mostaço, E.. Fora de cena, no palco da modernidade: um estudo do pensamento tatral de Hermilo Borba Filho. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Angela de Castro Reis

BRANDÃO, Tania; Werneck, Maria Helena; GARCIA, S.; TORRES, W. L.; GIANNELLA, M. L. R.. A tradição via em cena: Eva Todor na Companhia Eva e seus artistas (1940-1963). 2004. Tese (Doutorado em Doutorado Em Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro.

Aluno: Francisco José Cabral Leocádio

Furquim, Evelyn; Jacob, Elizabeth; BRANDÃO, T.. O Theatro Municipal do rio de Janeiro e os diversos aspectos da Bidimensionalidade do Teatro no Início do Século XX. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thiago Herzog

BRANDÃO, T.; Da Costa, José; Gherman, Michel. Um teatro invisível - Zygmunt Turkow e o Teatro Yiddish de Arte no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Beatriz Pestana Gomes

Leite, Edgard; BRANDÃO, T.. O estudo do teatro político indiano a partir da experiência da Indian's People's Theatre Association (1943-1960). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscilla Vicente Ferreira

Maciel, Diógenes; BRANDÃO, T.; Souza, Francisca de. UMA HISTÓRIA PARA SE CONTAR CANTANDO: AS OPERETAS DE ARTHUR AZEVEDO ENTRE O SILENCIAMENTO DA CRÍTICA E AAS CHAVES PARA A REDESCOBERTA DO TEATRO MUSICADO. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba.

Aluno: Vamir Aleixo Ferreira

BRANDÃO, Tania; Reis, Angela; Gusmão, Henrique. Brício de Abreu entre legado e escritura: a especificidade de acervos pessoais nas pesquisas dos estudos históricos do teatro,. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Amarante Simoes

BRANDÃO, Tania; Reis, Angela; Vannucci, Alessandra. Maria Jacintha: A mulher de teatro nos bastidores da cena moderna brasileira. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Daniel Schenker Weinberg

Brandão, Tania; Reis, Angela; Freitas, Nanci de; BRANDÃO, T.. Teatro dos Quatro: Heranças e influências a partir de uma possível filiação a um teatro de texto. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jussilene Santana

Hackler, E.; BRANDÃO, T.. Martim Gonçalves - Uma escola de teatro contra a província. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênica) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marta Metzler

Brandão, Tania; Werneck, Maria Helena; JABLONSKI, B.; BRANDÃO, T.. Alda Garrido as mil faces de uma atriz popular brasileira. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Em Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro.

Aluno: Angela de Castro Reis

BRANDÃO, Tania; Werneck, Maria Helena; REZENDE, B. V.. A permanência de padrões de interpretação no passado no teatro de Eva Tudor. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elaine Cristina Moreira da Silva

Buarque, Bernardo; BRANDÃO, T.; Blank, Thais; Mattos, Marco Aurélio. Nós, Gritos e Caranguejo Overdrive: o sujeito pós-moderno na cena teatral brasileira contemporânea. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

Aluno: Roger Ferreira Xavier

BRANDÃO, T.; Gusmão, Henrique; Santana, Jussilene. Os Comediantes: a gênese e a estreia do mito do teatro brasileiro moderno (1938-1943). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Program de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabella Santos Pinheiro

Gusmão, Henrique; Mello, Luiza; BRANDÃO, T.. A construção do estatuto de modernidade do teatro brasileiro do século XX: análise de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, e Amor, de Oduvaldo Vianna. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria de Lourdes Cunha de Oliveira

BRANDÃO, T.; Andrade, Elza; Santana, Jussilene. Esse agente sonhador Franco Zampari: um estudo do seu perfil produtor e de suas contribuições para a cena moderna brasileira. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Program de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Antonio Gilberto Porto Ferreira

BRANDÃO, T.; Reis, Angela; Da Costa, José. O Rastro Atrás de Jorge ANdrade: Autoficção Entre o Texto e a Cena. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Program de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriella Nunes Bergamo

BRANDÃO, T.; Andrade, Elza; Virgulino, Walder. Análise Histórico-dramática e Musical: O Beijo no S=Asfalto, o Musical. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Program de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Giovana Miglio do Carmo

GIANNELLA, M. L. R.; BRANDÃO, T.; Trotta, R.. O Teatro Cena Aberta (1976-1991) e sua contribuição para os teatros de grupo em Belém do Pará. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PPGAC) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristina de Melljo Bethencourt

Andrade, Elza;BRANDÃO, Tania; Reis, Angela. Aliança da comédia: a parceria João Bethencourt- Jorge Dória. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PPGAC) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Angélica Ricci Camargo

Ferreira, Marieta Moraes; BRANDÃO, T.. A Ação oficial em cena: a construção de uma política para o teatro no Governo Varas (1930-1945). 2010. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

VENDRAMINI, J. E.;SILVA, T. B.; DIAS, J.; ARÊAS, V. S.. Participação na Banca do Exame de Livre-docência de Neyde Veneziano, Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP. 2001. Universidade de São Paulo.

