Bárbara Betuyaku Schittini

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e especialização em Divulgação Científica pela Fiocruz. Estagiou em períodos de experiência no Laboratório de Protistologia com coletas feitas na Baía de Guanabara (2011) e no Laboratório de Bioquímica Médica com pesquisas desenvolvidas no estudos de lipídios e proteínas de Rodnius Prolixus (2009). Foi bolsista do PIBID (2013). Atualmente tem experiência na área da educação, atuando como professora em colégios.

Informações coletadas do Lattes em 14/05/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ensino, Filosofia e História das Ciências

2017 - Atual

Universidade Federal da Bahia
Título: O USO DE ANIMAIS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE CONHECIMENTOS, VALORES E PRÁTICAS DEALUNOS E PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.,Orientador:
Nei de Freitas Nunes Neto.Coorientador: Rosiléia Oliveira de Almeida. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Educação.

Especialização em andamento em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde

2015 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Estudo Exploratório sobre conhecimentos, práticas e percepções de profissionais de saúde sobre a gestante, o cuidado e o consumo de álcool
Orientador: Carla Gruzman

Graduação em licenciatura em ciências biológicas

2009 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Minicurso de Ensino de Ciências e Divulgação da Ciência: Problematizaçõe. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2009 - 2009

Minicurso de Melissopalinologia: Certificação da Origem Botânica do Mel. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NUNES-NETO, N. F. ; PINTO-LEITE, C. M. ; GUIMARAES, A. P. M. ; SARMENTO, A. C. H. ; Schittini, B. B. ; ALTHOFF, B. B. ; LIMA, F. R. G. ; SEIXAS, F. C. ; CARVALHO, J. P. R. ; SANTANA, J. ; ALMEIDA, R. O. ; SANTOS, V. C. . Natureza e Animais em Foco - uma série de atividades ministradas pela Profa. Dra. Sônia T. Felipe, entre 3 e 6 de abril de 2018. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XII ENPEC).. Uma análise crítica do uso de animais para fins didáticos: uma abordagem abolicionista.. 2019. (Congresso).

Natureza e Animais em Foco. 2018. (Outra).

Simpósio "Universidades Relevantes no Século XXI: Ciência, Tecnologia e Sociedade". 2018. (Simpósio).

International Society for History, Philosophy and Social Studies of Biology (ISHPSSB).. 2017. (Congresso).

Encontro de História e Filosofia da Ciência. 2015. (Encontro).

I Fórum sobre Mediação em Museus e Centros de Ciência na Perspectiva Inclusiva. 2015. (Simpósio).

I Seminário PIBID- Prodocência - Biologia.Apresentação do Projeto PIBID no Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes de Oliveira Tia Lavôr. 2013. (Seminário).

Jornada de Iniciação à Docência.Atividades lúdicas como estratégia no Processo Ensino Aprendizagem. 2013. (Outra).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Plantas Medicinais. 2013. (Exposição).

XVII Biosemana UFRJ - Minicurso de Melissiopalinologia: Certificação da Origem Bm Botânica do Mel. 2013. (Oficina).

XIII Biosemana UFRJ - Minicurso de Ensino de Ciências e Divulgação da Ciência: Problematizações Epistemológicas. 2009. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Dália Melissa Conrado

TREZ, T. A. E.;CONRADO, DÁLIA MELISSAEL-HANI, C. N.; ALMEIDA, R. O.; NUNES NETO, Nei de Freitas. O uso de animais no ensino superior: uma análise exploratória de conhecimentos, valores e práticas de alunos e professores de ciências. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Dália Melissa Conrado

NUNES NETO, Nei de Freitas; EL-HANI, C. N.; ALMEIDA, R. O.;CONRADO, D. M.; BARZANO, M. A. L.. EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL COMO QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA: UMA ABORDAGEM SOBRE BIOÉTICA NO ENSINO SUPERIOR. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Rosiléia Oliveira de Almeida

TREZ, T. A. E.; CONRADO, D. M.;EL-HANI, Charbel NioALMEIDA, Rosiléia Oliveira de; NUNES NETO, N. F.. O uso de animais no ensino superior: uma análise exploratória de conhecimentos, valores e práticas de alunos e professores de ciências biológicas. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Rosiléia Oliveira de Almeida

TREZ, T. A. E.; CONRADO, D. M.;EL-HANI, Charbel Nio; BARZANO, Marco;ALMEIDA, Rosiléia Oliveira de; NUNES NETO, N. F.. O uso de animais no ensino superior: conhecimentos, valores e práticas de alunos e professores. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Nei de Freitas Nunes Neto

TREZ, T. A. E.; CONRADO, D. M.; EL-HANI, C. N.; ALMEIDA, R. O.;Nunes-Neto, Nei de Freitas. O USO DE ANIMAIS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE CONHECIMENTOS, VALORES E PRÁTICAS DEALUNOS E PROFESSORES DE CIÊNCIAS. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Charbel Nino El Hani

