André Vitor Silva Lima
Mestre em Letras pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), com área de concentração em LINGUAGEM E SOCIEDADE e com linha de pesquisa em ESTUDOS COMPARADOS, CULTURAIS E INTERDISCIPLINARES EM LITERATURA. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras- Língua Portuguesa, com habilitação em Língua Inglesa pela FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA S/S LTDA(2013)- FIBRA. Até janeiro de 2025, exerceu a função de docente do Curso de Letras da UEMASUL - Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão no campus CCHSTL Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras na cidade de Açailândia - MA. Atuou como bolsista (PIBIC/CNPq) da Coordenação de Ciências Humanas do Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), sob a orientação do Professor Dr. Glenn Harvey Shepard Jr. Atuou como bolsista (PIBIC/CNPq) no Projeto " A Seletividade de caça dos índios Matsigenka do Parque Nacional do Manu, Peru" no ano de 2012. Em Janeiro e Dezembro de 2013, realizou pesquisas de campo para o projeto " A Evolução do Impacto da Mídia Eletrônica e Digital no Brasil" para a National Science Foundation (NSF) na companhia do Professor da Middle Tennessee State University (MTSU), Dr. Richard B. Pace, para o município paraense de Gurupá, amplamente estudado pelos antropólogos Charles Wagley e Eduardo Galvão, para analisar o impacto das mídias eletrônicas e digitais em seus moradores. No ano de 2014, atuou como Mediador Cultural do V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, localizado no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas.
Informações coletadas do Lattes em 02/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Letras
2018 - 2021
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Título: O HORROR DE ENCANTARIAS NA AMAZÔNIA: Figurações do monstruoso nas narrativas orais de Gurupá-PA
, Ano de Obtenção: 2021.Dirlenvalder do Nascimento Loyolla.
Graduação em Letras (Licenciatura)
2010 - 2013
Faculdade Integrada Brasil Amazônia
Título: As Influências Literárias de Edgar Allan Poe nas Obras de Tim Burton
Orientador: Fabíola do Socorro Figueiredo dos Reis
Formação complementar
2014 - 2014
Formação de Educadores de Espaços Culturais. (Carga horária: 16h). , V Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, PDCF, Brasil.
2013 - 2013
Pesquisa de Campo: um olhar antropológico. (Carga horária: 12h). , Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, Brasil.
2012 - 2012
Técnicas de Sala de Aula. (Carga horária: 2h). , Faculdade Integrada Brasil Amazônia, FIBRA, Brasil.
2010 - 2010
Semântica Discursiva. (Carga horária: 4h). , Faculdade Integrada Brasil Amazônia, FIBRA, Brasil.
2003 - 2008
Inglês Conversação. , Organização Bilíngue do Pará, ORBI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
Participação em eventos
3º CONGRESSO INTERSABERES EM ARTE MUSEUS E INCLUSÃO; III ENCONTRO REGIONAL DA ANPAP NORDESTE e 8ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE POSTAL - EVENTO ON-LINE. UMA COMUNIDADE AMAZÔNICA: TRANSFORMAÇÕES DO IMAGINÁRIO E CULTURA ORAL DA CIDADE DE GURUPÁ (PA). 2020. (Congresso).
II Congresso Anual do Instituto de Estudos Brasil Europa. 2013. (Congresso).
III Encontro das Licenciaturas Integradas. 2013. (Encontro).
XXI Seminário de Iniciação Científica - PIBIC. Desafios para o estudo, sustentabilidade e conservação da Amazônia.Indivíduo, cultura e natureza: a história oral dos índios Matsigenka do Parque Nacional do Manu, Peru.. 2013. (Seminário).
Handling of Natural Resources and Human Ecology in the Amazon. 2012. (Outra).
I Seminário de História da Infância na Amazônia. III Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação. 2012. (Seminário).
SEMINÁRIO REGIONAL O MAÇAÍ NO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS. 2012. (Seminário).
Simpósio "O Museu Goeldi na Amazônia: 45 anos de estudos pesqueiros em Ciências Humanas". 2012. (Simpósio).
XX Seminário de Iniciação Científica - PIBIC, 2012, Belém. Duas décadas de Iniciação Científica no Museu Goldi: novos desafios e perspectivas..Tabus Alimentares, couvade e seletividade na caça dos Índios Matsigenka do Parque Nacional do Manu, Peru. 2012. (Seminário).