Munk, Leonardo; BRANDÃO, T.; Lima, Tatiana; Cardoso, Inês; Alice, Tania. Seleção de Ingresso no Mestrado. 2018. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Ferreira, Marieta Moraes; BRANDÃO, T.; Camargo, Angélica Ricci. A ação oficial em cena: a construção de uma política para o teatro no governo Vargas (1934-1945). 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Maria de Bulhões-Carvalho

BULHÕES-CARVALHO, A. M.. Peripécias modernas: Companhia Maria Della Costa (1948-1974). 1998. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Roger Ferreira Xavier

Os Comediantes: a gênese e a estreia do mito do teatro brasileiro moderno (1938-1943); Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Program de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Gabriella Bergamo

Análise histórico-dramática e musical: O Beijo no Asfalto, o Musica; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Program de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Antonio Gilberto Porto Ferreira

Jorge Andrade e seu alter ego Vicente em; 2017; Dissertação (Mestrado em Program de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Maria de Lourdes Cunha de Oliveira

ESSE AGENTE SONHADOR FRANCO ZAMPARI: UM ESTUDO DO SEU PERFIL PRODUTOR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CENA MODERNA BRASILEIRA; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Program de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Tania Brandão da Silva;

William Gomes Gavião

O RETORNO AO FUTURO DO TEATRO -Da escuridão à luz; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teatro Design de Luz) - Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo,; Coorientador: Tania Brandão da Silva;

Angélica Ricci Camargo

Em busca de uma política para o desenvolvimento do teatro brasileiro: as experiências da Comissão e do Serviço Nacional de Teatro (1936-1945); 2011; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Tania Brandão da Silva;

Fabricio Moser

Foi no Belo Sul Mato Grosso - As origens do Teatro do Mato Grosso do Sul; 2010; Dissertação (Mestrado em PPGAC) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Leonardo Amarante Simoes

Céo da Câmara: o relicário de uma atriz da 1ª metade do século XX; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Fabiana Siqueira Fontana

Teatro, Cultura e Estado: Paschoal Carlos Magno e a fundação do Teatro do Estudante do Brasil; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Diego Molina

Teatro Duse: o primeiro teatro-laboratório do Brasil; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Fabiana Siqueira Fontana

Teatro do Estrudante do Brasil e Shakespeare: um binômio no estudo da primeira tentativa de modernização do teatro brasileiro; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Monica Ferreira Alvarenga

Dramaturgia na Comunidade; 2006; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Paula Sandroni

Primeiras provocações: Antônio Abujamra e o grupo Decisão; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Maria de Fátima da Silva Assunção

Sábato Magaldi: um mineiro no Rio de Janeiro; 2004; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Fabio Cordeiro dos Santos

Processos criativos da Cia dos Atores; 2004; 1480 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro,; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Paulo Marcos Cardoso Maciel

Teatro & quimera: o drama de Renato Vianna; 2003; 136 f; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Jana Eiras Castanheira

Do curso prático ao Conservatório: origens da Escola de Teatro da UNIRIO; 2003; 352 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro,; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Christine Junqueira Leite de Medeiros

Yan Michalski e a consolidação da crítica moderna carioca no início dos anos sessenta: a trajetória da crítica no teatro brasileiro; 2002; 187 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Johana de Albuquerque Cavalcanti

Estudo da redação de verbetes sobre diretores de teatro (ensaios para um futuro dicionário da encenação no Brasil); 2002; 170 f; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Ana Bevilaqua Penna Franca

Apoteoses corporais - a presença do corpo na cena revisteira na década de 20; 2001; 175 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Marta Metzler

Tripla encruzilhada - a história do Teatro da Natureza no Rio de Janeiro do início do século; 2001; 180 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Brandão da Silva;

José Armando Pereira da Silva

O Grupo Teatro da Cidade, de SAnto André: Experiências ambíguas num tempo de medo (1968-1978); 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Jeanette Ferreira da Costa

DA COMÉDIA CAIPIRA À COMÉDIA FILME: ODUVALDO VIANNA - UM RENOVADOR DO TEATRO BRASILEIRO (1997/1998/1999); ; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Valmir Aleixo Ferreira

Revista Comoedia (1946-1952), a fortaleza do velho: entre materialidade e bem cultural, disputas e conflitos no processo de especialização da imprensa carioca e sua inserção no sistema teatral; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Thiago Herzog

Teatro oculto Zygmunt Turkow e o moderno teatro ídiche no Brasil; 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Fabiana Siqueira Fontana

Por um sonho de nação: Paschoal Carlos Magno e o Teatro do Estudante do Brasil; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Leonardo Amarante Simoes

Maria Jacintha: a "mulher de teatro" nos bastidores da cena moderna brasileira; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Valmir Aleixo Ferreira

Bricio de Abreu entre legado e escritura: a especificidade de acervos pessoais nas pesquisas dos estudos históricos do teatro; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Daniel Schenker Wanjberg

Teatro dos 4: a cerimônia do adeus do teatro moderno; 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Marta Metzler Pereira

Alda Garrido as mil faces de uma atriz popular brasileira; 2011; Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Fabiana Siqueira Fontana

Teatro do Estudante do Brasil - um estudo de caso do movimento amador na instauração do teatro brasileiro moderno; 2010; Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Paulo Marcos Cardoso Maciel

O Drama Moderno e suas Diferenças: O Teatro de Nelson Rodrigues Autor: Paulo Marcos Cardoso Maciel; 2009; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Joana Ribeiro da Silva Tavares

Klauss Vianna, do coreógrafo ao diretor de movimento - historiografia da preparação corporal no teatro brasileiro; 2007; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Adilson Florentino da Silva

A hora e a vez do ensino de teatro - historicidade, narrativas de professores e perspectivas paradigmáticas; 2006; Tese (Doutorado em PPGT) - ESCOLA DE TEATRO - PPGT,; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Alessandra Vannucci

A Quinta Coluna: a geração dos diretores italianos na renovação do teatro brasileiro; 2004; Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Coorientador: Tania Brandão da Silva;

Paulo Marcos Cardoso Maciel

O drama moderno e susas diferenças: o teatro de Nelson Rodrigues; 2003; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Henrique Gusmão

2019; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Tania Brandão da Silva;

Diógenes André Vieira Maciel

2016; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Tania Brandão da Silva;