Nunes-Neto, Nei F.;ALMEIDA, R. O.EL-HANI, C. N.; TREZ, T. A. E.;CONRADO, D. M.. O uso de animais no ensino superior: construção e validação de questionários para alunos e professores. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rosiléia Oliveira de Almeida

O uso de animais no ensino superior: uma análise exploratória de conhecimentos, valores e práticas de alunos e professores de ciências biológicas; 2019; Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Rosileia Oliveira de Almeida;

Nei de Freitas Nunes Neto

O USO DE ANIMAIS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE CONHECIMENTOS, VALORES E PRÁTICAS DEALUNOS E PROFESSORES DE CIÊNCIAS; 2019; Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Nei de Freitas Nunes Neto;

Michele Alves Bezerra

Mecanismos de regulação da expressão gênica de RpACBP-1 em Rhodnius prolixus; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Michele Alves Bezerra;

Katia Calp Gondim

Mecanismos de regulação da expressão gênica de RpACBP-1 em Rhodnius prolixus; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Katia Calp Gondim;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BARBOZA, M.C.A. ; Schittini, B. B. ; NASCIMENTO, L. M. M. . Quebrando estereótipos na sala de aula: contribuições de cientistas negras para a Ciência. In: Bárbara Carine Soares Pinheiro; Katemari Rosa. (Org.). Descolonizando Saberes-A Lei 10.639/2003 no Ensino de Ciências. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018, v. , p. 110-122.

  • Schittini, B. B. ; BASTOS, C. ; GONCALVES, M. B. ; GONCALVES, R. ; SILVA, S. ; BRETT, S. ; LOPES, R. C. . Atividades Lúdicas como estratégias no Processo Ensino Aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Estudo Exploratório Sobre Conhecimentos, Práticas e Percepções de Profissionais de Saúde sobre a Gestante, o Cuidado e o Consumo de Álcool, Descrição: A Síndrome Alcoólica Fetal teve grande importância dentro da pesquisa médica em meados do século XIX. Entretanto, pesquisas posteriores com cunho social demostraram que esse diagnóstico é questionável, implicando no processo de sua validez na comunidade médica. Alguns dos sintomas observados em bebês podem estar relacionados não apenas ao consumo de álcool pela mãe durante a gravidez, mas também ao contexto social mais amplo de vulnerabilidade social que a gestante vive tais como fome, desnutrição, pobreza, e até mesmo o consumo de álcool e outras drogas. O objetivo deste estudo foi investigar as percepções de profissionais de saúde que atuam na atenção ao pré-natal em duas Unidades Básicas de Saúde no município de Niterói, visando compreender as suas percepções sobre a gestante, o cuidado, o consumo de álcool e a Síndrome Alcóolica Fetal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bárbara Betuyaku Schittini - Coordenador / Carla Gruzman - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2014

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8

Outras informações:
Aplicação de aulas lúdicas para alunos de Ensino Médio em escolas estaduais.

2011 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

Outras informações:
Laboratório de Protistologia - Pesquisas e projetos desenvolvidos em cima das coletas feitas na Baía de Guanabara.

2009 - 2009

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

Outras informações:
Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos - Pesquisas e projetos desenvolvidos no estudo de lipídios e proteínas do barbeiro (Rhodnius prolixus).

2012 - 2012

Ecossis Soluções Ambientais

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 10

Outras informações:
Consultoria e Mapeamento da área do entorno do Aeroporto Galeão.

2016 - Atual

Colégio Marista São José (RJ)

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica de laboratório, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Manutenção e segurança do laboratório de Química e Biologia, preparação das aulas prática dos segmentos Ensino Fundamental II/Ensino Médio. Desenvolvimento de oficina com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II ? Tijuca.

2015 - 2015

Espaço e Vida Viagens Culturais

Vínculo: Professora eventual, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia

Outras informações:
Atuação em turismo pedagógico, aplicação de aulas interdisciplinares, ampliar horizontes culturais com experiências aplicadas em campo e relacionar as questões dadas em sala de aula com o cotidiano do aluno da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Médio ? Centro.

2012 - 2012

Centro Educacional Fonseca

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Ciẽncias, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora de Ciências em turmas de revisão e reforço do Ensino Fundamental II.

2010 - 2012

Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitoria de aulas de dependência de Química e Ciências para alunos de Ensino Fundamental II; Auxiliar nas dúvidas de Ciências para alunos de Ensino Fundamental II ? Catete.

2013 - 2013

Centro Municipal de Referência de Jovens e Adultos

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10

Outras informações:
Estágio obrigatório de Prática de Ensino para a formação em licenciatura em Ciências Biológicas (UFRJ). Aplicação de aulas de reforço e complementares as atividades extraclasses do CREJA ? Centro.