Semana de Letras. 2011. (Encontro).
Participação em bancas
SILVA, J. A.; PEIXOTO, S. C.;LIMA, A. V. S.; SOUSA, F. R. S.. Educação Tecnológica em Açailândia - MA: Em busca de estratégias para o alfabetismo tecnológico entre Jovens e Adultos no bairro do Piquiá. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
PEIXOTO, M. L. C.; OLIVEIRA, L. R.; PEREIRA, R. S.;LIMA, A. V. S.. Utilização da Literatura Surda nas aulas de Língua Portuguesa como Instrumento Didático-Pedagógico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
LIMA, A. J. S.; ARAUJO, R.; SALES, R. P.;LIMA, A. V. S.. Caso Ted Bundy: uma análise discursiva através do testemunho do serial killer. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
PEREIRA, M. F. S.; SALES, R. P.; ARAUJO, R.;LIMA, A. V. S.. O texto e a sala de aula: questões socioculturais através da obra o Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, no 2º ano do Ensino Médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
SILVA, G. M.; MACEDO, I. D. G.; ARAUJO, R.; SALES, R. P.;LIMA, A. V. S.. O livro didático de língua portuguesa: uma análise dos conteúdos de literatura do 1º ano do novo Ensino Médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
COSTA, A. C. N.; ARAUJO, R.;LIMA, A. V. S.; SALES, R. P.. Um olhar da literatura ao cinema: a transposição da linguagem literária para a cinematográfica a partir da análise de Lisbela e o Prisioneiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
LIMA, A. V. S.; SALES, R. P.; SOUSA, F. R. S.. Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto. 2023. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
Produções bibliográficas
-
PACE, R. B. ; LIMA, H. P. ; LIMA, A. V. S. . Crônicas de Uma Comunidade Amazônica: Oito décadas de pesquisa e envolvimento em Gurupá, Pará. 1. ed. Belém: Editora Pública Dalcídio Jurandir, 2024. 472p .
-
LIMA, A. V. S. ; SHEPARD JUNIOR, G. H. . Indivíduo, Cultura e Natureza: A História Oral dos Índios Matsigenka do Parque Nacional do Manu, Peru. In: XXI Seminário de Iniciação Científica- PIBIC, 2013, Belém. Desafios para o estudo, sustentabilidade e conservação da Amazônia, 2013.
-
LIMA, A. V. S. ; MEYER, J. ; COHN-HAFT, M. ; SHEPARD JUNIOR, G. H. ; CAYCEDO, P. . Birdcall imitations in the Amazon and the transformation process of animal whistles into human linguistic representations. In: IBAC- International Bioacustic Congress, 2013, Pirenópolis. IBAC Brazil 2013, 2013.
-
LIMA, A. V. S. ; SHEPARD JUNIOR, G. H. . Seletividade na caça dos índios Matsigenka do parque nacional do Manu, Peru. In: XX Seminário de Iniciação Científica - PIBIC, 2012, Belém. Belém. Duas décadas de Iniciação Científica no Museu Goldi: novos desafios e perspectivas.. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2012.
-
LIMA, A. V. S. . UMA COMUNIDADE AMAZÔNICA: TRANSFORMAÇÕES DO IMAGINÁRIO E CULTURA ORAL DA CIDADE DE GURUPÁ (PA). 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, A. V. S. ; SHEPARD JUNIOR, G. H. . Indivíduo, Cultura e Natureza: A História Oral dos Índios Matsigenka do Parque Nacional do Manu, Peru. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, A. V. S. ; SHEPARD JUNIOR, G. H. . Tabus Alimentares, couvade e seletividade na caça dos Índios Matsigenka do Parque Manu, Peru. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, A. V. S. ; PACE, R. . Os Tapirapé, Tenetehara e gurupaenses através das lentes da máquina de Charles Wagley: uma análise de conteúdo., 2014. (Tradução/Artigo).