Georgiana Coutinho de Góes

Palco giratório O espírito mambembe às avessas; 2004; 86 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado Em Artes Cênicas Teoria do Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Ana Bevilaqua Penna Franca

Teoria da cena: leituras de Itália Fausta; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado Em Artes Cênicas Teoria do Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro, Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Ana Lúcia de Andrade Vieira

Teatro brasileiro: a invanção do moderno (Cia Maria Della Costa) - análise bibliográfica; 1994; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado Em Artes Cênicas Teoria do Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Márcia Renata Silva de Andrade

A moderna crítica teatral brasileira (1937-1979); 1994; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado Em Artes Cenicas Teoria do Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Francisco de Assis Gaspar Neto

Maria Della Costa - ensaio de biografia; 1994; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado Em Artes Cênicas Interpretação) - Universidade do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Djalma Rodrigues Lima Neto

A renovação da cena brasileira: um estudo sobre direção teatral; 1994; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado Em Artes Cênicas Direção Teatral) - Universidade do Rio de Janeiro, Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Christine Junqueira Leite de Medeiros

Teatro brasileiro: a invenção do moderno - inventário de fontes; 1993; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado Em Artes Cênicas Teoria do Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Fabio Cordeiro dos Santos

Processos e autorias: a Cia dos Atores e a tradição moderna; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Artes Cenicas Teoria do Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Joana Ribeiro da Silva Tavares

Expressão corporal - seu aparecimento na cena teatral carioca com Klauss e Angel Vianna em 1968; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Artes Cênicas Teoria do Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Célia Maria Grespan

Itália Fausta: que trágica é esta?; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Artes Cênicas Teoria do Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Rocío Margarita Salazar Canales

Aderbal Freire Filho - história e direção teatral: O teatro do presente:; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Artes Cênicas Teoria do Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Jana Eiras Castanheira

Salada de frutas - estudos e análise de fontes para a história da revista no Brasil; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Artes Cênicas) - Universidade do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Célia Maria Grespan

Sônia Oiticica e o Teatro do Estudante do Brasil; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Artes Cênicas Teoria do Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Mariana da Silva Lima

Vidas de artistas: ora direis ouvir estrelas - atores-mito do teatro moderno brasileiro; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Artes Cênicas Teoria do Teatro) - Centro de Letras e Artes, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Rocío Margarita Salazar Canales

O teatro do presente: Aderbal Freire-Filho; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Artes Cênicas Teoria do Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Nanci Margarida Galvão

As fontes da cena: CIa Maria Della Costa; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Artes Cenicas Teoria do Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro, Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Jana Eiras Castanheira

A história da cena: Cia Maria Della Costa em São Paulo; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Artes Cênicas) - Universidade do Rio de Janeiro, Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Jana Eiras Castanheira

Itália Fausta: história do teatro e história oral; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Artes Cênicas) - Universidade do Rio de Janeiro, Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Ana Bevilaqua Penna Franca

Teatro brasileiro: a invenção do moderno (Cia MAria Della Costa) - direção de cena e direção de ator; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Artes Cênicas Teoria do Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Christine Junqueira Leite de Medeiros

Atores antigos: Jayme Costa e Procópio Ferreira; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Artes Cênicas Teoria do Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Adriana Cristina de Oliveira

Filmografia do teatro brasileiro - um levantamento; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Artes Cênicas Teoria do Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro, Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Zeniude da Costa Pereira

Teatro brasileiro - a invenção do moderno - inventário bibliográfico; 1993; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Artes Cênicas Teoria do Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Kátia Cristina da SIlva Agarez

Teatro brasileiro: a invenção do moderno - inventário bibliográfico; 1993; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Interpretação Teatral) - Universidade do Rio de Janeiro, Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Márcia Renata Silva de Andrade

Inventário da bibliografia teatral brasileira no século XX; 1993; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Artes Cênicas Teoria do Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro, Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Ana Bevilaqua Penna Franca

Teatro brasileiro: a invenção do moderno - levantamento bibliográfico; 1993; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Artes Cênicas Teoria do Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro, Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Marta Brites Rosa

António José de Paula Um percurso teatral por territórios setecentistas; 2014; Orientação de outra natureza; (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Jana Eiras Castanheira

Autores de revistas - um estudo; 2002; 30 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Rio de Janeiro; Orientador: Tania Brandão da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisco Jose Calazans Falcon

Peripécias Modernas: Cia; Maria Della Costa; 1998; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Francisco Jose Calazans Falcon;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRANDÃO, TÂNIA . A falência da crítica: formas da crítica teatral na História do Teatro Brasileiro. OUVIROUVER (ONLINE) , v. 14, p. 26-43, 2018.

  • Fontana, Fabiana S. ; MACIEL, Paulo Marcos Cardoso ; Vargas, Maria Thereza ; GIANNELLA, M. L. R. ; BRANDÃO, T. ; Moura, Monize ; Santana, Jussilene ; TORRES, W. L. ; Viana, Fausto ; Azevedo, Elizabeth Ribeiro ; Camargo, Angélica Ricci ; Andrade, Oswald ; Holanda, SB ; Carvalho, Sergio ; Souto Mayor, M ; Tortorella, M E ; Neves, Larissa de Oliveira ; Balista, LR ; Medeiros, Elen de ; Vannucci, Alessandra ; Silva Filho, A R . Falas de Camarim: História Oral e História do Teatro. Revista Sala Preta Eletrônica , v. 17 n 2, p. 72-83, 2017.

  • BRANDÃO, T. . Folhas ao vento: da arte de pesquisar e escrever História do Teatro. Revista da Biblioteca Mário de Andrade , v. 67, p. 99-112, 2011.

  • BRANDÃO, T. . Pum! Ou as surpresas do Sr. Artur Azevedo para o palco do século. Remate de Males , v. 1, p. 9-19, 2008.

  • SILVA, T. B. . Vassouras e purpurinas - breves notas sobre a cenografia no teatro de revista brasileiro. O Percevejo , Rio de Janeiro, v. 13, n.1, p. 5-29, 2006.

  • SILVA, T. B. . Helio Eichbauer - o espaço e a poesia. Chronos (UNIRIO) , Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 9-23, 2006.

  • SILVA, T. B. . Nova dramaturgia carioca - uma contextualização histórica. Cadernos de dramaturgia, Rio de Janeiro, v. 3, p. 07-10, 2004.

  • SILVA, T. B. . Gil Vicente e o teatro moderno brasileiro. Semear - Revista da Cátedra Padre Antonio Vieira de Estudos Portugueses, Rio de Janeiro, v. 8, p. 115-128, 2003.

  • SILVA, T. B. . Encenação moderna e identidade: limites á contribuição italiana para o histrionismo teatral brasileiro. Letterature d' America, Roma, v. 97, p. 127-155, 2003.

  • BRANDÃO, T. . Pequena história do teatro. Ciência Hoje das Crianças , Rio de Janeiro, v. ano 15, n.n 123, p. 8-11, 2002.

  • SILVA, T. B. . Ora, direis ouvir estrelas: historiografia e história do teatro brasileiro. Latin American Theatre Review , EUA, v. Fall, p. 67-91, 2002.

  • BRANDÃO, T. . O teatro brasileiro no século XX - as oscilações vertiginosas. Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , Rio de JAneiro, v. 29, n.1, p. 300-335, 2001.

  • BRANDÃO, T. . Translations and ellipses: notes on19th century brazilian theatre (Traduções e reticências - notas sobre o teatro brasileiro no século XIX). Crop (FFLCH/USP) , São Paulo, v. 1, n.1, p. 91-106, 2001.

  • SILVA, T. B. . Metodologia nas pesquisas em Artes Cênicas no Brasil. Urdimento (UDESC) , Santa Catarina, v. 3, n.1, p. 4-14, 2000.

  • SILVA, T. B. . Alma Portuguesa - pequeno estudo sobre a presença do teatro portugues no Brasil. Convergência Lusíada , Rio de Janeiro, v. 16, p. 119-126, 1999.

  • SILVA, T. B. . Operários do verbo. Revista de Teatro da Sbat, Rio de Janeiro, v. 501, p. 7-10, 1997.

  • SILVA, T. B. . A comédia da tradição. Caderno Cinza Rioarte, Rio de Janeiro, v. 1, p. 50-53, 1982.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRANDÃO, T. ; Braga, Ana Carolina ; Rocha, A . As Artes de uma atriz: Maria Della Costa. 2009.

SILVA, T. B. . Me engana, que eu gosto. 2006.

BRANDÃO, T. . Teatro brasileiro moderno. 2001.

SILVA, T. B. . Itália Fausta- a musa moderna. 1999.

SILVA, T. B. . Peripécias modernas - Companhia Maria Della Costa. 1998.

BRANDÃO, T. . Folias Teatrais. 2016; Tema: críticas teatrais, crônicas cariocas, carnaval e outros amores urbanos. (Blog).

BRANDÃO, T. ; Schroeder, Vera ; Saldanha, Claudia ; Negreiros, Alexandre ; SANTIAGO, J. . Seleção SESI Artes 2018. 2018. (Parecerista de edital de Fomento).

BRANDÃO, T. . Análise crítica de 'Dramaturgia de Maria Clara Machado: Infantil por força de expressão', de Sandro Luis Costa da Silva. 2016. (Parecer técnico para edição de obra).

BRANDÃO, T. . Imortais. 2016. (Depoimento para filme documentário).

BRANDÃO, T. . Edital CCBB Artes Cênicas. 2014. (Parecerista de edital de Fomento).

BRANDÃO, T. . Edital Oi Futuro Artes Cênicas. 2014. (Parecerista de edital de Fomento).

BRANDÃO, T. . Oficina de formação e qualificação de novos críticos de teatro - cenacriticacontemporanea. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, T. B. . A escritura da História do Teatro Brasileiro. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, T. B. . Como se escreve a história do teatro?. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRANDÃO, Tania ; Velloso, Ana . Supervisão de dramaturgia da revista de ano Politicamente Incorretos - Uma revista de ano. 2015. Teatral.

Velloso, Ana ; BRANDÃO, T. . Uma Revista de Ano - Politicamente Incorretos. 2015. Teatral.

BRANDÃO, T. . A Revista do Ano - O Olimpo Carioca. 2013. Teatral.

BRANDÃO, T. . A Revista do Ano - O Olimpo Carioca. 2012. Teatral.

SILVA, T. B. . Oficina de crítica teatral. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, T. B. ; FRANCA, A. B. P. ; GRESPAN, C. M. ; MEDEIROS, C. J. L. . Itália Fausta : a densidade do mito. 1995 (Exposição).

SILVA, T. B. ; OLIVEIRA, A. C. ; RIN, M. R. A. . O teatro, o cinema e a invenção do moderno. 1994 (Mostra de vídeos).

SILVA, T. B. ; PEREIRA, Z. C. ; MEDEIROS, C. J. L. . O Teatro Trianon e sua época. 1993 (Exposição).

SILVA, T. B. ; CLETO, R. ; MIRANDA, O. . Simpósio Vestido de noiva - 50 anos de teatro moderno no Brasil - Mesa redonda O teatro braileiro na década de 40. 1993 (Simpósio).