-
LIMA, A. V. S. . Atividades artísticas e ambientais desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2013
Indivíduo, Cultura e Natureza: A História Oral Dos índios Matsigenka do Parque Nacional do Manu, Peru, Descrição: O presente estudo consistiu em se fazer uma análise das histórias orais transmitidas entre os índios Matsigenka, povo indígena pertencente ao tronco lingüístico aruak, residentes do Parque Nacional do Manu, na região sul e sudeste do Peru englobando seus aspectos sociais, simbólicos e culturais em geral desta comunidade. As atividades desta pesquisa iniciaram-se com a reunião de um grande acervo de fitas de áudio gravadas pelo Doutor Glenn Shepard ao longo de cerca de 25 anos de intensos estudos a respeito dos Matsigenka. A maioria das histórias registradas foram narradas por Mariano, um xamã Matsigenka conhecido pela sua habilidade como contador de histórias como mostrado no documentário produzido pelo Doutor Glenn Shepard, The Spirit Hunters (1994), enquanto o mesmo vivia e aprendia com a comunidade. As histórias nos narram costumes, lendas, rituais, crenças assim como também um grande contingente de gravações a respeito dos pássaros da região. Após a organização das fitas cassete de forma numérica, a tarefa seguinte foi digitalizar todo o acervo por meio do programa de edição de áudio Sound Forge 9.0 e deixar os resultados armazenados no computador para que assim pudéssemos fazer marcações em cada tape sobre histórias orais relacionadas a pássaros identificando o nome dos mesmos na linguagem Matsigenka. Após realizarmos as marcações, transmitimos todos os resultados para planilhas no programa excel para que assim ficassem organizadas por nome Matsigenka, nome científico e afins de modo que com estas planilhas organizadas sistematicamente, os resultados possam ser utilizados em diversos trabalhos e publicações relacionadas ao assunto em questão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Vítor Silva Lima - Integrante / Glenn Harvey Shepard Junior - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2011 - 2012
Seletividade na caça dos índios Matsigenka do parque nacional do Manu, Peru, Descrição: A caça de animais é fundamental para a dieta dos índios na Amazônia sendo uma fonte principal de proteínas. As relações de predação implícitas na caça também são importantes na cosmologia ameríndia. Existe uma variedade de abordagens antropológicas acerca da caça indígena desde "forrageamento ótimo" até o perspectivismo. Este trabalho quer compreender as atividades de caça dos índios Matsigenka (Peru) a partir de um diálogo dessas perspectivas. Usando dados quantitativos sobre abate de fauna, investigamos em que medidas tabus alimentares e outros fatores culturais interagem com fatores ecológicos para determinar o comportamento de caçadores. Os dados indicam que tabus culturais explicam o pouco abate de certos animais grandes como veado e macaco guariba. Os dados de abate demonstram a existência de um claro período de "couvade" onde os homens diminuem significativamente suas atividades de caça antes e depois do nascimento de seus filhos. Dados sobre razão sexual do abate de fauna ainda estão em fase de análises, mas parece existir uma preferência em caçar fêmeas de algumas espécies por exemplo macaco-aranha, um fenômeno que pode ter explicações práticas ( maior visibilidade ou vulnerabilidade de fêmeas) e também impactos negativos sobre a sustentabilidade da caça. O diálogo entre abordagens quantitativas e socioculturais permite um entendimento mais rico sobre as atividades de caça como prática socioambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Vítor Silva Lima - Integrante / Glenn Harvey Shepard Junior - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2014
V Prêmio Diário Contemporâneo de FotografiaVínculo: Mediador Cultural, Enquadramento Funcional: Mediador Cultural, Carga horária: 20
2012 - 2013
Colégio Integrado Estadual Professor Francisco da Silva NunesVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário
2012 - 2012
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTEVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 100
Outras informações:
Participou das atividades artísticas e ambientais desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário-CEADC, durante a colônia de férias de julho de 2012 do Jardim Zoobotânico da Amazônia Bosque Rodrigues Alves, desempenhando a função de monitor
2011 - 2011
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão do Rio BrancoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário
2015 - 2016
IG- Castilla Curso de IdiomasVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa
2018 - 2019
Complexo Educacional Dom Bosco Imperatriz (MA)Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa
2017 - 2018
Skill Idiomas Imperatriz (MA)Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa
2023 - 2025
Universidade Estadual da Região Tocantina do MAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
2024 - Atual
Colégio Militar do Estado do Tocantins - LaSalleVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de André Vitor Silva Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?