SILVA, T. B. . Membro da Comissão de Análise de O Homem e o cavalo montagem e monumentalidade na poética teatral de Oswald de Andrade. 2002 (Banca de Qualificação de Mestrado em Teatro) .

SILVA, T. B. ; OLIVEIRA, R. . Membro da Comissão de Análise do Projeto de Dissertação de Roberta Oliveira, A cena em movimento - peças em espaços não-convencionais.. 2002 (Banca de Qualificação de Mestrado em Teatro) .

SILVA, T. B. ; CAVALCANTI, M. I. T. . Eu que não estou, aí onde estou - o teatro de Samuel Beckett: o sujeito e a cena no entreato do traço e do apagamento, de Maria Isabel Tavares Cavalcanti. 2002 (Banca Examinadora de Dissertação de Mestrado em História Social da Cultura) .

SILVA, T. B. . Membro da Comissão de análise de A critíca teatral de Yan Michalski, de Christine Junqueira Leite de Medeiros. 2000 (Banca de Qualificação de Mestrado em Teatro) .

SILVA, T. B. . Membro da Comissão de análise do Projeto O moderno em ação na cena do Arthur: estória e histórias da modernidade em Minas, de Francisco José Neves Arruda. 2000 (Banca de Qualificação de Mestrado em Teatro) .

SILVA, T. B. . Membro da Comissão de Análise do projeto Teatro da Natureza: o projeto de teatro ao ar livre no Brasil, de MArta Metzler Pereira. 2000 (Banca de Qualificação de Mestrado em Teatro) .

SILVA, T. B. . Membro da Comissão de análise do projeto Denise Stoklos in cena: pensamento em movimento, de Pedro Brício P. Côrtes. 2000 (Banca de Qualificação de Mestrado em Teatro) .

SILVA, T. B. . Membro da comissão de análise do projeto DIcionário da Encenação Moderna no Brasil de Johana Albuquerque. 2000 (Banca de Qualificação de Mestrado em Teatro) .

SILVA, T. B. . Membro da comissão de análise do projeto Multiplicades corporais: o teatro de revista brasileiro entre os anos 20 e 40, de Ana Bevilaqua Penna Franca. 2000 (Banca de Qualificação de Mestrado em Teatro) .

SILVA, T. B. . Membro da comissão de análise do projeto A figuração da personagem no teatro de Samuel Beckett: o sujeito e a cena no entreato do traço e do apagamento, de Maria Isabel Tavares Cavalcanti. 2000 (Banca de Qualificação de Mestrado em Teatro) .

SILVA, T. B. . Membro da Banca Examinadora da Dissertação Ruggero Jacobbi ou da transição necessária: estratégias de modernização teatral no Brasil entre tradição cômica e mercado cultural (década de 50), de Alessandra Vannucci. 2000 (Banca Examinadora de Dissertação de Mestrado em História Social da Cultura) .

SILVA, T. B. . Membro da Banca Examinadora da Dissertação de Mestrado Denise Stoklos em cena: pensamento em movimento, de Pedro Brício de Paiva Pontes. 2000 (Banca Examinadora de Dissertação de Mestrado em História Social da Cultura) .

SILVA, T. B. . Membro do Júri do Prêmio Multicultural Estadão 1999.. 2000 (Comissão Julgadora) .

SILVA, T. B. . Membro da Comissão Permanente de Transferência e Reingresso para os Cursos de Graduação. 2000 (Comitê Interno de Avaliação) .

SILVA, T. B. . Membro da Banca Examinadora da Dissertação Cecília Meirelles - de liberdade e outros assuntos, de Ida Vicenzia Dias de Souza. 1999 (Banca Examinadora de Dissertação de Mestrado em Letras) .

SILVA, T. B. . Membro da Banca de Avaliação do Projeto de Dissertação de Mestrado em Teatro Ruggero Jacobbi ou da transição necessária, de Alessandra Vannucci. 1999 (Banca de Qualificação) .

SILVA, T. B. . Membro do Comitê Interno da Universidade do Rio de Janeiro no Seminário de Avaliação e Seleção de Orientadores, Projetos e Bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). 1999 (Comitê Interno de Avaliação) .

SILVA, T. B. . Membro do Júri do Prêmio Multicultural Estadão 1999.. 1999 (Comissão Julgadora) .

SILVA, T. B. . Membro da Banca Examinadora da Dissertação Da comédia caipira a comédia filme - Oduvaldo Vianna, um renovador do teatro brasileiro, de Jeanette Ferreira da Costa.. 1999 (Membro de Banca Examinadora de Mestrado em Teatro) .

SILVA, T. B. . Membro do Comitê Científico da Universidade do Rio de Janeiro desde 1998. 1998 (Comitê Científico) .

SILVA, T. B. . Membro da Câmara de Iniciação Científica da Universidade do Rio de Janeiro desde 1997.. 1997 (Câmara de Iniciação Científica) .

SILVA, T. B. . Membro da Banca Examinadora da Dissertação Atores-empresários em uma trajetória: a companhia Tônia-Celi-Autran, de Ecila Mutzenbecher. 1996 (Banca Examinadora de Dissertação de Mestrado em História Social da Cultura) .

SILVA, T. B. . Membro da Banca de Avaliação do Projeto de Pesquisa O teatro de Oduvaldo Vianna, de Jeanette Ferreira da Costa, do Mestrado em Teatro da Uni-Rio. 1996 (Banca de Qualificação de Mestrado em Teatro) .

SILVA, T. B. . Membro da Banca de Avaliação do Projeto de Pesquisa para Dissertação de Mestrado em Teatro Grande Teatro Tupi do Rio de Janeiro, de Maria Cristina Brandão de Faria. 1996 (Banca de Qualificação) .

SILVA, T. B. . Membro da Banca de Avaliação do Projeto de Pesquisa para Dissertação em Teatro Biografia do Asdrúbal, de Paulo Márcio da Silva Pereira.. 1996 (Banca de Qualificação) .

SILVA, T. B. . Membro da Comissão Julgadora do Concurso Literário Stanislaw Ponte Preta/1995, Dramaturgia/ RioArte.. 1995 (Concurso de Dramaturgia) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Itália Fausta: a atriz e a história ? a musa moderna de um palco híbrido, Descrição: Projeto de pesquisa retomado a partir da localização de novas fontes e referências de pesquisa, depositadas em instituições portuguesas (Museu dos Teatros, Hemeroteca, Teatro Nacional D. Maria, Arquivo do jornal Diário de Notícias). A partir do vasto material já reunido e das novas fontes, pretende-se estabelecer mais claramente a biografia da atriz e a sua trajetória artística. As conclusões serão publicadas em livro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tania Brandão da Silva - Coordenador / Daniel Marano - Integrante.

  • 2014 - Atual

    A propósito do transcolonial - a cena luso-brasileira em trânsito - estudos conceituais e pontuais para a cena atual, Descrição: O objetivo principal do projeto é dimensionar a arte poética do teatro brasileiro hoje, a partir de uma avaliação histórica da institucionalização de seu fazer, considerando a matriz colonial, a referência europeia e a dinâmica pós moderna do mercado internacional. A proposta pretende instituir dois procedimentos de pesquisa diferenciados: a pesquisa colaborativa, realizada em equipe, e a colaboração internacional, com a associação em torno do projeto de pesquisadores de instituições estrangeiras, em um primeiro momento uma estudante doutoranda vinculada ao Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Tania Brandão da Silva - Integrante / Tania Brandão - Coordenador / Marta Metzler - Integrante / Fabiana Siqueira Fontana - Integrante / Valmir Aleixo Ferreira - Integrante / Marta Brites Rosa - Integrante.

  • 2011 - 2011

    Teatro musical brasileiro: a história na avenida, Descrição: Projeto de pesquisa de curta duração, realizado a pedido da empresa Aventura Produções, para a estruturação do desfile de carnaval da GRES São Clemente - 2012, comandado pelo carnavalesco Fabio Ricardo, sob a supervisão do especialista em carnaval Milton Cunha.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tania Brandão da Silva - Integrante / Tania Brandão - Coordenador / Milton Cunha - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Esta noite se improvisa: a letra, a cena, o canto e a alma carioca (Notas ligeiras sobre o teatro cômico-musical carioca no Rio de Janeiro, Descrição: - O projeto pretende dimensionar o significado do teatro cômico-musical para a vida e a história cultural da cidade do Rio de Janeiro, considerando os seus procedimentos de cena e de concepção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Tania Brandão da Silva - Coordenador.

  • 2005 - 2009

    Teatro musical brasileiro - história, autorias e playwriting, Descrição: Projeto associado ao Programa de Pesquisa - teatro brasileiro, a invenção do moderno, devotado ao levantamento documental, análise e estudo de fontes, estado da arte. Além da fixação de uma cronologia, o projeto viabilizou a definição de fases do processo histórico do musical, formulação de conceitos e indicação de perspectivas de análise em função de dois vetores: os temas derivados do teatro brasileiro moderno e a atualidade do musical no palco brasileiro. Foram pesquisados os problemas relativos à cenografia, ao playwriting, ao corpo do ator bem como a sua preparação, com indicações a respeito do ensino do teatro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Tania Brandão da Silva - Coordenador / Joana Ribeiro da Silva Tavares - Integrante / Marta Metzler - Integrante / Adilson Florentino da Silva - Integrante / Fabiana Siqueira Fontana - Integrante / Diego Molina - Integrante / Leonardo Simões - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2004 - 2006

    Historiografia do teatro brasileiro - métodos e técnicas de pesquisa - técnicas do riso, Descrição: Projeto associado ao Programa de Pesquisa - teatro brasileiro a invenção do moderno, formulado com o propósito de dimensionar a relação entre o teatro cômico brasileiro e o teatro moderno no que se refere aos procedimentos, conceitos e técnicas, considerando em particular os elementos de linguagem de maior estabilidade histórica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tania Brandão da Silva - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5

  • 2002 - 2006

    A boa gente da fuzarca - teatro de revista e autoria no Rio de Janeiro, Descrição: Projeto associado ao Programa de Pesquisa - teatro brasileiro a invenção do moderno, dedicado ao levantamento, análise e conceituação dos temas relevantes para o estudo da autoria e da representação do teatro de revista carioca na primeira metade do século XX, bem como a localização de sua dimensão histórica. Temas como cenografia, interpretação, caracterização, história do ator, crítica, dramaturgia e playwriting, censura e poder, tônus social são decisivos para a condução do projeto, ao lado do problema específico da dramaturgia da revista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Tania Brandão da Silva - Coordenador / Paulo Marcos Cardoso Maciel - Integrante / Mônica Ferreira Alvarenga - Integrante / Paula Sandroni - Integrante / Maria de Fátima da Silva Assunção - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2002 - 2004

    Historiografia do Teatro Brasileiro - métodos e técnicas de pesquisa - Décio de Almeida Prado, Descrição: Projeto vinculado ao Programa de Pesquisa Teatro Brasileiro - a invenção do moderno, dedicado à reflexão sobre metodologia e técnicas na escrita da História do Teatro Brasileiro, em especial a indicação da importância do crítico e historiador Décio de Almeida Prado para a definição do quadro conceitual e valorativo da História do Teatro Brasileiro Moderno. O projeto buscou ainda situar as coordenadas fundamentais que o teatro moderno estabeleceu para a escrita da história do teatro brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Tania Brandão da Silva - Coordenador / Jana Eiras Castanheira - Integrante / Paulo Marcos Cardoso Maciel - Integrante / Georgiana Coutinho de Góes - Integrante / Maria de Fátima da Silva Assunção - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 4

  • 1999 - 2002

    Salada de frutas - teatro moderno e teatro de revista no Rio de Janeiro, Descrição: Estudo do teatro de revista carioca em relação ao tema do teatro moderno, com o objetivo de definir os procedimentos de linguagem peculiares, buscar os cânones históricos do gênero, na dramaturgia, na interpretação e na produção musical.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Tania Brandão da Silva - Coordenador / Ana Bevilaqua Penna Franca - Integrante / Jana Eiras Castanheira - Integrante / Nanci Margarida Galvão - Integrante / Christine Junqueira Leite de Medeiros - Integrante / Jeanette Ferreira da Costa - Integrante / Daniela Pereira de Carvalho - Integrante / Rafaela Figueiredo Wrigg Moraes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 6

  • 1999 - 2002

    Historiografia do Teatro Brasileiro - métodos e técnicas de pesquisa, Descrição: As pesquisasa realizadas nos diferentes projetos do Programa de Pesquisa Teatro Brasileiro - a invenção do moderno apontaram para uma pergunta fundamental - como se escreveu e como se escreve a História do Teatro Brasileiro? O que é a Historiografia do Teatro Brasileiro? Tais perguntas precisam ser mantidas em pauta enquanto as pesquisas de diferentes temas são desenvolvidas - sugerem o ato da pesquisa e o ato da História como pergunta permanente, sempre em suspenso, dirigida ao próprio pesquisador - historiador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Tania Brandão da Silva - Coordenador / Christine Junqueira Leite de Medeiros - Integrante / José Armando Pereira da Silva - Integrante / Fabio Cordeiro dos SAntos - Integrante / Johana de Albuquerque Cavalcanti - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 19 / Número de orientações: 4

  • 1997 - 2000

    Itália Fausta - a musa moderna, Descrição: Projeto de pesquisa de revisão dos levantamentos documentais e de suas análises, realizados no projeto dedicado à Companhia Maria Della Costa, parte do Programa de Pesquisa Teatro Brasileiro - a invenção do moderno. O projeto pretendeu dimensionar o perfil de Itália Fausta como líder da classe teatral, bem como o seu engajamento a favor do teatro moderno no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Tania Brandão da Silva - Coordenador / Ana Bevilaqua Penna Franca - Integrante / Jana Eiras Castanheira - Integrante / Célia Maria Grespan - Integrante / Nanci Margarida Galvão - Integrante / Marta Metzler - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa., Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 6

  • 1997 - 2000

    Ora direis ouvir estrelas - história do teatro e história oral, Descrição: Projeto de pesquisa integrante do Programa de Pesquisa Teatro Brasileiro - a invenção do moderno; voltado para o estabelecimento da história das companhias Artistas Unidos e Nydia Lícia-Sérgio Cardoso, em comparação com a história da Companhia Maria Della Costa e com o perfil artístico de Itália Fausta, e preocupado com o debate a respeito do uso da história oral em história do teatro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tania Brandão da Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4

  • 1994 - 1998

    Teatro brasileiro - a invenção do moderno: Companhia Maria Della Costa (1948-1974) ., Descrição: Estabelecimento da história da Companhia Maria Della Costa, com o inventário de suas realizações e da importância artística de sua proposta, com a localização, seleção e análise de fontes do acervo inédito, não tratado, doado pela Companhia ao CEDOC da FUNARTE. Discussão da definição e do tratamento das fontes e adequação do uso da História Oral à História do Teatro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Tania Brandão da Silva - Coordenador / Ana Bevilaqua Penna Franca - Integrante / Célia Maria Grespan - Integrante / Ana Lúcia de Andrade Vieira - Integrante / Christine Junqueira Leite de Medeiros - Integrante / Francisco de Assis Gaspar Neto - Integrante / Márcia Renata Silva de Andrade - Integrante / Adriana Cristina de Oliveira - Integrante / Djalma Rodrigues Lima Neto - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 37 / Número de orientações: 11

  • 1992 - 1994

    Teatro Brasileiro - a invenção do moderno: estudo conceitual e bibliográfico., Descrição: Pesquisa desenvolvida com estudantes da graduação da Escola de Teatro da UNIRIO com o objetivo de discutir o conceito de moderno no teatro brasileiro, localizar as fontes r. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Tania Brandão da Silva - Coordenador / Kátia Cristina da SIlva Agarez - Integrante / Zeniude da Costa Pereira - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Outra., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 5

  • 1984 - 1987

    Pintando o Sete - levantamento da história, trajetória e montagens realizadas pelo Teatro dos Sete (RJ)., Descrição: Inventário e análise da documentação existente no acervo do INACEN sobre o Teatro dos Sete e realização de entrevistas e obtenção de depoimentos de seus integrantes de maior projeção (Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Gianni Ratto). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tania Brandão da Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1981 - 1982

    Teatro de revista: fortuna documental, Descrição: Levantamento de acervo documental, seleção e análise de fontes para estudo de apresentação do teatro de revista brasileiro, em particular o acervo Walter Pinto, doado à instituição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tania Brandão da Silva - Coordenador / Roberto Ruiz - Integrante., Financiador(es): Instituto Nacional de Artes Cenicas - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

Membro titular do Pen Clube do Brasil, Pen Clube do Brasil.

1979

Quarto Concurso Nacional de Monografias, INACEN.

1977

Segundo Concurso Nacional de Monografias, FUNARTE.

1976

Primeiro Concurso Nacional de Monografias, Serviço Nacional de Teatro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes, Escola de Teatro. , Av.Pasteur, 436 F, Praia Vermelha, 22290246 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22952541, Ramal: 35, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2011

Grêmio Recreativo Escola de Samba São Clemente

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2001 - 2003

Jornal do Commercio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: crítica teatral, Carga horária: 2

Outras informações:
Crítica teatral em regime de colaboração.

Atividades

  • 07/2001 - 11/2001

    Serviços técnicos especializados , Jornal do Commércio, .,Serviço realizado, Crítica de teatro.

2002 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora aposentada colaboradoraOutro (espe, Carga horária: 0

Outras informações:
Atuação como regente de disciplinas e professora orientadora junto ao PPGT da Escola de Teatro. Participação em projetos especiais junto à graduação.

1989 - 2002

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/1996

    Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro brasileiro, Metodologia do Ensino e da Pesquisa, Pesquisa em Artes Cênicas

  • 03/1989

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Artes, Escola de Teatro.,Linhas de pesquisa

  • 03/1989 - 08/2002

    Ensino, Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética, História do Teatro Brasileiro I, História do Teatro Brasileiro II, Teatro Brasileiro I, II, II e IV, Espetáculo teatral brasileiro, Atores, grupos e Cias. do Teatro Brasileiro, Teatro Brasileiro Moderno, Formação do teatro brasileiro, Crítica teatral jornalística, Crítica teatral ensaísta, Metodologia do ensino da pesquisa, Ética, Seminário de Pesquisa, Prática de Montagem I, II, III e IV

  • 08/2000 - 05/2002

    Direção e administração, Centro de Letras e Artes, Escola de Teatro.,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 03/1991 - 08/2000

    Extensão universitária , Centro de Letras e Artes, Escola de Teatro.,Atividade de extensão realizada, Sextas teóricas.

  • 03/1990 - 12/1994

    Direção e administração, Centro de Letras e Artes, Escola de Teatro.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

1988 - 1989

Michelin

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Redatora, Carga horária: 40

Outras informações:
Redatora do Guia Verde Michelin (Guia turístico do Estado do Rio de Janeiro) de temas históricos, culturais, comportamentais e artísticos do Rio de Janeiro

Atividades

  • 07/1988 - 08/1989

    Outras atividades técnico-científicas , Direção, Direção.,Atividade realizada, Redatora.

2008 - Atual

Jornal O Globo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Crítica teatral

1987 - 1988

Jornal O Globo

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Crítica de Teatro, Carga horária: 40

Outras informações:
Exercício da função de crítica de teatro como colaboradora e, a seguir, como funcionária efetiva.

Atividades

  • 04/1987 - 06/1988

    Outras atividades técnico-científicas , Redação, Redação.,Atividade realizada, Crítica de Teatro.

1985 - 1986

Revista Fatos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Crítica de Teatro, Carga horária: 10

Atividades

  • 11/1985 - 10/1986

    Outras atividades técnico-científicas , Redação, Redação.,Atividade realizada, Crítica de Teatro.

1984 - 1987

Instituto Nacional de Artes Cenicas

Vínculo: PESQUISADORA, Enquadramento Funcional: COLABORADORA, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuação como pesquisadora colaboradora com bolsa CNPq (1984-1986) para a realização de pesquisa sobre o Teatro dos Sete (Pintando o Sete).

1982 - 1987

Jornal Última Hora

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Redatora e Crítica de Teatro, Carga horária: 20

Outras informações:
Exercício das funções de redatora e crítica de teatro como prestadora de serviços e, a seguir como funcionária contratada.

Atividades

  • 10/1982 - 03/1987

    Outras atividades técnico-científicas , Redação, Redação.,Atividade realizada, Crítica de teatro e redatora de temas culturais.

1982 - 1985

Revista Isto É

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Crítica de Teatro, Carga horária: 10

Atividades

  • 10/1982 - 07/1985

    Outras atividades técnico-científicas , Redação, Redação.,Atividade realizada, Crítica de Teatro.

1975 - 1980

Escola Técnica Federal de Química

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1975 - 12/1980

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ensino, Departamento de Ensino.,Atividade realizada, Professora de História e Geografia Econômica.

1974 - 1993

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professora efetiva, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos, lotada na Escola Normal Ignácio Azevedo do Amaral de 1974 a 1982, onde exerceu as funções de Regente de disciplinas, coordenadora de turno e coordenadora cultural. Professora regente de disciplinas, secretária e coordenadora cultural da Escola de Teatro Martns Pena de 1983 a 1993.

Atividades

  • 07/1987 - 03/1993

    Direção e administração, Secretaria Estadual de Cultura, Escola de Teatro Martins Penna.,Cargo ou função, Outro.

  • 08/1982 - 03/1993

    Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria Estadual de Cultura.,Atividade realizada, Assessoria teórica para encenação de montagens de final de curso e para práticas de montagens das oficinas do formação profissional.

  • 08/1982 - 03/1993

    Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Estadual de Cultura, Secretaria Estadual de Cultura.,Atividade realizada, Professora de História do Teatro, Análise de Texto, Teoria do Drama, Teoria da Comédia, História do Teatro Brasileiro e Literatura Dramática.

  • 11/1980 - 03/1982

    Direção e administração, Secretaria Estadual de Educação, Escola Normal Ignácio Azevedo do Amaral.,Cargo ou função, Outro.

  • 11/1974 - 12/1981

    Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Estadual de Educação.,Atividade realizada, Professora de História, Educação Moral e Cívica, OSPB, Filosofia, Fundamentos Sociológicos da Educação, Folclore e Fundamentos filosóficos da Educação.